Discussão de trânsito acaba em tentativa de homicídio no Centro de Itabuna

06/12/2018 19:35

Discussão de trânsito acaba em tentativa de homicídio no Centro de Itabuna

Segunda-feira, 03 de dezembro de 2018 - 00:00

Na manhã de sábado (01º), uma discussão de trânsito evoluiu para tentativa de homicídio, em Itabuna. O caso ocorreu na Praça Adami, no Centro da cidade. Segundo informações de testemunhas, um homem estacionou seu veículo de forma errada, o que irritou um outro motorista. Eles iniciaram, então, uma discussão, e quando ela tornou-se mais áspera, um dos homens foi até seu veículo, pegou uma arma e atirou três vezes contra o outro indivíduo, que conseguiu se desvencilhar a tempo e não foi atingido. Depois de deflagrar os tiros, o homem deixou, apressadamente o local. Transeuntes entraram em pânico, uma vez que na cidade têm ocorrido diversos ataques com arma de fogo. A polícia investiga o caso.  (Blog Verdinho Itabuna)

Jitaúna: Ong do Natal Solidario realiza mais um dia de recolhimento

Segunda-feira, 03 de dezembro de 2018 - 00:00

Na manhã deste domingo (02), a equipe do Natal solidário de Jitaúna voltou a recolher alimentos em mais uma caminhada pelas ruas da cidade, desta vez os voluntarios da Ong dos Amigos Associados estiveram nas ruas Jequié, BNH, Travessa Maria Eleonoura, Coronel João Borges onde muitas doações de alimentos foram ofertadas. Os alimentos serão destinados as familias de baixa renda nos bairros do municipio no próximo dia 22 deste mês. A Ong dos Amigos Associados de Jitauna realiza esta campanha a dezenove anos. (Jitaúna em Dia)

Gandu: Júri condena servidora a 77 anos de prisão por matar três pessoas em acidente

Domingo, 02 de dezembro de 2018 - 21:00

Gandu: Júri condena servidora a 77 anos de prisão por matar três pessoas em acidente

Foto: Blog do Bozó

O Tribunal do Júri de Gandu condenou a servidora pública estadual Anete Bispo dos Santos a 77 anos de prisão por causar, intecionalmente, o acidente de trânsito que matou três pessoas e feriu quatro. Entre as feridas, estava um adolescente de 13 anos e uma criança de três. O julgamento aconteceu na quinta-feira (29). A denúncia foi feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O crime aconteceu no dia 20 de janeiro de 2001, próximo ao KM 366 da BR-101. No acidente morreram Josenilda Cruz Barreto, Josinete Cruz Barreto e Diorita Silva Cruz. A sentença foi proferida pelo juiz Daniel Serpa de Carvalho, que determinou a perda do cargo de servidora no Poder Judiciário. A ré foi condenada por homicídio doloso qualificado por motivo fútil e por não oferecer às vítimas qualquer oportunidade de defesa. Segundo a denúncia, a condenada perseguiu, em alta velocidade, e fechou “bruscamente” o carro das vítimas, fazendo-o capotar “diversas vezes”. A perseguição e a manobra criminosa ocorreram após discussão entre a servidora e as vítimas no trânsito. (Bahia Noticias)

Vitoria se despede da Série A com derrota para o campeão Palmeiras

Domingo, 02 de dezembro de 2018 - 20:55

Vitoria se despede da Série A com derrota para o campeão Palmeiras

Foto: Renato Gizzi/Photo Premium/Folhapress

Já rebaixado para a Série B, o Vitória se despediu da elite do futebol nacional com derrota por  3 a 2  para o campeão Palmeiras, neste domingo (2), no Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Intermunicipal: Final será disputada entre Itamaraju e Itapetinga

Domingo, 02 de dezembro de 2018 - 20:54

Foto: Ligeirinho no Esporte

O domingo de decisões no Intermunicipal 2018 foi de tirar o fôlego dos torcedores. Dois jogos emocionantes, equilibrados e decididos nas cobranças de pênaltis. Itamaraju e Itapetinga levaram a melhor e avançaram para a disputa do título da maior competição de futebol amador do país. Em Itamaraju, a torcida lotou o estádio e viu Santo Amaro devolveu o placar de 1 a 0 do primeiro jogo com gol de Iltinho. Nos pênaltis, os Itamarajuenses brilharam e venceram o confronto por 4 a 2.

Já em Euclides da Cunha, os donos da casa venceram Itapetinga por 3 a 2. Como no jogo de ida deu Itapetinga por 1 a 0, a decisão também foi nas penalidades. Os dois goleiros tiveram um grande dia, mas Erik foi o nome da partida. O arqueiro defendeu quatro cobranças e ajudou Itapetinga a vencer por 4 a 3 na casa da adversária. Agora, o Intermunicipal se prepara para conhecer um novo tricampeão. Ambas com dois títulos, cada, Itamaraju e Itapetinga se enfrentam pelo terceiro título de suas histórias. Com melhor campanha, Itamaraju fará o jogo de volta em sua casa, no dia 16 de dezembro. No próximo domingo (9), as seleções abrem a final com o jogo de ida em Itapetinga. *Com informações da FBF

Sem cobrança extra: bandeira tarifária de dezembro será verde, anuncia Aneel

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:05

A conta de luz do brasileiro terá um alívio em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira, que estará em vigor, no próximo mês, a bandeira verde. Com isso, não haverá cobrança de taxa-extra nas tarifas de eletricidade. Em novembro, estava em vigor a bandeira amarela, com custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A justificativa para a redução na cobrança, após meses com a taxa-extra, está no início do período de chuvas. Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda estarem com níveis reduzidos, a agência acredita que, com o período das chuvas, haja elevação gradual no nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas. As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Jitaúna: Padrasto deflagra tiro de espingarda em enteado no KM 19.

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:04

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Foto: Reprodução

Uma tentativa de homicídio ocorreu na noite desta sexta-feira (30), na região do Km 19, zona rural de Jitaúna. Um jovem identificado como Jeferson Rodrigues Santos, 24 anos, sendo o mesmo de acordo informações da PM seria paciente psiquiátrico, foi alvejado a tiros de espingarda nas partes íntimas pelo padrasto. A vítima foi socorrida por populares ao Hospital Nossa S. Fátima e em seguida transferido ao Hospital Prado Valadares em Jequié. O suspeito que não teve o nome revelado conseguiu  fugir. Os motivos não foram esclarecidos e a Policia vai investigar o crime. (Jitaúna em Dia)

Placas no modelo Mercosul começam a ser implantadas na Bahia em 17 de dezembro

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:04

Placas no modelo Mercosul começam a ser implantadas na Bahia em 17 de dezembro

Foto: Reprodução / TV Globo

O novo modelo de placas para automóveis, seguindo o padrão do Mercosul, deve começar a ser implantado na Bahia a partir do dia 17 de dezembro. Inicialmente, a previsão era que a medida já pudesse ser adotada a partir da próxima segunda-feira (3).

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira ( 30) uma resolução que prorroga o prazo. A mudança atende ao pedido do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), com o objetivo de dar mais tempo às empresas fabricantes e estampadoras de placas que pretendem se cadastrar para oferecer o serviço no estado.

Avião de pequeno porte cai sobre casas em SP; dois morrem e seis ficam feridos

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:03

Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão

Uma aeronave caiu na tarde desta sexta-feira (30) na região de Santana, Zona Norte de São Paulo, e causou a morte de duas pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. Houve ao menos seis feridos e outras cinco pessoas precisaram ser socorridas, mas sem ferimentos. O avião é um monomotor Cessna C-210, prefixo PR-JEE, não tem caixa-preta e é um dos modelos que mais se acidentam no Brasil. A aeronave caiu na rua Antonio Nascimento Moura, área residencial perto do Aeroporto Campo de Marte, após decolar em direção a Jundiaí. Casas e veículos que estavam na rua onde a aeronave caiu também foram atingidos. O fogo chegou a se alastrar pelo asfalto, após vazar combustível pela rua.

Pelo menos 5 estados brasileiros ainda não têm data de pagamento de 13º definida

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - 16:03

Pelo menos 5 estados brasileiros ainda não têm data de pagamento de 13º definida

Foto: Reprodução / EBC

Pelo menos cinco estado brasileiros ainda não sabem quando pagarão o 13º salário dos seus funcionários públicos, de acordo com um levantamento do portal G1. No Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte, o benefício de 2017 ainda não terminou de ser pago, o que torna provável que o benefício deste ano também atrase.

No Rio de Janeiro, o governo informou que não vai pagar a 1ª parcela até esta sexta (30), mas se comprometeu a fazer o depósito de 2018 no próximo mês. Os estados de Minas Gerais e em Pernambuco, ainda não há datas para o pagamento.

Guaratinga: Estudantes usam guarda-chuva durante aula devido a goteiras

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - 16:02

Guaratinga: Estudantes usam guarda-chuva durante aula devido a goteiras

Foto: Reprodução / Radar 64

Estudantes de uma escola da rede municipal de Guaratinga, na Costa do Descobrimento, sul baiano, usaram guarda-chuvas para se proteger de goteiras. O fato foi registrado na Escola municipal Renascer I nesta quinta-feira (29) durante as chuvas que caíam na cidade.

Segundo o site Radar 64, a situação foi registrada em fotos, vídeos e compartilhada nas redes sociais. Devido à situação, os estudantes chegaram a colocar baldes nas salas para reter a água que invadiu a sala. A secretaria municipal de Educação informou que a escola irá passar por uma reforma, mas que só ocorrerá no período das férias. 

Jitaúna: Praça Albino Cajahyba e reconstruída e entregue a população

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - 15:45

Fotos: Ascom

A Praça Albino Cajahyba, foi totalmente reconstruída e entregue a população na noite de quinta-feira (29/11), no centro de Jitaúna. A entrega da Praça, totalmente requalificada, contou com a presença do prefeito Patrick Lopes, vereadores Jean, Jeane Rocha, Lelezo, Xico, Bafafá e Gerlan do Gás, contou ainda com a presença do deputado estadual eleito Zé Coca, além de uma multidão de fieis e moradores. 

A Praça atualmente dispõe de uma fonte Luminosa, Área Verde, Quiosques e Bancos de assento. As ações integraram o pacote de melhorias previstas para o aniversário da cidade, celebrado no próximo mês. *Informações da Ascom/Jitaúna

Ilhéus: Parte de teto de escola municipal desaba após chuvas

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:25

Ilhéus: Parte de teto de escola desaba após chuvas

Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Uma escola municipal de Ilhéus, teve parte do teto derrubado devido às chuvas que caíram na madrugada desta quarta-feira (28). Devido ao problema, as aulas foram suspensas na Escola Municipal Paulo Freire, que fica no bairro Teotônio Vilela. Segundo a TV Santa Cruz, a Defesa Civil de Ilhéus informou que choveu 58 milímetros na madrugada em que houve o incidente.

A diretoria da escola afirmou que a unidade passou por pequenos reparos no telhado em 2017. O conserto dos novos buracos está previsto para ocorrer entre o sábado (1°) e o domingo (2) para não atrapalhar as aulas. A escola atende 28 turmas, formadas por cerca de 1,1 mil estudantes. Das 14 salas onde os alunos estudam, 11 apresentam telhas quebradas.

Mulheres baianas vivem nove anos a mais do que os homens, aponta IBGE

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:14

Mulheres baianas vivem nove anos a mais do que os homens, aponta IBGE

Foto: Agência Brasil

No país como um todo e em todos os estados, as mulheres têm expectativa de vida maior que a dos homens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o segundo estado com a maior diferença entre os gêneros (9,2 anos). Em 2016, a taxa das mulheres baianas subiu de 78,2 anos para 78,4. Enquanto a esperança de vida ao nascer do sexo masculino passou de 69 anos para 69,3.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (29), a diferença é menor que a verificada em Alagoas (9,6 anos) e maior que a média nacional (7,1 anos). O IBGE também revelou que a chance de uma pessoa da Bahia de 60 anos chegar aos 80 é de quase 90%.

Antonio Palocci deixa cadeia em Curitiba após Justiça conceder prisão domiciliar

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:12

Antonio Palocci deixa cadeia em Curitiba após Justiça conceder prisão domiciliar

Foto: Agência Brasil

O ex-ministro Antonio Palocci deixou a cadeia na tarde desta quinta-feira (29) após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) conceder prisão domiciliar a ele. Segundo o G1, depois de sair da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, Palocci seguiu até a sede da Justiça Federal para instalar uma tornozeleira eletrônica.

Homem é preso em Jequié acusado de assassinar barraqueiro no São Pedro 2017 em Jitaúna

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:04

Foto: Divulgação/Policia Civil

A Polícia Civil cumprindo mandado de prisão, efetuou nesta quinta-feira (29), a prisão de Julimar Novaes de Oliveira, em Jequié. De acordo informações da polícia, Julimar seria o autor de um homicídio ocorrido em julho de 2017, durante as festividades de São Pedro em Jitaúna. Ainda de acordo a polícia, a vítima foi José Lopes da Silva que residia em Itabuna e foi ferido na região do abdômen a golpes de chave de fenda atrás do Mercado de Cereais. 

Após ordem judicial da Vara Crime da Comarca de Jitaúna, os agentes da DT de Jitaúna efetuaram a prisão de Julimar. Segundo o mesmo em depoimento o crime foi praticado após um desentendimento entres eles, Julimar está preso à disposição da Justiça na delegacia de Jitaúna de onde deve ser transferido ao conjunto penal de Jequié. (Jitaúna em Dia)

Jitaúna: Life Produções realizou o Prêmio Sul Baiano homenageando as personalidade do ano com grande sucesso

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 06:00 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O radialista Neilton Brito foi um dos destaques da noite. (foto: Jitaúna em Dia)

 A 19ª edição do Prêmio Sul Baiano, realizada na noite desta quarta-feira,29, na Câmara de Vereadores, em Jitaúna, prestou uma homenagem aos destaques do ano com reconhecimento público. O evento na cidade premiou grandes personalidades públicas, empresas, políticos, artistas dentre outros. Também em destaque, a Life Produções através de Julio César Tito da Cruz homenageou o prefeito Patrick Lopes, os vereadores Leleso, Josuel, Jean e Neres Costa, a noite foi de homenagens as empresas do município, além de personalidades da imprensa local. De acordo Tito o motivo seria a razão pelos serviços prestados na sociedade que vem desenvolvendo nos últimos anos. Destacando também a premiação ao radialista Neilton Brito. O Prêmio Sul Baiano vem sendo uma das maiores iniciativas de entretenimento, este ano teve mais uma vez como novidade comida e bebida free, e o show com Jader Wilson e banda, além de bela decoração e super animação. (Jitaúna em Dia)

Conta de luz subirá 1,3% para concluir construção de usina nuclear

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 06:00 

Imagem relacionada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que a decisão de concluir ou não a construção da usina nuclear de Angra 3 tem caráter essencialmente político, mas que o Brasil possui uma série de fontes de energia com tarifas bem inferiores à que o governo pretende cobrar pela conclusão e operação da usina, que está com as obras paralisadas há mais de três anos no Rio de Janeiro.

Os técnicos calcularam os efeitos que a construção da usina teria no bolso do consumidor, caso seja aplicado o aumento da tarifa de Angra 3 aprovado em outubro pelo governo. Se o valor da energia saltar de R$ 240/MWh para R$ 480/MWh, como quer o governo atual, a conta de luz subiria imediatamente 1,35%. A indefinição sobre o futuro de Angra 3, que está com 58% de sua estrutura concluída, é uma das heranças deixadas pelo governo Temer. *Com informações O Estadão

ANP questiona por que preço da gasolina não caiu nos postos

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 06:00

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quer saber das distribuidoras o motivo para os preços dos combustíveis não caem nas bombas na mesma proporção que nas refinarias da Petrobrás. Pelas contas da agência reguladora, o litro da gasolina vendido pela estatal ficou R$ 0,51 mais barato nos últimos dois meses, mas as distribuidoras só repassaram R$ 0,26 dessa queda e, para os motoristas, a redução não passou de R$ 0,10.

Com o argumento de que faz parte das suas atribuições zelar pelo consumidor, a agência reguladora, em nota, informou que "tem adotado várias medidas para dar mais transparência à formação de preços e solicitado informações dos agentes periodicamente". As distribuidoras terão 15 dias para apresentar explicação. Segundo a ANP, "foi observada a redução significativa de preços da gasolina pela Petrobrás sem que essa decisão tenha chegado ao consumidor final". Em Jitaúna o preço da gasolina é considerada um absurdo, esta sendo comercializada em R$4,80.

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 13:33

Santo Amaro: Empresários são soltos após STJ conceder habeas corpus

Foto: Reprodução / Portal Bahia 10

Os empresários Manoel de Andrade Barreto e Jonas Lopes Porto, presos na Operação Adsumus, foram soltos nesta terça-feira (27). Habeas corpus – baseados no mesmo fundamento que colocou em liberdade o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado – garantiram a soltura dos dois. Barreto e Porto são investigados no eixo Festas, um das cinco frentes da Adsumus, deflagrada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA).

A operação investiga desvios de recursos em contratos da prefeitura de Santo Amaro com empresas durante o mandato de Ricardo Machado [2012 a 2016]. Os habeas corpus desta terça foram concedidos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro. Ainda estão foragidos Paulo Vasconcelos, representante de uma locadora de veículos, e Jonaldo Campos, primo de Ricardo Machado, dado como “braço direito” do ex-prefeito. (Bahia Noticias)

Polícia Rodoviária Federal abre concurso para 500 vagas em dezembro

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 13:26

Resultado de imagem para PRF concurso

Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou edital de concurso público para 500 vagas de policial rodoviário federal. O salário é de R$ 9.473,57. Do total de vagas, 100 são reservadas para candidatos negros e 33 para pessoas com deficiência. Os candidatos devem ter graduação de nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo de categoria "B" e que não possua observação de adaptação veicular ou restrição de locais e horário para dirigir. O policial rodoviário tem jornada de 40 horas semanais e realiza atividades de natureza policial envolvendo fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo, atendimento e socorro às vítimas de acidentes rodoviários e demais atribuições relacionadas com a área operacional da PRF. As inscrições devem ser feitas de 3 a 18 de dezembro pelo site. A taxa é de R$ 150,00.

Itapebi: Ponte sobre Rio Jequitinhonha na BR-101 é alvo de preocupação

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 08:32

Itapebi: Ponte sobre Rio Jequitinhonha na BR-101 é alvo de preocupação

Foto: Reprodução / Radar 64

O estado da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em um trecho da BR-101 em Itapebi, na Costa do Descobrimento, sul baiano, tem sido motivo de preocupação. Sinais de erosão são percebidos na base e nos pilares da ponte que tem mais de 500 metros de extensão. Diante da situação, o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] foi acionado. Ofícios que pedem intervenção do órgão foram enviados pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Eunápolis e pelo deputado federal Aleluia.

A Ordem e o congressita cobram medidas urgentes de manutenção do equipamento. A Comissão de Meio Ambiente da OAB-BA pediu que o Dnit faça uma avaliação imediata, com emissão de laudo técnico, para saber se há risco de desabamento da ponte. Conforme Thiago Suaid, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, são necessárias medidas de reparo e mitigação, para que não haja maior exposição dos usuários a riscos. Já o legislador cobrou vistoria para que seja evitada “uma tragédia”. 

Ainda segundo o site, milhares de veículos trafegam diariamente pela ponte inaugurada em 1962. No sábado (24), em resposta a uma consulta feita pela Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento (Associenge), o superintendente do Dnit da Bahia, Amaury Lima, afirmou que já existe um projeto de recuperação da ponte.

Jitaúna: Prêmio Sul Baiano homenageia personalidades do município.

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 08:15
A imagem pode conter: texto

Acontece nesta quarta-feira (28), mais uma edição do Prêmio Sul Baiano em Jitaúna, promovido pela Life Produções. O evento será realizado no salão nobre da Câmara de Vereadores, ás 20hs, e será animado por Jader Wilson um dos homenageados. Na oportunidade dezenas de personalidades politicas, empresarias e comunitárias, além de instituições e empresas serão homenageadas com diploma alusivo ao prêmio. O Prêmio Destaque Sul Baiano completa 19 anos repletos de sucesso. Mais de 20 destaques estarão recebendo os prêmios. (Jitaúna em Dia)

Idoso de Itajuípe, na BA, completa 118 anos e morador da cidade tenta inclusão no Livro dos Recordes

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 07:45

José Ferreira mora na cidade de Itajuípe — Foto: Divulgação/TV Santa Cruz

Um morador de Itajuípe, completou 118 anos de vida no início deste mês de novembro. Segundo os familiares, José Ferreira dos Santos, que nasceu no último ano do século XIX, em 1900, não possui hipertensão e, além disso, os indicadores de colesterol e glicemia estão controlados.

Um blogueiro da cidade, que descobriu a história do idoso, está tentando agora levantar mais informações que comprovem a data de nascimento de José, para enviar ao Guinness Book. Na última edição da publicação, o título de pessoa mais velha do mundo está com uma japonesa de 117 anos.

Devido à idade, o idoso tem dificuldades de locomoção e passa a maior parte do dia sentado ou deitado. José é casado há 78 anos com Lindaura Rocha de Jesus, que tem 98 anos. Ela conta que o romance dos dois foi uma grande aventura.

Segundo a idosa, a dupla teve que fugir para casar e construir uma família. "Minha mãe tinha raiva dele. Não queria não", contou a esposa. O idoso se aposentou após trabalhar 58 anos nas fazendas de cacau da região. Ele morou em muitas fazendas do sul da Bahia, que anos depois viraram cidades, como São José da Vitória. (G1)

Ministério do Trabalho lança plano para reduzir trabalho infantil até 2022

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 06:02

Ministério do Trabalho lança plano para reduzir trabalho infantil até 2022

Foto: Reprodução / EBC

O Governo fez o lançamento do 3º Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil nesta terça-feira (27). O texto possui um conjunto de medidas a serem adotadas a partir do ano que vem até 2022 para acabar com a prática. O documento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, em Brasília. 

A meta do Brasil é acabar com o trabalho infantil até 2025. Em 2016 havia 2,39 milhões de crianças neste tipo de atividade. Segundo a Agência Brasil, o plano parte do reconhecimento de que o trabalho infantil e sua exploração persistem no país, gerando violações de direitos de crianças e adolescentes envolvidas nessas atividades. 

O Ministério do Trabalho espera que no ano de 2022 tenha havido uma aceleração da redução desse quadro em todas as faixas etárias, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Deputados estaduais aprovam reajuste de taxas cartorárias na Bahia

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 06:00

AL-BA mantém veto de Rui a projeto alterado por Coronel sobre dívidas do antigo Baneb

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) votou e aprovou, nesta terça-feira (27), o projeto que reajusta as taxas cartorárias no estado. De autoria do Poder Judiciário, a matéria estava travada na pauta da Casa há pelo menos três sessões e foi alvo de críticas da oposição pela possibilidade de aumentos elevados no preço de serviços de cartórios  A proposta de aumento tem como base o índice da inflação de 4,15% e passou por dois pedidos de vista e revisão do texto antes de ser aprovado. 

Por conta da aprovação do Projeto de Lei nº 22.918/2018, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) passará a ter participação em 1% nas taxas judiciárias. A matéria, proposta pelo Tribunal de Justiça do estado. O MP-BA arrecadará cerca de R$ 6 milhões com as taxas, que serão destinados ao Fundo de Modernização. O valor arrecadado será utilizado em melhorias na infraestrutura física e tecnológica da instituição, a fim de que melhore a prestação dos serviços à sociedade.

Plano nacional de combate à violência doméstica é assinado por Temer

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 06:00

Plano nacional de combate à violência doméstica é assinado por Temer

Foto: Reprodução / EBC

O combate à violência doméstica foi o tema do decreto assinado pelo presidente Michel Temer assinou decreto nesta terça-feira (27), em solenidade no Palácio do Planalto. O texto institui o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. 

De acordo com Temer, as ações vão promover a colaboração entre estados e municípios com a União em prol de uma “política abrangente que a um só tempo traz punição rigorosa contra ao agressor e uma prevenção eficaz contra a violência”. 

O decreto também pretende ampliar a promoção dos direitos e da cidadania da mulher e sua ascensão no mercado de trabalho.

Bolsonaro define ex-diretor do DNIT Tarcísio Freitas como ministro da Infraestrutura

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 01:50

Bolsonaro define ex-diretor do DNIT Tarcísio Freitas como ministro da Infraestrutura

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na tarde desta terça-feira (27) o nome do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, para ocupar o Ministério da Infraestrutura. Bolsonaro apresentou Freitas como ”formado pelo Instituto Militar de Engenharia e consultor legislativo da Câmara”. Nos bastidores havia uma disputa sobre o controle da pasta da pasta que agregará os ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil e das Comunicações e indicativos de que um militar poderia assumir o comando dela. No entanto, Bolsonaro optou por um nome ligado à esfera política, ainda que não seja detentor de mandato.

Bahia tem 3 das 10 cidades do Brasil com maior risco de Aedes Aegypti

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 00:59

Três das dez cidades brasileiras com maior risco de doenças contraídas pelo mosquito Aedes Aegypti estão na Bahia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo Tribunal de Contas da União.  O TCU informou que, no processo de acompanhamento das ações do Ministério da Saúde para a prevenção, controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti e às doenças por ele transmitidas, o TCU aponta que alguns municípios podem se encontrar em situação de maior risco. São citados: Rio de Janeiro, Itabuna (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Goiânia (GO), Cruzeta (RN), Guamaré (RN), Rafael Godeiro (RN), Itaju do Colônia (BA) e Jaguarari (BA). (CORREIO)

Petrobras reduz em 3,53% o preço médio da gasolina nas refinarias

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 00:59

A Petrobras anunciou corte de 3,53% no preço médio do litro da gasolina A sem tributos nas refinarias, válido para terça-feira, 27, para R$ 1,5007. Além disso, a estatal manteve sem alteração o preço do diesel, em R$ 2,1228, conforme tabela disponível no site da empresa. Em 6 de setembro, a diretoria da companhia anunciou que além dos reajustes diários da gasolina, terá a opção de utilizar um mecanismo de proteção (hedge) complementar.

Morre 7ª vítima de acidente na BR-116; 5 foram enterradas em Euclides da Cunha

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 13:49

Morre 7ª vítima de acidente na BR-116; 5 foram enterradas em Euclides da Cunha

Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Veio a óbito na noite desta segunda-feira (26) mais uma vítima do acidente entre um ônibus escolar e uma carreta no último domingo (25) (ver aqui) em um trecho da BR-116 de Santa Bárbara, no Portal do Sertão. Segundo o Acorda Cidade, Orlando Mota Ferreira, de 40 anos, morreu às 22h no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Ele era natural da cidade de Quijingue, na região sisaleira, e dirigia o ônibus escolar com a Fanfarra de Euclides da Cunha, no nordeste baiano, que colidiu com uma carreta. O motorista teve a perna amputada, passou por cirurgias, mas não resistiu.

Na tarde desta segunda foram enterrados em Euclides da Cunha cinco dos seis mortos na batida, informou o G1. Além do motorista do ônibus, também morreram Eurides Cardoso, que dirigia a carreta e era natural da cidade de Conchal (SP), Marcos Silva Brito, Rodrigo Carvalho Brandão da Silva, Jeferson Conceição dos Santos, Rafael José da Silva Souza e Fernando Andrade de Almeida.

Brasil registra queda de 16% na taxa de mortalidade por Aids

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 12:44

Brasil registra queda de 16% na taxa de mortalidade por Aids

Foto: Agência Brasil

O Brasil registrou, nos últimos quatro anos, redução de 16,5% na taxa de mortalidade por Aids. De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, o índice passou de 5,7 por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 em 2017.

O documento também aponta redução na detecção de HIV. Em 2012, a taxa era de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes e, em 2017, foram 18,3, uma queda de 15,7%. De 1980 a junho de 2018, o Brasil registrou 926.742 casos de Aids no Brasil, uma média de 40 mil novos casos por ano.

Ainda segundo o boletim, o país registrou redução significativa da transmissão vertical do HIV, quando o bebê é infectado durante a gestação. A taxa de detecção de HIV em bebê reduziu em 43% entre 2007 e 2017, caindo de 3,5 casos para 2 por cada 100 mil habitantes. De acordo com o ministério, isso se deve ao aumento da testagem na Rege Cegonha, que contribuiu para a identificação de novos casos em gestantes. Em 2017, a taxa de detecção foi de 2,8 casos por 100 mil habitantes.

Nos últimos 7 anos, ainda houve redução de 56% de infecções de HIV em crianças expostas infectadas pelo HIV após 18 meses de acompanhamento. Os novos dados ainda mostram que 73% das novas infecções de HIV ocorrem entre no sexo masculino, sendo que 70% dos casos entre homens estão na faixa de 15 a 39 anos.

Itagi: Funcionários Públicos realizaram protesto por contra de atraso salarial

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 12:43

A imagem pode conter: 1 pessoa

Ao que parece o município de Itagi não vem honrando como os compromissos com o servidor municipal. Durante esta manhã de terça-feira (27), funcionários da Prefeitura realizaram uma manifestação pública pelas ruas da cidade em protesto contra a administração do prefeito Dr. Olival Andrade. Com organização dos filiados ao Sindicado dos Servidores Municipais e APLB-Sindicato. "A situação já e insustentável já são dois meses em atraso, não podemos mais fazer compras nossas famílias estão passando dificuldade, a dispensa não tem mais nada" contou um servidor ao Jitaúna em Dia. O prefeito da cidade Olival Andrade foi a uma emissora de rádio e negou que os salários estariam em atraso. (Jitaúna em Dia)

Novo edital do Mais Médicos já tem 97,2% das vagas preenchidas

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 01:12

Balanço divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas do novo edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. As inscrições permanecem abertas até 7 de dezembro por meio do site do programa. Segundo a nota, até 12h desta segunda, 30.734 profissionais com registro em CRM no Brasil se inscreveram. Deste total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 já estão alocados no município para atuação imediata.

Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde. “Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Ministério da Educação libera recursos para educação em tempo integral

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 00:11

Ministério da Educação libera recursos para educação em tempo integral

Foto: Reprodução / EBC

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a transferência de recursos para que os estados brasileiros implementem a educação em tempo integral no ensino médio. De acordo com a Agência Brasil, serão liberados R$ 99 milhões, distribuídos entre todos os estados e o Distrito Federal, com exceção do Mato Grosso.

A liberação foi feita no âmbito do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O objetivo do MEC é complementar o pagamento da primeira parcela de recursos correspondentes ao ano de 2019. As unidades federativas precisaram encaminhar planos de trabalho e também apontar unidades de ensino em que a nova modalidade de educação deverá ser implementada. 

Cada estado pode usar o dinheiro para a remuneração de professores, aperfeiçoamento dos profissionais, intervenções na infraestrutura, aquisição de equipamentos entre outras necessidades das unidades escolares. 

INSS inicia pagamento do 13º salário de 2 milhões de baianos

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 00:11

Aposentados e pensionistas começam a receber a segunda parte do abono anual, conhecido como 13º salário, a partir desta segunda-feira (26). O depósito será realizado na folha de pagamento mensal do INSS, de 26 de novembro a 7 de dezembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018. Em todo o país, 30,1 milhões de benefícios receberão a segunda parcela do 13º, totalizando R$ 21,4 bilhões, referentes aos benefícios que dão direito ao abono. Deste total, 2,6 mil são benefícios pagos a segurados em decorrência de legislação específica,  o que representa o valor de R$ 4,5 milhões.  

Na Bahia, 2.042.836 pessoas vão receber o benefício que, juntos, somam R$ 1.227.453.900. É nesta segunda parcela que pode ser realizado o desconto Imposto de Renda. A primeira parcela que correspondeu a 50% do valor de cada benefício foi antecipada para os segurados em agosto deste ano.  Em todo o país, 29,7 milhões de benefícios receberam  a primeira parcela do 13º, totalizando R$ 20,7 bilhões, referentes aos benefícios previdenciários com direito ao abono.

Jequié: Santa Casa de Saúde inaugura o Centro de Reabilitação Nice Aguia, para pessoas com deficiência

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 00:11

Fundação José Silveira promove inauguração. Foto: Divulgação

A Santa Casa de Jequié, unidade da Fundação José Silveira (FJS), inaugurou nesta segunda-feira (26) o Centro de Reabilitação Nice Aguiar, beneficiando a população de Jequié e de 25 municípios da região. O Centro é um marco para a Bahia, primeira instituição a contar com a orientação técnica da AACD desde a concepção do projeto até o modelo de atendimento multidisciplinar. A obra foi construída em um terreno doado pela benemérita Nice Aguiar, homenageada no evento. ”A cooperação técnica entre a AACD e a Fundação José Silveira é uma forma de estabelecer parcerias, levando os protocolos de tratamento da AACD para unidades qualificadas como esse Centro”, disse o presidente da AACD, Marcelo Keirallah. O presidente da FJS, Geraldo Leite, destacou “o crescimento contínuo da Santa Casa, instituição a serviço do povo de Jequié”. Com uma previsão de 1.100 procedimentos por mês, o Centro atende pessoas com deficiência, doenças ortopédicas e idosos. O evento contou com as presenças de representantes do Governo do Estado, prefeitos, parlamentares, entidades sociais e de saúde. (Blog Marcos Frham)

Idoso é preso acusado de estuprar e engravidar sobrinha de 13 anos

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 12:57

Um idoso foi preso na localidade da Lagoa de São João, na cidade de Brumado, sudoeste da Bahia, após ser condenado por estuprar a sobrinha-neta de 13 anos. A vítima engravidou, após o abuso sexual. Francisco Félix Lopes foi detido na sexta-feira (23). Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em 2015, na residência da vítima. Nesta segunda (26), ele segue detido na delegacia de Brumado, onde aguarda transferência para o presídio, para cumprir pena de 12 anos, quatro meses e 15 dias em regime fechado por estupro. A polícia não detalhou como o crime aconteceu, nem soube dizer se a adolescente teve o bebê. *Com informações do G1

Após denunciar Bolsonaro duas vezes, Dodge diz que não tentará reeleição

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:05

Após denunciar Bolsonaro duas vezes, Dodge diz que não tentará reeleição

Foto: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Atual procuradora-geral da República do Brasil, Raquel Dodge disse a colegas do Ministério Público Federal (MPF) que, por ter denunciado Jair Bolsonaro (PSL) duas vezes, não tentará a recondução ao cargo. A permanência de Dodge é uma incógnita ainda não tratada pelo presidente eleito. 

De acordo com o jornal O Globo, apesar da afirmação de que não tentará a recondução, a fala de Dodge não convenceu a todos os seus interlocutores. Cabe ao capitão eleito presidente tomar a decisão de quem ocupará a Procuradoria-Geral da República (PGR) no seu governo. 

Jitaunense tem motocicleta roubada por quatro elementos armados e SP

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:04

Resultado de imagem para moto roubada imagens

Uma moto CB 300 de cor branca, placa ESR-4250, foi roubada neste domingo (25), por volta das 19:30h, em São Paulo. Segundo o proprietário, em relatos na sua rede social foram momentos de apreensão e medo. Ainda de acordo Caio Castelo Branco com familiares em Jitaúna o mesmo se dirigia a sua residência quando quatro elementos em outras duas motos o abordaram apontando uma arma em direção a sua cabeça. Os marginais pediram que a moto fosse ligada e lhe perguntaram sobre o rastreador e segredos, em seguida os elementos roubaram o aparelho celular e fugiram. Um boletim de ocorrência foi feito pelo proprietário. Diligências por parte da PM foram efetuadas, mas até o momento, os suspeitos não foram identificados. (Jitaúna em Dia)

Câmara de Apuarema contraria decisão do TCM e aprova contas de 2015 da ex-prefeita Jozilene

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:04

Foto: Divulgação

A sessão realizada na Câmara de Vereadores de Apuarema durante a noite da última sexta-feira (23),  derrubou o parecer do TCM que opinava pela rejeição das contas públicas da ex-prefeita Jozilene Barreto Ribeiro, "Lene", e aprovou as suas contas referentes ao exercício de 2015. As contas referentes ao penúltimo ano da ex-prefeita, foram aprovadas por seis votos favoráveis e três contrários. Além do presidente do legislativo, Marquinhos de Bobó (MDB), Matinho (DEM), Eri (PP), Séri de Fiita (PSL), também votaram contra o TCM os vereadores William Vital (PPS), e Dê de Chico (PTC). Já os vereadores Jaldo Beré (PR), Aerveles Amorim (PSC) e Beto (PT) seguiram o parecer do Tribunal. *Informações Rádio Web Brasil

Ônibus escolar colide com carreta na BR-116 e acidente deixa três mortos

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:03

Foto: Reprodução / Madalena Braga / TV Subaé

Um ônibus escolar que seguia para um concurso de fanfarras colidiu com uma carreta e deixou três mortos na manhã deste domingo (25), no km 382 da BR-116, trecho de Santa Bárbara, cidade a cerca de 150 km de Salvador. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 10h50 quando o ônibus escolar se dirigia a Antônio Cardoso, cidade vizinha a Feira de Santana, que receberia neste fim de semana o concurso de fanfarras. Por conta do acidente, o evento cultural em Antônio Cardoso foi cancelado. 

De acordo com o G1, a PRF apontou que o acidente foi causado pelo motorista da carreta, que ao tentar fazer uma ultrapassagem, bateu no ônibus. A cabine da carreta ficou destruída e o motorista morreu. As outras duas pessoas que morreram estavam no ônibus. A PRF ainda não tem detalhes do número de feridos, mas as equipes da polícia foram encaminhadas para o local e a rodovia está interditada.

Dois casos de sarampo são confirmados em Ilhéus; último registro na Bahia foi em 1999

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:02

Duas pessoas tiveram diagnóstico de sarampo confirmado na cidade de Ilhéus, segundo a Secretária da Saúde (Sesab). O último registro da doença no estado tinha sido em 1999. De acordo com a secretaria, os pacientes estão contaminados com o tipo selvagem do sarampo. Em setembro, um amazonense foi diagnosticado com o mesmo tipo do vírus, também em Ilhéus. Ele já chegou ao estado doente. Portanto, o caso é considerado "importado".

Segundo a Sesab, as duas pessoas tiveram contato indireto com esse paciente amazonense, por estarem no mesmo local de trabalho, e podem ter sido contaminadas por ele. A suspeita inicial era de que o vírus dos dois pacientes pudesse ser vacinal porque eles foram vacinados recentemente. Um exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no entanto, comprovou que o vírus tem mesmo genótipo da doença do paciente do Amazonas.

Homem é encontrado morto na BR-330; polícia suspeita de latrocínio

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:02

O corpo do caminhoneiro Reginaldo da Paz Ferreira, de 37 anos, foi encontrado às margens da BR-330, nas proximidades da Fazenda Santa Maria do Jenipapo, trecho compreendido entre o município de Ubatã e o trevo que dá acesso à BR-101. Segundo informações da Polícia, a suspeita inicial é que o homem tenha sido vítima de latrocínio – roubo seguido de morte. 

A vítima seria motorista de uma carreta que transportava gado, que teria sido roubada e recuperada no município de Coaraci. O homem, que trajava camiseta azul e estava de cuecas, teria sido estrangulado pelos bandidos. Uma corda estava envolta no pescoço da vítima. A Polícia Civil ainda apura as informações para confirmar a versão da morte do caminhoneiro. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi acionado e realizou o levantamento cadavérico. Segundo informações, ele sofreu o assalto na noite da última sexta-feira (23). Um dos bandidos foi preso. (Ubatã Notícias)

Edital do Mais Médicos tem 92% das vagas preenchidas, diz ministério

Sábado, 24 de novembro de 2018 - 09:32

Edital do Mais Médicos tem 92% das vagas preenchidas, diz ministério

Foto: Karina Zambrana / Ascom / MS

O novo edital para vagas no programa Mais Médicos já tem 92% das vagas preenchidas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (23). Até as 17h, 25.901 interessados com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil estavam inscritos.

No edital, foram oferecidas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro.

"Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível", comentou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Jitaúna: Caminhada pelas ruas marcam o Dia da Consciência Negra

Sábado, 24 de novembro de 2018 - 09:31

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, árvore, céu e atividades ao ar livre

Fotos: Ademir Nunes

Alunos, professores, e toda sociedade jitaunense participaram na manhã de sexta-feira, 23, de uma caminhada pelas ruas da cidade em celebração ao Dia da Consciência Negra, realizado pela Secretaria de Educação com apoio das escolas municipais. O objetivo foi sensibilizar a sociedade sobre a importância de se reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, multidão, céu e atividades ao ar livre

A concentração da caminhada ocorreu no Colégio Municipal Maria Eleonora Cajahyba, e de lá seguiu pelas Ruas Manoel Alves Meira e Praça da Câmara. (Jitaúna em Dia)

Lava Jato apura desvios na construção da sede da Petrobras, na Bahia

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 12:17

A 56ª Fase da Lava Jato, chamada de Operação Sem Fundos, deflagrada hoje (23) pela Polícia Federal (PF), tem como alvo ações criminosas em todo o processo de construção da sede da Petrobras, em Salvador. Segundo a PF, as investigações indicam a ocorrência de superfaturamento nos contratos de gerenciamento da construção, de elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia.

As investigações apontam ainda esse superfaturamento foi direcionado para “viabilizar o pagamento de vantagens indevidas para agentes públicos da Petrobras e dirigentes da Petros, além de terceiros com eles mancomunados. Tudo isso em prejuízo à estatal e ao fundo de pensão investidor, este mantido mediante patrocínio da própria Petrobras e das contribuições de seus empregados”, diz nota da PF. *Agência Brasil

Ibirataia: Pastor evangélico sofre acidente de carro na BA-120

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 12:17

O ibirataense Joelson Souza, morador do Distrito de Algodão, perdeu o controle da direção de seu veículo, modelo Onix  e caiu numa ribanceira numa curva na BA-120, próximo à entrada da Fazenda Canta Galo, sentido Algodão/Ibirataia. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), por volta das 9h. Pastor Joelson, seguia sentido Ibirataia juntamente com sua família. Ninguém ficou ferido. Amigos que passavam no local prestaram apoio ao pastor e sua família. Joelson é pastor da Igreja Assembléia de Deus em Algodão. *blog Tesouras Notícias

Novo presidente do Banco do Brasil fala em privatização do que for possível

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 06:01

Novo presidente do Banco do Brasil fala em privatização do que for possível

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O indicado para a presidência do Banco do Brasil, Rubem de Freitas Novaes, afirmou nesta quinta-feira (22) que tem como uma de suas orientações a privatização de ativos da instituição. Segundo a Agência Brasil, ele afirmou que as recomendações partiram diretamente do futuro ministro da Fazenda no governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes.

"A orientação é eficiência, enxugamento e privatização do que for possível. Vamos buscar bons resultados e tornar o banco cada vez mais competitivo, mas de uma maneira enxuta", declarou Novaes. Por outro lado, ele descartou a privatização total do banco.

Economista, Novaes já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em entrevista concedida nesta quinta, ele preferiu ainda não adiantar quais ativos do Banco do Brasil podem ser privatizados. "Isso está muito prematuro para eu detalhar. Primeiro, preciso tomar ciência da situação do banco, das pessoas que estão lá, pensar na formação da equipe", comentou.

Ficou sem Gás, Não espere mais, ligue agora mesmo para a RB Gás.

A imagem pode conter: texto

Entregamos em sua casa. Dispomos também de Água Mineral. Travessa Oliveira Brito, S/N-Centro de Jitaúna

Estudante de Jitaúna é premiado com medalha nas Olimpíadas Nacionais de Matemática

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 06:00

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

O jovem Ricardo Andrade Farias de 14 anos, aluno do 9° ano do Colégio Selecista, em Jitaúna, foi premiado na Olimpíadas Nacionais de Matemática. Foi o único aluno da região a receber honraria, para alegria dos seus pais, colegas e principalmente seus professores orgulhosos de um aluno tão aplicado e focado. Ricardo é filho do Policial Jurandir Mendes e da professora Vanusa Farias. Ricardo é considerado uma referência entre alunos e agora, mais do que nunca, passa a ser ainda mais reverenciado e servindo de exemplo. 

A conquista é fruto do desprendimento e vontade desse aluno dedicado com as atividades em sala de aula e, sabemos que há um esforço da parte dele e também apoio da família. Fazendo uma avaliação são quase dois milhões de alunos participando. É um prêmio realmente difícil de alcançar, o que torna mérito mais visível não só para o aluno, mais como para toda sociedade jitaunense. 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Bahia vence o Fluminense por 2 a 0 na Arena Fonte Nova

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 05:56

Zé Rafael destaca importância do triunfo sobre o Flu: 'Vaga na Sul-Americana bem próxima'

Foto: Romildo de Jesus / Ag. Haack/ Bahia Notícias

O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0, nesta quinta-feira (22), na Arena Fonte Nova, em confronto válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Zé Rafael e Edigar Junio. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 47 pontos e ocupa a 11ª posição.

egunda-feira, 03 de dezembro de 2018 - 00:00

Na manhã de sábado (01º), uma discussão de trânsito evoluiu para tentativa de homicídio, em Itabuna. O caso ocorreu na Praça Adami, no Centro da cidade. Segundo informações de testemunhas, um homem estacionou seu veículo de forma errada, o que irritou um outro motorista. Eles iniciaram, então, uma discussão, e quando ela tornou-se mais áspera, um dos homens foi até seu veículo, pegou uma arma e atirou três vezes contra o outro indivíduo, que conseguiu se desvencilhar a tempo e não foi atingido. Depois de deflagrar os tiros, o homem deixou, apressadamente o local. Transeuntes entraram em pânico, uma vez que na cidade têm ocorrido diversos ataques com arma de fogo. A polícia investiga o caso.  (Blog Verdinho Itabuna)

Jitaúna: Ong do Natal Solidario realiza mais um dia de recolhimento

Segunda-feira, 03 de dezembro de 2018 - 00:00

Na manhã deste domingo (02), a equipe do Natal solidário de Jitaúna voltou a recolher alimentos em mais uma caminhada pelas ruas da cidade, desta vez os voluntarios da Ong dos Amigos Associados estiveram nas ruas Jequié, BNH, Travessa Maria Eleonoura, Coronel João Borges onde muitas doações de alimentos foram ofertadas. Os alimentos serão destinados as familias de baixa renda nos bairros do municipio no próximo dia 22 deste mês. A Ong dos Amigos Associados de Jitauna realiza esta campanha a dezenove anos. (Jitaúna em Dia)

Gandu: Júri condena servidora a 77 anos de prisão por matar três pessoas em acidente

Domingo, 02 de dezembro de 2018 - 21:00

Gandu: Júri condena servidora a 77 anos de prisão por matar três pessoas em acidente

Foto: Blog do Bozó

O Tribunal do Júri de Gandu condenou a servidora pública estadual Anete Bispo dos Santos a 77 anos de prisão por causar, intecionalmente, o acidente de trânsito que matou três pessoas e feriu quatro. Entre as feridas, estava um adolescente de 13 anos e uma criança de três. O julgamento aconteceu na quinta-feira (29). A denúncia foi feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O crime aconteceu no dia 20 de janeiro de 2001, próximo ao KM 366 da BR-101. No acidente morreram Josenilda Cruz Barreto, Josinete Cruz Barreto e Diorita Silva Cruz. A sentença foi proferida pelo juiz Daniel Serpa de Carvalho, que determinou a perda do cargo de servidora no Poder Judiciário. A ré foi condenada por homicídio doloso qualificado por motivo fútil e por não oferecer às vítimas qualquer oportunidade de defesa. Segundo a denúncia, a condenada perseguiu, em alta velocidade, e fechou “bruscamente” o carro das vítimas, fazendo-o capotar “diversas vezes”. A perseguição e a manobra criminosa ocorreram após discussão entre a servidora e as vítimas no trânsito. (Bahia Noticias)

Vitoria se despede da Série A com derrota para o campeão Palmeiras

Domingo, 02 de dezembro de 2018 - 20:55

Vitoria se despede da Série A com derrota para o campeão Palmeiras

Foto: Renato Gizzi/Photo Premium/Folhapress

Já rebaixado para a Série B, o Vitória se despediu da elite do futebol nacional com derrota por  3 a 2  para o campeão Palmeiras, neste domingo (2), no Allianz Parque, em São Paulo (SP).

Intermunicipal: Final será disputada entre Itamaraju e Itapetinga

Domingo, 02 de dezembro de 2018 - 20:54

Foto: Ligeirinho no Esporte

O domingo de decisões no Intermunicipal 2018 foi de tirar o fôlego dos torcedores. Dois jogos emocionantes, equilibrados e decididos nas cobranças de pênaltis. Itamaraju e Itapetinga levaram a melhor e avançaram para a disputa do título da maior competição de futebol amador do país. Em Itamaraju, a torcida lotou o estádio e viu Santo Amaro devolveu o placar de 1 a 0 do primeiro jogo com gol de Iltinho. Nos pênaltis, os Itamarajuenses brilharam e venceram o confronto por 4 a 2.

Já em Euclides da Cunha, os donos da casa venceram Itapetinga por 3 a 2. Como no jogo de ida deu Itapetinga por 1 a 0, a decisão também foi nas penalidades. Os dois goleiros tiveram um grande dia, mas Erik foi o nome da partida. O arqueiro defendeu quatro cobranças e ajudou Itapetinga a vencer por 4 a 3 na casa da adversária. Agora, o Intermunicipal se prepara para conhecer um novo tricampeão. Ambas com dois títulos, cada, Itamaraju e Itapetinga se enfrentam pelo terceiro título de suas histórias. Com melhor campanha, Itamaraju fará o jogo de volta em sua casa, no dia 16 de dezembro. No próximo domingo (9), as seleções abrem a final com o jogo de ida em Itapetinga. *Com informações da FBF

Sem cobrança extra: bandeira tarifária de dezembro será verde, anuncia Aneel

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:05

A conta de luz do brasileiro terá um alívio em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira, que estará em vigor, no próximo mês, a bandeira verde. Com isso, não haverá cobrança de taxa-extra nas tarifas de eletricidade. Em novembro, estava em vigor a bandeira amarela, com custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A justificativa para a redução na cobrança, após meses com a taxa-extra, está no início do período de chuvas. Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda estarem com níveis reduzidos, a agência acredita que, com o período das chuvas, haja elevação gradual no nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas. As cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Jitaúna: Padrasto deflagra tiro de espingarda em enteado no KM 19.

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:04

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Foto: Reprodução

Uma tentativa de homicídio ocorreu na noite desta sexta-feira (30), na região do Km 19, zona rural de Jitaúna. Um jovem identificado como Jeferson Rodrigues Santos, 24 anos, sendo o mesmo de acordo informações da PM seria paciente psiquiátrico, foi alvejado a tiros de espingarda nas partes íntimas pelo padrasto. A vítima foi socorrida por populares ao Hospital Nossa S. Fátima e em seguida transferido ao Hospital Prado Valadares em Jequié. O suspeito que não teve o nome revelado conseguiu  fugir. Os motivos não foram esclarecidos e a Policia vai investigar o crime. (Jitaúna em Dia)

Placas no modelo Mercosul começam a ser implantadas na Bahia em 17 de dezembro

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:04

Placas no modelo Mercosul começam a ser implantadas na Bahia em 17 de dezembro

Foto: Reprodução / TV Globo

O novo modelo de placas para automóveis, seguindo o padrão do Mercosul, deve começar a ser implantado na Bahia a partir do dia 17 de dezembro. Inicialmente, a previsão era que a medida já pudesse ser adotada a partir da próxima segunda-feira (3).

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta sexta-feira ( 30) uma resolução que prorroga o prazo. A mudança atende ao pedido do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), com o objetivo de dar mais tempo às empresas fabricantes e estampadoras de placas que pretendem se cadastrar para oferecer o serviço no estado.

Avião de pequeno porte cai sobre casas em SP; dois morrem e seis ficam feridos

Sábado, 01 de dezembro de 2018 - 07:03

Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão

Uma aeronave caiu na tarde desta sexta-feira (30) na região de Santana, Zona Norte de São Paulo, e causou a morte de duas pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros. Houve ao menos seis feridos e outras cinco pessoas precisaram ser socorridas, mas sem ferimentos. O avião é um monomotor Cessna C-210, prefixo PR-JEE, não tem caixa-preta e é um dos modelos que mais se acidentam no Brasil. A aeronave caiu na rua Antonio Nascimento Moura, área residencial perto do Aeroporto Campo de Marte, após decolar em direção a Jundiaí. Casas e veículos que estavam na rua onde a aeronave caiu também foram atingidos. O fogo chegou a se alastrar pelo asfalto, após vazar combustível pela rua.

Pelo menos 5 estados brasileiros ainda não têm data de pagamento de 13º definida

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - 16:03

Pelo menos 5 estados brasileiros ainda não têm data de pagamento de 13º definida

Foto: Reprodução / EBC

Pelo menos cinco estado brasileiros ainda não sabem quando pagarão o 13º salário dos seus funcionários públicos, de acordo com um levantamento do portal G1. No Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte, o benefício de 2017 ainda não terminou de ser pago, o que torna provável que o benefício deste ano também atrase.

No Rio de Janeiro, o governo informou que não vai pagar a 1ª parcela até esta sexta (30), mas se comprometeu a fazer o depósito de 2018 no próximo mês. Os estados de Minas Gerais e em Pernambuco, ainda não há datas para o pagamento.

Guaratinga: Estudantes usam guarda-chuva durante aula devido a goteiras

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - 16:02

Guaratinga: Estudantes usam guarda-chuva durante aula devido a goteiras

Foto: Reprodução / Radar 64

Estudantes de uma escola da rede municipal de Guaratinga, na Costa do Descobrimento, sul baiano, usaram guarda-chuvas para se proteger de goteiras. O fato foi registrado na Escola municipal Renascer I nesta quinta-feira (29) durante as chuvas que caíam na cidade.

Segundo o site Radar 64, a situação foi registrada em fotos, vídeos e compartilhada nas redes sociais. Devido à situação, os estudantes chegaram a colocar baldes nas salas para reter a água que invadiu a sala. A secretaria municipal de Educação informou que a escola irá passar por uma reforma, mas que só ocorrerá no período das férias. 

Jitaúna: Praça Albino Cajahyba e reconstruída e entregue a população

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018 - 15:45

Fotos: Ascom

A Praça Albino Cajahyba, foi totalmente reconstruída e entregue a população na noite de quinta-feira (29/11), no centro de Jitaúna. A entrega da Praça, totalmente requalificada, contou com a presença do prefeito Patrick Lopes, vereadores Jean, Jeane Rocha, Lelezo, Xico, Bafafá e Gerlan do Gás, contou ainda com a presença do deputado estadual eleito Zé Coca, além de uma multidão de fieis e moradores. 

A Praça atualmente dispõe de uma fonte Luminosa, Área Verde, Quiosques e Bancos de assento. As ações integraram o pacote de melhorias previstas para o aniversário da cidade, celebrado no próximo mês. *Informações da Ascom/Jitaúna

Ilhéus: Parte de teto de escola municipal desaba após chuvas

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:25

Ilhéus: Parte de teto de escola desaba após chuvas

Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Uma escola municipal de Ilhéus, teve parte do teto derrubado devido às chuvas que caíram na madrugada desta quarta-feira (28). Devido ao problema, as aulas foram suspensas na Escola Municipal Paulo Freire, que fica no bairro Teotônio Vilela. Segundo a TV Santa Cruz, a Defesa Civil de Ilhéus informou que choveu 58 milímetros na madrugada em que houve o incidente.

A diretoria da escola afirmou que a unidade passou por pequenos reparos no telhado em 2017. O conserto dos novos buracos está previsto para ocorrer entre o sábado (1°) e o domingo (2) para não atrapalhar as aulas. A escola atende 28 turmas, formadas por cerca de 1,1 mil estudantes. Das 14 salas onde os alunos estudam, 11 apresentam telhas quebradas.

Mulheres baianas vivem nove anos a mais do que os homens, aponta IBGE

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:14

Mulheres baianas vivem nove anos a mais do que os homens, aponta IBGE

Foto: Agência Brasil

No país como um todo e em todos os estados, as mulheres têm expectativa de vida maior que a dos homens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o segundo estado com a maior diferença entre os gêneros (9,2 anos). Em 2016, a taxa das mulheres baianas subiu de 78,2 anos para 78,4. Enquanto a esperança de vida ao nascer do sexo masculino passou de 69 anos para 69,3.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (29), a diferença é menor que a verificada em Alagoas (9,6 anos) e maior que a média nacional (7,1 anos). O IBGE também revelou que a chance de uma pessoa da Bahia de 60 anos chegar aos 80 é de quase 90%.

Antonio Palocci deixa cadeia em Curitiba após Justiça conceder prisão domiciliar

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:12

Antonio Palocci deixa cadeia em Curitiba após Justiça conceder prisão domiciliar

Foto: Agência Brasil

O ex-ministro Antonio Palocci deixou a cadeia na tarde desta quinta-feira (29) após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) conceder prisão domiciliar a ele. Segundo o G1, depois de sair da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, Palocci seguiu até a sede da Justiça Federal para instalar uma tornozeleira eletrônica.

Homem é preso em Jequié acusado de assassinar barraqueiro no São Pedro 2017 em Jitaúna

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 17:04

Foto: Divulgação/Policia Civil

A Polícia Civil cumprindo mandado de prisão, efetuou nesta quinta-feira (29), a prisão de Julimar Novaes de Oliveira, em Jequié. De acordo informações da polícia, Julimar seria o autor de um homicídio ocorrido em julho de 2017, durante as festividades de São Pedro em Jitaúna. Ainda de acordo a polícia, a vítima foi José Lopes da Silva que residia em Itabuna e foi ferido na região do abdômen a golpes de chave de fenda atrás do Mercado de Cereais. 

Após ordem judicial da Vara Crime da Comarca de Jitaúna, os agentes da DT de Jitaúna efetuaram a prisão de Julimar. Segundo o mesmo em depoimento o crime foi praticado após um desentendimento entres eles, Julimar está preso à disposição da Justiça na delegacia de Jitaúna de onde deve ser transferido ao conjunto penal de Jequié. (Jitaúna em Dia)

Jitaúna: Life Produções realizou o Prêmio Sul Baiano homenageando as personalidade do ano com grande sucesso

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 06:00 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O radialista Neilton Brito foi um dos destaques da noite. (foto: Jitaúna em Dia)

 A 19ª edição do Prêmio Sul Baiano, realizada na noite desta quarta-feira,29, na Câmara de Vereadores, em Jitaúna, prestou uma homenagem aos destaques do ano com reconhecimento público. O evento na cidade premiou grandes personalidades públicas, empresas, políticos, artistas dentre outros. Também em destaque, a Life Produções através de Julio César Tito da Cruz homenageou o prefeito Patrick Lopes, os vereadores Leleso, Josuel, Jean e Neres Costa, a noite foi de homenagens as empresas do município, além de personalidades da imprensa local. De acordo Tito o motivo seria a razão pelos serviços prestados na sociedade que vem desenvolvendo nos últimos anos. Destacando também a premiação ao radialista Neilton Brito. O Prêmio Sul Baiano vem sendo uma das maiores iniciativas de entretenimento, este ano teve mais uma vez como novidade comida e bebida free, e o show com Jader Wilson e banda, além de bela decoração e super animação. (Jitaúna em Dia)

Conta de luz subirá 1,3% para concluir construção de usina nuclear

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 06:00 

Imagem relacionada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que a decisão de concluir ou não a construção da usina nuclear de Angra 3 tem caráter essencialmente político, mas que o Brasil possui uma série de fontes de energia com tarifas bem inferiores à que o governo pretende cobrar pela conclusão e operação da usina, que está com as obras paralisadas há mais de três anos no Rio de Janeiro.

Os técnicos calcularam os efeitos que a construção da usina teria no bolso do consumidor, caso seja aplicado o aumento da tarifa de Angra 3 aprovado em outubro pelo governo. Se o valor da energia saltar de R$ 240/MWh para R$ 480/MWh, como quer o governo atual, a conta de luz subiria imediatamente 1,35%. A indefinição sobre o futuro de Angra 3, que está com 58% de sua estrutura concluída, é uma das heranças deixadas pelo governo Temer. *Com informações O Estadão

ANP questiona por que preço da gasolina não caiu nos postos

Quinta-feira, 29 de novembro de 2018 - 06:00

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quer saber das distribuidoras o motivo para os preços dos combustíveis não caem nas bombas na mesma proporção que nas refinarias da Petrobrás. Pelas contas da agência reguladora, o litro da gasolina vendido pela estatal ficou R$ 0,51 mais barato nos últimos dois meses, mas as distribuidoras só repassaram R$ 0,26 dessa queda e, para os motoristas, a redução não passou de R$ 0,10.

Com o argumento de que faz parte das suas atribuições zelar pelo consumidor, a agência reguladora, em nota, informou que "tem adotado várias medidas para dar mais transparência à formação de preços e solicitado informações dos agentes periodicamente". As distribuidoras terão 15 dias para apresentar explicação. Segundo a ANP, "foi observada a redução significativa de preços da gasolina pela Petrobrás sem que essa decisão tenha chegado ao consumidor final". Em Jitaúna o preço da gasolina é considerada um absurdo, esta sendo comercializada em R$4,80.

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 13:33

Santo Amaro: Empresários são soltos após STJ conceder habeas corpus

Foto: Reprodução / Portal Bahia 10

Os empresários Manoel de Andrade Barreto e Jonas Lopes Porto, presos na Operação Adsumus, foram soltos nesta terça-feira (27). Habeas corpus – baseados no mesmo fundamento que colocou em liberdade o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado – garantiram a soltura dos dois. Barreto e Porto são investigados no eixo Festas, um das cinco frentes da Adsumus, deflagrada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA).

A operação investiga desvios de recursos em contratos da prefeitura de Santo Amaro com empresas durante o mandato de Ricardo Machado [2012 a 2016]. Os habeas corpus desta terça foram concedidos pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro. Ainda estão foragidos Paulo Vasconcelos, representante de uma locadora de veículos, e Jonaldo Campos, primo de Ricardo Machado, dado como “braço direito” do ex-prefeito. (Bahia Noticias)

Polícia Rodoviária Federal abre concurso para 500 vagas em dezembro

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 13:26

Resultado de imagem para PRF concurso

Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou edital de concurso público para 500 vagas de policial rodoviário federal. O salário é de R$ 9.473,57. Do total de vagas, 100 são reservadas para candidatos negros e 33 para pessoas com deficiência. Os candidatos devem ter graduação de nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação no mínimo de categoria "B" e que não possua observação de adaptação veicular ou restrição de locais e horário para dirigir. O policial rodoviário tem jornada de 40 horas semanais e realiza atividades de natureza policial envolvendo fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo, atendimento e socorro às vítimas de acidentes rodoviários e demais atribuições relacionadas com a área operacional da PRF. As inscrições devem ser feitas de 3 a 18 de dezembro pelo site. A taxa é de R$ 150,00.

Itapebi: Ponte sobre Rio Jequitinhonha na BR-101 é alvo de preocupação

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 08:32

Itapebi: Ponte sobre Rio Jequitinhonha na BR-101 é alvo de preocupação

Foto: Reprodução / Radar 64

O estado da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em um trecho da BR-101 em Itapebi, na Costa do Descobrimento, sul baiano, tem sido motivo de preocupação. Sinais de erosão são percebidos na base e nos pilares da ponte que tem mais de 500 metros de extensão. Diante da situação, o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] foi acionado. Ofícios que pedem intervenção do órgão foram enviados pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Eunápolis e pelo deputado federal Aleluia.

A Ordem e o congressita cobram medidas urgentes de manutenção do equipamento. A Comissão de Meio Ambiente da OAB-BA pediu que o Dnit faça uma avaliação imediata, com emissão de laudo técnico, para saber se há risco de desabamento da ponte. Conforme Thiago Suaid, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, são necessárias medidas de reparo e mitigação, para que não haja maior exposição dos usuários a riscos. Já o legislador cobrou vistoria para que seja evitada “uma tragédia”. 

Ainda segundo o site, milhares de veículos trafegam diariamente pela ponte inaugurada em 1962. No sábado (24), em resposta a uma consulta feita pela Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento (Associenge), o superintendente do Dnit da Bahia, Amaury Lima, afirmou que já existe um projeto de recuperação da ponte.

Jitaúna: Prêmio Sul Baiano homenageia personalidades do município.

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 08:15
A imagem pode conter: texto

Acontece nesta quarta-feira (28), mais uma edição do Prêmio Sul Baiano em Jitaúna, promovido pela Life Produções. O evento será realizado no salão nobre da Câmara de Vereadores, ás 20hs, e será animado por Jader Wilson um dos homenageados. Na oportunidade dezenas de personalidades politicas, empresarias e comunitárias, além de instituições e empresas serão homenageadas com diploma alusivo ao prêmio. O Prêmio Destaque Sul Baiano completa 19 anos repletos de sucesso. Mais de 20 destaques estarão recebendo os prêmios. (Jitaúna em Dia)

Idoso de Itajuípe, na BA, completa 118 anos e morador da cidade tenta inclusão no Livro dos Recordes

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 07:45

José Ferreira mora na cidade de Itajuípe — Foto: Divulgação/TV Santa Cruz

Um morador de Itajuípe, completou 118 anos de vida no início deste mês de novembro. Segundo os familiares, José Ferreira dos Santos, que nasceu no último ano do século XIX, em 1900, não possui hipertensão e, além disso, os indicadores de colesterol e glicemia estão controlados.

Um blogueiro da cidade, que descobriu a história do idoso, está tentando agora levantar mais informações que comprovem a data de nascimento de José, para enviar ao Guinness Book. Na última edição da publicação, o título de pessoa mais velha do mundo está com uma japonesa de 117 anos.

Devido à idade, o idoso tem dificuldades de locomoção e passa a maior parte do dia sentado ou deitado. José é casado há 78 anos com Lindaura Rocha de Jesus, que tem 98 anos. Ela conta que o romance dos dois foi uma grande aventura.

Segundo a idosa, a dupla teve que fugir para casar e construir uma família. "Minha mãe tinha raiva dele. Não queria não", contou a esposa. O idoso se aposentou após trabalhar 58 anos nas fazendas de cacau da região. Ele morou em muitas fazendas do sul da Bahia, que anos depois viraram cidades, como São José da Vitória. (G1)

Ministério do Trabalho lança plano para reduzir trabalho infantil até 2022

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 06:02

Ministério do Trabalho lança plano para reduzir trabalho infantil até 2022

Foto: Reprodução / EBC

O Governo fez o lançamento do 3º Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil nesta terça-feira (27). O texto possui um conjunto de medidas a serem adotadas a partir do ano que vem até 2022 para acabar com a prática. O documento foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, em Brasília. 

A meta do Brasil é acabar com o trabalho infantil até 2025. Em 2016 havia 2,39 milhões de crianças neste tipo de atividade. Segundo a Agência Brasil, o plano parte do reconhecimento de que o trabalho infantil e sua exploração persistem no país, gerando violações de direitos de crianças e adolescentes envolvidas nessas atividades. 

O Ministério do Trabalho espera que no ano de 2022 tenha havido uma aceleração da redução desse quadro em todas as faixas etárias, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Deputados estaduais aprovam reajuste de taxas cartorárias na Bahia

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 06:00

AL-BA mantém veto de Rui a projeto alterado por Coronel sobre dívidas do antigo Baneb

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) votou e aprovou, nesta terça-feira (27), o projeto que reajusta as taxas cartorárias no estado. De autoria do Poder Judiciário, a matéria estava travada na pauta da Casa há pelo menos três sessões e foi alvo de críticas da oposição pela possibilidade de aumentos elevados no preço de serviços de cartórios  A proposta de aumento tem como base o índice da inflação de 4,15% e passou por dois pedidos de vista e revisão do texto antes de ser aprovado. 

Por conta da aprovação do Projeto de Lei nº 22.918/2018, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) passará a ter participação em 1% nas taxas judiciárias. A matéria, proposta pelo Tribunal de Justiça do estado. O MP-BA arrecadará cerca de R$ 6 milhões com as taxas, que serão destinados ao Fundo de Modernização. O valor arrecadado será utilizado em melhorias na infraestrutura física e tecnológica da instituição, a fim de que melhore a prestação dos serviços à sociedade.

Plano nacional de combate à violência doméstica é assinado por Temer

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 06:00

Plano nacional de combate à violência doméstica é assinado por Temer

Foto: Reprodução / EBC

O combate à violência doméstica foi o tema do decreto assinado pelo presidente Michel Temer assinou decreto nesta terça-feira (27), em solenidade no Palácio do Planalto. O texto institui o Plano Nacional de Combate à Violência Doméstica. 

De acordo com Temer, as ações vão promover a colaboração entre estados e municípios com a União em prol de uma “política abrangente que a um só tempo traz punição rigorosa contra ao agressor e uma prevenção eficaz contra a violência”. 

O decreto também pretende ampliar a promoção dos direitos e da cidadania da mulher e sua ascensão no mercado de trabalho.

Bolsonaro define ex-diretor do DNIT Tarcísio Freitas como ministro da Infraestrutura

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 01:50

Bolsonaro define ex-diretor do DNIT Tarcísio Freitas como ministro da Infraestrutura

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na tarde desta terça-feira (27) o nome do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, para ocupar o Ministério da Infraestrutura. Bolsonaro apresentou Freitas como ”formado pelo Instituto Militar de Engenharia e consultor legislativo da Câmara”. Nos bastidores havia uma disputa sobre o controle da pasta da pasta que agregará os ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil e das Comunicações e indicativos de que um militar poderia assumir o comando dela. No entanto, Bolsonaro optou por um nome ligado à esfera política, ainda que não seja detentor de mandato.

Bahia tem 3 das 10 cidades do Brasil com maior risco de Aedes Aegypti

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 00:59

Três das dez cidades brasileiras com maior risco de doenças contraídas pelo mosquito Aedes Aegypti estão na Bahia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo Tribunal de Contas da União.  O TCU informou que, no processo de acompanhamento das ações do Ministério da Saúde para a prevenção, controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti e às doenças por ele transmitidas, o TCU aponta que alguns municípios podem se encontrar em situação de maior risco. São citados: Rio de Janeiro, Itabuna (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Goiânia (GO), Cruzeta (RN), Guamaré (RN), Rafael Godeiro (RN), Itaju do Colônia (BA) e Jaguarari (BA). (CORREIO)

Petrobras reduz em 3,53% o preço médio da gasolina nas refinarias

Quarta-feira, 28 de novembro de 2018 - 00:59

A Petrobras anunciou corte de 3,53% no preço médio do litro da gasolina A sem tributos nas refinarias, válido para terça-feira, 27, para R$ 1,5007. Além disso, a estatal manteve sem alteração o preço do diesel, em R$ 2,1228, conforme tabela disponível no site da empresa. Em 6 de setembro, a diretoria da companhia anunciou que além dos reajustes diários da gasolina, terá a opção de utilizar um mecanismo de proteção (hedge) complementar.

Morre 7ª vítima de acidente na BR-116; 5 foram enterradas em Euclides da Cunha

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 13:49

Morre 7ª vítima de acidente na BR-116; 5 foram enterradas em Euclides da Cunha

Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Veio a óbito na noite desta segunda-feira (26) mais uma vítima do acidente entre um ônibus escolar e uma carreta no último domingo (25) (ver aqui) em um trecho da BR-116 de Santa Bárbara, no Portal do Sertão. Segundo o Acorda Cidade, Orlando Mota Ferreira, de 40 anos, morreu às 22h no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Ele era natural da cidade de Quijingue, na região sisaleira, e dirigia o ônibus escolar com a Fanfarra de Euclides da Cunha, no nordeste baiano, que colidiu com uma carreta. O motorista teve a perna amputada, passou por cirurgias, mas não resistiu.

Na tarde desta segunda foram enterrados em Euclides da Cunha cinco dos seis mortos na batida, informou o G1. Além do motorista do ônibus, também morreram Eurides Cardoso, que dirigia a carreta e era natural da cidade de Conchal (SP), Marcos Silva Brito, Rodrigo Carvalho Brandão da Silva, Jeferson Conceição dos Santos, Rafael José da Silva Souza e Fernando Andrade de Almeida.

Brasil registra queda de 16% na taxa de mortalidade por Aids

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 12:44

Brasil registra queda de 16% na taxa de mortalidade por Aids

Foto: Agência Brasil

O Brasil registrou, nos últimos quatro anos, redução de 16,5% na taxa de mortalidade por Aids. De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, o índice passou de 5,7 por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 em 2017.

O documento também aponta redução na detecção de HIV. Em 2012, a taxa era de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes e, em 2017, foram 18,3, uma queda de 15,7%. De 1980 a junho de 2018, o Brasil registrou 926.742 casos de Aids no Brasil, uma média de 40 mil novos casos por ano.

Ainda segundo o boletim, o país registrou redução significativa da transmissão vertical do HIV, quando o bebê é infectado durante a gestação. A taxa de detecção de HIV em bebê reduziu em 43% entre 2007 e 2017, caindo de 3,5 casos para 2 por cada 100 mil habitantes. De acordo com o ministério, isso se deve ao aumento da testagem na Rege Cegonha, que contribuiu para a identificação de novos casos em gestantes. Em 2017, a taxa de detecção foi de 2,8 casos por 100 mil habitantes.

Nos últimos 7 anos, ainda houve redução de 56% de infecções de HIV em crianças expostas infectadas pelo HIV após 18 meses de acompanhamento. Os novos dados ainda mostram que 73% das novas infecções de HIV ocorrem entre no sexo masculino, sendo que 70% dos casos entre homens estão na faixa de 15 a 39 anos.

Itagi: Funcionários Públicos realizaram protesto por contra de atraso salarial

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 12:43

A imagem pode conter: 1 pessoa

Ao que parece o município de Itagi não vem honrando como os compromissos com o servidor municipal. Durante esta manhã de terça-feira (27), funcionários da Prefeitura realizaram uma manifestação pública pelas ruas da cidade em protesto contra a administração do prefeito Dr. Olival Andrade. Com organização dos filiados ao Sindicado dos Servidores Municipais e APLB-Sindicato. "A situação já e insustentável já são dois meses em atraso, não podemos mais fazer compras nossas famílias estão passando dificuldade, a dispensa não tem mais nada" contou um servidor ao Jitaúna em Dia. O prefeito da cidade Olival Andrade foi a uma emissora de rádio e negou que os salários estariam em atraso. (Jitaúna em Dia)

Novo edital do Mais Médicos já tem 97,2% das vagas preenchidas

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 01:12

Balanço divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas do novo edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. As inscrições permanecem abertas até 7 de dezembro por meio do site do programa. Segundo a nota, até 12h desta segunda, 30.734 profissionais com registro em CRM no Brasil se inscreveram. Deste total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 já estão alocados no município para atuação imediata.

Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde. “Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Ministério da Educação libera recursos para educação em tempo integral

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 00:11

Ministério da Educação libera recursos para educação em tempo integral

Foto: Reprodução / EBC

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a transferência de recursos para que os estados brasileiros implementem a educação em tempo integral no ensino médio. De acordo com a Agência Brasil, serão liberados R$ 99 milhões, distribuídos entre todos os estados e o Distrito Federal, com exceção do Mato Grosso.

A liberação foi feita no âmbito do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. O objetivo do MEC é complementar o pagamento da primeira parcela de recursos correspondentes ao ano de 2019. As unidades federativas precisaram encaminhar planos de trabalho e também apontar unidades de ensino em que a nova modalidade de educação deverá ser implementada. 

Cada estado pode usar o dinheiro para a remuneração de professores, aperfeiçoamento dos profissionais, intervenções na infraestrutura, aquisição de equipamentos entre outras necessidades das unidades escolares. 

INSS inicia pagamento do 13º salário de 2 milhões de baianos

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 00:11

Aposentados e pensionistas começam a receber a segunda parte do abono anual, conhecido como 13º salário, a partir desta segunda-feira (26). O depósito será realizado na folha de pagamento mensal do INSS, de 26 de novembro a 7 de dezembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018. Em todo o país, 30,1 milhões de benefícios receberão a segunda parcela do 13º, totalizando R$ 21,4 bilhões, referentes aos benefícios que dão direito ao abono. Deste total, 2,6 mil são benefícios pagos a segurados em decorrência de legislação específica,  o que representa o valor de R$ 4,5 milhões.  

Na Bahia, 2.042.836 pessoas vão receber o benefício que, juntos, somam R$ 1.227.453.900. É nesta segunda parcela que pode ser realizado o desconto Imposto de Renda. A primeira parcela que correspondeu a 50% do valor de cada benefício foi antecipada para os segurados em agosto deste ano.  Em todo o país, 29,7 milhões de benefícios receberam  a primeira parcela do 13º, totalizando R$ 20,7 bilhões, referentes aos benefícios previdenciários com direito ao abono.

Jequié: Santa Casa de Saúde inaugura o Centro de Reabilitação Nice Aguia, para pessoas com deficiência

Terça-feira, 27 de novembro de 2018 - 00:11

Fundação José Silveira promove inauguração. Foto: Divulgação

A Santa Casa de Jequié, unidade da Fundação José Silveira (FJS), inaugurou nesta segunda-feira (26) o Centro de Reabilitação Nice Aguiar, beneficiando a população de Jequié e de 25 municípios da região. O Centro é um marco para a Bahia, primeira instituição a contar com a orientação técnica da AACD desde a concepção do projeto até o modelo de atendimento multidisciplinar. A obra foi construída em um terreno doado pela benemérita Nice Aguiar, homenageada no evento. ”A cooperação técnica entre a AACD e a Fundação José Silveira é uma forma de estabelecer parcerias, levando os protocolos de tratamento da AACD para unidades qualificadas como esse Centro”, disse o presidente da AACD, Marcelo Keirallah. O presidente da FJS, Geraldo Leite, destacou “o crescimento contínuo da Santa Casa, instituição a serviço do povo de Jequié”. Com uma previsão de 1.100 procedimentos por mês, o Centro atende pessoas com deficiência, doenças ortopédicas e idosos. O evento contou com as presenças de representantes do Governo do Estado, prefeitos, parlamentares, entidades sociais e de saúde. (Blog Marcos Frham)

Idoso é preso acusado de estuprar e engravidar sobrinha de 13 anos

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 12:57

Um idoso foi preso na localidade da Lagoa de São João, na cidade de Brumado, sudoeste da Bahia, após ser condenado por estuprar a sobrinha-neta de 13 anos. A vítima engravidou, após o abuso sexual. Francisco Félix Lopes foi detido na sexta-feira (23). Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em 2015, na residência da vítima. Nesta segunda (26), ele segue detido na delegacia de Brumado, onde aguarda transferência para o presídio, para cumprir pena de 12 anos, quatro meses e 15 dias em regime fechado por estupro. A polícia não detalhou como o crime aconteceu, nem soube dizer se a adolescente teve o bebê. *Com informações do G1

Após denunciar Bolsonaro duas vezes, Dodge diz que não tentará reeleição

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:05

Após denunciar Bolsonaro duas vezes, Dodge diz que não tentará reeleição

Foto: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Atual procuradora-geral da República do Brasil, Raquel Dodge disse a colegas do Ministério Público Federal (MPF) que, por ter denunciado Jair Bolsonaro (PSL) duas vezes, não tentará a recondução ao cargo. A permanência de Dodge é uma incógnita ainda não tratada pelo presidente eleito. 

De acordo com o jornal O Globo, apesar da afirmação de que não tentará a recondução, a fala de Dodge não convenceu a todos os seus interlocutores. Cabe ao capitão eleito presidente tomar a decisão de quem ocupará a Procuradoria-Geral da República (PGR) no seu governo. 

Jitaunense tem motocicleta roubada por quatro elementos armados e SP

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:04

Resultado de imagem para moto roubada imagens

Uma moto CB 300 de cor branca, placa ESR-4250, foi roubada neste domingo (25), por volta das 19:30h, em São Paulo. Segundo o proprietário, em relatos na sua rede social foram momentos de apreensão e medo. Ainda de acordo Caio Castelo Branco com familiares em Jitaúna o mesmo se dirigia a sua residência quando quatro elementos em outras duas motos o abordaram apontando uma arma em direção a sua cabeça. Os marginais pediram que a moto fosse ligada e lhe perguntaram sobre o rastreador e segredos, em seguida os elementos roubaram o aparelho celular e fugiram. Um boletim de ocorrência foi feito pelo proprietário. Diligências por parte da PM foram efetuadas, mas até o momento, os suspeitos não foram identificados. (Jitaúna em Dia)

Câmara de Apuarema contraria decisão do TCM e aprova contas de 2015 da ex-prefeita Jozilene

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:04

Foto: Divulgação

A sessão realizada na Câmara de Vereadores de Apuarema durante a noite da última sexta-feira (23),  derrubou o parecer do TCM que opinava pela rejeição das contas públicas da ex-prefeita Jozilene Barreto Ribeiro, "Lene", e aprovou as suas contas referentes ao exercício de 2015. As contas referentes ao penúltimo ano da ex-prefeita, foram aprovadas por seis votos favoráveis e três contrários. Além do presidente do legislativo, Marquinhos de Bobó (MDB), Matinho (DEM), Eri (PP), Séri de Fiita (PSL), também votaram contra o TCM os vereadores William Vital (PPS), e Dê de Chico (PTC). Já os vereadores Jaldo Beré (PR), Aerveles Amorim (PSC) e Beto (PT) seguiram o parecer do Tribunal. *Informações Rádio Web Brasil

Ônibus escolar colide com carreta na BR-116 e acidente deixa três mortos

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:03

Foto: Reprodução / Madalena Braga / TV Subaé

Um ônibus escolar que seguia para um concurso de fanfarras colidiu com uma carreta e deixou três mortos na manhã deste domingo (25), no km 382 da BR-116, trecho de Santa Bárbara, cidade a cerca de 150 km de Salvador. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 10h50 quando o ônibus escolar se dirigia a Antônio Cardoso, cidade vizinha a Feira de Santana, que receberia neste fim de semana o concurso de fanfarras. Por conta do acidente, o evento cultural em Antônio Cardoso foi cancelado. 

De acordo com o G1, a PRF apontou que o acidente foi causado pelo motorista da carreta, que ao tentar fazer uma ultrapassagem, bateu no ônibus. A cabine da carreta ficou destruída e o motorista morreu. As outras duas pessoas que morreram estavam no ônibus. A PRF ainda não tem detalhes do número de feridos, mas as equipes da polícia foram encaminhadas para o local e a rodovia está interditada.

Dois casos de sarampo são confirmados em Ilhéus; último registro na Bahia foi em 1999

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:02

Duas pessoas tiveram diagnóstico de sarampo confirmado na cidade de Ilhéus, segundo a Secretária da Saúde (Sesab). O último registro da doença no estado tinha sido em 1999. De acordo com a secretaria, os pacientes estão contaminados com o tipo selvagem do sarampo. Em setembro, um amazonense foi diagnosticado com o mesmo tipo do vírus, também em Ilhéus. Ele já chegou ao estado doente. Portanto, o caso é considerado "importado".

Segundo a Sesab, as duas pessoas tiveram contato indireto com esse paciente amazonense, por estarem no mesmo local de trabalho, e podem ter sido contaminadas por ele. A suspeita inicial era de que o vírus dos dois pacientes pudesse ser vacinal porque eles foram vacinados recentemente. Um exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no entanto, comprovou que o vírus tem mesmo genótipo da doença do paciente do Amazonas.

Homem é encontrado morto na BR-330; polícia suspeita de latrocínio

Segunda-feira, 26 de novembro de 2018 - 06:02

O corpo do caminhoneiro Reginaldo da Paz Ferreira, de 37 anos, foi encontrado às margens da BR-330, nas proximidades da Fazenda Santa Maria do Jenipapo, trecho compreendido entre o município de Ubatã e o trevo que dá acesso à BR-101. Segundo informações da Polícia, a suspeita inicial é que o homem tenha sido vítima de latrocínio – roubo seguido de morte. 

A vítima seria motorista de uma carreta que transportava gado, que teria sido roubada e recuperada no município de Coaraci. O homem, que trajava camiseta azul e estava de cuecas, teria sido estrangulado pelos bandidos. Uma corda estava envolta no pescoço da vítima. A Polícia Civil ainda apura as informações para confirmar a versão da morte do caminhoneiro. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi acionado e realizou o levantamento cadavérico. Segundo informações, ele sofreu o assalto na noite da última sexta-feira (23). Um dos bandidos foi preso. (Ubatã Notícias)

Edital do Mais Médicos tem 92% das vagas preenchidas, diz ministério

Sábado, 24 de novembro de 2018 - 09:32

Edital do Mais Médicos tem 92% das vagas preenchidas, diz ministério

Foto: Karina Zambrana / Ascom / MS

O novo edital para vagas no programa Mais Médicos já tem 92% das vagas preenchidas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (23). Até as 17h, 25.901 interessados com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil estavam inscritos.

No edital, foram oferecidas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de dezembro.

"Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível", comentou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Jitaúna: Caminhada pelas ruas marcam o Dia da Consciência Negra

Sábado, 24 de novembro de 2018 - 09:31

A imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, árvore, céu e atividades ao ar livre

Fotos: Ademir Nunes

Alunos, professores, e toda sociedade jitaunense participaram na manhã de sexta-feira, 23, de uma caminhada pelas ruas da cidade em celebração ao Dia da Consciência Negra, realizado pela Secretaria de Educação com apoio das escolas municipais. O objetivo foi sensibilizar a sociedade sobre a importância de se reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas no palco, multidão, céu e atividades ao ar livre

A concentração da caminhada ocorreu no Colégio Municipal Maria Eleonora Cajahyba, e de lá seguiu pelas Ruas Manoel Alves Meira e Praça da Câmara. (Jitaúna em Dia)

Lava Jato apura desvios na construção da sede da Petrobras, na Bahia

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 12:17

A 56ª Fase da Lava Jato, chamada de Operação Sem Fundos, deflagrada hoje (23) pela Polícia Federal (PF), tem como alvo ações criminosas em todo o processo de construção da sede da Petrobras, em Salvador. Segundo a PF, as investigações indicam a ocorrência de superfaturamento nos contratos de gerenciamento da construção, de elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia.

As investigações apontam ainda esse superfaturamento foi direcionado para “viabilizar o pagamento de vantagens indevidas para agentes públicos da Petrobras e dirigentes da Petros, além de terceiros com eles mancomunados. Tudo isso em prejuízo à estatal e ao fundo de pensão investidor, este mantido mediante patrocínio da própria Petrobras e das contribuições de seus empregados”, diz nota da PF. *Agência Brasil

Ibirataia: Pastor evangélico sofre acidente de carro na BA-120

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 12:17

O ibirataense Joelson Souza, morador do Distrito de Algodão, perdeu o controle da direção de seu veículo, modelo Onix  e caiu numa ribanceira numa curva na BA-120, próximo à entrada da Fazenda Canta Galo, sentido Algodão/Ibirataia. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), por volta das 9h. Pastor Joelson, seguia sentido Ibirataia juntamente com sua família. Ninguém ficou ferido. Amigos que passavam no local prestaram apoio ao pastor e sua família. Joelson é pastor da Igreja Assembléia de Deus em Algodão. *blog Tesouras Notícias

Novo presidente do Banco do Brasil fala em privatização do que for possível

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 06:01

Novo presidente do Banco do Brasil fala em privatização do que for possível

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O indicado para a presidência do Banco do Brasil, Rubem de Freitas Novaes, afirmou nesta quinta-feira (22) que tem como uma de suas orientações a privatização de ativos da instituição. Segundo a Agência Brasil, ele afirmou que as recomendações partiram diretamente do futuro ministro da Fazenda no governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes.

"A orientação é eficiência, enxugamento e privatização do que for possível. Vamos buscar bons resultados e tornar o banco cada vez mais competitivo, mas de uma maneira enxuta", declarou Novaes. Por outro lado, ele descartou a privatização total do banco.

Economista, Novaes já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em entrevista concedida nesta quinta, ele preferiu ainda não adiantar quais ativos do Banco do Brasil podem ser privatizados. "Isso está muito prematuro para eu detalhar. Primeiro, preciso tomar ciência da situação do banco, das pessoas que estão lá, pensar na formação da equipe", comentou.

Ficou sem Gás, Não espere mais, ligue agora mesmo para a RB Gás.

A imagem pode conter: texto

Entregamos em sua casa. Dispomos também de Água Mineral. Travessa Oliveira Brito, S/N-Centro de Jitaúna

Estudante de Jitaúna é premiado com medalha nas Olimpíadas Nacionais de Matemática

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 06:00

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

O jovem Ricardo Andrade Farias de 14 anos, aluno do 9° ano do Colégio Selecista, em Jitaúna, foi premiado na Olimpíadas Nacionais de Matemática. Foi o único aluno da região a receber honraria, para alegria dos seus pais, colegas e principalmente seus professores orgulhosos de um aluno tão aplicado e focado. Ricardo é filho do Policial Jurandir Mendes e da professora Vanusa Farias. Ricardo é considerado uma referência entre alunos e agora, mais do que nunca, passa a ser ainda mais reverenciado e servindo de exemplo. 

A conquista é fruto do desprendimento e vontade desse aluno dedicado com as atividades em sala de aula e, sabemos que há um esforço da parte dele e também apoio da família. Fazendo uma avaliação são quase dois milhões de alunos participando. É um prêmio realmente difícil de alcançar, o que torna mérito mais visível não só para o aluno, mais como para toda sociedade jitaunense. 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Bahia vence o Fluminense por 2 a 0 na Arena Fonte Nova

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018 - 05:56

Zé Rafael destaca importância do triunfo sobre o Flu: 'Vaga na Sul-Americana bem próxima'

Foto: Romildo de Jesus / Ag. Haack/ Bahia Notícias

O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0, nesta quinta-feira (22), na Arena Fonte Nova, em confronto válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Zé Rafael e Edigar Junio. Com o resultado, o Tricolor chegou aos 47 pontos e ocupa a 11ª posição.