Jitaúna registra primeira morte de paciente com coronavírus

10/05/2020 20:50

Jitaúna registra primeira morte de paciente com coronavírus

publicado ás 13:59 - quarta-feira, 06 de maio de 2020

O município de Jitaúna registou nesta tarde de quarta-feira (06/05), o primeiro caso confirmado de Covid-19, seguido de morte. A vítima é um homem de 50 anos. O homem deu entrada no Hospital N.S.F no dia (01/05) e foi encaminhado no mesmo dia ao Hospital Prado Valadares em Jequié onde veio a óbito no sábado (02/05), ás 10:20hs. O paciente, possuía comorbidades (era diabetico, hipertenso, historico de acidente vascular cerebral sem sequelas). 

De acordo a secretaria de Saúde o homem esteve em regiões afetadas pelas zonas de transmissão recentemente. Os resultados dos exames feitos pelo Hospital atestaram positivo. O resultado de contraprova foi divulgado pelo LACEN como positivado. O sepultamento ocorreu em Jequié obedecendo todos os procedimentos e normativas de segurança recomendadas e toda a família segue em isolamento domiciliar e monitorada pela Vigilância Epidemiológica. 

O cidadão residia em Jitaúna a cerca de cinco meses. Em nota, a Prefeitura Municipal de Jitaúna prestou "condolências à família e se solidariza neste momento de dor e perda." (Jitaúna Em Dia)

Termina nesta quarta, 06 o prazo para regularizar título de eleitor pela internet 

publicado ás 12:50 - quarta-feira, 06 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para os cidadãos regularizarem a situação cadastral eleitoral. Somente os eleitores sem pendências com a Justiça Eleitoral estarão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Os requerimentos de regularização devem ser feitos por meio eletrônico. Ao todo, serão eleitos novos prefeitos e vereadores de 5.568 cidades brasileiras. Segundo o calendário eleitoral, o primeiro turno das eleições será em 4 de outubro. O segundo turno está marcado para 25 de outubro.

A regularização deve ser feita por meio do Título Net, sistema que pode ser acessado pelos sites dos tribunais regionais eleitorais. Também será possível fazer o alistamento eleitoral (primeira via do título), transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados, entre outros serviços. Diante da pandemia do novo coronavírus, o atendimento remoto dos eleitores foi determinado por resoluções editadas pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber.

Governo cria ferramenta para tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial

publicado ás 21:31 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Visando diminuir as filas nos bancos da Caixa e auxiliar na consulta e obtenção do auxílio, o Governo Federal lançou uma ferramenta para tirar dúvidas da população. Para isso, basta acessar o site do Dataprev, preencher os dados com as informações e você poderá acompanhar a sua solicitação ou saber o motivo que ela foi negada. 

A medida visa também dar transparências aos procedimentos em análise e informar à população as datas de recebimento do valor. Segundo o Governo Federal, pelo menos 12,4 milhões de brasileiros deverão refazer o cadastro no aplicativo ou no site específico da caixa porquê o resultado foi dado com inconclusivo.

Jitaúna: Banda Sambão D'Elite informa que as doações podem ser realizadas na Central de recebimento na Av. Lomanto Junior

publicado ás 21:25 - terça-feira, 05 de maio de 2020

A banda Sambão D'Elite e o Grupo Ubuntu, vem a público agradecer a toda população de Jitaúna e região pelo enorme sucesso da Live da Sambão, realizada no último domingo (03), no canal da banda no You Tube. A banda informa que devido ao grande número de doações, estamos com uma central de recebimento, localizado em frente ao Mercadinho Peixoto na avenida Lomanto Junior, aberto das 09hs ás 12hs e das 14hs ás 17hs. Leve sua doação e ajude a quem mais precisa neste momento difícil de pandemia. O projeto e idealizado pela Sambão D'Elite e Grupo Ubuntu.

Ipiaú chega a 99 infectados por covid-19; 40 dos novos casos foram registrados no Abrigo dos Idosos

publicado ás 21:08 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Ipiaú chegou a marca de 99 casos confirmados de covid-19. De acordo com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, na tarde desta terça-feira (05/05) foram confirmados mais 46 casos do novo coronavírus. Conforme o boletim, destes, 06 são adultos jovens, 03 detectados por exames na Clínica São Roque e 03 por testes rápidos feitos pela equipe epidemiológica do município. Os demais 40, foram constatados na Instituição privada Fundação de Amparo a Velhice Casa de Dona Deraldina, conhecida como “Abrigo dos Idosos”. 34 são idosos e 6 colaboradores da instituição. Na semana passada foram realizados 91 testes no abrigo, dos quais foram obtidos o resultado de 54, sendo 14 negativados e 40 positivos para o novo corona vírus. O restante dos exames devem ser divulgados ainda essa semana. A cidade de Ipiaú ultrapassa Jequié em casos de covid-19, a cidade Sol fechou o dia com 68 casos. 

Gastos com água, energia e gás de cozinha aumentam na pandemia

publicado ás 21:08 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O distanciamento social, adotado como medida para conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19), tende a aumentar o consumo residencial de água, gás de cozinha e energia elétrica. Isso já é observado pelos baianos que estão passando mais tempo em sua casa e, consequentemente, necessitam desses recursos que, quanto mais utilizados, pesam no bolso do consumidor.

Em março, por exemplo, o primeiro mês do distanciamento social, o aumento no consumo de gás de cozinha foi de 6,16% na Bahia. Isso equivale a um salto de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os baianos, por estarem mais em casa, estão cozinhando e demandando mais esse combustível fóssil, o único que apresentou aumento no consumo. Leia mais no CORREIO

Mais de 12 milhões de brasileiros devem refazer cadastro no auxílio emergencial

publicado ás 21:08 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br, disse na segunda-feira (4) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Segundo ele, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev, estatal de tecnologia que processa os pedidos.

De acordo com o presidente da Caixa, os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Guimarães enfatizou que apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro. Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados.

Conforme balanço apresentado por Guimarães, dos 97 milhões de pedidos de auxílio emergencial, 50,1 milhões foram aprovados, 26,1 milhões, considerados inelegíveis e 12,4 milhões receberam a classificação de inconclusivos. Ainda há um total de 5,2 milhões de cadastros em análise.  

Ipiaú registra 16 novos casos de covid-19; bebê de 2 meses é o segundo óbito do município

publicado ás 06:00 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Ipiaú registrou o segundo óbito e mais 16 novos casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), elevando o total para 53. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Ipiaú às 20h15 dessa segunda-feira (04). Segundo o boletim, o óbito foi de um bebê de dois meses, ocorrido no último dia 30 de abril no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. 

A criança do sexo feminino, tinha histórico de toxoplasmose congênita e deu entrada na unidade hospitalar no dia 29 de abril. Os casos confirmados tratam-se de 03 idosos, 02 crianças com idade de 07 anos e 2 meses de vida (óbito), 11 são adultos jovens. Nenhum dos novos casos tem ligação com as 91 coletas realizadas no Abrigo do Idosos. O resultado destes deve sair nos próximos dias. “Dentre os 16 casos positivados nesta segunda, 01 pessoa com 58 anos de idade encontra-se hospitalizada em Ipiaú, não apresenta comorbidade e encontra-se estável. As outras 14 pessoas que encontram-se com sintomatologia leve já eestão isolamento domiciliar. 

Dessa forma, até presente data temos total de 320 casos registrados como suspeitos para COVID-19, sendo 53 casos confirmados, 14 pessoas que testaram positivos para COVID já estão CURADAS,109 casos descartados,120 casos em fase de investigação, 488 pessoas em quarentena, e 02 óbitos”, informou a secretaria de Saúde de Ipiaú.

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

publicado ás 06:00 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Foto: CDC

O Brasil tem, até o momento, 107.780 casos confirmados de coronavírus, com 7.321 mortes. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 3.734 pessoas até o momento. Destas, 141 morreram. 

Os casos confirmados ocorreram em 150 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,4%). Ao todo, 817 pessoas estão recuperadas na Bahia.

Na Bahia, dos 742 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 382 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 51%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 313 leitos exclusivos para o coronavírus, 182 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 58%.

A equipe reforça a necessidade e importância de seguirmos o distanciamento social e higiene adequada das mãos, além do uso de máscaras reutilizáveis ao sair de casa. 

Prefeitura de Jitaúna publica novo decreto e flexibiliza horário de funcionamento do comércio; medida vale até 18 de maio.

publicado ás 00:16 - terça-feira, 05 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariaMunicipalDeAdministração #NovoDecretoMunicipalN°16/2020

Desde que a ameaça de proliferação do Coronavírus chegou em Jitaúna, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas preventivas para garantir que o município tenha o menor impacto possível. Tais medidas têm sido tomadas em diálogo com diversas entidades representativas.

Nesse sentido, nesta segunda-feira (04/05), a prefeitura anunciou o decreto nº 16/2020, que altera o decreto nº 15/2020. O novo decreto amplia o horario de funcionamento de comercios que passam a poder operar respeitando as medidas de segurança. Veja Decreto:

As alterações iniciais suspendem, até o dia 18 de maio de 2020, as atividades educacionais em todas as escolas das redes de ensino público.

Os estabelecimentos privados e as repartições públicas deverão se recusar a permitir o ingresso de pessoas que não utilizem máscaras de proteção durante o período de enfrentamento da pandemia. Todos os funcionários e servidores deverão utilizar máscaras de proteção individual.  (Veja mais)*Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Em Jitaúna; Secretaria de Saúde divulga novo Boletim Epidemiológico do Covid-19

publicado ás 00:10 - terça-feira, 05 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariaDeSaúde #NovoBoletimEpidemiologico #VigilanciaEpidemiologica

A Secretaria de Saúde de Jitaúna, divulgou na tarde desta segunda-feira (04/05), ás 15hs, mais um novo boletim Epidemiológico do Covid-19 no município. 

Ainda conforme o card ilustrativo (Conferir Imagem), agora são: 173 casos sendo monitorados; 66 encontram-se em isolamento domiciliar; 107 foram liberados do Isolamento Domiciliar; 24 deles já foram descartados; 03 casos são suspeitos e 01 caso aguarda resultado Laboratorial.

Nenhum caso foi confirmado para Coronavírus até o momento. A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. A secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Rodovia BA-549 vem recebendo patrolamento e encascalhamento na região de Santa Terezinha

publicado ás 00:10 - terça-feira, 05 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #DiretoriadeEstradaseRodagens #PatrolamentoeEncascalhamentodaBA-549 #SantaTerez

A Prefeitura de Jitaúna através da diretoria de Estradas e Rodagens realizou nesta segunda-feira (04), os trabalhos de recuperação da rodovia BA-549, que liga a região de Baixa Alegre ao Distrito de Santa Terezinha. Os serviços de patrolamento, encascalhamento da estrada e melhorias no acesso. A solicitação partiu do Administrador do distrito de Santa Terezinha, Nildo Galdino. A rodovia que é de responsabilidade do Governo do Estado vem sendo recuperada pela Prefeitura de Jitaúna atendendo a população rural do município. 

Segundo o diretor da pasta Paulo D’Ávila "A equipe esta atenta aos pontos mais críticos e realizando os serviços mais necesarios atendendo os moradores de Santa Terezinha e diversas regiões". “É crescente e um serviço planejado realizado pela prefeitura, com o intuito de cuidar da segurança e o bem-estar do homem do campo, além do escoamento certo da produção”, disse o secretário. Os trabalhos segue sendo realizado no decorrer da semana. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Conta de Luz não terá cobrança extra neste mês de maio

publicado ás 19:35 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

Maio terá bandeira amarela na tarifa de energia elétrica

A bandeira tarifária para o mês de maio será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em abril, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês.

A combinação de reservatórios mais elevados com o impacto das medidas de combate à pandemia da Covid-19 sobre o consumo de eletricidade sinaliza manutenção da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, sem a necessidade de acionamento do parque termelétrico de forma sistêmica.

Essa perspectiva refletiu-se na manutenção do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares reduzidos. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Aprovado congelamento de salários do setor público; saúde e segurança ficam de fora

publicado ás 19:29 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

A aprovação do congelamento de salários dos servidores públicos municipais, estaduais e federais e dos membros dos três Poderes até dezembro de 2021 foi um dos pontos mais discutidos entre os senadores, no último sábado (2), na votação do substitutivo aos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 149/2019 e 39/2020. 

O texto estabelece a compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus. A suspensão do reajuste de salários por 18 meses foi negociada com o governo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, relator da matéria, como contrapartida ao auxílio financeiro da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para mitigar os efeitos da covid-19. 

A vedação ao crescimento da folha de pagamento da União, estados e municípios está entre as medidas adicionais do programa de enfrentamento à doença. Os entes federados ficam proibidos de reajustar salários, reestruturar a carreira, contratar pessoal (exceto para repor vagas abertas) e conceder progressões a funcionários públicos por um ano e meio. A economia estimada é de cerca de R$ 130 bilhões, sendo R$ 69 bilhões para os estados e o Distrito Federal e R$ 61 bilhões para os municípios, até o final de 2021.

Fernando Gomes não disputará reeleição em Itabuna por conta do coronavírus

publicado ás 19:11 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

Foto: Divulgação

Com 80 anos e no quinto mandato à frente da prefeitura de Itabuna, Fernando Gomes (PTC) não irá disputar às eleições deste ano. Em entrevista ao jornal A Tarde, Gomes encerrou as especulações sobre uma nova candidatura por dois fatores: a idade avançada e a pandemia do novo coronavírus, que tem um dos focos a região de Itabuna. “Tô fora”, declarou.

“Não vou para a reeleição com um negócio desse do coronavírus. Isso é uma loucura. É uma desgraça o que estão fazendo no mundo com essa doença”, completou o prefeito.

Itabuna tinha até a noite deste domingo, 225 casos de Covid-19 confirmados. Segundo Gomes, as medidas para controlar a contaminação estão sendo tomadas, mas a gestão encontra dificuldades para equipar o sistema de saúde e prepará-lo para o pior: “Você quer comprar respirador e não acha. Eu preciso comprar 30 respiradores aqui. Você está com dinheiro na mão, tem como pagar, mas não consegue”. *Com informações do Bahia Notícias

Município de Ilhéus tem 6º óbito por covid-19

publicado ás 19:11 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Foi confirmada na manhã desta segunda-feira (04) mais uma morte por coronavírus na cidade de Ilhéus. Adirce Lima Nobre, de 85 anos, residente na Avenida ACM, bairro do Malhado, estava internada no hospital São José e faleceu por volta das 04h50 da madrugada dessa segunda. A vítima foi diagnosticada pelo médico com síndrome respiratória aguda grave, Covid-19 e doença cardíaca hipertensiva. O SAF removeu o corpo no caixão totalmente lacrado e desinfectado e será sepultado sem cerimônia, conforme orientação das autoridades em saúde, a fim de evitar o risco de contágio do vírus. *Com informações do blog Fábio Roberto

Governo Federal vai liberar socorro de R$ 1,3 bilhão para municípios baianos; Jitaúna receberá R$ 1 milhão

publicado ás 15:22 - domingo, 03 de maio de 2020

Os 417 municípios da Bahia vão receber um auxílio do Governo Federal no valor de R$ 1,3 bilhão para ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus e amenizar os prejuízos econômicos deixados pela pandemia, de acordo com relatório apresentado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na última quinta-feira (30).

O presidente do Senado propõs que para receberem a verba os municípios não poderão reajustar salários de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021, além de conceder qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros de Poder ou de órgão, de servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública.

Desse montante, Salvador ficará com a maior fatia, cerca de R$ 272 milhões. Logo atrás vem Feira de Santana, com repasse de R$ 58 milhões e Lauro de Freitas, com R$ 18,8 milhões. Ilhéus, que tem segundo maior número de casos confirmados da doença, atrás apenas da capital baiana, vai receber R$ 15 milhões.

O cálculo para o repasse foi feito com base no número de habitantes e a quantidade de casos positivos de covid-19. O município de Jitaúna deverá receber em torno de R$ 1 milhão de reais com uma população de 11. 116 habitantes segundo o IBGE.

Vice-prefeita de Ipiaú divulga nas redes sociais que testou positivo para coronavírus

publicado ás 15:16 - domingo, 03 de maio de 2020

A vice-prefeita de Ipiaú, Margarete Chagas (PP), anunciou através de suas redes sociais na última sexta-feira (1), que testou positivo para o novo coronavírus. A vice-prefeita é administradora da Fundação Casa de Deraldina de Amparo à Velhice, onde acolhe 68 idosos. Entre as pessoas contaminadas que ficam no local, dois são idosos e quatro são profissionais da casa. Todos estão sendo acompanhados por um médico da Secretaria Municipal de Saúde.

Nº de PMs diagnosticados com coronavírus na Bahia sobe para 31

publicado ás 15:16 - domingo, 03 de maio de 2020

Foto: Divulgação/PM-BA

O número de policiais militares diagnosticados com a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, subiu para 31. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar, neste sábado (2). Um PM já morreu por causa da doença. O último balanço divulgado pela PM, no dia 16 abril, havia registrado seis casos confirmados de policiais contaminados com a doença. Em 15 dias, 25 novos casos foram registrados.

Ainda segundo a PM, outros 393 casos são suspeitos e estão sendo avaliados. O PM que morreu em decorrência do vírus foi o sargento da reserva Carlos Alberto Nascimento Macedo tinha 52 anos e sofreu complicações por causa do coronavírus.

Por causa da pandemia, os policiais da Bahia foram orientados a se proteger com máscaras e adotar cuidados com a higiene pessoal para evitar a contaminação. Mais de 60 mil máscaras foram distribuídas entre os 30 mil policias militares do estado. Com base no o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite de sexta-feira (1º), a Bahia registra 3.140 casos confirmados de coronavírus, com 117 mortes. *Com informações do G1

Cabo da Polícia Militar morre de Covid-19 em Itabuna

publicado ás 15:16 - domingo, 03 de maio de 2020

Morreu neste domingo (03), por volta das 12: 30hs no hospital Santa Cruz em Itabuna, o cabo PM Wilson que atuava na Companhia de Guardas da cidade. O oficial padecia de problemas respiratórios gerados pela Covid-19 e se encontrava entubado há dias, sem apresentar melhoras. A Polícia Militar da Bahia deverá emitir nota oficial de pesar pelo seu falecimento. 

Itagi confirma segundo caso de covid-19 no município

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Bahia Notícias / Municípios / Notícia / Itagi: Primeiro caso de ...

A Prefeitura de Itagi, através do setor do Vigilância Epidemiológica anunciou nesta sexta-feira (01/05), a confirmação do segundo caso de Covid-19 no município. Trata-se de um idoso, residente na sede do município, que regressou de São Paulo acerca de onze dias. As pessoas do domicílio e aquelas que tiveram contato com o caso positivo, encontram-se em isolamento e estão sendo monitoradas diariamente por uma equipe da Saúde.

"A situação é muito grave, as cidades da nossa região têm experimentado um aumento grande de casos confirmados e suspeitos, por isso, permanecer em casa, ficar em isolamento social, usar máscara quando precisar sair e atender as normas de higiene pessoal é o melhor caminho para conter essa pandemia". disse o secretário. (Jitaúna Em Dia)

Caixão é encontrado sem identificação em cemitério Quinta dos Lázaros

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Caixão é encontrado sem identificação em cemitério Quinta dos Lázaros

Foto: Reprodução / TV Bahia

Um caixão com um corpo sem identificação foi achado no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (1°). Segundo floristas ouvidos pela TV Bahia, o caixão foi deixado durante a madrugada, dentro da capela do cemitério. O local é usado para velórios. Um dos comerciantes disse, assustado, que encontrou o caixão quando chegou para trabalhar e não viu o momento em que ele foi removido.

Procurado, o responsável pela funerária disse que tinha recebido a informação de que deveria levar o caixão para a Quinta dos Lázaros. No entanto, logo após foi informado que deveria fazer o transporte até Serrinha, na região sisaleira. O fato foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Conforme a pasta, por causa deste caso, só será permitido velórios no Cemitério Quinta dos Lázaros após as famílias apresentarem a guia de sepultamento dos corpos.

O corpo é de uma pessoa que morreu em decorrência de um câncer, no Hospital Municipal de Salvador. O lacre foi feito porque havia suspeita de óbito pela covid-19.

Município de Itagibá registra 9º caso do novo coronavírus

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Itagibá, através do setor do Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informou, nesta sexta-feira (01), a confirmação do nono caso de Covid-19 no município. Segundo a secretaria de Saúde, a paciente é uma mulher de 56 anos, moradora da sede de Itagibá. Ela está internada no Hospital Prado Valadares, em Jequié, e todas as pessoas que mantiveram contato com a paciente, estão sendo monitoradas, informou a secretaria. 

A Secretaria de Saúde mantém o alerta de que no município já ocorre a transmissão comunitária, quando não se sabe onde a contaminação ocorreu e reforça, que é muito importante manter o distanciamento social e que as pessoas permaneçam dentro de casa. Informou ainda, que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas pela secretaria e pela gestão municipal para evitar o aumento de casos no município”, informou a secretaria.

Moro prestará depoimento neste sábado sobre interferências de Bolsonaro na PF

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Moro prestará depoimento neste sábado sobre interferências de Bolsonaro na PF

Foto: Divulgação

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro vai depor na manhã deste sábado (2), em Curitiba, no Paraná. O depoimento será para o inquérito que apura as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da Polícia Federal. 

O ex-ministro será ouvido às 11h por delegados do Sinq, grupo que investiga inquéritos que correm no Supremo Tribunal Federal (STF), e procuradores da equipe de Augusto Aras, procurador-geral da República que solicitou a abertura da investigação. 

Na quinta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal determinou que Moro fosse ouvido pela PF em até cinco dias. 

Futuro presidente do TSE vê ‘risco real’ de adiamento das eleições deste ano

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.

“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Governo prorroga suspensão de aulas, eventos e transporte intermunicipal na Bahia

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Rui Costa responde Bolsonaro: “O governo da Bahia não presta ...

O Governo da Bahia prorrogou até 18 de maio a suspensão das aulas em unidades públicas e particulares, dos eventos com mais de 50 pessoas e do transporte coletivo intermunicipal em 99 cidades do estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (1º), alterando o decreto n° 19.586.

Para conter o avanço da Covid-19 no estado, estão suspensas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, além dos jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais e a abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. 

Já a suspensão do transporte intermunicipal restringe a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A medida também vale para a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

Detran-BA registra emissão de mais de 11 mil documentos de veículos pela internet

publicado ás 05:50 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Detran-BA registra emissão de mais de 11 mil documentos de veículos pela internet

Foto: Divulgação / Detran-BA

A emissão online do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) pelo Detran-BA tem sido satisfatória. Desde que foi implantado, na última segunda-feira (27), o órgão registrou 11.242 operações por meio do site SAC Digital.

A procura pelo CRLV-e tem sido maior no período da tarde (43%), seguido pela manhã (30%), noite (24,5%) e madrugada (2,5%).

O documento baixado pela internet pode ser armazenada no celular. A versão impressa e a segunda via deixarão de existir. Porém, a pessoa tem a opção de fazer uma cópia do CRLV em papel comum.

A mudança atende a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV pela via eletrônica, CRLV-e.

O documento impresso via internet possui um QR Code. Isso garante a autenticidade, e pode ser apresentado às autoridades de trânsito durante fiscalização.

Socorro a estados e municípios é ampliado e vai a R$ 120 bi após pressão do Legislativo

publicado ás 05:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Socorro a estados e municípios é ampliado e vai a R$ 120 bi após pressão do Legislativo

Foto: Reprodução / G1

O pacote de socorro a estados e municípios foi elevado para R$ 120 bilhões pelo governo, após interlocução com o Senado. Deste total, sendo R$ 60 bilhões será repassado diretamente para o caixa de governadores e prefeitos. 

A nova versão do pacote de auxílio foi entregue aos senadores de forma eletrônica pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) no começo da tarde desta quinta-feira (30). A ideia é votar a proposta neste sábado (2). Se aprovada, irá para a Câmara, diz a Folha de S. Paulo.

Em meados de abril, a proposta apresentada pela equipe econômica do governo previa uma ajuda financeira de R$ 77,4 bilhões, com R$ 40 bilhões de transferência direta.

Governadores e prefeitos pedem ao Palácio do Planalto mais dinheiro para enfrentar a Covid-19 e para manter a máquina pública funcionando. Com a queda da economia, a receita dos estados e municípios está caindo e alguns gestores dizem que logo ficarão sem recursos para pagar salários.

Vigilância Sanitária de Jitaúna intensifica inspeções com foco na prevenção à Covid-19

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Jitaúna, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou nesta quinta-feira (30), mais uma etapa de inspeção para ampliar as ações de enfrentamento à Covid-19. Em atendimento as demandas repassadas pela Secretaria de Saúde, o setor intensificou a fiscalização de veículos vindos de outras cidades e durante a manhã desta quinta, os agentes abordaram um ônibus vindo da Paraíba com destino ao Espírito Santo que realizou uma parada na cidade, de imediato foi feita a abordagem e o veículo deixou o município. 

As equipes também conferem se os estabelecimentos estão adaptados às normas e, caso não, são notificados. A fiscalização é mais uma frente da operação Covid-19, que conta com o reforço das equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar, para inspeções direcionadas ao descumprimento do decreto municipal, exigidas na prevenção e combate ao coronavírus. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Número oficial de infectados por covid-19 chega a 35 em Ipiaú; Itagibá chega ao 8° caso

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ipiaú, através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informou que confirmou mais 05 casos positivos para COVID-19 no município. Conforme a secretaria, trata-se de 02 idosos e outras 03 pessoas com idade média entre 30 a 40 anos. Uma destas pessoas encontra-se hospitalizada em Salvador, e apresenta doença renal. As outras 04 encontram-se com sintomatologia leve, em isolamento domiciliar.

Já em Itagibá, a prefeitura informou que, nesta quinta-feira (30), recebeu a confirmação, através de um Laboratório HERMES PARDINI de Minas Gerais, a confirmação do oitavo caso de Covid-19 no município. Segundo a secretaria, o paciente é um morador da sede de Itagibá e está internado em um hospital em Ipiaú. As pessoas que tiveram contato com ele, inclusive os familiares estão sendo monitoradas.

Ministro da Saúde alerta ser possível chegar a 1.000 mortes por dia no Brasil

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

O ministro da Saúde, Nelson Teich, alertou hoje, em coletiva de imprensa, que é possível que o Brasil chegue a confirmar 1.000 mortes por dia em decorrência do coronavírus, caso a pandemia cresça nos próximos dias. “Em relação a um possível número de mortes, e hoje estamos em 435 [confirmadas nas últimas 24 horas], o número de 1.000, se tivermos um crescimento significativo na pandemia, é possível acontecer. Não quer dizer que vai acontecer. A gente tem que acompanhar a cada dia para tomar as decisões”, disse. “Hoje, a prioridade que a gente tem, absolutamente, é ajudar Estados e Municípios a ter a estrutura necessária para tratar das pessoas. Nosso foco é esse”, completou o ministro.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Brasil chega a 85 mil casos de Covid-19 e ultrapassa China; país tem 5.901 mortos

publicado ás 18:13 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Brasil chega a 85 mil casos de Covid-19 e ultrapassa China; país tem 5.901 mortos

Foto: Divulgação

O Brasil registrou mais um dia com registro superior a 400 mortes por coronavírus nesta quinta-feira (30). De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas foram registradas novas 435 mortes pela Covid-19. O total de óbitos no país é de 5.901, o que o torna o 9º em número de mortes no mundo. Os casos confirmados da doença saltaram de 78.162 na quarta-feira (29), para 85.380 nesta quinta, um acréscimo de 7.218 novos casos em um dia. Com esse número o Brasil ultrapassou a China em diagnósticos positivos. O país asiático, onde começou a epidemia, tem 83.944 casos.

Jequié: Homem é preso com cerca de 9 kg de cocaína escondida em tanque de combustível de carro

publicado ás 17:44 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Foto: PRF-BA/Divulgação

Um homem foi preso após ser flagrado com cerca de 9 kg de cocaína escondidos no tanque de combustível do carro que dirigia na BR-116, em Jequié, na manhã desta quinta-feira (30). Ele também transportava 150 g de maconha na porta do veículo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante aconteceu durante uma fiscalização no Km 677. Durante a abordagem, o motorista apresentou informações desencontradas, principalmente em relação ao motivo da viagem e o local de destino.

Após uma vistoria, os policiais encontraram as drogas escondidas no veículo. Questionado, o condutor disse que pegou os entorpecentes no estado de São Paulo e pretendia seguir viagem até Juazeiro, no norte da Bahia. O homem, de identidade não revelada, foi levado com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Judiciária local e apresentado à autoridade policial. Ele responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Desemprego sobe para 12,2% no 1º trimestre e atinge 12,9 milhões

publicado ás 17:44 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,2% no 1º trimestre, atingindo 12,9 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma alta de 1,3 ponto percentual (p.p) na comparação com o último trimestre de 2019 (11%). Dessa forma, o número de pessoas na fila por um emprego aumentou em 1,2 milhão em 3 meses, em meio aos primeiros impactos da pandemia de coronavírus na atividade econômica e no mercado de trabalho. Trata-se da maior taxa de desemprego e o primeiro resultado acima de 12% desde o trimestre encerrado em maio do ano passado.

MEC libera R$ 364 milhões para alimentação escolar em todo o país

publicado ás 05:15 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta quarta-feira (29) que foram liberados antecipadamente R$ 364,4 milhões para estados e municípios aplicarem na alimentação escolar durante a pandemia do novo coronavírus. Os recursos são do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). O valor é referente à parcela do mês de maio destinada às unidades da federação. 

De acordo com as orientações do FNDE, devido à suspensão das aulas por causa da covid-19, a distribuição de alimentos tem de ser feita por meio de kits, que devem ser elaborados conforme as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), levando-se em conta os hábitos alimentares de cada região e a qualidade nutricional, segundo a Agência Brasil.

O Pnae oferece alimentação a cerca de 40 milhões de estudantes da educação básica pública em todo o país diariamente. Desde o início do ano, R$ 1,4 bilhão do programa foram destinados a estados e municípios. 

Secretaria de Saúde atualiza novo boletim Epidemiológico do Covid-19, em Jitaúna; cidade não tem casos suspeitos e nenhum caso foi confirmado

publicado ás 05:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria de Saúde em Jitaúna, divulgou na noite desta quarta-feira (29/04), ás 19hs, mais um novo boletim Epidemiológico do Covid-19 no município. Ainda conforme o card ilustrativo (Imagem acima), agora são: 155 casos sendo monitorados; 56 encontram-se em isolamento domiciliar; 99 foram liberados do Isolamento Domiciliar; 24 deles já foram descartados;

Não há casos suspeitos e nenhum caso foi confirmado para Coronavírus até o momento. A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. Diferente de outras secretarias de saúde de municípios da região, em Jitaúna a secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Estado da Bahia chega a 100 óbitos por covid-19

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

A Bahia teve sua 100ª morte em decorrência do novo coronavírus confirmada. O número foi anunciado no fim da tarde desta quarta-feira (29), em balanço divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesab). Coincidentemente, a marca foi alcançada no mesmo dia em que o estado completou um mês do registro de sua primeira vítima fatal por covid-19.

Em 29 de março, a Sesab informou que um homem de 74 anos tinha falecido em Salvador. O idoso estava internado no Hospital da Bahia, entubado e em diálise contínua. No último levantamento daquele dia, o estado possuía 156 diagnósticos do novo coronavírus.

Já no balanço mais atual da Secretaria da Saúde baiana, há 2.676 pessoas infectadas com o novo coronavírus. Os casos confirmados estão espalhados por 134 municípios, com maior proporção em Salvador (61,25%, com 1.639 pacientes). Ainda de acordo com o boletim, 564 pessoas estão recuperadas da doença.

Jitaúna: Secretaria de Educação informa que a Universidade Para Todos criou a ação Estude em casa

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria Municipal de Educação em Jitaúna informa que o Universidade Para Todos criou a ação Estude em Casa. A UESB lança seu Portal UPT, um espaço virtual no qual é possível acessar informações e materiais didáticos preparatórios para o ENEM e Vestibulares durante o período de isolamento social em razão da pandemia do Covid-19.

Todo conteúdo é de acesso LIVRE e GRATUITO.

OBSERVAÇÃO - É importante destacar que o Portal do UPT é uma ferramenta de apoio do projeto e não substituirá as aulas. As atividades regulares têm previsão de acontecer ainda em 2020.

Veículo com passageiros é assaltado na rodovia Dário Meira-Planalto Íris

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Bahia Notícias / Notícia / Dario Meira, Jaguarari e Seabra ...

Foto: Reprodução

Um veículo modelo Topic foi assaltado na manhã desta quarta-feira (29), na BR-030, rodovia que liga Dário Meira e Planalto Íris. Segundo informações da Polícia, o veículo foi abordado por dois elementos armados e portando máscaras e bonés. Os elementos deram ordem de parada e sacaram as armas, obrigando o motorista com quatro passageiros a parar. Na delegacia as vítimas que residem no distrito de Planalto Íris relataram que os criminosos levaram em torno de R$ 300 reais e três aparelhos celulares. A Polícia Civil investiga o caso. 

Município Itagibá tem o 7º caso de covid-19 confirmado no município

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Foto: Reprodução

O município de Itagibá teve mais um caso de covid-19 confirmado. Segundo informou a Prefeitura Municipal a confirmação ocorreu na tarde dessa quarta-feira (29), durante a realização de um teste rápido. Conforme a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, o paciente é morador da sede de Itagibá.

Eles está cumprindo isolamento domiciliar, assim como os outros moradores da casa. A secretaria ainda informou que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas para evitar o aumento de casos no município. O órgão ressaltou ainda a importância do isolamento e distanciamento social, como medida principal para evitar o contágio.

Jequié: Acusados de entregar drogas por 'delivery' são presos em ação conjunta

publicado ás 15:45 - quarta-feira, 29 de abril de 2020

Jequié: Acusados de entregar drogas por 'delivery' são presos em ação conjunta

Foto: Divulgação / SSP-BA

Quatro acusados de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas foram presos nesta terça-feira (28) em Jequié. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os suspeitos usavam a modalidade “delivery” para o fornecimento de drogas no município. Drogas, dinheiro e celulares também foram apreendidos com os acusados. A ação, feita para cumprir mandados judiciais, foi realizada em conjunto pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), daquela cidade e a Superintendência de Inteligência (SI), da SSP-BA.

Bolsonaro anula nomeação de Alexandre Ramagem para direção-geral da Polícia Federal

publicado ás 15:35 - quarta-feira, 29 de abril de 2020

Bolsonaro anula nomeação de Alexandre Ramagem para direção-geral da Polícia Federal

Foto: Valter Campanato / Ag. Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tornou sem efeito a nomeação de Alexandre Ramagem para assumir o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (29) através de edição extra do diário oficial da União.

Com a medida, a indicação de Ramagem à corporação está anulada. Isto ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspender a nomeação dele à PF. A posse estava marcada para a tarde desta quarta (leia mais aqui).

Bahia lidera lista dos estados com maior nº de crimes violentos nos dois primeiros meses de 2020

publicado ás 15:14 - quarta-feira, 29 de abril de 2020  

A Bahia é o estado com a maior quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos dois primeiros meses de 2020, segundo dados do Monitor da Violência divulgados nesta quarta-feira (29). Os CVLI incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Essa é a primeira parcial divulgada no ano. Em razão da pandemia do novo coronavírus, houve atraso na entrega dos dados e dificuldade para obter os números de todos os estados.

De acordo com a ferramenta, houve 7.743 mortes violentas no primeiro bimestre de 2020. No mesmo período do ano passado, foram 7.195. A Bahia teve 449 CVLIs em janeiro e 477 em fevereiro, totalizando 926. Atrás da Bahia, vieram o Ceará (712), Rio de Janeiro (695), Pernambuco (629), São Paulo (567) e Minas Gerais (506).

Em fevereiro, com relação ao índice por 100 mil habitantes, a Bahia ocupa a quarta posição em fevereiro, com taxa de 3,21. Na frente da Bahia, estão Ceará (4,99), Alagoas (4,29) e Rio Grande do Norte (3,71). A taxa nacional de CVLIs a cada 100 mil habitantes é de 1,9. Em nota, a Secretaria de segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou que, após três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019) com reduções de 5%, 11,2% e 9,3%, respectivamente, das mortes violentas, os dados do início de 2020 apontam elevação em algumas áreas. *Com informações do G1

Radialista Ivan Azevedo confirma pré-candidatura a vereador em Jequié no partido do Deputado Zé Cocá.

publicado ás 14:59 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Foto: Divulgação

O radialista Ivan Azevedo, comunicador da emissora 95 FM, é um dos pré-candidatos pelo Partido Progressista (PP). Ivan anunciou sua filiação aos amigos e colegas de profissão nesta quarta-feira (29). 

Natural de Jequié, crescido na comunidade do Jequiezinho, o radialista diz que decidiu colocar seu nome como pré-candidato a vereador por ver que a população está carente de um representante que lute para mudar a realidade do município.

Em 2020, Ivan completa 27 anos como radialista, tendo passado por algumas emissoras locais. Nos últimos anos, o comunicador tem feito um trabalho assistencial apoiado por empresários da cidade e tendo como fonte de inspiração sua imensa quantidade de amigos e seguidores, nas redes sociais.

Com uma presença ativa junto à população, ouvindo suas demandas e procurando sempre ajudar, através de diversas campanhas sociais, Ivan teria recebido o convite do deputado estadual Zé Cocá e do vice-prefeito, Hassan Iossef, e decidiu que era hora de virar um agente político, colocando seu nome à disposição do partido.

“O deputado Zé Cocá me fez esse convite e eu, entendendo que posso ajudar mais a cidade que tanto amo, aceitei, Usando a minha experiência de radialista e convivendo com o povo, a gente escuta muitas reclamações, muitas são as demandas que a nossa gente tem. Sempre que posso, procuro ajudar as pessoas e, acredito, que como representante dessa parte da sociedade, dos mais humildes, eu posso dar minha parcela de contribuição para mudar essa realidade.”, destacou Ivan Azevedo, que deverá fazer um comunicado oficial usando as suas redes sociais.

Ibicoara: Mulher reage a tentativa de estupro e atira em vizinho com uma espingarda

publicado ás 05:40 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Ibicoara: Mulher reage a tentativa de estupro e atira em vizinho com uma espingarda

Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

Um homem de 39 anos foi atingido com um tiro de espingarda quando tentava abusar sexualmente da vizinha, de 56 anos. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira (27), na comunidade de Mundo Novo, no município de Ibicoara. As informações são do portal Achei Sudoeste.

A polícia foi acionada e o homem foi encaminhado ao Hospital Municipal, onde, após ser medicado, foi levado para a Delegacia de Brumado. Lá, a ocorrência foi registrada, para a adoção das providências cabíveis.

A vítima da tentativa de estupro relatou que o acusado é de Feira de Santana e mora há pouco tempo em Ibicoara. Segundo ela, os vizinhos estão com medo, porque o indivíduo ameaçou a todos depois do ocorrido.

Festas juninas estão canceladas em toda a Bahia, diz Rui Costa

publicado ás 05:35 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Festas juninas estão canceladas em toda a Bahia, diz Rui Costa

Foto: Reprodução / Facebook

O governador Rui Costa (PT) confirmou, nesta terça-feira (28), durante o programa online Papo Correria que nenhuma cidade baiana irá realizar as festividades juninas neste ano de 2020. De acordo com Rui, a medida vale até mesmo para municípios que não possuem casos confirmados da Covid-19. A ideia é evitar a aglomeração e o deslocamento de pessoas entre as cidades. 

"Não teremos esse ano na Bahia festa junina. Não há perspectiva de ter aglomeração em junho. Ainda teremos o vírus circulando, mas eu espero que esteja sob controle. Ainda assim, não podemos viver o risco de perder o controle por conta das festas", disse Rui.

No início de abril, as cidades de Ibicuí, Amargosa, Senhor do Bonfim, Irecê, Miguel Calmon, Seabra, Itaberaba, Piritiba, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus já haviam anunciado o cancelamento dos festejos. 

Ipiaú: Prefeitura anuncia segunda morte pelo novo coronavírus no município

publicado ás 05:05 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Ipiaú: Prefeitura anuncia segunda morte pelo novo coronavírus no município

Foto: Divulgação

A prefeitura de Ipiaú, na região do Médio Rio de Contas, comunicou, no início da noite desta terça-feira (28), o segundo óbito causado pela Covid-19 no município.

A paciente de 82 anos foi internada inicialmente no Hospital Geral de Ipiaú, na última terça (21), e depois foi transferida para o Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, na última sexta (24). Entretanto, não resistiu aos efeitos da Covid-19.

Ipiaú possui 30 casos confirmados do novo coronavírus, com dois óbitos. A prefeitura ainda registra 163 casos suspeitos, sendo que 18 aguardam resultado de exame para confirmação. Até o momento, 11 contaminados já se recuperaram da doença.

Em dia com 474 mortes, Teich vê 'agravamento da situação', mas não anuncia medidas

publicado ás 00:26 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Em dia com 474 mortes, Teich vê 'agravamento da situação', mas não anuncia medidas

Com 474 mortes por coronavírus registradas nas últimas 24 horas no país, o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou nesta terça-feira (28) que identificou um "agravamento da situação" e que "a curva vem crescendo" no Brasil. No entanto, o titular da Saúde não anunciou nenhuma nova medida e muito menos comentou sobre isolamento social.

Na semana passada, em que o número mais alto de mortes diárias foi de pouco mais de 400, o ministro argumentou que o número elevado poderia estar relacionado ao esforço de confirmar diagnósticos na fila e que deveria seguir sendo observado. Desde então o Brasil tem registrado cerca de 300 mortes diariamente, conforme dados divulgados pelo Ministério diariamente.

Teich, que assumiu a pasta há 10 dias, destacou que o agravamento está "restrito a lugares que a gente sabe que estão vivendo maiores dificuldades". Ele citou Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

O ministro defendeu que é preciso entender "que o Brasil tem que ser tratado de forma diferente para diferente regiões". "A gente vê que nesses casos onde a crise é maior vamos seguir acompanhando para ver a evolução", disse.

Bolsonaro sobre recorde de mortos no Brasil: 'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?'

publicado ás 00:11 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Bolsonaro sobre recorde de mortos no Brasil: 'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?'

Foto: Reprodução / Época

No dia em que o Brasil ultrapassou o número de mortos oficiais registrados pela China em consequência do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro afirmou lamentar, mas emendou: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", afirmou ao ser questionado sobre os números.

O Brasil registrou 474 óbitos nas últimas 24h e o total de mortes é de 5.017. Os casos registrados no país totalizam 71.886. 

Bolsonaro disse ainda que cabe ao ministro da Saúde, Nelson Teich, explicar os números. 

O recorde diário anterior do Brasil era de 23 de abril, com 407 novas vítimas. O país é agora o 9º país com mais mortes no mundo. Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, ao todo 5.017 pessoas morreram por Covid-19. A China, por sua vez, registra 4.637 mortos, segundo a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a pandemia, segundo a Folha de S. Paulo.

A primeira morte por coronavírus na China (e no mundo) foi confirmada em 11 de janeiro. No Brasil, a confirmação do primeiro óbito ocorreu em 17 de março.Em número de pessoas infectadas, o país tem 71.886 casos confirmados e está em 11º lugar, ainda atrás da China, que tem 83.938 casos.?

Mulher morre por Dengue Hemorrágica em Vitória da Conquista

publicado ás 00:10 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

A situação da Dengue tem preocupado dirigentes da Saúde Pública Baiana. Foi por isso que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia tem realizado uma força tarefa no combate ao Mosquito Aedes Aegypti com o Carro Fumacê em Vitória da Conquista. Nesta terça-feira (28) foi registrada a segunda morte por Dengue Hemorrágica na Joia do Sertão Baiano.

A família não autorizou divulgação da identidade, mas essa segunda vítima em trinta dias residia no populoso bairro Guarani onde a infestação do inseto tem se ampliado também em decorrência da imensa quantidade de lixo presente na Reserva Ambiental do Poço Escuro. *Com informações do Blog do Anderson

Jitaúna registra primeira morte de paciente com coronavírus

publicado ás 13:59 - quarta-feira, 06 de maio de 2020

O município de Jitaúna registou nesta tarde de quarta-feira (06/05), o primeiro caso confirmado de Covid-19, seguido de morte. A vítima é um homem de 50 anos. O homem deu entrada no Hospital N.S.F no dia (01/05) e foi encaminhado no mesmo dia ao Hospital Prado Valadares em Jequié onde veio a óbito no sábado (02/05), ás 10:20hs. O paciente, possuía comorbidades (era diabetico, hipertenso, historico de acidente vascular cerebral sem sequelas). 

De acordo a secretaria de Saúde o homem esteve em regiões afetadas pelas zonas de transmissão recentemente. Os resultados dos exames feitos pelo Hospital atestaram positivo. O resultado de contraprova foi divulgado pelo LACEN como positivado. O sepultamento ocorreu em Jequié obedecendo todos os procedimentos e normativas de segurança recomendadas e toda a família segue em isolamento domiciliar e monitorada pela Vigilância Epidemiológica. 

O cidadão residia em Jitaúna a cerca de cinco meses. Em nota, a Prefeitura Municipal de Jitaúna prestou "condolências à família e se solidariza neste momento de dor e perda." (Jitaúna Em Dia)

Termina nesta quarta, 06 o prazo para regularizar título de eleitor pela internet 

publicado ás 12:50 - quarta-feira, 06 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para os cidadãos regularizarem a situação cadastral eleitoral. Somente os eleitores sem pendências com a Justiça Eleitoral estarão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Os requerimentos de regularização devem ser feitos por meio eletrônico. Ao todo, serão eleitos novos prefeitos e vereadores de 5.568 cidades brasileiras. Segundo o calendário eleitoral, o primeiro turno das eleições será em 4 de outubro. O segundo turno está marcado para 25 de outubro.

A regularização deve ser feita por meio do Título Net, sistema que pode ser acessado pelos sites dos tribunais regionais eleitorais. Também será possível fazer o alistamento eleitoral (primeira via do título), transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados, entre outros serviços. Diante da pandemia do novo coronavírus, o atendimento remoto dos eleitores foi determinado por resoluções editadas pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber.

Governo cria ferramenta para tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial

publicado ás 21:31 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Visando diminuir as filas nos bancos da Caixa e auxiliar na consulta e obtenção do auxílio, o Governo Federal lançou uma ferramenta para tirar dúvidas da população. Para isso, basta acessar o site do Dataprev, preencher os dados com as informações e você poderá acompanhar a sua solicitação ou saber o motivo que ela foi negada. 

A medida visa também dar transparências aos procedimentos em análise e informar à população as datas de recebimento do valor. Segundo o Governo Federal, pelo menos 12,4 milhões de brasileiros deverão refazer o cadastro no aplicativo ou no site específico da caixa porquê o resultado foi dado com inconclusivo.

Jitaúna: Banda Sambão D'Elite informa que as doações podem ser realizadas na Central de recebimento na Av. Lomanto Junior

publicado ás 21:25 - terça-feira, 05 de maio de 2020

A banda Sambão D'Elite e o Grupo Ubuntu, vem a público agradecer a toda população de Jitaúna e região pelo enorme sucesso da Live da Sambão, realizada no último domingo (03), no canal da banda no You Tube. A banda informa que devido ao grande número de doações, estamos com uma central de recebimento, localizado em frente ao Mercadinho Peixoto na avenida Lomanto Junior, aberto das 09hs ás 12hs e das 14hs ás 17hs. Leve sua doação e ajude a quem mais precisa neste momento difícil de pandemia. O projeto e idealizado pela Sambão D'Elite e Grupo Ubuntu.

Ipiaú chega a 99 infectados por covid-19; 40 dos novos casos foram registrados no Abrigo dos Idosos

publicado ás 21:08 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Ipiaú chegou a marca de 99 casos confirmados de covid-19. De acordo com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, na tarde desta terça-feira (05/05) foram confirmados mais 46 casos do novo coronavírus. Conforme o boletim, destes, 06 são adultos jovens, 03 detectados por exames na Clínica São Roque e 03 por testes rápidos feitos pela equipe epidemiológica do município. Os demais 40, foram constatados na Instituição privada Fundação de Amparo a Velhice Casa de Dona Deraldina, conhecida como “Abrigo dos Idosos”. 34 são idosos e 6 colaboradores da instituição. Na semana passada foram realizados 91 testes no abrigo, dos quais foram obtidos o resultado de 54, sendo 14 negativados e 40 positivos para o novo corona vírus. O restante dos exames devem ser divulgados ainda essa semana. A cidade de Ipiaú ultrapassa Jequié em casos de covid-19, a cidade Sol fechou o dia com 68 casos. 

Gastos com água, energia e gás de cozinha aumentam na pandemia

publicado ás 21:08 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O distanciamento social, adotado como medida para conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19), tende a aumentar o consumo residencial de água, gás de cozinha e energia elétrica. Isso já é observado pelos baianos que estão passando mais tempo em sua casa e, consequentemente, necessitam desses recursos que, quanto mais utilizados, pesam no bolso do consumidor.

Em março, por exemplo, o primeiro mês do distanciamento social, o aumento no consumo de gás de cozinha foi de 6,16% na Bahia. Isso equivale a um salto de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os baianos, por estarem mais em casa, estão cozinhando e demandando mais esse combustível fóssil, o único que apresentou aumento no consumo. Leia mais no CORREIO

Mais de 12 milhões de brasileiros devem refazer cadastro no auxílio emergencial

publicado ás 21:08 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br, disse na segunda-feira (4) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Segundo ele, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev, estatal de tecnologia que processa os pedidos.

De acordo com o presidente da Caixa, os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Guimarães enfatizou que apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro. Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados.

Conforme balanço apresentado por Guimarães, dos 97 milhões de pedidos de auxílio emergencial, 50,1 milhões foram aprovados, 26,1 milhões, considerados inelegíveis e 12,4 milhões receberam a classificação de inconclusivos. Ainda há um total de 5,2 milhões de cadastros em análise.  

Ipiaú registra 16 novos casos de covid-19; bebê de 2 meses é o segundo óbito do município

publicado ás 06:00 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Ipiaú registrou o segundo óbito e mais 16 novos casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), elevando o total para 53. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Ipiaú às 20h15 dessa segunda-feira (04). Segundo o boletim, o óbito foi de um bebê de dois meses, ocorrido no último dia 30 de abril no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. 

A criança do sexo feminino, tinha histórico de toxoplasmose congênita e deu entrada na unidade hospitalar no dia 29 de abril. Os casos confirmados tratam-se de 03 idosos, 02 crianças com idade de 07 anos e 2 meses de vida (óbito), 11 são adultos jovens. Nenhum dos novos casos tem ligação com as 91 coletas realizadas no Abrigo do Idosos. O resultado destes deve sair nos próximos dias. “Dentre os 16 casos positivados nesta segunda, 01 pessoa com 58 anos de idade encontra-se hospitalizada em Ipiaú, não apresenta comorbidade e encontra-se estável. As outras 14 pessoas que encontram-se com sintomatologia leve já eestão isolamento domiciliar. 

Dessa forma, até presente data temos total de 320 casos registrados como suspeitos para COVID-19, sendo 53 casos confirmados, 14 pessoas que testaram positivos para COVID já estão CURADAS,109 casos descartados,120 casos em fase de investigação, 488 pessoas em quarentena, e 02 óbitos”, informou a secretaria de Saúde de Ipiaú.

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

publicado ás 06:00 - terça-feira, 05 de maio de 2020

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

Foto: CDC

O Brasil tem, até o momento, 107.780 casos confirmados de coronavírus, com 7.321 mortes. Já na Bahia, testes já apontaram a contaminação de 3.734 pessoas até o momento. Destas, 141 morreram. 

Os casos confirmados ocorreram em 150 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,4%). Ao todo, 817 pessoas estão recuperadas na Bahia.

Na Bahia, dos 742 leitos disponíveis do Sistema único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 382 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 51%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 313 leitos exclusivos para o coronavírus, 182 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 58%.

A equipe reforça a necessidade e importância de seguirmos o distanciamento social e higiene adequada das mãos, além do uso de máscaras reutilizáveis ao sair de casa. 

Prefeitura de Jitaúna publica novo decreto e flexibiliza horário de funcionamento do comércio; medida vale até 18 de maio.

publicado ás 00:16 - terça-feira, 05 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariaMunicipalDeAdministração #NovoDecretoMunicipalN°16/2020

Desde que a ameaça de proliferação do Coronavírus chegou em Jitaúna, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas preventivas para garantir que o município tenha o menor impacto possível. Tais medidas têm sido tomadas em diálogo com diversas entidades representativas.

Nesse sentido, nesta segunda-feira (04/05), a prefeitura anunciou o decreto nº 16/2020, que altera o decreto nº 15/2020. O novo decreto amplia o horario de funcionamento de comercios que passam a poder operar respeitando as medidas de segurança. Veja Decreto:

As alterações iniciais suspendem, até o dia 18 de maio de 2020, as atividades educacionais em todas as escolas das redes de ensino público.

Os estabelecimentos privados e as repartições públicas deverão se recusar a permitir o ingresso de pessoas que não utilizem máscaras de proteção durante o período de enfrentamento da pandemia. Todos os funcionários e servidores deverão utilizar máscaras de proteção individual.  (Veja mais)*Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Em Jitaúna; Secretaria de Saúde divulga novo Boletim Epidemiológico do Covid-19

publicado ás 00:10 - terça-feira, 05 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariaDeSaúde #NovoBoletimEpidemiologico #VigilanciaEpidemiologica

A Secretaria de Saúde de Jitaúna, divulgou na tarde desta segunda-feira (04/05), ás 15hs, mais um novo boletim Epidemiológico do Covid-19 no município. 

Ainda conforme o card ilustrativo (Conferir Imagem), agora são: 173 casos sendo monitorados; 66 encontram-se em isolamento domiciliar; 107 foram liberados do Isolamento Domiciliar; 24 deles já foram descartados; 03 casos são suspeitos e 01 caso aguarda resultado Laboratorial.

Nenhum caso foi confirmado para Coronavírus até o momento. A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. A secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Rodovia BA-549 vem recebendo patrolamento e encascalhamento na região de Santa Terezinha

publicado ás 00:10 - terça-feira, 05 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #DiretoriadeEstradaseRodagens #PatrolamentoeEncascalhamentodaBA-549 #SantaTerez

A Prefeitura de Jitaúna através da diretoria de Estradas e Rodagens realizou nesta segunda-feira (04), os trabalhos de recuperação da rodovia BA-549, que liga a região de Baixa Alegre ao Distrito de Santa Terezinha. Os serviços de patrolamento, encascalhamento da estrada e melhorias no acesso. A solicitação partiu do Administrador do distrito de Santa Terezinha, Nildo Galdino. A rodovia que é de responsabilidade do Governo do Estado vem sendo recuperada pela Prefeitura de Jitaúna atendendo a população rural do município. 

Segundo o diretor da pasta Paulo D’Ávila "A equipe esta atenta aos pontos mais críticos e realizando os serviços mais necesarios atendendo os moradores de Santa Terezinha e diversas regiões". “É crescente e um serviço planejado realizado pela prefeitura, com o intuito de cuidar da segurança e o bem-estar do homem do campo, além do escoamento certo da produção”, disse o secretário. Os trabalhos segue sendo realizado no decorrer da semana. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Conta de Luz não terá cobrança extra neste mês de maio

publicado ás 19:35 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

Maio terá bandeira amarela na tarifa de energia elétrica

A bandeira tarifária para o mês de maio será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em abril, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação de níveis em razão do volume de chuvas próximo ao padrão histórico do mês.

A combinação de reservatórios mais elevados com o impacto das medidas de combate à pandemia da Covid-19 sobre o consumo de eletricidade sinaliza manutenção da elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia do SIN, sem a necessidade de acionamento do parque termelétrico de forma sistêmica.

Essa perspectiva refletiu-se na manutenção do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares reduzidos. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Aprovado congelamento de salários do setor público; saúde e segurança ficam de fora

publicado ás 19:29 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

A aprovação do congelamento de salários dos servidores públicos municipais, estaduais e federais e dos membros dos três Poderes até dezembro de 2021 foi um dos pontos mais discutidos entre os senadores, no último sábado (2), na votação do substitutivo aos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 149/2019 e 39/2020. 

O texto estabelece a compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus. A suspensão do reajuste de salários por 18 meses foi negociada com o governo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, relator da matéria, como contrapartida ao auxílio financeiro da União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para mitigar os efeitos da covid-19. 

A vedação ao crescimento da folha de pagamento da União, estados e municípios está entre as medidas adicionais do programa de enfrentamento à doença. Os entes federados ficam proibidos de reajustar salários, reestruturar a carreira, contratar pessoal (exceto para repor vagas abertas) e conceder progressões a funcionários públicos por um ano e meio. A economia estimada é de cerca de R$ 130 bilhões, sendo R$ 69 bilhões para os estados e o Distrito Federal e R$ 61 bilhões para os municípios, até o final de 2021.

Fernando Gomes não disputará reeleição em Itabuna por conta do coronavírus

publicado ás 19:11 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

Foto: Divulgação

Com 80 anos e no quinto mandato à frente da prefeitura de Itabuna, Fernando Gomes (PTC) não irá disputar às eleições deste ano. Em entrevista ao jornal A Tarde, Gomes encerrou as especulações sobre uma nova candidatura por dois fatores: a idade avançada e a pandemia do novo coronavírus, que tem um dos focos a região de Itabuna. “Tô fora”, declarou.

“Não vou para a reeleição com um negócio desse do coronavírus. Isso é uma loucura. É uma desgraça o que estão fazendo no mundo com essa doença”, completou o prefeito.

Itabuna tinha até a noite deste domingo, 225 casos de Covid-19 confirmados. Segundo Gomes, as medidas para controlar a contaminação estão sendo tomadas, mas a gestão encontra dificuldades para equipar o sistema de saúde e prepará-lo para o pior: “Você quer comprar respirador e não acha. Eu preciso comprar 30 respiradores aqui. Você está com dinheiro na mão, tem como pagar, mas não consegue”. *Com informações do Bahia Notícias

Município de Ilhéus tem 6º óbito por covid-19

publicado ás 19:11 - segunda-feira, 04 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Foi confirmada na manhã desta segunda-feira (04) mais uma morte por coronavírus na cidade de Ilhéus. Adirce Lima Nobre, de 85 anos, residente na Avenida ACM, bairro do Malhado, estava internada no hospital São José e faleceu por volta das 04h50 da madrugada dessa segunda. A vítima foi diagnosticada pelo médico com síndrome respiratória aguda grave, Covid-19 e doença cardíaca hipertensiva. O SAF removeu o corpo no caixão totalmente lacrado e desinfectado e será sepultado sem cerimônia, conforme orientação das autoridades em saúde, a fim de evitar o risco de contágio do vírus. *Com informações do blog Fábio Roberto

Governo Federal vai liberar socorro de R$ 1,3 bilhão para municípios baianos; Jitaúna receberá R$ 1 milhão

publicado ás 15:22 - domingo, 03 de maio de 2020

Os 417 municípios da Bahia vão receber um auxílio do Governo Federal no valor de R$ 1,3 bilhão para ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus e amenizar os prejuízos econômicos deixados pela pandemia, de acordo com relatório apresentado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na última quinta-feira (30).

O presidente do Senado propõs que para receberem a verba os municípios não poderão reajustar salários de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021, além de conceder qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros de Poder ou de órgão, de servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública.

Desse montante, Salvador ficará com a maior fatia, cerca de R$ 272 milhões. Logo atrás vem Feira de Santana, com repasse de R$ 58 milhões e Lauro de Freitas, com R$ 18,8 milhões. Ilhéus, que tem segundo maior número de casos confirmados da doença, atrás apenas da capital baiana, vai receber R$ 15 milhões.

O cálculo para o repasse foi feito com base no número de habitantes e a quantidade de casos positivos de covid-19. O município de Jitaúna deverá receber em torno de R$ 1 milhão de reais com uma população de 11. 116 habitantes segundo o IBGE.

Vice-prefeita de Ipiaú divulga nas redes sociais que testou positivo para coronavírus

publicado ás 15:16 - domingo, 03 de maio de 2020

A vice-prefeita de Ipiaú, Margarete Chagas (PP), anunciou através de suas redes sociais na última sexta-feira (1), que testou positivo para o novo coronavírus. A vice-prefeita é administradora da Fundação Casa de Deraldina de Amparo à Velhice, onde acolhe 68 idosos. Entre as pessoas contaminadas que ficam no local, dois são idosos e quatro são profissionais da casa. Todos estão sendo acompanhados por um médico da Secretaria Municipal de Saúde.

Nº de PMs diagnosticados com coronavírus na Bahia sobe para 31

publicado ás 15:16 - domingo, 03 de maio de 2020

Foto: Divulgação/PM-BA

O número de policiais militares diagnosticados com a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, subiu para 31. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar, neste sábado (2). Um PM já morreu por causa da doença. O último balanço divulgado pela PM, no dia 16 abril, havia registrado seis casos confirmados de policiais contaminados com a doença. Em 15 dias, 25 novos casos foram registrados.

Ainda segundo a PM, outros 393 casos são suspeitos e estão sendo avaliados. O PM que morreu em decorrência do vírus foi o sargento da reserva Carlos Alberto Nascimento Macedo tinha 52 anos e sofreu complicações por causa do coronavírus.

Por causa da pandemia, os policiais da Bahia foram orientados a se proteger com máscaras e adotar cuidados com a higiene pessoal para evitar a contaminação. Mais de 60 mil máscaras foram distribuídas entre os 30 mil policias militares do estado. Com base no o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite de sexta-feira (1º), a Bahia registra 3.140 casos confirmados de coronavírus, com 117 mortes. *Com informações do G1

Cabo da Polícia Militar morre de Covid-19 em Itabuna

publicado ás 15:16 - domingo, 03 de maio de 2020

Morreu neste domingo (03), por volta das 12: 30hs no hospital Santa Cruz em Itabuna, o cabo PM Wilson que atuava na Companhia de Guardas da cidade. O oficial padecia de problemas respiratórios gerados pela Covid-19 e se encontrava entubado há dias, sem apresentar melhoras. A Polícia Militar da Bahia deverá emitir nota oficial de pesar pelo seu falecimento. 

Itagi confirma segundo caso de covid-19 no município

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Bahia Notícias / Municípios / Notícia / Itagi: Primeiro caso de ...

A Prefeitura de Itagi, através do setor do Vigilância Epidemiológica anunciou nesta sexta-feira (01/05), a confirmação do segundo caso de Covid-19 no município. Trata-se de um idoso, residente na sede do município, que regressou de São Paulo acerca de onze dias. As pessoas do domicílio e aquelas que tiveram contato com o caso positivo, encontram-se em isolamento e estão sendo monitoradas diariamente por uma equipe da Saúde.

"A situação é muito grave, as cidades da nossa região têm experimentado um aumento grande de casos confirmados e suspeitos, por isso, permanecer em casa, ficar em isolamento social, usar máscara quando precisar sair e atender as normas de higiene pessoal é o melhor caminho para conter essa pandemia". disse o secretário. (Jitaúna Em Dia)

Caixão é encontrado sem identificação em cemitério Quinta dos Lázaros

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Caixão é encontrado sem identificação em cemitério Quinta dos Lázaros

Foto: Reprodução / TV Bahia

Um caixão com um corpo sem identificação foi achado no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (1°). Segundo floristas ouvidos pela TV Bahia, o caixão foi deixado durante a madrugada, dentro da capela do cemitério. O local é usado para velórios. Um dos comerciantes disse, assustado, que encontrou o caixão quando chegou para trabalhar e não viu o momento em que ele foi removido.

Procurado, o responsável pela funerária disse que tinha recebido a informação de que deveria levar o caixão para a Quinta dos Lázaros. No entanto, logo após foi informado que deveria fazer o transporte até Serrinha, na região sisaleira. O fato foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Conforme a pasta, por causa deste caso, só será permitido velórios no Cemitério Quinta dos Lázaros após as famílias apresentarem a guia de sepultamento dos corpos.

O corpo é de uma pessoa que morreu em decorrência de um câncer, no Hospital Municipal de Salvador. O lacre foi feito porque havia suspeita de óbito pela covid-19.

Município de Itagibá registra 9º caso do novo coronavírus

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Itagibá, através do setor do Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informou, nesta sexta-feira (01), a confirmação do nono caso de Covid-19 no município. Segundo a secretaria de Saúde, a paciente é uma mulher de 56 anos, moradora da sede de Itagibá. Ela está internada no Hospital Prado Valadares, em Jequié, e todas as pessoas que mantiveram contato com a paciente, estão sendo monitoradas, informou a secretaria. 

A Secretaria de Saúde mantém o alerta de que no município já ocorre a transmissão comunitária, quando não se sabe onde a contaminação ocorreu e reforça, que é muito importante manter o distanciamento social e que as pessoas permaneçam dentro de casa. Informou ainda, que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas pela secretaria e pela gestão municipal para evitar o aumento de casos no município”, informou a secretaria.

Moro prestará depoimento neste sábado sobre interferências de Bolsonaro na PF

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Moro prestará depoimento neste sábado sobre interferências de Bolsonaro na PF

Foto: Divulgação

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro vai depor na manhã deste sábado (2), em Curitiba, no Paraná. O depoimento será para o inquérito que apura as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da Polícia Federal. 

O ex-ministro será ouvido às 11h por delegados do Sinq, grupo que investiga inquéritos que correm no Supremo Tribunal Federal (STF), e procuradores da equipe de Augusto Aras, procurador-geral da República que solicitou a abertura da investigação. 

Na quinta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal determinou que Moro fosse ouvido pela PF em até cinco dias. 

Futuro presidente do TSE vê ‘risco real’ de adiamento das eleições deste ano

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.

“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Governo prorroga suspensão de aulas, eventos e transporte intermunicipal na Bahia

publicado ás 00:00 - sábado, 02 de maio de 2020

Rui Costa responde Bolsonaro: “O governo da Bahia não presta ...

O Governo da Bahia prorrogou até 18 de maio a suspensão das aulas em unidades públicas e particulares, dos eventos com mais de 50 pessoas e do transporte coletivo intermunicipal em 99 cidades do estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (1º), alterando o decreto n° 19.586.

Para conter o avanço da Covid-19 no estado, estão suspensas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, além dos jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais e a abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins. 

Já a suspensão do transporte intermunicipal restringe a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A medida também vale para a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.

Detran-BA registra emissão de mais de 11 mil documentos de veículos pela internet

publicado ás 05:50 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Detran-BA registra emissão de mais de 11 mil documentos de veículos pela internet

Foto: Divulgação / Detran-BA

A emissão online do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) pelo Detran-BA tem sido satisfatória. Desde que foi implantado, na última segunda-feira (27), o órgão registrou 11.242 operações por meio do site SAC Digital.

A procura pelo CRLV-e tem sido maior no período da tarde (43%), seguido pela manhã (30%), noite (24,5%) e madrugada (2,5%).

O documento baixado pela internet pode ser armazenada no celular. A versão impressa e a segunda via deixarão de existir. Porém, a pessoa tem a opção de fazer uma cópia do CRLV em papel comum.

A mudança atende a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabelece a substituição do CRLV pela via eletrônica, CRLV-e.

O documento impresso via internet possui um QR Code. Isso garante a autenticidade, e pode ser apresentado às autoridades de trânsito durante fiscalização.

Socorro a estados e municípios é ampliado e vai a R$ 120 bi após pressão do Legislativo

publicado ás 05:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Socorro a estados e municípios é ampliado e vai a R$ 120 bi após pressão do Legislativo

Foto: Reprodução / G1

O pacote de socorro a estados e municípios foi elevado para R$ 120 bilhões pelo governo, após interlocução com o Senado. Deste total, sendo R$ 60 bilhões será repassado diretamente para o caixa de governadores e prefeitos. 

A nova versão do pacote de auxílio foi entregue aos senadores de forma eletrônica pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) no começo da tarde desta quinta-feira (30). A ideia é votar a proposta neste sábado (2). Se aprovada, irá para a Câmara, diz a Folha de S. Paulo.

Em meados de abril, a proposta apresentada pela equipe econômica do governo previa uma ajuda financeira de R$ 77,4 bilhões, com R$ 40 bilhões de transferência direta.

Governadores e prefeitos pedem ao Palácio do Planalto mais dinheiro para enfrentar a Covid-19 e para manter a máquina pública funcionando. Com a queda da economia, a receita dos estados e municípios está caindo e alguns gestores dizem que logo ficarão sem recursos para pagar salários.

Vigilância Sanitária de Jitaúna intensifica inspeções com foco na prevenção à Covid-19

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Jitaúna, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou nesta quinta-feira (30), mais uma etapa de inspeção para ampliar as ações de enfrentamento à Covid-19. Em atendimento as demandas repassadas pela Secretaria de Saúde, o setor intensificou a fiscalização de veículos vindos de outras cidades e durante a manhã desta quinta, os agentes abordaram um ônibus vindo da Paraíba com destino ao Espírito Santo que realizou uma parada na cidade, de imediato foi feita a abordagem e o veículo deixou o município. 

As equipes também conferem se os estabelecimentos estão adaptados às normas e, caso não, são notificados. A fiscalização é mais uma frente da operação Covid-19, que conta com o reforço das equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar, para inspeções direcionadas ao descumprimento do decreto municipal, exigidas na prevenção e combate ao coronavírus. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Número oficial de infectados por covid-19 chega a 35 em Ipiaú; Itagibá chega ao 8° caso

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ipiaú, através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informou que confirmou mais 05 casos positivos para COVID-19 no município. Conforme a secretaria, trata-se de 02 idosos e outras 03 pessoas com idade média entre 30 a 40 anos. Uma destas pessoas encontra-se hospitalizada em Salvador, e apresenta doença renal. As outras 04 encontram-se com sintomatologia leve, em isolamento domiciliar.

Já em Itagibá, a prefeitura informou que, nesta quinta-feira (30), recebeu a confirmação, através de um Laboratório HERMES PARDINI de Minas Gerais, a confirmação do oitavo caso de Covid-19 no município. Segundo a secretaria, o paciente é um morador da sede de Itagibá e está internado em um hospital em Ipiaú. As pessoas que tiveram contato com ele, inclusive os familiares estão sendo monitoradas.

Ministro da Saúde alerta ser possível chegar a 1.000 mortes por dia no Brasil

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 01 de maio de 2020

O ministro da Saúde, Nelson Teich, alertou hoje, em coletiva de imprensa, que é possível que o Brasil chegue a confirmar 1.000 mortes por dia em decorrência do coronavírus, caso a pandemia cresça nos próximos dias. “Em relação a um possível número de mortes, e hoje estamos em 435 [confirmadas nas últimas 24 horas], o número de 1.000, se tivermos um crescimento significativo na pandemia, é possível acontecer. Não quer dizer que vai acontecer. A gente tem que acompanhar a cada dia para tomar as decisões”, disse. “Hoje, a prioridade que a gente tem, absolutamente, é ajudar Estados e Municípios a ter a estrutura necessária para tratar das pessoas. Nosso foco é esse”, completou o ministro.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Brasil chega a 85 mil casos de Covid-19 e ultrapassa China; país tem 5.901 mortos

publicado ás 18:13 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Brasil chega a 85 mil casos de Covid-19 e ultrapassa China; país tem 5.901 mortos

Foto: Divulgação

O Brasil registrou mais um dia com registro superior a 400 mortes por coronavírus nesta quinta-feira (30). De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas foram registradas novas 435 mortes pela Covid-19. O total de óbitos no país é de 5.901, o que o torna o 9º em número de mortes no mundo. Os casos confirmados da doença saltaram de 78.162 na quarta-feira (29), para 85.380 nesta quinta, um acréscimo de 7.218 novos casos em um dia. Com esse número o Brasil ultrapassou a China em diagnósticos positivos. O país asiático, onde começou a epidemia, tem 83.944 casos.

Jequié: Homem é preso com cerca de 9 kg de cocaína escondida em tanque de combustível de carro

publicado ás 17:44 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Foto: PRF-BA/Divulgação

Um homem foi preso após ser flagrado com cerca de 9 kg de cocaína escondidos no tanque de combustível do carro que dirigia na BR-116, em Jequié, na manhã desta quinta-feira (30). Ele também transportava 150 g de maconha na porta do veículo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante aconteceu durante uma fiscalização no Km 677. Durante a abordagem, o motorista apresentou informações desencontradas, principalmente em relação ao motivo da viagem e o local de destino.

Após uma vistoria, os policiais encontraram as drogas escondidas no veículo. Questionado, o condutor disse que pegou os entorpecentes no estado de São Paulo e pretendia seguir viagem até Juazeiro, no norte da Bahia. O homem, de identidade não revelada, foi levado com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Judiciária local e apresentado à autoridade policial. Ele responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Desemprego sobe para 12,2% no 1º trimestre e atinge 12,9 milhões

publicado ás 17:44 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,2% no 1º trimestre, atingindo 12,9 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma alta de 1,3 ponto percentual (p.p) na comparação com o último trimestre de 2019 (11%). Dessa forma, o número de pessoas na fila por um emprego aumentou em 1,2 milhão em 3 meses, em meio aos primeiros impactos da pandemia de coronavírus na atividade econômica e no mercado de trabalho. Trata-se da maior taxa de desemprego e o primeiro resultado acima de 12% desde o trimestre encerrado em maio do ano passado.

MEC libera R$ 364 milhões para alimentação escolar em todo o país

publicado ás 05:15 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta quarta-feira (29) que foram liberados antecipadamente R$ 364,4 milhões para estados e municípios aplicarem na alimentação escolar durante a pandemia do novo coronavírus. Os recursos são do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). O valor é referente à parcela do mês de maio destinada às unidades da federação. 

De acordo com as orientações do FNDE, devido à suspensão das aulas por causa da covid-19, a distribuição de alimentos tem de ser feita por meio de kits, que devem ser elaborados conforme as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), levando-se em conta os hábitos alimentares de cada região e a qualidade nutricional, segundo a Agência Brasil.

O Pnae oferece alimentação a cerca de 40 milhões de estudantes da educação básica pública em todo o país diariamente. Desde o início do ano, R$ 1,4 bilhão do programa foram destinados a estados e municípios. 

Secretaria de Saúde atualiza novo boletim Epidemiológico do Covid-19, em Jitaúna; cidade não tem casos suspeitos e nenhum caso foi confirmado

publicado ás 05:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria de Saúde em Jitaúna, divulgou na noite desta quarta-feira (29/04), ás 19hs, mais um novo boletim Epidemiológico do Covid-19 no município. Ainda conforme o card ilustrativo (Imagem acima), agora são: 155 casos sendo monitorados; 56 encontram-se em isolamento domiciliar; 99 foram liberados do Isolamento Domiciliar; 24 deles já foram descartados;

Não há casos suspeitos e nenhum caso foi confirmado para Coronavírus até o momento. A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. Diferente de outras secretarias de saúde de municípios da região, em Jitaúna a secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Estado da Bahia chega a 100 óbitos por covid-19

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

A Bahia teve sua 100ª morte em decorrência do novo coronavírus confirmada. O número foi anunciado no fim da tarde desta quarta-feira (29), em balanço divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesab). Coincidentemente, a marca foi alcançada no mesmo dia em que o estado completou um mês do registro de sua primeira vítima fatal por covid-19.

Em 29 de março, a Sesab informou que um homem de 74 anos tinha falecido em Salvador. O idoso estava internado no Hospital da Bahia, entubado e em diálise contínua. No último levantamento daquele dia, o estado possuía 156 diagnósticos do novo coronavírus.

Já no balanço mais atual da Secretaria da Saúde baiana, há 2.676 pessoas infectadas com o novo coronavírus. Os casos confirmados estão espalhados por 134 municípios, com maior proporção em Salvador (61,25%, com 1.639 pacientes). Ainda de acordo com o boletim, 564 pessoas estão recuperadas da doença.

Jitaúna: Secretaria de Educação informa que a Universidade Para Todos criou a ação Estude em casa

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria Municipal de Educação em Jitaúna informa que o Universidade Para Todos criou a ação Estude em Casa. A UESB lança seu Portal UPT, um espaço virtual no qual é possível acessar informações e materiais didáticos preparatórios para o ENEM e Vestibulares durante o período de isolamento social em razão da pandemia do Covid-19.

Todo conteúdo é de acesso LIVRE e GRATUITO.

OBSERVAÇÃO - É importante destacar que o Portal do UPT é uma ferramenta de apoio do projeto e não substituirá as aulas. As atividades regulares têm previsão de acontecer ainda em 2020.

Veículo com passageiros é assaltado na rodovia Dário Meira-Planalto Íris

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Bahia Notícias / Notícia / Dario Meira, Jaguarari e Seabra ...

Foto: Reprodução

Um veículo modelo Topic foi assaltado na manhã desta quarta-feira (29), na BR-030, rodovia que liga Dário Meira e Planalto Íris. Segundo informações da Polícia, o veículo foi abordado por dois elementos armados e portando máscaras e bonés. Os elementos deram ordem de parada e sacaram as armas, obrigando o motorista com quatro passageiros a parar. Na delegacia as vítimas que residem no distrito de Planalto Íris relataram que os criminosos levaram em torno de R$ 300 reais e três aparelhos celulares. A Polícia Civil investiga o caso. 

Município Itagibá tem o 7º caso de covid-19 confirmado no município

publicado ás 00:10 - quinta-feira, 30 de abril de 2020

Foto: Reprodução

O município de Itagibá teve mais um caso de covid-19 confirmado. Segundo informou a Prefeitura Municipal a confirmação ocorreu na tarde dessa quarta-feira (29), durante a realização de um teste rápido. Conforme a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, o paciente é morador da sede de Itagibá.

Eles está cumprindo isolamento domiciliar, assim como os outros moradores da casa. A secretaria ainda informou que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas para evitar o aumento de casos no município. O órgão ressaltou ainda a importância do isolamento e distanciamento social, como medida principal para evitar o contágio.

Jequié: Acusados de entregar drogas por 'delivery' são presos em ação conjunta

publicado ás 15:45 - quarta-feira, 29 de abril de 2020

Jequié: Acusados de entregar drogas por 'delivery' são presos em ação conjunta

Foto: Divulgação / SSP-BA

Quatro acusados de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas foram presos nesta terça-feira (28) em Jequié. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os suspeitos usavam a modalidade “delivery” para o fornecimento de drogas no município. Drogas, dinheiro e celulares também foram apreendidos com os acusados. A ação, feita para cumprir mandados judiciais, foi realizada em conjunto pela 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), daquela cidade e a Superintendência de Inteligência (SI), da SSP-BA.

Bolsonaro anula nomeação de Alexandre Ramagem para direção-geral da Polícia Federal

publicado ás 15:35 - quarta-feira, 29 de abril de 2020

Bolsonaro anula nomeação de Alexandre Ramagem para direção-geral da Polícia Federal

Foto: Valter Campanato / Ag. Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tornou sem efeito a nomeação de Alexandre Ramagem para assumir o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (29) através de edição extra do diário oficial da União.

Com a medida, a indicação de Ramagem à corporação está anulada. Isto ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspender a nomeação dele à PF. A posse estava marcada para a tarde desta quarta (leia mais aqui).

Bahia lidera lista dos estados com maior nº de crimes violentos nos dois primeiros meses de 2020

publicado ás 15:14 - quarta-feira, 29 de abril de 2020  

A Bahia é o estado com a maior quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos dois primeiros meses de 2020, segundo dados do Monitor da Violência divulgados nesta quarta-feira (29). Os CVLI incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Essa é a primeira parcial divulgada no ano. Em razão da pandemia do novo coronavírus, houve atraso na entrega dos dados e dificuldade para obter os números de todos os estados.

De acordo com a ferramenta, houve 7.743 mortes violentas no primeiro bimestre de 2020. No mesmo período do ano passado, foram 7.195. A Bahia teve 449 CVLIs em janeiro e 477 em fevereiro, totalizando 926. Atrás da Bahia, vieram o Ceará (712), Rio de Janeiro (695), Pernambuco (629), São Paulo (567) e Minas Gerais (506).

Em fevereiro, com relação ao índice por 100 mil habitantes, a Bahia ocupa a quarta posição em fevereiro, com taxa de 3,21. Na frente da Bahia, estão Ceará (4,99), Alagoas (4,29) e Rio Grande do Norte (3,71). A taxa nacional de CVLIs a cada 100 mil habitantes é de 1,9. Em nota, a Secretaria de segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou que, após três anos consecutivos (2017, 2018 e 2019) com reduções de 5%, 11,2% e 9,3%, respectivamente, das mortes violentas, os dados do início de 2020 apontam elevação em algumas áreas. *Com informações do G1

Radialista Ivan Azevedo confirma pré-candidatura a vereador em Jequié no partido do Deputado Zé Cocá.

publicado ás 14:59 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

Foto: Divulgação

O radialista Ivan Azevedo, comunicador da emissora 95 FM, é um dos pré-candidatos pelo Partido Progressista (PP). Ivan anunciou sua filiação aos amigos e colegas de profissão nesta quarta-feira (29). 

Natural de Jequié, crescido na comunidade do Jequiezinho, o radialista diz que decidiu colocar seu nome como pré-candidato a vereador por ver que a população está carente de um representante que lute para mudar a realidade do município.

Em 2020, Ivan completa 27 anos como radialista, tendo passado por algumas emissoras locais. Nos últimos anos, o comunicador tem feito um trabalho assistencial apoiado por empresários da cidade e tendo como fonte de inspiração sua imensa quantidade de amigos e seguidores, nas redes sociais.

Com uma presença ativa junto à população, ouvindo suas demandas e procurando sempre ajudar, através de diversas campanhas sociais, Ivan teria recebido o convite do deputado estadual Zé Cocá e do vice-prefeito, Hassan Iossef, e decidiu que era hora de virar um agente político, colocando seu nome à disposição do partido.

“O deputado Zé Cocá me fez esse convite e eu, entendendo que posso ajudar mais a cidade que tanto amo, aceitei, Usando a minha experiência de radialista e convivendo com o povo, a gente escuta muitas reclamações, muitas são as demandas que a nossa gente tem. Sempre que posso, procuro ajudar as pessoas e, acredito, que como representante dessa parte da sociedade, dos mais humildes, eu posso dar minha parcela de contribuição para mudar essa realidade.”, destacou Ivan Azevedo, que deverá fazer um comunicado oficial usando as suas redes sociais.

Ibicoara: Mulher reage a tentativa de estupro e atira em vizinho com uma espingarda

publicado ás 05:40 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Ibicoara: Mulher reage a tentativa de estupro e atira em vizinho com uma espingarda

Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

Um homem de 39 anos foi atingido com um tiro de espingarda quando tentava abusar sexualmente da vizinha, de 56 anos. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira (27), na comunidade de Mundo Novo, no município de Ibicoara. As informações são do portal Achei Sudoeste.

A polícia foi acionada e o homem foi encaminhado ao Hospital Municipal, onde, após ser medicado, foi levado para a Delegacia de Brumado. Lá, a ocorrência foi registrada, para a adoção das providências cabíveis.

A vítima da tentativa de estupro relatou que o acusado é de Feira de Santana e mora há pouco tempo em Ibicoara. Segundo ela, os vizinhos estão com medo, porque o indivíduo ameaçou a todos depois do ocorrido.

Festas juninas estão canceladas em toda a Bahia, diz Rui Costa

publicado ás 05:35 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Festas juninas estão canceladas em toda a Bahia, diz Rui Costa

Foto: Reprodução / Facebook

O governador Rui Costa (PT) confirmou, nesta terça-feira (28), durante o programa online Papo Correria que nenhuma cidade baiana irá realizar as festividades juninas neste ano de 2020. De acordo com Rui, a medida vale até mesmo para municípios que não possuem casos confirmados da Covid-19. A ideia é evitar a aglomeração e o deslocamento de pessoas entre as cidades. 

"Não teremos esse ano na Bahia festa junina. Não há perspectiva de ter aglomeração em junho. Ainda teremos o vírus circulando, mas eu espero que esteja sob controle. Ainda assim, não podemos viver o risco de perder o controle por conta das festas", disse Rui.

No início de abril, as cidades de Ibicuí, Amargosa, Senhor do Bonfim, Irecê, Miguel Calmon, Seabra, Itaberaba, Piritiba, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus já haviam anunciado o cancelamento dos festejos. 

Ipiaú: Prefeitura anuncia segunda morte pelo novo coronavírus no município

publicado ás 05:05 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Ipiaú: Prefeitura anuncia segunda morte pelo novo coronavírus no município

Foto: Divulgação

A prefeitura de Ipiaú, na região do Médio Rio de Contas, comunicou, no início da noite desta terça-feira (28), o segundo óbito causado pela Covid-19 no município.

A paciente de 82 anos foi internada inicialmente no Hospital Geral de Ipiaú, na última terça (21), e depois foi transferida para o Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, na última sexta (24). Entretanto, não resistiu aos efeitos da Covid-19.

Ipiaú possui 30 casos confirmados do novo coronavírus, com dois óbitos. A prefeitura ainda registra 163 casos suspeitos, sendo que 18 aguardam resultado de exame para confirmação. Até o momento, 11 contaminados já se recuperaram da doença.

Em dia com 474 mortes, Teich vê 'agravamento da situação', mas não anuncia medidas

publicado ás 00:26 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Em dia com 474 mortes, Teich vê 'agravamento da situação', mas não anuncia medidas

Com 474 mortes por coronavírus registradas nas últimas 24 horas no país, o ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou nesta terça-feira (28) que identificou um "agravamento da situação" e que "a curva vem crescendo" no Brasil. No entanto, o titular da Saúde não anunciou nenhuma nova medida e muito menos comentou sobre isolamento social.

Na semana passada, em que o número mais alto de mortes diárias foi de pouco mais de 400, o ministro argumentou que o número elevado poderia estar relacionado ao esforço de confirmar diagnósticos na fila e que deveria seguir sendo observado. Desde então o Brasil tem registrado cerca de 300 mortes diariamente, conforme dados divulgados pelo Ministério diariamente.

Teich, que assumiu a pasta há 10 dias, destacou que o agravamento está "restrito a lugares que a gente sabe que estão vivendo maiores dificuldades". Ele citou Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

O ministro defendeu que é preciso entender "que o Brasil tem que ser tratado de forma diferente para diferente regiões". "A gente vê que nesses casos onde a crise é maior vamos seguir acompanhando para ver a evolução", disse.

Bolsonaro sobre recorde de mortos no Brasil: 'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?'

publicado ás 00:11 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

Bolsonaro sobre recorde de mortos no Brasil: 'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?'

Foto: Reprodução / Época

No dia em que o Brasil ultrapassou o número de mortos oficiais registrados pela China em consequência do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro afirmou lamentar, mas emendou: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", afirmou ao ser questionado sobre os números.

O Brasil registrou 474 óbitos nas últimas 24h e o total de mortes é de 5.017. Os casos registrados no país totalizam 71.886. 

Bolsonaro disse ainda que cabe ao ministro da Saúde, Nelson Teich, explicar os números. 

O recorde diário anterior do Brasil era de 23 de abril, com 407 novas vítimas. O país é agora o 9º país com mais mortes no mundo. Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, ao todo 5.017 pessoas morreram por Covid-19. A China, por sua vez, registra 4.637 mortos, segundo a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, que monitora a pandemia, segundo a Folha de S. Paulo.

A primeira morte por coronavírus na China (e no mundo) foi confirmada em 11 de janeiro. No Brasil, a confirmação do primeiro óbito ocorreu em 17 de março.Em número de pessoas infectadas, o país tem 71.886 casos confirmados e está em 11º lugar, ainda atrás da China, que tem 83.938 casos.?

Mulher morre por Dengue Hemorrágica em Vitória da Conquista

publicado ás 00:10 - quarta-feira, 29 de abril de 2020 

A situação da Dengue tem preocupado dirigentes da Saúde Pública Baiana. Foi por isso que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia tem realizado uma força tarefa no combate ao Mosquito Aedes Aegypti com o Carro Fumacê em Vitória da Conquista. Nesta terça-feira (28) foi registrada a segunda morte por Dengue Hemorrágica na Joia do Sertão Baiano.

A família não autorizou divulgação da identidade, mas essa segunda vítima em trinta dias residia no populoso bairro Guarani onde a infestação do inseto tem se ampliado também em decorrência da imensa quantidade de lixo presente na Reserva Ambiental do Poço Escuro. *Com informações do Blog do Anderson