Bahia registra 1/4 dos cortes do Bolsa Família; medida do governo Bolsonaro atinge 36,3 mil

22/03/2020 20:29

Bahia registra 1/4 dos cortes do Bolsa Família; medida do governo Bolsonaro atinge 36,3 mil

publicado ás 21:57 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Resultado de imagem para bolsa familia

Em meio à crise da pandemia do coronavírus, o governo federal promoveu cortes no Bolsa Família. Segundo dados da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) enviados ao site Bahia Notícias nesta sexta-feira (20), 1/4 dos benefícios cortados foram na Bahia.

Só no estado, 36.333 mil famílias tiveram o benefício cortado. As cidades mais impactadas são Salvador (3.896), Camaçari (768), Juazeiro (600), Feira de Santana (555) e Alagoinhas (515).

A nível regional, o Nordeste foi o mais afetado.  Das 158.452 bolsas cortadas, 96.861 (ou 61,1%) foram retirados da região que responde por metade dos benefícios do país.

Ministério da Saúde prevê colapso do sistema de saúde em abril por novo coronavírus

publicado ás 21:55 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Foto: Isac Nóbrega

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira (20), que o sistema de saúde brasileiro pode entrar em colapso pela epidemia do novo coronavírus até o final de abril.

”Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Evitar esse colapso é segurar a movimentação, pra ver se consegue diminuir a transmissão. Quando a gente toma uma medida de segurar 14 dias, por exemplo, o impacto só é sentido 28 dias depois, porque a cadeia de transmissão é sustentada e você quebra ela”, afirmou.

Ainda segundo o ministro, a curva de contagio se acentuará nos próximos 10 dias e de infecção deve começar a cair somente em setembro.

Prefeita de Ubatã testa negativo para o Covid-19

publicado ás 21:52 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Foto: Ubatã Noticias

A prefeita Siméia Queiroz informou, na tarde desta sexta-feira (20), nas redes sociais, que o teste ao qual ela foi submetida deu negativo para Coronavírus. Siméia havia sido submetida ao exame na última terça-feira (17). O resultado já está no sistema do LACEN, Laboratório Central do Estado da Bahia. *Informações do Ubatã Notícias

MEC: calendário letivo pode ser flexibilizado em função do coronavírus

publicado ás 21:48 - sexta-feira, 20 de março de 2020

O Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais da área podem flexibilizar o calendário letivo da educação básica, que prevê o mínimo de 200 dias letivos por ano conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A medida foi discutida em reunião do comitê de emergência da pasta, e está sendo avaliada.  Além disso, as autoridades do setor também estudam o quanto da carga horária poderia ser ofertada pela modalidade a distância. Nas universidades, o órgão vai recomendar a suspensão por dois meses das defesas presenciais de tese de doutorado e de dissertações de mestrado, que deverão ser realizadas por meios virtuais. No encontro, representantes de universidades se comprometeram a avaliar a possibilidade de utilizar as estruturas de suas unidades, como hospitais universitários, para a produção de álcool gel. O Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) analisa a possibilidade de custear a alimentação escolar de alunos de menor renda.

Não há e não haverá aliança com Sérgio da Gameleira, afirma Zé Cocá

publicado ás 21:48 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Resultado de imagem para ZE COCA

Foto: Reprodução

Em entrevista no programa Conexão 95 da Rádio 95 FM, o deputado estadual Zé Cocá (PP), pré-candidato à prefeitura de Jequié, declarou que nunca houve e nem haverá conversas visando alianças com o atual prefeito do município, Sérgio da Gameleira (PSB). "Isso não é do nosso interesse, nem do povo de Jequié", disse Zé Cocá, reafirmando que "a chance de junção é zero".

Durante a entrevista, Zé Cocá declarou seu apoio incondicional ao governador Rui Costa e à primeira dama Aline. "Rui Costa é meu líder político, e muito tem feito por Jequié", disse Cocá, pontuando que "o que desejamos é tirar Jequié do marasmo e reencontrar o caminho do desenvolvimento".

O parlamentar angariou o apoio do deputado federal Leur Lomanto Jr, do DEM (entenda aqui), e declarou ao Bahia Notícias que quer o governador Rui Costa (PT) no seu palanque neste ano.

Amargosa: Homem é preso após esgotar estoque de álcool gel de mercados

publicado ás 21:44 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Amargosa: Homem é preso após esgotar estoque de álcool gel de mercados

Foto: Reprodução / Amargosa News

Um homem, ainda não identificado, foi preso em Amargosa, no Recôncavo, após comprar todo o estoque de álcool gel de mercados da cidade para revenda. A suspeita é que o acusado venderia o material por preço bem acima do que é comercializado no município. Conforme AmargosaNews,  o valor do produto na cidade aumentou de cerca de R$ 10 para R$ 25 devido ao aumento de demanda após a pandemia do novo coronavírus [Covid-19].

Uma denúncia levou policiais até o acusado. O homem chegou a prestar depoimento na delegacia, e a mercadoria foi apreendida. Em Amargosa, a prefeitura emitiu uma medida ao comércio. A orientação é que produtos de higiene sejam vendidos apenas no varejo para que todos moradores possam ter acesso a eles.

Coronavírus: Bahia tem 33 casos confirmados; novos pacientes são de Feira e Lauro de Freitas

publicado ás 12:56 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Coronavírus: Bahia tem 33 casos confirmados; novos pacientes são de Feira e Lauro de Freitas

Foto: CDC

A Bahia registra neste momento 33 casos confirmados de coronavírus no estado. São dois a mais do que o divulgado nesta quinta-feira (19), que foram registrados em Lauro de Freitas e Feira de Santana e são considerados importados. Os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Do total de confirmações, 18 foram em Salvador; 4 em Porto Seguro; 1 em Prado; 3 em Lauro de Freitas; 6 em Feira de Santana; e 1 em Itabuna.

Prefeitura de Jequié decreta suspensão de bares, restaurantes e cinemas

publicado ás 12:55 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Foto: Reprodução

A prefeitura da cidade de Jequié publicou um decreto nesta quinta-feira (19) suspendendo a partir de sexta (20) o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, clubes e cinemas, para evitar aglomerações que possam transformar em mais casos de novos coronavírus. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 31 casos no estado. De acordo com a prefeitura de Jequié, também foram suspensos os serviços de academias, salões de beleza, clínicas de estética, igrejas, casas de festas e eventos. Não há casos de coronavírus no município.

Ipiaú já registrou 04 casos suspeitos de coronavírus, diz Secretaria de Saúde

publicado ás 21:19 - quinta-feira, 19 de março de 2020

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informou, na noite dessa quinta-feira (19), por meio de nota, que foram registrados 04 casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19), no município. Segundo informa a nota, um destes pacientes se encontra hospitalizado no Hospital e Clinica São Roque, desde a quarta-feira (18).

A secretaria informou ainda que outros dois pacientes estão em isolamento domiciliar e um outro caso suspeito foi atendido na clinica e atualmente esta em acompanhamento domiciliar, no entanto, trata-se de pessoa residente no Distrito do Japomirim, município de Itagibá, sendo monitorada pela equipe daquele município. Até o momento, duas pessoas fizeram coleta. A secretaria informa que está aguardando mais kits serem enviados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia para coleta dos demais casos.  Veja nota na íntegra.

Identificados os autores que quebraram o letreiro no distrito de Barra Avenida; dupla se comprometeu arcar com os prejuízos 

publicado ás 20:57 - quinta-feira, 19 de março de 2020

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Os homens que destruíram parcialmente o letreiro turístico no distrito de Barra Avenida foram identificados durante a tarde desta quinta-feira (19). O ato de vandalismo ocorreu há cerca de uma semana, onde foram quebrados as letras 'R'.'R' e 'A'. 

Os dois homens são moradores de Jitaúna identificados por "Vandergleidson" conhecido por Gleissinho e "Ted Max" conhecido por Tedinho, a dupla compareceu a Delegacia territorial da cidade e confirmaram o ato, informando as autoridades que vão juntos arcar com os prejuízos. 

Ainda segundo informações os mesmos pediram desculpas aos moradores de Barra Avenida pelo ato irresponsável e infantil, segundo a dupla o fato ocorrido não irá acontecer novamente. (Jitaúna em Dia)

TSE diz que não pode alterar o calendário eleitoral e que eleições não serão adiadas

publicado ás 20:36 - quinta-feira, 19 de março de 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (19), por unanimidade, confirmar o dia 4 de abril como data limite para a filiação partidária de quem pretende concorrer às eleições municipais deste ano. O adiamento do prazo havia sido requerido pelo deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), na sexta-feira (13), tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

De acordo com o TSE, o calendário das eleições municipais está previsto na Lei das Eleições (9.504/1997) e que a Justiça Eleitoral não tem o poder de alterar as datas, sendo o prazo para filiação partidária “insuscetível de ser afastado” pelo tribunal, disse a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber.

Com a decisão desta quinta, o TSE indica ao Legislativo que qualquer modificação nas datas eleitorais como um todo, em decorrência da pandemia, depende de aprovação no Congresso. “Esses prazos não estão à disposição do TSE, eles constam da legislação federal”, reforçou o ministro Luís Roberto Barroso, que assume o comando do TSE em 19 de maio e deve estar à frente da Justiça Eleitoral durante a realização do pleito nos municípios, cujo primeiro turno está marcado para 4 de outubro. 

Após a sessão, Barroso afirmou que a Justiça Eleitoral não trabalha, no momento, com um eventual adiamento das eleições municipais. “Por enquanto, não cogitamos essa possibilidade. Cada dia com sua agonia. Tenho fé que até outubro tudo terá sido controlado”.

Governo anuncia medidas e vai pagar 15 primeiros dias de afastamento para infectados

publicado ás 20:34 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Governo anuncia medidas e vai pagar 15 primeiros dias de afastamento para infectados

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O governo anunciou medidas para os trabalhadores, nesta quinta-feira (19). Através do Ministério da Economia, o governo revelou que pagará os 15 primeiros dias de salário do trabalhador que tiver com a Covid-19. Entre o conjunto de ações federais está o atendimento virtual do INSS. O objetivo é reduzir os impactos da coronavírus.

De acordo com Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho, atualmente, os 15 primeiros dias de licença médica do trabalhador são pagos pela empresa. O restante é pago pelo INSS. Agora, e apenas para quem contrair o coronavírus, o governo irá pagar os 15 primeiros dias de licença. 

Bahia registra 3 casos de transmissão de Covid-19 em que não se identifica a fonte 

publicado ás 20:25 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Casos de Covid-19 no Brasil chegam a 621 

Foto: Jade Coelho/Bahia Notícias

A Secretaria da Saúde (Sesab) informou nesta quinta-feira (19) que o estado possui três casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em que não se conhece a fonte. O fato pode colocar o estado no status de transmissão comunitária do vírus. 

O número de casos confirmados é de 31. Em Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1). 

A Sesab informou que o perfil dos pacientes sem fonte de contágio identificável são estes: um homem de 29 anos que está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato; uma mulher de 45 anos que está internada em unidade hospitalar da rede privada; e um homem de 50 anos que também está internado em unidade hospitalar da rede privada. 

Prefeita de Ubatã está com suspeita de coronavírus

publicado ás 20:23 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Resultado de imagem para pprefeita ubata

A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz, pode ter sido infectada pelo Coronavírus. A confirmação foi feita via redes sociais pela própria gestora nesta quinta-feira (ver aqui). “Há alguns dias estive em Salvador cumprindo agenda da Prefeitura de Ubatã e mais recentemente passei a apresentar quadro sintomático de Coronavírus. 

Imediatamente acionamos a Secretaria de Saúde para a realização do exame para atestar ou não a existência do vírus e adotamos o isolamento domiciliar para proteger nossa família, os amigos, a nossa comunidade. Informaremos a todos sobre o resultado do exame. Agiremos com transparência e responsabilidade. Gostaria de pedir orações aos amigos. 

Que Deus nos abençoe”, anotou Siméia, que em contato com o blog Ubatã Notícias acrescentou que as pessoas que tiveram contato próximo com ela nos últimos dias estão sendo monitoradas pelo serviço de saúde. *Com informações do Ubatã Notícias

Pacientes internados com Covid-19 na Bahia estão na rede particular

publicado ás 19:17 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Foto: Reprodução

Os leitos da estrutura de saúde pública da Bahia ainda não estão sendo ocupados por pacientes infectados pelo Covid-19. Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (19), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que todos os pacientes com diagnóstico positivo e que necessitaram de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão na rede suplementar de saúde.

Em todo o estado já são 30 casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Fábio Vilas-Boas reconheceu que a Bahia está registrando uma média de incremento de novos casos de 50% em relação ao dia anterior. “O que nos faz antever que passaremos no final de semana de cem casos no estado da Bahia”, previu o titular da Sesab.

Prefeitura de Itabuna confirma 1º caso de coronavírus no município

publicado ás 19:17 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Maior município do sul da Bahia, Itabuna confirmou, nesta tarde de quinta (19), o primeiro caso de paciente infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). A Secretaria de Saúde do Município ficou de se posicionar ainda nesta tarde, mas o titular da Pasta, Uildson Nascimento, confirmou o caso que testou positivo para covid-19 em exame feito pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

Sabe-se que o paciente tem 42 anos e participou de um congresso em São Paulo, na semana passada. Retornou de São Paulo de avião, pelo Aeroporto de Ilhéus, e foi diretamente para casa, onde ficou em isolamento, desde a sexta (13), quando chegou. Ele teria apresentado os primeiros sintomas da doença durante o voo. Confira, a seguir, nota oficial do município:  (mais…)

Pandemia pode causar desemprego de 25 milhões de pessoas, aponta órgão da ONU

publicado ás 21:22 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Pandemia pode causar desemprego de 25 milhões de pessoas, aponta órgão da ONU

Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus pode trazer um grande prejuízo aos trabalhadores no mundo. De acordo com dados publicados pela Organização Internacional do Trabalho nesta quarta-feira (18) em Genebra, na Suíça, 25 milhões de pessoas podem ficar sem trabalho e a pobreza no mundo deve se agravar.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa é de que o PIB do planeta sofra um golpe de US$ 2 trilhões, colocando a economia em recessão.

A entidade estima que os governos precisam proteger os trabalhadores no local de trabalho, estimular a economia e o emprego, além de apoiar o emprego e os rendimentos. Para que a meta seja atingida, a OIT pede medidas de proteção social.

O desemprego também vai causar perda de rendimento para os trabalhadores. "O estudo estima que estas perdas se situam entre US$ 860 bilhões e 3,4 triliões de dólares até ao final de 2020. Isto irá traduzir-se em quedas no consumo de bens e serviços, afetando, por sua vez, as perspectivas das empresas e das economias", indicou.

Casos confirmados de coronavírus no Brasil chega a 428

publicado ás 21:07 - quarta-feira, 18 de março de 2020

 Casos confirmados de coronavírus no Brasil chega a 428

Foto: Divulgação

O número de casos do coronavírus no Brasil subiu de 291 para 428. Os dados são confirmados pela plataforma do Ministério da Saúde, atualizada na noite desta quarta-feira (18).

Na Bahia, o último boletim atualizado da Secretaria de Saúde confirmou 28 resultados positivos.

O estado de São Paulo, que hoje registrou a quarta morte por complicações da COVID-19, ocupa o primeiro lugar na lista de casos confirmados, seguido pelo Rio de Janeiro.

A doença já se alastra por 20 estados e no Distrito Federal, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Sesab confirma mais 10 casos de coronavírus na Bahia; número de infectados chega a 28

publicado ás 20:40 - quarta-feira, 18 de março de 2020

 São Paulo confirma quarta morte por COVID-19; Óbito é o terceiro desta quarta

Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quarta-feira (18), através do Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen), que a Bahia possui 28 casos confirmados de coronavírus.

Pela manhã, o governo estadual havia confirmado 18 casos (leia mais aqui).  Portanto, somente nesta quarta, foram 10 casos a mais. Os novos registros foram de Salvador (8) e Porto Seguro (2). A pasta informou que ainda são investigados histórico dos pacientes “a fim de aferir se há ou não transmissão comunitária”.

Governo se preocupa com H1N1 e iniciará campanha da vacinação na próxima segunda

publicado ás 16:56 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Governo se preocupa com H1N1 e iniciará campanha da vacinação na próxima segunda

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

O governador Rui Costa (PT) aproveitou a reunião online com prefeitos do interior para anunciar que começará, na próxima segunda-feira (23), a vacinação contra o vírus H1N1. Segundo o petista, em boa parte dos exames negativos para Covid-19, foi confirmada a contaminação por esse outro vírus, que já matou baianos em 2020.

“Vamos aproveitar a preocupação da população, para ver se conseguimos uma taxa de vacinação maior neste ano contra a H1N1. Juazeiro teve três mortes neste ano. Então tão grave ou mais grave que o coronavírus é o H1N1, que tem uma letalidade maior”, disse o governador, que disponibilizou as escolas estaduais fechadas para pontos de vacinação.

O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou aos prefeitos a ordem de prioridade da vacinação contra a H1N1. “Todos os municípios já receberam as vacinas, que foram descentralizadas pelo Ministério da Saúde e pela Sesab. Começamos segunda-feira pelo grupo de gestantes, depois os idosos e, na outra semana, os indivíduos portadores de doenças como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes. No final, o restante da população poderá se vacinar”.

Secretaria de Saúde esclarece a população as formas de evitar o contagio causados pelo Coronavírus

publicado ás 16:27 - quarta-feira, 18 de março de 2020

#PrefeituraDeJitaúna #SecretariadeSaúde #entrevistaSobreoCoronaVirus

No inicio da tarde desta quarta-feira, 18/03, a Secretaria de Saúde do município, promoveu na Jitaúna FM 104.9 Mhz, com o jornalista Neilton Brito, uma entrevista onde o assunto foi as formas de evitar o contagio de pessoas causados pelo Coronavírus (Covid-19). 

A entrevista contou com a participação da Secretária de Saúde Patrícia Lopes, Enfermeira Manuella Nonato, Coordenador de Vigilância Epidemiológica Luciano Andadre, e o Coordenador de Vigilância Sanitária Eliú Passos que esclareceram para a população sobre a pandemia do novo Coronavírus que vem assustando a população. Foram discutidos as formas de evitar, as formas de contagio e como procurar o setor de saúde em casos suspeitos. 

A Secretária falou ainda sobre um suposto caso de Covid-19 no município, fato que não ocorreu, como foi explicado pela Secretaria, não existe nenhum caso suspeito no município. A secretaria informou ainda que equipes da pasta estão apostas e totalmente mobilizadas para atender e prestar maiores informações sobre essa pandemia que assola o mundo inteiro. As unidades de saúde estarão abertas e atendendo diariamente pessoas que forem em busca de atendimento, explica Patricia. *Ascom/ Prefeitura de Jitaúna

Petrobras reduz gasolina em 12% nas refinarias a partir de quinta-feira (19)

publicado ás 16:14 - quarta-feira, 18 de março de 2020

A Petrobras PETR4.SA reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias em 12% e o do diesel em 7,5% a partir de quinta-feira, informou a petroleira à Reuters, em meio a um mergulho dos preços de petróleo e derivados por impactos da expansão do coronavírus e de uma guerra de preços entre grandes produtores. O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Coronavírus: Rodoviárias de Salvador, Feira, Prado e Porto Seguro serão fechadas

publicado ás 15:25 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Rodoviária de Salvador — Foto: Divulgação

O governo da Bahia anunciou na tarde desta quarta-feira (18) que as rodoviárias de Salvador, Porto Seguro, Prado e Feira de Santana, cidades com casos confirmados de coronavírus, serão fechadas totalmente, como prevenção ao novo coronavírus. Além disso, o governo informou que solicitará às agências nacionais de Aviação Civil (Anac) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspensão, em caráter emergencial, de voos saindo ou chegando de aeroportos baianos para o exterior e para cidades brasileiras com casos de contaminação comunitária, como Rio de Janeiro e São Paulo. As medidas ocorrem pouco tempo depois do governador Rui Costa (PT) comunicar a suspensão do transporte intermunicipal. 

Bolsonaro confirma que ministro de Minas e Energia foi diagnosticado com Covid-19

publicado ás 15:20 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Bolsonaro confirma que ministro de Minas e Energia foi diagnosticado com Covid-19

Foto: Reprodução / MME

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o Ministro das Minas e Energias, o almirante Bento Costa Lima testou positivo para o Covid-19. De máscara, Bolsonaro disse que "o cuidado para nós tem que ser redobrado". Os ministros da Economia Paulo Guedes, e o ministro da Saúde, Henrique Mandetta participam da coletiva para anunciarem medidas em razão da pandemia de coronavírus.

Nos bastidores, TSE se preocupa com prazos para eleições municipais, diz site

publicado ás 15:00 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Nos bastidores, TSE se preocupa com prazos para eleições municipais, diz site

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nos bastidores os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) temem que a Corte precise realizar mudanças no calendário eleitoral previsto para esse ano. Em 2020 ocorrem as eleições municipais. A informação foi apurada pelo portal Poder 360.

A reportagem relata que oficialmente a Secretaria Geral do TSE afirma que, “até o momento“, o cronograma está mantido.

As convenções partidárias estão previstas para 20 de julho a 5 de agosto. E 4 de abril é a data final para filiação dos candidatos. Alguns advogados contatados pelo portal já argumentam a extensão de prazos.

Em entrevista ao site, a advogada eleitoral Marilda Silveira comentou sobre a decisão da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, pelo adiamento da eleição suplementar para o Senado em Mato Grosso. Silveira acredita que a decisão vai render discussões e existe a possibilidade de ser usada como argumento para mudança no calendário das eleições  municipais. “Estamos em situação inédita com a pandemia”, afirmou.

As reuniões dos partidos poderiam ser adiadas por projeto de lei, de acordo com a matéria. Existe ainda a possibilidade de interpretação do TSE, conforme a advogada.

Cancelada a 41ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié, como prevenção

publicado ás 11:50 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Resultado de imagem para parque expo jequie

A tradicional Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié, que chegaria a sua 41ª edição, e ocorreria de 25 de abril a 3 de maio no Parque Luis Carlos Braga foi cancelada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Jequié, responsável pela realização do evento. Também foi cancelada a 18ª Expo Nacional, prevista para o mesmo período.

O cancelamento da Expo Jequié foi anunciado nesta terça-feira ((17), pelo presidente da entidade, Ivo Silva Santos. Segundo Ivo, a decisão é para prevenção ao coronavírus na Cidade Sol.  ”Vários eventos importantes no mundo estão sendo suspensos, o objetivo principal é preservar a saúde das pessoas. Foi publicado um Decreto do Executivo Municipal suspendendo por tempo indeterminado os eventos públicos e privados no município com aglomeração acima de 30 pessoas, respaldando então à vontade da Diretoria do Sindicato Rural de Jequié em adiar a Expo Jequié para uma data oportuna”, declarou o presidente.

Jequié: Presos em saída temporária devem permanecer em prisão domiciliar

publicado ás 11:45 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Jequié: Presos em saída temporária devem permanecer em prisão domiciliar

Foto: Reprodução 

Os 113 presos do Conjunto Penal de Jequié, que foram beneficiados pela saída temporária para o período entre o dia 12 de março e esta quarta-feira (18) vão ficar em prisão domiciliar. Segundo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além dos 113 que já estão em prisão temporária, a determinação se estende a outros 50 que devem se recolher às residências. A medida foi tomada pela Comarca de Jequié após recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ainda segundo informações, presos idosos e custodiados que se incluem no grupo de risco ao novo coronavírus. Além de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, tuberculose, doenças renais, HIV, entre outras. A medida deve ser adotada nas demais comarcas do estado. Segundo a Direção do Conjunto Penal de Jequié, além dos 113 presos que já se encontram na saída temporária, outros 50 presos devem se recolher em prisão domiciliar até a sexta-feira (20).

Aposentados e pensionistas terão pagamentos antecipados no mês de março na Bahia

publicado ás 11:30 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Foto: Jitaúna em Dia

Os aposentados e pensionistas da Bahia vão ter o pagamento dos vencimentos antecipado no mês de março. O Governo do Estado fechou um acordo com o Banco do Brasil com o objetivo de dar mais comodidade às pessoas que compõem o grupo de risco em meio a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o governo do estado, a ideia é antecipar em um dia, mas em março serão na prática três: como o pagamento da folha do funcionalismo cai na terça-feira, dia 31, o depósito previsto para a segunda-feira já estará nas contas desde o sábado, dia 28.

“A medida permite maior tranquilidade para este público caso seja necessário ir a uma agência, embora a recomendação, principalmente para aqueles com mais de 70 anos, seja evitar sair de casa e tentar resolver o máximo possível por meios eletrônicos em tempos de pandemia”, afirma o governador Rui Costa.

Homem morre após incendiar veículo e o próprio corpo em posto de combustíveis em Itapé

publicado ás 11:29 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Foto: Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (17), um homem, identificado como Eduardo Santos da Cruz, 35 anos, conhecido popularmente como Dudu, ateou fogo no próprio corpo e no veículo em que estava, uma Kombi. O caso aconteceu em um posto de gasolina na cidade de Itapé, no sul da Bahia.

A atitude de Eduardo causou pânico e correria nas pessoas que presenciaram o ato. Funcionários do posto ficaram desesperados. De acordo com informações de testemunhas, Dudu teria tomado o “bico” da bomba de combustível de uma frentista, à força, e derramado o líquido sobre seu próprio corpo e no veículo.

Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, em estado gravíssimo, e acabou não resistindo aos graves ferimentos de queimaduras, por todo o corpo. Eduardo era morador de Itapé e estaria sofrendo de depressão. *Com informações do Blog Verdinho Itabuna

Homem é detido após fugir de quarentena em Trancoso

publicado ás 11:20 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Uma das pessoas monitoradas em Trancoso fugiu do isolamento na madrugada de terça-feira (17), segundo informou o CORREIO. Acionada por outras pessoas, a Polícia Militar interceptou o carro do homem na BA-001, já próximo a Arraial D’Ajuda, após realizarem bloqueio em diversas vias da região.

Ele alegou que outras pessoas tinham sido liberadas para voltar a São Paulo e que seu caso tinha dado negativo. Assim, não queria voltar para o local, já que poderia ser contaminado por outras pessoas. Não teve jeito. Os policiais o escoltaram de volta ao condomínio em Trancoso, além de adverti-lo de que não poderá sair do isolamento enquanto houver possibilidade de contágio a outras pessoas.

Segundo a PM, os policiais do 8º Batalhão, de Porto Seguro, utilizaram luvas, máscaras e não tiveram nenhum contato físico com o homem. O homem estaria na ‘comitiva’ de amigos do empresário Cláudio Vale, que mesmo infectado pelo vírus da Covid-19 viajou de São Paulo para a Bahia, acompanhado de amigos, e seria o responsável pela contaminação do 10° caso no estado baiano.

Suspeitos de diversos crimes morrem em confronto com a PM em Ubatã

publicado ás 11:14 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Um homem identificado apenas pelo prenome de Dougas e um menor de 17 anos identificado como Anderlan da Silva Santos, de 17 anos, tombaram em confronto com guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã na manhã desta quarta-feira (18), no Lajedo.

Segundo informações da PM, as guarnições realizavam rondas ostensivas da Operação Intensificação quando avistou a dupla. Após tentativa de abordagem, de acordo com a PM, a dupla atirou contra as guarnições, que revidaram e os suspeitos acabaram feridos. A PM prestou socorro e levou os suspeitos ao Hospital César Monteiro Pirajá, onde foi constatado o óbito.

Ainda segundo a PM, a dupla é suspeita de liderar o tráfico no Lajedo, de pratica de assaltos e também de homicídios. Com Douglas e Aderlan foram encontrados dois revólveres calibre 38, com numeração raspada, e 03 armas de fabricação caseira. *Com informações do Ubatã Notícias

Rui suspende aulas de todas as escolas da Bahia e proíbe transporte intermunicipal

publicado ás 11:14 - quarta-feira, 18 de março de 2020

As aulas de todas as escolas da Bahia – públicas e privadas – estão suspensas pelos próximos 30 dias devido ao coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na manhã desta quarta-feira (18), e vale para colégios dos 417 municípios do estado. Na segunda-feira (16), o governo já tinha adotado medidas para as escolas das cidades com casos confirmados pelo vírus, assim como a prefeitura de Salvador. Rui determinou, ainda, que o transporte intermunicipal e interestadual para os municípios com casos confirmados também será suspenso.

“Vamos estender a suspensão das aulas para todos os colégios do estado, públicos e privados, para todos os municípios da Bahia por 30 dias”, enfatizou o governador. Em seu perfil no Twitter, ele disse que o decreto que regulamenta a medida será assinado nesta quarta.

Quanto ao transporte interestadual, estão suspensos todos os tipos de transporte público para as quatro cidades baianas com casos confirmados – Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Prado. A decisão vale por 10 dias e começa a ser contada a partir de sexta-feira (20).

De acordo com o governador, o último ônibus sairá de Salvador de quinta para sexta-feira. A partir da 0h da sexta, haverá fiscalização para garantir que a proibição seja cumprida. No sábado (21), também não serão permitidas mais chegadas de ônibus às rodoviárias dessas cidades.

“É uma forma de limitar a movimentação de pessoas nessas cidades com casos confirmados. Essa suspensão vale, inclusive, para o transporte de vans na região de Feira e Porto Seguro. A Agerba e a Polícia Rodoviária Estadual vão agir e aqueles veículos que forem pegos fazendo transporte nessas cidades serão presos e levados para o pátio do Detran”, afirmou Rui.

O governador garantiu também que vai limitar a saída e a chegada de ônibus interestaduais. “Há de se discutir aí a competência, mas nós vamos limitar e eu espero que o governo federal mantenha a decisão do estado”. *Com informações do CORREIO

Censo Demográfico é adiado para 2021 por avanço do novo coronavírus

publicado ás 20:55 - terça-feira, 17 de março de 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (17) que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço do surto coronavírus no país. A coleta de dados estava programada para neste ano. Segundo o IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta será realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021. O concurso com 208 mil vagas destinado para a realização do levantamento foi suspenso. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados.

Por Índice de Pessoal, Gilson Fonseca tem contas rejeitadas no TCM pela 1ª vez

publicado ás 20:55 - terça-feira, 17 de março de 2020

Resultado de imagem para gilson itagiba

Gilson Fonseca é prefeito de Itagibá pelo 5º mandato.

O prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca (DEM), teve pela primeira vez na sua história política uma conta rejeitada pelo TCM. O gestor está em seu quinto mandato como chefe do executivo municipal. Em sessão realizada nessa terça-feira (17), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contras de Itagibá referente ao exercício de 2018. A despesa com pessoal representou 59,49% da receita corrente líquida, quando o máximo permitido é 54%. Em entrevista na semana passada, o prefeito Gilson Fonseca informou que preferiria ter as contas rejeitadas a ter que demitir servidores municipais.

Até o julgamento das contas do ano de 2017, o TCM aprovou contas com Índice de Despesa Pessoal superior a 60%. Já referente as de 2018, o Tribunal opinou pela rejeição de todas as contas dos municípios com índice de gasto pessoal superior a 54%. Em razão dessa irregularidade, o prefeito foi multado em R$ 64.800,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais. A decisão do TCM cabe recursos e segundo informou a assessoria da prefeitura, serão impetrados de imediato, nos termos da lei.

Idoso em isolamento em Salvador é 14º caso confirmado de Covid-19 na Bahia

publicado ás 20:40 - terça-feira, 17 de março de 2020

Testes do novo coronavírus esgotam em laboratórios particulares de Feira de Santana

Foto: Josué Damascena / Fiocruz

A Bahia registrou na tarde desta quinta-feira (17) o 14º de coronavírus no estado, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O diagnóstico foi dado a um homem, de 72 anos, em Salvador.

Segundo o boletim, ele está em isolamento domiciliar, “adotando as medidas de precaução respiratória e de contato”. Ele estava de viagem recente ao estado de São Paulo.

Este é o quinto caso na capital baiana que testou positivo para o Covid-19. Foram registrados, ainda, outros cinco casos em Feira de Santana, três em Porto Seguro e um em Prado, no extremo sul baiano.

Prado é incluído em decreto estadual que suspende aulas e funcionamento de academias

publicado ás 20:40 - terça-feira, 17 de março de 2020

Prado é incluído em decreto estadual que suspende aulas e funcionamento de academias

Foto: Divulgação

Após ser confirmado um caso positivo de coronavírus na cidade de Prado, o governo estadual estenderá ao município a determinação de suspensão das aulas na rede estadual de ensino por 30 dias, assim como já está em vigor em Salvador, Feira de Santana e Jequié. Um novo decreto será publicado no diário oficial desta quarta-feira (18).

Além da inclusão de Prado, o novo decreto estabelece a suspensão das aulas em academias de dança e ginástica nessas quatro cidades.

Colégio Selecista em Jitaúna suspende aulas por 15 dias diante do avanço do COVID-19

publicado ás 12:07 - terça-feira, 17 de março de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

Colégio Selecista em Jitaúna informa em nota que estará suspendendo as aulas da unidade de ensino particular do município por 15 dias, diante do avanço do COVID-19. Assim como a rede Municipal de ensino que aderiu a suspensão que já ocorre nesta quarta-feira (18), as aulas ficam suspensas pelos próximos 15 dias em todas as escolas de Jitaúna. Confira nota:

"Senhores pais e toda comunidade SELECISTA, diante do avanço do COVID-19 é necessário adotarmos algumas medidas para proteger os nossos alunos, filhos e familiares de um possível contágio do COVID-19, esse é um momento que exige calma e tranqüilidade dos pais, professores e familiares, o desejo e a intenção nesse momento é preservar a saúde de todos.

Visando essa proteção de nossos alunos, professores e colaboradores o COLÉGIO SELECISTA E O SELECISTA FITNESS, resolve suspender todas as suas atividades por 15 dias a partir do dia 18 de Março, durante esse período estaremos atentos a possíveis mudanças nesse cenário, e em caso de alguma alteração entraremos em contatos com a nossa comunidade escolar.

Agradecemos a todos pela compreensão e na certeza de que estamos adotando as medidas necessárias para preservação da saúde dos nossos alunos, professores, colaboradores e familiares".

Copa América é adiada para 2021 por causa da pandemia do coronavírus

publicado ás 11:54 - terça-feira, 17 de março de 2020

Copa América é adiada para 2021 por causa da pandemia do coronavírus

Foto: Divulgação / Conmebol

A Conmebol optou nesta terça-feira (17) pelo adiamento da realização da Copa América para 2021 por causa da pandemia do coronavírus. O torneio estava marcado para começar no dia 12 de junho deste ano e seria disputado em duas sedes, Argentina e Colômbia.

Segundo a entidade que controla o futebol da América do Sul, os grupos, as sedes e o formato da competição estão mantidos. As novas datas da realização do torneio foram redefinidas para os dias 11 de junho e 10 julho de 2021. Leia mais na coluna Esportes.

Coronavírus faz primeira vítima fatal no Brasil; paciente era de São Paulo e tinha 62 anos

publicado ás 11:15 - terça-feira, 17 de março de 2020

Coronavírus faz primeira vítima fatal no Brasil; paciente era de São Paulo e tinha 62 anos

Foto: Divulgação

A primeira morte pelo novo coronavírus foi registrada no estado de São Paulo. A vítima era um homem de 62 anos. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, outras informações sobre o caso serão dados numa coletiva com os médicos do centro que cuida de medidas para prevenir a doença.

O estado de São Paulo contabiliza 152 casos confirmados de infecções pelo vírus. No Brasil são 234.  

Sobe para 13 o nº de casos de coronavírus na Bahia

publicado ás 11:10 - terça-feira, 17 de março de 2020

Foto: Reprodução

O número de casos confirmados de coronavírus na Bahia subiu para 13 nesta terça-feira (17). Os novos casos foram registrados em Porto Seguro (2) e em Prado (1), no extremo sul da Bahia. As informações foram divulgadas pela subsecretária estadual da Saúde (Sesab), Tereza Cristina, durante entrevista à TV Bahia. Os perfis dos pacientes e de como aconteceu a contaminação não foram divulgados pela subsecretária. Ainda segundo ela, ainda não há transmissão comunitária no estado.

Os outros nove casos confirmados são de residentes em Salvador (quatro), Feira de Santana (cinco) e Porto Seguro (1). Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, de janeiro até às 17 horas desta segunda-feira (16), a Bahia registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 10 confirmados. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial.

O último caso que havia sido divulgado pela Sesab, no final da tarde de segunda, foi de um homem de 43 anos, de Porto Seguro, que trabalha na residência de uma das pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estavam em uma festa realizada em Itacaré. O paciente relatou contato diário com o caso confirmado e encontra-se assintomático.

PRF apreende mais de 1 tonelada de cocaína que seria entregue em Itabuna

publicado ás 11:09 - terça-feira, 17 de março de 2020

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, nesta segunda-feira (16), mais de uma tonelada de cocaína dentro de bolsas escondidas no meio de uma carga transportada por um caminhão baú. De acordo com a PRF, o carregamento seria entregue em Itabuna, no sul da Bahia. A apreensão ocorreu no Km 637 da rodovia Fernão Dias (BR-381), em Santo Antônio do Amparo (MG).

O carregamento da droga foi descoberto durante um procedimento de fiscalização no pátio de um posto de combustíveis. Os agentes da PRF lotados em Perdões, em Minas Gerais, desconfiaram da situação de dois veículos com placas de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, que faziam o pernoite no local, e decidiram fazer a abordagem.

Nada foi encontrado no veículo de passeio, mas a surpresa estava na carreta. A droga estava no meio de luvas para procedimentos cirúrgicos. Os 1.120 tabletes de cocaína estavam escondidos dentro de 34 bolsas de viagem, com peso total de 1.120 quilos. Os dois motoristas foram detidos e confessaram estar juntos porque o automóvel fazia a escolta da carreta com intuito de informar sobre possíveis ações policiais no decorrer da viagem, que começou no interior de Santa Catarina e terminaria em Itabuna, segundo a PRF.

Prefeitura de Jitaúna suspenderá aulas por 15 dias devido ao Coronavírus

publicado ás 06:06 - terça-feira, 17 de março de 2020

Resultado de imagem para covid19

A Prefeitura de Jitaúna, anunciou nesta segunda-feira (16/03) que as aulas na rede municipal de ensino vão ser suspensas por 15 dias devido à pandemia do novo coronavírus. 

A suspensão das aulas na rede de ensino pública no Município de Jitaúna deverá ser compreendida com o recesso/férias escolares. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, dia 18 de março de 2020. As medidas fazem parte de uma série de decisões adotadas para evitar o contágio do vírus na cidade. (Jitaúna em Dia)

Jitaúna: Secretaria de Saúde emite nota sobre suposto caso de Coronavírus na cidade

publicado ás 06:05 - terça-feira, 17 de março de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria de Saúde de Jitaúna divulgou na noite desta segunda-feira (16/03), uma nota esclarecendo rumores de um suposto caso de Coronavírus no município. A Secretaria informa que não existe nenhum registro ou caso suspeito do novo Coronavírus em Jitaúna.

A secretaria informa ainda que equipes da pasta estão apostas e totalmente mobilizadas para atender e prestar maiores informações sobre essa pandemia que assola o mundo inteiro. É importante reforçar também os cuidados necessários para evitar o contágio do COVID-19. Ainda segundo a pasta, a informação vem circulando em redes sociais o que não procede. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna

Jitaúna: Igreja Católica cancela Hora da Graça como medida de prevenção contra o Coronavírus

publicado ás 06:05 - terça-feira, 17 de março de 2020

Resultado de imagem para IGREJA JITAUNA

Frente à pandemia do Corona Vírus (Covid-19), foi decidido cancelar a Hora da Graça Quaresmal, programada para esta semana na Igreja Católica em Jitaúna. Tal decisão foi maturada a partir das 3 virtudes ensinadas pela Mãe Igreja. "Tendo consultado o órgão competente do município, isto é, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, fomos orientados a evitar grandes aglomerações. Embora não haja casos confirmados em Jitaúna, é preciso adotar medidas cautelosas". disse padre Willian em comunicado.

Não nos falte à fé e a confiança. Por isso, conclamamos nossos diocesanos oferecerem a Deus súplicas e orações pelas pessoas infectadas, pelos profissionais da área e para que as políticas públicas em saúde auxiliem a condução dos trabalhos de prevenção e reabilitação. A Igreja Católica tem a sua frente o Padre Estevão Leal e o  Vigário Padre Willian Menezes. (Jitaúna em Dia)

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia suspende aulas por tempo indeterminado

publicado ás 01:05 - terça-feira, 17 de março de 2020

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia suspende aulas por tempo indeterminado

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) decidiu, nesta segunda-feira (16), suspender as atividades acadêmicas por tempo indeterminado, devido à pandemia do novo coronavírus. A medida da reitoria da UFRB começa a valer a partir desta terça (17).

O Conselho Universitário (Consuni) se reunirá às 13h desta terça para discutir um plano de contingência e definir ações a serem implantadas durante o período de suspensão.

A UFRB ressaltou, em nota, que não há casos suspeitos de coronavírus na sua comunidade acadêmica. Entretanto, um dos campi da universidade fica localizado em Feira de Santana, município baiano com o maior número de casos confirmados da doença.

Governo antecipa abono e 2ª parcela do 13º do INSS e reforça Bolsa Família

publicado ás 00:55 - terça-feira, 17 de março de 2020

Foto: Reprodução/GloboNews

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou, na noite desta segunda-feira (16), mais medidas do governo para tentar “proteger a população brasileira do choque externo” que é a pandemia do coronavírus. Entre elas estão a antecipação do abono salarial e da segunda parcela do 13º salário do INSS e a ampliação de beneficiários do Bolsa Família.

Segundo Guedes, em reunião mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro pediu medidas para a saúde e para a manutenção do emprego. Ao todo, segundo o ministro, serão quase R$ 150 bilhões injetados na economia em três meses, com dois focos principais: proteção de idosos e pessoas mais vulneráveis e benefícios para empresas para tentar manter o nível de emprego.

Entre as medidas para a população mais vulnerável, totalizando R$ 83,4 bilhões, estão:

*antecipação do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para junho (R$ 12,8 bilhões)

*antecipação para maio do pagamento da segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (R$ 23 bilhões) – a antecipação da primeira parcela já havia sido anunciada na semana passada.

*ampliar em mais de 1 milhão de pessoas o número de beneficiários do Bolsa Família (até R$ 3,1 bilhões)

*valores não sacados do PIS/Pasep serão transferidos para o FGTS para permitir novos saques (R$ 21,5 bilhões).

Entre as medidas para a manutenção de empregos, totalizando R$ 59,4 bilhões, estão:

*adiamento por três meses do prazo de pagamento do FGTS pelas empresas (R$ 30 bilhões)

*adiamento por três meses do pagamento da parte da União no Simples Nacional (R$ 22,2 bilhões)...(mais…)

Bahia registra 1/4 dos cortes do Bolsa Família; medida do governo Bolsonaro atinge 36,3 mil

publicado ás 21:57 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Resultado de imagem para bolsa familia

Em meio à crise da pandemia do coronavírus, o governo federal promoveu cortes no Bolsa Família. Segundo dados da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) enviados ao site Bahia Notícias nesta sexta-feira (20), 1/4 dos benefícios cortados foram na Bahia.

Só no estado, 36.333 mil famílias tiveram o benefício cortado. As cidades mais impactadas são Salvador (3.896), Camaçari (768), Juazeiro (600), Feira de Santana (555) e Alagoinhas (515).

A nível regional, o Nordeste foi o mais afetado.  Das 158.452 bolsas cortadas, 96.861 (ou 61,1%) foram retirados da região que responde por metade dos benefícios do país.

Ministério da Saúde prevê colapso do sistema de saúde em abril por novo coronavírus

publicado ás 21:55 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Foto: Isac Nóbrega

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira (20), que o sistema de saúde brasileiro pode entrar em colapso pela epidemia do novo coronavírus até o final de abril.

”Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Evitar esse colapso é segurar a movimentação, pra ver se consegue diminuir a transmissão. Quando a gente toma uma medida de segurar 14 dias, por exemplo, o impacto só é sentido 28 dias depois, porque a cadeia de transmissão é sustentada e você quebra ela”, afirmou.

Ainda segundo o ministro, a curva de contagio se acentuará nos próximos 10 dias e de infecção deve começar a cair somente em setembro.

Prefeita de Ubatã testa negativo para o Covid-19

publicado ás 21:52 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Foto: Ubatã Noticias

A prefeita Siméia Queiroz informou, na tarde desta sexta-feira (20), nas redes sociais, que o teste ao qual ela foi submetida deu negativo para Coronavírus. Siméia havia sido submetida ao exame na última terça-feira (17). O resultado já está no sistema do LACEN, Laboratório Central do Estado da Bahia. *Informações do Ubatã Notícias

MEC: calendário letivo pode ser flexibilizado em função do coronavírus

publicado ás 21:48 - sexta-feira, 20 de março de 2020

O Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais da área podem flexibilizar o calendário letivo da educação básica, que prevê o mínimo de 200 dias letivos por ano conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A medida foi discutida em reunião do comitê de emergência da pasta, e está sendo avaliada.  Além disso, as autoridades do setor também estudam o quanto da carga horária poderia ser ofertada pela modalidade a distância. Nas universidades, o órgão vai recomendar a suspensão por dois meses das defesas presenciais de tese de doutorado e de dissertações de mestrado, que deverão ser realizadas por meios virtuais. No encontro, representantes de universidades se comprometeram a avaliar a possibilidade de utilizar as estruturas de suas unidades, como hospitais universitários, para a produção de álcool gel. O Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) analisa a possibilidade de custear a alimentação escolar de alunos de menor renda.

Não há e não haverá aliança com Sérgio da Gameleira, afirma Zé Cocá

publicado ás 21:48 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Resultado de imagem para ZE COCA

Foto: Reprodução

Em entrevista no programa Conexão 95 da Rádio 95 FM, o deputado estadual Zé Cocá (PP), pré-candidato à prefeitura de Jequié, declarou que nunca houve e nem haverá conversas visando alianças com o atual prefeito do município, Sérgio da Gameleira (PSB). "Isso não é do nosso interesse, nem do povo de Jequié", disse Zé Cocá, reafirmando que "a chance de junção é zero".

Durante a entrevista, Zé Cocá declarou seu apoio incondicional ao governador Rui Costa e à primeira dama Aline. "Rui Costa é meu líder político, e muito tem feito por Jequié", disse Cocá, pontuando que "o que desejamos é tirar Jequié do marasmo e reencontrar o caminho do desenvolvimento".

O parlamentar angariou o apoio do deputado federal Leur Lomanto Jr, do DEM (entenda aqui), e declarou ao Bahia Notícias que quer o governador Rui Costa (PT) no seu palanque neste ano.

Amargosa: Homem é preso após esgotar estoque de álcool gel de mercados

publicado ás 21:44 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Amargosa: Homem é preso após esgotar estoque de álcool gel de mercados

Foto: Reprodução / Amargosa News

Um homem, ainda não identificado, foi preso em Amargosa, no Recôncavo, após comprar todo o estoque de álcool gel de mercados da cidade para revenda. A suspeita é que o acusado venderia o material por preço bem acima do que é comercializado no município. Conforme AmargosaNews,  o valor do produto na cidade aumentou de cerca de R$ 10 para R$ 25 devido ao aumento de demanda após a pandemia do novo coronavírus [Covid-19].

Uma denúncia levou policiais até o acusado. O homem chegou a prestar depoimento na delegacia, e a mercadoria foi apreendida. Em Amargosa, a prefeitura emitiu uma medida ao comércio. A orientação é que produtos de higiene sejam vendidos apenas no varejo para que todos moradores possam ter acesso a eles.

Coronavírus: Bahia tem 33 casos confirmados; novos pacientes são de Feira e Lauro de Freitas

publicado ás 12:56 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Coronavírus: Bahia tem 33 casos confirmados; novos pacientes são de Feira e Lauro de Freitas

Foto: CDC

A Bahia registra neste momento 33 casos confirmados de coronavírus no estado. São dois a mais do que o divulgado nesta quinta-feira (19), que foram registrados em Lauro de Freitas e Feira de Santana e são considerados importados. Os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Do total de confirmações, 18 foram em Salvador; 4 em Porto Seguro; 1 em Prado; 3 em Lauro de Freitas; 6 em Feira de Santana; e 1 em Itabuna.

Prefeitura de Jequié decreta suspensão de bares, restaurantes e cinemas

publicado ás 12:55 - sexta-feira, 20 de março de 2020

Foto: Reprodução

A prefeitura da cidade de Jequié publicou um decreto nesta quinta-feira (19) suspendendo a partir de sexta (20) o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, clubes e cinemas, para evitar aglomerações que possam transformar em mais casos de novos coronavírus. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 31 casos no estado. De acordo com a prefeitura de Jequié, também foram suspensos os serviços de academias, salões de beleza, clínicas de estética, igrejas, casas de festas e eventos. Não há casos de coronavírus no município.

Ipiaú já registrou 04 casos suspeitos de coronavírus, diz Secretaria de Saúde

publicado ás 21:19 - quinta-feira, 19 de março de 2020

A Secretaria de Saúde de Ipiaú informou, na noite dessa quinta-feira (19), por meio de nota, que foram registrados 04 casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19), no município. Segundo informa a nota, um destes pacientes se encontra hospitalizado no Hospital e Clinica São Roque, desde a quarta-feira (18).

A secretaria informou ainda que outros dois pacientes estão em isolamento domiciliar e um outro caso suspeito foi atendido na clinica e atualmente esta em acompanhamento domiciliar, no entanto, trata-se de pessoa residente no Distrito do Japomirim, município de Itagibá, sendo monitorada pela equipe daquele município. Até o momento, duas pessoas fizeram coleta. A secretaria informa que está aguardando mais kits serem enviados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia para coleta dos demais casos.  Veja nota na íntegra.

Identificados os autores que quebraram o letreiro no distrito de Barra Avenida; dupla se comprometeu arcar com os prejuízos 

publicado ás 20:57 - quinta-feira, 19 de março de 2020

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Os homens que destruíram parcialmente o letreiro turístico no distrito de Barra Avenida foram identificados durante a tarde desta quinta-feira (19). O ato de vandalismo ocorreu há cerca de uma semana, onde foram quebrados as letras 'R'.'R' e 'A'. 

Os dois homens são moradores de Jitaúna identificados por "Vandergleidson" conhecido por Gleissinho e "Ted Max" conhecido por Tedinho, a dupla compareceu a Delegacia territorial da cidade e confirmaram o ato, informando as autoridades que vão juntos arcar com os prejuízos. 

Ainda segundo informações os mesmos pediram desculpas aos moradores de Barra Avenida pelo ato irresponsável e infantil, segundo a dupla o fato ocorrido não irá acontecer novamente. (Jitaúna em Dia)

TSE diz que não pode alterar o calendário eleitoral e que eleições não serão adiadas

publicado ás 20:36 - quinta-feira, 19 de março de 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (19), por unanimidade, confirmar o dia 4 de abril como data limite para a filiação partidária de quem pretende concorrer às eleições municipais deste ano. O adiamento do prazo havia sido requerido pelo deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), na sexta-feira (13), tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

De acordo com o TSE, o calendário das eleições municipais está previsto na Lei das Eleições (9.504/1997) e que a Justiça Eleitoral não tem o poder de alterar as datas, sendo o prazo para filiação partidária “insuscetível de ser afastado” pelo tribunal, disse a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber.

Com a decisão desta quinta, o TSE indica ao Legislativo que qualquer modificação nas datas eleitorais como um todo, em decorrência da pandemia, depende de aprovação no Congresso. “Esses prazos não estão à disposição do TSE, eles constam da legislação federal”, reforçou o ministro Luís Roberto Barroso, que assume o comando do TSE em 19 de maio e deve estar à frente da Justiça Eleitoral durante a realização do pleito nos municípios, cujo primeiro turno está marcado para 4 de outubro. 

Após a sessão, Barroso afirmou que a Justiça Eleitoral não trabalha, no momento, com um eventual adiamento das eleições municipais. “Por enquanto, não cogitamos essa possibilidade. Cada dia com sua agonia. Tenho fé que até outubro tudo terá sido controlado”.

Governo anuncia medidas e vai pagar 15 primeiros dias de afastamento para infectados

publicado ás 20:34 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Governo anuncia medidas e vai pagar 15 primeiros dias de afastamento para infectados

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O governo anunciou medidas para os trabalhadores, nesta quinta-feira (19). Através do Ministério da Economia, o governo revelou que pagará os 15 primeiros dias de salário do trabalhador que tiver com a Covid-19. Entre o conjunto de ações federais está o atendimento virtual do INSS. O objetivo é reduzir os impactos da coronavírus.

De acordo com Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho, atualmente, os 15 primeiros dias de licença médica do trabalhador são pagos pela empresa. O restante é pago pelo INSS. Agora, e apenas para quem contrair o coronavírus, o governo irá pagar os 15 primeiros dias de licença. 

Bahia registra 3 casos de transmissão de Covid-19 em que não se identifica a fonte 

publicado ás 20:25 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Casos de Covid-19 no Brasil chegam a 621 

Foto: Jade Coelho/Bahia Notícias

A Secretaria da Saúde (Sesab) informou nesta quinta-feira (19) que o estado possui três casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em que não se conhece a fonte. O fato pode colocar o estado no status de transmissão comunitária do vírus. 

O número de casos confirmados é de 31. Em Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1). 

A Sesab informou que o perfil dos pacientes sem fonte de contágio identificável são estes: um homem de 29 anos que está em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato; uma mulher de 45 anos que está internada em unidade hospitalar da rede privada; e um homem de 50 anos que também está internado em unidade hospitalar da rede privada. 

Prefeita de Ubatã está com suspeita de coronavírus

publicado ás 20:23 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Resultado de imagem para pprefeita ubata

A prefeita de Ubatã, Siméia Queiroz, pode ter sido infectada pelo Coronavírus. A confirmação foi feita via redes sociais pela própria gestora nesta quinta-feira (ver aqui). “Há alguns dias estive em Salvador cumprindo agenda da Prefeitura de Ubatã e mais recentemente passei a apresentar quadro sintomático de Coronavírus. 

Imediatamente acionamos a Secretaria de Saúde para a realização do exame para atestar ou não a existência do vírus e adotamos o isolamento domiciliar para proteger nossa família, os amigos, a nossa comunidade. Informaremos a todos sobre o resultado do exame. Agiremos com transparência e responsabilidade. Gostaria de pedir orações aos amigos. 

Que Deus nos abençoe”, anotou Siméia, que em contato com o blog Ubatã Notícias acrescentou que as pessoas que tiveram contato próximo com ela nos últimos dias estão sendo monitoradas pelo serviço de saúde. *Com informações do Ubatã Notícias

Pacientes internados com Covid-19 na Bahia estão na rede particular

publicado ás 19:17 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Foto: Reprodução

Os leitos da estrutura de saúde pública da Bahia ainda não estão sendo ocupados por pacientes infectados pelo Covid-19. Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (19), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que todos os pacientes com diagnóstico positivo e que necessitaram de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão na rede suplementar de saúde.

Em todo o estado já são 30 casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Fábio Vilas-Boas reconheceu que a Bahia está registrando uma média de incremento de novos casos de 50% em relação ao dia anterior. “O que nos faz antever que passaremos no final de semana de cem casos no estado da Bahia”, previu o titular da Sesab.

Prefeitura de Itabuna confirma 1º caso de coronavírus no município

publicado ás 19:17 - quinta-feira, 19 de março de 2020

Maior município do sul da Bahia, Itabuna confirmou, nesta tarde de quinta (19), o primeiro caso de paciente infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). A Secretaria de Saúde do Município ficou de se posicionar ainda nesta tarde, mas o titular da Pasta, Uildson Nascimento, confirmou o caso que testou positivo para covid-19 em exame feito pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

Sabe-se que o paciente tem 42 anos e participou de um congresso em São Paulo, na semana passada. Retornou de São Paulo de avião, pelo Aeroporto de Ilhéus, e foi diretamente para casa, onde ficou em isolamento, desde a sexta (13), quando chegou. Ele teria apresentado os primeiros sintomas da doença durante o voo. Confira, a seguir, nota oficial do município:  (mais…)

Pandemia pode causar desemprego de 25 milhões de pessoas, aponta órgão da ONU

publicado ás 21:22 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Pandemia pode causar desemprego de 25 milhões de pessoas, aponta órgão da ONU

Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus pode trazer um grande prejuízo aos trabalhadores no mundo. De acordo com dados publicados pela Organização Internacional do Trabalho nesta quarta-feira (18) em Genebra, na Suíça, 25 milhões de pessoas podem ficar sem trabalho e a pobreza no mundo deve se agravar.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa é de que o PIB do planeta sofra um golpe de US$ 2 trilhões, colocando a economia em recessão.

A entidade estima que os governos precisam proteger os trabalhadores no local de trabalho, estimular a economia e o emprego, além de apoiar o emprego e os rendimentos. Para que a meta seja atingida, a OIT pede medidas de proteção social.

O desemprego também vai causar perda de rendimento para os trabalhadores. "O estudo estima que estas perdas se situam entre US$ 860 bilhões e 3,4 triliões de dólares até ao final de 2020. Isto irá traduzir-se em quedas no consumo de bens e serviços, afetando, por sua vez, as perspectivas das empresas e das economias", indicou.

Casos confirmados de coronavírus no Brasil chega a 428

publicado ás 21:07 - quarta-feira, 18 de março de 2020

 Casos confirmados de coronavírus no Brasil chega a 428

Foto: Divulgação

O número de casos do coronavírus no Brasil subiu de 291 para 428. Os dados são confirmados pela plataforma do Ministério da Saúde, atualizada na noite desta quarta-feira (18).

Na Bahia, o último boletim atualizado da Secretaria de Saúde confirmou 28 resultados positivos.

O estado de São Paulo, que hoje registrou a quarta morte por complicações da COVID-19, ocupa o primeiro lugar na lista de casos confirmados, seguido pelo Rio de Janeiro.

A doença já se alastra por 20 estados e no Distrito Federal, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Sesab confirma mais 10 casos de coronavírus na Bahia; número de infectados chega a 28

publicado ás 20:40 - quarta-feira, 18 de março de 2020

 São Paulo confirma quarta morte por COVID-19; Óbito é o terceiro desta quarta

Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou nesta quarta-feira (18), através do Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen), que a Bahia possui 28 casos confirmados de coronavírus.

Pela manhã, o governo estadual havia confirmado 18 casos (leia mais aqui).  Portanto, somente nesta quarta, foram 10 casos a mais. Os novos registros foram de Salvador (8) e Porto Seguro (2). A pasta informou que ainda são investigados histórico dos pacientes “a fim de aferir se há ou não transmissão comunitária”.

Governo se preocupa com H1N1 e iniciará campanha da vacinação na próxima segunda

publicado ás 16:56 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Governo se preocupa com H1N1 e iniciará campanha da vacinação na próxima segunda

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

O governador Rui Costa (PT) aproveitou a reunião online com prefeitos do interior para anunciar que começará, na próxima segunda-feira (23), a vacinação contra o vírus H1N1. Segundo o petista, em boa parte dos exames negativos para Covid-19, foi confirmada a contaminação por esse outro vírus, que já matou baianos em 2020.

“Vamos aproveitar a preocupação da população, para ver se conseguimos uma taxa de vacinação maior neste ano contra a H1N1. Juazeiro teve três mortes neste ano. Então tão grave ou mais grave que o coronavírus é o H1N1, que tem uma letalidade maior”, disse o governador, que disponibilizou as escolas estaduais fechadas para pontos de vacinação.

O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou aos prefeitos a ordem de prioridade da vacinação contra a H1N1. “Todos os municípios já receberam as vacinas, que foram descentralizadas pelo Ministério da Saúde e pela Sesab. Começamos segunda-feira pelo grupo de gestantes, depois os idosos e, na outra semana, os indivíduos portadores de doenças como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes. No final, o restante da população poderá se vacinar”.

Secretaria de Saúde esclarece a população as formas de evitar o contagio causados pelo Coronavírus

publicado ás 16:27 - quarta-feira, 18 de março de 2020

#PrefeituraDeJitaúna #SecretariadeSaúde #entrevistaSobreoCoronaVirus

No inicio da tarde desta quarta-feira, 18/03, a Secretaria de Saúde do município, promoveu na Jitaúna FM 104.9 Mhz, com o jornalista Neilton Brito, uma entrevista onde o assunto foi as formas de evitar o contagio de pessoas causados pelo Coronavírus (Covid-19). 

A entrevista contou com a participação da Secretária de Saúde Patrícia Lopes, Enfermeira Manuella Nonato, Coordenador de Vigilância Epidemiológica Luciano Andadre, e o Coordenador de Vigilância Sanitária Eliú Passos que esclareceram para a população sobre a pandemia do novo Coronavírus que vem assustando a população. Foram discutidos as formas de evitar, as formas de contagio e como procurar o setor de saúde em casos suspeitos. 

A Secretária falou ainda sobre um suposto caso de Covid-19 no município, fato que não ocorreu, como foi explicado pela Secretaria, não existe nenhum caso suspeito no município. A secretaria informou ainda que equipes da pasta estão apostas e totalmente mobilizadas para atender e prestar maiores informações sobre essa pandemia que assola o mundo inteiro. As unidades de saúde estarão abertas e atendendo diariamente pessoas que forem em busca de atendimento, explica Patricia. *Ascom/ Prefeitura de Jitaúna

Petrobras reduz gasolina em 12% nas refinarias a partir de quinta-feira (19)

publicado ás 16:14 - quarta-feira, 18 de março de 2020

A Petrobras PETR4.SA reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias em 12% e o do diesel em 7,5% a partir de quinta-feira, informou a petroleira à Reuters, em meio a um mergulho dos preços de petróleo e derivados por impactos da expansão do coronavírus e de uma guerra de preços entre grandes produtores. O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Coronavírus: Rodoviárias de Salvador, Feira, Prado e Porto Seguro serão fechadas

publicado ás 15:25 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Rodoviária de Salvador — Foto: Divulgação

O governo da Bahia anunciou na tarde desta quarta-feira (18) que as rodoviárias de Salvador, Porto Seguro, Prado e Feira de Santana, cidades com casos confirmados de coronavírus, serão fechadas totalmente, como prevenção ao novo coronavírus. Além disso, o governo informou que solicitará às agências nacionais de Aviação Civil (Anac) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspensão, em caráter emergencial, de voos saindo ou chegando de aeroportos baianos para o exterior e para cidades brasileiras com casos de contaminação comunitária, como Rio de Janeiro e São Paulo. As medidas ocorrem pouco tempo depois do governador Rui Costa (PT) comunicar a suspensão do transporte intermunicipal. 

Bolsonaro confirma que ministro de Minas e Energia foi diagnosticado com Covid-19

publicado ás 15:20 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Bolsonaro confirma que ministro de Minas e Energia foi diagnosticado com Covid-19

Foto: Reprodução / MME

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (18, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o Ministro das Minas e Energias, o almirante Bento Costa Lima testou positivo para o Covid-19. De máscara, Bolsonaro disse que "o cuidado para nós tem que ser redobrado". Os ministros da Economia Paulo Guedes, e o ministro da Saúde, Henrique Mandetta participam da coletiva para anunciarem medidas em razão da pandemia de coronavírus.

Nos bastidores, TSE se preocupa com prazos para eleições municipais, diz site

publicado ás 15:00 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Nos bastidores, TSE se preocupa com prazos para eleições municipais, diz site

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nos bastidores os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) temem que a Corte precise realizar mudanças no calendário eleitoral previsto para esse ano. Em 2020 ocorrem as eleições municipais. A informação foi apurada pelo portal Poder 360.

A reportagem relata que oficialmente a Secretaria Geral do TSE afirma que, “até o momento“, o cronograma está mantido.

As convenções partidárias estão previstas para 20 de julho a 5 de agosto. E 4 de abril é a data final para filiação dos candidatos. Alguns advogados contatados pelo portal já argumentam a extensão de prazos.

Em entrevista ao site, a advogada eleitoral Marilda Silveira comentou sobre a decisão da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, pelo adiamento da eleição suplementar para o Senado em Mato Grosso. Silveira acredita que a decisão vai render discussões e existe a possibilidade de ser usada como argumento para mudança no calendário das eleições  municipais. “Estamos em situação inédita com a pandemia”, afirmou.

As reuniões dos partidos poderiam ser adiadas por projeto de lei, de acordo com a matéria. Existe ainda a possibilidade de interpretação do TSE, conforme a advogada.

Cancelada a 41ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié, como prevenção

publicado ás 11:50 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Resultado de imagem para parque expo jequie

A tradicional Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié, que chegaria a sua 41ª edição, e ocorreria de 25 de abril a 3 de maio no Parque Luis Carlos Braga foi cancelada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Jequié, responsável pela realização do evento. Também foi cancelada a 18ª Expo Nacional, prevista para o mesmo período.

O cancelamento da Expo Jequié foi anunciado nesta terça-feira ((17), pelo presidente da entidade, Ivo Silva Santos. Segundo Ivo, a decisão é para prevenção ao coronavírus na Cidade Sol.  ”Vários eventos importantes no mundo estão sendo suspensos, o objetivo principal é preservar a saúde das pessoas. Foi publicado um Decreto do Executivo Municipal suspendendo por tempo indeterminado os eventos públicos e privados no município com aglomeração acima de 30 pessoas, respaldando então à vontade da Diretoria do Sindicato Rural de Jequié em adiar a Expo Jequié para uma data oportuna”, declarou o presidente.

Jequié: Presos em saída temporária devem permanecer em prisão domiciliar

publicado ás 11:45 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Jequié: Presos em saída temporária devem permanecer em prisão domiciliar

Foto: Reprodução 

Os 113 presos do Conjunto Penal de Jequié, que foram beneficiados pela saída temporária para o período entre o dia 12 de março e esta quarta-feira (18) vão ficar em prisão domiciliar. Segundo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além dos 113 que já estão em prisão temporária, a determinação se estende a outros 50 que devem se recolher às residências. A medida foi tomada pela Comarca de Jequié após recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ainda segundo informações, presos idosos e custodiados que se incluem no grupo de risco ao novo coronavírus. Além de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, tuberculose, doenças renais, HIV, entre outras. A medida deve ser adotada nas demais comarcas do estado. Segundo a Direção do Conjunto Penal de Jequié, além dos 113 presos que já se encontram na saída temporária, outros 50 presos devem se recolher em prisão domiciliar até a sexta-feira (20).

Aposentados e pensionistas terão pagamentos antecipados no mês de março na Bahia

publicado ás 11:30 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Foto: Jitaúna em Dia

Os aposentados e pensionistas da Bahia vão ter o pagamento dos vencimentos antecipado no mês de março. O Governo do Estado fechou um acordo com o Banco do Brasil com o objetivo de dar mais comodidade às pessoas que compõem o grupo de risco em meio a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o governo do estado, a ideia é antecipar em um dia, mas em março serão na prática três: como o pagamento da folha do funcionalismo cai na terça-feira, dia 31, o depósito previsto para a segunda-feira já estará nas contas desde o sábado, dia 28.

“A medida permite maior tranquilidade para este público caso seja necessário ir a uma agência, embora a recomendação, principalmente para aqueles com mais de 70 anos, seja evitar sair de casa e tentar resolver o máximo possível por meios eletrônicos em tempos de pandemia”, afirma o governador Rui Costa.

Homem morre após incendiar veículo e o próprio corpo em posto de combustíveis em Itapé

publicado ás 11:29 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Foto: Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (17), um homem, identificado como Eduardo Santos da Cruz, 35 anos, conhecido popularmente como Dudu, ateou fogo no próprio corpo e no veículo em que estava, uma Kombi. O caso aconteceu em um posto de gasolina na cidade de Itapé, no sul da Bahia.

A atitude de Eduardo causou pânico e correria nas pessoas que presenciaram o ato. Funcionários do posto ficaram desesperados. De acordo com informações de testemunhas, Dudu teria tomado o “bico” da bomba de combustível de uma frentista, à força, e derramado o líquido sobre seu próprio corpo e no veículo.

Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, em estado gravíssimo, e acabou não resistindo aos graves ferimentos de queimaduras, por todo o corpo. Eduardo era morador de Itapé e estaria sofrendo de depressão. *Com informações do Blog Verdinho Itabuna

Homem é detido após fugir de quarentena em Trancoso

publicado ás 11:20 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Uma das pessoas monitoradas em Trancoso fugiu do isolamento na madrugada de terça-feira (17), segundo informou o CORREIO. Acionada por outras pessoas, a Polícia Militar interceptou o carro do homem na BA-001, já próximo a Arraial D’Ajuda, após realizarem bloqueio em diversas vias da região.

Ele alegou que outras pessoas tinham sido liberadas para voltar a São Paulo e que seu caso tinha dado negativo. Assim, não queria voltar para o local, já que poderia ser contaminado por outras pessoas. Não teve jeito. Os policiais o escoltaram de volta ao condomínio em Trancoso, além de adverti-lo de que não poderá sair do isolamento enquanto houver possibilidade de contágio a outras pessoas.

Segundo a PM, os policiais do 8º Batalhão, de Porto Seguro, utilizaram luvas, máscaras e não tiveram nenhum contato físico com o homem. O homem estaria na ‘comitiva’ de amigos do empresário Cláudio Vale, que mesmo infectado pelo vírus da Covid-19 viajou de São Paulo para a Bahia, acompanhado de amigos, e seria o responsável pela contaminação do 10° caso no estado baiano.

Suspeitos de diversos crimes morrem em confronto com a PM em Ubatã

publicado ás 11:14 - quarta-feira, 18 de março de 2020

Foto: Reprodução/Ubatã Notícias

Um homem identificado apenas pelo prenome de Dougas e um menor de 17 anos identificado como Anderlan da Silva Santos, de 17 anos, tombaram em confronto com guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã na manhã desta quarta-feira (18), no Lajedo.

Segundo informações da PM, as guarnições realizavam rondas ostensivas da Operação Intensificação quando avistou a dupla. Após tentativa de abordagem, de acordo com a PM, a dupla atirou contra as guarnições, que revidaram e os suspeitos acabaram feridos. A PM prestou socorro e levou os suspeitos ao Hospital César Monteiro Pirajá, onde foi constatado o óbito.

Ainda segundo a PM, a dupla é suspeita de liderar o tráfico no Lajedo, de pratica de assaltos e também de homicídios. Com Douglas e Aderlan foram encontrados dois revólveres calibre 38, com numeração raspada, e 03 armas de fabricação caseira. *Com informações do Ubatã Notícias

Rui suspende aulas de todas as escolas da Bahia e proíbe transporte intermunicipal

publicado ás 11:14 - quarta-feira, 18 de março de 2020

As aulas de todas as escolas da Bahia – públicas e privadas – estão suspensas pelos próximos 30 dias devido ao coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na manhã desta quarta-feira (18), e vale para colégios dos 417 municípios do estado. Na segunda-feira (16), o governo já tinha adotado medidas para as escolas das cidades com casos confirmados pelo vírus, assim como a prefeitura de Salvador. Rui determinou, ainda, que o transporte intermunicipal e interestadual para os municípios com casos confirmados também será suspenso.

“Vamos estender a suspensão das aulas para todos os colégios do estado, públicos e privados, para todos os municípios da Bahia por 30 dias”, enfatizou o governador. Em seu perfil no Twitter, ele disse que o decreto que regulamenta a medida será assinado nesta quarta.

Quanto ao transporte interestadual, estão suspensos todos os tipos de transporte público para as quatro cidades baianas com casos confirmados – Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro e Prado. A decisão vale por 10 dias e começa a ser contada a partir de sexta-feira (20).

De acordo com o governador, o último ônibus sairá de Salvador de quinta para sexta-feira. A partir da 0h da sexta, haverá fiscalização para garantir que a proibição seja cumprida. No sábado (21), também não serão permitidas mais chegadas de ônibus às rodoviárias dessas cidades.

“É uma forma de limitar a movimentação de pessoas nessas cidades com casos confirmados. Essa suspensão vale, inclusive, para o transporte de vans na região de Feira e Porto Seguro. A Agerba e a Polícia Rodoviária Estadual vão agir e aqueles veículos que forem pegos fazendo transporte nessas cidades serão presos e levados para o pátio do Detran”, afirmou Rui.

O governador garantiu também que vai limitar a saída e a chegada de ônibus interestaduais. “Há de se discutir aí a competência, mas nós vamos limitar e eu espero que o governo federal mantenha a decisão do estado”. *Com informações do CORREIO

Censo Demográfico é adiado para 2021 por avanço do novo coronavírus

publicado ás 20:55 - terça-feira, 17 de março de 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (17) que a realização do Censo Demográfico foi adiada para 2021 diante do avanço do surto coronavírus no país. A coleta de dados estava programada para neste ano. Segundo o IBGE, o próximo Censo terá como data de referência 31 de julho de 2021. A coleta será realizada entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021. O concurso com 208 mil vagas destinado para a realização do levantamento foi suspenso. Os candidatos que já fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados.

Por Índice de Pessoal, Gilson Fonseca tem contas rejeitadas no TCM pela 1ª vez

publicado ás 20:55 - terça-feira, 17 de março de 2020

Resultado de imagem para gilson itagiba

Gilson Fonseca é prefeito de Itagibá pelo 5º mandato.

O prefeito de Itagibá, Gilson Fonseca (DEM), teve pela primeira vez na sua história política uma conta rejeitada pelo TCM. O gestor está em seu quinto mandato como chefe do executivo municipal. Em sessão realizada nessa terça-feira (17), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contras de Itagibá referente ao exercício de 2018. A despesa com pessoal representou 59,49% da receita corrente líquida, quando o máximo permitido é 54%. Em entrevista na semana passada, o prefeito Gilson Fonseca informou que preferiria ter as contas rejeitadas a ter que demitir servidores municipais.

Até o julgamento das contas do ano de 2017, o TCM aprovou contas com Índice de Despesa Pessoal superior a 60%. Já referente as de 2018, o Tribunal opinou pela rejeição de todas as contas dos municípios com índice de gasto pessoal superior a 54%. Em razão dessa irregularidade, o prefeito foi multado em R$ 64.800,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais. A decisão do TCM cabe recursos e segundo informou a assessoria da prefeitura, serão impetrados de imediato, nos termos da lei.

Idoso em isolamento em Salvador é 14º caso confirmado de Covid-19 na Bahia

publicado ás 20:40 - terça-feira, 17 de março de 2020

Testes do novo coronavírus esgotam em laboratórios particulares de Feira de Santana

Foto: Josué Damascena / Fiocruz

A Bahia registrou na tarde desta quinta-feira (17) o 14º de coronavírus no estado, de acordo com boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O diagnóstico foi dado a um homem, de 72 anos, em Salvador.

Segundo o boletim, ele está em isolamento domiciliar, “adotando as medidas de precaução respiratória e de contato”. Ele estava de viagem recente ao estado de São Paulo.

Este é o quinto caso na capital baiana que testou positivo para o Covid-19. Foram registrados, ainda, outros cinco casos em Feira de Santana, três em Porto Seguro e um em Prado, no extremo sul baiano.

Prado é incluído em decreto estadual que suspende aulas e funcionamento de academias

publicado ás 20:40 - terça-feira, 17 de março de 2020

Prado é incluído em decreto estadual que suspende aulas e funcionamento de academias

Foto: Divulgação

Após ser confirmado um caso positivo de coronavírus na cidade de Prado, o governo estadual estenderá ao município a determinação de suspensão das aulas na rede estadual de ensino por 30 dias, assim como já está em vigor em Salvador, Feira de Santana e Jequié. Um novo decreto será publicado no diário oficial desta quarta-feira (18).

Além da inclusão de Prado, o novo decreto estabelece a suspensão das aulas em academias de dança e ginástica nessas quatro cidades.

Colégio Selecista em Jitaúna suspende aulas por 15 dias diante do avanço do COVID-19

publicado ás 12:07 - terça-feira, 17 de março de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

Colégio Selecista em Jitaúna informa em nota que estará suspendendo as aulas da unidade de ensino particular do município por 15 dias, diante do avanço do COVID-19. Assim como a rede Municipal de ensino que aderiu a suspensão que já ocorre nesta quarta-feira (18), as aulas ficam suspensas pelos próximos 15 dias em todas as escolas de Jitaúna. Confira nota:

"Senhores pais e toda comunidade SELECISTA, diante do avanço do COVID-19 é necessário adotarmos algumas medidas para proteger os nossos alunos, filhos e familiares de um possível contágio do COVID-19, esse é um momento que exige calma e tranqüilidade dos pais, professores e familiares, o desejo e a intenção nesse momento é preservar a saúde de todos.

Visando essa proteção de nossos alunos, professores e colaboradores o COLÉGIO SELECISTA E O SELECISTA FITNESS, resolve suspender todas as suas atividades por 15 dias a partir do dia 18 de Março, durante esse período estaremos atentos a possíveis mudanças nesse cenário, e em caso de alguma alteração entraremos em contatos com a nossa comunidade escolar.

Agradecemos a todos pela compreensão e na certeza de que estamos adotando as medidas necessárias para preservação da saúde dos nossos alunos, professores, colaboradores e familiares".

Copa América é adiada para 2021 por causa da pandemia do coronavírus

publicado ás 11:54 - terça-feira, 17 de março de 2020

Copa América é adiada para 2021 por causa da pandemia do coronavírus

Foto: Divulgação / Conmebol

A Conmebol optou nesta terça-feira (17) pelo adiamento da realização da Copa América para 2021 por causa da pandemia do coronavírus. O torneio estava marcado para começar no dia 12 de junho deste ano e seria disputado em duas sedes, Argentina e Colômbia.

Segundo a entidade que controla o futebol da América do Sul, os grupos, as sedes e o formato da competição estão mantidos. As novas datas da realização do torneio foram redefinidas para os dias 11 de junho e 10 julho de 2021. Leia mais na coluna Esportes.

Coronavírus faz primeira vítima fatal no Brasil; paciente era de São Paulo e tinha 62 anos

publicado ás 11:15 - terça-feira, 17 de março de 2020

Coronavírus faz primeira vítima fatal no Brasil; paciente era de São Paulo e tinha 62 anos

Foto: Divulgação

A primeira morte pelo novo coronavírus foi registrada no estado de São Paulo. A vítima era um homem de 62 anos. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, outras informações sobre o caso serão dados numa coletiva com os médicos do centro que cuida de medidas para prevenir a doença.

O estado de São Paulo contabiliza 152 casos confirmados de infecções pelo vírus. No Brasil são 234.  

Sobe para 13 o nº de casos de coronavírus na Bahia

publicado ás 11:10 - terça-feira, 17 de março de 2020

Foto: Reprodução

O número de casos confirmados de coronavírus na Bahia subiu para 13 nesta terça-feira (17). Os novos casos foram registrados em Porto Seguro (2) e em Prado (1), no extremo sul da Bahia. As informações foram divulgadas pela subsecretária estadual da Saúde (Sesab), Tereza Cristina, durante entrevista à TV Bahia. Os perfis dos pacientes e de como aconteceu a contaminação não foram divulgados pela subsecretária. Ainda segundo ela, ainda não há transmissão comunitária no estado.

Os outros nove casos confirmados são de residentes em Salvador (quatro), Feira de Santana (cinco) e Porto Seguro (1). Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, de janeiro até às 17 horas desta segunda-feira (16), a Bahia registrou 587 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 10 confirmados. Outros 249 foram descartados e 328 aguardam análise laboratorial.

O último caso que havia sido divulgado pela Sesab, no final da tarde de segunda, foi de um homem de 43 anos, de Porto Seguro, que trabalha na residência de uma das pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estavam em uma festa realizada em Itacaré. O paciente relatou contato diário com o caso confirmado e encontra-se assintomático.

PRF apreende mais de 1 tonelada de cocaína que seria entregue em Itabuna

publicado ás 11:09 - terça-feira, 17 de março de 2020

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, nesta segunda-feira (16), mais de uma tonelada de cocaína dentro de bolsas escondidas no meio de uma carga transportada por um caminhão baú. De acordo com a PRF, o carregamento seria entregue em Itabuna, no sul da Bahia. A apreensão ocorreu no Km 637 da rodovia Fernão Dias (BR-381), em Santo Antônio do Amparo (MG).

O carregamento da droga foi descoberto durante um procedimento de fiscalização no pátio de um posto de combustíveis. Os agentes da PRF lotados em Perdões, em Minas Gerais, desconfiaram da situação de dois veículos com placas de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, que faziam o pernoite no local, e decidiram fazer a abordagem.

Nada foi encontrado no veículo de passeio, mas a surpresa estava na carreta. A droga estava no meio de luvas para procedimentos cirúrgicos. Os 1.120 tabletes de cocaína estavam escondidos dentro de 34 bolsas de viagem, com peso total de 1.120 quilos. Os dois motoristas foram detidos e confessaram estar juntos porque o automóvel fazia a escolta da carreta com intuito de informar sobre possíveis ações policiais no decorrer da viagem, que começou no interior de Santa Catarina e terminaria em Itabuna, segundo a PRF.

Prefeitura de Jitaúna suspenderá aulas por 15 dias devido ao Coronavírus

publicado ás 06:06 - terça-feira, 17 de março de 2020

Resultado de imagem para covid19

A Prefeitura de Jitaúna, anunciou nesta segunda-feira (16/03) que as aulas na rede municipal de ensino vão ser suspensas por 15 dias devido à pandemia do novo coronavírus. 

A suspensão das aulas na rede de ensino pública no Município de Jitaúna deverá ser compreendida com o recesso/férias escolares. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, dia 18 de março de 2020. As medidas fazem parte de uma série de decisões adotadas para evitar o contágio do vírus na cidade. (Jitaúna em Dia)

Jitaúna: Secretaria de Saúde emite nota sobre suposto caso de Coronavírus na cidade

publicado ás 06:05 - terça-feira, 17 de março de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria de Saúde de Jitaúna divulgou na noite desta segunda-feira (16/03), uma nota esclarecendo rumores de um suposto caso de Coronavírus no município. A Secretaria informa que não existe nenhum registro ou caso suspeito do novo Coronavírus em Jitaúna.

A secretaria informa ainda que equipes da pasta estão apostas e totalmente mobilizadas para atender e prestar maiores informações sobre essa pandemia que assola o mundo inteiro. É importante reforçar também os cuidados necessários para evitar o contágio do COVID-19. Ainda segundo a pasta, a informação vem circulando em redes sociais o que não procede. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna

Jitaúna: Igreja Católica cancela Hora da Graça como medida de prevenção contra o Coronavírus

publicado ás 06:05 - terça-feira, 17 de março de 2020

Resultado de imagem para IGREJA JITAUNA

Frente à pandemia do Corona Vírus (Covid-19), foi decidido cancelar a Hora da Graça Quaresmal, programada para esta semana na Igreja Católica em Jitaúna. Tal decisão foi maturada a partir das 3 virtudes ensinadas pela Mãe Igreja. "Tendo consultado o órgão competente do município, isto é, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, fomos orientados a evitar grandes aglomerações. Embora não haja casos confirmados em Jitaúna, é preciso adotar medidas cautelosas". disse padre Willian em comunicado.

Não nos falte à fé e a confiança. Por isso, conclamamos nossos diocesanos oferecerem a Deus súplicas e orações pelas pessoas infectadas, pelos profissionais da área e para que as políticas públicas em saúde auxiliem a condução dos trabalhos de prevenção e reabilitação. A Igreja Católica tem a sua frente o Padre Estevão Leal e o  Vigário Padre Willian Menezes. (Jitaúna em Dia)

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia suspende aulas por tempo indeterminado

publicado ás 01:05 - terça-feira, 17 de março de 2020

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia suspende aulas por tempo indeterminado

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) decidiu, nesta segunda-feira (16), suspender as atividades acadêmicas por tempo indeterminado, devido à pandemia do novo coronavírus. A medida da reitoria da UFRB começa a valer a partir desta terça (17).

O Conselho Universitário (Consuni) se reunirá às 13h desta terça para discutir um plano de contingência e definir ações a serem implantadas durante o período de suspensão.

A UFRB ressaltou, em nota, que não há casos suspeitos de coronavírus na sua comunidade acadêmica. Entretanto, um dos campi da universidade fica localizado em Feira de Santana, município baiano com o maior número de casos confirmados da doença.

Governo antecipa abono e 2ª parcela do 13º do INSS e reforça Bolsa Família

publicado ás 00:55 - terça-feira, 17 de março de 2020

Foto: Reprodução/GloboNews

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou, na noite desta segunda-feira (16), mais medidas do governo para tentar “proteger a população brasileira do choque externo” que é a pandemia do coronavírus. Entre elas estão a antecipação do abono salarial e da segunda parcela do 13º salário do INSS e a ampliação de beneficiários do Bolsa Família.

Segundo Guedes, em reunião mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro pediu medidas para a saúde e para a manutenção do emprego. Ao todo, segundo o ministro, serão quase R$ 150 bilhões injetados na economia em três meses, com dois focos principais: proteção de idosos e pessoas mais vulneráveis e benefícios para empresas para tentar manter o nível de emprego.

Entre as medidas para a população mais vulnerável, totalizando R$ 83,4 bilhões, estão:

*antecipação do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para junho (R$ 12,8 bilhões)

*antecipação para maio do pagamento da segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (R$ 23 bilhões) – a antecipação da primeira parcela já havia sido anunciada na semana passada.

*ampliar em mais de 1 milhão de pessoas o número de beneficiários do Bolsa Família (até R$ 3,1 bilhões)

*valores não sacados do PIS/Pasep serão transferidos para o FGTS para permitir novos saques (R$ 21,5 bilhões).

Entre as medidas para a manutenção de empregos, totalizando R$ 59,4 bilhões, estão:

*adiamento por três meses do prazo de pagamento do FGTS pelas empresas (R$ 30 bilhões)

*adiamento por três meses do pagamento da parte da União no Simples Nacional (R$ 22,2 bilhões)...(mais…)