Bahia terá vacina fracionada para febre amarela

12/01/2018 12:54

Bahia terá vacina fracionada para febre amarela

Terça-feira, 09 de janeiro de 2018 - 21:17

O Dia D de mobilização vai acontecer no dia 24 de fevereiro.

Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro vão fazer campanha de vacinação com doses fracionada e padrão contra febre amarela. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (9), e tem como objetivo evitar a expansão da doença em áreas próximas de onde há circulação atualmente. Em São Paulo, 13 pessoas morreram por causa da doença.No total, 19,7 milhões de pessoas em 75 municípios vão ser vacinadas. A medida é preventiva, segundo o Ministério da Saúde. Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão em oito municípios. A vacinação vai acontecer entre 19 de fevereiro e 9 de março. O Dia D de mobilização vai acontecer no dia 24 de fevereiro. A diferença entre a dose padrão e a fracionada está no volume. A dose padrão (0,5 Ml) protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada (0,1 Ml) protege por pelo menos oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz).

Caminhonete perde freios, bate em casas e postes atravessam para-brisa

Terça-feira, 09 de janeiro de 2018 - 20:51

Foto: Luciano Silva/Arquivo pessoal.

Um poste atravessou o para-brisa de uma caminhonete que presta serviços à Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), em um acidente na cidade de Itagimirim, sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (9). O motorista teve ferimentos leves e passa bem. De acordo com a Polícia Militar, o veículo perdeu o freio em uma descida no bairro Norberto Fernandes, atingiu o muro de uma casa e parou em um barranco. O condutor da caminhonete teve ferimentos leves, foi atendido pelo Samu e encaminhado para o Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães. Ele passa bem. Os moradores da casa atingida não sofreram ferimentos e tiveram danos materiais. A empresa que presta serviços à Coelba, Engelmig, à qual a caminhonete pertence, informou que apenas um funcionário estava no carro. As causas do acidente serão investigadas. A empresa enviou técnicos de segurança do trabalho e um engenheiro de segurança no local. A Engelmig informou que está prestando toda a assistência aos envolvidos. (G1)

Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho

Terça-feira, 09 de janeiro de 2018 - 05:12

Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) teve a posse como ministra do Trabalho suspensa pelo juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói. O ato estava marcado para esta terça-feira (8). "Assim, verificada a presença dos requisitos do artigo 300 do CPC, DEFIRO em caráter cautelar e liminar inaudita altera parte, provimento para SUSPENDER a eficácia do decreto que nomeou a Exma. Deputada Federal Cristiane Brasil Francisco ao cargo de Ministra de Estado do Trabalho, bem como sua posse", escreveu o juiz, de acordo com o jornal O Globo. A Justiça atendeu a um pedido feito por advogados trabalhistas que fazem parte do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Miti). Entre eles, está o advogado Carlos Alberto Patrício de Souza, que defende um dos motoristas que processou Cristiane Brasil. A Justiça Federal no Rio de Janeiro e em Magé havia negado as liminares.

Ubatã: Suspeitos de matar Bombeiro em SP morrem em confronto com a CIPE

Terça-feira, 09 de janeiro de 2018 - 00:07

Homem foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos (Foto: Ubatã Notícias)

Dois homens identificados como João Vitor Santos Araújo e Anderson Santos da Silva (30) foram a óbito nesta segunda-feira (08), na Rua Lauro de Freitas, em Ubatã, após intensa troca de tiros com guarnições da CIPE Central e da Polícia Militar de São Paulo. A dupla é suspeita de ter assassinado, no último dia 29 de dezembro, um Bombeiro Militar em São Paulo (ver). A época, João Vitor, Anderson e mais um comparsa, preso após o homicídio, assassinaram a vítima com um tiro na nuca após um assalto a uma loja de conveniência de um posto de combustível. Após cometer o homicídio em São Paulo a dupla fugiu, conforme informações da PM, inicialmente em Jequié e nos últimos dias em Ubatã, na casa do pai de um dos suspeitos. Ainda segundo a PM, na operação desta segunda após avistar as guarnições, a dupla, que reagiu a abordagem e acabou sendo alvejada, foi socorrida ao Hospital César Monteiro Pirajá, mas acabou indo a óbito antes de dar entrada na Unidade Hospitalar. Com João e Anderson, a PM encontrou dois revólveres calibre 38 municiados, drogas e três celulares. (Ubatã Notícias)

Entradas de cacau registram melhora na região; Safra temporã continua em Jitaúna.

 Terça-feira, 09 de janeiro de 2018 - 00:06 

Resultado de imagem para cacau jitauna

(Foto Jitaúna Em Dia)

 A recuperação nas entradas de cacau em todo estado durante as duas últimas semanas de 2017 mostrou um quadro um pouco mais animador em relação ao desempenho da safra principal. No período de 18 a 24 de dezembro, o recebimento baiano somaram 45.885 sacas de 60 quilos. O bom volume – e ainda maior – também foi registrado no período entre 25 e 31 dezembro, quando as entradas totalizaram 48.312 sacas. O fluxo de cacau dos outros estados produtores continuou no curso do seu declínio habitual, mas em ritmo mais lento que nos últimos anos. 

Na região de Jitaúna a colheita do cacau nesta safra considerada temporã continua. Nesta manhã de terça-feira (09), trabalhadores rurais começaram a se deslocar para fazendas próximas na colheita do cacau. Tudo indica que até o dia 15 deste mês os principais Armazéns da região estará abastecido. (Mercado do Cacau)

Justiça concede liberdade à mulher que se recusou a ser atendida por negros em Salvador

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - 09:50

Justiça concede liberdade à mulher que se recusou a ser atendida por negros em Salvador

 

Mulher foi presa no último sábado | Foto: Reprodução / Correio

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu liberdade à mulher que se recusou a ser atendida por funcionários em uma delicatessen de Salvador. A liberação ocorreu após audiência de custódia, neste domingo (7). De acordo com o G1, a decisão da juíza Luciana Amorim considerou que a ré é primária, logo, não apresenta antecedentes criminais. A defesa alegou que a mulher sofre de transtorno mental de natureza incurável. Conforme decisão, foi determinado que a mulher não poderá mudar de residência sem permissão da autoridade processante, nem ficar fora de sua residência por mais de 30 dias sem comunicar o local onde será encontrada, e deve comparecer sempre que for intimada para atos do inquérito e da instrução criminal. Caso contrário, a liberdade pode ser revogada. A mulher também deve apresentar em 60 dias um laudo psiquiátrico sobre sua sanidade mental. No último sábado (6), a mulher foi presa depois de fazer ofensas racistas contra funcionários negros da delicatessen. Policiais militares tentaram conter a situação, mas a mulher desacatou também o sargento que comandava a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Ela foi apresentada na Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada (Entenda aqui). 

Estiagem de 2017 pode levar a reajustes de mais de 10% para energia em 2018

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - 09:44

A falta de chuvas de 2017 vai pesar no bolso dos consumidores em 2018. Após um ano com um volume de afluências abaixo da média, que levou a um elevado consumo de energia a partir de usinas térmicas, mais caras, a tarifa de luz deve subir em um ritmo maior neste ano. E isso mesmo considerando que o atual período chuvoso, iniciado em novembro, tem se mostrado mais favorável. As projeções variam, mas os reajustes das tarifas de energia devem superar os 10%, em média. Uma parcela significativa desse reajuste vem do aumento do custo da energia, pressionado pelo déficit hidrológico (GSF), estimam especialistas. Pelos cálculos da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o déficit hidrológico médio de 2017 ficou em 79%, o que significa que as hidrelétricas geraram 21% menos do que o volume de energia que tinham direito de comercializar. Para compensar a menor geração hídrica, foram acionadas termelétricas, que produzem uma energia mais cara, gerando custo adicional para o sistema. (Estadão)

Acidente com van deixa oito pessoas feridas na região do recôncavo baiano

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - 09:39

Foto: Fábio Santos/Site Voz da Bahia

Oito pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, em um acidente no Km-4 da BA-878, região próxima à cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano. O acidente aconteceu no final da manhã de domingo (7). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo saiu da pista e caiu em uma área de vegetação, que fica às margens do acostamento da via, conforme informou a PRE. A polícia ainda não tem informações do que causou o acidente. Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro. Do G1

Apuarema e mais sete cidades tiveram benefícios do Bolsa Família bloqueados.

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - 00:00

Resultado de imagem para bolsa familia 2018

Mais de 2.400 pessoas tiveram o Bolsa Família bloqueado ou cancelado nas cidades de Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Piraí do Norte, Nova Ibiá, Itamarí e Apuarema, após um cruzamento de dados apontar irregularidades no recebimento do benefício do governo federal. A Bahia é o segundo estado em número de cancelamentos e de bloqueios no programa. Mais de 220 mil tiveram o Bolsa Família bloqueado ou cancelado. De acordo com relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério da Transparência, divulgado na quinta-feira (4), o estado teve 170 mil cancelamentos e 55 mil bloqueios do benefício. Pelas regras do Ministério do Desenvolvimento Social, tem direito ao Bolsa Família quem tem renda mensal familiar de até R$ 170 por mês. Em números exatos o município de Presidente Tancredo Neves foi o que mais teve benefícios bloqueados. Ao todo, foram contabilizados 579. Outros 143 foram cancelados. Logo em seguida vem Gandu, com 384 bloqueios e 122 cancelamentos. Wenceslau Guimarães teve 149 cancelamentos e 351 bloqueios; Teolândia 58 cancelamentos e 136 bloqueios; Piraí do Norte 19 cancelamento e 82 bloqueios; Nova Ibiá teve 25 cancelamentos e 66 bloqueios; Itamarí somou 46 cancelamentos e 119 bloqueios, e por fim, Apuarema contabilizou 40 cancelamentos e 113 bloqueios. (Diário Paralelo)

Ex-vereador executado a tiros na porta de casa em Porto Seguro

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - 00:00

Foto: Reprodução.

O ex-vereador Aldair Silva Andrade (PSC), 41 anos, conhecido como “Aldair do Campinho” foi assassinado a tiros na porta de casa, na manhã deste domingo (7/1). Conforme informações publicadas no blog Na Mídia News, a vítima saía de casa quando foi alvejado pelos disparos. Aldair foi candidato à reeleição em 2016 e não foi eleito. A polícia da região investiga o caso.

Vitória da Conquista: Três pessoas são baleadas em condomínio na tarde deste domingo

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - 00:00

Vitória da Conquista: Três pessoas são baleadas em condomínio na tarde deste domingo

Foto: Reprodução / Blog do Anderson

A tarde deste domingo (7) foi marcada por violência no loteamento Miro Cairo, em Vitória da Conquista. Três pessoas foram baleadas dentro do Residencial Flamboyant. A polícia não sabe ainda o motivo dos disparos. De acordo com o Blog do Anderson, guarnições da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar foram acionadas e duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestaram socorro às vítimas. As três pessoas foram encaminhadas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista. O estado de saúde é desconhecido.

Jovem de 20 anos é morta a tiros em Coaraci

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018 - 00:00

Uma garota de 20 anos, moradora do bairro Barragem, em Coaraci, foi morta a tiros na noite de sábado (06). De acordo com informações divulgadas pelo Blog do Verdinho Itabuna, o crime aconteceu próximo a um bar da cidade. A vítima Isis Thalita Souza de Jesus, foi atingida por disparos de arma de fogo na região da cabeça, morrendo no local. Para a polícia Civil, que investiga o crime, a morte de Thalita pode ter sido determinada de dentro do Conjunto Penal de Itabuna. A polícia foi informada que um detento ficou revoltado porque descobriu que a jovem estava farreando e frequentando festas com amigas enquanto ele estava preso. O nome do detento não foi divulgado. Uma investigação será feita afim de esclarecer os fatos.

BR-116: Carreta desgovernada atinge base da Polícia Militar em Milagres

Domingo, 07 de janeiro de 2018 - 00:00

BR-116: Carreta desgovernada atinge base da Polícia Militar em Milagres

Fotos: Voz da Bahia

Uma carreta do tipo cegonha colidiu contra uma base avançada da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada) em Milagres, no sudoeste baiano. Segundo informações do site Voz da Bahia, o acidente aconteceu no KM 546 da BR-116, já no perímetro urbano da cidade. O condutor da carreta perdeu o controle do veículo e bateu na fachada da base. Ninguém ficou ferido. Não há informações sobre as causas do acidente. 

Ubatã: PM prende homem com simulacro de pistola na Salgado Filho

Domingo, 07 de janeiro de 2018 - 00:00

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã prendeu, por volta das 17h:30 deste sábado (06), na rua Salgado Filho, próximo à Igreja Assembleia de Deus, um homem identificado como Roberto de Oliveira Amaral, de 22 anos, morador do Bairro Popular. Com Roberto, a Polícia encontrou um simulacro de pistola. Há a suspeita de que o equipamento seria utilizado para cometer assaltos.

Simulacro de pistola apreendida com suspeito (Foto: Ubatã Notícias)

Segundo informações da PM, a guarnição realizava operações de rotina quando avistou Roberto em atitude suspeita. A proceder a abordagem, foi encontrado o simulacro com o suspeito. Roberto, que tem passagem por tráfico, assalto e em 2017 foi alvejado na rua da Bica, foi encaminhado para  Delegacia Territorial de Ilhéus. (Ubatã Notícias)

Diretora de presídio em Goiás é afastada após suspeita de festa de detentos com drogas

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 21:52

Diretora de presídio em Goiás é afastada após suspeita de festa de detentos com drogas

Foto: Reprodução / TV Globo

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) de Goiás determinou o afastamento da diretora da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Edleidy Rodrigues, após a divulgação de um vídeo que supostamente foi gravado dentro da unidade pelos presos. Nas imagens, que teriam sido gravadas no dia 1º, os detentos são vistos usando drogas no interior da unidade durante uma aparente festa de aniversário. Segundo informações da Agência Brasil, a DGAP informou que ao tomar conhecimento das imagens, o diretor-geral coronel Edson Costa Araújo determinou a abertura de sindicância para apurar a participação tanto de detentos e servidores no caso. Enquanto a apuração se desenvolve, o servidor Álvaro Rosa Silva responderá pela unidade de forma interina. A DGAP também acionou a corregedoria para investigar a situação. A Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto registrou três rebeliões na última semana, resultando no total de nove mortos, 14 feridos e 101 foragidos.

Veículo capota na Ba que liga a região de Florestal.

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 21:48

Carro tomba após motorista perder controle da direção na estrada de Florestal

Foto: Leitor via WhatsApp

Um acidente ocorreu durante a noite deste sábado (06), por volta das 18hs, na BA-547 que liga a região de Florestal ao município de Jequié. De acordo informações obtidas pelo blog JD no local através do condutor de um veículo Corsa de nome ainda não revelado a barra de direção quebrou, causando o acidente. No veículo viajavam o motorista e seu irmão. Pessoas que passaram no local foram solidarios prestando socorro as vitimas. (Jitaúna em Dia) 

220 mil benefíciarios do Bolsa Família são cancelados ou bloqueados na Bahia

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 21:33

Resultado de imagem para bolsa familia

Em todo o país, foram encontradas inconsistências cadastrais nos dados de 2,5 milhões de famílias.

Mais de 220 mil pessoas tiveram o Bolsa Família bloqueado ou cancelado no estado da Bahia, após um cruzamento de dados apontar irregularidades no recebimento do benefício do governo federal. A Bahia é o segundo estado em número de cancelamentos e de bloqueios no programa. De acordo com relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério da Transparência, divulgado na quinta-feira (4), o estado teve 170 mil cancelamentos e 55 mil bloqueios do benefício. Em todo o país, foram encontradas inconsistências cadastrais nos dados de 2,5 milhões de famílias. Pelas regras do Ministério do Desenvolvimento Social, tem direito ao Bolsa Família quem tem renda mensal familiar de até R$ 170 por mês. As pessoas que ganham entre R$ 170 e R$ 440 tiveram o benefício bloqueado. Já os que ganham acima de R$ 440 tiveram o benefício cancelado. Os órgãos realizaram cruzamento de dados de gastos e renda das famílias em busca de possíveis fraudes. Isso foi feito usando informações do Cadastro Único declaradas pelos beneficiários quando se inscreveram no programa e outros dados oficiais da base do Ministério da Transparência. *Informações do G1

Wenceslau Guimarães: Genro de vereador é executado a tiros e golpes de faca na Vila Tancredo Neves

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 21:33

claudio-assassinado-na-vila-tancredo-neves

Um homem foi assassinado a tiros e facadas dentro da própria casa na noite desta sexta-feira (05), na Vila Tancredo Neves, próximo ao povoado da Palmeira, em Wenceslau Guimarães. A vítima foi identificada como Claudio Santos, de 29 anos, genro do vereador Manoel dos Santos, mais conhecido como Nel da Vila. Segundo informações, dois indivíduos invadiram a casa da vítima cometeram o crime e ainda reviraram todo o imóvel. Em seguida fugiram em uma motocicleta, tomando rumo ignorado. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local do crime e realizaram os procedimentos cabíveis. Os autores e as motivações do crime são desconhecidas. (Bahia em Dia)

Absurdo: Novo chefe do Detran de Minas Gerais acumula 120 pontos na carteira de motorista.

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 06:03

Novo chefe do Detran de Minas Gerais acumula 120 pontos na carteira de motorista

Foto: Detran

O novo chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG),  o delegado César Augusto Monteiro Alves Júnior, tem 120 pontos acumulados na carteira de motorista, segundo o jornal O Globo. Desse total, 44 são de infrações cometidas em 2016, 30 em 2017, 30 em 2014 e 16 em 2015. O máximo que um motorista pode acumular na carteira são 20 pontos. Assim, ele pode ter o documento apreendido a qualquer momento. César Augusto tomou posse no Detran-MG no dia 20 de dezembro. Questionadas pelo jornal O Globo, a assessoria do governador Fernando Pimentel e da Polícia Civil preferiram não comentar o caso.

Itiruçu: Caminhão carregado de melancia desce de ré e tomba.

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 06:02

Caminhão caiu em Barragem que estar seca há 04 anos. (Foto Itiruçu Online).

Três pessoas ficarem feridas na zona rural de Itiruçu na tarde desta sexta-feira (05), quando um caminhão F4000, de placa JLG-2252, licenciado de Itaberaba, fazia um frete do Distrito de Upabuçu para a cidade de Jaguaquara transportando uma carga de melancia, quando o veículo não conseguiu subir uma Ladeira no Povoado Vitória, voltando de ré e caindo dentro da barragem, que por sorte dos ocupantes, há 04 anos secou no período de seca.  O veículo ficou bastante danificado e a carga de melancia foi totalmente perdida. Já os três ocupantes do caminhão, que viajavam na cabine com o motorista, sofreram escoriações pelo corpo e foram socorridos ao Hospital de Itiruçu por uma equipe médica acionada ao local. Não houve feridos com gravidades, mas duas pessoas foram encaminhadas ao Hospital Geral Prado Valadares em Jequié para realizar procedimentos de exame radiográfico e tomografias. Nem o motorista e os dois ocupantes tiveram os nomes divulgados, mas são moradores do município de Jaguaquara. (Itiruçu Online)

Por votos pró-reforma, Temer promete cargo ao PR, partido liderado por aliado de Rui

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 06:00

Por votos pró-reforma, Temer promete cargo ao PR, partido liderado por aliado de Rui

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Palácio do Planalto está negociando entregar a Secretaria de Saneamento do Ministério das Cidades ao PR para obter votos favoráveis na votação da reforma da Previdência. De acordo com a Coluna do Estadão, a cadeira atualmente comandada por Henrique Pires, ligado ao PMDB, seria transferida para um indicado da sigla presidida por Valdemar da Costa Neto. Em contrapartida, a bancada de 37 deputados, liderada pelo deputado federal baiano José Rocha, aliado do governador Rui Costa, entregaria os votos para mudar as regras da aposentadoria. Ainda de acordo com a publicação, ao menos 25 já estariam garantidos pelo próprio Rocha. No entanto, ele havia dito anteriormente que a bancada votaria contra a reforma. 

Policiais do Rio Grande do Norte recusam proposta e mantêm greve no estado

Sábado, 06 de janeiro de 2018 - 06:00

Policiais do Rio Grande do Norte recusam proposta e mantêm greve no estado

Foto: Divulgação

Os policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte decidiram em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (5) manter a greve da categoria, que teve início no dia 19 de dezembro. As associações representativas da classe alegam que o governo estadual ainda não respondeu a todas as demandas dos trabalhadores. Em nota, elas apontam que o governo do Rio Grande do Norte propôs pagar os salários de novembro neste sábado (6) e parte da folha de dezembro (R$ 41 milhões de R$ 68 milhões). Não há previsão para o pagamento do décimo terceiro. Os policiais e bombeiros também cobram melhores condições de trabalho, a exemplo da manutenção preventiva das viaturas e fornecimento de fardamento, além do reajuste do vale alimentação e extensão do benefício para o interior do estado. A categoria teve uma primeira reunião com representantes do governo do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (4). Um novo encontro está previsto para a próxima quarta (10).