Ipiaú atinge a marca de 160 infectados por coronavírus

18/05/2020 10:02

Ipiaú atinge a marca de 160 infectados por coronavírus

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú recebeu na quarta-feira (13/05) a confirmação de mais dois casos da Covid-19, elevando o número oficial de infectados para 160. Um dos casos registrados é da moradora da Vila Esperança, que acabou falecendo no Hospital Regional Costa do Cacau em Ilhéus na noite de quarta-feira (ver aqui). O outro caso é de um idoso, de idade não divulgada, que se encontra em isolamento social.

Bahia receberá 7 mil testes para diagnóstico da Covid-19 doados pela Petrobras

publicado ás 06:00 - quinta-feira, 14 de maio de 2020

Bahia receberá 7 mil testes para diagnóstico da Covid-19 doados pela Petrobras

Foto: Divulgação / Sesab

O Fundo Estadual de Saúde da Bahia irá receber um lote de 7 mil testes para diagnóstico da Covid-19. Os testes do tipo RT-PCR, considerados "padrão ouro" pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), serão doados pela Petrobras. 

Os testes doados fazem parte do lote de 600 mil adquiridos pela companhia e doados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Bahia já havia recebido lote anterior com quantidade semelhante. 

A iniciativa integra um conjunto de ações da companhia no combate ao coronavírus. 

Itabuna registra 43 novos casos de coronavírus em apenas 24 horas

publicado ás 06:00 - quinta-feira, 14 de maio de 2020

Itabuna confirmou 43 pacientes infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde local. Às 19h de terça-feira, o município tinha 393 casos confirmados da covid-19. Um dia depois, saltou para 436 casos. É o maior crescimento registrado em apenas um dia desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O município apresenta 2.229 notificações da doença, com 1.389 testes descartados (deram negativo). Há 378 pessoas aguardando o resultado do exame e 631 ainda aguardam a coleta de teste. Conforme a Secretaria de Saúde, Itabuna tem 107 curados ou recuperados da covid-19 e há 5 pacientes internados em UTI e 21 em leito clínico (enfermaria). O total de óbitos chega a 12.

Município de Ibirataia confirma 10º caso de Covid-19

publicado ás 06:00 - quinta-feira, 14 de maio de 2020

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ibirataia, confirmou o 10º caso positivo do Novo Coronavírus (Covid-19) na cidade. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (13), na página institucional.

De acordo com o boletim, foram registradas 87 notificações suspeitas da doença, sendo que, 48 estão cumprindo a quarentena e 15 pessoas estão aguardando os resultados. O número de casos descartados chega a 31. O município também registrou um óbito pela doença na semana passada. Ainda segundo o informativo, todos os confirmados estão em isolamento domiciliar e nenhum internado. A nova confirmação ainda não aparece no boletim epidemiológico divulgado pelo Estado.

A prefeitura continua reforçando as ações no combate a Covid-19, mantendo as barreiras nas entradas da cidade, monitorando a chegada de pessoas de municípios que tem casos da doença, dentre outras relevantes medidas já adotadas. *Informações Ascom/Prefeitura Ibirataia

Governo estuda forma de estender o ‘coronavoucher’ para mais que três meses

publicado ás 20:29 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O coronavoucher, auxílio de R$ 600 dado pelo governo federal a trabalhadores informais microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados durante a crise, pode ser estendido para além dos três meses a que teria como validade inicial. Segundo o jornal O Globo, atualmente o Ministério da Economia estuda duas formas para aumentar o prazo para o auxílio. A primeira é prorrogar o benefício por um período de dois a dois meses. O segundo seria criar um programa de renda básica para ser implementado no momento em que o pico da pandemia passar no país. Oficialmente, o governo não comenta o assunto.

Toque de recolher será estendido para Jequié a partir desta quinta-feira, diz Rui

publicado ás 20:27 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Jequié – Wikipédia, a enciclopédia livre

Foto: Reprodução

Quinta cidade mais afetada proporcionalmente pelo novo coronavírus, a cidade de Jequié também irá adotar o toque de recolher como medida de restrição de circulação. A notícia foi dada nesta noite (13) pelo governador Rui Costa durante uma live nas redes sociais. Segundo o governador, a medida valerá a partir desta quinta-feira (14). Assim como foi aplicado nas cidades de Ipiaú e Itabuna, entre as 20h e 5h, apenas farmácias poderão permanecer em funcionamento.

“Vamos tomar essa medida e se não ajustar vamos aumentar o tempo de restrição. Puxar para as 18h e assim por diante. Precisamos de medidas rígidas para conter a taxa de crescimento. Estamos passando pelo período mais difícil no Brasil”, disse Rui.

Durante a live o governador comentou ainda a preocupação que tem crescido em relação às taxas de crescimento na cidade de Lauro de Freitas. Em sua fala, deu a entender que, caso não reduza a incidência, a cidade poderá ser a próxima a adotar a restrição do toque de recolher. Proporcionalmente, Lauro de Freitas é a sexta cidade mais afetada pela Covid-19 na Bahia. *Com informações do Bahia Notícias (mais…)

Ipiaú registra mais 3 casos de covid-19 e chega a 158 infectados

publicado ás 20:27 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Foto: Giro Ipiaú

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú recebeu nessa quarta-feira (13) a confirmação de mais três casos da Covid-19, elevando o número oficial de infectados para 158. De acordo com o boletim, dos novos casos, dois são adultos jovens e um é idoso. Com a atualização do novo boletim, Ipiaú passa a ter 479 casos registrados como suspeitos para COVID-19, sendo 158 confirmados, 19 pessoas que testaram positivos para COVID já estão curadas, 161 descartados, 37 aguardando resultados, 780 pessoas em quarentena, e 03 óbitos. Conforme dados da Sesab, o município de Ipiaú possui o posto de cidade com a maior taxa de contaminação pela COVID-19 no Estado da Bahia.

Após uso de gravação em inquérito, Bolsonaro decide acabar com reuniões ministeriais

publicado ás 13:44 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Após uso de gravação em inquérito, Bolsonaro decide acabar com reuniões ministeriais

Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta quarta-feira (13) o fim das reuniões ministeriais. A decisão de Bolsonaro acontece após o uso da gravação de um encontro em inquérito de investigação. A informação é do Metrópoles.

Na última reunião, feita na última terça (12), Bolsonaro não permitiu nenhuma gravação e adiantou que não faria mais os encontros.

Segundo o presidente, a partir de agora, os encontros serão individuais, uma vez por mês, após a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, no Palácio da Alvorada. 

O vídeo do dia 22 de abril foi citado pelo ex-ministro Sergio Moro como prova de que Bolsonaro teria tentado interferir na Polícia Federal. O material foi assistido na última terça, com a presença de Moro, advogados, além de integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o advogado-geral da União, José Levi.

Sul da Bahia registra 1,1 mil casos confirmados de coronavírus e 48 mortes

publicado ás 13:41 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Os municípios do sul da Bahia ultrapassaram, nesta terça-feira (12), a barreira dos mil casos confirmados do novo coronavírus. A maior quantidade de infectados são moradores de Itabuna (393), Ilhéus (326), Ipiaú (155) e Uruçuca (57). Essas localidades somam 931 pessoas contaminadas pelo vírus. A lista de municípios com número alto de infectados inclui também Coaraci (26), Buerarema (23), Itajuípe (22), Canavieiras (20), Itagibá (16) e Camacan (12). Há ainda registro de 110 casos da Covid-19 em outros 22 municípios do sul da Bahia.

De acordo com os dados das secretarias municipais de saúde, já são 48 mortes causadas pelo novo coronavírus no sul da Bahia, até a noite desta terça-feira (12). Os óbitos causadas pela doença ocorreram em Ilhéus (16), Itabuna (12), Uruçuca (6), Ipiaú (3), Buerarema (3), Gongogi (2), Gandu (1),Coaraci (1), Itajuípe (1), Jitaúna (1) e Itagibá (1), Itapé (1), Maraú (1), Ubaitaba (1). *Com informações do Blog do Pimenta

Feira, Itapetinga e Jacobina são únicas com guardas aptas a fazer convênios com União

publicado ás 21:29 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Feira, Itapetinga e Jacobina são únicas com guardas aptas a fazer convênios com União

Foto: Reprodução / Secom PMFS

As guardas municipais de Feira de Santana, Itapetinga e Jacobina foram declaradas como aptas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a firmarem convênios junto a órgãos da segurança pública, inclusive com o próprio Ministério para a prática de ações na área de segurança pública.

O aval permite, inclusive, investimentos através dos convênios que possam ser firmados.

Únicas com esse status no estado, as instituições de segurança pública fazem parte de uma lista com outras 37 corporações municipais em todo o país. Dentre os critérios para ser declarada como apta, a guarda deve se submeter ao processo de pré-cadastro através de um questionário e apresentar a lei de criação, edital do último concurso, comprovante de conclusão do último curso de formação, ato legal de criação de Corregedoria e Ouvidoria.

A guarda municipal de Serrinha, na região sisaleira, está com o pedido em análise pelo Ministério da Justiça.

Jequié tem 120 casos positivos de Covid-19 e 54 pessoas aguardam resultados de exames

publicado ás 21:18 - terça-feira, 12 de maio de 2020

93 FM – Jequié » COMENTÁRIO: 25 de outubro, aniversário de Jequié?

Um novo boletim Epidemiológico foi divulgado às 19h desta terça-feira (12) pela Secretaria de Saúde de Jequié e revela que a cidade mantém curva ascendente de novos casos positivos, sendo registrado nas últimas horas 16 novas confirmações de casos da Covid-19. Elevando o município a 120 casos.

Adolescente de 17 anos é apreendido em Aiquara com drogas e motocicleta sem documentação

publicado ás 21:15 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Um jovem de 17 anos foi apreendido pela Polícia Militar na manhã do último domingo (10), em Aiquara, acusado de posse de entorpecentes e motocicleta sem documentação. De acordo a PM, uma guarnição se encontrava dando apoio a equipe da vigilância sanitária, na avenida Jequié, próximo ao cemitério municipal, quando se deparou com um motociclista que trafegava sentido Itajuru-Aiquara, em atitude suspeita. 

A guarnição deu ordem para que ele parasse, mas o elemento fugiu, parando apenas após ser alcançado. Durante revista, os policiais constataram que ele não possuía Carteira de Habilitação (CNH), por ser menor de idade. O adolescente não portava os documentos da moto, que também estava sem a placa, e carregava 6 buchas de maconha.

Ele foi levado, na companhia do Conselho Tutelar, e apresentado na delegacia. A moto e droga foram apreendidas e encaminhadas a delegacia territorial de Aiquara. (Jitaúna Em Dia)

Com mais dois casos confirmados, Itagibá chega a 16 infectados por coronavírus

publicado ás 20:47 - terça-feira, 12 de maio de 2020

A Prefeitura de Itagibá, através do setor do Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, nesta terça-feira (12), recebeu a confirmação, através da realização de testes rápidos, de mais dois casos de coronavírus, elevando para 16 o número de infectados pela Covid-19.

A confirmação é de duas mulheres, de 31 e 49 anos, moradoras da sede de Itagibá. Elas estão em casa em isolamento social. O Departamento de Vigilância Epidemiológica está monitorando as pessoas que mantiveram algum tipo de contato com as duas mulheres

Dos dezesseis casos registrados no município, sete já estão recuperados. Oito estão em tratamento e houve um óbito. A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter o distanciamento social e que as pessoas permaneçam dentro de casa, saindo às ruas, quando for, realmente, necessário e usando máscaras.

Em novo decreto, Prefeito de Jequié flexibiliza reabertura do comércio

publicado ás 20:47 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Foi publicado pela Prefeitura de Jequié na última segunda-feira (11) um novo decreto que estabelece novas medidas para o funcionamento de vários setores do comércio no município que atualmente tem 104 casos confirmados de covid-19. Indo na contramão de decisões anteriores, o decreto flexibiliza e permite o funcionamento de várias atividades comerciais antes proibidas.

Sendo assim, fica liberado o funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 19h, as seguintes atividades comerciais antes proibidas: Setor de gráficas, papelarias, livrarias e xerox; Setor de utensílios domésticos, cama, mesa e banho; Lojas de departamento; Móveis e congêneres; Eletrodomésticos, Eletrônicos e produtos de Informática e Telefonia Móvel; Cosméticos e perfumaria em geral; Vestuário, Calçados, Adereços, Bijuterias e Joalherias; Estabelecimentos do setor de Fotografia; Armarinhos e casas de tecidos; Concessionárias de Veículos novos e usados, dentre outras.  decreto na íntegra

Continuam proibidos de funcionar: Casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; Casas de festas e eventos; Feiras, exposições, congressos e seminários; Cinemas, teatros e museus; Clubes de serviço e de lazer; Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico; Eventos privados como casamentos, formaturas e afins; Clínicas Odontológicas, exceto os atendimentos de urgência; Locais públicos ou privados destinados a quaisquer práticas esportivas; Moto taxistas estarão terminantemente proibidos de transportar passageiros, porém autorizados a transportar produtos e Bares.

Prefeito de Itabuna autoriza férias de 30 dias a servidores do grupo de risco da Covid-19

publicado ás 12:48 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decidiu conceder férias a servidores municipais integrantes do considerado grupo de risco da Covid-19. A decisão consta no Diário Oficial desta terça-feira (12).

Segundo o decreto, as férias serão de 30 dias e os servidores beneficiados terão acesso ”ainda que o período aquisitivo não tenha transcorrido”. O pagamento do adicional de um terço de férias ocorrerá ”até a data a data em que é devida a gratificação natalina”, conforme o texto do decreto.

Itabuna é uma das cidades mais atingidas pela pandemia do coronavírus na Bahia. A partir desta terça-feira (12), o decreto do governador Rui Costa (PT) com toque de recolher na cidade começará a valer.

De acordo com a decisão, ”fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, até 21 de maio”. Com informações do site Bahia Notícias

COVID-19 - Secretaria de Saúde divulga boletim epidemiológico em Jitaúna

publicado ás 11:35 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Jitaúna: População recebe na Nova Praça Albino Cajahyba ...

A secretaria Municipal de Saúde de Jitaúna, divulgou na manhã desta terça-feira (12/05), ás 09hs, um novo Boletim Epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19). De acordo a secretaria até o momento, 266 casos são monitorados, 145 estão em isolamento social, 121 liberados do isolamento social, 52 casos são suspeitos, 24 casos foram descartados, 5 casos confirmados sendo 1 importado de outro município e 1 óbito.  

A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. A secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Adolescente de 13 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Teixeira de Freitas

publicado ás 11:35 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Uma adolescente de 13 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Laila Santos Xavier estava internada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A suspeita é de dengue hemorrágica de acordo com avaliações clínicas, mas amostras foram coletadas para a realização de exames específicos. A adolescente foi enterrada na tarde desta segunda-feira (11). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o número de casos de dengue e chikungunya cresceu na Bahia nos últimos meses. *Com informações do G1

Parecer do TCU defende adiamento das provas do Enem 2020

publicado ás 00:06 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Parecer do TCU defende adiamento das provas do Enem 2020

Foto: Reprodução

A secretaria de controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU) manifestou parecer favorável ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. 

O órgão agora aguarda uma posição do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova, antes de se decidir. Caso ele aceite o parecer interno, o Inep será forçado a adiar o exame, diz o portal Metrópoles.

A provocação ao órgão foi feita pelos deputados federais do PDT Idilvan Alencar (CE) e Tulio Gadêlha (PE), que pedem o adiamento da prova alegando que, como a pandemia suspendeu aulas em todo o país, dificuldades no acesso a conteúdo e professores on-line podem piorar as desigualdades entre alunos na prova.

As inscrições do Enem foram iniciadas nesta segunda-feira (11) e seguem até o dia 22 de maio. 

Rui Costa indica que “hotéis” serão utilizados para abrigarem pacientes infectados pela covid-19

publicado ás 21:06 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Em live realizada nesta segunda-feira (11), o governador Rui Costa (PT) comentou sobre a utilização de rede hoteleiras para abrigarem pacientes infectados com a Covid-19. A medida inicialmente seria implantada em cidades do sul da Bahia, como Ilhéus e Itabuna, que estão com grande números de casos da doença e já registraram um total de 32 mortes relacionadas ao vírus.  “A primeira medida que estamos implementando agora em Ilhéus e Itabuna é a medida de colocar hospedados as pessoas que deram positivas. E nós estamos localizando pousadas e hotéis de Ilhéus e Itabuna. Enviamos para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que paga R$ 500 reais para as pessoas que aceitarem ficar os 14 dias internadas”, afirmou o governador na live.

Coronavírus: Bahia registra 5.808 casos confirmados e o total de 214 óbitos

publicado ás 21:06 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

O número de mortes na Bahia pelo novo coronavírus subiu para 214 na tarde desta segunda-feira  (11), segundo o mais recente boletim da secretaria estadual de Saúde da Bahia (Sesab). Ao todo, 5.808 casos confirmados de Covid-19 foram registrados em todo o estado. Outros 1.436 pacientes já se recuperaram da doença e 4.158 permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica. Os casos confirmados ocorreram em 172 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (66,87%). Os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são em Ipiaú (2.441,52), Uruçuca (2.095,52), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.038,30) e Salvador (1.352,20).

A Secretaria de Saúde de Jequié, apresentou às 19h, desta segunda-feira (11), boletim epidemiológico do coronavírus, confirmando que o município vem registrando um índice crescente de novos casos de Covid-19.

Câmara de vereadores de Jequié pode cassar o prefeito nesta terça-feira, 10 votos são suficientes

publicado ás 20:59 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Câmara de vereadores de Jequié pode cassar o prefeito nesta terça-feira, 10 votos são suficientes

Os vereadores da Câmara Municipal de Jequié podem entrar para a história da política na cidade nesta terça-feira(12), pode ocorrer a cassação do Prefeito Sérgio da Gameleira. Segundo o Presidente, Emanuel Campos, 10 votos são suficientes para o afastamento de Sérgio da Gameleira. A oposição conta com os votos dos parlamentares Guião, Ivan do Leite, Gutinha, Regis Silva, Colorido, Laninha, Careca, Gilvan, Joaquim Caires e Dorival Junior, votos suficiente para afastar o prefeito. 

O pedido de afastamento será apresentado a partir das 17 horas, sem a presença do público, mas com transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara de Jequié. Caso as previsões se confirmem o vice prefeito Hassan Youssef assume imediatamente o posto de Prefeito. *Informações do blog Junior Mascote

Pedidos de seguro-desemprego crescem 22% no mês passado em relação a abril de 2019

publicado ás 20:31 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia informou nesta segunda-feira (11) que o número de pedidos de seguro-desemprego em abril foi 22,1% maior que em abril do ano passado. O aumento dos pedidos se dá em meio à crise econômica provocada pelo avanço da pandemia da Covid-19. Em relação a março deste ano, houve um aumento de 39,4% no número de requerimentos.

Em abril, 41,6% dos pedidos vieram de trabalhadores do setor de serviço, seguido por comércio, com 27,7%, pela indústria (19,(%) e peal agropecuária (3,7%). De janeiro a abril de 2020 foram feitos 2,337 milhões de pedidos de seguro-desemprego, um aumento de 1,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 2,306 milhões de pedidos.

Em nota, a Secretaria de Trabalho estimou que até 250 mil pedidos ainda devem ser feitos nos meses seguintes por não poderem ter sido feitos de forma presencial nos meses de março e abril. Isso porque o trabalhador formal que tem direito ao seguro-desemprego tem até 120 dias para pedir o benefício. *Com informações do G1

Município Jequié registra 15 novos casos de covid-19; número de infectados chega a 104

publicado ás 20:26 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O município de Jequié vem registrando um índice crescente de novos casos de Covid-19. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, apresentou na noite dessa segunda-feira (11), o Boletim Epidemiológico do Coronavírus. Conforme a secretaria, foram registrados mais 15 novos casos positivos, totalizando que 104 testaram positivo para a doença, dando um salto exponencial entre os casos registrados no boletim de domingo, dia 10, para o dessa segunda-feira. Destes, 61 foram diagnosticados por meio do método laboratorial RT-PCR. 67 pacientes encontram-se recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença. 56 casos suspeitos estão aguardando resultado. O número dos que estão em quarentena, também, está em ritmo crescente, com 775 pessoas.

Rui anuncia toque de recolher em Ipiaú; medida já vem sendo adotada por decreto municipal

publicado ás 20:26 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Foto: Divulgação

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, no início da noite desta segunda-feira (11), o governador Rui Costa anunciou que as cidades de Ipiaú e Itabuna terão toque de recolher, já a partir desta terça-feira (12). Vale ressaltar que o município de Ipiaú já tem um Toque de Recolher por meio de Decreto Municipal, das 20h às 05h do dia seguinte e que a partir dessa terça-feira (12), passa a vigorar das 19h às 05h.

A medida conjunta do Governo da Bahia e das prefeituras destes municípios valerá inicialmente por 10 dias e determina a proibição de circulação de pessoas e a suspensão de qualquer atividade comercial, com exceção de farmácias, das 20h às 5h. A resolução inclui, ainda, o fechamento de vias com registro de fluxo intenso, mesmo durante a quarentena.

De acordo com o governador, esta série de providências tem o intuito de reduzir drasticamente a taxa de contágio da Covid-19, nestes municípios. “Todas as medidas objetivam diminuir consideravelmente a curva de contaminação. São dez dias decisivos para mudar os números assustadores que essas cidades têm apresentado e esperamos contar com o apoio e compreensão da população”, afirmou. Conforme dados da Sesab, o município de Ipiaú possui o posto de cidade com a maior taxa de contaminação pela COVID-19 no Estado da Bahia.

Vou sair em 1º de janeiro de 2027, diz Bolsonaro ao ser indagado sobre impeachment

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Vou sair em 1º de janeiro de 2027, diz Bolsonaro ao ser indagado sobre impeachment

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Confrontado sobre a possibilidade de renúncia ou impeachment, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que vai sair do Palácio do Planalto somente em 1º de janeiro de 2027, sugerindo que será reeleito em 2022.

Bolsonaro não quis falar com a imprensa neste domingo (10), mas conversou com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

Em meio ao público, um dos visitantes afirmou: a "democracia pede sua renúncia ou impeachment". Surpreso com a declaração, o presidente disse: "Vou sair em 1º de janeiro de 2027". Pedidos de impeachment de Bolsonaro foram apresentados à Câmara, mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não deu decidiu sobre isso. Bolsonaro esteve em evento para revelação do sexo do filho de Eduardo Bolsonaro, deputado federal do PSL por São Paulo, e Heloísa Wolf. Nas redes sociais, Eduardo publicou um vídeo, no qual ele usa uma arma para estourar um balão, que revelou a cor rosa, indicativo de sexo feminino.

Após o evento, Bolsonaro retornou ao Palácio da Alvorada. Questionado por alguns apoiadores sobre qual o sexo da futura neta, o presidente disse que não responderia para não gerar polêmica.

Passa de 200 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Passa de 200 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia

Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

Chega a 202 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia, de acordo com o mais recente balanço divulgado, na noite deste domingo (10), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com a pasta, o estado possui 5.558 infecções confirmados pela doença. Deste número, 1.391 já estão curados e 3.965 ainda são considerados como casos ativos.

Por toda unidade da federação há 171 municípios com casos confirmados do novo coronavírus. Destes, Salvador concentra a maioria dos testes positivos com 66,05%. Com base no coeficiente de incidência para cada 1 milhão de habitantes, o município com maior taxa é Ipiaú, com 2.444,52, seguido por Uruçuca (2.095,62), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.538,30) e Salvador (1.277,70). 

A Sesab também fez um levantamento sobre os profissionais da área da saúde mais afetados pela doença. No estado há 166 técnicos ou auxiliares de enfermagem infectados. Em seguida aparecem os enfermeiros, com 141 testes positivos. Os médicos contabilizam 117 infectados e outras especialidades somam 217 diagnósticos para Covid-19. 

Motoristas com CNH vencida após 19 de fevereiro não precisam renovar durante pandemia

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Os motoristas que tiveram a carteira de habilitação (CNH) vencida desde o dia 19 de fevereiro não vão precIsar renovar o documento enquanto durarem as restrições em prevenção ao coronavírus. A decisão consta em decreto publicado ontem (8).

Aqueles cuja validez da CNH expirou antes do dia definido, devem marcar, por meio do SAC Digital, a renovação de sua carteira. A portaria publicada ontem (8) no Diário Oficial do Estado regulamenta a medida, em caráter temporário.

Os municípios baianos em que o Detran-BA está funcionando são Salvador, Candeias, Barreiras, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Irecê, Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Fonte: (Metro 1)

Coronavírus tem avançado mais rápido em cidades pequenas, diz Fundação Oswalvo Cruz

publicado ás 20:56 - domingo, 10 de maio de 2020

Nas últimas duas semanas, o novo coronavírus teve avanço maior em divindades menores, segundo estudo da Fundação Oswalvo Cruz (Fiocruz). O aumento de novos casos em municípios com até 20 mil habitantes subiu 50% no período. Segundo os responsáveis pelo estudo, o avanço da Covid-19 em direção às cidades menores é mais preocupante em razão da menor disponibilidade e capacidade de seus serviços de saúde.

”O impacto do avanço da doença nos pequenos municípios está ligado ao fluxo de mais pessoas que precisam de atendimento especial”, explica Mônica Magalhães, especialista em Geoprocessamento Aplicado à Saúde e Ambiente e pesquisadora do MoitoraCovid-19.

Segundo a pesquisadora, o volume de pessoas que vão buscar assistência em centros maiores sempre existiu, mas na pandemia o volume desse fluxo cresceu muito. ”Já vemos muito mais gente saindo dos municípios pequenos para os maiores, porque o número de casos de urgência é muito mais elevado do que a gente costuma acompanhar pelos indicadores de saúde, de uma maneira geral”.

Médico morre em Jequié com suspeita de Covid-19; Hospital Prado Valadares divulga Nota de Pesar

publicado ás 20:56 - domingo, 10 de maio de 2020

A direção do Hospital Geral Prado Prado Valadares-HGRP divulgou Nota de Pesar, na manhã neste domingo (10), em sua página oficial no Facebook, pelo falecimento do médico Ramon Barbosa dos Santos, 43 anos. De acordo com a nota, o profissional estava atuando na Sala de Estabilização (vermelha) do hospital, tendo apresentado os sintomas da Covid-19, no sábado (9), quando recebeu atendimento foi entubado e, internado na UTI da unidade pública. 

Diante do agravamento do seu quadro, ainda na manhã deste domingo (10) foi providenciada a sua remoção por via área para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, tendo o paciente evoluído a óbito, ainda no início do percurso. O médico Ramon Barbosa, que é natural de Jequié, que residia com a mãe e familiares no bairro Jequiezinho, no ano passado trabalhava em Feira de Santana, posteriormente, após ser vítima de um sequestro relâmpago (17/abril/2019), retornou depois para Jequié, passando a atuar em unidades de saúde da região. 

Ultimamente ele trabalhava também, no Hospital São Vicente, onde funciona um centro de triagem de pacientes do novo coronavírus, por designação da Secretaria de Saúde do Estado.

Ibicuí: Fábrica de calçados da aviso prévio a 345 funcionários

publicado ás 09:37 - domingo, 10 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A unidade de Ibicuí da indústria de calçados Lia Line decidiu encerrar as suas atividades e deu aviso prévio a todos os seus 345 empregados, em razão da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações do Sindicato de Verdade, nas demais unidades da fábrica, os empregados da Lia Line vão continuar trabalhando com horários e salários reduzidos, nos termos da Medida Provisória nº 936, do governo federal, o que já foi adotado em Itapetinga pela Vulcabras/Azaleia, segundo o Sudoeste Hoje.

Além de Ibicuí, a Lia Line tem fábricas em Itororó, distrito de Bandeira do Colônia (Itapetinga), Firmino Alves e distrito de Itaiá (Firmino Alves), além de Camacã e Conceição do Coité.

Em novo boletim, Ipiaú tem 1 caso confirmado de coronavírus e 9 descartados

publicado ás 09:19 - domingo, 10 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O município de Ipiaú teve mais um caso confirmado de Covid-19. A informação consta no novo boletim divulgado pela secretaria de Saúde do município. Assim, sobe para 136 o número de infectados. O novo paciente testado positivo é um homem de 46 anos. A secretária de Saúde, Laryssa Dias informou ao GIRO que nesse sábado (09) foram analisadas, pelo Lacen, 10 coletas, 09 testaram negativo.

A secretária acrescentou ainda que foram realizados 60 testes rápidos em pessoas que estavam sendo acompanhadas pelo Disk Covid, todos deram negativo. Larissa ressaltou a importância das testagens realizadas no município. “É uma diferença grande e significante. Acendemos uma luz num quarto escuro com nossa testagem”, comentou.

A atualização dos dados divulgados neste sábado (09) mostra 435 casos notificados, 136 confirmados, 147 descartados, 18 curados e 02 óbitos. 40 pessoas aguardam resultado de coletas e 709 estão em quarentena. *Nota do Giro Ipiaú

Caixa Econômica Federal abrirá 39 agências na Bahia neste sábado (09) para pagamento do auxílio emergencial

publicado ás 20:45 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

A agência 1 da Caixa Econômica Federal localizada na Rua Colombo de Novaes, em Jequié estará funcionando neste sábado (9), juntamente com outras 38 filiais da instituição pública de crédito na Bahia, O funcionamento se dará para o pagamento do auxílio emergencial dos beneficiários que recebem pela Poupança Social Digital. As unidades funcionarão das 8h às 12h. A Caixa ressaltou que não é necessário que as pessoas madruguem nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas. “Mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua”, informou em nota. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o pagamento do auxílio tem gerado aglomerações nas agências do banco e sendo alvo de denúncias. Quanto as aglomerações, a Caixa informou que “está atuando apara que as filas sejam reduzidas”.

As 39 agências que irão abrir estão nos municípios de:

Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Cruz das Almas (1); Eunápolis (1); Feira de Santana (3); Guanambi (1); Ilhéus (1); Ipiaú (1); Ipirá (1);  Irecê (1); Itaberaba (1); Itabuna (1); Itapetinga (1); Jacobina (1); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (1); Paulo Afonso (1); Porto Seguro (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (5); Santa Maria da Vitória (1); Santo Antônio de Jesus (1); Seabra (1); Senhor do Bonfim (1); Serrinha (1); Simões Filho (1); Teixeira de Freitas (1); Valença (1); e Vitória da Conquista (2).

Município de Jitaúna confirma mais um caso positivo do novo coronavírus

publicado ás 20:45 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jitaúna Bahia - Página ...

Mais um caso do novo coronavírus foi confirmado nesta sexta-feira (08), no município de Jitaúna. De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura através da Secretaria de Saúde, agora o município tem cinco casos confirmados da Covid-19, porém 3 deles aguardam contraprovado Lacen, 25 casos são suspeitos, 24 descartados, 220 monitorados, 101 em isolamento social, 119 liberados do isolamento, 1 caso importado de outro município e 1 óbito.

A prefeitura não deu detalhes sobre sexo e idade do novo paciente. Também não foi informado se ele teve contato com outras pessoas diagnosticadas com a doença. O boletim foi divulgado ás 10hs. (Jitaúna Em Dia)

Com recorde de mortes em 24 horas, Bahia registra 183 óbitos por Covid-19

publicado ás 19:34 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Com recorde de mortes em 24 horas, Bahia registra 183 óbitos por Covid-19

Foto: Reprodução / Abar.org

A Bahia chegou a 4.818 casos de coronavírus na noite desta sexta-feira (8). Foram 290 a mais do que o registrado no boletim da noite de ontem (7). Quanto ao número de mortes, um recorde em 24 horas: foram 18 óbitos confirmados, totalizando 183.

Outros dados divulgados no boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicam que 10.864 casos já foram descartados e outros 3.625 seguem sob investigação.

Morre homem que ateou fogo em quarto de hospital em Salvador

publicado ás 19:34 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O paciente que estava internado no Hospital Espanhol e foi transferido após incendiar um colchão e tentar se jogar da janela (relembre aqui) morreu na madrugada desta sexta-feira (8) no Hospital Municipal de Cajazeiras. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A causa do óbito ainda é desconhecida. Vale lembrar que o homem de 55 anos, residente de Santo Amaro, testou negativo para o novo coronavírus após o caso. Ele vinha se recuperando de um traumatismo craniano e de fraturas provenientes da queda. Após o episódio, o governo da Bahia instalou grades nas janelas do Hospital Espanhol para evitar casos semelhantes.

Justiça suspende cobrança de conta de luz de bares, hotéis e restaurantes na Bahia

publicado ás 13:10 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Foto: Redes Sociais

A juíza titular da 17ª Vara de Relações de Consumo de Salvador, Marielza Brandão Franco, deferiu liminar suspendendo a cobrança das contas de energia elétrica de hotéis, restaurante e bares da Bahia pelo período de 120 dias. A decisão, que vale para os meses de março a junho, ocorreu a pedido da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação do Estado da Bahia (FeBHA).

“É uma medida que beneficia 4 mil hotéis e 26 mil bares e restaurantes. A decisão da magistrada foi boa, mas o ponto principal ainda não foi julgado, que é a exclusão da cobrança da demanda contratada. A Coelba continua nos cobrando, mesmo o setor não estando utilizando o serviço”, disse Silvio Pessoa, presidente da FeBHA. “Esperamos que dentro de um mês, tenhamos uma posição favorável em relação a isso”.

Pessoa diz que o setor de turismo foi o primeiro a sofrer os impactos da pandemia do coronavírus e será a último a se recuperar. “Estamos na UTI”, diz, informando ainda que a entidade também entrou com ações contra a Embasa e os cartórios.

Em nota, a Coelba informou que não foi notificada sobre a decisão liminar da Justiça baiana que determina a suspensão de cobrança das contas de energia das empresas que compõe a categoria hotéis, restaurante, bares e similares. “A Coelba esclarece ainda que, como empresa regulada, atende as deliberações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, afirma a companhia.

Agência dos Correios vão ajudar no cadastro do auxílio emergencial

publicado ás 13:10 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Pessoas que não têm acesso à internet para fazer a solicitação do auxílio emergencial poderão, a partir da semana que vem, fazer o cadastro ou eventuais correções das informações já fornecidas nas agências dos Correios em todo o país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) pelo Ministério da Cidadania. O ministro Onyx Lorenzoni afirmou que a iniciativa deve passar a vigorar a partir de “segunda ou terça-feira”.

“As pessoas que têm mais dificuldade, que não conseguiram alguém ou uma instituição que se dispusesse a auxiliá-las, poderão ir às agências dos Correios, fazer ou refazer o seu cadastramento, absolutamente gratuito. Os funcionários dos Correios em todas as agências vão ajudar que essas pessoas que têm mais dificuldade possam obter seu auxílio emergencial.”

Lorenzoni acrescentou que apenas a ajuda no cadastro será oferecida nos Correios. “Lá não é lugar para ir receber dinheiro”. O pagamento para aqueles que têm direito a receber continua a ser feito na Caixa e na rede bancária. O secretário-executivo da pasta, Antônio Barreto, ressaltou que o aplicativo e o site criados para a solicitação estão atendendo a um grande número de beneficiários, mas que existem “fragilidades”, diante da urgência e da dimensão da operação para pagar o auxílio.

Brasil tem mais de 135 mil casos de Covid-19; número de mortes vai a 9.146

publicado ás 20:39 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Brasil tem mais de 135 mil casos de Covid-19; número de mortes vai a 9.146

Foto: Unsplash

Com mais 9.888 casos, o Brasil chegou a 135.106 diagnósticos do novo coronavírus. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta quinta-feira (7). 

Quanto às mortes, de acordo com dados oficiais, o país contabilizou 9.146 óbitos por Covid-19, 610 a mais do que ontem. A taxa de letalidade atual é de 6,8%.

Pouco mais cedo, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também divulgou os números do estado: são 4.528 diagnósticos, com 165 mortes em decorrência do novo coronavírus (veja aqui).

Itagibá tem mais um caso confirmado do coronavírus e chegando a 11 casos

publicado ás 20:18 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O município de Itagibá registrou, na tarde desta quinta-feira (07), a confirmação, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a confirmação do décimo primeiro caso de Covid-19 no município. A paciente é uma mulher, de 30 anos, moradora da sede de Itagibá. Segundo a secretaria, ela está internada no Prado Valadares, em Jequié. O Departamento de Vigilância Epidemiológica está monitorando as pessoas que mantiveram contato com a paciente. Dos onze casos registrados no município, cinco já estão recuperados. Cinco estão em tratamento e houve um óbito. A secretaria informa ainda, que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas pela secretaria e pela gestão municipal para evitar o aumento de casos no município. 

Rui anuncia ‘auxílio’ de R$ 500 a pessoas com Covid-19 para frear disseminação do vírus

publicado ás 20:18 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Bahia Notícias – A fim de conter a disseminação do novo coronavírus e evitar que o colapso do sistema de saúde da Bahia, o governador Rui Costa (PT) anunciou um auxílio de R$ 500 a pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e ainda monitoradas epidemiológicamente, os chamados casos ativos. O objetivo dessa espécie de “voucher” é fazer com que elas cumpram o isolamento a rigor em um local pré-definido e não transmitam o coronavírus a outras pessoas.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (7), o governador afirmou que vai enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa (AL-BA) ainda hoje, mas já está em contato com os gestores municipais para articular a execução da proposta. “Tem um teto máximo, que, no caso do estado, está limitado a mil pessoas”, explicou o governador.

“A primeira metade será paga no sétimo dia [de isolamento] que ela estiver no ambiente e a outra metade no 14º dia. (…) Focando nas cidades com maior número de casos e, evidente, vendo qual o espaço que nós temos para ofertar a cada pessoa”, explicou. O pagamento será feito em parceria com as prefeituras.

Governador Rui Costa diz que pode decretar lockdown para Ipiaú

publicado ás 11:09 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Foto: GIro Ipiaú

O governador Rui Costa afirmou nesta quinta-feira, 7, que a cidade de Ipiaú pode sofrer lockdown (bloqueio total) nos próximos dias por causa do rápido aumento de casos de coronavírus na cidade. A informação é do A Tarde. De acordo com Rui, Ipiaú é, atualmente, um dos municípios do interior que mais preocupa o governo estadual em função da velocidade no crescimento de contaminados, assim como Ilhéus e Itabuna.

Com 121 casos confirmados, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do município, Ipiaú tem a maior taxa de incidência do estado. O coeficiente, que calcula a quantidade de contaminações atestadas por um milhão de habitantes, é de 1.983,74. Duas mortes pela doença foram confirmadas na cidade. “Há um crescimento muito acelerado. É uma cidade que podemos tomar uma medida mais rígida de fechamento”, confirmou o governador, em entrevista a rádios do sudoeste baiano.

Prefeitura realiza limpeza e desinfecção de ruas em Jitaúna

publicado ás 11:02 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

A Secretaria de Serviços Públicos e Urbanismo realizou na manhã desta quarta-feira (06), a realização de desinfecção de ruas do município. O trabalho, feito com um auxílio dos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo a prevenção e enfrentamento ao coronavírus. 

De acordo com a secretária de Saúde do município, Patricia Lopes, o trabalho de desinfecção foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura. A desinfecção contém produtos como: Sanitária com bactericida, fungicida e protozoaricida Herbalvet, na área da rua onde foi confirmada a primeira morte em decorrência de covid-19 no município.

A prefeitura de Jitaúna, através do chefe do executivo municipal, Patrick Lopes, agradeceu o zelo e o profissionalismo dos servidores envolvidos na missão. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Jitaúna e mais três cidades estarão com transporte suspenso pelo Governo do Estado

publicado ás 08:25 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Jitaúna: Praça Albino Cajahyba e reconstruída e entregue a população

Os municípios de  Jitaúna, Itapé, Jacobina e Tucano terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (08). A restrição envolve a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 

A medida, que tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (07). O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Acajutiba, Ipirá e Serra Preta, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19. Jitaúna tem 4 casos confirmados de coronavírus e um óbito registrado no fim de semana. 

Jitaúna: Após primeiro óbito secretaria de Saúde confirma mais 4 casos do covid-19

publicado ás 05:35 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Jitaúna : IBGE divulga número de habitantes em Jitaúna e Região

O município de Jitaúna, anunciou na noite desta quarta-feira (06/05), horas depois do primeiro óbito a confirmação de 4 casos de coronavírus (Covid-19), 3 deles fizeram os testes rápidos e aguardam a contraprova do LACEN. Segundo a secretaria de Saúde todos são residentes da cidade e vem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Até o momento, 24 casos foram descartados, 212 casos são monitorados, 98 estão em isolamento social, 114 liberados do isolamento social e 1 óbito. 

O paciente era um homem de 50 anos, e possuía comorbidades (era diabético, hipertenso, histórico de acidente vascular cerebral sem sequelas). Esteve internado no hospital Prado Valadares em Jequié onde veio a óbito no sábado (02). O paciente morava em Jitaúna há cinco meses. O resultado de contraprova foi divulgado pelo LACEN como positivado. O sepultamento ocorreu em Jequié. (Jitaúna Em Dia)

Jequié: Câmara nega pedido de abertura de créditos adicionais para a prefeitura

publicado ás 00:35 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Jequié: Câmara nega pedido de abertura de créditos adicionais para a prefeitura

(Foto: Emanuel Jr.)

A Câmara Municipal de Jequié negou, por unanimidade, autorização ao pedido do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), de abertura de créditos adicionais. A votação ocorreu nesta quarta-feira (6), em sessão extraordinária convocada a pedido do Executivo. As informações são do Blog Marcos Frahm.

Segundo os vereadores, no início deste ano, foi concedido um crédito adicional de 10%, que representa R$ 59.568.900,00 e, desse valor, a atual gestão suplementou R$ 28.495.937,61, restando um saldo de R$ 31.072.962,39.

Vereadores se revezaram em discursos argumentando que o Legislativo considera inócuo o pedido do prefeito e, por isso, sem cabimento antecipar novo crédito suplementar, visto que a prefeitura não gastou ainda o que foi dado três meses atrás. Dos 19 vereadores, 18 participaram na sessão.

Brasil tem novo recorde com 615 mortes e mais de 10 mil casos de coronavírus em 24h

publicado ás 00:30 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

O Brasil estabeleceu mais um recorde diário de mortes e casos de coronavírus nesta quarta-feira (6). A partir dos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, foram constatados 615 óbitos e 10.503 casos diagnósticos positivos para a Covid-19 em 24. Desta forma, o país chegou a 8.536 mortes e 125.218 casos do vírus. O índice de letalidade é de 6,8%.

A Bahia registrou, nas últimas horas, 54 novos casos confirmados de coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta quarta-feira (6), o estado totaliza 4.301 pessoas contaminadas com a doença, com 160 mortes, 14 a mais do que os números apresentados na última terça-feira (5).

Salvador: Mulher é ‘chutada’ para fora de ônibus por passageiros por não usar máscara

publicado ás 00:15 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Brutal: Mulher é 'chutada' para fora de ônibus por passageiros por ...

Uma mulher foi agredida e expulsa de um ônibus de Salvador por não usar máscara. Segundo o G1, a agressão aconteceu na última terça-feira (5), na região da Estação Pirajá. O Consórcio Integra, administrador do sistema de serviço dos ônibus da capital, confirmou a veracidade da situação, e afirmou que os passageiros ficaram irritados porque a mulher estava no veículo sem máscara e se recusou a colocar. Ela foi literalmente chutada para fora do ônibus com pontapés e agressões verbais.

A empresa relata que a mulher entrou no ônibus usando máscara e, ao passar pela catraca, retirou o equipamento de proteção, o que causou a revolta em alguns passageiros. Vale ressaltar que, desde o dia 23 de março, é obrigatório o uso de máscaras na capital baiana. A medida foi implantada via decreto assinado pelo prefeito ACM Neto (DEM). Ao Bahia Notícias, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que uma guarnição foi se deslocou até o local, mas não encontrou nenhum dos envolvidos na confusão. (Ver Vídeo)

Ipiaú atinge a marca de 160 infectados por coronavírus

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú recebeu na quarta-feira (13/05) a confirmação de mais dois casos da Covid-19, elevando o número oficial de infectados para 160. Um dos casos registrados é da moradora da Vila Esperança, que acabou falecendo no Hospital Regional Costa do Cacau em Ilhéus na noite de quarta-feira (ver aqui). O outro caso é de um idoso, de idade não divulgada, que se encontra em isolamento social.

Bahia receberá 7 mil testes para diagnóstico da Covid-19 doados pela Petrobras

publicado ás 06:00 - quinta-feira, 14 de maio de 2020

Bahia receberá 7 mil testes para diagnóstico da Covid-19 doados pela Petrobras

Foto: Divulgação / Sesab

O Fundo Estadual de Saúde da Bahia irá receber um lote de 7 mil testes para diagnóstico da Covid-19. Os testes do tipo RT-PCR, considerados "padrão ouro" pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), serão doados pela Petrobras. 

Os testes doados fazem parte do lote de 600 mil adquiridos pela companhia e doados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Bahia já havia recebido lote anterior com quantidade semelhante. 

A iniciativa integra um conjunto de ações da companhia no combate ao coronavírus. 

Itabuna registra 43 novos casos de coronavírus em apenas 24 horas

publicado ás 06:00 - quinta-feira, 14 de maio de 2020

Itabuna confirmou 43 pacientes infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde local. Às 19h de terça-feira, o município tinha 393 casos confirmados da covid-19. Um dia depois, saltou para 436 casos. É o maior crescimento registrado em apenas um dia desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O município apresenta 2.229 notificações da doença, com 1.389 testes descartados (deram negativo). Há 378 pessoas aguardando o resultado do exame e 631 ainda aguardam a coleta de teste. Conforme a Secretaria de Saúde, Itabuna tem 107 curados ou recuperados da covid-19 e há 5 pacientes internados em UTI e 21 em leito clínico (enfermaria). O total de óbitos chega a 12.

Município de Ibirataia confirma 10º caso de Covid-19

publicado ás 06:00 - quinta-feira, 14 de maio de 2020

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ibirataia, confirmou o 10º caso positivo do Novo Coronavírus (Covid-19) na cidade. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (13), na página institucional.

De acordo com o boletim, foram registradas 87 notificações suspeitas da doença, sendo que, 48 estão cumprindo a quarentena e 15 pessoas estão aguardando os resultados. O número de casos descartados chega a 31. O município também registrou um óbito pela doença na semana passada. Ainda segundo o informativo, todos os confirmados estão em isolamento domiciliar e nenhum internado. A nova confirmação ainda não aparece no boletim epidemiológico divulgado pelo Estado.

A prefeitura continua reforçando as ações no combate a Covid-19, mantendo as barreiras nas entradas da cidade, monitorando a chegada de pessoas de municípios que tem casos da doença, dentre outras relevantes medidas já adotadas. *Informações Ascom/Prefeitura Ibirataia

Governo estuda forma de estender o ‘coronavoucher’ para mais que três meses

publicado ás 20:29 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O coronavoucher, auxílio de R$ 600 dado pelo governo federal a trabalhadores informais microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados durante a crise, pode ser estendido para além dos três meses a que teria como validade inicial. Segundo o jornal O Globo, atualmente o Ministério da Economia estuda duas formas para aumentar o prazo para o auxílio. A primeira é prorrogar o benefício por um período de dois a dois meses. O segundo seria criar um programa de renda básica para ser implementado no momento em que o pico da pandemia passar no país. Oficialmente, o governo não comenta o assunto.

Toque de recolher será estendido para Jequié a partir desta quinta-feira, diz Rui

publicado ás 20:27 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Jequié – Wikipédia, a enciclopédia livre

Foto: Reprodução

Quinta cidade mais afetada proporcionalmente pelo novo coronavírus, a cidade de Jequié também irá adotar o toque de recolher como medida de restrição de circulação. A notícia foi dada nesta noite (13) pelo governador Rui Costa durante uma live nas redes sociais. Segundo o governador, a medida valerá a partir desta quinta-feira (14). Assim como foi aplicado nas cidades de Ipiaú e Itabuna, entre as 20h e 5h, apenas farmácias poderão permanecer em funcionamento.

“Vamos tomar essa medida e se não ajustar vamos aumentar o tempo de restrição. Puxar para as 18h e assim por diante. Precisamos de medidas rígidas para conter a taxa de crescimento. Estamos passando pelo período mais difícil no Brasil”, disse Rui.

Durante a live o governador comentou ainda a preocupação que tem crescido em relação às taxas de crescimento na cidade de Lauro de Freitas. Em sua fala, deu a entender que, caso não reduza a incidência, a cidade poderá ser a próxima a adotar a restrição do toque de recolher. Proporcionalmente, Lauro de Freitas é a sexta cidade mais afetada pela Covid-19 na Bahia. *Com informações do Bahia Notícias (mais…)

Ipiaú registra mais 3 casos de covid-19 e chega a 158 infectados

publicado ás 20:27 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Foto: Giro Ipiaú

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú recebeu nessa quarta-feira (13) a confirmação de mais três casos da Covid-19, elevando o número oficial de infectados para 158. De acordo com o boletim, dos novos casos, dois são adultos jovens e um é idoso. Com a atualização do novo boletim, Ipiaú passa a ter 479 casos registrados como suspeitos para COVID-19, sendo 158 confirmados, 19 pessoas que testaram positivos para COVID já estão curadas, 161 descartados, 37 aguardando resultados, 780 pessoas em quarentena, e 03 óbitos. Conforme dados da Sesab, o município de Ipiaú possui o posto de cidade com a maior taxa de contaminação pela COVID-19 no Estado da Bahia.

Após uso de gravação em inquérito, Bolsonaro decide acabar com reuniões ministeriais

publicado ás 13:44 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Após uso de gravação em inquérito, Bolsonaro decide acabar com reuniões ministeriais

Foto: Rafaela Felicciano / Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta quarta-feira (13) o fim das reuniões ministeriais. A decisão de Bolsonaro acontece após o uso da gravação de um encontro em inquérito de investigação. A informação é do Metrópoles.

Na última reunião, feita na última terça (12), Bolsonaro não permitiu nenhuma gravação e adiantou que não faria mais os encontros.

Segundo o presidente, a partir de agora, os encontros serão individuais, uma vez por mês, após a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, no Palácio da Alvorada. 

O vídeo do dia 22 de abril foi citado pelo ex-ministro Sergio Moro como prova de que Bolsonaro teria tentado interferir na Polícia Federal. O material foi assistido na última terça, com a presença de Moro, advogados, além de integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o advogado-geral da União, José Levi.

Sul da Bahia registra 1,1 mil casos confirmados de coronavírus e 48 mortes

publicado ás 13:41 - quarta-feira, 13 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Os municípios do sul da Bahia ultrapassaram, nesta terça-feira (12), a barreira dos mil casos confirmados do novo coronavírus. A maior quantidade de infectados são moradores de Itabuna (393), Ilhéus (326), Ipiaú (155) e Uruçuca (57). Essas localidades somam 931 pessoas contaminadas pelo vírus. A lista de municípios com número alto de infectados inclui também Coaraci (26), Buerarema (23), Itajuípe (22), Canavieiras (20), Itagibá (16) e Camacan (12). Há ainda registro de 110 casos da Covid-19 em outros 22 municípios do sul da Bahia.

De acordo com os dados das secretarias municipais de saúde, já são 48 mortes causadas pelo novo coronavírus no sul da Bahia, até a noite desta terça-feira (12). Os óbitos causadas pela doença ocorreram em Ilhéus (16), Itabuna (12), Uruçuca (6), Ipiaú (3), Buerarema (3), Gongogi (2), Gandu (1),Coaraci (1), Itajuípe (1), Jitaúna (1) e Itagibá (1), Itapé (1), Maraú (1), Ubaitaba (1). *Com informações do Blog do Pimenta

Feira, Itapetinga e Jacobina são únicas com guardas aptas a fazer convênios com União

publicado ás 21:29 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Feira, Itapetinga e Jacobina são únicas com guardas aptas a fazer convênios com União

Foto: Reprodução / Secom PMFS

As guardas municipais de Feira de Santana, Itapetinga e Jacobina foram declaradas como aptas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a firmarem convênios junto a órgãos da segurança pública, inclusive com o próprio Ministério para a prática de ações na área de segurança pública.

O aval permite, inclusive, investimentos através dos convênios que possam ser firmados.

Únicas com esse status no estado, as instituições de segurança pública fazem parte de uma lista com outras 37 corporações municipais em todo o país. Dentre os critérios para ser declarada como apta, a guarda deve se submeter ao processo de pré-cadastro através de um questionário e apresentar a lei de criação, edital do último concurso, comprovante de conclusão do último curso de formação, ato legal de criação de Corregedoria e Ouvidoria.

A guarda municipal de Serrinha, na região sisaleira, está com o pedido em análise pelo Ministério da Justiça.

Jequié tem 120 casos positivos de Covid-19 e 54 pessoas aguardam resultados de exames

publicado ás 21:18 - terça-feira, 12 de maio de 2020

93 FM – Jequié » COMENTÁRIO: 25 de outubro, aniversário de Jequié?

Um novo boletim Epidemiológico foi divulgado às 19h desta terça-feira (12) pela Secretaria de Saúde de Jequié e revela que a cidade mantém curva ascendente de novos casos positivos, sendo registrado nas últimas horas 16 novas confirmações de casos da Covid-19. Elevando o município a 120 casos.

Adolescente de 17 anos é apreendido em Aiquara com drogas e motocicleta sem documentação

publicado ás 21:15 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Um jovem de 17 anos foi apreendido pela Polícia Militar na manhã do último domingo (10), em Aiquara, acusado de posse de entorpecentes e motocicleta sem documentação. De acordo a PM, uma guarnição se encontrava dando apoio a equipe da vigilância sanitária, na avenida Jequié, próximo ao cemitério municipal, quando se deparou com um motociclista que trafegava sentido Itajuru-Aiquara, em atitude suspeita. 

A guarnição deu ordem para que ele parasse, mas o elemento fugiu, parando apenas após ser alcançado. Durante revista, os policiais constataram que ele não possuía Carteira de Habilitação (CNH), por ser menor de idade. O adolescente não portava os documentos da moto, que também estava sem a placa, e carregava 6 buchas de maconha.

Ele foi levado, na companhia do Conselho Tutelar, e apresentado na delegacia. A moto e droga foram apreendidas e encaminhadas a delegacia territorial de Aiquara. (Jitaúna Em Dia)

Com mais dois casos confirmados, Itagibá chega a 16 infectados por coronavírus

publicado ás 20:47 - terça-feira, 12 de maio de 2020

A Prefeitura de Itagibá, através do setor do Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, nesta terça-feira (12), recebeu a confirmação, através da realização de testes rápidos, de mais dois casos de coronavírus, elevando para 16 o número de infectados pela Covid-19.

A confirmação é de duas mulheres, de 31 e 49 anos, moradoras da sede de Itagibá. Elas estão em casa em isolamento social. O Departamento de Vigilância Epidemiológica está monitorando as pessoas que mantiveram algum tipo de contato com as duas mulheres

Dos dezesseis casos registrados no município, sete já estão recuperados. Oito estão em tratamento e houve um óbito. A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter o distanciamento social e que as pessoas permaneçam dentro de casa, saindo às ruas, quando for, realmente, necessário e usando máscaras.

Em novo decreto, Prefeito de Jequié flexibiliza reabertura do comércio

publicado ás 20:47 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Foi publicado pela Prefeitura de Jequié na última segunda-feira (11) um novo decreto que estabelece novas medidas para o funcionamento de vários setores do comércio no município que atualmente tem 104 casos confirmados de covid-19. Indo na contramão de decisões anteriores, o decreto flexibiliza e permite o funcionamento de várias atividades comerciais antes proibidas.

Sendo assim, fica liberado o funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 19h, as seguintes atividades comerciais antes proibidas: Setor de gráficas, papelarias, livrarias e xerox; Setor de utensílios domésticos, cama, mesa e banho; Lojas de departamento; Móveis e congêneres; Eletrodomésticos, Eletrônicos e produtos de Informática e Telefonia Móvel; Cosméticos e perfumaria em geral; Vestuário, Calçados, Adereços, Bijuterias e Joalherias; Estabelecimentos do setor de Fotografia; Armarinhos e casas de tecidos; Concessionárias de Veículos novos e usados, dentre outras.  decreto na íntegra

Continuam proibidos de funcionar: Casas de shows e espetáculos de qualquer natureza; Casas de festas e eventos; Feiras, exposições, congressos e seminários; Cinemas, teatros e museus; Clubes de serviço e de lazer; Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico; Eventos privados como casamentos, formaturas e afins; Clínicas Odontológicas, exceto os atendimentos de urgência; Locais públicos ou privados destinados a quaisquer práticas esportivas; Moto taxistas estarão terminantemente proibidos de transportar passageiros, porém autorizados a transportar produtos e Bares.

Prefeito de Itabuna autoriza férias de 30 dias a servidores do grupo de risco da Covid-19

publicado ás 12:48 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decidiu conceder férias a servidores municipais integrantes do considerado grupo de risco da Covid-19. A decisão consta no Diário Oficial desta terça-feira (12).

Segundo o decreto, as férias serão de 30 dias e os servidores beneficiados terão acesso ”ainda que o período aquisitivo não tenha transcorrido”. O pagamento do adicional de um terço de férias ocorrerá ”até a data a data em que é devida a gratificação natalina”, conforme o texto do decreto.

Itabuna é uma das cidades mais atingidas pela pandemia do coronavírus na Bahia. A partir desta terça-feira (12), o decreto do governador Rui Costa (PT) com toque de recolher na cidade começará a valer.

De acordo com a decisão, ”fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, até 21 de maio”. Com informações do site Bahia Notícias

COVID-19 - Secretaria de Saúde divulga boletim epidemiológico em Jitaúna

publicado ás 11:35 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Jitaúna: População recebe na Nova Praça Albino Cajahyba ...

A secretaria Municipal de Saúde de Jitaúna, divulgou na manhã desta terça-feira (12/05), ás 09hs, um novo Boletim Epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19). De acordo a secretaria até o momento, 266 casos são monitorados, 145 estão em isolamento social, 121 liberados do isolamento social, 52 casos são suspeitos, 24 casos foram descartados, 5 casos confirmados sendo 1 importado de outro município e 1 óbito.  

A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. A secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Adolescente de 13 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Teixeira de Freitas

publicado ás 11:35 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Uma adolescente de 13 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Laila Santos Xavier estava internada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A suspeita é de dengue hemorrágica de acordo com avaliações clínicas, mas amostras foram coletadas para a realização de exames específicos. A adolescente foi enterrada na tarde desta segunda-feira (11). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o número de casos de dengue e chikungunya cresceu na Bahia nos últimos meses. *Com informações do G1

Parecer do TCU defende adiamento das provas do Enem 2020

publicado ás 00:06 - terça-feira, 12 de maio de 2020

Parecer do TCU defende adiamento das provas do Enem 2020

Foto: Reprodução

A secretaria de controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU) manifestou parecer favorável ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. 

O órgão agora aguarda uma posição do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova, antes de se decidir. Caso ele aceite o parecer interno, o Inep será forçado a adiar o exame, diz o portal Metrópoles.

A provocação ao órgão foi feita pelos deputados federais do PDT Idilvan Alencar (CE) e Tulio Gadêlha (PE), que pedem o adiamento da prova alegando que, como a pandemia suspendeu aulas em todo o país, dificuldades no acesso a conteúdo e professores on-line podem piorar as desigualdades entre alunos na prova.

As inscrições do Enem foram iniciadas nesta segunda-feira (11) e seguem até o dia 22 de maio. 

Rui Costa indica que “hotéis” serão utilizados para abrigarem pacientes infectados pela covid-19

publicado ás 21:06 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Em live realizada nesta segunda-feira (11), o governador Rui Costa (PT) comentou sobre a utilização de rede hoteleiras para abrigarem pacientes infectados com a Covid-19. A medida inicialmente seria implantada em cidades do sul da Bahia, como Ilhéus e Itabuna, que estão com grande números de casos da doença e já registraram um total de 32 mortes relacionadas ao vírus.  “A primeira medida que estamos implementando agora em Ilhéus e Itabuna é a medida de colocar hospedados as pessoas que deram positivas. E nós estamos localizando pousadas e hotéis de Ilhéus e Itabuna. Enviamos para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que paga R$ 500 reais para as pessoas que aceitarem ficar os 14 dias internadas”, afirmou o governador na live.

Coronavírus: Bahia registra 5.808 casos confirmados e o total de 214 óbitos

publicado ás 21:06 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

O número de mortes na Bahia pelo novo coronavírus subiu para 214 na tarde desta segunda-feira  (11), segundo o mais recente boletim da secretaria estadual de Saúde da Bahia (Sesab). Ao todo, 5.808 casos confirmados de Covid-19 foram registrados em todo o estado. Outros 1.436 pacientes já se recuperaram da doença e 4.158 permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica. Os casos confirmados ocorreram em 172 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (66,87%). Os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são em Ipiaú (2.441,52), Uruçuca (2.095,52), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.038,30) e Salvador (1.352,20).

A Secretaria de Saúde de Jequié, apresentou às 19h, desta segunda-feira (11), boletim epidemiológico do coronavírus, confirmando que o município vem registrando um índice crescente de novos casos de Covid-19.

Câmara de vereadores de Jequié pode cassar o prefeito nesta terça-feira, 10 votos são suficientes

publicado ás 20:59 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Câmara de vereadores de Jequié pode cassar o prefeito nesta terça-feira, 10 votos são suficientes

Os vereadores da Câmara Municipal de Jequié podem entrar para a história da política na cidade nesta terça-feira(12), pode ocorrer a cassação do Prefeito Sérgio da Gameleira. Segundo o Presidente, Emanuel Campos, 10 votos são suficientes para o afastamento de Sérgio da Gameleira. A oposição conta com os votos dos parlamentares Guião, Ivan do Leite, Gutinha, Regis Silva, Colorido, Laninha, Careca, Gilvan, Joaquim Caires e Dorival Junior, votos suficiente para afastar o prefeito. 

O pedido de afastamento será apresentado a partir das 17 horas, sem a presença do público, mas com transmissão ao vivo pelo Facebook da Câmara de Jequié. Caso as previsões se confirmem o vice prefeito Hassan Youssef assume imediatamente o posto de Prefeito. *Informações do blog Junior Mascote

Pedidos de seguro-desemprego crescem 22% no mês passado em relação a abril de 2019

publicado ás 20:31 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia informou nesta segunda-feira (11) que o número de pedidos de seguro-desemprego em abril foi 22,1% maior que em abril do ano passado. O aumento dos pedidos se dá em meio à crise econômica provocada pelo avanço da pandemia da Covid-19. Em relação a março deste ano, houve um aumento de 39,4% no número de requerimentos.

Em abril, 41,6% dos pedidos vieram de trabalhadores do setor de serviço, seguido por comércio, com 27,7%, pela indústria (19,(%) e peal agropecuária (3,7%). De janeiro a abril de 2020 foram feitos 2,337 milhões de pedidos de seguro-desemprego, um aumento de 1,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 2,306 milhões de pedidos.

Em nota, a Secretaria de Trabalho estimou que até 250 mil pedidos ainda devem ser feitos nos meses seguintes por não poderem ter sido feitos de forma presencial nos meses de março e abril. Isso porque o trabalhador formal que tem direito ao seguro-desemprego tem até 120 dias para pedir o benefício. *Com informações do G1

Município Jequié registra 15 novos casos de covid-19; número de infectados chega a 104

publicado ás 20:26 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O município de Jequié vem registrando um índice crescente de novos casos de Covid-19. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, apresentou na noite dessa segunda-feira (11), o Boletim Epidemiológico do Coronavírus. Conforme a secretaria, foram registrados mais 15 novos casos positivos, totalizando que 104 testaram positivo para a doença, dando um salto exponencial entre os casos registrados no boletim de domingo, dia 10, para o dessa segunda-feira. Destes, 61 foram diagnosticados por meio do método laboratorial RT-PCR. 67 pacientes encontram-se recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença. 56 casos suspeitos estão aguardando resultado. O número dos que estão em quarentena, também, está em ritmo crescente, com 775 pessoas.

Rui anuncia toque de recolher em Ipiaú; medida já vem sendo adotada por decreto municipal

publicado ás 20:26 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Foto: Divulgação

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, no início da noite desta segunda-feira (11), o governador Rui Costa anunciou que as cidades de Ipiaú e Itabuna terão toque de recolher, já a partir desta terça-feira (12). Vale ressaltar que o município de Ipiaú já tem um Toque de Recolher por meio de Decreto Municipal, das 20h às 05h do dia seguinte e que a partir dessa terça-feira (12), passa a vigorar das 19h às 05h.

A medida conjunta do Governo da Bahia e das prefeituras destes municípios valerá inicialmente por 10 dias e determina a proibição de circulação de pessoas e a suspensão de qualquer atividade comercial, com exceção de farmácias, das 20h às 5h. A resolução inclui, ainda, o fechamento de vias com registro de fluxo intenso, mesmo durante a quarentena.

De acordo com o governador, esta série de providências tem o intuito de reduzir drasticamente a taxa de contágio da Covid-19, nestes municípios. “Todas as medidas objetivam diminuir consideravelmente a curva de contaminação. São dez dias decisivos para mudar os números assustadores que essas cidades têm apresentado e esperamos contar com o apoio e compreensão da população”, afirmou. Conforme dados da Sesab, o município de Ipiaú possui o posto de cidade com a maior taxa de contaminação pela COVID-19 no Estado da Bahia.

Vou sair em 1º de janeiro de 2027, diz Bolsonaro ao ser indagado sobre impeachment

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Vou sair em 1º de janeiro de 2027, diz Bolsonaro ao ser indagado sobre impeachment

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Confrontado sobre a possibilidade de renúncia ou impeachment, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que vai sair do Palácio do Planalto somente em 1º de janeiro de 2027, sugerindo que será reeleito em 2022.

Bolsonaro não quis falar com a imprensa neste domingo (10), mas conversou com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.

Em meio ao público, um dos visitantes afirmou: a "democracia pede sua renúncia ou impeachment". Surpreso com a declaração, o presidente disse: "Vou sair em 1º de janeiro de 2027". Pedidos de impeachment de Bolsonaro foram apresentados à Câmara, mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não deu decidiu sobre isso. Bolsonaro esteve em evento para revelação do sexo do filho de Eduardo Bolsonaro, deputado federal do PSL por São Paulo, e Heloísa Wolf. Nas redes sociais, Eduardo publicou um vídeo, no qual ele usa uma arma para estourar um balão, que revelou a cor rosa, indicativo de sexo feminino.

Após o evento, Bolsonaro retornou ao Palácio da Alvorada. Questionado por alguns apoiadores sobre qual o sexo da futura neta, o presidente disse que não responderia para não gerar polêmica.

Passa de 200 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Passa de 200 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia

Foto: Elói Corrêa/Governo da Bahia

Chega a 202 o número de óbitos causados pelo novo coronavírus na Bahia, de acordo com o mais recente balanço divulgado, na noite deste domingo (10), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com a pasta, o estado possui 5.558 infecções confirmados pela doença. Deste número, 1.391 já estão curados e 3.965 ainda são considerados como casos ativos.

Por toda unidade da federação há 171 municípios com casos confirmados do novo coronavírus. Destes, Salvador concentra a maioria dos testes positivos com 66,05%. Com base no coeficiente de incidência para cada 1 milhão de habitantes, o município com maior taxa é Ipiaú, com 2.444,52, seguido por Uruçuca (2.095,62), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.538,30) e Salvador (1.277,70). 

A Sesab também fez um levantamento sobre os profissionais da área da saúde mais afetados pela doença. No estado há 166 técnicos ou auxiliares de enfermagem infectados. Em seguida aparecem os enfermeiros, com 141 testes positivos. Os médicos contabilizam 117 infectados e outras especialidades somam 217 diagnósticos para Covid-19. 

Motoristas com CNH vencida após 19 de fevereiro não precisam renovar durante pandemia

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 11 de maio de 2020

Os motoristas que tiveram a carteira de habilitação (CNH) vencida desde o dia 19 de fevereiro não vão precIsar renovar o documento enquanto durarem as restrições em prevenção ao coronavírus. A decisão consta em decreto publicado ontem (8).

Aqueles cuja validez da CNH expirou antes do dia definido, devem marcar, por meio do SAC Digital, a renovação de sua carteira. A portaria publicada ontem (8) no Diário Oficial do Estado regulamenta a medida, em caráter temporário.

Os municípios baianos em que o Detran-BA está funcionando são Salvador, Candeias, Barreiras, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Irecê, Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Fonte: (Metro 1)

Coronavírus tem avançado mais rápido em cidades pequenas, diz Fundação Oswalvo Cruz

publicado ás 20:56 - domingo, 10 de maio de 2020

Nas últimas duas semanas, o novo coronavírus teve avanço maior em divindades menores, segundo estudo da Fundação Oswalvo Cruz (Fiocruz). O aumento de novos casos em municípios com até 20 mil habitantes subiu 50% no período. Segundo os responsáveis pelo estudo, o avanço da Covid-19 em direção às cidades menores é mais preocupante em razão da menor disponibilidade e capacidade de seus serviços de saúde.

”O impacto do avanço da doença nos pequenos municípios está ligado ao fluxo de mais pessoas que precisam de atendimento especial”, explica Mônica Magalhães, especialista em Geoprocessamento Aplicado à Saúde e Ambiente e pesquisadora do MoitoraCovid-19.

Segundo a pesquisadora, o volume de pessoas que vão buscar assistência em centros maiores sempre existiu, mas na pandemia o volume desse fluxo cresceu muito. ”Já vemos muito mais gente saindo dos municípios pequenos para os maiores, porque o número de casos de urgência é muito mais elevado do que a gente costuma acompanhar pelos indicadores de saúde, de uma maneira geral”.

Médico morre em Jequié com suspeita de Covid-19; Hospital Prado Valadares divulga Nota de Pesar

publicado ás 20:56 - domingo, 10 de maio de 2020

A direção do Hospital Geral Prado Prado Valadares-HGRP divulgou Nota de Pesar, na manhã neste domingo (10), em sua página oficial no Facebook, pelo falecimento do médico Ramon Barbosa dos Santos, 43 anos. De acordo com a nota, o profissional estava atuando na Sala de Estabilização (vermelha) do hospital, tendo apresentado os sintomas da Covid-19, no sábado (9), quando recebeu atendimento foi entubado e, internado na UTI da unidade pública. 

Diante do agravamento do seu quadro, ainda na manhã deste domingo (10) foi providenciada a sua remoção por via área para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, tendo o paciente evoluído a óbito, ainda no início do percurso. O médico Ramon Barbosa, que é natural de Jequié, que residia com a mãe e familiares no bairro Jequiezinho, no ano passado trabalhava em Feira de Santana, posteriormente, após ser vítima de um sequestro relâmpago (17/abril/2019), retornou depois para Jequié, passando a atuar em unidades de saúde da região. 

Ultimamente ele trabalhava também, no Hospital São Vicente, onde funciona um centro de triagem de pacientes do novo coronavírus, por designação da Secretaria de Saúde do Estado.

Ibicuí: Fábrica de calçados da aviso prévio a 345 funcionários

publicado ás 09:37 - domingo, 10 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A unidade de Ibicuí da indústria de calçados Lia Line decidiu encerrar as suas atividades e deu aviso prévio a todos os seus 345 empregados, em razão da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações do Sindicato de Verdade, nas demais unidades da fábrica, os empregados da Lia Line vão continuar trabalhando com horários e salários reduzidos, nos termos da Medida Provisória nº 936, do governo federal, o que já foi adotado em Itapetinga pela Vulcabras/Azaleia, segundo o Sudoeste Hoje.

Além de Ibicuí, a Lia Line tem fábricas em Itororó, distrito de Bandeira do Colônia (Itapetinga), Firmino Alves e distrito de Itaiá (Firmino Alves), além de Camacã e Conceição do Coité.

Em novo boletim, Ipiaú tem 1 caso confirmado de coronavírus e 9 descartados

publicado ás 09:19 - domingo, 10 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O município de Ipiaú teve mais um caso confirmado de Covid-19. A informação consta no novo boletim divulgado pela secretaria de Saúde do município. Assim, sobe para 136 o número de infectados. O novo paciente testado positivo é um homem de 46 anos. A secretária de Saúde, Laryssa Dias informou ao GIRO que nesse sábado (09) foram analisadas, pelo Lacen, 10 coletas, 09 testaram negativo.

A secretária acrescentou ainda que foram realizados 60 testes rápidos em pessoas que estavam sendo acompanhadas pelo Disk Covid, todos deram negativo. Larissa ressaltou a importância das testagens realizadas no município. “É uma diferença grande e significante. Acendemos uma luz num quarto escuro com nossa testagem”, comentou.

A atualização dos dados divulgados neste sábado (09) mostra 435 casos notificados, 136 confirmados, 147 descartados, 18 curados e 02 óbitos. 40 pessoas aguardam resultado de coletas e 709 estão em quarentena. *Nota do Giro Ipiaú

Caixa Econômica Federal abrirá 39 agências na Bahia neste sábado (09) para pagamento do auxílio emergencial

publicado ás 20:45 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

A agência 1 da Caixa Econômica Federal localizada na Rua Colombo de Novaes, em Jequié estará funcionando neste sábado (9), juntamente com outras 38 filiais da instituição pública de crédito na Bahia, O funcionamento se dará para o pagamento do auxílio emergencial dos beneficiários que recebem pela Poupança Social Digital. As unidades funcionarão das 8h às 12h. A Caixa ressaltou que não é necessário que as pessoas madruguem nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas. “Mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua”, informou em nota. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o pagamento do auxílio tem gerado aglomerações nas agências do banco e sendo alvo de denúncias. Quanto as aglomerações, a Caixa informou que “está atuando apara que as filas sejam reduzidas”.

As 39 agências que irão abrir estão nos municípios de:

Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Cruz das Almas (1); Eunápolis (1); Feira de Santana (3); Guanambi (1); Ilhéus (1); Ipiaú (1); Ipirá (1);  Irecê (1); Itaberaba (1); Itabuna (1); Itapetinga (1); Jacobina (1); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (1); Paulo Afonso (1); Porto Seguro (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (5); Santa Maria da Vitória (1); Santo Antônio de Jesus (1); Seabra (1); Senhor do Bonfim (1); Serrinha (1); Simões Filho (1); Teixeira de Freitas (1); Valença (1); e Vitória da Conquista (2).

Município de Jitaúna confirma mais um caso positivo do novo coronavírus

publicado ás 20:45 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jitaúna Bahia - Página ...

Mais um caso do novo coronavírus foi confirmado nesta sexta-feira (08), no município de Jitaúna. De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura através da Secretaria de Saúde, agora o município tem cinco casos confirmados da Covid-19, porém 3 deles aguardam contraprovado Lacen, 25 casos são suspeitos, 24 descartados, 220 monitorados, 101 em isolamento social, 119 liberados do isolamento, 1 caso importado de outro município e 1 óbito.

A prefeitura não deu detalhes sobre sexo e idade do novo paciente. Também não foi informado se ele teve contato com outras pessoas diagnosticadas com a doença. O boletim foi divulgado ás 10hs. (Jitaúna Em Dia)

Com recorde de mortes em 24 horas, Bahia registra 183 óbitos por Covid-19

publicado ás 19:34 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Com recorde de mortes em 24 horas, Bahia registra 183 óbitos por Covid-19

Foto: Reprodução / Abar.org

A Bahia chegou a 4.818 casos de coronavírus na noite desta sexta-feira (8). Foram 290 a mais do que o registrado no boletim da noite de ontem (7). Quanto ao número de mortes, um recorde em 24 horas: foram 18 óbitos confirmados, totalizando 183.

Outros dados divulgados no boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indicam que 10.864 casos já foram descartados e outros 3.625 seguem sob investigação.

Morre homem que ateou fogo em quarto de hospital em Salvador

publicado ás 19:34 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O paciente que estava internado no Hospital Espanhol e foi transferido após incendiar um colchão e tentar se jogar da janela (relembre aqui) morreu na madrugada desta sexta-feira (8) no Hospital Municipal de Cajazeiras. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A causa do óbito ainda é desconhecida. Vale lembrar que o homem de 55 anos, residente de Santo Amaro, testou negativo para o novo coronavírus após o caso. Ele vinha se recuperando de um traumatismo craniano e de fraturas provenientes da queda. Após o episódio, o governo da Bahia instalou grades nas janelas do Hospital Espanhol para evitar casos semelhantes.

Justiça suspende cobrança de conta de luz de bares, hotéis e restaurantes na Bahia

publicado ás 13:10 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Foto: Redes Sociais

A juíza titular da 17ª Vara de Relações de Consumo de Salvador, Marielza Brandão Franco, deferiu liminar suspendendo a cobrança das contas de energia elétrica de hotéis, restaurante e bares da Bahia pelo período de 120 dias. A decisão, que vale para os meses de março a junho, ocorreu a pedido da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação do Estado da Bahia (FeBHA).

“É uma medida que beneficia 4 mil hotéis e 26 mil bares e restaurantes. A decisão da magistrada foi boa, mas o ponto principal ainda não foi julgado, que é a exclusão da cobrança da demanda contratada. A Coelba continua nos cobrando, mesmo o setor não estando utilizando o serviço”, disse Silvio Pessoa, presidente da FeBHA. “Esperamos que dentro de um mês, tenhamos uma posição favorável em relação a isso”.

Pessoa diz que o setor de turismo foi o primeiro a sofrer os impactos da pandemia do coronavírus e será a último a se recuperar. “Estamos na UTI”, diz, informando ainda que a entidade também entrou com ações contra a Embasa e os cartórios.

Em nota, a Coelba informou que não foi notificada sobre a decisão liminar da Justiça baiana que determina a suspensão de cobrança das contas de energia das empresas que compõe a categoria hotéis, restaurante, bares e similares. “A Coelba esclarece ainda que, como empresa regulada, atende as deliberações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, afirma a companhia.

Agência dos Correios vão ajudar no cadastro do auxílio emergencial

publicado ás 13:10 - sexta-feira, 08 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Pessoas que não têm acesso à internet para fazer a solicitação do auxílio emergencial poderão, a partir da semana que vem, fazer o cadastro ou eventuais correções das informações já fornecidas nas agências dos Correios em todo o país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) pelo Ministério da Cidadania. O ministro Onyx Lorenzoni afirmou que a iniciativa deve passar a vigorar a partir de “segunda ou terça-feira”.

“As pessoas que têm mais dificuldade, que não conseguiram alguém ou uma instituição que se dispusesse a auxiliá-las, poderão ir às agências dos Correios, fazer ou refazer o seu cadastramento, absolutamente gratuito. Os funcionários dos Correios em todas as agências vão ajudar que essas pessoas que têm mais dificuldade possam obter seu auxílio emergencial.”

Lorenzoni acrescentou que apenas a ajuda no cadastro será oferecida nos Correios. “Lá não é lugar para ir receber dinheiro”. O pagamento para aqueles que têm direito a receber continua a ser feito na Caixa e na rede bancária. O secretário-executivo da pasta, Antônio Barreto, ressaltou que o aplicativo e o site criados para a solicitação estão atendendo a um grande número de beneficiários, mas que existem “fragilidades”, diante da urgência e da dimensão da operação para pagar o auxílio.

Brasil tem mais de 135 mil casos de Covid-19; número de mortes vai a 9.146

publicado ás 20:39 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Brasil tem mais de 135 mil casos de Covid-19; número de mortes vai a 9.146

Foto: Unsplash

Com mais 9.888 casos, o Brasil chegou a 135.106 diagnósticos do novo coronavírus. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta quinta-feira (7). 

Quanto às mortes, de acordo com dados oficiais, o país contabilizou 9.146 óbitos por Covid-19, 610 a mais do que ontem. A taxa de letalidade atual é de 6,8%.

Pouco mais cedo, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) também divulgou os números do estado: são 4.528 diagnósticos, com 165 mortes em decorrência do novo coronavírus (veja aqui).

Itagibá tem mais um caso confirmado do coronavírus e chegando a 11 casos

publicado ás 20:18 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O município de Itagibá registrou, na tarde desta quinta-feira (07), a confirmação, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a confirmação do décimo primeiro caso de Covid-19 no município. A paciente é uma mulher, de 30 anos, moradora da sede de Itagibá. Segundo a secretaria, ela está internada no Prado Valadares, em Jequié. O Departamento de Vigilância Epidemiológica está monitorando as pessoas que mantiveram contato com a paciente. Dos onze casos registrados no município, cinco já estão recuperados. Cinco estão em tratamento e houve um óbito. A secretaria informa ainda, que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas pela secretaria e pela gestão municipal para evitar o aumento de casos no município. 

Rui anuncia ‘auxílio’ de R$ 500 a pessoas com Covid-19 para frear disseminação do vírus

publicado ás 20:18 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Bahia Notícias – A fim de conter a disseminação do novo coronavírus e evitar que o colapso do sistema de saúde da Bahia, o governador Rui Costa (PT) anunciou um auxílio de R$ 500 a pessoas diagnosticadas com a Covid-19 e ainda monitoradas epidemiológicamente, os chamados casos ativos. O objetivo dessa espécie de “voucher” é fazer com que elas cumpram o isolamento a rigor em um local pré-definido e não transmitam o coronavírus a outras pessoas.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (7), o governador afirmou que vai enviar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa (AL-BA) ainda hoje, mas já está em contato com os gestores municipais para articular a execução da proposta. “Tem um teto máximo, que, no caso do estado, está limitado a mil pessoas”, explicou o governador.

“A primeira metade será paga no sétimo dia [de isolamento] que ela estiver no ambiente e a outra metade no 14º dia. (…) Focando nas cidades com maior número de casos e, evidente, vendo qual o espaço que nós temos para ofertar a cada pessoa”, explicou. O pagamento será feito em parceria com as prefeituras.

Governador Rui Costa diz que pode decretar lockdown para Ipiaú

publicado ás 11:09 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Foto: GIro Ipiaú

O governador Rui Costa afirmou nesta quinta-feira, 7, que a cidade de Ipiaú pode sofrer lockdown (bloqueio total) nos próximos dias por causa do rápido aumento de casos de coronavírus na cidade. A informação é do A Tarde. De acordo com Rui, Ipiaú é, atualmente, um dos municípios do interior que mais preocupa o governo estadual em função da velocidade no crescimento de contaminados, assim como Ilhéus e Itabuna.

Com 121 casos confirmados, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do município, Ipiaú tem a maior taxa de incidência do estado. O coeficiente, que calcula a quantidade de contaminações atestadas por um milhão de habitantes, é de 1.983,74. Duas mortes pela doença foram confirmadas na cidade. “Há um crescimento muito acelerado. É uma cidade que podemos tomar uma medida mais rígida de fechamento”, confirmou o governador, em entrevista a rádios do sudoeste baiano.

Prefeitura realiza limpeza e desinfecção de ruas em Jitaúna

publicado ás 11:02 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

A Secretaria de Serviços Públicos e Urbanismo realizou na manhã desta quarta-feira (06), a realização de desinfecção de ruas do município. O trabalho, feito com um auxílio dos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo a prevenção e enfrentamento ao coronavírus. 

De acordo com a secretária de Saúde do município, Patricia Lopes, o trabalho de desinfecção foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura. A desinfecção contém produtos como: Sanitária com bactericida, fungicida e protozoaricida Herbalvet, na área da rua onde foi confirmada a primeira morte em decorrência de covid-19 no município.

A prefeitura de Jitaúna, através do chefe do executivo municipal, Patrick Lopes, agradeceu o zelo e o profissionalismo dos servidores envolvidos na missão. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Jitaúna e mais três cidades estarão com transporte suspenso pelo Governo do Estado

publicado ás 08:25 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Jitaúna: Praça Albino Cajahyba e reconstruída e entregue a população

Os municípios de  Jitaúna, Itapé, Jacobina e Tucano terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (08). A restrição envolve a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 

A medida, que tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (07). O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Acajutiba, Ipirá e Serra Preta, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19. Jitaúna tem 4 casos confirmados de coronavírus e um óbito registrado no fim de semana. 

Jitaúna: Após primeiro óbito secretaria de Saúde confirma mais 4 casos do covid-19

publicado ás 05:35 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Jitaúna : IBGE divulga número de habitantes em Jitaúna e Região

O município de Jitaúna, anunciou na noite desta quarta-feira (06/05), horas depois do primeiro óbito a confirmação de 4 casos de coronavírus (Covid-19), 3 deles fizeram os testes rápidos e aguardam a contraprova do LACEN. Segundo a secretaria de Saúde todos são residentes da cidade e vem sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Até o momento, 24 casos foram descartados, 212 casos são monitorados, 98 estão em isolamento social, 114 liberados do isolamento social e 1 óbito. 

O paciente era um homem de 50 anos, e possuía comorbidades (era diabético, hipertenso, histórico de acidente vascular cerebral sem sequelas). Esteve internado no hospital Prado Valadares em Jequié onde veio a óbito no sábado (02). O paciente morava em Jitaúna há cinco meses. O resultado de contraprova foi divulgado pelo LACEN como positivado. O sepultamento ocorreu em Jequié. (Jitaúna Em Dia)

Jequié: Câmara nega pedido de abertura de créditos adicionais para a prefeitura

publicado ás 00:35 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Jequié: Câmara nega pedido de abertura de créditos adicionais para a prefeitura

(Foto: Emanuel Jr.)

A Câmara Municipal de Jequié negou, por unanimidade, autorização ao pedido do prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), de abertura de créditos adicionais. A votação ocorreu nesta quarta-feira (6), em sessão extraordinária convocada a pedido do Executivo. As informações são do Blog Marcos Frahm.

Segundo os vereadores, no início deste ano, foi concedido um crédito adicional de 10%, que representa R$ 59.568.900,00 e, desse valor, a atual gestão suplementou R$ 28.495.937,61, restando um saldo de R$ 31.072.962,39.

Vereadores se revezaram em discursos argumentando que o Legislativo considera inócuo o pedido do prefeito e, por isso, sem cabimento antecipar novo crédito suplementar, visto que a prefeitura não gastou ainda o que foi dado três meses atrás. Dos 19 vereadores, 18 participaram na sessão.

Brasil tem novo recorde com 615 mortes e mais de 10 mil casos de coronavírus em 24h

publicado ás 00:30 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

O Brasil estabeleceu mais um recorde diário de mortes e casos de coronavírus nesta quarta-feira (6). A partir dos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, foram constatados 615 óbitos e 10.503 casos diagnósticos positivos para a Covid-19 em 24. Desta forma, o país chegou a 8.536 mortes e 125.218 casos do vírus. O índice de letalidade é de 6,8%.

A Bahia registrou, nas últimas horas, 54 novos casos confirmados de coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta quarta-feira (6), o estado totaliza 4.301 pessoas contaminadas com a doença, com 160 mortes, 14 a mais do que os números apresentados na última terça-feira (5).

Salvador: Mulher é ‘chutada’ para fora de ônibus por passageiros por não usar máscara

publicado ás 00:15 - quinta-feira, 07 de maio de 2020

Brutal: Mulher é 'chutada' para fora de ônibus por passageiros por ...

Uma mulher foi agredida e expulsa de um ônibus de Salvador por não usar máscara. Segundo o G1, a agressão aconteceu na última terça-feira (5), na região da Estação Pirajá. O Consórcio Integra, administrador do sistema de serviço dos ônibus da capital, confirmou a veracidade da situação, e afirmou que os passageiros ficaram irritados porque a mulher estava no veículo sem máscara e se recusou a colocar. Ela foi literalmente chutada para fora do ônibus com pontapés e agressões verbais.

A empresa relata que a mulher entrou no ônibus usando máscara e, ao passar pela catraca, retirou o equipamento de proteção, o que causou a revolta em alguns passageiros. Vale ressaltar que, desde o dia 23 de março, é obrigatório o uso de máscaras na capital baiana. A medida foi implantada via decreto assinado pelo prefeito ACM Neto (DEM). Ao Bahia Notícias, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que uma guarnição foi se deslocou até o local, mas não encontrou nenhum dos envolvidos na confusão. (Ver Vídeo)