Coronavírus: Bahia registra mais três casos e número de infectados no estado sobe para 79

26/03/2020 23:08

Coronavírus: Bahia registra mais três casos e número de infectados no estado sobe para 79

publicado ás 21:26 - terça-feira, 24 de março de 2020

Ministério da Saúde confirma 46 mortes em decorrência da Covid-19

Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou mais três casos na Bahia na tarde desta terça-feira (24) em relação ao boletim divulgado pela manhã. Desta forma, o estado possui 79 pacientes confirmados com a Covid-19. Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local.

Diferente do que havia sido anunciado pela manhã, Alagoinhas não possui nenhum caso confirmado. O paciente reside na capital, mas no momento do preenchimento da ficha de notificação, tinha informado o endereço do local de trabalho. O mesmo ocorreu com uma notificação inicialmente atribuída a Salvador, mas o local de moradia do paciente é Feira de Santana.

Com as retificações, os números por cidade são os seguintes: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (48); e Teixeira de Freitas (1).

Salvador tem a ressalva de que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia. 

Aneel suspende corte de energia por inadimplência por 90 dias

publicado ás 21:25 - terça-feira, 24 de março de 2020

Covid-19: Aneel suspende cortes na luz por falta de pagamento por 90 dias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24) um pacote de medidas especiais em resposta à pandemia de coronavírus, incluindo a suspensão por 90 dias de cortes do serviço de eletricidade por inadimplência para consumidores residenciais e serviços essenciais.

As medidas, aprovadas em reunião extraordinária de diretoria do regulador realizada por meio de videoconferência, incluem também a flexibilização pelo mesmo prazo de algumas obrigações das distribuidoras de energia, como de atendimento presencial a clientes e entrega de faturas a domicílio.

O diretor-geral da agência, André Pepitone, disse que ainda haverá uma avaliação à parte, em discussão junto ao governo, de medidas adicionais em benefício de consumidores de baixa renda. “Nos foi demandado que se avaliasse a possibilidade de haver um suporte maior ao (consumidor de) baixa renda, e isso vai ser tratado nos canais de governo, com o Ministério de Minas e Energia e da Economia, com coordenação da Casa Civil”, afirmou. *As informações são da Agência Brasil de Notícias

Por causa do coronavírus, vigilantes suspendem greve na Bahia após 14 dias de paralisação

publicado ás 21:25 - terça-feira, 24 de março de 2020

Os vigilantes que prestam serviço em várias instituições da Bahia terminaram, na tarde de hoje (24), uma paralisação que durou 14 dias. De acordo o presidente do Sindvigilantes/Ba e da CNTV-Confederação Nacional dos Vigilantes, Jose Boaventura, em entrevista ao Metro1, a categoria vai manter estado de greve, mas sem paralisar. Com isso, o funcionamento de agências bancárias deve ser normalizado. Muitas instituições fecharam, sem o serviço dos profissionais.

“Considerando a calamidade pública e a necessidade de cuidarmos dos equipamentos, dos trabalhadores, uma vez que a categoria está entre as essenciais pelo governo federal, cobramos das empresas equipamentos, máscaras, luvas, e boa parte das empresas não estão cuidando”, disse. A partir de 7h de amanhã (25) os trabalhadores voltam aos seus postos.

Município de Ipiaú tem mais um caso suspeito do novo coronavírus

publicado ás 21:24 - terça-feira, 24 de março de 2020

O Boletim da Secretaria de Saúde do Município de Ipiaú, divulgado no início da noite dessa terça-feira (24), aponta mais um caso suspeito do novo coronavírus. Assim, já foram notificados, segundo a secretaria, cinco caso suspeitos do covid-19, três deles descartados e dois ainda pendentes de resultado Laboratório Central da Bahia (Lacen), em Salvador. A secretaria não deu mais detalhes do novo caso suspeito.

Agências da Caixa e Lotericas terão horário reduzido devido ao coronavírus; agência de Jitaúna encerra ás 14hs

publicado ás 21:24 - terça-feira, 24 de março de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta e atividades ao ar livre

Foto: Neilton Brito/Jitaúna Em Dia

A partir dessa quarta-feira (25), as agências da Caixa Econômica e diversas lotericas passam a funcionar em horário diferenciado, no caso da caixa das 10h às 14h, e restrito apenas aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais.

Já as Lotericas passam a trabalhar ás 08hs até 14hs, em Jitaúna a única agência Loterica ja adotou a medida e segue esse padrão. Segundo a direção, a medida reforça as ações para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros no contexto da pandemia de COVID-19.

O banco manterá a abertura antecipada em uma hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco. A Caixa orienta seus clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais e de telesserviço.

Previsão é de frente fria, tempo fechado e temporais na Bahia durante toda a semana

publicado ás 14:00 - terça-feira, 24 de março de 2020

Previsão é de frente fria, tempo fechado e temporais na Bahia durante toda a semana

Foto: Reprodução / G1

O serviço de meteorologia Climatempo prevê temporais e passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia durante essa semana, que é a primeira do outono. Nesta terça-feira (24) todo o estado terá um dia com muitas nuvens, chuva a qualquer hora e poucas aberturas de sol.

O norte e o oeste da Bahia ficam em alerta temporais nesta terça. Mas praticamente todas as outras áreas do Nordeste podem ter chuva com moderada a forte intensidade, mas que deve ser em pequenas áreas. Há risco de raios e rajadas de vento.

Na quarta-feira (25), apenas o sul e litoral sul da Bahia devem ficar sem. O sol vai aparecer entre muitas nuvens no começo no dia, mas ainda pela manhã a nebulosidade diminui e o dia segue ensolarado.

Bahia tem 76 casos de coronavírus distribuídos em 15 municípios

publicado ás 13:59 - terça-feira, 24 de março de 2020

Bahia tem 76 casos de coronavírus distribuídos em 15 municípios

Foto: Jade Coelho/Bahia Notícias

O número de pacientes infectados pelo novo coronavírus na Bahia chegou a 76 na manhã desta terça-feira (24). Salvador concentra o maior número de casos confirmados com 46. Além da capital, outros 14 municípios possuem casos positivos são: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (6); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); e Teixeira de Freitas (1).

A Bahia descartou 725 e até o momento não registra óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 11 horas desta terça. Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local.

Na Bahia, 500 novos respiradores vão equipar as unidades especiais de combate ao vírus.

publicado ás 13:57 - terça-feira, 24 de março de 2020

Na Bahia, 500 novos respiradores vão equipar as unidades especiais de combate ao vírus

A estrutura de saúde da Bahia passará a contar com 500 novos respiradores. Os equipamentos poderão auxiliar, caso necessário, no tratamento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus. A compra foi anunciada pelo governador baiano, nesta terça-feira (24).

Os governadores Rui Costa e Camilo Santana, do Ceará, adquiriram ao todo 600 equipamentos com uma empresa chinesa, sendo 400 para a Bahia e os outros 200 para o CE.

Além disso, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) se comprometeu a doar outros 100 respiradores para o estado. Os aparelhos vão equipar as unidades especiais de combate ao novo coronavírus, como o Hospital Espanhol.

Anvisa aprova três novos testes para detectar coronavírus

publicado ás 00:00 - terça-feira, 24 de março de 2020

Anvisa aprova três novos testes para detectar coronavírus

Foto: Reprodução / G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (23), três novos testes para detectar o Covid-19. Com isso já são 11 os testes aprovados pela Agência para aumentar a capacidade de diagnóstico do vírus no Brasil.

Entre os novos produtos aprovados dois são ensaios moleculares, do tipo PCR, que têm um alto grau de precisão. Já o terceiro, é um novo teste rápido que faz a detecção de anticorpos, ou seja, que utiliza uma pequena amostra de sangue para a detecção.

Dos 11 testes aprovados até o momento no Brasil, nove são do tipo rápido, com resultados em cerca de 15 minutos, e dois são do tipo molecular.

Mandato do Vereador Neres Costa.

publicado ás 00:00 - terça-feira, 24 de março de 2020

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e texto

Com a pandemia do Coronavírus assolando o País, o vereador Jitaunense Neres Costa, disse em entrevista ao programa Jitaúna Noticias, desta segunda-feira (23), apresentado pelo âncora Neilton Brito, ser totalmente a favor dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundão Eleitoral, e do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, o Fundo Partidário, sejam destinados à saúde dos municípios.
Estima-se que o Fundo Eleitoral conta com R$ 2 bilhões para financiar as eleições deste ano.
O vereador que está no seu terceiro mandato, atuando na presidência do Legislativo municipal pela terceira vez, vem lutando por dias melhores para a população jitaunense.
*Redação, Neilton Brito/Jitaúna Em Dia

Rui comemora decisão do STF sobre Bolsa Família e comenta reunião com Bolsonaro

publicado ás 21:50 - segunda-feira, 23 de março de 2020

Foto: Mateus Pereira

”Vitória do povo que mais precisa. Vitória do Nordeste”, comemorou Rui sobre a decisão do STF – Supremo Tribunal Federal em atender ao pedido dos governadores nordestinos para manter o cadastro e o pagamento do benefício da Bolsa Família. Também hoje, os governadores da região participaram de uma videoconferência com o presidente da República e alguns ministros.

Finalmente houve interlocução para que todos juntos enfrentem este grave momento. ”O Brasil precisa de união. Mais do que nunca devemos esquecer diferenças políticas e cuidar das pessoas”, comentou o governador da Bahia.

Homem de 33 anos de SP é o mais jovem a morrer pelo coronavírus no Brasil

publicado ás 21:49 - segunda-feira, 23 de março de 2020

Homem de 33 anos de SP é o mais jovem a morrer pelo coronavírus no Brasil

Foto: Reprodução / G1

Um homem de 33 anos de São Paulo é o mais jovem a morrer pelo novo coronavírus no Brasil. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o jovem tinha uma comorbidade [doença prévia], que ainda não foi especificada pela pasta.

Até a tarde desta segunda-feira (23), o Brasil registrou 30 mortes na capital paulista, e quatro no estado do Rio, nas cidades de Niterói, Miguel Pereira, Petrópolis e Rio de Janeiro, segundo o G1.

Nesta segunda foram confirmadas mais oito mortes em São Paulo. Além do homem de 33 anos, há entre os mortos cinco homens (68, 75, 76, 77, 78 anos) e duas mulheres (80 e 88 anos).

Entre as 30 mortes da cidade de São Paulo, 28 foram idosos. No sábado (21), a cidade também registrou a morte de Antonio Brito dos Santos, de 49 anos. O manobrista morava no Limão, na Zona Norte da capital paulista, e já tinha feito tratamento para tuberculose, uma doença que afeta os pulmões.Apesar das mortes em todo o mundo se concentrarem entre os idosos, dados de outros países apontam que o vírus circula bastante entre os mais jovens. Na China, por exemplo, ainda em fevereiro, quando o país tinha cerca de mil mortes, 26 das vítimas tinham menos de 39 anos.

Após reunião com governadores do Norte e NE, Bolsonaro fala em cooperação e libera R$ 85 bi

publicado ás 21:22 - segunda-feira, 23 de março de 2020

Após reunião com governadores do Norte e NE, Bolsonaro fala em cooperação e libera R$ 85 bi

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revelou que a reunião com os 16 governadores dos estados da região Norte e Nordeste teve a palavra "cooperação" como resultado. Bolsonaro participou de coletiva nesta segunda-feira (23), após o encontro virtual.

"Foram duas reuniões excepcionais. Decidimos que, para transferência para a saúde, o governo destina R$ 8 bilhões, para os Fundos [de Participação] dos Estados e Municípios R$ 16 bilhões, assistência social R$ 2 bilhões, suspensão das dívidas dos estados R$ 12 bilhões, negociações com bancos R$ 7 bilhões e operação de crédito para os estados em R$ 40 bilhões, perfazendo um total de R$ 85 bilhões", explicou Bolsonaro.

O presidente disse que os governadores ficaram satisfeitos e ele revelou ter pedido para que os governante dessem um "olhar especial" para as propostas do executivo federal que tramita na Câmara. "Saímos fortalecidos e unidos. Amanhã a reunião com os demais governadores acontecerá. Cumprimento os governadores que foram pessoas que, com muita competência, haviam pleiteado a reunião", disse Bolsonaro.

Bahia não registra novos casos na tarde desta segunda (23)

publicado ás 21:11 - segunda-feira, 23 de março de 2020

Nenhum caso de coronavírus (Covid-19) foi confirmado na Bahia na tarde desta segunda-feira (23). A Bahia totaliza 63 pacientes confirmados com coronavírus, 725 foram descartados e não há óbitos registrados. Todos os casos foram importados ou de transmissão local. Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (8); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); Conceição do Jacuípe (1); Juazeiro (1); Jequié (1 – caso importado de São Paulo); Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte).

Coronavírus: Suspensão de transporte intermunicipal chega a 23 cidades na Bahia

publicado ás 21:10 - segunda-feira, 23 de março de 2020

O Governo do Estado decidiu estender a suspensão do transporte intermunicipal para mais quatro cidades baianas. Nesta segunda-feira (23), foi interrompido o funcionamento das rodoviárias de Brumado, Jequié, Conceição do Jacuípe e Juazeiro. Com a medida, que tem como objetivo o controle e prevenção do novo coronavírus, a Bahia passa a ter 23 cidades com transporte intermunicipal suspenso.

A decisão tem validade de dez dias, a partir da zero hora desta segunda-feira (23). Os ônibus foram autorizados a entrar no terminal rodoviário dessas cidades até as 9h de hoje. O decreto do governador Rui Costa regulando esta medida inclui toda modalidade de transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário.

Os outros 19 municípios com transporte suspenso são Salvador, Feira de Santana, Entre Rios, Correntina, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Guanambi, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho, Porto Seguro, Prado, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Vitória da Conquista e o Terminal de Bom Despacho, em Itaparica.

Coronavírus: Prefeitura de Jitaúna proíbe funcionamento de comércio a partir de segunda; supermercados e farmácias continuarão abertos

publicado ás 11:18 - segunda-feira, 23 de março de 2020

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

O prefeito esteve em reunião com a juíza e autoridades para adotar as medidas. (Foto: Ascom/Prefeitura Jitaúna)

O prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes, declarou nesta segunda-feira (23) que assinou um decreto determinando o fechamento do comércio na cidade nesta manhã, a partir das 18hs, por 15 dias, podendo ser prorrogado por igual período, por causa da crise do coronavírus (Covid-19). 

O objetivo é a prevenção da população jitaunense, apesar do município não registrar nenhum caso de pessoa infectada. De acordo com o prefeito, apenas padarias, farmácias, restaurantes, supermercados, postos de gasolina não serão fechados e terão autorização de funcionamento durante o período de vigor do decreto.

Para continuarem funcionando, porém, os estabelecimentos da cidade terão que obedecer a distância mínima de um metro entre as pessoas, além de intensificarem as ações de limpeza e disponibilizarem álcool gel aos clientes e informações sobre a Covid-19 nos estabelecimentos. (Jitaúna Em Dia)

Coronavírus: Bancos anunciam prorrogação de dívidas

publicado ás 10:57 - segunda-feira, 23 de março de 2020

Diante do quadro de isolamento social imposto pelas autoridades brasileiras para conter a pandemia de coronavírus no país, os bancos começaram a adotar medidas visando facilitar a vida dos seus clientes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os cinco maiores bancos do Brasil, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, anunciaram a possibilidade de prorrogar as dívidas de seus clientes pessoa física e micro e pequenas empresas por 60 dias.

Segundo a entidade, a medida se aplica aos contratos de crédito vigentes com o pagamento em dia e cada banco vai definir, a partir de critérios próprios, quais linhas de crédito serão passíveis de prorrogação. Para solicitar a prorrogação, o cliente pode ligar para seu gerente ou utilizar os canais eletrônicos de atendimento.

Além disso, a prorrogação não é automática e vale para todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco, com exceção de dívidas no cartão de crédito e cheque especial. A medida também não vale para boletos de consumo geral – água, luz, telefone – e tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos. (mais…)

Campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira, 23, em Jitaúna

publicado ás 10:55 - segunda-feira, 23 de março de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariadeSaúde #CamapanhadeVacinaçãocontraGripe

A partir desta, segunda-feira (23/03), a Secretaria de Saúde de Jitaúna, através da Vigilância Epidemiológica, inicia a campanha de vacinação antecipada contra a gripe para pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e para o público do sistema prisional, que são os alvos prioritários da campanha nacional. A vacina será aplicada nas unidades de saúde do município.

Para os idosos, a secretaria montou uma estratégia para imunizá-los em suas residências, para que os mesmos não se desloquem até as unidades, como forma de evitar o contato deles com possíveis pacientes infectados pelo Covid-19, pandemia que assola todo o mundo.

As Unidades Básicas da Saúde da prefeitura, funcionarão em horário normal, das 8:00h às 16:00h. A vacina protege contra os tipos mais comuns do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna /Imagens: Divulgação/ Texto Neilton Brito

Com tantas recomendações, populares ignoram isolamento em Jitaúna

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 23 de março de 2020

Foto: Redes Sociais/WhatsApp

Apesar das constantes orientações para se evitar a aglomeração acima de 30 pessoas, com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus, moradores de Jitaúna, em pouco número, ainda não aderiu às recomendações do Ministério da Saúde e permanecem nas ruas e bares na cidade.

Uma foto compartilhada nas redes sociais na tarde deste domingo (22), mostra um grupo com 5 pessoas andando normalmente no bairro Primavera. Cenas semelhantes foram relatadas por moradores no bairro Adelino Henrique nas e mediações de um Bar, próximo ao Hospital, outros foram flagrados na rua Hilda Rocha Lopes. 

A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer por contato pessoal com secreções contaminadas. O momento é de ficar em casa. (Jitaúna Em Dia)

Ipiaú: Secretaria de Saúde ainda aguarda resultado de paciente com suspeita do covid-19

publicado ás 00:00 - segunda-feira, 23 de março de 2020

Foto Divulgação

A secretaria de Saúde de Ipiaú ainda aguarda o resultado de coletas enviadas ao Lacen, em Salvador, para confirmação ou não de casos suspeitos do novo coronavírus no município. A informação foi confirmada na tarde desse domingo (22) pela secretária de Saúde, Larissa Dias.

“Informo que assim que o resultado estiver pronto o comunicado será feito primeiramente ao paciente e em seguida faremos a divulgação. Aproveito para pedir a todos que independente do resultado dessa amostra tomem os devidos cuidados já orientados. Informo que a equipe da secretaria de saúde está muito empenhada na realização das ações e precisa de todos vocês na propagação de informações sérias e verdadeiras”, destacou a secretária.

Na semana passada, a secretaria de saúde do município divulgou que até a  última quinta-feira (19), havia registro nas unidades hospitalares de Ipiaú de quatro casos suspeitos, um deles de uma criança residente no distrito do Japomirim, que teve o resultado testado como negativo para o covid-19.  Aguarda-se o resultado de um paciente internado no Hospital e Clínica São Roque, internado na unidade na última quarta-feira (18). *Informações do Giro Ipiaú

Secretaria de Saúde informa primeiro caso confirmado de coronavírus em Jequié

publicado ás 22:15 - domingo, 22 de março de 2020

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, juntamente com os demais órgãos de saúde, informou na noite desse domingo (22) que, dos 12 casos notificados, três foram descartados e, após análises do material coletado pelo Laboratório Central (LACEN), em Salvador, um caso foi confirmado positivo para coronavírus (Covid-19) e o paciente já se encontra em isolamento domiciliar.

Ainda segundo a secretaria de saúde, o paciente já se encontra em isolamento domiciliar. Não foi informado se o paciente contraiu a doença fora do município. A secretaria também não mencionou a idades da pessoa.

“A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando as ações de combate ao coronavírus, na cidade, enquanto aguarda o resultado dos demais casos notificados e solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas, para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus”, informa a nota compartilhada pela assessoria da prefeitura. *Nota Ascom/Prefeitura

Presos por dívida de pensão alimentícia na Bahia serão liberados por crise de covid-19

publicado ás 22:10 - domingo, 22 de março de 2020

Presos por dívida de pensão alimentícia na Bahia serão liberados por crise de covid-19

Foto: Reprodução / Carol Garcia / Secom

O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu um habeas corpus coletivo para libertar todos os presos por dívidas no pagamento de pensões alimentícias no Estado da Bahia, neste domingo (22). O pedido foi formulado pela Defensoria Pública do Estado (DPE) e os presos ficarão em prisão domiciliar, até o dia 30 de abril.

"Flagrante a necessidade de adoção de medidas excepcionais, que resguardem a saúde e a sobrevivência da coletividade...a Organização Mundial de Saúde declarou publicamente a gravidade da pandemia, em relação ao Covid-19 e, nesse passo, o Conselho Nacional de Justiça, em sua Recomendação nº 62, de 17/03/2020,

estabeleceu em seu art. 6º.: Recomendar aos magistrados com competência cível que considerem colocação em prisão domiciliar das pessoas presas por dívida alimentícia, com vistas à redução dos riscos epidemiológicos e em observância ao contexto local de disseminação do vírus", diz a decisão.

O desembargador que assina o documento é Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, e sustenta sua tese baseado no "pleno respeito à dignidade, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais das pessoas, conforme preconiza o Artigo 3 do Regulamento Sanitário Internacional, constante do Anexo ao Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020".

Coronavírus: Prefeitos querem 100% do fundo eleitoral para a saúde dos municípios

publicado ás 22:10 - domingo, 22 de março de 2020

Foto: Reprodução / G1

Com a pandemia de Coronavírus, os prefeitos baianos devem ter dificuldades financeiras. A União dos Municípios da Bahia (UPB) fez reunião virtual e os gestores decidiram de forma democrática defender que os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundão Eleitoral, e do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, o Fundo Partidário, sejam destinados à saúde dos municípios.

Segundo o presidente da entidade, Eures Ribeiro, que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, as prefeituras não dispõem de recurso para conter a proliferação da doença. “Imagina contratar mais médicos, comprar medicamentos, com a queda de receita que teremos nos próximos meses. Adiar ou não as eleições é irrelevante discutir neste momento, o importante é ter medidas de prevenção do coronavírus e de fortalecimento da saúde dos municípios”, explica. 

Estima-se que o Fundo Eleitoral conta com R$2 bilhões para financiar as eleições deste ano. “É onde a gente sabe que tem bilhões parados e que podem ser usados nesse momento 100% para a saúde dos municípios”, defende Eures Ribeiro, que pretende levar o pleito dos prefeitos baianos para ser incluída na pauta da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da qual é vice-presidente.

Homens são presos acusados de roubo em Fazenda na zona rural de Jitaúna

publicado ás 20:01 - domingo, 22 de março de 2020

Policiais Civis integrantes da 9ª Coorpin prendeu em flagrante neste domingo (22), na Rua Raimundo Cafezeiro, três homens acusados de serem os autores de furto em uma fazenda na região do Rio Preto do Costa, zona rural de Jitaúna. 

Com os meliantes foram encontrados 5 (cinco) litros bebidas: 4 (quatro) relógios; R$ 108 (cento e oito reais) em espécie; caixas de som e 9 (nove) armas de fabricação caseira (espingarda). Foram conduzidos para a Delegacia Territorial os elementos de iniciais L. C. E. C., vulgo “DUDU’ 20 anos, M.S vulgo “DU”, 17 Anos e I.M. C, 57 Anos. Os mesmo ficaram a disposição das autoridades. (Jitaúna Em Dia)

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 23

publicado ás 19:54 - domingo, 22 de março de 2020

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Foto: Reprodução / G1

A campanha de vacinação contra a gripe, antecipada para começar nesta segunda (23), tenta contar com reforços de farmácias privadas para amenizar aglomerações e o impacto sobre os serviços nas unidades básicas de saúde diante da pandemia de coronavírus. A ideia, no entanto, esbarra em restrições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Apenas o estado de São Paulo e a cidade de Porto Alegre anunciaram a participação das farmácias. Essas unidades privadas aplicarão as vacinas, fornecidas pelo SUS, gratuitamente e sem ônus aos cofres públicos.

As farmácias vão começar aplicar a vacina na quarta (25) na capital gaúcha e a partir do dia 13 de abril entre as cidades paulistas.

Uma resolução da Anvisa, de 2017, determina que as farmácias devem dispor de uma sala de vacinação de 9 metros quadrados. Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), estima que, das 87 mil unidades espalhadas pelo Brasil, nenhuma tem esse tamanho.

"A maioria das farmácias dispõe de apenas uma sala para atendimento privativo a pacientes e 4 mil unidades possuem sala de 6 metros quadrados para injetáveis [administração de medicamentos] nas regiões sul e sudeste", disse João, que na semana passada esteve com a cúpula do Ministério da Saúde.

Neste ano o Ministério da Saúde contabilizou 13 óbitos por H1N1, 14 por Influenza B e dois por H3N2. São 320 casos e, desses, 40 em São Paulo. Em 2019 o país registrou 5,8 mil caos e 1.122 mortes pelos três tipos de influenza.

Ministério da Saúde apresenta os números de casos do coronavírus de cada estado

publicado ás 19:53 - domingo, 22 de março de 2020

Ministério da Saúde apresenta os números de casos do coronavírus de cada estado

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde atualizou o registro de casos confirmados da epidemia do coronavírus no Brasil na tarde este domingo (22). De acordo com a pasta, todos os estados do Brasil tem pelo menos uma vítima infectada pelo Covid-19. No total, o país já contabiliza 1.546 pessoas com o vírus, sendo 25 óbitos.

O Ministério da Saúde apresentou os números de casos de cada região. O Norte tem 49 vítimas, sendo 3,2% do total do país. O Nordeste contou 231 casos, 14,9% do total. O Sudeste é o recordista, no momento, com 926, 59,9% do registrado em todo o país. O Centro-Oeste tem 161, 10,4% e o Sul registrou 179, 11,6%.

Na Bahia o número subiu para 49 pessoas infectadas pelo Covid-19. Confira a quantidade de casos confirmados de cada estado:

NORTE

Acre - 11

Amazonas - 26

Amapá - 1

Pará - 4

Rondônia - 3

Roraima - 2

Tocantins - 2 

NORDESTE

Alagoas - 7

Bahia - 49

Ceará - 112

Maranhão - 2

Paraíba - 1

Pernambuco - 37

Piauí - 4

Rio Grande do Norte - 9

Sergipe - 10 

SUDESTE

Espírito Santo - 26

Minas Gerais - 83

Rio de Janeiro - 186 (3 óbitos)

São Paulo - 631 (22 óbitos) 

CENTRO-OESTE

Distrito Federal - 117

Goiás - 21

Mato Grosso do Sul- 21

Mato Grosso - 2

SUL

Paraná - 50

Santa Catarina - 57

Rio Grande do Sul - 72

Brasil tem 1546 casos confirmados e 25 óbitos por coronavírus

publicado ás 19:53 - domingo, 22 de março de 2020

Brasil tem 1546 casos confirmados e 25 óbitos por coronavírus

Foto: Reprodução / Globonews

O Brasil possui 1546 casos confirmados de coronavírus e 25 óbitos desde o início do contágio no país. São 418 casos a mais em relação ao último sábado (21), com 37% de aumento. Já os óbitos são 7 a mais ao dia anterior, com 39% de aumento, segundo o Ministério da Saúde.

A empresa Vale do Rio Doce se disponibilizou a fornecer os testes para o coronavírus, com um teste chinês com 86% de eficácia. Os testes serão executados primeiramente nos profissionais de saúde, segundo o secretário de Vigilância em Saúde neste domingo (22).

Prefeitura de Jitaúna realiza operação com a Vigilância Sanitária na Feira Livre e Praças do município.

publicado ás 08:00 - domingo, 22 de março de 2020

Foto: Jitaúna Em Dia

A Prefeitura de Jitaúna, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, com apoio operacional da Guarda Municipal, realizou, na manhã deste sábado (21/03), uma operação de conscientização e fiscalização na Feira livre, bairros e Praças do município, pontos de grande fluxo de pessoas.

A ação teve o objetivo de alertar comerciantes e frequentadores que circulam pelo local sobre as medidas de prevenção e enfrentamento do coronavírus. Estiveram presentes o coordenador da Vigilância Sanitária, Eliú Passos, coordenador da Vigilância Epidemiológica, Luciano Andrade, a secretaria de Saúde, Patricia Lopes e agentes da Guarda Municipal informando a população sobre o decreto que estabelece a proibição de aglomerações de pessoas, em função da disseminação do Covid-19.

A operação, iniciada pela Secretaria de Saúde, mostra a população a necessidade de procurar o distanciamento social e o isolamento domiciliar, em caso do surgimento de sintomas do coronavírus, como dores de garganta, tosse seca, febre e grave dificuldade de respiração. As visitas e fiscalizações se estenderam em diversos Bairros da cidade, além de comércios como: Supermercados, Mercados, Casa Lotérica e Bares.

Centenas de pessoas circulam pelo centro da cidade, todos os dias, e a Prefeitura de Jitaúna, como uma das medidas de enfrentamento ao Covid-19, tem buscado sensibilizar a população, atentando para a urgente necessidade de mudanças de hábitos, como lavar as mãos com água e sabão, não levar as mãos na boca ao tossir ou espirrar e, principalmente, evitar aglomerações acima de 30 pessoas. As atividades de fiscalização e orientação vão continuar ao longo dos próximos dias. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna 

Policlínica de Jequié suspende atendimentos para conter a propagação do Covid-19.

publicado ás 07:50 - domingo, 22 de março de 2020

Resultado de imagem para policlinica jequie

O funcionamento da Policlínica Regional de Saúde em Jequié, que atende 28 municípios dos territórios Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriçá será suspenso a partir desta segunda-feira (23). A informação foi transmitida ao blog Jitaúna Em Dia pelo prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes que atua como presidente do Consórcio de Saúde, entidade que funciona em convênio com o Governo do Estado da Bahia.

De acordo Patrick, a decisão foi tomada com anuência do governador Rui Costa. "Nossa decisão foi pela suspensão dos serviços para conter a propagação do Covid-19. Entramos em contato com o governador Rui Costa e ele sinalizou também pelo fechamento temporário da policlínica, adotamos as medidas, conversamos com os gestores das 28 cidades e decidimos suspender os atendimentos”, concluiu Patrick. 

Jitaúna: Secretaria de Saúde orienta para as medidas de prevenção contra o Coronavírus (COVID-19) 

publicado ás 07:00 - domingo, 22 de março de 2020

A imagem pode conter: texto que diz

Mesmo ainda não havendo casos confirmados para o Novo Coronavírus (COVID-19) em Jitaúna, é importante buscar informações seguras para manter-se precavido contra essa doença, em meio ao grande volume de notícias sendo amplamente divulgadas. 

A Prefeitura de Jitaúna, através da Secretaria de Saúde, solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas, para que, assim, evite a disseminação do coronavírus. Ajudem os profissionais de saúde, que estão trabalhando, cuidando da nossa saúde e da segurança de todos os jitaunense, respeitando as orientações do Ministério da Saúde, evitando aglomerações, mantendo os cuidados de higienização, evitando tocar os olhos, nariz e boca. 

Acompanhem as ações de saúde, no município, através dos canais oficiais da Prefeitura de Jitaúna: Facebook, Instagram e site.  

A Secretaria Municipal de Saúde continua vigilante e orienta que toda pessoa com febre, ou pelo menos um sintoma respiratório, que esteve em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, deve entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para notificação e investigação, por meio dos contatos: DiskCovid-19 (073) 99945-7291.

Bahia tem 41 casos confirmados de Covid-19; no Brasil total é de 1.128 e 18 mortes

publicado ás 07:00 - domingo, 22 de março de 2020

Lacen muda critérios para coleta de exames de confirmação diagnóstica para Covid-19

Foto: Carla Ornelas/GOVBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou mais sete casos de contaminação por coronavírus no estado, no final da tarde de sábado (21). Com isso, o total de casos confirmados no estado sobe para 41. Segundo a Sesab, cinco casos foram registrados em Salvador, um em Prado e outro em Porto Seguro. Até as 15h deste sábado, a Bahia registrou 1.644 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e 1.068 aguardam análise laboratorial.

Do total de pacientes, três foram contaminados por transmissão comunitária. Os pacientes que não tiveram a fonte de contágio identificada foram: um homem, de 29 anos, que se encontra em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato; uma mulher, de 45 anos, que se encontra internada em um hospital da rede privada e homem, de 50 anos, que também está internado em um hospital da rede privada. Todos de Salvador.

Do total de confirmações, 23 foram em Salvador; 6 em Feira de Santana; 5 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 2 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari.

Polícia intercepta fábrica clandestina de álcool em gel em Cruz das Almas

publicado ás 23:55 - sábado, 21 de março de 2020

Bahia faz 'confisco' de suprimentos médicos; advogado explica que produtos serão pagos

Foto: Divulgação

Uma denúncia anônima nesta sexta-feira (20) acabou com a interceptação de uma fábrica clandestina que estaria produzindo e comercializando álcool em gel falso, na cidade de Cruz das Almas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a 27ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM/Cruz das Almas) e a Delegacia Territorial (DT) do município localizaram o galpão e apreenderam todo o material que estava embalado e pronto para ser vendido. O dono do estabelecimento está sendo procurado. 

O comandante da 27ª CIPM, major Marcos David, relatou que no local a equipe identificou que o suspeito era o dono de uma distribuidora de cosméticos e estava produzindo o álcool com perfumes e gel de cabelo. No momento do flagrante, 16 pessoas estavam produzindo os itens de maneira precária e sem nenhuma autorização dos órgãos competentes.  

Segundo o delegado titular de Cruz das Almas, Cristóvão Eder Maia de Oliveira, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para periciar o local. "Não tinha nenhum equipamento para determinar o percentual de álcool no produto. Ele misturava com gel de cabelo, embalava e distribuía para os comerciantes da região", explicou o delegado.

As equipes de localizaram no galpão máquinas como envazador, misturador, embalagens com rótulo de álcool em gel 70%, 11 toneis com insumos, sete galões de propileno glicol, caixas para embalar, 15 caixas com o produto já pronto para venda, além de potes de gel de cabelo vazios e  frascos de perfumes que também eram falsificados no local. O dono da empresa conseguiu fugir após a chegada da polícia.