Primeiro caso suspeito de Coronavírus dá entrada no Hospital de Amargosa

15/03/2020 13:27

Primeiro caso suspeito de Coronavírus dá entrada no Hospital de Amargosa

publicado ás 21:09hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Uma criança de idade não revelada deu entrada, nesta quinta- feira (12), no Hospital Municipal de Amargosa com sintomas predominantes do coronavírus. A suspeita deve-se ao fato que supostamente a criança além de apresentar sintomas do coronavírus também teve contato com pessoa que regressou de viajem ao exterior.

Foram recolhidos materiais respiratórios e amostras para comprovar ou descartar a possibilidade de infecção pelo vírus, as amostras foram direcionadas ao laboratório central de Salvador no qual em alguns dias sairá o resultado.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

O Hospital de Amargosa bem como a secretaria de saúde do município acompanha de perto o caso.

Não há necessidade de alarde ou Pânico já que a doença não seja o coronavírus. Devido as poucas informações do fato o indicado é que a população se previna tendo hábitos higiênicos.

Idoso desmaia ao volante, atropela policial e bate em 4 carros em Jequié

publicado ás 21:09hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Jequié: Ancião apaga no volante, atropela policial e bate em 4 carros

O condutor de uma picape perdeu o controle da direção, atropelou uma pessoa e atingiu 4 veículos que estavam estacionados na Avenida Rio Branco, em Jequié. O acidente ocorreu na manhã desta quinta feira, próximo ao terminal rodoviário. Segundo informações do blog Junior Mascote, o condutor da picape é um homem de quase 80 anos de idade, que teria desmaiado ao volante, invadiu a contramão, atropelou um policial militar e bateu nos carros. O motorista e o policial foram socorrido para o hospital. Familiares do motorista informaram que vão acarar com os prejuízos.

Libertadores e Eliminatórias para Copa de 2022 estão suspensas devido coronavírus

publicado ás 21:00hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Libertadores e Eliminatórias para Copa de 2022 estão suspensas devido coronavírus

Foto: Hector Vivas/Getty Images

Devido a pandemia de coronavírus, a Conmebol suspendeu as partidas da Libertadores da América a partir da próxima semana. Os jogos desta quinta-feira (12), como o clássico entre Grêmio e Internacional; Nacional e Estudiantes; Racing e Alianza Lima, ainda estão mantidas.

A divulgação foi feita na tarde desta quinta-feira (12), assim como o anúncio de que a FIFA suspendeu as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar em 2022. A Federação Internacional declarou que permanece buscando soluções para as disputas e manterá contato com as federações dos países envolvidos nas competições.

Nos últimos dias, competições esportivas ao redor do mundo estão sendo adiadas para evitar propagação do vírus. A NBA suspendeu a temporada após atleta ter sido diagnosticado com a doença. A Euroliga de basquete também cancelou seu calendário. Campeonatos nacionais da Europa estão suspensos ou acontecendo com portões fechados e jogos da Europa e Premier League foram adiados. Preparação pré-Olímpica de outras modalidades esportivas também estão sendo canceladas.

Ministério da Saúde divulga dados e diz que Brasil registra 60 casos do novo coronavírus

publicado ás 20:48hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Coronavírus: Número de casos confirmados na Bahia segue em três, diz Sesab

O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (12), durante entrevista à imprensa, que há oito novos casos confirmados do coronavírus no Brasil. O número subiu de 52 para 60. Os novos registros são do Paraná (seis casos) e no Rio Gande do Sul (mais dois pacientes).

Atualmente são monitorados 930 casos suspeitos e 947 foram descartados. Do total de casos confirmados, nove (15%) são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado; e 51 (85%) dos casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior.

Os casos confirmados no Brasil estão divididos em nove estados: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Bahia (dois), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro), Paraná (seis), Alagoas (um), Espírito Santo (um).

Pandemia

Ontem (11), A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu para os países redobrarem o comprometimento conta a doença. Da Agência Brasil

Servidor da prefeitura de Wenceslau Guimarães morre após colisão entre dois veículos na BR-101

publicado ás 20:48hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Carro partiu ao meio após colisão. Foto: Reprodução/Rede social

Uma colisão entre dois veículos deixou um homem morto na BR-101, na tarde desta quinta-feira (12), O acidente ocorreu por volta das 15h30, nas proximidades do Posto Tenente, trecho do município de Ibirapitanga.

Segundo informou o blog Sulbahia1, a vítima fatal foi Naomar Ferreira dos Santos, servidor público da Prefeitura de Wenceslau Guimarães, onde atuava como coordenador pedagógico na Secretaria de Educação. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Chovia no momento da colisão.

O carro onde Naomar estava, um Prisma de cor prata, foi atingido na lateral por uma picape Strada. Não foi informado se o motorista da picape ficou ferido.

Também não foi divulgado se havia outras pessoas no automóvel modelo Prisma. O corpo foi retirado do local pelo DPT e encaminhado para o IML. A causa do acidente será apurada pela PRF.

Após teste de coronavírus, Bolsonaro faz uso de máscara durante ao vivo nas redes sociais

publicado ás 20:33hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Após teste de coronavírus, Bolsonaro faz uso de máscara durante ao vivo nas redes sociais

Foto: Reprodução/Facebook

Acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro abordou o tema do coronavírus em sua tradicional live nas redes sociais nesta quinta-feira (12). Curiosamente, após declarar que o avanço do vírus era "fantasia", o presidente apareceu de máscara cirúrgica. De igual forma, também utilizaram máscaras durante o ao vivo o ministro e a tradutora de libras.

Bolsora realizou exames laboratoriais para avaliação de infecção por coronavírus também nesta quinta-feira. A decisão foi tomada após o chefe da Secretaria de Comunicação, que integrou a comitiva presidencial nos EUA, ter testado positivo para a COVID-19. 

Durante a live, o presidente tomou a si mesmo como exemplo e questionou o ministro sobre os cuidados e riscos para uma pessoa de "64" anos que contrair a doença. Na resposta, Mandetta ressaltou a "saúde" do presidente, afirmando que não teria maiores complicações. O ministro chegou a relembrar o episódio em que Bolsonaro recebeu uma facada durante um evento na campanha presidencial. 

O resultado dos exames do presidente da República será divulgado nesta sexta-feira (13).

Guarda Civil mata companheira e comete suicídio em Poções

publicado ás 20:33hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto: Blog Jeferson Almeida

Um homem matou a companheira e depois cometeu suicídio dentro de uma casa no bairro Nova Sião, em Poções. O caso foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (12). A Polícia Militar chegou até o imóvel, onde estavam os dois, depois que vizinhos ouviram disparos de arma de fogo. A mulher foi identificada como Rosemary Mendes, professora do município, e o homem pelo prenome de Mário, guarda municipal. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. A Polícia Civil investiga a motivação dessa tragédia. *Com informações do Blog do Jeferson Almeida

Petrobras reduz preço da gasolina em 9,5% e do diesel em 6,5%

publicado ás 20:33hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto: Adneison Severiano/G1

A crise econômica mundial causada pela pandemia do novo coronavírus e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita sobre o nível de produção do petróleo fizeram baixar o preço dos combustíveis nas refinarias da Petrobras. Segundo a estatal, a gasolina teve redução de 9,5% e o diesel, de 6,5%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12).

Os novos preços estarão em vigor a partir desta sexta-feira (13) nas vendas às distribuidoras, mas os valores finais aos motoristas dependerão de cada posto, que acrescem impostos, taxas e custos com mão de obra. Além disso, o mercado brasileiro é baseado na livre concorrência, fazendo com que cada empresa cobre o que achar melhor, segundo explica a Petrobras.

Na Câmara, Mandetta defende mais recursos para combater Covid-19

publicado ás 00:03hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Na Câmara, Mandetta defende mais recursos para combater Covid-19

Foto: Carolina Antunes / PR

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu a ampliação dos recursos do órgão para o combate à disseminação do novo coronavírus no Brasil. O titular do MS participou de audiência nesta quarta-feira (11) na Câmara dos Deputados para tratar do tema.  

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, abriu a reunião reafirmando que a Casa está “à disposição” para adoção de medidas e que pretende atuar para viabilizar alocação de recursos para municípios e estados. Não detalhou, contudo, se mencionava uma suplementação do orçamento da saúde ou se tratava da verba já prevista para o setor.

A necessidade do repasse de mais verbas para estados e municípios foi defendida durante a audiência pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). “Grande preocupação que tenho é que orçamento dos estados não suporta a carga do Sistema Único de Saúde. Precisamos garantir mais recurso para média e alta complexidade”, sugeriu.

Adriano da Nóbrega tinha contas pagas por milícia, revelam documentos

publicado ás 00:02hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Adriano da Nóbrega tinha contas pagas por milícia, revelam documentos

Foto: Divulgação

O ex-policial militar Adriano da Nóbrega tinha suas contas pessoais e de familiares pagas por membros de uma milícia, segundo documentos apreendidos pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e divulgados pela Folha de S. Paulo.Os documentos foram encontrados no escritório do homem apontado como responsável pelas finanças da quadrilha de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio.

São faturas de cartão de crédito, boletos de contas de energia e recibos em nome de Adriano — também identificado como “Gordinho” nos documentos— e com referências à mulher do ex-PM, Julia Lotuffo. Segundo a Folha, algumas empresas que aparecem na fatura do cartão de crédito foram notificadas para esclarecer quem foi o real cliente do serviço. As respostas indicam o próprio Adriano, Julia e a mãe do ex-PM, Raimunda Veras Magalhães, ex-assessora de Flávio Bolsonaro, reforçando serem contas pessoais do ex-capitão em nome de laranjas.

O nome “Gordinho” também aparece num vasto registro de contabilidade apontando rendimento com o aluguel de imóveis em favelas dominadas pela milícia. Um outro documento encontrado no escritório de Cabelo é ainda mais explícito ao apontar o vínculo entre o ex-capitão e a milícia.

Greve dos vigilantes: TRT-BA determina que 50% do efetivo trabalhe em serviços essenciais

publicado ás 00:02hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Greve dos vigilantes: TRT-BA determina que 50% do efetivo trabalhe em serviços essenciais

Foto: Reprodução / TV Bahia

O Sindicato Patronal das Empresas de Segurança da Bahia (Sindesp-BA) conseguiu nesta quarta-feira (11) uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) que determina 50% de funcionamento pra vigilantes que prestam serviços em empresas que executam atividades essenciais como bancos e INSS. A categoria deflagrou greve na Bahia na última terça (10).

Na liminar, assinada pela desembargadora presidente da Corte, Dalila Andrade, também ficou definida também a manutenção de 30% do efetivo para atividades consideradas não essenciais. A desembargadora pediu “que os suscitados se abstenham de impedir o livre acesso de qualquer pessoa às dependências das empresas, instituições financeiras e INSS”.

O Sindesp pedia a presença de 100% do efetivo para atividades essenciais e 50% para as não essenciais e classificou a paralisação como “ilegal e abusiva”.

Secretaria de Saúde confirma 3º caso de coronavírus na Bahia

publicado ás 00:02hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, na tarde desta quarta-feira (11), que está confirmado o terceiro caso do novo coronavírus no estado da Bahia. O resultado foi confirmando por meio de testes. A Sesab disse que a paciente é uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com o COVID-19, quando ela ainda estava sintomática. Segundo a Sesab, a paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

Este é o segundo caso de transmissão local do vírus na Bahia. A primeira ocorrência foi um caso importado, de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. A primeira transmissão local do vírus também foi em uma mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente do estado com o coronavírus, quando ainda esta ainda estava sintomática. A terceira paciente é a mãe da doméstica. *Com informações do G1

Jovem de Itagi colide moto contra Picape e morre em acidente na BA-130 

publicado ás 21:02hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

A imagem pode conter: árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

Foto: Reprodução

Uma jovem morador da zona rural de Itagi foi vitima de um acidente ocorrido nesta manhã de quarta-feira (11), na BA-130, estrada que liga a BR-330 a cidade de Itagi. Segundo informações de populares Enzo Santana, de 24 anos estava conduzindo uma motocicleta e tentou desviar de uma árvore que estava caída na pista quando colidiu frontalmente contra uma Picape Strada cor vermelha. O condutor do veículo não teve ferimentos, o nome também não foi revelado. Enzo morreu ainda no local. (Jitaúna em Dia)   

Chesf informa o aumento no volume de água nas barragens de Pedra e Funil

publicado ás 20:23hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

As fortes chuvas que caem na bacia do Rio de Contas desde a semana passada aumentou o volume de águas na Barragem de Pedra em Jequié, e do Funil, próximo a Ubatã. A informação foi divulgada pela Chesf na última segunda-feira (09). 

Segundo o boletim da Companhia Hidrelétrica, o lago da Pedra está com mais de 214 metros no volume de água, correspondente a 23,98% do volume útil e a entrada de água no lago é de 120 metros cúbicos por segundo, enquanto a vasão, ou seja, saída de água do lago, está em 6 metros cúbicos por segundo.

A Chesf disse ainda que está chovendo muito na bacia do Rio das Contas, com isso aumentou o volume de água no lago de Funil, aumentando assim a defluência para 80 metros cúbicos por segundo sendo necessário a abertura de comportas. A Chesf recomenda aos ribeirinhos para que evitem fazer ocupações nas áreas de planície por conta das inundações. O volume de águas devem chegar a algumas regiões nesta quinta-feira, 12. *Ascom Chesf

Jequié: Saidão temporário acontece nesta quinta-feira, 12, no Conjunto Penal

publicado ás 20:23hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Uma nova saida temporária de detentos acontece nesta quinta feira (12) por determinação da Justiça no Conjunto Penal de Jequié. Em contato com o programa Jornal da Nova, o comandante da 55ª CIPM de Ipiaú, major Jocevã Oliveira confirmou a liberação de mais de 100 presos. Segundo ele, a partir desta semana que os presos com bom comportamento passarão a ter liberação temporária mensal.

O comandante demonstrou preocupação para com a possibilidade de aumento no índice de crimes a cada saidão e ressaltou que o município já soma mais de noventa dias sem o registro de homicídios, graças a um trabalho preventivo realizado em conjunto entre as polícias civil e militar. *Com informações do Ipiaú Online

Aiquara: Homem foi preso após apedrejar porta de vidro da Câmara de Vereadores

publicado ás 12:11hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso nesta manhã dessa terça-feira (10), por volta das 08hs, pela Polícia Militar, acusado de apedrejar e quebrar uma porta de vidro da Câmara de vereadores, localizada na Praça Juracy Magalhães em Aiquara. O autor foi detido pelos policiais ainda no local. Segundo informações de pessoas que presenciaram a cena, o homem sofre de distúrbios mentais. O mesmo foi conduzido e apresentado na delegacia de Aiquara, por crime de dano ao patrimônio público, segundo informou a Policia Militar. *Nota da Ascom PM

Colégio Municipal de Jitaúna se prepara para amistoso contra Ibirataia no fim de semama

publicado ás 12:06hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

O colégio Municipal Maria Eleonoura Cajahyba atravás do Avante Club (CMMEC), vem se preparando para um gande amistoso contra Ibirataia, a ser realizado no próximo domingo, dia 15 deste mês, no Estádio Municipal Vicente Núncio Gazineu o "Tesourão". O jogo será realizado ás 08hs, e conta com a cooordenação de Inajá Grima e Thiago Pereira, conta também com torcida fiel. O objetivo do encontro segundo o tecnico Muller Araújo, é preparar os atletas para as competições regionais e levantar o auto estima da garotada. A equipe do colégio Municipal conta com apoio da Prefeitura Municipal de Jitaúna. *Ascom/ Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Operação da PRF notifica motoristas de transporte escolar na BR-330

publicado ás 11:26hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Foto: Divulgação/PRF

Na última segunda-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal realizou a “operação volta as aulas”, e pelo menos 3 motoristas foram notificados e os veículos que faziam o transporte de alunos retidos para regularização. Segundo a PRF, os motoristas não tinham o curso obrigatório para transportar estudantes e as abordagens ocorreram nas BR 330 e 116.

A Operação Volta às Aulas acontece em todo país e visa à fiscalização de condutores e veículos de escolares e a indução de políticas públicas através da integração com os municípios. A PRF fará fiscalizações específicas com o objetivo de detectar eventuais irregularidades na prestação do serviço de transporte escolar tanto dos condutores, quanto dos veículos.

Na região de Jequié ocorreram palestras ministradas por policiais rodoviários federais, com a presença dos secretários de educação, alertando para essas operações e que cada prefeitura cheque a sua frota e dos prestadores de serviço na área de escolares.

Deslizamento de terra interdita principal rodovia de acesso à cidade de Gongogi

publicado ás 11:26hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Um deslizamento de terra ocorrida na madrugada desta quarta-feira (11) interditou os dois sentidos da BA-120, que liga Gongogi ao município de Ubatã. O incidente ocorreu nas proximidades do lixão do município de Gongogi. Segundo a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, máquinas trabalham no local para a retirada de todo o entulho. A previsão é que a pista seja liberada até o meio dia desta quarta. A orientação é que condutores de veículos automotivos não trafeguem pela rodovia nesta manhã. As chuvas que caíram nos últimos dias causaram o deslizamento. *Com informações do Ubatã Notícias

Primeiro caso suspeito de Coronavírus dá entrada no Hospital de Amargosa

publicado ás 21:09hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Uma criança de idade não revelada deu entrada, nesta quinta- feira (12), no Hospital Municipal de Amargosa com sintomas predominantes do coronavírus. A suspeita deve-se ao fato que supostamente a criança além de apresentar sintomas do coronavírus também teve contato com pessoa que regressou de viajem ao exterior.

Foram recolhidos materiais respiratórios e amostras para comprovar ou descartar a possibilidade de infecção pelo vírus, as amostras foram direcionadas ao laboratório central de Salvador no qual em alguns dias sairá o resultado.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

O Hospital de Amargosa bem como a secretaria de saúde do município acompanha de perto o caso.

Não há necessidade de alarde ou Pânico já que a doença não seja o coronavírus. Devido as poucas informações do fato o indicado é que a população se previna tendo hábitos higiênicos.

Idoso desmaia ao volante, atropela policial e bate em 4 carros em Jequié

publicado ás 21:09hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Jequié: Ancião apaga no volante, atropela policial e bate em 4 carros

O condutor de uma picape perdeu o controle da direção, atropelou uma pessoa e atingiu 4 veículos que estavam estacionados na Avenida Rio Branco, em Jequié. O acidente ocorreu na manhã desta quinta feira, próximo ao terminal rodoviário. Segundo informações do blog Junior Mascote, o condutor da picape é um homem de quase 80 anos de idade, que teria desmaiado ao volante, invadiu a contramão, atropelou um policial militar e bateu nos carros. O motorista e o policial foram socorrido para o hospital. Familiares do motorista informaram que vão acarar com os prejuízos.

Libertadores e Eliminatórias para Copa de 2022 estão suspensas devido coronavírus

publicado ás 21:00hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Libertadores e Eliminatórias para Copa de 2022 estão suspensas devido coronavírus

Foto: Hector Vivas/Getty Images

Devido a pandemia de coronavírus, a Conmebol suspendeu as partidas da Libertadores da América a partir da próxima semana. Os jogos desta quinta-feira (12), como o clássico entre Grêmio e Internacional; Nacional e Estudiantes; Racing e Alianza Lima, ainda estão mantidas.

A divulgação foi feita na tarde desta quinta-feira (12), assim como o anúncio de que a FIFA suspendeu as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar em 2022. A Federação Internacional declarou que permanece buscando soluções para as disputas e manterá contato com as federações dos países envolvidos nas competições.

Nos últimos dias, competições esportivas ao redor do mundo estão sendo adiadas para evitar propagação do vírus. A NBA suspendeu a temporada após atleta ter sido diagnosticado com a doença. A Euroliga de basquete também cancelou seu calendário. Campeonatos nacionais da Europa estão suspensos ou acontecendo com portões fechados e jogos da Europa e Premier League foram adiados. Preparação pré-Olímpica de outras modalidades esportivas também estão sendo canceladas.

Ministério da Saúde divulga dados e diz que Brasil registra 60 casos do novo coronavírus

publicado ás 20:48hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Coronavírus: Número de casos confirmados na Bahia segue em três, diz Sesab

O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (12), durante entrevista à imprensa, que há oito novos casos confirmados do coronavírus no Brasil. O número subiu de 52 para 60. Os novos registros são do Paraná (seis casos) e no Rio Gande do Sul (mais dois pacientes).

Atualmente são monitorados 930 casos suspeitos e 947 foram descartados. Do total de casos confirmados, nove (15%) são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado; e 51 (85%) dos casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior.

Os casos confirmados no Brasil estão divididos em nove estados: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Bahia (dois), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro), Paraná (seis), Alagoas (um), Espírito Santo (um).

Pandemia

Ontem (11), A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu para os países redobrarem o comprometimento conta a doença. Da Agência Brasil

Servidor da prefeitura de Wenceslau Guimarães morre após colisão entre dois veículos na BR-101

publicado ás 20:48hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Carro partiu ao meio após colisão. Foto: Reprodução/Rede social

Uma colisão entre dois veículos deixou um homem morto na BR-101, na tarde desta quinta-feira (12), O acidente ocorreu por volta das 15h30, nas proximidades do Posto Tenente, trecho do município de Ibirapitanga.

Segundo informou o blog Sulbahia1, a vítima fatal foi Naomar Ferreira dos Santos, servidor público da Prefeitura de Wenceslau Guimarães, onde atuava como coordenador pedagógico na Secretaria de Educação. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Chovia no momento da colisão.

O carro onde Naomar estava, um Prisma de cor prata, foi atingido na lateral por uma picape Strada. Não foi informado se o motorista da picape ficou ferido.

Também não foi divulgado se havia outras pessoas no automóvel modelo Prisma. O corpo foi retirado do local pelo DPT e encaminhado para o IML. A causa do acidente será apurada pela PRF.

Após teste de coronavírus, Bolsonaro faz uso de máscara durante ao vivo nas redes sociais

publicado ás 20:33hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Após teste de coronavírus, Bolsonaro faz uso de máscara durante ao vivo nas redes sociais

Foto: Reprodução/Facebook

Acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro abordou o tema do coronavírus em sua tradicional live nas redes sociais nesta quinta-feira (12). Curiosamente, após declarar que o avanço do vírus era "fantasia", o presidente apareceu de máscara cirúrgica. De igual forma, também utilizaram máscaras durante o ao vivo o ministro e a tradutora de libras.

Bolsora realizou exames laboratoriais para avaliação de infecção por coronavírus também nesta quinta-feira. A decisão foi tomada após o chefe da Secretaria de Comunicação, que integrou a comitiva presidencial nos EUA, ter testado positivo para a COVID-19. 

Durante a live, o presidente tomou a si mesmo como exemplo e questionou o ministro sobre os cuidados e riscos para uma pessoa de "64" anos que contrair a doença. Na resposta, Mandetta ressaltou a "saúde" do presidente, afirmando que não teria maiores complicações. O ministro chegou a relembrar o episódio em que Bolsonaro recebeu uma facada durante um evento na campanha presidencial. 

O resultado dos exames do presidente da República será divulgado nesta sexta-feira (13).

Guarda Civil mata companheira e comete suicídio em Poções

publicado ás 20:33hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto: Blog Jeferson Almeida

Um homem matou a companheira e depois cometeu suicídio dentro de uma casa no bairro Nova Sião, em Poções. O caso foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (12). A Polícia Militar chegou até o imóvel, onde estavam os dois, depois que vizinhos ouviram disparos de arma de fogo. A mulher foi identificada como Rosemary Mendes, professora do município, e o homem pelo prenome de Mário, guarda municipal. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. A Polícia Civil investiga a motivação dessa tragédia. *Com informações do Blog do Jeferson Almeida

Petrobras reduz preço da gasolina em 9,5% e do diesel em 6,5%

publicado ás 20:33hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto: Adneison Severiano/G1

A crise econômica mundial causada pela pandemia do novo coronavírus e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita sobre o nível de produção do petróleo fizeram baixar o preço dos combustíveis nas refinarias da Petrobras. Segundo a estatal, a gasolina teve redução de 9,5% e o diesel, de 6,5%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12).

Os novos preços estarão em vigor a partir desta sexta-feira (13) nas vendas às distribuidoras, mas os valores finais aos motoristas dependerão de cada posto, que acrescem impostos, taxas e custos com mão de obra. Além disso, o mercado brasileiro é baseado na livre concorrência, fazendo com que cada empresa cobre o que achar melhor, segundo explica a Petrobras.

Na Câmara, Mandetta defende mais recursos para combater Covid-19

publicado ás 00:03hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Na Câmara, Mandetta defende mais recursos para combater Covid-19

Foto: Carolina Antunes / PR

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu a ampliação dos recursos do órgão para o combate à disseminação do novo coronavírus no Brasil. O titular do MS participou de audiência nesta quarta-feira (11) na Câmara dos Deputados para tratar do tema.  

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, abriu a reunião reafirmando que a Casa está “à disposição” para adoção de medidas e que pretende atuar para viabilizar alocação de recursos para municípios e estados. Não detalhou, contudo, se mencionava uma suplementação do orçamento da saúde ou se tratava da verba já prevista para o setor.

A necessidade do repasse de mais verbas para estados e municípios foi defendida durante a audiência pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). “Grande preocupação que tenho é que orçamento dos estados não suporta a carga do Sistema Único de Saúde. Precisamos garantir mais recurso para média e alta complexidade”, sugeriu.

Adriano da Nóbrega tinha contas pagas por milícia, revelam documentos

publicado ás 00:02hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Adriano da Nóbrega tinha contas pagas por milícia, revelam documentos

Foto: Divulgação

O ex-policial militar Adriano da Nóbrega tinha suas contas pessoais e de familiares pagas por membros de uma milícia, segundo documentos apreendidos pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e divulgados pela Folha de S. Paulo.Os documentos foram encontrados no escritório do homem apontado como responsável pelas finanças da quadrilha de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio.

São faturas de cartão de crédito, boletos de contas de energia e recibos em nome de Adriano — também identificado como “Gordinho” nos documentos— e com referências à mulher do ex-PM, Julia Lotuffo. Segundo a Folha, algumas empresas que aparecem na fatura do cartão de crédito foram notificadas para esclarecer quem foi o real cliente do serviço. As respostas indicam o próprio Adriano, Julia e a mãe do ex-PM, Raimunda Veras Magalhães, ex-assessora de Flávio Bolsonaro, reforçando serem contas pessoais do ex-capitão em nome de laranjas.

O nome “Gordinho” também aparece num vasto registro de contabilidade apontando rendimento com o aluguel de imóveis em favelas dominadas pela milícia. Um outro documento encontrado no escritório de Cabelo é ainda mais explícito ao apontar o vínculo entre o ex-capitão e a milícia.

Greve dos vigilantes: TRT-BA determina que 50% do efetivo trabalhe em serviços essenciais

publicado ás 00:02hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Greve dos vigilantes: TRT-BA determina que 50% do efetivo trabalhe em serviços essenciais

Foto: Reprodução / TV Bahia

O Sindicato Patronal das Empresas de Segurança da Bahia (Sindesp-BA) conseguiu nesta quarta-feira (11) uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) que determina 50% de funcionamento pra vigilantes que prestam serviços em empresas que executam atividades essenciais como bancos e INSS. A categoria deflagrou greve na Bahia na última terça (10).

Na liminar, assinada pela desembargadora presidente da Corte, Dalila Andrade, também ficou definida também a manutenção de 30% do efetivo para atividades consideradas não essenciais. A desembargadora pediu “que os suscitados se abstenham de impedir o livre acesso de qualquer pessoa às dependências das empresas, instituições financeiras e INSS”.

O Sindesp pedia a presença de 100% do efetivo para atividades essenciais e 50% para as não essenciais e classificou a paralisação como “ilegal e abusiva”.

Secretaria de Saúde confirma 3º caso de coronavírus na Bahia

publicado ás 00:02hs, quinta-feira, 12 de março de 2020

Foto Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, na tarde desta quarta-feira (11), que está confirmado o terceiro caso do novo coronavírus no estado da Bahia. O resultado foi confirmando por meio de testes. A Sesab disse que a paciente é uma mulher de 68 anos, que teve contato domiciliar com a segunda paciente do estado com o COVID-19, quando ela ainda estava sintomática. Segundo a Sesab, a paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução de contato.

Este é o segundo caso de transmissão local do vírus na Bahia. A primeira ocorrência foi um caso importado, de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. A primeira transmissão local do vírus também foi em uma mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente do estado com o coronavírus, quando ainda esta ainda estava sintomática. A terceira paciente é a mãe da doméstica. *Com informações do G1

Jovem de Itagi colide moto contra Picape e morre em acidente na BA-130 

publicado ás 21:02hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

A imagem pode conter: árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

Foto: Reprodução

Uma jovem morador da zona rural de Itagi foi vitima de um acidente ocorrido nesta manhã de quarta-feira (11), na BA-130, estrada que liga a BR-330 a cidade de Itagi. Segundo informações de populares Enzo Santana, de 24 anos estava conduzindo uma motocicleta e tentou desviar de uma árvore que estava caída na pista quando colidiu frontalmente contra uma Picape Strada cor vermelha. O condutor do veículo não teve ferimentos, o nome também não foi revelado. Enzo morreu ainda no local. (Jitaúna em Dia)   

Chesf informa o aumento no volume de água nas barragens de Pedra e Funil

publicado ás 20:23hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

As fortes chuvas que caem na bacia do Rio de Contas desde a semana passada aumentou o volume de águas na Barragem de Pedra em Jequié, e do Funil, próximo a Ubatã. A informação foi divulgada pela Chesf na última segunda-feira (09). 

Segundo o boletim da Companhia Hidrelétrica, o lago da Pedra está com mais de 214 metros no volume de água, correspondente a 23,98% do volume útil e a entrada de água no lago é de 120 metros cúbicos por segundo, enquanto a vasão, ou seja, saída de água do lago, está em 6 metros cúbicos por segundo.

A Chesf disse ainda que está chovendo muito na bacia do Rio das Contas, com isso aumentou o volume de água no lago de Funil, aumentando assim a defluência para 80 metros cúbicos por segundo sendo necessário a abertura de comportas. A Chesf recomenda aos ribeirinhos para que evitem fazer ocupações nas áreas de planície por conta das inundações. O volume de águas devem chegar a algumas regiões nesta quinta-feira, 12. *Ascom Chesf

Jequié: Saidão temporário acontece nesta quinta-feira, 12, no Conjunto Penal

publicado ás 20:23hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Uma nova saida temporária de detentos acontece nesta quinta feira (12) por determinação da Justiça no Conjunto Penal de Jequié. Em contato com o programa Jornal da Nova, o comandante da 55ª CIPM de Ipiaú, major Jocevã Oliveira confirmou a liberação de mais de 100 presos. Segundo ele, a partir desta semana que os presos com bom comportamento passarão a ter liberação temporária mensal.

O comandante demonstrou preocupação para com a possibilidade de aumento no índice de crimes a cada saidão e ressaltou que o município já soma mais de noventa dias sem o registro de homicídios, graças a um trabalho preventivo realizado em conjunto entre as polícias civil e militar. *Com informações do Ipiaú Online

Aiquara: Homem foi preso após apedrejar porta de vidro da Câmara de Vereadores

publicado ás 12:11hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso nesta manhã dessa terça-feira (10), por volta das 08hs, pela Polícia Militar, acusado de apedrejar e quebrar uma porta de vidro da Câmara de vereadores, localizada na Praça Juracy Magalhães em Aiquara. O autor foi detido pelos policiais ainda no local. Segundo informações de pessoas que presenciaram a cena, o homem sofre de distúrbios mentais. O mesmo foi conduzido e apresentado na delegacia de Aiquara, por crime de dano ao patrimônio público, segundo informou a Policia Militar. *Nota da Ascom PM

Colégio Municipal de Jitaúna se prepara para amistoso contra Ibirataia no fim de semama

publicado ás 12:06hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

O colégio Municipal Maria Eleonoura Cajahyba atravás do Avante Club (CMMEC), vem se preparando para um gande amistoso contra Ibirataia, a ser realizado no próximo domingo, dia 15 deste mês, no Estádio Municipal Vicente Núncio Gazineu o "Tesourão". O jogo será realizado ás 08hs, e conta com a cooordenação de Inajá Grima e Thiago Pereira, conta também com torcida fiel. O objetivo do encontro segundo o tecnico Muller Araújo, é preparar os atletas para as competições regionais e levantar o auto estima da garotada. A equipe do colégio Municipal conta com apoio da Prefeitura Municipal de Jitaúna. *Ascom/ Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Operação da PRF notifica motoristas de transporte escolar na BR-330

publicado ás 11:26hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Foto: Divulgação/PRF

Na última segunda-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal realizou a “operação volta as aulas”, e pelo menos 3 motoristas foram notificados e os veículos que faziam o transporte de alunos retidos para regularização. Segundo a PRF, os motoristas não tinham o curso obrigatório para transportar estudantes e as abordagens ocorreram nas BR 330 e 116.

A Operação Volta às Aulas acontece em todo país e visa à fiscalização de condutores e veículos de escolares e a indução de políticas públicas através da integração com os municípios. A PRF fará fiscalizações específicas com o objetivo de detectar eventuais irregularidades na prestação do serviço de transporte escolar tanto dos condutores, quanto dos veículos.

Na região de Jequié ocorreram palestras ministradas por policiais rodoviários federais, com a presença dos secretários de educação, alertando para essas operações e que cada prefeitura cheque a sua frota e dos prestadores de serviço na área de escolares.

Deslizamento de terra interdita principal rodovia de acesso à cidade de Gongogi

publicado ás 11:26hs, quarta-feira, 11 de março de 2020

Um deslizamento de terra ocorrida na madrugada desta quarta-feira (11) interditou os dois sentidos da BA-120, que liga Gongogi ao município de Ubatã. O incidente ocorreu nas proximidades do lixão do município de Gongogi. Segundo a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, máquinas trabalham no local para a retirada de todo o entulho. A previsão é que a pista seja liberada até o meio dia desta quarta. A orientação é que condutores de veículos automotivos não trafeguem pela rodovia nesta manhã. As chuvas que caíram nos últimos dias causaram o deslizamento. *Com informações do Ubatã Notícias