Jorge Fernando de Medeiros Rabello nasceu no subúrbio do Rio e iniciou sua carreira na TV como ator, em 1978, na série "Ciranda, cirandinha". Mas foi como diretor que ele ganhou destaque, dirigindo cerca de 30 novelas, entre elas "A próxima vítima", "Vamp" e "Sete pecados", além de programas de entretenimento como "Divertics" e "Gente inocente". No cinema, dirigiu "Sexo, amor e traição", em 2004. *Informações do Metro1

0,

Carro cai de ponte e é encontrado sem ocupantes em rio no município de Ituberá

 
Um caso está intrigando a população de Ituberá após relatos de um veículo ter caído da Ponte da Saicí, na madrugada deste sábado (2). Segundo relatos de moradores do Bairro Saicí, onde fica localizado o atracadouro conhecido como Ponte da Saicí, o veículo arrebentou as correntes que fecham a ponte à noite e avançou até cair no Rio Serinhaém.
 
Ainda segundo as informações, por volta das duas da madrugada foi ouvido um barulho de um veículo atravessando o quebra-molas em alta velocidade e em seguida uma voz feminina, aos gritos, pedindo socorro. Ainda segundo os relatos, o veículo continuou em direção ao final da ponte até cair no rio. 
 
A polícia foi acionada e por volta das sete da manhã uma unidade do Corpo de Bombeiros chegou ao local mas nada pode ser feito, uma vez que era necessária a presença de mergulhadores, o que só ocorreu depois que pescadores locais e um grupamento do Anjos da Vida, de Ituberá, começou a vasculhar toda área no intuito de localizar o suposto veículo. Após uma manhã inteira de buscas, às 12h30 deste sábado, foi localizado o veículo, um Ford Ka, preto, placa policial JSD 3373, da cidade de Muritiba, com os vidros quebrados e a porta dos fundos (porta-malas) aberto. Nenhum corpo foi encontrado dentro do veículo. A Polícia Militar isolou a área e acionou a perícia para iniciar as investigações. *As informações e fotos são do blog Portal Pratiji
 
Homem é flagrado viajando em bagageiro de ônibus no município de Barreiras
 
Um homem foi flagrado viajando no compartimento de bagagens de um ônibus de turismo, na tarde desta sexta-feira (01), no Km 797 da BR 242, no trecho de Barreiras. Segundo a Polícia Rodoviária de Salvador (PRF), o veículo seguia de São Paulo até o estado do Piauí.
 
O flagrante ocorreu durante fiscalização da ‘Operação Carnaval’ quando foi dada ordem de parada ao veículo. Ao abrir o compartimento de bagagens, a equipe PRF visualizou o passageiro sendo transportado, deitado em colchões. A situação resultou em infração gravíssima e multa no valor de R$ 295,00. Além disso, o proprietário do ônibus providenciou passagem na rodoviária da cidade, para que o homem seguisse viagem de maneira adequada.

Entrada da cidade de Itagimirim é fechada com arame farpado para evitar contágio da Covid-19

publicado ás 12:40 - segunda-feira, 30 de março de 2020

Itagimirim: Entrada de cidade é fechada com arame farpado para evitar contágio da Covid-19

Foto: Divulgação / Prefeitura de Itagimirim

Um dos acessos à cidade de Itagimirim, na Costa do Descobrimento, região de Porto Seguro, segue bloqueado com arame farpado. A situação é vista ainda nesta segunda-feira (30) na pista que dá acesso a Eunápolis, na mesma região. Na outra entrada, que leva a outro trecho da BR-101 sentido Itabuna, o bloqueio é parcial. Nesta barreira sanitária, agentes da prefeitura abordam os condutores e passageiros e avaliam sobre a necessidade de isolamento ou não, caso apresentem sintomas do novo coronavírus.

A decisão de fechar a entrada da cidade foi tomada pela prefeitura entre as ações para evitar o contágio no município. Na região, Porto Seguro é a que tem mais casos de novo coronavírus, dez, segundo último balando da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em boletim deste domingo (29).

Mulher morre em hospital após ser atingida com vários tiros no bairro Mandacaru, em Jequié

publicado ás 12:37 - segunda-feira, 30 de março de 2020

Uma mulher identificada como Ivana Santos de Oliveira foi morta a tiros na noite deste domingo (29), em Jequié. A vítima teria sido atingida com vários disparos de arma de fogo nas proximidades da Estação de Tratamento da Embasa, no bairro Mandacaru.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias do crime, mas a polícia diz não descartar a relação do caso com o tráfico de entorpecente. Ivana chegou a ser socorrida ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, mas não resistiu aos ferimentos. Ela deixa dois filhos.

Região: Jequié segue com 21 casos suspeitos do Covid-19; cidades próximas seguem em alerta

publicado ás 10:14 - segunda-feira, 30 de março de 2020

Rio Grande do Sul confirma terceira morte por conta do coronavírus

Na última atualização do boletim médico da Covid-19 em Jequié, foi divulgado que o município segue com um caso confirmado da doença e 21 suspeitos de estarem com o coronavírus. Ao total, 22 casos já foram descartados. Vale lembrar, que os números podem ser ainda maiores, já que a doença em muitos casos é assintomática, por isso é importante ficar em casa e evitar contrair ou transmitir o vírus para outras pessoas. A Bahia já tem 156 casos confirmados da doença, sendo 100 em Salvador. 

Na região as cidades como Jitaúna, Ipiaú, Ibirataia, Aiquara, Itagi, Ubatã e Barra do Rocha não tiveram casos positivos para o Covid-19. Apenas a cidade de Itagibá obteve um caso positivo para o coronavírus, trata-se de uma idosa de 70 anos, que foi diagnosticada com o vírus numa clinica de Ipiaú, a idosa reside no distrito de Japomerim que pertence ao municipio de Itagibá.

Senado vota nesta segunda-feira (30) auxílio de R$ 600 para autônomos e informais

publicado ás 10:05 - segunda-feira, 30 de março de 2020

O Senado Federal votará nesta segunda-feira (30) o projeto que visa amenizar os impactos econômicos para os trabalhadores brasileiros. O auxílio, que está sendo chamado de “Corona Vaucher”, é uma transferência de renda básica para mais de 40 milhões de trabalhadores informais e autônomos.  O repasse mensal seria de 600 reais para os trabalhadores, no caso de mulheres chefes de família a cota seria dobrada para 1.200 reais. A medida já foi aprovada na Câmara dos Deputados, e caso passe pelo senado, precisará apenas a sanção presidencial para passar a valer.

Brumado: Após denúncias, PM interrompe evento chamado de ‘Corona Fest’

publicado ás 09:59 - segunda-feira, 30 de março de 2020

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um evento denominado “Corona Fest” foi interrompido em Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, na tarde deste domingo (29). Devido ao fato, cerca de 30 pessoas foram parar na delegacia. A festa ocorria em um espaço no barro Malhada Branca. Ao receber denúncias, policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar se dirigiram ao local onde se depararam com a aglomeração de pessoas. Segundo o comandante Major Mário Cabral, os policiais militares têm intensificado as rondas ostensivas para garantir o cumprimento do decreto municipal que estabeleceu isolamento social no município, devido ao risco de disseminação do novo coronavírus.

Detentos da Bahia já produziram mais de 8 mil máscaras para profissionais da saúde

publicado ás 09:58 - segunda-feira, 30 de março de 2020

Detentos da Bahia já produziram mais de 8 mil máscaras para profissionais da saúde

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, publicou na manhã desta segunda-feira (30) uma informação positiva para a luta contra o coronavírus. Segundo o gestor, mais de oito mil máscaras foram produzidas por detentos do estado. O equipamento de proteção vai servir para auxiliar os profissionais da sáude.

"Bom dia! Começo a semana com notícia boa. Detentos de conjuntos penais baianos já produziram mais de 8,3 mil máscaras para profissionais da saúde. Um reforço importante contra o novo coronavírus, fruto do trabalho de quem está em processo de ressocialização", escreveu Rui no Twitter.

Em virtude da alta procura durante a pandemia, as máscaras tem faltado para os profissionais que vem cuidando das pessoas acometidas pela doença. Até o último domingo (29), a Sesab registrou 156 casos da doença e uma morte.

É muita propaganda e pouca ação, diz secretário de Saúde de Jequié ao falar de coronavírus na cidade

publicado ás 18:12 - domingo, 29 de março de 2020

Vitor Lawinsky – Secretário de Saúde de Jequié.

Casos de coronavírus em cidades da Bahia tem crescido nos últimos dias. A situação tem deixado prefeitos e secretários de saúde municipais) de “cabelos em pé”. Em Jequié não é diferente. Em contato com o site Bocão News, neste sábado (28), Vitor Lawinsky, gestor de Saúde do município narrou as dificuldades e a falta de recursos federais e do estado no combate a pandemia.

“Por aqui está bem difícil. Até agora de novos recursos [recebemos] somente 244 mil reais de uma ação na justiça federal, oriunda de condenação de ex-prefeitos daqui. For isso, nada, zero. Nem testes para toda nossa população não dispomos. A orientação do governo federal é somente testar casos mais gravosos. Sem falar na falta de EPIs. Tudo que tínhamos já disponibilizamos. E não estamos conseguindo comprar”, revelou. (mais…)

Aeroporto de Vitória da Conquista suspende funcionamento durante pandemia

publicado ás 18:07 - domingo, 29 de março de 2020

O aeroporto Glauber Rocha, na cidade de Vitória da Conquista, ficará fechado por cerca de dois meses com suspensão dos voos em meio a pandemia da Covid-19. Apenas seguranças, agentes de limpeza e locadoras de veículos permanecerão trabalhando no local. Com 16 linhas aéreas, entre embarques e desembarques, a administração do aeroporto informou que o funcionamento do terminal está suspenso.

Como os voos precisaram ser cancelados por falta de demanda, as companhias aéreas suspenderam os pousos e decolagens na cidade por um tempo médio de dois meses. A última viagem do aeroporto, inaugurado no ano passado, foi na última sexta-feira (27) com destino para o estado de São Paulo. Atualmente, de acordo com último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista não apresenta casos de Covid-19.

Brasil tem 136 mortes e 4.256 casos confirmados de coronavírus, diz ministério

publicado ás 17:55 - domingo, 29 de março de 2020

Brasil tem 136 mortes e 4.256 casos confirmados de coronavírus, diz ministério

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (29) um novo balanço dos casos da Covid-19 no Brasil. São 136 mortes, 4.256 casos confirmados e 3,2% de taxa de letalidade. Os dados nacionais já contabilizaram a primeira morte na Bahia (reveja aqui).

O Nordeste continua sendo a segunda região com o maior número de casos, com 720. A Bahia é o segundo estado da região com mais casos, com 154 casos confirmados pela pasta federal.

Os novos dados acrescentaram 22 mortes ao total. No balanço anterior, do último sábado (28), o Brasil tinha 114 mortes. Foi o mesmo acréscimo de sábado, em que tinham aumentado 22 mortes em relação à sexta.

O número de casos confirmados aumentou em 352 no balanço deste domingo. Até o sábado, eram 3.094 confirmados. A taxa de letalidade também subiu, saltou de 2,8% até o sábado (28) para 3,2% neste domingo.

Prefeitura de Jitaúna distribui cestas básicas para famílias vulneráveis no município

publicado ás 17:55 - domingo, 29 de março de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariadeAssistênciaSocial #Distribuiçãodecestasbásicasaostrabalhadores

Foto: Ascom/Prefeitura

As famílias em vulnerabilidade social, receberam cestas básicas, da Secretaria de Assistência Social em Jitaúna. A medida emergencial foi tomada devido às restrições impostas pelo coronavírus (Covid-19). Segundo informou a prefeitura, a distribuição atendeu a critérios legais, sendo destinado cestas apenas às famílias que se enquadrem na situação de vulnerabilidade.

A distribuição aconteceu na noite de sábado (28), numa forma de garantir a segurança alimentar sem prejudicar as orientações das autoridades de saúde em relação ao isolamento e evitar deslocamento da população de suas casas. A Prefeitura informou que a distribuição também ocorrerá nos distritos de Santa Terezinha e vila temão. Além da entrega de cestas, a Prefeitura tem adotado uma série de outras medidas e editado alguns decretos municipais que objetivam evitar a proliferação do Coronavírus, apesar de não termos registrado nenhum caso no município até o momento. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna

Guanambi: Mulher é levada à delegacia por fazer festa com 62 pessoas

publicado ás 17:55 - domingo, 29 de março de 2020

Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma festa com 62 pessoas foi interrompida em Guanambi, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, na madrugada deste sábado (28). A dona da casa foi encaminhada à delegacia por descumprir um decreto municipal que proíbe festas, além de servir bebida alcoólica a adolescentes. Segundo o Achei Sudoeste, o flagrante ocorreu em uma residência na Rua Palmira Cardoso, no bairro Ipiranga.

Policiais militares faziam rondas quando identificaram um volume de som alto na casa. Ao abordar a dona da residência, os policiais descobriram que havia uma festa no interior da casa. Havia 62 pessoas, sendo 32 adultos e 30 adolescentes. Um acusado de tráfico de drogas também estava no local. Os 30 adolescentes que estava na festa foram conduzidos para delegacia que acionou o Conselho Tutelar da cidade.

Vilas-Boas confirma 147 casos de Covid-19 na Bahia e lamenta primeira morte no estado

publicado ás 11:38 - domingo, 29 de março de 2020

FÁBIO VILAS-BOAS DIZ QUE NÃO HÁ MOTIVO PARA PREOCUPAÇÃO SOBRE O ...

Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

Secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas informou que a Bahia possui 147 casos confirmados do novo coronavírus. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (29), em seu Twitter oficial.

São 20 casos a mais do que o boletim divulgado pela Sesab na tarde do último sábado (28). De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), a vítima foi um homem de 74 anos, que estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, segundo a assessoria da unidade hospitalar. 

Segundo a pasta, ele estava entubado e em diálise constante. 

O titular da Saúde também lamentou a primeira porte registrada neste domingo, 29. “Estamos todos muito sentidos. Cada vida importa. Nossos sentimentos à família enlutada”, escreveu. Vilas-Boas não detalhou, no entanto, as novas cidades que tiveram casos registrados. 

MPT-BA registra aumento de denúncias trabalhistas por causa do coronavírus

publicado ás 11:37 - domingo, 29 de março de 2020

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) registrou um aumento no número de denúncias trabalhistas neste mês, por causa da pandemia do coronavírus. De acordo com o órgão, o crescimento foi de 65% acima da média do período, totalizando 185 denúncias. O MPT-BA detalhou que, desse número, 91 denúncias estão diretamente relacionadas à Covid-19. A irregularidade mais citada nas denúncias são relacionadas às condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, como empregadores que não estão garantindo ambientes saudáveis ou medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. Outras irregularidades denunciadas são: ameaças de suspensão de contratos de trabalho, redução de salários e do pagamento e empregadores ainda não formalizados. (mais…)

Mandetta cobra Bolsonaro: ‘Estamos prontos para caminhões do exército levando corpos?’

publicado ás 07:05 - domingo, 29 de março de 2020

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apresentou hoje possíveis cenários no Brasil para a pandemia do novo coronavírus. E, segundo o jornal O Estado de São Paulo, advertiu o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido): não se trata de uma “gripezinha”. Em reunião com Bolsonaro e outros ministros, Mandetta traçou um paralelo: a morte de mil pessoas no país é equivalente à queda de quatro aviões comerciais de grande porte. Segundo dados divulgados neste sábado (28), pelo ministério, o Brasil já teve 114 mortes em decorrência da covid-19.

“Estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”, questionou Mandetta.

De acordo com o jornal, o ministro pediu a Bolsonaro que crie “um ambiente favorável” para um pacto entre governo federal, estados, municípios e setor privado, em busca de uma ação conjunta contra o coronavírus. O pedido teria como objetivo unificar regras e medidas, colocando critérios científicos sempre como prioridade no controle do contágio. *Uol

Cancelamento do São João por coronavírus será inevitável na região, revela prefeitos

publicado ás 00:03 - domingo, 29 de março de 2020

As perdas de arrecadação dos governos federal, estadual e municipal, como conseqüência da crise econômica gerada pelo avanço do novo coronavírus, e a queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), inviabilizarão o São João 2020 da Bahia, afirmou a União das Prefeituras da Bahia (UPB). Segundo o governador Rui Costa, o pico da doença é entre abril e maio, meses em que as prefeituras realizam licitações para a festa e as particulares se organizam. Junho ainda vai ser mês de preocupação e, somente em julho ou agosto é que teremos estabilidade. Então, isso, aliado à queda de FPM, resultará em suspensão do São João e São Pedro.

Em Jaguaquara, Vale do Jiquiriçá, o arrasta pé pode não acontecer, segundo o vice- prefeito Zuka. O mesmo pode repetir em Itagibá, o prefeito Gilson Fonseca disse que tudo vai depender da evolução da pandemia “acho muito difícil. Outra cidade com dificuldades é Itiruçu, a prefeita Lorena di Gregório declarou que com recursos públicos o São Pedro não acontecerá.

De acordo com o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, esse assunto não será colocado em pauta, agora, pela administração municipal. Todos os esforços estão focados, neste momento, no combate ao coronavírus. *blog Marcos Cangussu

Governador suspende transporte intermunicipal e serviços do SAC em Ipiaú

publicado ás 00:02 - domingo, 29 de março de 2020

Foto: Giro Ipiaú

A Bahia passa a ter 29 cidades com transporte intermunicipal suspenso até o dia 5 de abril. O decreto nº 19.585, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (28), inclui o município de Ipiaú. Nesta sexta-feira (27), foi confirmado o caso de uma paciente residente no distrito de Itagibá, e que estava internada no Hospital Geral de Ipiaú. O objetivo do decreto é proteger a população contra a disseminação da doença. Estão suspensas a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal rodoviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans nesses municípios. Os ônibus interestaduais também não podem circular na Bahia até 5 de abril.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) suspenderá, a partir de segunda-feira (30), os atendimentos em Ipiaú, depois do decreto de emergência feito pelo governo do estado. A medida é uma forma de prevenção para o novo coronavírus. Por isso, o cidadão que precisar de atendimento deve acessar o  SAC Digital

Bahia tem mais quatro diagnósticos e sobe para 127 casos do coronavírus; Brasil tem de 3.904 casos e 114 mortos

publicado ás 00:01 - domingo, 29 de março de 2020

Atualização do coronavírus: Bahia tem mais quatro diagnósticos e sobe para 127 casos

Foto: Ilustrativa

A Bahia registra atualmente 127 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 3,1% do total de casos notificados. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) até o momento 1380 casos foram descartados e não há óbitos.

Este número contabiliza os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (28). Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 14 encontram-se hospitalizadas. Anteriormente, o Estado tinha tinha 123 pacientes infectados, distribuídos em 19 municípios, com maior proporção em Salvador (63,41%).

A covid-19 já foi diagnosticada em 3.904 pessoas no Brasil, tendo resultado na morte de 114 vítimas. Com isso, a taxa de letalidade da doença no país está em 2,8%, segundo balanço do Ministério da Saúde, divulgado neste sábado (28).

No balançode sexta-feira (27), o número de diagnosticados estava em 3.417, e o de mortes em 92 (taxa de letalidade de 2,7%). O número de casos registrados nas últimas 24 horas, portanto, soma 487.

Coelba suspende corte de energia em residências por 90 dias

publicado ás 00:01 - domingo, 29 de março de 2020

Foto: Redes Sociais

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) suspendeu o corte de energia de clientes por 90 dias em todo o estado da Bahia e ampliou a disponibilidade de canais digitais para o público. A medida foi determinada conforme a Resolução Normativa, deliberada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na terça-feira (24). A Aneel solicitou que os clientes que tiverem condições de pagar as contas devem continuar pagando as faturas para evitar a incidência de taxas.

Foi definido que as distribuidoras devem evitar a realização de serviços presenciais e, por isso, o envio de faturas de energia poderá ser efetuado por e-mails ou aplicativos. Para estes casos, os clientes devem se cadastrar ou atualizar os endereços eletrônicos e solicitar a modalidade de fatura por e-mail.

Para suprir a demanda dos clientes, a empresa disponibilizou diversas opções de canais digitais para solicitar serviços comerciais e emergenciais, disponíveis 24 horas por dia. A Coelba também foi autorizada pela Aneel a realizar leituras de consumo por média aritmética, para evitar a exposição de leituristas e clientes ao vírus. Outra opção defendida pelo regulador é a realização da leitura e envio para a empresa pelo próprio consumidor.

Hospital de Base em Itabuna será exclusivo para pacientes infectados por coronavírus

publicado ás 00:00 - sábado, 28 de março de 2020

Foto: Reprodução

O Hospital de Base em Itabuna, no sul da Bahia, atenderá exclusivamente pacientes que tenha casos suspeitos ou confirmados de coronavírus a partir de sábado (28). O diretor médico da unidade, Eduardo Kowalski, contou que o objetivo é criar um ambiente que evite a contaminação de outros pacientes, que não estejam doentes.

“O objetivo é dar atendimento exclusivo aos pacientes com Covid-19, não deixando de atender outras necessidades que vão precisar de outras especialidades. Mas, segundo a determinação do governador, é criar um ambiente propício só para essa doença e evitar ter a contaminação cruzada. O nosso receio é que o paciente que não tenha a doença se contamine por causa dos outros pacientes. A região sul vai contar com esse hospital para dar suporte a esses pacientes acometidos pela doença”, explicou o diretor.

Eduardo disse ainda que, atualmente, o hospital possui 140 leitos e deve ficar com cerca de 200. A chegada dos leitos deve acontecer entre 10 a 15 dias com capacidade para atender a essa demanda. Caso a pessoa esteja com outro problema de saúde, deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ser levado pelo Samu para o Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e sapatos, texto que diz

A Dieta de 17 Dias, é um e-book completo para você aprender do ZERO a como emagrecer de forma saudável e rápida em apenas 17 dias! Mesmo que você não tenha muito tempo disponível e não saiba nada sobre alimentação saudável ou perda de peso, conta com Grupo VIP no Facebook e Lista de Transmissão Vip Diária no WhatsApp com instruções especias do desafio pela Coach, várias receitas lowcarb & detox, exercícios, áudios para combater crises de ansiedade e compulsão alimentar e uma comunidade de pessoas motivadas a perderem peso de forma saudável e sem sofrer.

Governo federal reconhece situação de emergência em três municípios baianos

publicado ás 00:00 - sábado, 28 de março de 2020

Governo federal reconhece situação de emergência em três municípios baianos

Foto: Divulgação

O governo federal reconheceu, na última quarta-feira (25/03), a situação de emergência em decorrência da estiagem nos municípios de Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiricá; Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano; e Queimadas, na região do Sisal.

O decreto, publicado apenas nesta sexta-feira (27), homologa decretos municipais publicados em fevereiro deste ano, quando os municípios sofriam com a falta de chuva.

A Bahia registra 123 casos confirmados de (Covid-19)

publicado ás 00:00 - sábado, 28 de março de 2020

A Bahia registra 123 casos confirmados com coronavírus (Covid-19), o que representa 3% do total de casos notificados. Até o momento, 1240 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (27). Ao todo, 16 pessoas estão curadas. No momento seis pacientes se encontram hospitalizados. Os casos confirmados estão distribuídos em 19 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,41. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 55,3% são do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,58% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,15) seguida da faixa de 80 e mais (1,59), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Secretária de Saúde esclarece caso positivo de coronavírus associado à Ipiaú e na verdade de Itagibá

publicado ás 00:00 - sábado, 28 de março de 2020

A Secretária de Saúde de Ipiaú, Larissa Dias, esclareceu que  pessoa diagnosticada, nesta sexta-feira, 27, com teste positivo para o Covid-19 não é residente local e sim, no distrito de Japomerim, município de Itagibá. Por esta razão, a cidadã não será incluída na estatística do município, onde foram notificados seis casos suspeitos da doença, dos quais quatro já foram descartados e dois estão sendo aguardados os resultados dos exames no Laboratório Central da Bahia( LACEM). 

Sendo assim, não há nenhum caso testado positivo em pessoas residentes no município de Ipiaú. Quanto ao caso confirmado, a Secretária de Saúde informa que a pessoa infectada encontra-se internada, em isolamento, no Hospital Geral de Ipiaú (HGI), e justamente por isto, pede que toda a comunidade ipiauense redobre os cuidados. “Possivelmente esta pessoa teve contatos com diversos munícipes, havendo possibilidade de transmissão comunitária para o Covid-19.”, ressalta a secretária.

Ela reitera o pedido de que todos permaneçam em casa, ou seja, em isolamento social, saindo rigorosamente para atividades indispensáveis e essenciais. Neste momento de incertezas, como diz o ditado popular, “todo cuidado é pouco”. *Dircom Prefeitura de Ipiaú

Justiça libera mais de 800 presos de penitenciárias baianas por causa do coronavírus

publicado ás 00:00 - sábado, 28 de março de 2020

Foto: Reprodução

Mais de 800 presos foram liberados das unidades penitenciárias da Bahia, por causa da pandemia do novo coronavírus, após decisões judiciais. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) nesta sexta-feira (27). A Seap detalhou que a liberação não é generalizada. Segundo a secretaria, os juízes estão analisando casos específicos de presos que cumprem pena em regime semiaberto, que têm autorização de trabalho, que estão em prisão administrativa ou saída temporária.

Também estão sendo liberados os detentos que estão dentro do grupo de risco, como aqueles que têm doenças graves, crônicas e os maiores de 60 anos. A Seap informou que ainda não há um número total de presos que devem ser liberados na Bahia, já que os juízes estão analisando caso a caso para decidir pela liberação. A previsão é de que, na segunda-feira (30), mais detentos sejam soltos.

Apesar da liberação, os presos continuaram respondendo aos processos pelos crimes que cometeram. A secretaria não informou se esses detentos serão monitorados nem se deverão voltar para as unidades, quando a situação do coronavírus for controlada. Com a soltura dos presos, a Bahia registra 14.111 detentos, entre homens e mulheres, distribuídos pelas 26 unidades prisionais do estado. Deste número, 2.016 presos excedem a capacidade das prisões baianas, que têm vagas para 12.095 pessoas. *Com informações do G1

Câmara aprova projeto que prevê R$ 600 por mês para trabalhador informal

publicado ás 11:20 - sexta-feira, 27 de março de 2020

Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) um projeto que prevê o pagamento de R$ 600 a trabalhadores informais por três meses em razão da pandemia do coronavírus. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1,2 mil. A proposta do governo era de R$ 200 para os trabalhadores informais, o Congresso passou para R$ 600.

Com a aprovação, o texto seguirá para votação no Senado. Ainda não há data definida para a análise pelos senadores. O pagamento do auxílio emergencial é limitado a duas pessoas da mesma família.

Segundo estimativa preliminar da Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, o impacto fiscal com o auxílio para a União será de R$ 43 bilhões por três meses. O cálculo não considera ainda as mães chefes de família que poderão receber o auxílio em dobro. Pela proposta, poderá receber o montante o autônomo que não receber benefícios previdenciários, seguro desemprego nem participar de programas de transferência de renda do governo federal, com exceção do Bolsa Família.

Ilhéus confirma segundo caso do novo coronavírus no município

publicado ás 10:43 - sexta-feira, 27 de março de 2020

Foto: Divulgação

A prefeitura de Ilhéus confirmou, no início da noite desta quinta-feira (26), o segundo caso da Covid-19 no município. O paciente, do sexo masculino, foi infectado em outro estado, com transmissão comunitária comprovada, onde foi participar de uma atividade profissional. Ele se encontra em isolamento domiciliar. A confirmação acontece após o último boletim do governo estadual, que anunciou 108 casos confirmados do novo coronavírus na Bahia. Com mais essa contaminação registrada em Ilhéus, o estado chega a pelo menos 109 pessoas contaminadas. Ilhéus ainda espera os resultados dos exames de 41 casos suspeitos da Covid-19. Por outro lado, 36 já foram descartados.

Polícia Militar apreende arma de fogo em Ibirataia

publicado ás 10:42 - sexta-feira, 27 de março de 2020

Foto: Divulgação

A Policia Militar apreendeu na tarde de quinta-feira (26), em Ibirataia, uma arma de fogo, tipo garruncha, calibre .32, encotrada dentro de uma residência na Rua Lomanto Júnior. De acordo com informações divulgadas pela PM, após abordagem a um suspeito, ele indicou onde estava a arma, que segundo denúncia repassada aos policiais, seria utilizada na pratica de crimes na cidade. A arma e dois suspeitos, de nomes não divulgados, foram detidos e apresentados na delegacia local.

Em plena crise do coronavírus, vereadores de Itapitanga reajustam salários

publicado ás 06:00 - sexta-feira, 27 de março de 2020

Foto: Divulgação

Num gesto de descompasso com o mundo real, a Câmara Municipal de Itapitanga aprovou o aumento dos salários dos vereadores em plena crise do coronavírus. A resolução que autorizou o aumento do subsídio dos edis está publicada no Portal Oficial da Câmara. No artigo 1º da Resolução 01/2020, tem-se: “Fica o subsídio dos vereadores municipais majorado para R$ 6.450,00 (seis mil e quatrocentos e cinquenta reais), que passará a vigorar a partir da publicação desta lei com seus efeitos retroativos ao subsídio do mês de Janeiro/2020”. (Veja publicação  no Diário Oficial da Câmara)

Segundo informou o Blog Ubatã Notícias, a Lei 08/2016 previa o subsídio dos vereadores em até R$ 6.800,00 na atual legislatura, mas os parlamentares estavam recebendo vencimento mensal de cerca de R$ 5.290,00. Na calada da noite e aproveitando que a população está focada no combate ao coronavírus, os edis aumentaram em mais de R$ 1.000,00 os seus próprios salários.

Na mesma publicação que autorizou o aumento nos subsídios, a Câmara suspendeu os trabalhos legislativos em virtude do… enfrentamento ao coronavírus. A situação é claro, revoltou a comunidade do município, que já utiliza emissoras de rádio e as redes sociais para protestar.  Enfim, farinha pouca, meu pirão primeiro. *Com informações do Ubatã Notícias

Governo convoca cubanos desligados do Mais Médicos

publicado ás 00:10 - sexta-feira, 27 de março de 2020

O governo federal chamou de volta ao trabalho médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos e ficaram no Brasil. Um edital de chamamento público desses profissionais foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Segundo esse edital, médicos que estavam trabalhando no Brasil em novembro de 2018, por conta do acordo firmado com o Ministério da Saúde de Cuba, podem reintegrar o programa federal. Esses médicos precisam também ter ficado no país na condição de naturalizado, residente ou refugiado.

Cubanos que tiverem interesse em voltar a trabalhar para o governo brasileiro devem se inscrever pela internet e enviar documentos. Os médicos estrangeiros vão ocupar postos de trabalho não ocupados por médicos formados no Brasil. No último dia 11, o Ministério da Saúde publicou um edital para contratação desses profissionais. Os cubanos trabalharão em áreas de extrema pobreza no Brasil.

Mulher mata marido a facadas durante discussão em Ilhéus

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 27 de março de 2020

Foto: Reprodução/Fábio Roberto

Por volta das 17hs desta quinta-feira (26), no distrito de Sambaituba, zona norte de Ilhéus, uma briga intensa de casal terminou em morte. Segundo informações da Polícia, uma mulher, autora do crime, desferiu vários golpes de faca do marido durante a discussão. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu em via pública. Após o crime, a mulher foi amarrada em um poste por populares, enquanto aguardava a chegada da Polícia Militar e do departamento de Polícia Técnica para Perícia. *Com informações do Blog Fábio Roberto

Governador sugere que cidades sem Covid-19 mantenham feiras livres e comércio

publicado ás 14:21 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Estado vai abrir UPAs e hospitais para tratar Covid-19; Rui quer regionalizar atendimento

Foto: Fernanda Vivas/GOVBA

O governador Rui Costa sugeriu a prefeitos de cidades baianas sem casos confirmados de novo coronavírus que mantenham o comércio na ativa. O pedido também se estende à manutenção das feiras livres. Para Rui, as medidas de restrição devem ser gradativas, evitando medidas mais restritivas nesse primeiro momento de enfrentamento da pandemia.

“Nos municípios que não tenham casos confirmados não vejo sentido em fechar feiras livres. O que a gente precisa é tomar cuidado. É aumentar os espaços entre feirantes, mudar a feira, ou espalhar a feira por vários espaços na cidade. Porque o agricultor precisa vender . A mesma coisa vale para o comércio”, sugeriu.

Segundo o gestor, a ação não valeria para cidades já com casos ou que tenham municípios vizinhos com confirmação para a Covid-19. Rui deu o exemplo de São Félix e Cachoeira. “Mas a decisão eu respeito. Aí vai depender de cada prefeito e da população”, afirmou.

Sesab confirma 104 casos de coronavírus na Bahia

publicado ás 14:20 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Hospitais não preenchem fichas de pacientes e dificultam identificação de casos de Covid-19

Foto: Jade Coelho/Bahia Notícias

A Bahia registra 104 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 981 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até as 11 horas desta quinta-feira (26). Os 13 novos casos foram registrados em Salvador (06); Alagoinhas (01); Itabuna (01); Feira de Santana (01); Porto Seguro (02). Os outros dois casos são de chineses que estão em investigação. A vigilância epidemiológica está investigando o local que houve a contaminação.

Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (01); Barreiras (01); Brumado (01); Camaçari (01); Canarana (01); Conceição do Jacuípe (01); Conde (01); Feira de Santana (09); Ilhéus (01); Itabuna (02); Jequié (01); Juazeiro (02); Lauro de Freitas (03); Porto Seguro (10); Prado (02); Salvador (63 casos, sendo 60 residentes na capital, 1 residente em Mossoró RN, 1 São Paulo e 1 Miami); São Domingos (01); Teixeira de Freitas (01); e 2 em investigação epidemiológica. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Para mais informações, acesse: https://www.saude.ba.gov.br/2020/03/26/bahia-registra-104-casos-de-covid-19/

Saúde libera mais R$ 600 milhões para ações de combate ao coronavírus

publicado ás 14:20 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Saúde de SP começa a sofrer baixas de funcionários por suspeita de coronavírus

Mais R$ 600 milhões estão sendo liberados para estados e municípios a fim de reforçarem o plano de contingência para o enfrentamento da pandemia de coronavírus (covid-19). Outros R$ 400 milhões já haviam sido enviados a todos os estados este mês. A orientação do Ministério da Saúde é que cada estado defina com as prefeituras os valores destinados a cada município. O dinheiro poderá ser utilizado em ações de assistência, inclusive para abertura de novos leitos ou custeio de leitos já existentes nos estados e municípios. “Nós vamos repassar R$ 600 milhões aos municípios de acordo com a pactuação local. Cada estado vai fazer hoje a sua divisão, de como vai fazer a alocação dos recursos”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Com 196 casos de coronavírus, DF tem maioria de infectados fora da idade de risco

publicado ás 14:20 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Resultado de imagem para brasilia

Foto: Reprodução

O último registro de casos do novo coronavírus no Distrito Federal apontou 195 casos do novo coronavírus na última quarta-feira (25). Desses, a maioria está fora do grupo considerado de risco, com pessoas acima dos 60 anos.

De acordo com o Metrópoles, 116 pacientes eram do sexo masculino e estavam abaixo da linha de idade arriscada. 24 pacientes possuem mais de 60 anos e, entre os infectados, há 29 pessoas com idade entre 51 e 59 anos.

O maior grupo é o de pacientes que estão entre 31 e 40 anos: 48. Na faixa dos 11 aos 20, são cinco casos. A maioria dos casos, 117, foi classificada como infecção leve e dois pacientes não tiveram a idade divulgada.

Pelo YouTube, Rui Costa voltará a se reunir com prefeitos do interior nesta quinta-feira, 26

publicado ás 06:02 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Foto: Fernando Vivas/

O governador Rui Costa se reúne novamente com os prefeitos do interior do estado, às 10h desta quinta-feira (26), para falar sobre medidas adotadas pelo Governo do Estado em relação ao combate e prevenção à Covid-19. O primeiro bate-papo foi realizado no dia 18, também pelo YouTube.

A conversa, intermediada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), ocorrerá pela internet, por meio do canal oficial do Governo do Estado no YouTube (https://www.youtube.com/user/governodabahia), e poderá ser acompanhada pelos internautas. Os prefeitos enviarão perguntas para o governador por um canal exclusivo intermediado pela UPB e as respostas serão dadas ao vivo.

Mortes por coronavírus sobem para 59 no Brasil; são 2.555 casos

publicado ás 06:01 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Foto: (Arte/G1)

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 21h30 de quarta-feira (25), 2.555 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 59 mortos. O Rio de Janeiro registra oito mortos e São Paulo, 48. Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul registraram mortes pela Covid-19.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta quarta-feira (25), informando que o Brasil registra 2.433 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 57 mortes - os dados ainda não foram atualizados por todas as secretarias de saúde estaduais. Leia mais.

Pessoas se aglomeram em fila da Loterica no centro da cidade de Jitaúna

publicado ás 06:01 - quinta-feira, 26 de março de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre

Indo na contramão de todas as indicações médicas, várias pessoas se aglomeraram em frente à Loterica da Caixa, no centro de Jitaúna, nesta quarta-feira (25). Em um ato de irresponsabilidade, a população pode estar ajudando no aumento da contaminação do COVID-19 no município. 

A cidade não tem pacientes suspeitos de terem contraído a doença. Neste momento de crise, é necessário ficar em casa e só sair em caso de extrema importância e urgência. (Jitaúna Em Dia)

Perde validade medida provisória que criaria 13º permanente no Bolsa Família

publicado ás 06:01 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Perde validade medida provisória que criaria 13º permanente no Bolsa Família

Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

A validade da medida provisória (MP) que tornava permanente o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família acabou nesta quarta-feira (25). O texto ainda estava na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, esperando para ser votado e teria que passar também pelo Senado Federal. Medidas provisórias têm validade de 120 dias.

A MP 898/19 previa o pagamento do abono natalino apenas em 2019, mas o projeto de lei de conversão (PLV), de autoria do relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), propôs o pagamento em todos os anos, assim como para os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O texto foi aprovado em comissão mista no início de março, segundo a Câmara. 

Para compensar o aumento de despesa, o relator mudou a forma de tributação, pelo Imposto de Renda, dos chamados fundos de investimento fechados (FIFs), antecipando o recolhimento.

Prefeitura de Jitaúna publicada decreto suspendendo a feira livre do município

publicado ás 06:01 - quinta-feira, 26 de março de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

Em novo decreto de nº. 09 de 24 de Março de 2020, publicado pela Prefeitura de Jitaúna, na última terça-feira (24/03), ficou expressamente suspenso o funcionamento da feira livre, na Avenida Lomanto Junior, assim como Igrejas e locais destinados a cultos religiosos de qualquer natureza no município. 

As medidas foram adotadas visando evitar maiores aglomerações de pessoas nesse período de pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19). 

A medida já está valendo, outros estabelecimentos, como academias, salões de beleza, escolas, bares e clubes foram suspensos o funcionamento por 15 dias. 

Os restaurantes, trailers, quiosques, lanchonetes e similares, poderão funcionar apenas no sistema de delivery (entrega em domicílio), ou entrega no ponto do estabelecimento até as 22:00hs, não podendo servir alimentos ou bebidas diretamente no estabelecimento comercial.

Outros diversos estabelecimentos tiveram horários de funcionamento alterado, como Farmácias, laboratórios, supermercados, postos de combustíveis, padarias, frigoríficos, mercadinhos, distribuidoras e revendedoras de água e gás e mercados Municipais. Confira o decreto completo acessando este link. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto Neilton Brito

Prefeitura de Itagibá antecipa salários de servidores do município

publicado ás 20:59 - quarta-feira, 25 de março de 2020

O pagamento de salários dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Itagibá, refente ao mês de março, foi antecipado e já está na conta dos trabalhadores da área de saúde do município itagibense. A informação foi anunciada pelo prefeito Gilson Fonseca. O gestor disse que a decisão de antecipar o pagamento dos servidores foi tomada diante da sensibilização com a situação provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com a prefeitura, ainda essa semana ocorrerão os pagamentos das demais secretarias, seguindo o seguinte cronograma: Dia 26/Secretaria Municipal de Educação; Dia 27, pela manhã, Secretaria Municipal de Infraestrutura, e na parte da tarde, demais secretarias, sendo que poderão está com os créditos em contas, no sábado, dia 28, evitando assim aglomerações na agência bancária. A prefeitura informou ainda que os salários dos inativos e pensionistas já foram efetuados no último dia 20 de março.

Médico de Ilhéus que atua em combate ao covid-19 é infectado com o vírus

publicado ás 20:58 - quarta-feira, 25 de março de 2020

O município de Ilhéus, registrou o primeiro caso de novo coronavírus. Segundo informação da prefeitura nesta quarta-feira (25), o paciente já se encontra em isolamento social. Em comunicado, o secretário de saúde municipal, Geraldo Magela, pediu à população que mantenha a calma, continue adotando as medidas de precaução e permaneça em casa.

Conforme a secretaria, o paciente é um médico e atua na frente de combate à disseminação do novo coronavírus. Com o caso confirmado de Ilhéus, agora já são 85 registros confirmados da Covid-19 na Bahia. Os últimos foram anotados em São Domingos, na região sisaleira, e Nova Soure, no Nordeste baiano.

Bahia tem 14 pacientes curados do novo coronavírus, revela Rui Costa

publicado ás 20:41 - quarta-feira, 25 de março de 2020

Bahia tem 14 pacientes curados do novo coronavírus, revela Rui Costa

Foto: GOVBA / Divulgação

A Bahia tem 14 pacientes curados do novo coronavírus de acordo com o governador Rui Costa (PT). O governador manteve o pedido para que a população siga em isolamento social, nesta quarta-feira (25).

"Temos noticias boas como os 14 curados da Bahia. E a noticia ruim com a primeira morte no nordeste, em Pernambuco, no Recife, de uma paciente de acima de 80 anos. E temos casos graves aqui na Bahia e torcemos que todos possam se recuperar, do sistema privado", disse Rui em entrevista a TV Record.

Rui revelou que a situação preocupa bastante e pediu a colaboração da população dizendo que se o serviço não for essencial que fique em casa. “O melhor remédio contra o coronavírus é ficar em casa”, alertou.

Mourão contradiz Bolsonaro e diz posição do governo 'é uma só': isolamento

publicado ás 20:00 - quarta-feira, 25 de março de 2020

Mourão contradiz Bolsonaro e diz posição do governo 'é uma só': isolamento

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Contradizendo a posição externada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última terça-feira (25) (relembre aqui), o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta quarta-feira (26) que o governo federal possui apenas um posicionamento no combate ao coronavírus: o isolamento e o distanciamento social.

Segundo o G1, o segundo na linha sucessória da República teria feito a afirmação durante entrevista sobre ações do Conselho Nacional da Amazônia Legal. 

"A posição do nosso governo, por enquanto, é uma só: o isolamento e o distanciamento social", disse. Para Mourão, pode ser que Bolsonaro "tenha se expressado de uma forma que não foi a melhor".

 Brumado: Prefeito reduz próprio salário e dos secretários pela metade em razão da Covid-19 

publicado ás 19:28 - quarta-feira, 25 de março de 2020

Brumado: Prefeito reduz próprio salário e dos secretários pela metade em razão da Covid-19

Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), decidiu reduzir seu próprio salário e dos secretários da administração municipal em 50%, em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. As informações são do portal Achei Sudoeste.

Segundo Vasconcelos, em um momento de dificuldade como esse, é o mínimo que a administração pode fazer. “É um momento de austeridade. Como que a gente pode querer cobrar sem dar o exemplo? Alguns vão discordar e dizer que isso não representa muito em termos de economia, mas, ainda que represente pouco em termos de dinheiro, representa muitos em termos de exemplo”, declarou.

A medida pode valer até 90 dias, levando em conta os efeitos da paralisação da economia decorrente da quarentena.

Bahia confirma 91 casos de coronavírus; estado não tem óbitos

publicado ás 19:28 - quarta-feira, 25 de março de 2020

A Bahia registra 91 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 981 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (25). Os municípios com casos positivos são: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Ilhéus (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (57 casos, sendo três deles de residentes em localidades fora da Bahia, porém com notificação na capital baiana).

Esses números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais. Até o momento, o município de Nova Soure não possui casos confirmados. A investigação epidemiológica identificou que o paciente com diagnóstico positivo para Covid-19 reside em Salvador, ainda que o local de trabalho e coleta das amostras tenha sido Nova Soure.

De modo reiterado, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ressalta que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações estão disponíveis no site da Sesab.

Bairros de Salvador fazem 'panelaço' contra Bolsonaro durante pronunciamento

publicado ás 07:42 - quarta-feira, 25 de março de 2020

Bairros de Salvador fazem 'panelaço' contra Bolsonaro durante pronunciamento

Foto: Reprodução

O som das panelas em protesto contra o presidente jair Bolsonaro (sem partido) voltaram a ser ouvidos em bairros de Salvador nesta terça-feira (24) durante o pronunciamento oficial do chefe do Executivo brasileiro em cadeia nacional de rádio e TV. Além do 'panelaço', gritos de 'fora Bolsonaro' também foram ouvidos em alguns bairros da capital.

Na semana passada o presidente já havia sido alvo de protesto semelhante em todo o país. 

Em seu pronunciamento Bolsonaro adotou tom irônico e voltou a repetir termos como 'histeria' e criticar a imprensa sobre a cobertura da pandemia. O presidente aproveitou ainda o espaço para alfinetar a Rede Globo e atacar o médico Drauzio Varella. (Bahia Noticia)

Governadores criticam Bolsonaro, falam em demissão de Mandetta e impeachment

publicado ás 07:40 - quarta-feira, 25 de março de 2020

Governadores criticam Bolsonaro, falam em demissão de Mandetta e impeachment

Foto: Montagem / Governo dos Estados

Governadores criticaram o pronunciamento de Jair Bolsonaro em rede nacional (reveja aqui), na noite desta terça (24), e dizem que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, perdeu legitimidade após fala do presidente.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que a fala indica que "estamos sem direção". "Desconectado da realidade, desconectado da ação do Ministério da Saúde, atrapalha o trabalho dos governadores e menospreza os efeitos da pandemia", afirmou.

"Os governadores precisam se reunir, estamos sem coordenação. O ministro e os governadores de um lado e o presidente menosprezando a pandemia de outro", avaliou Casagrande segundo a coluna Painel da Folha de São Paulo.

O discurso, segundo o governador, desautoriza o trabalho do ministro Mandetta."O ministro não tem legitimidade para permanecer mais no ministério", disse.

Já Flávio Dino (PC do B), governador do Maranhão, avalia que Bolsonaro "viu que perdeu a governabilidade". "Ele mesmo deflagrou o seu próprio processo de impeachment. Está completamente fora da realidade", afirmou.

Fala de Bolsonaro poderia causar pedido de exoneração em massa de gabinete, diz Vilas-Boas

publicado ás 07:33 - quarta-feira, 25 de março de 2020

Fala de Bolsonaro poderia causar pedido de exoneração em massa de gabinete, diz Vilas-Boas

Foto: Reprodução / GOVBA

O secretário de Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas acredita que após pronunciamento de Bolsonaro (reveja aqui), "corre-se sério risco de o gabinete ministerial inteiro pedir exoneração". 

"Está claro que a nação já não tem um líder sentado no Planalto.A saúde pública brasileira sofreu um ataque sem precedentes na noite desta terça-feira (24)" disse o secretário em publicação no Twitter.

Fábio comentou que em meio à grave situação epidemiológica que vivemos, devemos apoiar o Ministro da Saúde "e os seus secretários que mostram sensatez e se conduzem com tecnicidade".

Em pronunciamento, Bolsonaro critica fechamento de escolas, ataca governadores e culpa mídia

publicado ás 07:32 - quarta-feira, 25 de março de 2020

Discurso de Bolsonaro foi feito com ajuda do filho Carlos e do núcleo ideológico

Foto: Reprodução

Em seu terceiro pronunciamento em rádio e televisão sobre a crise do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro criticou nesta terça (24) o fechamento de escolas para combater a epidemia, atacou governadores e culpou a imprensa pelo que considera clima de histeria instalado no país. ​O presidente afirmou que desde o início da crise o governo se preocupou em conter o “pânico e a histeria” e emendou com ataques à mídia.

“Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam a sensação de pavor, tendo como carro-chefe o grande número e vítimas na Itália”, declarou Bolsonaro, para argumentar que o país europeu tem características distintas das do Brasil. “O cenário perfeito potencializado pela mídia para que histeria se espalhasse para o país”, complementou.

O presidente disse também que “nossa vida tem que continuar” e os empregos precisam “ser mantidos”. “O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade”, afirmou. Bolsonaro ainda voltou a comparar a Covid-19 a uma “gripezinha” ou “resfriadinho”. As declarações de Bolsonaro ocorrem em meio a diversas ações de governos estaduais para restringir a movimentação de pessoas, sob o argumento de que a redução de contato social é necessária para conter a transmissão do vírus. (mais…)

Últimos Artigos

HOMEM FOI ATROPELADO NA BR 330

04/11/2011 17:13
03 de Novembro de 2011 DIA DE FINADOS EM JITAUNA Postado por Neilton...

VEREADOR NERES COSTA PARTICIPA DA CULMINÂNCIA DO PROJETO CULTURA POPULAR

03/11/2011 16:54
Quarta 2 de Novembro de 2011 VEREADOR NERES COSTA PARTICIPA DA CULMINÂNCIA DO PROJETO CULTURA POPULAR  2 de...

HOMEM FOI ENCONTRADO GRAVEMENTE FERIDO EM VALA NO BAIRRO ADELINO

02/11/2011 19:28
Terça 01 de Novembro de 2011 QUARTA DE FINADOS Terça, 01 de Novembro de 2011 Postado por Neilton Brito O Único Cemitério Municipal de...
<< 296 | 297 | 298 | 299 | 300 >>
Contador de visitas

User Online