Determinação judicial suspende concurso para PM e Bombeiros na Bahia

16/02/2020 09:43

Determinação judicial suspende concurso para PM e Bombeiros na Bahia

publicado ás 11:18hs, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O Governo do Estado, através das Secretaria de Administração (Saeb), anunciou nesta quarta-feira (12) a suspensão do Concurso Público para Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A medida segue uma decisão judicial proferida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, que aceitou o pedido da Defensoria Pública do Estado e determinou, no dia 16 de janeiro, a suspensão do certame, “após a realização das provas objetivas e discursivas”. As provas objetivas, conforme determinado, foram realizadas normalmente no último dia 19 de janeiro.

De acordo com o comunicado, a suspensão do concurso permanecerá “até o julgamento final do mérito ou modificação da mencionada decisão judicial”. Em mandado de segurança coletivo, a Defensoria Pública considerou que os Editais Saeb 02/2019 e 03/2019 estão repletos de falhas, que “violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursados homens”.

Eleição de gestores escolares deve acontecer em março, prevê secretaria estadual

publicado ás 10:52hs, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) planeja realizar todo o processo de eleição de dirigentes escolares no mês de março deste ano. Através do pleito, a comunidade escolar, alunos, pais e professores, escolhem diretor e vice para as escolas estaduais. O mandato tem duração, inicialmente, de quatro anos. A SEC afirmou ao Bahia Notícias que está concluindo a elaboração do edital de eleição “para publicação nos próximos dias”. “Todo o processo acontecerá no mês de março”, completou a pasta.

Os gestores em exercício tiveram seus mandatos excepcionalmente prorrogados. Isso porquê a Eleição de Dirigentes Escolares prevista inicialmente para dezembro do ano passado (lembre aqui e aqui), período em que a gestão iniciada em janeiro de 2016 chegaria ao fim, foi adiada pela pasta. A pasta publicou na última semana de dezembro a relação dos servidores certificados para participar da eleição de dirigentes escolares. Em 2019 a SEC adotou um modelo diferente de certificação: o curso e a avaliação aconteceram por meio da plataforma on-line.

Policiais Civis da Bahia podem cruzar os braços durante o carnaval de Salvador e no interior do Estado

publicado ás 10:51hs, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Policiais Civis da Bahia realizam Assembleia Extraordinária, na próxima quarta-feira (19), às 9 horas, no Auditório da Faculdade Visconde de Cairu, Barris. Um dos destaques da pauta é a adesão à escala extra do Carnaval 2020, informes sobre a PEC 159 e quais os caminhos até a sanção do projeto, avaliação da operação legalidade, que ocorre desde o dia 4 de fevereiro, além de solicitar mesa de negociação com o Governo do Estado.

“Essa Assembleia será importante para avaliar a operação legalidade e mostrar à sociedade que os policiais civis atuam sem condições dignas de trabalho, estamos percorrendo todas as delegacias do Estado. Esse é o momento da pressão, da categoria se unir em torno das demandas que estão pendentes. Dentre elas, avaliar quais rumos tomar durante o carnaval de Salvador e do interior. Nós estamos passando por um momento muito grave e só depende do Governo para sentar e negociar com os servidores que lutam cotidianamente em defesa da sociedade”, aponta o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes. (mais…)

Sobe para 11 número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil

publicado ás 19:35hs, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Sobe para 11 número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil

Foto: Reprodução/Twitter

O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiu novamente e chegou a 11, de acordo com atualização da situação epidemiológica do país informada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (12). Até o momento foram descartados 33 casos. Nesta semana o Brasil chegou a contabilizar sete casos suspeitos.

No mundo o total de casos confirmados é de 43.103. 99,1% deles estão localizados na China. Outros 395 casos foram confirmados em outros países do mundo.

Itabuna: Jovem é ferida por bala perdida no peito; tiro atinge celular

publicado ás 11:53hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Itabuna: Jovem é ferida por bala perdida no peito; tiro atinge celular

Foto: WhatsApp

Uma jovem de 18 anos foi atingida por uma bala perdida nesse sábado (8), em Itabuna. O tiro pegou no peito dela de raspão e atingiu o celular.Segundo informações do G1, a vítima estava com a mãe passando na Rua do Paty, no bairro de São Caetano, quando ouviram um barulho de bomba e várias pessoas correndo. 

Neste momento, uma bala furou a blusa da jovem, passou de raspão pelo peito e atingiu o telefone. De acordo com a publicação, ela foi socorrida no Hospital de Base, mas passa bem. As circunstâncias dos disparos não foram divulgadas.

Carro invade calçada e quase atinge pessoas que estava em bar, em Jitaúna

publicado ás 11:52hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Um carro invadiu a calçada de um Bar no centro de Jitaúna durante o fim da tarde desta segunda-feira (10). De acordo informações o condutor não identificado perdeu o controle de direção do veículo e subiu na calçada do Bar Simpatia que fica localizado ás margens da BR-330. "Constantemente tem pessoas ali sentadas nesse horário e por sorte hoje não tinha" disse um comerciante. 

Esse foi o segundo acidente que aconteceu, em um intervalo de poucos dias, segundo moradores. Há cerca de duas semanas, um carro desgovernado invadiu a calçada e atingiu uma residência. O motorista arcou com os prejuízos. (Jitaúna em Dia)

Ipiaú: Professores seguem paralisados e cobram atualização de piso nacional

publicado ás 11:51hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Ipiaú: Professores seguem paralisados e cobram atualização de piso nacional

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Professores da rede municipal de Ipiaú, seguem paralisados. Segundo o Blog do Marcos Frahm, a APLB reclamam o pagamento do novo piso nacional do magistério para a categoria, que teve reajuste de 12,84%, indo para R$ 2.886,24. Nesta segunda-feira (10), os docentes se concentraram na Praça Rui Barbosa, no Centro, para chamar a atenção das autoridades.

Eles cobram também correção da jornada de trabalho de alguns docentes que, segundo o sindicato, modificada sem respeito aos critérios estabelecidos no Plano de Carreira do Magistério, além da correção da remoção ex-ofício de servidores, sem observar os critérios estabelecidos em lei municipal. O secretário de educação de Ipiaú, Alan Márcio, disse que a prefeitura está aberta ao diálogo e lamenta a paralisação da categoria. 

Guanambi: Mãe entra em poço para resgatar filha e ambas morrem afogadas

publicado ás 11:51hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Guanambi: Mãe entra em poço para resgatar filha e ambas morrem afogadas

Foto: Reprodução / 97 News

Uma mulher, de 35 anos, e a filha, de 4, morreram afogadas na tarde desta segunda-feira (10) em Guanambi, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. Segundo o 97 News, informações preliminares dão conta que a criança, identificada como Vitória da Cruz da Silva, teria caído em um poço com seis metros de profundidade, na Fazenda olho D’Água, zona rural do município.

Ao ver a cena, a mãe tentou salvar a filha, entrando no poço, mas também acabou se afogando. As vítimas vieram a óbito no local. O fato comoveu a população local.

Falta de trabalhador qualificado afeta metade das indústrias no país

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

A queda do desemprego, que afetava 11,6 milhões de trabalhadores em todo o país no fim de 2019, encontra uma barreira na formação média do trabalhador. Cinco em cada dez indústrias brasileiras têm dificuldade em contratar por causa da falta de trabalhador qualificado. A vaga existe, mas, muitas vezes, a empresa não consegue preenchê-la. É o que revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça (11). Os maiores destaques negativos ficaram com Espírito Santo (15,7%) e Minas Gerais (5,6%), em recuos bem mais intensos que a média nacional (1,1%). Registraram taxa negativa a região Nordeste (3,1%), Bahia (2,9%), Mato Grosso (2,6%), Pernambuco (2,2%) e Pará (1,3%).  Agência Brasil

Uesb conclui que autodeclaração de ruivo que entrou por cotas em medicina é irregular

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Foto: Carol Pimenta/TV Sudoeste

A autodeclaração do estudante branco e de cabelos ruivos que conseguiu uma vaga no curso de medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) através de cotas raciais foi considerada irregular pelo procedimento de Sindicância instaurado pela universidade.

Segundo informações da Uesb, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), após o período de recesso acadêmico e férias dos estudantes e professores, a universidade vai definir os membros que vão compor a Comissão Processante, que terá um prazo de 60 dias para apresentar seu relatório e suas conclusões.

De acordo com a universidade, Michelson Mendonça da Silva foi aprovado no Vestibular Uesb 2019 e convocado para matrícula, no qual os aprovados para ingresso no segundo período letivo deveriam se apresentar de 9 a 12 de setembro de 2019, com aulas tendo início no dia 20 de janeiro deste ano. *Com informações do G1

Bahia lidera produção de energia limpa no País

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

No ano passado, a Bahia liderou a produção de energia limpa no Brasil, respondendo por mais de 30% do total da produção por fonte eólica(ventos) e solar. Na verdade, a geração de energia por meio dos ventos alcançou 31,8% e a fotovoltaica (solar) respondeu por 33,7% dessa produção.

A geração dessa energia renovável reduziu o risco de crise no setor energético no País, afastando para bem longe o risco de apagões como os que ocorreram em 2011 e 2018. A longo e médio prazo, as fontes renováveis de energia podem impactar numa redução significativa nos valores da conta de luz da população em geral.

De acordo com a diretora de interiorização de desenvolvimento e fomento de energias renováveis, da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Laís Maciel, a fonte eólica no Estado cresceu mais de 50% e a fotovoltaica mais de 70% em relação a 2018. “Os parques que estão em operação já investiram mais de R$ 20 bilhões e criaram mais de 32,2 mil empregos”, explica. *CORREIO

Homem é preso no distrito do Japomerim com revólver, munições e drogas

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo no distrito do Japomerim, em Itagibá. A prisão foi realizada por guarnições da PM após denúncia anônima via whatsapp. A Polícia Militar foi informada no final da tarde dessa segunda-feira (10) sobre o suspeito que estaria vendendo drogas em sua residência na Rua Wilson Moreira. De acordo com a PM, após abordagem no suspeito, em frente a casa indicada, foram encontradas com ele cinco buchas de maconha. No interior do imóvel foram localizadas mais drogas e um revólver calibre.32, além de 20 munições calibre 380, 04 munições calibre 32, 01 munição caibre 22, 01 peteca de cocaína, 94 buchas de maconha. O indivíduo foi conduzido e apresentado na delegacia de Itagibá juntamente com o material apreendido. *Informações do Giro Ipiaú

Condenados por abuso sexual não poderão assumir cargos públicos na Bahia

publicado ás 20:20hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para Condenados por abuso sexual não poderão assumir cargos públicos na Bahia

Foto: Claudia Cardozo/ Bahia Notícias

Pessoas condenadas por qualquer modalidade de abuso sexual na Bahia estão proibidas de ingressar na administração pública estadual, sejam cargos da administração direta, indireta, autarquias ou fundações. A proibição permanece em vigor mesmo após cumprimento da pena.

A decisão está em vigor desde o dia 7 de fevereiro, quando promulgada a Lei 14.232. Duvulgação foi feita no Diário Oficial deste sábado (8). 

Sardinhas pulam na areia para fugir de xaréu em PF; rubro-negros fazem piada com Ba-Vi

publicado ás 19:12hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Sardinhas pulam na areia para fugir de xaréu em PF; rubro-negros fazem piada com Ba-Vi

Imagem: Vídeo / Leitor BN / WhatsApp

O aparecimento de diversas sardinhas na areia de Portinho, em Praia do Forte, surpreendeu os banhistas que estavam no local. A aparição ocorreu por volta das 17h desse domingo (9), de acordo com relatos recebidos pelo Bahia Notícias.

As sardinhas pularam para a areia para fugir de um cardume de xaréu, espécie de peixe predatória para elas. Eles costumam persegui-las neste período em que elas estão em fase de reprodução. "Sardinha se jogou na morte aqui pra não ser engolida", diz um rapaz surpreso ao gravar as imagens. Ele se refere ao fato de que os pequenos peixes acabarão morrendo fora do mar.

MP abre crédito extraordinário para o Ministério da Defesa para enfrentar coronavírus

publicado ás 19:08hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

MP abre crédito extraordinário para o Ministério da Defesa para enfrentar coronavírus

Foto: Cristiano Mascaro/Portal da Copa 2014

O governo federal abriu crédito extraordinário em favor do Ministério da Defesa para enfrentamento do novo coronavírus. O recurso foi disponibilizado através de Medida Provisória e no valor de R$ 11.287.803,00 (onze milhões duzentos e oitenta e sete mil oitocentos e três reais).

A MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10), e assinada pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

Doce Mel lança camisa especial para torcedor a R$ 18

publicado ás 19:07hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação / Doce Mel

O Doce Mel lançou nesta segunda-feira (10) uma camisa especial para torcedores que custa R$ 18. Ela está sendo vendida no Mercado DFábrica, em Ipiaú. O presidente do clube, Eduardo Catalão, explicou o motivo do preço baixo.

"É uma camisa promocional com a estampa da oficial. Tecido diferente. Por isso o preço", disse em entrevista ao Bahia Notícias. O Doce Mel é o nono colocado na tabela de classificação do Campeonato Baiano com dois pontos. O time volta ao gramado no próximo sábado (15), às 16h, para receber o Fluminense de Feira, no Lomantão, em Vitória da Conquista. A partida vale pela quinta rodada da competição.

Ilhéus: Idosa é estuprada e assassinada em Banco Central

publicado ás 18:48hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Fotos: Redes Sociais

Um crime bárbaro chocou a comunidade do Banco Central, na zona rural de Ilhéus. Uma idosa identificada apenas como Rai foi estuprada e assassinada dentro de sua própria residência. O corpo da vítima foi encontrado despido no sofá da casa. Moradores de Banco Central estão revoltados. A comunidade não tem policiamento frequente. Segundo moradores, a péssima condição da estrada que dá acesso ao local dificulta ainda mais o trabalho da Polícia Militar (PM). Policiais Militares da 70ªCIPM prenderam um homem suspeito de ter cometido o crime. O caso será investigado pelo Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin. *Ubaitaba Urgente

Automóvel da empresa Singular foi furtado no centro de Ipiaú

publicado ás 18:48hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Um automóvel modelo Fiat Uno, de cor cinza, placa NTI-1750, licença de Aiquara, foi furtado no final da manhã dessa segunda-feira (10), no centro de Ipiaú. O carro foi estacionado na Rua Silva Jardim, próximo ao antigo Rio Novo Tênnis Clube, e quando o motorista retornou não encontrou mais o veículo. O proprietário pede a quem tiver informações do paradeiro do uno possa entrar em contato através do telefone (73) 9 9972-9741 ou com a polícia local. O veículo furtado tem plotagem da empresa Singular.

Detento é encontrado morto em cela do Conjunto Penal de Eunápolis

publicado ás 18:48hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Foto: Seap / Reprodução

Um detento foi encontrado morto em uma das celas do Conjunto Penal de Eunápolis, cidade do sul da Bahia, na madrugada de domingo (9). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), nesta segunda-feira (10). Segundo a Seap, o caso ocorreu por volta das 4h. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte. Apesar disso, o corpo do homem já foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade, que deve apontar as causa do óbito. O Conjunto Penal de Eunápolis tem capacidade para 457 detentos, mas comporta atualmente 625 presos, 168 internos além da capacidade. *Com informações do G1

PM acha 13 celulares e 4 armas no esconderijo de Adriano da Nóbrega

publicado ás 06:00hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

PM acha 13 celulares e 4 armas no esconderijo de Adriano da Nóbrega

Foto: Divulgação SSP

Após a operação que causou a morte do suspeito no envolvimento da morte da vereadora Marielle Franco, Adriano da Nóbrega (reveja aqui), a polícia baiana encontrou no imóvel usado pelo suspeito para se esconder, localizado na zona rural do município de Esplanada, a 13 celulares. Além dos aparelhos, as equipes encontraram ainda uma pistola, um revólver e duas espingardas.

Guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, do Grupamento Aéreo (Graer) e da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP da Bahia encerraram as varreduras, no início da tarde deste domingo (9).

Os materiais foram encontrados em diferentes cômodos da casa. O caso que terminou com a morte em confronto do ex-policial militar do Rio de Janeiro e foragido da Justiça foi registrado no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Bahia.

Toda formalização da ocorrência foi repassada para equipe do Rio de Janeiro que deu apoio com informações e já investigava Adriano.

Árvore cai na BA-130 e deixa dois motociclistas de Jitaúna feridos

publicado ás 00:00hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

Uma árvore caiu durante a tarde da última sexta-feira (07), na BA-130, rodovia que liga a BR-330 a cidade de Itagi, deixou dois motociclistas ambos moradores de Jitaúna feridos. De acordo informações a moto foi atingida pela árvore. O condutor e o carona tiveram ferimentos e foram socorridos por populares ao Hospital Prado Valadares em Jequié. A pista ficou interditada nos dois sentidos. A árvore foi cortada por motoristas e moradores locais. (Jitaúna em Dia)

Acidente na BR-116: caminhão cegonha tomba e danifica onze carros em Vitória da Conquista

publicado ás 00:00hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Acidente na BR-116: caminhão cegonha tomba e danifica onze carros em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução / PRF

Um caminhão cegonha virou para fora da pista KM 802 da BR-116, próximo à entrada do distrito de José Gonçalves, em Vitória da Conquista, na madrugada do último sábado (8). As causas do acidente ainda não foram divulgadas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo teve ferimentos leves e foi atendido ainda no local.

Além da caminhão, 11 carros novos que estavam no veículo cegonha foram danificados. Ainda segundo a PRF, o caminhão trafegava na rodovia em um horário que não condiz com a autorização especial de trânsito para o tipo do veículo. A PRF explicou que caminhões desse tipo têm circulação permitida do amanhecer ao pôr do sol, segundo o Blog do Anderson.

Jitaúna: Raio mata dois animais no distrito de Santa Terezinha

publicado ás 21:08hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Nesta tarde de domingo (09), um raio caiu e matou dois animais em uma propriedade rural no distrito de Santa Terezinha, em Jitaúna. Os animais tentaram se abrigar embaixo de uma árvore no momento da tragédia. As chuvas vieram acompanhadas de raios e trovões.

O dono da fazenda percebeu as mortes e comunicou o fato a moradores. De acordo o proprietário uma vaca e um burro foram atingidos pelo raio. A recomendação é de que os bichos sejam enterrados. Não há informações sobre o prejuízo do pecuarista com as perdas. Em tempo esse tipo de caso nunca ocorreu no distrito. (Jitaúna em Dia)

Brasil tem 11 casos suspeitos de novo coronavírus; país ainda não teve casos confirmados

publicado ás 20:14hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Brasil tem 11 casos suspeitos de novo coronavírus; país ainda não teve casos confirmados

Foto: Reprodução / G1

O Brasil tem 11 casos casos suspeitos de novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados foram divulgados na tarde deste domingo (9). Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

Os casos ainda sob investigação estão assim distribuídos: Minas Gerais (1), Paraná (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (3), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (3), segundo o G1. Não há nenhum caso confirmado da doença no Brasil.

Lista de espera do Sisu será publicada nesta segunda-feira, 10

publicado ás 20:12hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Lista de espera do Sisu será publicada nesta segunda-feira

Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias

Estudantes que fizeram a inscrição nas listas de espera de instituições de nível superior que usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão conferir na próxima segunda-feira (10) a ordem de chamada para matrícula que será publicada pelo Ministério da Educação. 

A lista de espera é um mecanismo para alocar estudantes em vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada. A escolha de duas opções de curso assinaladas durante o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), continua valendo, segundo a Agência Brasil.

Para o primeiro semestre de 2020 valerão as notas do Enem 2019. Os resultados das provas, que foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro serão divulgados em janeiro na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Para acessar, é preciso informar CPF e senha. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos participaram de pelo menos um dia de prova do Enem.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Enem. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame.

Acusado de envolvimento em morte de Marielle morre em ação policial na Bahia

publicado ás 20:00hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Apontado como chefe do Escritório do Crime e com suspeita no envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, Adriano da Nóbrega morreu em uma operação policial na manhã deste domingo (9) em Esplanada, no agreste baiano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o ex-policial carioca estava escondido na cidade e passou a ser monitorado por equipes Superintendência de Inteligência (SI).

A SSP-BA havia sido informada que o acusado teria buscado esconderijo na Bahia. Adriano da Nóbrega foi localizado no sítio do vereador do PSL Gilsinho da Dedé. Ainda segundo a SSP-BA, ele teria resistido à prisão, atirando contra os policiais. Ferido, o acusado chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

Com o foragido foi encontrada uma pistola austríaca calibre 9mm. “Procuramos sempre apoiar as polícias dos outros estados e, desta vez, priorizamos o caso por ser de relevância nacional. Buscamos efetuar a prisão, mas o procurado preferiu reagir atirando”, disse o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.  

O vereador dono do sítio disse que não conhecia Adriano. “Nunca [conheci] na minha vida. Nunca falei, além das fotos que sairam na mídia nunca nem vi, nem falei, nunca tive nenhum contato, nem fui apresentado”, disse.

Homem foi morto com um tiro de espingarda em Itajuru

publicado ás 19:59hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Um crime ocorrido ma manhã de sábado (08), no distrito de Itajuru, em Jequié teve como vitima João Ferreira Brito Nascimento, 45 anos foi assassinado. Segundo a Policia, o disparo de espingarda de socar acertou o peito matando João Ferreira. Segundo a Polícia Civil, o tiro foi deflagrado pelo suspeito identificado por José Antonio Santos da Silva. O crime ocorreu em uma Fazenda no Boqueirão do Carmo. A motivação do crime ainda não foi informada. (Jitaúna em Dia)

Eduardo Bolsonaro critica Jéssica Senra e diz que ela 'demonstra total ignorância' sobre PM

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Eduardo Bolsonaro critica Jéssica Senra e diz que ela 'demonstra total ignorância' sobre PM

Foto: Montagem/Agência Câmara/Instagram

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido) teceu críticas à jornalista baiana Jessica Senra, apresentadora do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, durante passagem por Salvador nesta sexta-feira (7). O parlamentar relatou ter visto um vídeo em que Senra critica a Polícia Militar da Bahia e “demonstra total ignorância com relação à criação das polícias militares”.

“Ela falando que a Polícia Militar nasceu dos capitães do mato, que é uma mentira, então a gente tem que reverter isso tudo porque se não isso acaba ficando como verdade”, criticou o deputado federal.

Eduardo ainda comentou sobre outras postagens do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM), e afirmou que se fosse vereador da capital baiana agiria da mesma forma.

No vídeo, a jornalista baiana comenta, durante o Bahia Meio Dia, a atuação da PM baiana e afirma que os casos de excessos de policiais não são isolados. 

Aulas na rede Estadual de ensino tem início nesta segunda-feira dia 10.

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Alunos da rede estadual voltarão a rotina. Foto: Divulgação

As aulas da rede estadual de ensino começam nesta segunda-feira (10). Em Jitaúna, o Colégio Gilda Ramos dos Santos, no Bairro Adelino Henrique terá uma turma de alunos ainda maior para este ano, na instituição as aulas serão por tempo integral. Outra unidade escolar que também e ligado a rede estadual é o Colegio Valmir Oliveira (CEVOG), localizado na Rua da Indepêndencia, centro, terá suas aulas iniciadas também na segunda, 10. (Jitaúna em Dia)

Aumenta número de áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Aumenta número de áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia

Foto: Reprodução/ TV Globo

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais alertam para o crescimento da área total de desmatamento da Amazônia, que bateu recorde no janeiro. De acordo com o instituto, foram emitidos alertas para 284,27 km² de floresta, maior índice do mês desde 2016.

Média do desmatamento nos últimos cinco anos. Reprodução g1

Em janeiro de 2019 os alertas somaram 136,21 km², 108% a menos que este ano. O número mantém a tendência já verificada de aumento no desmatamento da área. Em 2019 o desmatamento já havia superado 2018 em 85%.

Preço da carne cai e inflação de janeiro desacelera a 0,21%, diz IBGE

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Após o pico de dezembro, o preço da carne recuou em janeiro e reduziu a pressão sobre a inflação do país. O IPCA (a medida oficial de inflação do país) teve alta de 0,21% em janeiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a menor variação para janeiro desde o início do Plano Real, em julho de 1994. O preço das carnes teve redução de 4,03% em janeiro, após alta de 18,06% em dezembro. Havia a expectativa entre produtores e o varejo de que os preços continuassem a subir, porém com menor intensidade. 

Ex-presidentes da República do Brasil recebem novos carros esportivos

publicado ás 06:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva receberam, na última quarta-feira (05), um carro esportivo modelo Honda Civic. Os veículos chegaram ao Palácio do Planalto em um caminhão-cegonha e substituirão os veículos de 2008 que estavam com os ex-presidentes. Um decreto prevê que os ex-presidente tenham direito a um carro oficial.

O Palácio do Planalto informou que a troca da frota ocorreu após problemas com a manutenção dos carros de 2008. “As falhas mecânicas têm se tornado recorrentes, onerando os custos de manutenção”, afirmou. “Visando a economicidade para a administração, foram adquiridos veículos que não se enquadram na categoria ‘executivo de luxo’, além de ter sido exigido que o fornecedor contratado realize as três primeiras revisões sem nenhum custo para a Presidência da República, tendo sido adquiridos veículos Honda Civic, com valores praticados no mercado”, informou o Planalto.

UESB abre processo para investigar estudante ruivo que entrou por cotas raciais em curso de medicina

publicado ás 06:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Foto: reprodução Folha de S. Paulo

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mais especificamente no campus de Vitória da Conquista, abriu um processo administrativo para investigar uma possível fraude da utilização das cotas raciais para ingresso na universidade. Após uma denúncia, a universidade passou a investigar Michelson Medonça da Silva, que ingressou no curso de medicina após passar no vestibular de 2019 pelas cotas destinadas a negros e pardos. O detalhe é que, o estudante tem a pele clara e é ruivo, o que levantou a suspeita de fraude da utilização das cotas. A universidade não realiza verificação presencial para confirmar a veracidade dos cotistas, o vestibulando entra no processo através da autodeclaração da sua cor. O caso ganhou bastante repercussão e outros vestibulandos estão cobrando uma rápida resolução da faculdade para o caso. *Informações Jequié Repórter

Deputados da base do Governo barram votação de 13º para Bolsa Família no Congresso

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para bolsa família 13o salário

Deputados da base governista no Congresso seguem obstruindo a votação do 13º salário do Bolsa Família. Na última quarta-feira (5), uma reunião da comissão criada para analisar a proposta contou com a presença de apenas cinco dos 23 parlamentares membros do colegiado.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, a intenção do governo federal é que nada seja votado e, assim, a medida provisória caduque. A MP previa o pagamento extra do benefício para 2019, mas o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator da matéria, propôs que a política valha para todos os anos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), são contra a proposta de taxar lucros e dividendos para bancar os custos desse 13º. Uma opção é taxar investimentos de milionários em fundos come-cotas.

Vice-governador nega que Ponte Salvador-Itaparica esteja comprometida após coronavírus

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), negou ao site BNews por meio de sua assessoria que a ameaça do coronavírus irá atrasar obra da Ponte Salvador-Itaparica – que será construída através de consórcio com empresas chinesas. O contrato estava previsto para ser assinado na última segunda-feira, mas os representantes não apareceram.

Regimentalmente, os chineses têm 60 dias, prorrogáveis por mais 30, para assinar o contrato com o Estado a partir de homologação do consórcio. Essa homologação ocorreu agora no final de janeiro.

A partir daquela data, então, eles têm 90 dias para assinar o contrato. Uma data oficial será marcada para essa assinatura. Segundo o governo, a obra não está comprometida e segue dentro do prazo.

O consórcio é formado por China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCC Ltd).

Senado aprova lei que obriga agressores de mulheres a fazerem reabilitação

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

O Senado aprovou, na tarde de quarta-feira (5), um projeto de lei (PL) que obriga os agressores de mulheres a frequentar centro de reabilitação e a ter acompanhamento psicossocial. A matéria foi aprovada na Câmara em novembro de 2018 e agora, com a aprovação no Senado, vai à sanção presidencial. O acompanhamento poderá ser feito individualmente ou em grupos. O texto também determina que os agressores frequentem programas de recuperação e reeducação. Os dispositivos serão acrescentados à Lei Maria da Penha.

O relator do projeto no Senado foi Arolde de Oliveira (PSD-RJ). “A frequência a esses grupos de apoio e reeducação não apenas contribui para reduzir as reincidências, mas concorre também para a proteção emocional do próprio agressor, que terá oportunidade de se reeducar para conviver melhor com a sociedade em geral e com sua família em particular”, escreveu em seu relatório. *Com informações da Agência Senado

Ex-vereador e advogado tem carro atingido por tiros em Brumado

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Um ex-vereador e advogado foi alvo de um atentado na noite desta quarta-feira (5) em Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. Até o começo da manhã desta quinta-feira (6) os acusados não tinham sido localizados. Segundo informações da 20ª Coorpin [Coordenação de Polícia do Interior], José Weliton do Nascimento estava a bordo do carro dele em um semáforo do centro da cidade quando foi abordado por dois homens encapuzados que estavam em uma motocicleta.

A vítima avançou o sinal na tentativa de fugir dos criminosos, mas teve o carro alvejado por cinco tiros, quatro no fundo e um na lateral esquerda. O fato ocorreu por volta das 20h. Após atingirem o veículo, os atiradores fugiram. José Weliton registrou queixa na 20ª Coorpin e na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), local. A autoria e a motivação do atentado ainda são investigadas.

TCM rejeita contas de 2018 das prefeituras de Inhambupe e Valença

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

TCM rejeita contas de 2018 das prefeituras de Inhambupe e Valença

Foto: Reprodução / Facebook

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou, nesta quarta-feira (5), as contas das prefeituras de Inhambupe e Valença, da responsabilidade de Fortunato Silva Costa (PSD) e Ricardo Silva Moura (MDB), respectivamente, relativas ao exercício de 2018. Em ambos os casos houve o descumprimento do percentual máximo para despesas com pessoal, contrariando o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No município de Inhambupe, a despesa total com pessoal foi de R$ 46.417.766,05, que correspondeu a 63,15% da receita corrente líquida municipal, superando o limite de 54% imposto pela LRF. Em razão dessa irregularidade, o conselheiro Mário Negromonte, relator do parecer, multou o gestor em R$ 25.920,00, que corresponde a 12% dos seus subsídios anuais.

O gestor também foi multado em R$ 3 mil pelas irregularidades apontadas pela equipe técnica, entre elas: baixa cobrança de dívida ativa; inconsistências contábeis; desequilíbrio fiscal nas contas públicas; e relatório de controle interno em desacordo com as exigências legais.

Em Valença, a despesa com pessoal da prefeitura representou 69,25% da receita corrente líquida, extrapolando o máximo de 54%. O relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte, multou o prefeito em R$ 28.800,00, equivalente a 12% dos seus subsídios anuais. Também foi imputada uma segunda multa, no valor de R$ 5 mil, em razão das demais irregularidades constatadas durante a análise das contas. Cabe recurso das decisões.

PRF orienta prefeituras e motoristas do transporte escolar sobre ‘Operação Volta às Aulas’

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

Na manhã da última terça-feira, (4),  Prepostos da 3ª Delegacia da 10ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal-PRF,  realizaram no auditório da Secretaria Municipal de Educação, um encontro com representantes de prefeituras do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá, para repassarem orientações sobre a ‘Operação Volta às Aulas’, que visa reforçar o trabalho preventivo e, também, apresentar algumas orientações e cuidados que devem ser tomados pelos profissionais que atuam na área de transporte escolar na região.

Na ocasião, estiveram presentes a Secretaria de Educação de Jitaúna a senhora Daiana Ramos, o Diretor de Transportes Florisvaldo Santiago e o Diretor da empresa 3A Transportes Antônio Neto, além de representantes dos municípios de Ipiaú, Barra do Rocha, Manoel Vitorino e Jaguaquara.

Campanha de vacinação contra sarampo começa no próximo dia 10 nos 417 municípios da Bahia

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para vacina sarampo

A 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2020 começa no próximo dia 10. Nesta etapa, o público-alvo é composto por crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. A vacina utilizada previne contra o sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral).

As estratégias de intensificação das ações de rotina são de extrema importância para ampliar a proteção da população e possibilitar a interrupção da circulação do vírus do sarampo no país. A campanha ocorrerá em todos os 417 municípios do estado, de 10 de fevereiro a 13 de março. O dia D de mobilização nacional está marcado para 15 de fevereiro.

O sarampo é uma doença grave, que pode levar a complicações e óbito. A população-alvo deve procurar uma unidade de saúde, levando a caderneta/cartão de vacina, para que seja avaliada sobre a necessidade de tomar a vacina tríplice viral e/ou atualizar outras vacinas.

Em 2020, na Bahia, já foram notificados 12 casos de sarampo. No ano de 2019 foram 757 notificações. Ao todo, desde o início do surto, em junho de 2019, até janeiro de 2020, foram confirmados 64 casos da doença.

Governador decreta situação de emergência em Ubaíra e Irajuba; chuva e seca provocam danos

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

Foto: Mateus Pereira

O Governo da Bahia, Rui Costa, decretou, em publicação feita no Diário Oficial do Estado de terça-feira (4), situação de emergência nas cidades de Ubaíra e Irajuba, no Vale do Jiquiriçá, por motivos bem distintos.

Ubaíra foi em decorrência dos prejuízos causados pela forte chuva que atingiu a cidade no último dia (26/01), deixando quase trinta famílias desalojadas. Já no município de Irajuba, que enfrenta secasses de chuvas, moradores da sede e da zona rural sofrem transtornos com a falta de água para o consumo humano e animal.

Irajuba é abastecida por reservatórios utilizados pela Embasa para fornecer água também a Jaguaquara e Itaquara, na mesma região. Uma obra que está sendo realizada pelo Estado promete melhorar o abastecimento,  com a reestruturação da rede usada pela estatal. Em ambos os casos, a situação de emergência vale por 180 dias.

Jequié: Antonio Brito define diretor da Santa Casa como pré-candidato a prefeito do PSD

publicado ás 21:14hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

O diretor da Santa Casa de Jequié, Alexandre Iossef, está definido como pré-candidato do PSD a prefeito da cidade nas eleições de outubro. Ele é apoiado pelo deputado federal Antônio Brito, que abriu mão da disputa.

O site bahia.ba, da capital baiana, publicou nota informando ter apurado que o grupo liderado por Brito tem encomendado uma série de pesquisas internas que mostram um crescimento de Iossef contra o deputado estadual Zé Cocá, pré-candidato do PP, do vice-governador João Leão.

”O deputado Antônio Brito tem acompanhado de perto a pré-candidatura de Alexandre. Ele tem apostado as fichas no trabalho e achamos que ele pode crescer ainda mais. Os resultados nesse começo são animadores para nosso grupo”, disse um interlocutor do deputado federal ao bahia.ba.

Prefeito de Itacaré pode ser preso após ter Habeas Corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça

publicado ás 21:14hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Foto: Reprodução

O prefeito de Itacaré, no sul da Bahia, Antônio Mário Damasceno, mais conhecido como Antônio de Anízio (PT), teve um pedido de Habeas Corpus indeferido no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

No ano de 2017 a Promotoria de Justiça de Itacaré ingressou com 10 ações criminais contra o prefeito, sendo uma delas por 83 peculatos, que significa desvio de dinheiro público para proveito próprio por funcionário público.

Caso seja condenado, o prefeito pode ser preso e se tornar inelegível nas eleições municipais em 2020. As informações são do BNews

Senado aprova PL de quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus

publicado ás 21:06hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Senado aprova PL de quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus

Foto: Reprodução/Agência Senado

O projeto de Lei do governo federal com medidas para enfrentamento do coronavírus no Brasil foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (5). O texto segue agora para a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro.

O texto foi enviaod ao Congresso Nacional na terça-feira (4) e prevê medidas como quarentena, isolamento e adoção de autorização excepcional e temporária para a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo.

Bolsonaro considera portadores de HIV 'despesa para todos'

publicado ás 21:06hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Bolsonaro considera portadores de HIV 'despesa para todos'

Foto: Alan Santos / PR

Na visão do presidente da República Jair Bolsonaro, pessoas portadoras do vírus HIV, transmissor da Aids, são "uma despesa para todos no Brasil", além de um "problema sério" para a própria pessoa. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (5), quando o chefe do Executivo saiu em defesa da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

"Uma pessoa com HIV, além do problema sério para ela, é uma despesa para todos no Brasil", disse o presidente, usando como exemplo um relato do jornalista Alexandre Garcia, sobre a experiência da esposa, que é obstetra. "O próprio Alexandre Garcia, ele fala que a esposa dele, que é obstetra, atendeu uma mulher que começou com o primeiro filho com 12 anos de idade. Outro com 15, e no terceiro, que a esposa dele atendeu, ela já estava com HIV", disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Na ocasião, Bolsonaro criticou os que "esculhambam" Damares e citou sua própria filha, Laura, dizendo que não quer ver ela grávida com 10 anos.

Itabuna: Dois homens morrem após troca de tiros com PMs durante perseguição

publicado ás 21:06hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Itabuna: Dois homens morrem após troca de tiros com PMs durante perseguição

Foto: Reprodução / G1

Dois homens morreram em uma ação policial em Itabuna, no Sul do estado, na noite desta terça-feira (4). Segundo a Polícia Militar, agentes do 15° Batalhão da PM faziam rondas pela localidade conhecida como Gogó da Ema quando viram um carro branco em alta velocidade. Os PMs iniciaram a perseguição e já na Avenida Kennedy houve o tiroteio.

Ainda segundo a Polícia, os acusados saíram do carro disparando contra a equipe que revidou. Feridos, os dois homens teriam sido levados ao Hospital de Base de Itabuna, mas não resistiram aos ferimentos. Com a dupla, a PM encontrou um revólver, uma pistola, 50 gramas de cocaína e 70 pinos de drogas. O material foi levado para a delegacia da cidade.

Bolsonaro diz que zera impostos sobre combustíveis se governadores acabarem com ICMS

publicado ás 20:49hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (5) que zera os impostos federais sobre combustíveis se os governadores também zerarem a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O preço dos combustíveis vem sendo tema de debates entre autoridades dos governos federal e estaduais.

Enquanto governadores querem que o governo reveja os impostos federais sobre os combustíveis, como PIS, Cofins e Cide, Bolsonaro vem defendendo uma mudança na forma de cobrança do ICMS sobre esses produtos. O ICMS é um tributo estadual que representa uma fatia importante de arrecadação tributária dos governo locais.

“Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira. Para o presidente, o tributo deveria ser calculado sobre o valor vendido nas refinarias e não nos postos de combustíveis.  Leia mais…

Senado aprova pensão vitalícia a crianças com microcefalia

publicado ás 20:48hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Foto: Reprodução

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a medida provisória que concede pensão vitalícia no valor de um salário mínimo (R$ 1.045,00) para crianças que nasceram com microcefalia decorrente do zika vírus. O benefício será destinado às crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019 e que também recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com a aprovação pelo Senado, a proposta segue para sanção presidencial.

Menina de 6 anos foge da casa da tia e decide caminhar 30 km em busca da mãe

publicado ás 20:48hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Uma menina de 6 anos foi encontrada caminhando sozinha em uma rodovia do distrito de Lages do Batata, em Jacobina, no norte da Bahia. A criança seguia para Várzea Nova, um percurso de 30 quilômetros. De acordo com a 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), os agentes encontraram a menina na manhã de terça-feira (4). Ela estava com três sacolas e uma mochila com pertences. Segundo relato da menina à policia, ela saiu da casa da tia para encontrar a mãe, que mora em Várzea Nova. Os agentes providenciaram alimentação para a criança e a levaram para a sede do Conselho Tutelar, em Jacobina. Não há informações sobre as providências tomadas pelo órgão. *Com informações do G1

18ª Expo Nacional em Jequié terá início em abril; interessados podem garantir espaço junto ao sindicato

publicado ás 00:00hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Parque de Exposição de Jequié

Os empresários interessados em participar da 41ª edição da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié e 18ª Expo Nacional, já podem adquirir seus espaços no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. O contato pode ser feito diretamente no Sindicato Rural de Jequié pelo telefone (73) 3525 1743 – horário comercial -, ou enviar mensagem para o seguinte WhatsApp (73) 98838 8455 falar com Nancy Dias, para agendar visita e garantir espaço para expor marcas e produtos em uma das principais feiras de negócios da região.

O presidente do Sindicato Rural de Jequié, Coronel Ivo Silva Santos, está bastante entusiasmado com a Exposição deste ano e espera contar com a participação efetiva das empresas locais. O evento será realizado de 25 de abril a 3 de maio. *Informações do Jequié e Região

CNMP recomenda a promotores e procuradores a não praticarem atos de juízes

publicado ás 00:00hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

CNMP recomenda a promotores e procuradores a não praticarem atos de juízes

Foto: CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Corregedoria Nacional do Ministério Público editaram um documento para recomendar que procuradores e promotores "se abstenham de praticar atos que sejam privativos de autoridades judiciárias".

A recomendação é assinada por Reinaldo Reis Lima, Corregedor Nacional do Ministério Público, e data do último dia 20. O documento elenca alguns atos que não deverão ser praticados por membros do Ministério Público, como decretar prisão preventiva e temporária, determinar busca e apreensão, revogar ou relaxar prisão, expedir alvará de soltura e decretar interceptação telefônica.

No ano passado, um promotor de Santa Catarina expediu alvará de soltura a um preso provisório em Itajaí, em Santa Catarina. O fato deu origem a uma reclamação disciplinar na Corregedoria Nacional que, no entanto, foi arquivada, sob o argumento de que "a conduta imputada ao excelentíssimo Membro Reclamado não caracteriza falta disciplinar e tampouco ilícito penal". (Bahia Noticias)

Policiais Penais e Civis da Bahia aprovam paralisação por 24 horas

publicado ás 20:48hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Policiais Penais e Civis da Bahia aprovam paralisação por 24 horas

Foto: Divulgação/ Ascom Sinspeb

Os policiais civis e penais da Bahia iniciarão, nesta sexta-feira (7), uma paralisação por 24h em repúdio ao que denominam "truculenta e ditatorial condução e aprovação da PEC 159/2020. A decisão foi tomada em assembleia nesta terça-feira (4), e pede ainda a reabertura do diálogo com o governo para discutir a pauta de reivindicações da categoria.

Além da paralisação, o coletivo dos policiais decidiu também iniciar, imediantamente e por tempo indeterminado, a "Operação Legalidade", que visa ações como não diligenciar sem a devida expedição da "ordem de missão" pelos delegados; suspensão do banho de sol dos custodiados nas delegacias; condicionamento da condução de presos para audiências de custódia apenas em casos que o número de agentes da Polícia Civil for maior, entre outros. 

Realizada no no auditório do Sindae, nos Barris, a assembleia contou com a presença dos deputados Hilton Coelho(PSOL), Capitão Alden(PSL) e Soldado Prisco (PSC). Durante a votação na sexta-feira (31), o trio votou contra a proposta na ultima sexta-feira (31), quando a PEC foi aprovada numa sessão marcada por grandes tensões. (Bahia Noticias)

Rui Costa manda punir PM que agrediu jovem em bairro de Salvador: ‘É inaceitável’

publicado ás 20:45hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, nesta terça-feira (4), que mandou punir o policial militar que agrediu um jovem no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador. Para ele, o caso de racismo é “inaceitável”. “Determinei apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas. Para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição”, escreveu na rede social.

“Como governador do Estado da Bahia não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, emendou. O caso aconteceu neste domingo (2), mas o vídeo começou a circular nesta segunda-feira (3). “Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse cabelo aqui. Você é o quê? Você é trabalhador, viado? É?”, grita o militar, enquanto puxa um boné que a vítima usava. (Bahia Noticias)

Prefeito de Jaguaquara tem pedido negado em caso de servidora que faltava a trabalho

publicado ás 20:45hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Jaguaquara: Prefeito tem pedido negado em caso de servidora que faltava a trabalho

O prefeito de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, Giuliano de Andrade Martinelli, teve um recurso negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Em decisão desta terça-feira (4), a desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, relatora do caso, indeferiu o pedido do gestor que queria a derrubada da decisão que decretou a indisponibilidade dos bens de Martinelli até o valor de R$ 250 mil.

A medida foi tomada pela Comarca de Jaguaquara que definiu como improbidade administrativa a conduta do gestor no caso de uma servidora cedida à Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá que não comparecia ao trabalho. A funcionária foi identificada como Rita de Cássia Silva Moreira. Ela é esposa do ex-prefeito Ademir Moreira, que era aliado de Giuliano, mas rompeu com o atual prefeito.

A defesa do gestor tentou argumentar que adotou medidas para o retorno da mesma, mas o pedido não foi atendido. *Com Informações  Itiruçu Notícias

PF desarticula grupo que fraudou mais de R$ 1,2 mi em benefícios rurais do INSS

publicado ás 12:04hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Uma operação da Polícia Federal desarticulou um esquema de fraudes dos benefícios de segurados especiais rurais do INSS, na região de Irecê, no interior da Bahia. A Operação Rasputin foi deflagrada na manhã desta terça-feira (4). A estimativa é de um prejuízo de R$1.234.458,61, referentes a apenas 20 benefícios ilegais. Segundo informações da Polícia Federal, os estelionatários usavam documentos falsos, falsos testemunhos, confecção de instrumentos comprobatórios de negócios jurídicos fictícios para obter benefícios ilícitos.

Os benefícios fraudados foram a aposentadoria especial rural, a pensão por morte de trabalhador rural, o auxílio doença e o salário maternidade de segurado especial. Ainda de acordo com as investigações, há indícios de que o grupo atuava propondo ações judiciais para conseguir o deferimento dos benefícios previdenciários sob a alegação de exercício de atividade rural. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, nas cidades de Irecê, São Gabriel e Canarana. Leia mais…

Cobrança extra soma R$ 35 bi nas contas de luz em 5 anos, diz Aneel

publicado ás 12:03hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Foto: Reprodução

Os consumidores de energia pagaram R$ 35,42 bilhões a mais nas contas de luz nos últimos cinco anos devido à cobrança extra prevista nas bandeiras tarifárias, aponta levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse valor equivale a quase duas vezes o custo de construção da hidrelétrica de Jirau. A usina, em Rondônia, custou R$ 19 bilhões e tem capacidade para gerar energia para atender a 40 milhões de pessoas. O sistema de bandeiras tarifárias completou cinco anos. Entrou em vigor em 2015, em meio à disparada do custo da energia no país, provocada pela forte estiagem.

Matriculas para o Centro de Educação Infantil e Creche Hilda Rocha Lopes em Jitaúna continuam abertas

publicado ás 12:03hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

#PrefeituraMunicipaldeJitaúna #SecretariaDeEducação #MatriculasAbertas #NovaCrecheJitaúna

As matrículas para a Rede Municipal de Ensino em Jitaúna, referentes ao ano letivo de 2020 estarão abertas até a próxima sexta-feira (14), em todas as escolas do município. As ofertas de vagas são para três modalidades de ensino: Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e Ensino Fundamental I e II.

Já para a nova Creche além de contar com uma grande e moderna estrutura, as matriculas também seguem abertas. A nova creche vai ser chamada de "Centro de Educação Infantil e Creche Hilda Rocha Lopes". A nova instituição de ensino do na cidade terá capacidade para atender cerca de 376 alunos de 0 a 5 anos e será uma referência na região em aspectos pedagógicos e estruturais. 

A Secretaria de Educação decidiu agregar os alunos de outras unidades escolares antigas para o maior aproveitamento do novo equipamento educacional, planeja também os detalhes para oferecer uma educação de qualidade. 

Para os pais que desejam continuar em outras unidades, as matrículas seguem abertas nas próprias escolas, das 08hs às 11h30hs, de segunda a sexta-feira. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Familiares e amigos voltam a cobrar justiça no caso Danilo Ribeiro ocorrido em Ubatã

publicado ás 06:00hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Familiares e amigos realizaram, na manhã desta segunda-feira (03), mais um protesto para pedir justiça pelo assassinato do comerciante ubatense Danilo Ribeiro Morais, que morreu após ser alvo de 04 disparos de arma de fogo e morrer dias depois num Hospital de Itabuna.

A manifestação, que ocorreu em frente à Delegacia Territorial de Ubatã, também ocorreu em apoio ao radialista Garcia Júnior, que foi acusado por um grupo de ciganos e intimado pela Polícia Civil por suposta injúria racial. O radialista nega a acusação e disse que desempenha sua função com integridade e respeito a todos. Passados quase 60 dias do crime, o cigano Laelson da Costa Dantas, de 37 anos , o Laércio Cigano, continua foragido.

O acusado, segundo denúncia do Ministério Público (lembrar), teria deflagrado 04 tiros a queima-roupa na vítima após ter se esbarrado com o jovem Danilo, que chegou a pedir desculpas, mas ainda assim foi alvejado pelo criminoso. Em tempo, pesa contra Laércio um mandado de prisão em aberto. *Com informações do Ubatã Notícias

PGR emite parecer favorável para que Geddel deixe prisão e cumpra pena no semiaberto

publicado ás 06:00hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

PGR emite parecer favorável para que Geddel deixe prisão e cumpra pena no semiaberto

Foto: Reprodução/MDB

A manifestação da Procuradoria Geral da República (PGR) no processo de Geddel Vieira Lima foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (3). A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. 

No parecer, de acordo com a publicação, o Ministério Público se posicionou a favor de que o ex-ministro cumpra o restante da pena em regime semiaberto.

Determinação judicial suspende concurso para PM e Bombeiros na Bahia

publicado ás 11:18hs, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

O Governo do Estado, através das Secretaria de Administração (Saeb), anunciou nesta quarta-feira (12) a suspensão do Concurso Público para Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A medida segue uma decisão judicial proferida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, que aceitou o pedido da Defensoria Pública do Estado e determinou, no dia 16 de janeiro, a suspensão do certame, “após a realização das provas objetivas e discursivas”. As provas objetivas, conforme determinado, foram realizadas normalmente no último dia 19 de janeiro.

De acordo com o comunicado, a suspensão do concurso permanecerá “até o julgamento final do mérito ou modificação da mencionada decisão judicial”. Em mandado de segurança coletivo, a Defensoria Pública considerou que os Editais Saeb 02/2019 e 03/2019 estão repletos de falhas, que “violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursados homens”.

Eleição de gestores escolares deve acontecer em março, prevê secretaria estadual

publicado ás 10:52hs, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) planeja realizar todo o processo de eleição de dirigentes escolares no mês de março deste ano. Através do pleito, a comunidade escolar, alunos, pais e professores, escolhem diretor e vice para as escolas estaduais. O mandato tem duração, inicialmente, de quatro anos. A SEC afirmou ao Bahia Notícias que está concluindo a elaboração do edital de eleição “para publicação nos próximos dias”. “Todo o processo acontecerá no mês de março”, completou a pasta.

Os gestores em exercício tiveram seus mandatos excepcionalmente prorrogados. Isso porquê a Eleição de Dirigentes Escolares prevista inicialmente para dezembro do ano passado (lembre aqui e aqui), período em que a gestão iniciada em janeiro de 2016 chegaria ao fim, foi adiada pela pasta. A pasta publicou na última semana de dezembro a relação dos servidores certificados para participar da eleição de dirigentes escolares. Em 2019 a SEC adotou um modelo diferente de certificação: o curso e a avaliação aconteceram por meio da plataforma on-line.

Policiais Civis da Bahia podem cruzar os braços durante o carnaval de Salvador e no interior do Estado

publicado ás 10:51hs, quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Policiais Civis da Bahia realizam Assembleia Extraordinária, na próxima quarta-feira (19), às 9 horas, no Auditório da Faculdade Visconde de Cairu, Barris. Um dos destaques da pauta é a adesão à escala extra do Carnaval 2020, informes sobre a PEC 159 e quais os caminhos até a sanção do projeto, avaliação da operação legalidade, que ocorre desde o dia 4 de fevereiro, além de solicitar mesa de negociação com o Governo do Estado.

“Essa Assembleia será importante para avaliar a operação legalidade e mostrar à sociedade que os policiais civis atuam sem condições dignas de trabalho, estamos percorrendo todas as delegacias do Estado. Esse é o momento da pressão, da categoria se unir em torno das demandas que estão pendentes. Dentre elas, avaliar quais rumos tomar durante o carnaval de Salvador e do interior. Nós estamos passando por um momento muito grave e só depende do Governo para sentar e negociar com os servidores que lutam cotidianamente em defesa da sociedade”, aponta o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes. (mais…)

Sobe para 11 número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil

publicado ás 19:35hs, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Sobe para 11 número de casos suspeitos do coronavírus no Brasil

Foto: Reprodução/Twitter

O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiu novamente e chegou a 11, de acordo com atualização da situação epidemiológica do país informada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira (12). Até o momento foram descartados 33 casos. Nesta semana o Brasil chegou a contabilizar sete casos suspeitos.

No mundo o total de casos confirmados é de 43.103. 99,1% deles estão localizados na China. Outros 395 casos foram confirmados em outros países do mundo.

Itabuna: Jovem é ferida por bala perdida no peito; tiro atinge celular

publicado ás 11:53hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Itabuna: Jovem é ferida por bala perdida no peito; tiro atinge celular

Foto: WhatsApp

Uma jovem de 18 anos foi atingida por uma bala perdida nesse sábado (8), em Itabuna. O tiro pegou no peito dela de raspão e atingiu o celular.Segundo informações do G1, a vítima estava com a mãe passando na Rua do Paty, no bairro de São Caetano, quando ouviram um barulho de bomba e várias pessoas correndo. 

Neste momento, uma bala furou a blusa da jovem, passou de raspão pelo peito e atingiu o telefone. De acordo com a publicação, ela foi socorrida no Hospital de Base, mas passa bem. As circunstâncias dos disparos não foram divulgadas.

Carro invade calçada e quase atinge pessoas que estava em bar, em Jitaúna

publicado ás 11:52hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Um carro invadiu a calçada de um Bar no centro de Jitaúna durante o fim da tarde desta segunda-feira (10). De acordo informações o condutor não identificado perdeu o controle de direção do veículo e subiu na calçada do Bar Simpatia que fica localizado ás margens da BR-330. "Constantemente tem pessoas ali sentadas nesse horário e por sorte hoje não tinha" disse um comerciante. 

Esse foi o segundo acidente que aconteceu, em um intervalo de poucos dias, segundo moradores. Há cerca de duas semanas, um carro desgovernado invadiu a calçada e atingiu uma residência. O motorista arcou com os prejuízos. (Jitaúna em Dia)

Ipiaú: Professores seguem paralisados e cobram atualização de piso nacional

publicado ás 11:51hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Ipiaú: Professores seguem paralisados e cobram atualização de piso nacional

Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Professores da rede municipal de Ipiaú, seguem paralisados. Segundo o Blog do Marcos Frahm, a APLB reclamam o pagamento do novo piso nacional do magistério para a categoria, que teve reajuste de 12,84%, indo para R$ 2.886,24. Nesta segunda-feira (10), os docentes se concentraram na Praça Rui Barbosa, no Centro, para chamar a atenção das autoridades.

Eles cobram também correção da jornada de trabalho de alguns docentes que, segundo o sindicato, modificada sem respeito aos critérios estabelecidos no Plano de Carreira do Magistério, além da correção da remoção ex-ofício de servidores, sem observar os critérios estabelecidos em lei municipal. O secretário de educação de Ipiaú, Alan Márcio, disse que a prefeitura está aberta ao diálogo e lamenta a paralisação da categoria. 

Guanambi: Mãe entra em poço para resgatar filha e ambas morrem afogadas

publicado ás 11:51hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Guanambi: Mãe entra em poço para resgatar filha e ambas morrem afogadas

Foto: Reprodução / 97 News

Uma mulher, de 35 anos, e a filha, de 4, morreram afogadas na tarde desta segunda-feira (10) em Guanambi, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. Segundo o 97 News, informações preliminares dão conta que a criança, identificada como Vitória da Cruz da Silva, teria caído em um poço com seis metros de profundidade, na Fazenda olho D’Água, zona rural do município.

Ao ver a cena, a mãe tentou salvar a filha, entrando no poço, mas também acabou se afogando. As vítimas vieram a óbito no local. O fato comoveu a população local.

Falta de trabalhador qualificado afeta metade das indústrias no país

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

A queda do desemprego, que afetava 11,6 milhões de trabalhadores em todo o país no fim de 2019, encontra uma barreira na formação média do trabalhador. Cinco em cada dez indústrias brasileiras têm dificuldade em contratar por causa da falta de trabalhador qualificado. A vaga existe, mas, muitas vezes, a empresa não consegue preenchê-la. É o que revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça (11). Os maiores destaques negativos ficaram com Espírito Santo (15,7%) e Minas Gerais (5,6%), em recuos bem mais intensos que a média nacional (1,1%). Registraram taxa negativa a região Nordeste (3,1%), Bahia (2,9%), Mato Grosso (2,6%), Pernambuco (2,2%) e Pará (1,3%).  Agência Brasil

Uesb conclui que autodeclaração de ruivo que entrou por cotas em medicina é irregular

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Foto: Carol Pimenta/TV Sudoeste

A autodeclaração do estudante branco e de cabelos ruivos que conseguiu uma vaga no curso de medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) através de cotas raciais foi considerada irregular pelo procedimento de Sindicância instaurado pela universidade.

Segundo informações da Uesb, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), após o período de recesso acadêmico e férias dos estudantes e professores, a universidade vai definir os membros que vão compor a Comissão Processante, que terá um prazo de 60 dias para apresentar seu relatório e suas conclusões.

De acordo com a universidade, Michelson Mendonça da Silva foi aprovado no Vestibular Uesb 2019 e convocado para matrícula, no qual os aprovados para ingresso no segundo período letivo deveriam se apresentar de 9 a 12 de setembro de 2019, com aulas tendo início no dia 20 de janeiro deste ano. *Com informações do G1

Bahia lidera produção de energia limpa no País

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

No ano passado, a Bahia liderou a produção de energia limpa no Brasil, respondendo por mais de 30% do total da produção por fonte eólica(ventos) e solar. Na verdade, a geração de energia por meio dos ventos alcançou 31,8% e a fotovoltaica (solar) respondeu por 33,7% dessa produção.

A geração dessa energia renovável reduziu o risco de crise no setor energético no País, afastando para bem longe o risco de apagões como os que ocorreram em 2011 e 2018. A longo e médio prazo, as fontes renováveis de energia podem impactar numa redução significativa nos valores da conta de luz da população em geral.

De acordo com a diretora de interiorização de desenvolvimento e fomento de energias renováveis, da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), Laís Maciel, a fonte eólica no Estado cresceu mais de 50% e a fotovoltaica mais de 70% em relação a 2018. “Os parques que estão em operação já investiram mais de R$ 20 bilhões e criaram mais de 32,2 mil empregos”, explica. *CORREIO

Homem é preso no distrito do Japomerim com revólver, munições e drogas

publicado ás 11:20hs, terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo no distrito do Japomerim, em Itagibá. A prisão foi realizada por guarnições da PM após denúncia anônima via whatsapp. A Polícia Militar foi informada no final da tarde dessa segunda-feira (10) sobre o suspeito que estaria vendendo drogas em sua residência na Rua Wilson Moreira. De acordo com a PM, após abordagem no suspeito, em frente a casa indicada, foram encontradas com ele cinco buchas de maconha. No interior do imóvel foram localizadas mais drogas e um revólver calibre.32, além de 20 munições calibre 380, 04 munições calibre 32, 01 munição caibre 22, 01 peteca de cocaína, 94 buchas de maconha. O indivíduo foi conduzido e apresentado na delegacia de Itagibá juntamente com o material apreendido. *Informações do Giro Ipiaú

Condenados por abuso sexual não poderão assumir cargos públicos na Bahia

publicado ás 20:20hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para Condenados por abuso sexual não poderão assumir cargos públicos na Bahia

Foto: Claudia Cardozo/ Bahia Notícias

Pessoas condenadas por qualquer modalidade de abuso sexual na Bahia estão proibidas de ingressar na administração pública estadual, sejam cargos da administração direta, indireta, autarquias ou fundações. A proibição permanece em vigor mesmo após cumprimento da pena.

A decisão está em vigor desde o dia 7 de fevereiro, quando promulgada a Lei 14.232. Duvulgação foi feita no Diário Oficial deste sábado (8). 

Sardinhas pulam na areia para fugir de xaréu em PF; rubro-negros fazem piada com Ba-Vi

publicado ás 19:12hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Sardinhas pulam na areia para fugir de xaréu em PF; rubro-negros fazem piada com Ba-Vi

Imagem: Vídeo / Leitor BN / WhatsApp

O aparecimento de diversas sardinhas na areia de Portinho, em Praia do Forte, surpreendeu os banhistas que estavam no local. A aparição ocorreu por volta das 17h desse domingo (9), de acordo com relatos recebidos pelo Bahia Notícias.

As sardinhas pularam para a areia para fugir de um cardume de xaréu, espécie de peixe predatória para elas. Eles costumam persegui-las neste período em que elas estão em fase de reprodução. "Sardinha se jogou na morte aqui pra não ser engolida", diz um rapaz surpreso ao gravar as imagens. Ele se refere ao fato de que os pequenos peixes acabarão morrendo fora do mar.

MP abre crédito extraordinário para o Ministério da Defesa para enfrentar coronavírus

publicado ás 19:08hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

MP abre crédito extraordinário para o Ministério da Defesa para enfrentar coronavírus

Foto: Cristiano Mascaro/Portal da Copa 2014

O governo federal abriu crédito extraordinário em favor do Ministério da Defesa para enfrentamento do novo coronavírus. O recurso foi disponibilizado através de Medida Provisória e no valor de R$ 11.287.803,00 (onze milhões duzentos e oitenta e sete mil oitocentos e três reais).

A MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10), e assinada pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

Doce Mel lança camisa especial para torcedor a R$ 18

publicado ás 19:07hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação / Doce Mel

O Doce Mel lançou nesta segunda-feira (10) uma camisa especial para torcedores que custa R$ 18. Ela está sendo vendida no Mercado DFábrica, em Ipiaú. O presidente do clube, Eduardo Catalão, explicou o motivo do preço baixo.

"É uma camisa promocional com a estampa da oficial. Tecido diferente. Por isso o preço", disse em entrevista ao Bahia Notícias. O Doce Mel é o nono colocado na tabela de classificação do Campeonato Baiano com dois pontos. O time volta ao gramado no próximo sábado (15), às 16h, para receber o Fluminense de Feira, no Lomantão, em Vitória da Conquista. A partida vale pela quinta rodada da competição.

Ilhéus: Idosa é estuprada e assassinada em Banco Central

publicado ás 18:48hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Fotos: Redes Sociais

Um crime bárbaro chocou a comunidade do Banco Central, na zona rural de Ilhéus. Uma idosa identificada apenas como Rai foi estuprada e assassinada dentro de sua própria residência. O corpo da vítima foi encontrado despido no sofá da casa. Moradores de Banco Central estão revoltados. A comunidade não tem policiamento frequente. Segundo moradores, a péssima condição da estrada que dá acesso ao local dificulta ainda mais o trabalho da Polícia Militar (PM). Policiais Militares da 70ªCIPM prenderam um homem suspeito de ter cometido o crime. O caso será investigado pelo Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin. *Ubaitaba Urgente

Automóvel da empresa Singular foi furtado no centro de Ipiaú

publicado ás 18:48hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Um automóvel modelo Fiat Uno, de cor cinza, placa NTI-1750, licença de Aiquara, foi furtado no final da manhã dessa segunda-feira (10), no centro de Ipiaú. O carro foi estacionado na Rua Silva Jardim, próximo ao antigo Rio Novo Tênnis Clube, e quando o motorista retornou não encontrou mais o veículo. O proprietário pede a quem tiver informações do paradeiro do uno possa entrar em contato através do telefone (73) 9 9972-9741 ou com a polícia local. O veículo furtado tem plotagem da empresa Singular.

Detento é encontrado morto em cela do Conjunto Penal de Eunápolis

publicado ás 18:48hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Foto: Seap / Reprodução

Um detento foi encontrado morto em uma das celas do Conjunto Penal de Eunápolis, cidade do sul da Bahia, na madrugada de domingo (9). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), nesta segunda-feira (10). Segundo a Seap, o caso ocorreu por volta das 4h. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte. Apesar disso, o corpo do homem já foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade, que deve apontar as causa do óbito. O Conjunto Penal de Eunápolis tem capacidade para 457 detentos, mas comporta atualmente 625 presos, 168 internos além da capacidade. *Com informações do G1

PM acha 13 celulares e 4 armas no esconderijo de Adriano da Nóbrega

publicado ás 06:00hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

PM acha 13 celulares e 4 armas no esconderijo de Adriano da Nóbrega

Foto: Divulgação SSP

Após a operação que causou a morte do suspeito no envolvimento da morte da vereadora Marielle Franco, Adriano da Nóbrega (reveja aqui), a polícia baiana encontrou no imóvel usado pelo suspeito para se esconder, localizado na zona rural do município de Esplanada, a 13 celulares. Além dos aparelhos, as equipes encontraram ainda uma pistola, um revólver e duas espingardas.

Guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, do Grupamento Aéreo (Graer) e da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP da Bahia encerraram as varreduras, no início da tarde deste domingo (9).

Os materiais foram encontrados em diferentes cômodos da casa. O caso que terminou com a morte em confronto do ex-policial militar do Rio de Janeiro e foragido da Justiça foi registrado no Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Bahia.

Toda formalização da ocorrência foi repassada para equipe do Rio de Janeiro que deu apoio com informações e já investigava Adriano.

Árvore cai na BA-130 e deixa dois motociclistas de Jitaúna feridos

publicado ás 00:00hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

Uma árvore caiu durante a tarde da última sexta-feira (07), na BA-130, rodovia que liga a BR-330 a cidade de Itagi, deixou dois motociclistas ambos moradores de Jitaúna feridos. De acordo informações a moto foi atingida pela árvore. O condutor e o carona tiveram ferimentos e foram socorridos por populares ao Hospital Prado Valadares em Jequié. A pista ficou interditada nos dois sentidos. A árvore foi cortada por motoristas e moradores locais. (Jitaúna em Dia)

Acidente na BR-116: caminhão cegonha tomba e danifica onze carros em Vitória da Conquista

publicado ás 00:00hs, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Acidente na BR-116: caminhão cegonha tomba e danifica onze carros em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução / PRF

Um caminhão cegonha virou para fora da pista KM 802 da BR-116, próximo à entrada do distrito de José Gonçalves, em Vitória da Conquista, na madrugada do último sábado (8). As causas do acidente ainda não foram divulgadas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo teve ferimentos leves e foi atendido ainda no local.

Além da caminhão, 11 carros novos que estavam no veículo cegonha foram danificados. Ainda segundo a PRF, o caminhão trafegava na rodovia em um horário que não condiz com a autorização especial de trânsito para o tipo do veículo. A PRF explicou que caminhões desse tipo têm circulação permitida do amanhecer ao pôr do sol, segundo o Blog do Anderson.

Jitaúna: Raio mata dois animais no distrito de Santa Terezinha

publicado ás 21:08hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Nesta tarde de domingo (09), um raio caiu e matou dois animais em uma propriedade rural no distrito de Santa Terezinha, em Jitaúna. Os animais tentaram se abrigar embaixo de uma árvore no momento da tragédia. As chuvas vieram acompanhadas de raios e trovões.

O dono da fazenda percebeu as mortes e comunicou o fato a moradores. De acordo o proprietário uma vaca e um burro foram atingidos pelo raio. A recomendação é de que os bichos sejam enterrados. Não há informações sobre o prejuízo do pecuarista com as perdas. Em tempo esse tipo de caso nunca ocorreu no distrito. (Jitaúna em Dia)

Brasil tem 11 casos suspeitos de novo coronavírus; país ainda não teve casos confirmados

publicado ás 20:14hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Brasil tem 11 casos suspeitos de novo coronavírus; país ainda não teve casos confirmados

Foto: Reprodução / G1

O Brasil tem 11 casos casos suspeitos de novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados foram divulgados na tarde deste domingo (9). Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

Os casos ainda sob investigação estão assim distribuídos: Minas Gerais (1), Paraná (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (3), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (3), segundo o G1. Não há nenhum caso confirmado da doença no Brasil.

Lista de espera do Sisu será publicada nesta segunda-feira, 10

publicado ás 20:12hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Lista de espera do Sisu será publicada nesta segunda-feira

Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias

Estudantes que fizeram a inscrição nas listas de espera de instituições de nível superior que usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão conferir na próxima segunda-feira (10) a ordem de chamada para matrícula que será publicada pelo Ministério da Educação. 

A lista de espera é um mecanismo para alocar estudantes em vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada. A escolha de duas opções de curso assinaladas durante o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), continua valendo, segundo a Agência Brasil.

Para o primeiro semestre de 2020 valerão as notas do Enem 2019. Os resultados das provas, que foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro serão divulgados em janeiro na Página do Participante e no aplicativo do Enem. Para acessar, é preciso informar CPF e senha. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos participaram de pelo menos um dia de prova do Enem.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A seleção é feita com base no desempenho no Enem. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame.

Acusado de envolvimento em morte de Marielle morre em ação policial na Bahia

publicado ás 20:00hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Apontado como chefe do Escritório do Crime e com suspeita no envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco, Adriano da Nóbrega morreu em uma operação policial na manhã deste domingo (9) em Esplanada, no agreste baiano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o ex-policial carioca estava escondido na cidade e passou a ser monitorado por equipes Superintendência de Inteligência (SI).

A SSP-BA havia sido informada que o acusado teria buscado esconderijo na Bahia. Adriano da Nóbrega foi localizado no sítio do vereador do PSL Gilsinho da Dedé. Ainda segundo a SSP-BA, ele teria resistido à prisão, atirando contra os policiais. Ferido, o acusado chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 

Com o foragido foi encontrada uma pistola austríaca calibre 9mm. “Procuramos sempre apoiar as polícias dos outros estados e, desta vez, priorizamos o caso por ser de relevância nacional. Buscamos efetuar a prisão, mas o procurado preferiu reagir atirando”, disse o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.  

O vereador dono do sítio disse que não conhecia Adriano. “Nunca [conheci] na minha vida. Nunca falei, além das fotos que sairam na mídia nunca nem vi, nem falei, nunca tive nenhum contato, nem fui apresentado”, disse.

Homem foi morto com um tiro de espingarda em Itajuru

publicado ás 19:59hs, domingo, 09 de fevereiro de 2020

Um crime ocorrido ma manhã de sábado (08), no distrito de Itajuru, em Jequié teve como vitima João Ferreira Brito Nascimento, 45 anos foi assassinado. Segundo a Policia, o disparo de espingarda de socar acertou o peito matando João Ferreira. Segundo a Polícia Civil, o tiro foi deflagrado pelo suspeito identificado por José Antonio Santos da Silva. O crime ocorreu em uma Fazenda no Boqueirão do Carmo. A motivação do crime ainda não foi informada. (Jitaúna em Dia)

Eduardo Bolsonaro critica Jéssica Senra e diz que ela 'demonstra total ignorância' sobre PM

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Eduardo Bolsonaro critica Jéssica Senra e diz que ela 'demonstra total ignorância' sobre PM

Foto: Montagem/Agência Câmara/Instagram

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido) teceu críticas à jornalista baiana Jessica Senra, apresentadora do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, durante passagem por Salvador nesta sexta-feira (7). O parlamentar relatou ter visto um vídeo em que Senra critica a Polícia Militar da Bahia e “demonstra total ignorância com relação à criação das polícias militares”.

“Ela falando que a Polícia Militar nasceu dos capitães do mato, que é uma mentira, então a gente tem que reverter isso tudo porque se não isso acaba ficando como verdade”, criticou o deputado federal.

Eduardo ainda comentou sobre outras postagens do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM), e afirmou que se fosse vereador da capital baiana agiria da mesma forma.

No vídeo, a jornalista baiana comenta, durante o Bahia Meio Dia, a atuação da PM baiana e afirma que os casos de excessos de policiais não são isolados. 

Aulas na rede Estadual de ensino tem início nesta segunda-feira dia 10.

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Alunos da rede estadual voltarão a rotina. Foto: Divulgação

As aulas da rede estadual de ensino começam nesta segunda-feira (10). Em Jitaúna, o Colégio Gilda Ramos dos Santos, no Bairro Adelino Henrique terá uma turma de alunos ainda maior para este ano, na instituição as aulas serão por tempo integral. Outra unidade escolar que também e ligado a rede estadual é o Colegio Valmir Oliveira (CEVOG), localizado na Rua da Indepêndencia, centro, terá suas aulas iniciadas também na segunda, 10. (Jitaúna em Dia)

Aumenta número de áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Aumenta número de áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia

Foto: Reprodução/ TV Globo

Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais alertam para o crescimento da área total de desmatamento da Amazônia, que bateu recorde no janeiro. De acordo com o instituto, foram emitidos alertas para 284,27 km² de floresta, maior índice do mês desde 2016.

Média do desmatamento nos últimos cinco anos. Reprodução g1

Em janeiro de 2019 os alertas somaram 136,21 km², 108% a menos que este ano. O número mantém a tendência já verificada de aumento no desmatamento da área. Em 2019 o desmatamento já havia superado 2018 em 85%.

Preço da carne cai e inflação de janeiro desacelera a 0,21%, diz IBGE

publicado ás 07:00hs, sábado, 08 de fevereiro de 2020

Após o pico de dezembro, o preço da carne recuou em janeiro e reduziu a pressão sobre a inflação do país. O IPCA (a medida oficial de inflação do país) teve alta de 0,21% em janeiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a menor variação para janeiro desde o início do Plano Real, em julho de 1994. O preço das carnes teve redução de 4,03% em janeiro, após alta de 18,06% em dezembro. Havia a expectativa entre produtores e o varejo de que os preços continuassem a subir, porém com menor intensidade. 

Ex-presidentes da República do Brasil recebem novos carros esportivos

publicado ás 06:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva receberam, na última quarta-feira (05), um carro esportivo modelo Honda Civic. Os veículos chegaram ao Palácio do Planalto em um caminhão-cegonha e substituirão os veículos de 2008 que estavam com os ex-presidentes. Um decreto prevê que os ex-presidente tenham direito a um carro oficial.

O Palácio do Planalto informou que a troca da frota ocorreu após problemas com a manutenção dos carros de 2008. “As falhas mecânicas têm se tornado recorrentes, onerando os custos de manutenção”, afirmou. “Visando a economicidade para a administração, foram adquiridos veículos que não se enquadram na categoria ‘executivo de luxo’, além de ter sido exigido que o fornecedor contratado realize as três primeiras revisões sem nenhum custo para a Presidência da República, tendo sido adquiridos veículos Honda Civic, com valores praticados no mercado”, informou o Planalto.

UESB abre processo para investigar estudante ruivo que entrou por cotas raciais em curso de medicina

publicado ás 06:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Foto: reprodução Folha de S. Paulo

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mais especificamente no campus de Vitória da Conquista, abriu um processo administrativo para investigar uma possível fraude da utilização das cotas raciais para ingresso na universidade. Após uma denúncia, a universidade passou a investigar Michelson Medonça da Silva, que ingressou no curso de medicina após passar no vestibular de 2019 pelas cotas destinadas a negros e pardos. O detalhe é que, o estudante tem a pele clara e é ruivo, o que levantou a suspeita de fraude da utilização das cotas. A universidade não realiza verificação presencial para confirmar a veracidade dos cotistas, o vestibulando entra no processo através da autodeclaração da sua cor. O caso ganhou bastante repercussão e outros vestibulandos estão cobrando uma rápida resolução da faculdade para o caso. *Informações Jequié Repórter

Deputados da base do Governo barram votação de 13º para Bolsa Família no Congresso

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para bolsa família 13o salário

Deputados da base governista no Congresso seguem obstruindo a votação do 13º salário do Bolsa Família. Na última quarta-feira (5), uma reunião da comissão criada para analisar a proposta contou com a presença de apenas cinco dos 23 parlamentares membros do colegiado.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, a intenção do governo federal é que nada seja votado e, assim, a medida provisória caduque. A MP previa o pagamento extra do benefício para 2019, mas o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator da matéria, propôs que a política valha para todos os anos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), são contra a proposta de taxar lucros e dividendos para bancar os custos desse 13º. Uma opção é taxar investimentos de milionários em fundos come-cotas.

Vice-governador nega que Ponte Salvador-Itaparica esteja comprometida após coronavírus

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), negou ao site BNews por meio de sua assessoria que a ameaça do coronavírus irá atrasar obra da Ponte Salvador-Itaparica – que será construída através de consórcio com empresas chinesas. O contrato estava previsto para ser assinado na última segunda-feira, mas os representantes não apareceram.

Regimentalmente, os chineses têm 60 dias, prorrogáveis por mais 30, para assinar o contrato com o Estado a partir de homologação do consórcio. Essa homologação ocorreu agora no final de janeiro.

A partir daquela data, então, eles têm 90 dias para assinar o contrato. Uma data oficial será marcada para essa assinatura. Segundo o governo, a obra não está comprometida e segue dentro do prazo.

O consórcio é formado por China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCC Ltd).

Senado aprova lei que obriga agressores de mulheres a fazerem reabilitação

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

O Senado aprovou, na tarde de quarta-feira (5), um projeto de lei (PL) que obriga os agressores de mulheres a frequentar centro de reabilitação e a ter acompanhamento psicossocial. A matéria foi aprovada na Câmara em novembro de 2018 e agora, com a aprovação no Senado, vai à sanção presidencial. O acompanhamento poderá ser feito individualmente ou em grupos. O texto também determina que os agressores frequentem programas de recuperação e reeducação. Os dispositivos serão acrescentados à Lei Maria da Penha.

O relator do projeto no Senado foi Arolde de Oliveira (PSD-RJ). “A frequência a esses grupos de apoio e reeducação não apenas contribui para reduzir as reincidências, mas concorre também para a proteção emocional do próprio agressor, que terá oportunidade de se reeducar para conviver melhor com a sociedade em geral e com sua família em particular”, escreveu em seu relatório. *Com informações da Agência Senado

Ex-vereador e advogado tem carro atingido por tiros em Brumado

publicado ás 00:00hs, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020

Um ex-vereador e advogado foi alvo de um atentado na noite desta quarta-feira (5) em Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. Até o começo da manhã desta quinta-feira (6) os acusados não tinham sido localizados. Segundo informações da 20ª Coorpin [Coordenação de Polícia do Interior], José Weliton do Nascimento estava a bordo do carro dele em um semáforo do centro da cidade quando foi abordado por dois homens encapuzados que estavam em uma motocicleta.

A vítima avançou o sinal na tentativa de fugir dos criminosos, mas teve o carro alvejado por cinco tiros, quatro no fundo e um na lateral esquerda. O fato ocorreu por volta das 20h. Após atingirem o veículo, os atiradores fugiram. José Weliton registrou queixa na 20ª Coorpin e na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), local. A autoria e a motivação do atentado ainda são investigadas.

TCM rejeita contas de 2018 das prefeituras de Inhambupe e Valença

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

TCM rejeita contas de 2018 das prefeituras de Inhambupe e Valença

Foto: Reprodução / Facebook

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou, nesta quarta-feira (5), as contas das prefeituras de Inhambupe e Valença, da responsabilidade de Fortunato Silva Costa (PSD) e Ricardo Silva Moura (MDB), respectivamente, relativas ao exercício de 2018. Em ambos os casos houve o descumprimento do percentual máximo para despesas com pessoal, contrariando o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

No município de Inhambupe, a despesa total com pessoal foi de R$ 46.417.766,05, que correspondeu a 63,15% da receita corrente líquida municipal, superando o limite de 54% imposto pela LRF. Em razão dessa irregularidade, o conselheiro Mário Negromonte, relator do parecer, multou o gestor em R$ 25.920,00, que corresponde a 12% dos seus subsídios anuais.

O gestor também foi multado em R$ 3 mil pelas irregularidades apontadas pela equipe técnica, entre elas: baixa cobrança de dívida ativa; inconsistências contábeis; desequilíbrio fiscal nas contas públicas; e relatório de controle interno em desacordo com as exigências legais.

Em Valença, a despesa com pessoal da prefeitura representou 69,25% da receita corrente líquida, extrapolando o máximo de 54%. O relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte, multou o prefeito em R$ 28.800,00, equivalente a 12% dos seus subsídios anuais. Também foi imputada uma segunda multa, no valor de R$ 5 mil, em razão das demais irregularidades constatadas durante a análise das contas. Cabe recurso das decisões.

PRF orienta prefeituras e motoristas do transporte escolar sobre ‘Operação Volta às Aulas’

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

Na manhã da última terça-feira, (4),  Prepostos da 3ª Delegacia da 10ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal-PRF,  realizaram no auditório da Secretaria Municipal de Educação, um encontro com representantes de prefeituras do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá, para repassarem orientações sobre a ‘Operação Volta às Aulas’, que visa reforçar o trabalho preventivo e, também, apresentar algumas orientações e cuidados que devem ser tomados pelos profissionais que atuam na área de transporte escolar na região.

Na ocasião, estiveram presentes a Secretaria de Educação de Jitaúna a senhora Daiana Ramos, o Diretor de Transportes Florisvaldo Santiago e o Diretor da empresa 3A Transportes Antônio Neto, além de representantes dos municípios de Ipiaú, Barra do Rocha, Manoel Vitorino e Jaguaquara.

Campanha de vacinação contra sarampo começa no próximo dia 10 nos 417 municípios da Bahia

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para vacina sarampo

A 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2020 começa no próximo dia 10. Nesta etapa, o público-alvo é composto por crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. A vacina utilizada previne contra o sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral).

As estratégias de intensificação das ações de rotina são de extrema importância para ampliar a proteção da população e possibilitar a interrupção da circulação do vírus do sarampo no país. A campanha ocorrerá em todos os 417 municípios do estado, de 10 de fevereiro a 13 de março. O dia D de mobilização nacional está marcado para 15 de fevereiro.

O sarampo é uma doença grave, que pode levar a complicações e óbito. A população-alvo deve procurar uma unidade de saúde, levando a caderneta/cartão de vacina, para que seja avaliada sobre a necessidade de tomar a vacina tríplice viral e/ou atualizar outras vacinas.

Em 2020, na Bahia, já foram notificados 12 casos de sarampo. No ano de 2019 foram 757 notificações. Ao todo, desde o início do surto, em junho de 2019, até janeiro de 2020, foram confirmados 64 casos da doença.

Governador decreta situação de emergência em Ubaíra e Irajuba; chuva e seca provocam danos

publicado ás 00:00hs, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

Foto: Mateus Pereira

O Governo da Bahia, Rui Costa, decretou, em publicação feita no Diário Oficial do Estado de terça-feira (4), situação de emergência nas cidades de Ubaíra e Irajuba, no Vale do Jiquiriçá, por motivos bem distintos.

Ubaíra foi em decorrência dos prejuízos causados pela forte chuva que atingiu a cidade no último dia (26/01), deixando quase trinta famílias desalojadas. Já no município de Irajuba, que enfrenta secasses de chuvas, moradores da sede e da zona rural sofrem transtornos com a falta de água para o consumo humano e animal.

Irajuba é abastecida por reservatórios utilizados pela Embasa para fornecer água também a Jaguaquara e Itaquara, na mesma região. Uma obra que está sendo realizada pelo Estado promete melhorar o abastecimento,  com a reestruturação da rede usada pela estatal. Em ambos os casos, a situação de emergência vale por 180 dias.

Jequié: Antonio Brito define diretor da Santa Casa como pré-candidato a prefeito do PSD

publicado ás 21:14hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

O diretor da Santa Casa de Jequié, Alexandre Iossef, está definido como pré-candidato do PSD a prefeito da cidade nas eleições de outubro. Ele é apoiado pelo deputado federal Antônio Brito, que abriu mão da disputa.

O site bahia.ba, da capital baiana, publicou nota informando ter apurado que o grupo liderado por Brito tem encomendado uma série de pesquisas internas que mostram um crescimento de Iossef contra o deputado estadual Zé Cocá, pré-candidato do PP, do vice-governador João Leão.

”O deputado Antônio Brito tem acompanhado de perto a pré-candidatura de Alexandre. Ele tem apostado as fichas no trabalho e achamos que ele pode crescer ainda mais. Os resultados nesse começo são animadores para nosso grupo”, disse um interlocutor do deputado federal ao bahia.ba.

Prefeito de Itacaré pode ser preso após ter Habeas Corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça

publicado ás 21:14hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Foto: Reprodução

O prefeito de Itacaré, no sul da Bahia, Antônio Mário Damasceno, mais conhecido como Antônio de Anízio (PT), teve um pedido de Habeas Corpus indeferido no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

No ano de 2017 a Promotoria de Justiça de Itacaré ingressou com 10 ações criminais contra o prefeito, sendo uma delas por 83 peculatos, que significa desvio de dinheiro público para proveito próprio por funcionário público.

Caso seja condenado, o prefeito pode ser preso e se tornar inelegível nas eleições municipais em 2020. As informações são do BNews

Senado aprova PL de quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus

publicado ás 21:06hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Senado aprova PL de quarentena e medidas de enfrentamento ao coronavírus

Foto: Reprodução/Agência Senado

O projeto de Lei do governo federal com medidas para enfrentamento do coronavírus no Brasil foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (5). O texto segue agora para a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro.

O texto foi enviaod ao Congresso Nacional na terça-feira (4) e prevê medidas como quarentena, isolamento e adoção de autorização excepcional e temporária para a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo.

Bolsonaro considera portadores de HIV 'despesa para todos'

publicado ás 21:06hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Bolsonaro considera portadores de HIV 'despesa para todos'

Foto: Alan Santos / PR

Na visão do presidente da República Jair Bolsonaro, pessoas portadoras do vírus HIV, transmissor da Aids, são "uma despesa para todos no Brasil", além de um "problema sério" para a própria pessoa. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (5), quando o chefe do Executivo saiu em defesa da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

"Uma pessoa com HIV, além do problema sério para ela, é uma despesa para todos no Brasil", disse o presidente, usando como exemplo um relato do jornalista Alexandre Garcia, sobre a experiência da esposa, que é obstetra. "O próprio Alexandre Garcia, ele fala que a esposa dele, que é obstetra, atendeu uma mulher que começou com o primeiro filho com 12 anos de idade. Outro com 15, e no terceiro, que a esposa dele atendeu, ela já estava com HIV", disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Na ocasião, Bolsonaro criticou os que "esculhambam" Damares e citou sua própria filha, Laura, dizendo que não quer ver ela grávida com 10 anos.

Itabuna: Dois homens morrem após troca de tiros com PMs durante perseguição

publicado ás 21:06hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Itabuna: Dois homens morrem após troca de tiros com PMs durante perseguição

Foto: Reprodução / G1

Dois homens morreram em uma ação policial em Itabuna, no Sul do estado, na noite desta terça-feira (4). Segundo a Polícia Militar, agentes do 15° Batalhão da PM faziam rondas pela localidade conhecida como Gogó da Ema quando viram um carro branco em alta velocidade. Os PMs iniciaram a perseguição e já na Avenida Kennedy houve o tiroteio.

Ainda segundo a Polícia, os acusados saíram do carro disparando contra a equipe que revidou. Feridos, os dois homens teriam sido levados ao Hospital de Base de Itabuna, mas não resistiram aos ferimentos. Com a dupla, a PM encontrou um revólver, uma pistola, 50 gramas de cocaína e 70 pinos de drogas. O material foi levado para a delegacia da cidade.

Bolsonaro diz que zera impostos sobre combustíveis se governadores acabarem com ICMS

publicado ás 20:49hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (5) que zera os impostos federais sobre combustíveis se os governadores também zerarem a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O preço dos combustíveis vem sendo tema de debates entre autoridades dos governos federal e estaduais.

Enquanto governadores querem que o governo reveja os impostos federais sobre os combustíveis, como PIS, Cofins e Cide, Bolsonaro vem defendendo uma mudança na forma de cobrança do ICMS sobre esses produtos. O ICMS é um tributo estadual que representa uma fatia importante de arrecadação tributária dos governo locais.

“Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira. Para o presidente, o tributo deveria ser calculado sobre o valor vendido nas refinarias e não nos postos de combustíveis.  Leia mais…

Senado aprova pensão vitalícia a crianças com microcefalia

publicado ás 20:48hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Foto: Reprodução

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a medida provisória que concede pensão vitalícia no valor de um salário mínimo (R$ 1.045,00) para crianças que nasceram com microcefalia decorrente do zika vírus. O benefício será destinado às crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019 e que também recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com a aprovação pelo Senado, a proposta segue para sanção presidencial.

Menina de 6 anos foge da casa da tia e decide caminhar 30 km em busca da mãe

publicado ás 20:48hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Uma menina de 6 anos foi encontrada caminhando sozinha em uma rodovia do distrito de Lages do Batata, em Jacobina, no norte da Bahia. A criança seguia para Várzea Nova, um percurso de 30 quilômetros. De acordo com a 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), os agentes encontraram a menina na manhã de terça-feira (4). Ela estava com três sacolas e uma mochila com pertences. Segundo relato da menina à policia, ela saiu da casa da tia para encontrar a mãe, que mora em Várzea Nova. Os agentes providenciaram alimentação para a criança e a levaram para a sede do Conselho Tutelar, em Jacobina. Não há informações sobre as providências tomadas pelo órgão. *Com informações do G1

18ª Expo Nacional em Jequié terá início em abril; interessados podem garantir espaço junto ao sindicato

publicado ás 00:00hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Parque de Exposição de Jequié

Os empresários interessados em participar da 41ª edição da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié e 18ª Expo Nacional, já podem adquirir seus espaços no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. O contato pode ser feito diretamente no Sindicato Rural de Jequié pelo telefone (73) 3525 1743 – horário comercial -, ou enviar mensagem para o seguinte WhatsApp (73) 98838 8455 falar com Nancy Dias, para agendar visita e garantir espaço para expor marcas e produtos em uma das principais feiras de negócios da região.

O presidente do Sindicato Rural de Jequié, Coronel Ivo Silva Santos, está bastante entusiasmado com a Exposição deste ano e espera contar com a participação efetiva das empresas locais. O evento será realizado de 25 de abril a 3 de maio. *Informações do Jequié e Região

CNMP recomenda a promotores e procuradores a não praticarem atos de juízes

publicado ás 00:00hs, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

CNMP recomenda a promotores e procuradores a não praticarem atos de juízes

Foto: CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Corregedoria Nacional do Ministério Público editaram um documento para recomendar que procuradores e promotores "se abstenham de praticar atos que sejam privativos de autoridades judiciárias".

A recomendação é assinada por Reinaldo Reis Lima, Corregedor Nacional do Ministério Público, e data do último dia 20. O documento elenca alguns atos que não deverão ser praticados por membros do Ministério Público, como decretar prisão preventiva e temporária, determinar busca e apreensão, revogar ou relaxar prisão, expedir alvará de soltura e decretar interceptação telefônica.

No ano passado, um promotor de Santa Catarina expediu alvará de soltura a um preso provisório em Itajaí, em Santa Catarina. O fato deu origem a uma reclamação disciplinar na Corregedoria Nacional que, no entanto, foi arquivada, sob o argumento de que "a conduta imputada ao excelentíssimo Membro Reclamado não caracteriza falta disciplinar e tampouco ilícito penal". (Bahia Noticias)

Policiais Penais e Civis da Bahia aprovam paralisação por 24 horas

publicado ás 20:48hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Policiais Penais e Civis da Bahia aprovam paralisação por 24 horas

Foto: Divulgação/ Ascom Sinspeb

Os policiais civis e penais da Bahia iniciarão, nesta sexta-feira (7), uma paralisação por 24h em repúdio ao que denominam "truculenta e ditatorial condução e aprovação da PEC 159/2020. A decisão foi tomada em assembleia nesta terça-feira (4), e pede ainda a reabertura do diálogo com o governo para discutir a pauta de reivindicações da categoria.

Além da paralisação, o coletivo dos policiais decidiu também iniciar, imediantamente e por tempo indeterminado, a "Operação Legalidade", que visa ações como não diligenciar sem a devida expedição da "ordem de missão" pelos delegados; suspensão do banho de sol dos custodiados nas delegacias; condicionamento da condução de presos para audiências de custódia apenas em casos que o número de agentes da Polícia Civil for maior, entre outros. 

Realizada no no auditório do Sindae, nos Barris, a assembleia contou com a presença dos deputados Hilton Coelho(PSOL), Capitão Alden(PSL) e Soldado Prisco (PSC). Durante a votação na sexta-feira (31), o trio votou contra a proposta na ultima sexta-feira (31), quando a PEC foi aprovada numa sessão marcada por grandes tensões. (Bahia Noticias)

Rui Costa manda punir PM que agrediu jovem em bairro de Salvador: ‘É inaceitável’

publicado ás 20:45hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, nesta terça-feira (4), que mandou punir o policial militar que agrediu um jovem no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador. Para ele, o caso de racismo é “inaceitável”. “Determinei apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas. Para que esses casos isolados não possam continuar comprometendo a imagem da instituição”, escreveu na rede social.

“Como governador do Estado da Bahia não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, emendou. O caso aconteceu neste domingo (2), mas o vídeo começou a circular nesta segunda-feira (3). “Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse cabelo aqui. Você é o quê? Você é trabalhador, viado? É?”, grita o militar, enquanto puxa um boné que a vítima usava. (Bahia Noticias)

Prefeito de Jaguaquara tem pedido negado em caso de servidora que faltava a trabalho

publicado ás 20:45hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Jaguaquara: Prefeito tem pedido negado em caso de servidora que faltava a trabalho

O prefeito de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, Giuliano de Andrade Martinelli, teve um recurso negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Em decisão desta terça-feira (4), a desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, relatora do caso, indeferiu o pedido do gestor que queria a derrubada da decisão que decretou a indisponibilidade dos bens de Martinelli até o valor de R$ 250 mil.

A medida foi tomada pela Comarca de Jaguaquara que definiu como improbidade administrativa a conduta do gestor no caso de uma servidora cedida à Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá que não comparecia ao trabalho. A funcionária foi identificada como Rita de Cássia Silva Moreira. Ela é esposa do ex-prefeito Ademir Moreira, que era aliado de Giuliano, mas rompeu com o atual prefeito.

A defesa do gestor tentou argumentar que adotou medidas para o retorno da mesma, mas o pedido não foi atendido. *Com Informações  Itiruçu Notícias

PF desarticula grupo que fraudou mais de R$ 1,2 mi em benefícios rurais do INSS

publicado ás 12:04hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Uma operação da Polícia Federal desarticulou um esquema de fraudes dos benefícios de segurados especiais rurais do INSS, na região de Irecê, no interior da Bahia. A Operação Rasputin foi deflagrada na manhã desta terça-feira (4). A estimativa é de um prejuízo de R$1.234.458,61, referentes a apenas 20 benefícios ilegais. Segundo informações da Polícia Federal, os estelionatários usavam documentos falsos, falsos testemunhos, confecção de instrumentos comprobatórios de negócios jurídicos fictícios para obter benefícios ilícitos.

Os benefícios fraudados foram a aposentadoria especial rural, a pensão por morte de trabalhador rural, o auxílio doença e o salário maternidade de segurado especial. Ainda de acordo com as investigações, há indícios de que o grupo atuava propondo ações judiciais para conseguir o deferimento dos benefícios previdenciários sob a alegação de exercício de atividade rural. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, nas cidades de Irecê, São Gabriel e Canarana. Leia mais…

Cobrança extra soma R$ 35 bi nas contas de luz em 5 anos, diz Aneel

publicado ás 12:03hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Foto: Reprodução

Os consumidores de energia pagaram R$ 35,42 bilhões a mais nas contas de luz nos últimos cinco anos devido à cobrança extra prevista nas bandeiras tarifárias, aponta levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse valor equivale a quase duas vezes o custo de construção da hidrelétrica de Jirau. A usina, em Rondônia, custou R$ 19 bilhões e tem capacidade para gerar energia para atender a 40 milhões de pessoas. O sistema de bandeiras tarifárias completou cinco anos. Entrou em vigor em 2015, em meio à disparada do custo da energia no país, provocada pela forte estiagem.

Matriculas para o Centro de Educação Infantil e Creche Hilda Rocha Lopes em Jitaúna continuam abertas

publicado ás 12:03hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

#PrefeituraMunicipaldeJitaúna #SecretariaDeEducação #MatriculasAbertas #NovaCrecheJitaúna

As matrículas para a Rede Municipal de Ensino em Jitaúna, referentes ao ano letivo de 2020 estarão abertas até a próxima sexta-feira (14), em todas as escolas do município. As ofertas de vagas são para três modalidades de ensino: Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e Ensino Fundamental I e II.

Já para a nova Creche além de contar com uma grande e moderna estrutura, as matriculas também seguem abertas. A nova creche vai ser chamada de "Centro de Educação Infantil e Creche Hilda Rocha Lopes". A nova instituição de ensino do na cidade terá capacidade para atender cerca de 376 alunos de 0 a 5 anos e será uma referência na região em aspectos pedagógicos e estruturais. 

A Secretaria de Educação decidiu agregar os alunos de outras unidades escolares antigas para o maior aproveitamento do novo equipamento educacional, planeja também os detalhes para oferecer uma educação de qualidade. 

Para os pais que desejam continuar em outras unidades, as matrículas seguem abertas nas próprias escolas, das 08hs às 11h30hs, de segunda a sexta-feira. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Familiares e amigos voltam a cobrar justiça no caso Danilo Ribeiro ocorrido em Ubatã

publicado ás 06:00hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

Familiares e amigos realizaram, na manhã desta segunda-feira (03), mais um protesto para pedir justiça pelo assassinato do comerciante ubatense Danilo Ribeiro Morais, que morreu após ser alvo de 04 disparos de arma de fogo e morrer dias depois num Hospital de Itabuna.

A manifestação, que ocorreu em frente à Delegacia Territorial de Ubatã, também ocorreu em apoio ao radialista Garcia Júnior, que foi acusado por um grupo de ciganos e intimado pela Polícia Civil por suposta injúria racial. O radialista nega a acusação e disse que desempenha sua função com integridade e respeito a todos. Passados quase 60 dias do crime, o cigano Laelson da Costa Dantas, de 37 anos , o Laércio Cigano, continua foragido.

O acusado, segundo denúncia do Ministério Público (lembrar), teria deflagrado 04 tiros a queima-roupa na vítima após ter se esbarrado com o jovem Danilo, que chegou a pedir desculpas, mas ainda assim foi alvejado pelo criminoso. Em tempo, pesa contra Laércio um mandado de prisão em aberto. *Com informações do Ubatã Notícias

PGR emite parecer favorável para que Geddel deixe prisão e cumpra pena no semiaberto

publicado ás 06:00hs, terça-feira, 04 de fevereiro de 2020

PGR emite parecer favorável para que Geddel deixe prisão e cumpra pena no semiaberto

Foto: Reprodução/MDB

A manifestação da Procuradoria Geral da República (PGR) no processo de Geddel Vieira Lima foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (3). A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. 

No parecer, de acordo com a publicação, o Ministério Público se posicionou a favor de que o ex-ministro cumpra o restante da pena em regime semiaberto.