Belmonte: Biblioteca municipal ao lado de banco é danificada devido à explosão

09/10/2018 01:03

Belmonte: Biblioteca municipal ao lado de banco é danificada devido à explosão

Sábado, 06 de outubro de 2018 - 10:20

Belmonte: Biblioteca municipal ao lado de banco é danificada devido à explosão

Foto: Reprodução / Radar 64

Alguns imóveis que ficam próximos da agência bancária da Caixa Econômica Federal da cidade de Belmonte foram danificados após serem atingidos por estilhaços de vidro e tiros na madrugada desta sexta-feira (5). Entre os locais danificados está o prédio da Biblioteca Municipal Sosígenes da Costa. 

Segundo o site Radar 64, a biblioteca fica em um anexo do mesmo prédio da Caixa que é tombado como patrimônio histórico. “Este prédio abrigou o antigo Institudo Cacau da Bahia, data da década de 40”, afirmou a assessoria de comunicação da prefeitura.  

Ainda conforme a assessoria, a biblioteca tinha acabado de passar por uma reforma. Estavam sendo feitos os últimos retoques e a recolocação de acervo de livros para que o local fosse reaberto para o público.

Venda de bebidas alcoólicas é proibida pela 24ª Zona Eleitoral em Jitaúna

Sábado, 06 de outubro de 2018 - 10:00

Resultado de imagem para bebida alcoólica em latinhas

Foto: Reprodução

Com o dia da votação se aproximando a Juíza Eleitoral da 24ª Zona Eleitoral Janine Soares de Matos Ferraz, proibiu a venda e distribuição de bebidas alcoólicas nos municípios que integram a 24ª Zona Eleitoral sendo eles: Jitaúna, Ipiaú e Ibirataia. Com ínicio das 23h deste sábado, 06, véspera das eleições, até às 21 horas de domingo, dia 7 de outubro, fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas. A Portaria adverte, ainda, que os infratores serão punidos na forma da legislação vigente. Afim de evitar quaisquer infrações penais por parte de pessoas embriagadas, resguardando os trabalhos da Justiça Eleitoral, assim como a ordem pública. De acordo comerciantes locais ao Jitaúna em Dia até ontem (sexta-feira, 05), nenhum comerciante tinha sido comunicado. 

DataPoder360: Ciro venceria todos os candidatos no segundo turno; Bolsonaro bate Haddad

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - 13:20

DataPoder360: Ciro venceria todos os candidatos no segundo turno; Bolsonaro bate Haddad

Foto: Agência Brasil

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, venceria em todos os cenários do segundo turno, aponta pesquisa DataPoder360 divulgada nesta sexta-feira (5). Já o candidato Jair Bolsonaro (PSL) venceria Fernando Haddad (PT), mas empataria com Geraldo Alckmin (PSDB). Veja os resultados completos abaixo:

Jair Bolsonaro (PSL): 45%

Fernando Haddad (PT): 42%

Ciro Gomes (PDT): 46%

Jair Bolsonaro (PSL): 41%

Jair Bolsonaro (PSL): 42%

Geraldo Alckmin (PSDB): 42%

Ciro Gomes (PDT): 41%

Fernando Haddad (PT): 28%

A pesquisa DataPoder360 ouviu 4 mil pessoas em 375 cidades de todos os estados, entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-07142/2018.

Detento é achado morto dentro de presídio em Vitória da Conquista

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - 12:57

Vitória da Conquista: Detento é achado morto dentro de presídio

Foto: Reprodução / TV Sudoeste

Um detento foi encontrado morto com uma corda enrolada no pescoço no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, no sudoeste. O fato foi percebido na madrugada desta quinta-feira (4) em uma cela do presídio. As causas do óbito ainda são desconhecidas e vão ser apuradas, segundo informou a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia (Seap). Conforme a TV Sudoeste, outros presos que estavam na mesma cela disseram a funcionários do local que não perceberam nenhuma movimentação no local antes de ver o colega morto.

Jaguaquara: Vereador esquece que é da oposição e pede voto para candidato do prefeito

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - 06:06

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Foto: Reprodução

O vereador Valdir Souza (PHS), conhecido por Valdir da F4000, que aderiu a oposição, e que hoje defende a candidatura dos deputados do ex-prefeito Ademir Moreira, cometeu um erro grave para quem é da oposição, na sessão de ontem. Onde  o vereador em vez de cobrar melhorias para o seu povo, e  fiscalizar o prefeito, foi pedir votos para o seus candidatos, só que  em vez de pedir os votos para os seus, o mesmo pediu votos para o candidato do prefeito Juliano Martinelli, falando; "Eu eu venho nessa noite pedir voto para  Lomanto Jr, o meu federal, e para Zé Cocá, o meu estadual. Não, não, Zé Cocá não", tentou justificar o erro. *Informou o blog Jaguaquara Noticias

Bolsonaro cresce e alcança 35% das intenções de voto, aponta Datafolha

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - 06:03

Intenção de voto: Bolsonaro cresce entre mais ricos e Haddad entre mais pobres, diz Ibope

O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, subiu na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (4), a apenas três dias da eleição. Ele foi o único que cresceu acima da margem de erro no levantamento, contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Fernando Haddad (PT) continua na segunda colocação, com 22%.

Considerado apenas os votos válidos - ou seja, descartando votos brancos, nulos ou de eleitores que não responderam -, Bolsonaro tem 39% das intenções de voto. Para vencer no primeiro turno, ele precisaria ainda alcançar a maioria dos votos válidos. Nesse cenário, Haddad aparece com 25% e é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 13%, e Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 9%.

O Datafolha entrevistou 10.930 eleitores entre esta quarta (3) e quinta-feira (4). A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro BR- 02581/2018.

Camacan: PRF apreende carga ilegal de madeira nativa da Mata Atlântica

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - 06:02

Camacan: PRF apreende carga ilegal de madeira nativa da Mata Atlântica

Foto: Divulgação / PRF-BA

Uma carga de madeira nativa da Mata Atlântica foi apreendida em um trecho da BR-101 de Camacan, na manhã da última quarta-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o flagrante ocorreu durante fiscalização a uma caminhonete Ford/F1000 com placas de Canavieiras, também no sul do estado. 

Escondidas sob uma lona, foram encontrados 2,68 metros cúbicos de vinhático, espécie de madeira nativa da Mata Atlântica e procurada pela qualidade da madeira. Uma motosserra sem registro de órgãos ambientais também foi encontrada no veículo. Ao ser questionado pelos PRFs, o condutor do carro, de 37 anos, confessou que sabia da ilegalidade da carga. O homem declarou que a madeira seria usada na fabricação de bancos que seriam vendidos na rodovia da cidade. 

A extração do vinhático é proibida pela lei 9.605/98, de Crimes Ambientais. Ainda segundo a PRF-BA, a carga e a motosserra foram levados para o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]. Já o condutor vai responder na Justiça por crime ambiental.

Justiça Federal determina apuração de improbidade administrativa contra prefeito Gilson Fonseca em Itagibá

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - 06:02

A juíza federal Karine Costa Carlos Rhem indeferiu recurso do prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca e determinou apuração de improbidade administrativa contra o prefeito, por supostas irregularidades na gestão passada, referente a operação “Carcará”.

A referida operação foi deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) a fim de desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos destinados à compra de merenda escolar, compra de medicamentos e execução de obras em municípios baianos, entre eles o município de Itagibá para adoção de medidas cabíveis no tocante às supostas até então irregularidades.

“Sobre os indícios do envolvimento dos réus nos fatos citados cabe referir que GILSON FONSECA, ex-prefeito, ANA CLÁUDIA, ex-secretária de saúde, ADRIANA MARIA, excoordenadora de saúde e NÍVEA SALES, ex-coordenadora de compras, eram os responsáveis diretos pela gestão dos recursos em destaque e/ou dos medicamentos adquiridos, gerando forte suspeita do conluio para a prática dos ilícitos já descritos”, destacou a juíza na sentença.Bocão News

Salvador registrou 7 casos de Guillain-Barré em 2018

Sexta-feira, 05 de outubro de 2018 - 06:02

Destaque em Saúde: Salvador registrou 7 casos de Guillain-Barré em 2018

A novela Segundo Sol tem mostrado ao público alguns problemas causados pela Síndrome de Guillain-Barré. Recentemente, a personagem Rochelle (Giovanna Lancellotti) foi diagnosticada com a doença. O Brasil registrou uma explosão dos casos da síndrome em 2015 e, atualmente, os números reduziram de forma considerável. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Salvador notificou 100 casos suspeitos em 2015. Nos dois anos seguintes, foram 11 e nove casos, respectivamente. Em 2018, até junho, a capital baiana registrou sete casos da Síndrome de Guillain-Barré. *Informações do Bahia Noticias

Cerca de 25% dos títulos de Ilhéus, Ubatã e Coronel João Sá são cancelados pelo TRE-BA

Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - 11:12

Cerca de 25% dos títulos de Ilhéus, Ubatã e Coronel João Sá são cancelados pelo TRE-BA

Foto: Reprodução / iShock

Os municípios de Ilhéus, Ubatã e Coronel João Sá perderam cerca de ¼ do seu eleitorado para as eleições deste ano. Após uma revisão no cadastro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impedir eleitores que tiveram os títulos cancelados no estado por falta de recadastramento biométrico, os municípios tiveram queda de aproximadamente 25% do eleitorado neste ano, em relação a 2016. 

Enquanto a revisão cancelou cerca de 3 mil títulos de eleitor de Ubatã e Coronel João Sá, que tem mais de 12 mil votantes cada, dados do TRE-BA estimam que quase 28 mil títulos foram cancelados em Ilhéus, 138 por falta da biometria. Comandada pelo PSD no estado, a cidade tinha cerca de 130 mil votantes antes do corte, em 2016. 

No total, a revisão da Justiça Eleitoral foi responsável pelo cancelamento de 586 mil documentos em todo o estado, número que representa 5% do total. Salvador e Feira de Santana tiveram os maiores números absolutos no corte. Enquanto a capital baiana perdeu 268 mil títulos, quase 1,4 mil por causa da biometria. Feira terá 48 mil votantes a menos no cadastro deste ano. Os números representam, em média, 15% e 12% do eleitorado das cidades, respectivamente.  *Com Informações do Bahia Noticias

Governo adia início do horário de verão para 18 de novembro

Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - 11:04

Resultado de imagem para HORARIO DE VERAO

O horário de verão não mais terá início no dia 4 de novembro e sim em 18 de novembro. A mudança foi pedida pelo Ministério da Educação para não atrapalhar os estudantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o país. Inicialmente, o pedido foi feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte pediu que a mudança de horário só ocorresse depois das eleições para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados. O segundo turno ocorrerá no dia 28 deste mês. Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Polícia encontra 5 mil pés de maconha na zona rural de Gandu

Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - 11:03

Gandu: Com uso de drone, PM localiza 5 mil pés de maconha; droga foi queimada

Cinco mil pés de maconha plantados na zona rural de Gandu foram localizados e destruídos pela polícia na tarde de quarta-feira (3). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, equipes da 60ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Gandu) localizaram a plantação de droga com a ajuda de um drone.

Na área foram também achados 50 quilos de maconha já colhidos. Todo o material foi queimado. Ainda de acordo com a SSP, as buscas começaram após a polícia receberem uma denúncia anônima. As drogas foram encontradas nos povoados de João Damião e Burizinho, na zona rural da cidade de Gandu, em duas plantações em uma área de 1 hectare, o que equivale a 10 mil metros quadrados. Ninguém foi encontrado no terreno. A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Gandu. 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Pastor de Ibirataia sofre acidente de carro na curva da "Garganta na BA-650

Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - 06:06

O pastor Adalberto Souza Santos, da igreja Fonte de Água Viva, mais conhecido por pastor Beto, sofreu um acidente de carro na noite desta quarta-feira (03), por volta das 20:00h, na curva da "Garganta", na BA-650, rodovia Ibirataia/Ipiaú.  De acordo informações do blog Tesouras, o pastor Beto estava na companhia de um rapaz apelidado por "Duduli", indo buscar na rodoviária de Ipiaú um amigo que estava vindo da cidade de São Paulo. O Pastor Beto perdeu o controle na curva e capotou o seu veículo tipo Uno. O pastor ibirataense sofreu ferimentos e alegava sentir dores no braço esquerdo, no tórax e na cabeça, sendo transferido para o Hospital Prado Valadares na cidade de Jequié. Já o carona Duduli saiu ileso do acidente. Não foi informado o estado de saúde do pastor.

Ficou sem Gás, Não espere mais, ligue agora mesmo para a RB Gás.

A imagem pode conter: texto

Entregamos em sua casa. Dispomos também de Água Mineral. Travessa Oliveira Brito, S/N-Centro de Jitaúna

TCM Rejeita contas e manda ex-prefeita de Camamu devolver R$10 milhões

Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - 06:05

Resultado de imagem para ex-prefeita de Camamu

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) rejeitou as contas da ex-prefeita de Camamu Emiliana Assunção Santos, conhecida como Emiliana de Zequinha, relativas ao exercício de 2016, durante sessão nesta quarta (3). Além de não deixar em caixa recursos para pagamento de dívidas inscritas como “restos a pagar”, a gestora não investiu o mínimo imposto pela Constituição em Educação e também em Saúde, e extrapolou nos gastos com pessoal além do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O conselheiro Plínio Carneiro Filho, relator do parecer, também determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada também a prática de crime contra as finanças públicas, já que a ex-prefeita também descumpriu o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal e deixou dívidas para a gestão que a sucedeu.

Foi determinado, por sugestão do relator e aprovação dos demais conselheiros, o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$10.268.884,40, com recursos pessoais, referentes a não prestação de contas de valores repassados ao Instituto de Projetos e Apoio Sociais no Brasil – IPASB (R$9.942.015,71) e ausência de processos de pagamento (R$326.868,67). A gestora ainda foi multada em R$40 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas.Saiba Mais »

Médico veta participação de Bolsonaro em debate da Globo nesta quinta, 04

Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - 00:01

CEO do Ibope Inteligência constata que atentado fortaleceu Bolsonaro na eleição

Um dos médicos que atende o candidato Jair Bolsonaro (PSL), o cirurgião Antônio Macedo, afirmou nesta quarta-feira (3) ter vetado a participação do candidato no debate que será realizado pela TV Globo com os presidenciáveis, nesta quinta-feira (04). Após visitar Bolsonaro em sua casa, no Rio de Janeiro, Macedo disse que o político ainda não tem condições de se submeter a situações de desgaste, como um debate na TV. O médico contou que o candidato estava predisposto a comparecer ao evento, mas que acatou a recomendação e seguirá sem agenda de compromissos por sete a dez dias. Uma nova avaliação será feita na semana que vem. *Conteúdo reproduzido do UOL

Homem é morto por vizinho a golpes de botijão de gás em Jequié

Quinta-feira, 04 de outubro de 2018 - 00:01

O jovem Felipe Sena Santos, de 27 anos, foi morto por um vizinho a golpes de botijão de gás na tarde desta quarta-feira, (3), em Jequié. O crime aconteceu por volta das 13h, na rua Hildenfor dos Reis Rodrigues, no loteamento Sol Nascente, bairro Joaquim Romão.

De acordo com o blog Jequié Repórter, a vítima era portadora de necessidades especiais e havia se desentendido com Ivanildo Santos de Andrade, 27. Durante a briga, o suspeito desferiu diversos golpes contra Felipe Sena, que ficou com o rosto desfigurado.

Preso em flagrante na localidade conhecida como largo São Francisco, após tentar fugir, Ivanildo Santos possui passagens na polícia pelo assassinato do pai e agredir a mãe e um irmão.

Caatiba: Incêndio em vegetação destrói ponte e deixa moradores 'isolados'

Quarta-feira, 03 de outubro de 2018 - 06:01

Caatiba: Incêndio em vegetação destrói ponte e deixa moradores 'isolados'

Foto: Reprodução / TV Sudoeste

Um incêndio destruiu uma área de vegetação na zona rural de Caatiba, no sudoeste baiano. Segundo a TV Sudoeste, as chamas atingiram uma ponte de madeira que dá acesso a várias fazendas da região. O fato, que ocorreu no último final de semana, deixou moradores "isolados". O fogo começou em uma mata próxima a uma mangueira e se alastrou até destruir a ponte. Moradores controlaram as chamas. Não foi informado nem a área atingida nem a causa do incêndio.

Justiça Eleitoral desmente mensagem de Whatsapp sobre votos nulos

Quarta-feira, 03 de outubro de 2018 - 06:00

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) desmentiu uma “Fake News” que circula em aplicativas de mensagem, como Whatsapp, sobre anulação de votos na eleição que irá ocorrer no próximo domingo (7). O TRE pede aos cidadãos que desconsiderem tal mensagem e não a compartilhem. “A nova mensagem que está circulando diz que caso o eleitor vote apenas para presidente, deixando os demais votos em branco, o voto será anulado, só computando o mesmo quando a votação é completa. É mentira”, diz o informe oficial.

Para votar nulo é preciso digitar um número de candidato inexistente, como 00000, e, em seguida, apertar a tecla verde para confirmar. Para votar em branco é preciso apertar a tecla branca, onde pode se ler a palavra BRANCO e, em seguida, a tecla verde para confirmar.

Datafolha: Bolsonaro chega a 32% e abre 11 pontos em relação a Haddad

Quarta-feira, 03 de outubro de 2018 - 05:58

Datafolha: Bolsonaro cresce e chega a 32%, enquanto Haddad oscila para 21%

Foto: Reprodução / Poder 360

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) alcançou 32% das intenções de voto na mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (2). De acordo com o instituto, o líder da corrida presidencial foi favorecido pelo foco de manifestações que levaram milhares de opositores e admiradores ao seu nome às ruas das principais cidades no fim de semana. Bolsonaro ganhou quatro pontos percentuais desde a semana passada e abriu uma vantagem de 11 pontos para o segundo colocado.  

Com rejeição crescente na disputa, Fernando Haddad (PT) manteve seus 21% de intenções de voto. Bolsonaro e Haddad empatam nas simulações feitas para o segundo turno. No cenário em que os dois se enfrentam, Bolsonaro cresceu de 39% para 44% e Haddad oscilou de 45% para 42%.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, que disputava o campo da esquerda com os petistas desde o início do ano, se manteve com 11%, empatado com o tucano Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 10% para 9%.

O Datafolha entrevistou 3.240 eleitores de 225 municípios nesta terça. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03147/2018.

'Não precisa votar no coisa ruim ou no coisa pior', diz Ciro Gomes

Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - 13:31

'Não precisa votar no coisa ruim ou no coisa pior', diz Ciro Gomes

Foto: Divulgação

O candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou que se considera a alternativa para evitar a polarização entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), líderes nas pesquisas. 

"Eu estou trabalhando para mostrar que não precisa votar no coisa ruim ou no coisa pior só porque não tem alternativa. Tenho ficha limpa, tenho boas propostas, tenho experiência, capacidade de dialogar", disse Ciro, após conceder entrevista à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte.

O pedetista chamou Bolsonaro de "extremista militar" e o PT de "organização que passou a abusar do poder", mas sem mencionar diretamente candidato do partido.

Apuarema: Vereador e secretária são denunciados por tentar fraudar eleições

Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - 13:29

Apuarema: Vereador e secretária são denunciados por tentar fraudar eleições

Foto: Apuarema em Foco

O vereador Fabrício de Souza Duarte e a secretária municipal de Educação Rosimaire Barbosa Barreto, de Apuarema, foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por inserir declaração falsa em documento público com o objetivo de burlar o processo eleitoral. Segundo o promotor de Justiça Maurício Foltz Cavalcanti, os acusados agiram em conluio para registrar junto à Justiça eleitoral de Apuarema, com declaração falsa, dez eleitores com domicílio eleitoral pertencente a outros municípios. Na denúncia, é dito que o vereador conduziu os eleitores até as escolas municipais da cidade e a secretária, a pedido do parlamentar, emitiu declarações com a informação de que os eles estudavam na rede municipal de ensino de Apuarema. O promotor verificou que nenhum dos eleitores já havia estudado ou mesmo morado no município. Segundo a denúncia, a Justiça eleitoral cancelou as inscrições eleitorais, com documentação falsa, em que constam o alistamento ou a transferência de domicílio eleitoral para o município. (Bahia Noticias)

Mulher é presa suspeita de matar a mãe a pauladas e roubar R$ 10 mil

Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - 13:22

Uma mulher de 50 anos foi presa, nesta segunda-feira (1º), suspeita de matar a mãe e roubar R$ 10 mil da vítima, na cidade de Cansanção, no norte da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Civil. De acordo com a polícia, o crime ocorreu na noite do sábado (29), no povoado de Laje do Santo Ambrósio, na zona rural do município. A vítima tinha 70 anos e foi atacada a pauladas.

Segundo a polícia, a suspeita, identificada como Euzébia Matos da Costa, de 50 anos, confessou o crime e apontou dois comparsas. Um deles é ex-companheiro dela. O outro é uma mulher. A dupla é procurada. Já a suspeita, conforme a polícia, foi autuada por latrocínio e segue à disposição da Justiça. A polícia não divulgou se o dinheiro roubado foi recuperado. *Com informações do G1

Vereador é acusado de agredir homem com golpes de facão em praça pública

Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - 13:19

Um vereador da cidade de Guanambi, foi acusado de agredir um homem com golpes de facão. Ao Bocão News, uma testemunha, que não quis se identificar, informou que o caso aconteceu no domingo (30), no distrito de Morrinhos. Ainda segundo o denunciante, a vítima sofre de doenças mentais e o assessor de comunicação do parlamentar também teria participado do ataque. As agressões ocorrem devido a divergências políticas entre as partes. “O vereador chegou lá em um carro dirigido por seu assessor e desferiu vários golpes no rapaz. A cena foi presenciada por várias pessoas que estavam no local. Tudo aconteceu em via pública, ou seja, todo mundo viu”, contou a testemunha. De acordo com o advogado que acompanha o caso, a família da vítima vai registrar o boletim de ocorrência na delegacia da cidade na tarde desta segunda-feira (1°). (Bocão News)

MTE registra mais de 112 mil demissões por acordo desde implantação de nova lei trabalhista

Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - 06:01

MTE registra mais de 112 mil demissões por acordo desde implantação de nova lei trabalhista

Foto: Reprodução / EBC

Mais de 112 mil trabalhadores já se desligaram dos empregos através de demissão por acordo com o empregador desde que a nova lei trabalhista entrou em vigor, em novembro de 2017, de acordo com dados do  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Conforme informações do portal G1, do total, a maioria é homens com mais de 30 anos e com carteira assinada no setor de serviços. 

A nova lei trabalhista permite que a demissão se dê a partir de comum acordo. Nessa modalidade, a empresa paga uma multa menor sobre o saldo do FGTS, de 20% em vez de 40%, e também 50% do valor referente ao aviso-prévio. O trabalhador pode ainda movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS. Por outro lado, fica sem direito ao seguro-desemprego. 

Ainda de acordo com o portal, o índice de acordos tem oscilado bastante ao longo dos meses e ainda representa menos de 2% dos desligamentos que são feitos no país a cada mês.

Baruerama: Vereador é atingido por tiro após tentar perseguir assaltantes

Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - 06:00

Baruerama: Vereador é atingido por tiro após tentar perseguir assaltantes

Foto: Reprodução / Facebook

O vereador Wagner Sobrinho dos Santos (PSL), de 32 anos, foi baleado no joelho após tentar perseguir os suspeitos que assaltaram um mercado, na manhã desta segunda-feira (1º), no município de Baruerama, no sul do estado. Segundo informações da Câmara Municipal da cidade, o vereador foi socorrido por populares e levado até o Hospital de Base de Itabuna, onde foi atendido e liberado. Wagner Sobrinho passava pelo Mercado Cardoso, pouco depois de três homens assaltarem o estabelecimento, pela manhã, no bairro São Bento. De acordo com o G1, o vereador se juntou à mototaxistas para tentar descobrir o paradeiro dos fugitivos, quando foi atingido por um tiro no joelho direito.

Ibope: Bolsonaro tem 31% das intenções de voto; no 2º turno empata com Haddad

Terça-feira, 02 de outubro de 2018 - 06:00

Nova pesquisa Ibope para presidente mostrou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) na liderança isolada com 31% das intenções de voto. No estudo divulgado nesta segunda-feira (1°), o militar cresceu 4% em relação a última pesquisa divulgada pelo instituto. Em segundo lugar, o nome do PT na disputa, Fernando Haddad, se manteve com 21%. A seguir aparecem Ciro Gomes (PDT), que oscilou de 12% para 11% e Geraldo Alckmin (PSDB), que manteve seus 8%. Marina Silva (Rede) passou de 6% para 4%, alcançou sua taxa mais baixa desde o início da campanha e empatou tecnicamente com João Amoedo (Novo).

Segundo turno

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) estão empatados numericamente em uma eventual disputa de segundo turno. De acordo com uma nova pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (1°), os dois aparecem com 42% das intenções de voto.

Em relação à última pesquisa, do dia 26 de setembro, Bolsonaro subiu quatro pontos e Haddad ficou estagnado, se for considerada a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. No último final de semana, o candidato do PSL recebeu uma forte exposição na mídia após campanhas a favor e contra a sua candidatura tomarem conta das ruas brasileiras.

Secretário de TI do TSE diz que suspeita sobre urnas não tem 'fundamento na realidade'

Segunda-feira, 01 de outubro de 2018 - 06:00

Secretário de TI do TSE diz que suspeita sobre urnas não tem 'fundamento na realidade'

Foto: Divulgação / TSE

O secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, garante que em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas no Brasil, o TSE não identificou nenhuma invasão de hackers ou qualquer tipo de fraude nos mais de 461 mil pontos de votação espalhados pelo país. Em entrevista ao jornal O Globo, Giuseppe Janino, que comanda uma equipe de 300 especialistas e engenheiros que atua exclusivamente na garantia da segurança das urnas durante a eleição, lamentou que alguns políticos, coloquem sob suspeita a segurança da urna e não apareçam para participar do processo de fiscalização da preparação das urnas, que é aberto pelo TSE. Saiba mais

Ipiaú da adeus ao Intermunicipal após perder para a seleção de Cachoeira

Segunda-feira, 01 de outubro de 2018 - 06:00

Foto: Tadeu Santana

Em jogo realizado na tarde de domingo (31), a seleção de Ipiaú foi derrotada e está eliminada do campeonato Intermunicipal 2018. O gol de pênalti saiu aos 41 minutos ainda do primeiro tempo. O resultado foi Cachoeira 1x0 Ipiaú. Na semana passada, o jogo ficou no empate em 0x0, em jogo morno realizado no estádio Pedro Caetano, em jogo sem grandes oportunidades para as duas seleções. O destaque foi o zagueiro Rillex de Jitaúna que conseguiu se destacar nas duas partidas. Confira os resultados: 

Saubará 0x0 Jaguaquara 

Itajuípe 0 X 3 Valença

Uruçuca P(6) 1X0 P(5) Santo Antônio de Jesus

Itapetinga 1X1 Teixeira de Freitas

Itamaraju 5X0 Pau Brasil

Porto Seguro 0X1 Eunápolis

Justiça de São Paulo condena homem a 33 anos de prisão por estuprar filhas 900 vezes

Segunda-feira, 01 de outubro de 2018 - 06:00

Justiça de São Paulo condena homem a 33 anos de prisão por estuprar filhas 900 vezes

Foto: Reprodução / EBC

A Justiça de Bastos, cidade do interior de São Paulo, sentenciou um homem a 33 anos e quatro meses de prisão em regime fechado por abusar sexualmente da filha desde que ela tinha 12 anos de idade. A ação de estupro de vulnerável, iniciada em 2014, soma diversos volumes, uma vez que, de acordo com a denúncia, o homem teria estuprado a filha 900 vezes desde 2011. 

Conforme informações do portal G1, durante a instrução do processo foram ouvidas a vítima, três testemunhas de acusação e quatro de defesa. Em depoimento, a vítima declarou que o pai disse que “fazia aquilo [agressões sexuais] para o bem dela”, para que a menina não se "tornasse da vida" igual a sua mãe.

Ainda de acordo com o portal, a polícia só tomou conhecimento do caso quando a vítima disse que não aguentava mais as agressões e relatou a situação para uma professora. A defesa chegou a pedir um exame psicológico e a absolvição do acusado alegando que a menina havia sido induzida pela mãe a mentir contra o pai. No entanto, o juiz alegou "perfeito juízo de discernimento do acusado" e o pedido foi negado.

Colisão entre veículo e motocicleta deixa vítima fatal na BA-130 próximo a Itagi

Domingo, 30 de setembro de 2018 - 14:08

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O veículo ficou totalmente destruído após capotar. (Foto: Jitaúna em Dia)

Um grave acidente ocorrido na BA-130, durante a noite de sábado (29), por volta 20hs, na região de Itagi vitimou um homem ainda desconhecido. Um veículo colidiu com uma motocicleta de cor vermelha e placa final 5376, licença de Jitaúna. Na colisão o homem foi arremessado no acostamento da rodovia vindo a óbito no local. O carro era ocupado apenas pelo condutor que sofreu vários ferimentos sendo socorrido a uma unidade hospitalar. O corpo do motociclista foi removido pelo DPT e encaminhado para o IML em Jequié. As causas do acidente são desconhecidas. (Jitaúna em Dia)

Jitaúna: Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas

Domingo, 30 de setembro de 2018 - 13:29

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A motocicleta foi abandonada na rodovia BR-330 na entrada do povoado de Palmeirinha. (Fotos: Jitaúna em Dia)

Na manhã deste domingo, 30, por volta das 09hs30, equipes da Polícia Militar de Jitaúna recuperaram uma motocicleta Honda CG Fan, placa KLD-2448 com licença de Tabira PE, com registro de furto. Policiais Militares deslocou-se à região da Palmeirinha distrito do município de Aiquara e recuperaram a motocicleta que estava abandonada ás margens da rodovia.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Motocicleta foi abandonada na estrada de Santa Terezinha.

Ainda na tarde de sexta-feira (28), Policiais Militares também recuperaram na região de Santa Terezinha, povoado do município de Jitaúna uma motocicleta Honda CG Fan com placa, NYW-5417. Onde elementos armados teriam subtraído a motocicleta abandonando o veículo após tomar conhecimento que a guarnição da PM estaria no encalço. Policiais ainda realizaram buscas nas regiões do Pati, Santa Terezinha e Riacho Santos mais não houve êxito na prisão dos elementos. Após recuperada as duas motocicletas foram apresentadas na delegacia de Polícia Civil. (Jitaúna em Dia)

Prefeito de cidade baiana e mais quatro ficam feridos em acidente de carro na BA-026

Domingo, 30 de setembro de 2018 - 12:34

O prefeito do município baiano de Guajeru, Gilmar Rocha, e outras quatro pessoas ficaram feridos em um acidente de carro ocorrido na BA-026, na madrugada deste sábado (29). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu altura do município de Malhada de Pedras, no sudoeste da Bahia. As circunstâncias do acidente também não foram reveladas. Gilmar Rocha e os demais feridos foram encaminhados para o hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O estado de delas não foi divulgado. *Com informações do G1

Após condenação, homem é preso por estuprar a própria filha

Sábado, 29 de setembro de 2018 - 15:33

Sudoeste: Após condenação, homem é preso por estuprar a própria filha

Foto: Divulgação

Um homem de 48 anos foi preso nesta sexta-feira (28), no município de Livramento de Nossa Senhora, por estuprar a filha quando a vítima tinha 11 anos. De acordo com informações da Polícia Civil, José Reis do Livramento estava em casa quando foi preso. Ele foi julgado recentemente pelo crime e condenado a 11 anos e sete meses em regime fechado, informou a polícia. O crime aconteceu em 2009. José será encaminhado a um presídio para o cumprimento da pena.

Conta de energia Elétrica segue com taxa extra em outubro

Sábado, 29 de setembro de 2018 - 15:22

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem  que as contas de luz vão continuar com a bandeira vermelha em seu segundo nível no mês de outubro. Com a bandeira vermelha no nível dois no mês que vem, a tarifa continua com um adicional de R$ 5  a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Será o quinto mês seguido em que a bandeira vermelha em seu segundo nível vigora.

De janeiro a abril, vigorou a bandeira verde, significando que não há cobrança adicional nas contas. Em maio, foi adotada a bandeira amarela, que adicionava R$ 1 a cada 100 kWh consumidos.

De acordo com a Aneel, a manutenção da bandeira vermelha nível 2 se deve às condições hidrológicas desfavoráveis e à redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios das usinas hidrelétricas do país, efeito das chuvas mais fracas que o esperado para esse período.

Ex-governador de Goiás, Marconi Perillo é alvo de operação da PF

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 - 11:09

Ex-governador de Goiás, Marconi Perillo é alvo de operação da PF

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Polícia Federal deflagra na manhã desta sexta-feira (28) a Operação Cash Delivery que vai apurar pagamentos indevidos de valores a agentes públicos em Goiás. O ex-governador do estado e atual candidato ao Senado, Marconi Perillo (PSDB), é alvo de mandados de busca e apreensão em endereços dele,  A PF prendeu o coordenador de campanha do governador José Elinton (PSDB), que é candidato à reeleição. As investigações constataram repasses de mais de R$ 10 milhões em 2014. São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia-GO, Pirenópolis-GO, Aruanã-GO, Campinas-SP e São Paulo. (Bahia Noticias)

Jitaúna: Mulher procura por sua mãe que não vê há anos

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 - 11:08

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Almerizia na foto procura a mãe faz cerca de 20 anos. (foto: Jitaúna em Dia)

A senhora Almerizia de Jesus dos Santos, moradora de Jitaúna, entrou em contato com a redação do Jitaúna em Dia, buscando informações sobre o paradeiro de sua mãe Lindaura de Jesus dos Santos que por muitos anos residiu na região da Palmeira, zona rural de Jitaúna. Segundo Almerizia, sua mãe separou do seu pai o senhor Valdemar Adonilson dos Santos, (Já falecido), quando ela tinha apenas dois anos de idade, e vinte anos depois ela voltou. Desde então Almerizia não tem noticias. A senhora Lindaura tem um irmão que reside na cidade de Ipiaú, conhecido por “Candinho”.  Após alguns meses buscando informações Almerizia foi informada que sua mãe esta residindo na cidade de Camamu. Qualquer informação sobre o seu paradeiro pode ser informado através do telefone (21) 9 66377025.

Caminhão pipa é roubado da garagem da prefeitura de Milagres

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 - 06:00

Caminhão pipa é roubado da garagem da prefeitura de Milagres

Foto: Reprodução / Bahia10

Um caminhão pipa foi roubado da garagem da prefeitura do município de Milagres, durante a madrugada da última terça-feira (25). O assalto aconteceu por volta das 2h da manhã. Um homem conseguiu entrar na garagem da prefeitura e saiu do local derrubando o portão de ferro da entrada com o caminhão do PAC 2. Segundo informações da prefeitura, o assaltante chegou a lutar com o vigilante que estava no local, que foi agredido e teve que ser socorrido no Hospital Municipal de Milagres. O fato foi comunicado à Polícia Rodoviária Federal das cidades vizinhas. O caminhão foi encontrado nesta quinta-feira (27), em Feira de Santana.

Após perseguição, homens são presos em Gandu por roubarem carro na BR 101

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 - 00:00

Dois homens, que não tiveram as identidades reveladas, foram presos na tarde de quinta-feira, 27, na BR-101, no trecho da cidade de Gandu por roubo a um veículo. Durante blitz, a dupla tentou escapar do bloqueio e foi alcançada por policiais rodoviários federais. Um dos suspeitos confirmou o crime, que aconteceu na manhã da quarta, 26.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes realizavam fiscalização na rodovia quando o condutor de um veículo Hyundai/HB20 furou a barreira e fugiu. Houve perseguição, mas foram interceptados em um bairro da cidade. Após consultas, foi verificado que o carro havia sido roubado no município de Amélia Rodrigues. No veículo, além do motorista, estava um outro homem que confessou a ação criminosa. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Gandu. (A Tarde)

Juíza determina que Câmara de Ubatã dê posse a Mantena em substituição a Pulu

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 - 00:00

A imagem pode conter: 1 pessoa

A Juíza Alzeni Conceição Barreto Alves, da Justiça Eleitoral de Ubatã, determinou que a Câmara Municipal de Ubatã dê posse, no prazo de 24h, ao advogado Atemilson Mantena (PRB) em substituição ao agora ex-vereador Wellington Pulu (PSL), cassado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob a acusação de suposto abuso de poder econômico por ter supostamente organizado e distribuído, segundo a denúncia, farta bebida e alimentação durante uma cavalgada. Pulu foi cassado em 1ª Instância no dia 06 de dezembro de 2017. O ex-edil recorreu ao TRE, que manteve, no dia 22 de agosto, a cassação. Pulu ingressou com Embargos de Declaração, que foram negados na última segunda-feira (24). A ação que cassou o ex-vereador, que estava em seu 4º mandato, foi ingressada pelo agora vereador Atemilson Mantena. Em tempo, Pulu está inelegível por 08 anos. A Câmara já foi notificada da decisão e deve marcar a sessão nas próximas horas. (Ubatã Notícias)

Wagner lidera disputa pelo senado com 43%; Lázaro tem 26% e Coronel 22%, diz Ibope

Quinta-feira, 27 de setembro de 2018 - 00:00

O ex-governador Jaques Wagner lidera a disputa por uma vaga no Senado na Bahia. De acordo com pesquisa Ibope divulgada pela TV Bahia nesta quarta-feira (26), ele tem 43% das intenções de voto. Irmão Lázaro (PSC) fica em segundo na corrida, com 26%. Ângelo Coronel cresceu em relação ao levantamento anterior do instituto, mas segue em terceiro, com 22%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. O Ibope ouviu 1512 eleitores em 90 municípios entre o domingo (23) e esta terça-feira (25). O levantamento foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o registro BA-08144/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro BR-00231/2018. 

TSE nega pedido para que eleitores com título cancelado possam votar

Quinta-feira, 27 de setembro de 2018 - 00:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quarta-feira pedido do PSB para permitir que os eleitores que perderam o prazo do cadastramento biométrico sejam autorizados a votar nestas eleições. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 3,4 milhões de títulos nessa situação, porque seus portadores não compareceram à revisão eleitoral, ocorrida entre 2016 e 2018. O recadastramento ainda não foi totalmente concluído no país. Até agora, a maior parte dos títulos cancelados está na Região Nordeste, com 45%.

Os ministros do STF explicaram que o recadastramento servia não apenas para cadastrar os dados das impressões digitais dos eleitores, mas também para verificar quem está apto a votar. Foram excluídos do cadastro, por exemplo, títulos em duplicidade e eleitores falecidos. Portanto, não é correto afirmar que 3,4 milhões de eleitores ficarão de fora das eleições. Com isso, não seria possível inserir todos esses títulos no cadastro da Justiça Eleitoral novamente, sem antes passar um pente fino nos dados. (O Globo)

Paraná Pesquisas/Crusoé: Bolsonaro tem 31%, Haddad chega a 20%

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 - 14:00

Paraná Pesquisas/Crusoé: Bolsonaro tem 31%, Haddad chega a 20%

Foto: Divulgação

A mais nova pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (26) pela revista Crusoé traz o candidato a presidente da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, liderando a corrida com 31% das intenções de votos. O segundo colocado no estudo é Fernando Haddad (PT), que aparece com 20%. 

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 10,1%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 7,6%, Marina Silva (Rede), com 4,3%, e João Amoêdo (Novo), com 3,8%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-03512/2018, foi realizada entre os dias 23 e 25, tem margem de erro de 2% e nível de confiança de 95%. O levantamento ouviu 2.020 pessoas.

Operação impede roubo de avião, desmonta quadrilha que agia na BA e PE e mata seis

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 - 13:55

Operação impede roubo de avião, desmonta quadrilha que agia na BA e PE e mata seis

Foto: Divulgação / PF

Uma operação integrada deflagrada, na madrugada desta quarta-feira (26), evitou o roubo de um avião que transportava valores e desmontou uma quadrilha que agia nos estados da Bahia e Pernambuco. Com seis criminosos foram apreendidos, até o momento, sete fuzis, entre eles um calibre 50. De acordo com a PF, no momento da aterrissagem, os assaltantes invadiram a pista do aeroporto e abordaram os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro. 

Eles também dispararam contra o avião, ferindo o piloto e o obrigando a parar.  Além da PF, equipes da PM da Bahia (Cipe Caatinga) e da polícia de Pernambuco acompanhavam a movimentação da organização criminosa.  Na abordagem houve intenso confronto entre os assaltantes e os policiais federais, resultando na morte de seis pessoas e no ferimento de outro, que foi socorrido ao hospital local. Além desses, já foram presos mais quatro integrantes da quadrilha. Essa era a principal quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes da região, e já vinha sendo investigada pela Polícia Federal há mais de um ano. Nenhum valor foi subtraído.

Jitaúna: Guarda Municipal emite nota de repúdio à Câmara de Vereadores

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 - 13:55

A sessão ordinária na Câmara de Vereadores realizada durante a noite de segunda-feira (24), ao que parece não foi proveitosa para os menbros da Guarda Municipal de Jitaúna. A GM emitiu nesta manhã de quarta-feira (25) uma nota de repúdio à Câmara de Vereadores da cidade.  De acordo nota cerca de 45 agentes municipais, acompanhados de familiares e amigos, participaram da sessão. Na pauta do dia estava a apreciação do Projeto de Lei que visa implantar o plano de cargos da Guarda Municipal, encaminhado pelo executivo municipal. Como não foi apreciado os agentes deixaram a sessão ainda em andamento. 

Ainda de acordo a nota enviada ao Jitaúna em Dia, em razão de manobras do Secretário Municipal de Administração  e um tal de  Candidato a Deputado Estadual, o Projeto deixou de ser protocolado prejudicando a Administração Municipal e toda uma categoria. É inadmissível que pessoas que deveriam dar suporte ao prefeito, se utilizem de interesses pessoais para tirar proveito político de determinadas situações. "Vamos aguardar ansiosamente que o chefe do execultivo reveja essa situação para que o projeto seja enviado à Câmara o mais rápido possível", diz a nota enviada a imprensa.

Localidades de três cidades baianas terão voto transmitido via satélite na eleição

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 - 06:04

Mais de 500 mil brasileiros estão aptos a votar na eleição deste ano

Parte da população de Pilão Arcado, Formosa do Rio Preto, Itamaraju e Sento Sé terá um uma forma pouco usual de participar da eleição deste ano. Comunidades isoladas desses municípios terão seus votos transmitidos via satélite na eleição que acontece daqui menos de duas semanas. Ao todo, 11 localidades na Bahia serão assistidas por essa tecnologia, que também vai ser usada em outros estados do país. 

A transmissão via satélite serve para que o voto de localidades isoladas seja computado mais rapidamente e será colocado em prática em áreas sem infraestrutura de telecomunicações e com dificuldade de acesso a energia elétrica. Em geral, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas devem ser beneficiadas para que para que seus votos cheguem aos Tribunais Regionais Eleitorais sem atraso.

Professores da rede municipal decidem manter greve em Itabuna

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 - 06:03

Em assembleia realizada na manhã de terça-feira (25), os professores da rede municipal de Itabuna, decidiram manter a greve, que completa 22 dias. Segundo informações do Secretaria de Educação, as atividades estão suspensas em 98 escolas, com 18.179 estudantes sem aulas. Os professores reivindicam 6,81% de reajuste para docentes de nível II e III, são contra a mudança do regime trabalhista, que é a CLT, para um regimento estatutário próprio, e exigem o pagamento de salários atrasados para professores em desvio de função.

A Secretaria de Educação da cidade informou que uma proposta de aumento de 2,8% nos salários dos professores foi encaminhada para a categoria. O reajuste seria dividido em duas vezes. A primeira parcela seria de 1,4% retroativo a abril e mais 1,4% a serem pagos esse mês.

Segundo o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), a proposta da Secretaria de Educação de Itabuna foi rejeitada por todos os professores presentes na assembleia. Tem professores sem receber desde julho. O caso ainda não foi solucionado, a Prefeitura ainda não se pronunciou. (G1)

Mais de 500 mil brasileiros estão aptos a votar na eleição deste ano

Quarta-feira, 26 de setembro de 2018 - 06:03

Localidades de três cidades baianas terão voto transmitido via satélite na eleição

O número de brasileiros no exterior aptos a votar na eleição deste ano aumentou 41,37% e chegou a pouco mais de 500 mil, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados pela Agência Brasil. Para atender esse contingente, serão enviadas urnas para 171 localidades em 99 países. 

A maior parte das urnas eletrônicas será enviada para Boston (46) e Miami (45), nos Estados Unidos. As cidades possuem, respectivamente, 35 mil e 34,3 mil eleitores. A terceira cidade com mais eleitores brasileiros aptos para votar é Tóquio, no Japão, com 26 mil. “Também faremos a votação no interior do Vale do Bekaa [no Líbano], que é uma comunidade que mora em uma montanha muito isolada. Como eles moram em uma área de conflito, não conseguem sair do vale e votar em Beirute”, relatou a chefe da Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), Juliana Caitano. (Bahia Noticias)