Jorge Fernando de Medeiros Rabello nasceu no subúrbio do Rio e iniciou sua carreira na TV como ator, em 1978, na série "Ciranda, cirandinha". Mas foi como diretor que ele ganhou destaque, dirigindo cerca de 30 novelas, entre elas "A próxima vítima", "Vamp" e "Sete pecados", além de programas de entretenimento como "Divertics" e "Gente inocente". No cinema, dirigiu "Sexo, amor e traição", em 2004. *Informações do Metro1

0,

Carro cai de ponte e é encontrado sem ocupantes em rio no município de Ituberá

 
Um caso está intrigando a população de Ituberá após relatos de um veículo ter caído da Ponte da Saicí, na madrugada deste sábado (2). Segundo relatos de moradores do Bairro Saicí, onde fica localizado o atracadouro conhecido como Ponte da Saicí, o veículo arrebentou as correntes que fecham a ponte à noite e avançou até cair no Rio Serinhaém.
 
Ainda segundo as informações, por volta das duas da madrugada foi ouvido um barulho de um veículo atravessando o quebra-molas em alta velocidade e em seguida uma voz feminina, aos gritos, pedindo socorro. Ainda segundo os relatos, o veículo continuou em direção ao final da ponte até cair no rio. 
 
A polícia foi acionada e por volta das sete da manhã uma unidade do Corpo de Bombeiros chegou ao local mas nada pode ser feito, uma vez que era necessária a presença de mergulhadores, o que só ocorreu depois que pescadores locais e um grupamento do Anjos da Vida, de Ituberá, começou a vasculhar toda área no intuito de localizar o suposto veículo. Após uma manhã inteira de buscas, às 12h30 deste sábado, foi localizado o veículo, um Ford Ka, preto, placa policial JSD 3373, da cidade de Muritiba, com os vidros quebrados e a porta dos fundos (porta-malas) aberto. Nenhum corpo foi encontrado dentro do veículo. A Polícia Militar isolou a área e acionou a perícia para iniciar as investigações. *As informações e fotos são do blog Portal Pratiji
 
Homem é flagrado viajando em bagageiro de ônibus no município de Barreiras
 
Um homem foi flagrado viajando no compartimento de bagagens de um ônibus de turismo, na tarde desta sexta-feira (01), no Km 797 da BR 242, no trecho de Barreiras. Segundo a Polícia Rodoviária de Salvador (PRF), o veículo seguia de São Paulo até o estado do Piauí.
 
O flagrante ocorreu durante fiscalização da ‘Operação Carnaval’ quando foi dada ordem de parada ao veículo. Ao abrir o compartimento de bagagens, a equipe PRF visualizou o passageiro sendo transportado, deitado em colchões. A situação resultou em infração gravíssima e multa no valor de R$ 295,00. Além disso, o proprietário do ônibus providenciou passagem na rodoviária da cidade, para que o homem seguisse viagem de maneira adequada.

.

INSS iniciou pagamento da segunda parcela do 13º a aposentados e pensionistas

publicado ás 10:15 - segunda-feira, 25 de maio de 2020

A partir desta segunda-feira (25) o INSS  começa a pagar a segunda parcela do 13º salário para milhares de segurados. O dinheiro, que normalmente é pago no final do ano, foi antecipado por causa da pandemia da doença causa pelo novo coronavírus. O valor depositado junto com a aposentadoria, pensão ou auxílio para quem tem direito ao 13º. Quem recebe um salário mínimo terá o valor disponível até o dia 5 de junho. O depósito é feito de acordo com o número final do benefício, sem contar o dígito. Portanto, números com final 1 recebem nesta segunda e assim por diante, até que os terminados em 0 recebam na sexta-feira da semana que vem. Segurados com renda mensal acima de um salário mínimo terão os pagamentos creditados entre os dias 1 e 6 de junho.

Agências dos Correios pagarão auxílio emergencial a partir de junho

publicado ás 10:15 - segunda-feira, 25 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A partir do mês de junho, além das agências da Caixa Econômica Federal, as dos Correios serão opções para que a população possa receber o auxílio emergencial pago pelo governo federal, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em nota oficial, os Correios informaram que o início do pagamento aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, mães solteiras, autônomos e desempregados acontece em junho nas agências postais, mas não confirmaram uma data específica. “As agências estão, nesse momento, em processo de adaptação dos sistemas para realização do serviço”, diz o comunicado. “A data de início do atendimento, as formas de acesso da população e demais procedimentos serão amplamente divulgados pelos canais oficiais da empresa”, acrescentou.

Governo da Bahia realiza mutirão e viabiliza mais de mil aposentadorias em um mês

publicado ás 13:47 - domingo, 24 de maio de 2020

 Governo da Bahia realiza mutirão e viabiliza mais de mil aposentadorias em um mês

Foto: Divulgação

O governo da Bahia concedeu aposentadoria a 1.115 servidores estaduais nos últimos 30 dias. Esses profissionais são oriundos das Secretarias de Educação (SEC), Saúde (Sesab) e Polícia Civil.

A média mensal de inativações triplicou, em virtude do mutirão deflagrado pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb), por meio da Previdência (Suprev), e em parceria com os três órgãos. O objetivo é dar agilidade ao trâmite dos processos de aposentadoria, viabilizando, preferencialmente, o afastamento dos servidores que integram o grupo de risco para a Covid-19 por conta da idade acima de 60 anos.

“O mutirão visa, entre outras coisas, valorizar o servidor público, propiciando o cuidado necessário à garantia dos seus direitos no final da vida funcional”, disse a diretora de Administração dos Benefícios Previdenciários (Diben), Joana Costa Pinheiro.

O mutirão foi viabilizado em virtude do decreto nº 19.549, do último 18 de março – que autoriza, durante a situação de emergência, a convocação pelo Estado de profissionais contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo – Reda para dar apoio a demandas que não possam ser supridas pelas equipes dos órgãos.

Prefeitura de Jitaúna divulga novo boletim epidemiológico da COVID-19; um novo caso foi confirmado

publicado ás 13:13 - domingo, 24 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariaDeSaúde #NovoBoletimEpidemiologico #VigilanciaEpidemiologica

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Vigilância Epidemiológica de Jitaúna divulgou na noite de sábado (23/05), ás 21hs, mais um novo Boletim Epidemiológico do Covid-19.

A secretaria Municipal de Saúde, informa que mais 1 novo caso foi confirmado no município subindo para 7 o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o paciente segue acompanhado e monitorado por equipes médicas.

Ainda de acordo a secretaria; 107 casos são suspeitos; 65 casos já foram descartados; 387 casos são monitorados; 138 estão em isolamento social; 249 liberados do isolamento social; 04 casos importados de outros municípios; nenhum caso aguarda resultado do LACEN e 1 óbito foi registrado. (Ver aqui).

A secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

O drama de Uruçuca, cidade onde mais se morre de covid-19 na Bahia

publicado ás 13:13 - domingo, 24 de maio de 2020

Uruçuca é um município de apenas 20,5 mil habitantes, no Sul do estado, no coração da região cacaueira, entre Ilhéus e Itacaré. Nesta pequena cidade vem sendo escrita a história mais triste da covid-19 na Bahia. São 83 casos confirmados e 9 mortes, o que leva a uma assustadora taxa de letalidade de 10,8%, ou mortalidade de 43,9 a cada 100 mil habitantes. Para se ter ideia, a média do país é de 6,6% de letalidade e mortalidade de 9,5 por 100 mil habitantes.

Na Bahia, os mesmos índices são de 3,5% e 2,5, respectivamente. Uruçuca é uma união de tudo o que pode prejudicar o combate à doença. Pessoas que escondem sintomas, desrespeito ao distanciamento social, ausência de uma estrutura básica de atendimento e dificuldades na transferência de pacientes para hospitais.

A cidade dispõe apenas de um pronto-socorro municipal, o Promater, para atender a população. Não há leitos hospitalares, muito menos de UTI. Qualquer caso de média complexidade precisa ser encaminhado para Ilhéus, a 36 km. Os problemas na transferência de pacientes, a chamada regulação no jargão da saúde, estão diretamente ligados a três das nove mortes. São pessoas que morreram no pronto-socorro de Uruçuca, aguardando por um leito. O Ministério Público está acompanhando os casos. CORREIO

Secretaria de Saúde em Jitaúna montou barreira sanitária nas saídas para Ipiaú e Jequié; fiscalização continua durante toda semana

publicado ás 13:12 - domingo, 24 de maio de 2020

 #PrefeituradeJitaúna #SecretariadeSaúde #VigilanciaEpidemiologica #BarreirasSanitária

A Secretaria de Saúde em Jitaúna vem durante toda semana intensificando nas barreiras sanitárias montadas na saída da cidade para Jequié e Ipiaú, cidades vizinhas que concentram um grande número de casos da Covid-19, para que não se propague o corona vírus em Jitaúna.

As ações tomadas pelos profissionais da saúde em parceria com a educação, Polícia Militar e a Guarda Municipal, vem obtendo resultados positivos diante dessa pandemia. Os profissionais contam ainda com um termômetro Infravermelho para medição de temperatura corporal de cada pessoa. 

Estão sendo monitoradas as entradas de veículos de transporte de passageiros. Caso haja suspeita de sintomas, a pessoa será barrada na entrada na cidade. As ações de acompanhamento contam com apoio da Vigilância epidemiológica e Sanitária. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Itagibá registra segundo óbito por Covid-19; cidade tem 20 casos

publicado ás 13:10 - domingo, 24 de maio de 2020

A Prefeitura de Itagibá, através do setor do Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, informa que, na tarde de sábado (23), recebeu a confirmação, através do Lacen, Laboratório de Saúde Pública da Bahia, de mais um caso de coronavírus. Agora o município tem vinte casos da Covid-19. A confirmação é de um homem, de 84 anos, morador da sede de Itagibá.

O homem já apresentava comorbidades e deu entrada, na segunda-feira (18) no Cemed, com falta de ar. Foi atendido e no mesmo dia foi transferido para a UPA, em Ipiaú, onde veio a óbito, informa a secretaria de Saúde do Município.

Jitaúna vai antecipar os feriados de São João e Independência da Bahia; prefeitura seguirá decreto do governador Rui Costa

publicado ás 18:41 - sábado, 23 de maio de 2020

A imagem pode conter: montanha e atividades ao ar livre

Foto: Divulgação

O município de Jitaúna anunciou que também irá antecipar os feriados deste ano. No fim da manhã deste sábado (23), o governador Rui Costa sancionou a lei que antecipa para todas as cidades do estado os feriados de São João (24/05) e da Independência da Bahia (02/07) para as próximas segunda (25) e terça-feira (26), respectivamente.

A medida, inicialmente, foi aprovada para Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Lauro de Freitas, Candeias, Ipiaú e Camaçari.

Em virtude do decreto governamental, a prefeitura de Jitaúna informa que seguira o decreto do Governo do Estado e vai aderir ao feriado. (Jitaúna Em Dia)

Nenhuma descrição de foto disponível.

A DATA PLANET se renova a cada dia, e agora apresenta ao mercado novos planos de Internet agora com FIBRA ÓPTICA. Expandimos nossa área de cobertura para oferecer Internet com Qualidade e Velocidade!

A DATA PLANET tem tecnologia em fibra óptica, a rede de transmissão de dados mais veloz que existe. Isso para você e sua família ficarem conectados! Assistir filmes e séries, fazer downloads, pesquisas, ouvir músicas nunca foi tão legal!

Contrate já os nossos serviços.
DATA PLANET - Internet de Qualidade!
Rua da Independência, centro - Jitaúna/BA

Rui sanciona lei que antecipa feriados de São João e Independência da Bahia

publicado ás 18:12 - sábado, 23 de maio de 2020

Foto: Reprodução

No fim da manhã deste sábado (23), o governador Rui Costa sancionou a lei que antecipa para todas as cidades do estado os feriados de São João (24/06) e da Independência da Bahia (02/07) para as próximas segunda e terça-feira (25 e 26/05), respectivamente. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto, de autoria do Poder Executivo, durante votação extraordinária realizada hoje.

Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão antecipar um feriado municipal previsto para este ano. Em Salvador, por exemplo, o prefeito ACM Neto antecipou o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia para o dia 27/05. Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari também vão antecipar feriados municipais para a próxima quarta-feira.

Todas as entidades, inclusive as bancárias, deverão seguir o que determina a legislação estadual, municipal e federal. Neste caso específico, a lei estadual determina que segunda e terça serão feriados, portanto os bancos estão proibidos de funcionar.

Quinta e sexta

Em decreto publicado no Diário Oficial deste sábado, o governador Rui Costa também determinou a suspensão dos serviços não essenciais nos dias 28 e 29/05 (quinta e sexta da próxima semana) em nove cidades com mais de cem casos confirmados da Covid-19: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Nestes locais, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados a saúde e segurança.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Rui Costa anunciou as medidas ontem (22) e destacou que esta antecipação tem por finalidade reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, que hoje está em pouco mais de 5% na Bahia.

Artista Carol Souá apoia 4ª Cia PM de Jitaúna na arrecadação e doação de alimentos para famílias carentes

publicado ás 18:11 - sábado, 23 de maio de 2020

A artista jitaunense Carol Souá e sua equipe, em parceria com a 4ª Companhia de Polícia Militar, colocou seu talento à disposição de Jitaúna e região cantando para arrecadação de alimentos e produtos de limpeza e higiene. O sentimento de solidariedade e a certeza de que a partilha nos permitirá multiplicar alegrias é o que move a voz da cantora nesta ação solidária. A Polícia Militar da Bahia, por sua vez, seguindo a corrente do bem, não se furta de unir esforços em todas as ações para o bem da comunidade e região. Todo material arrecadado será distribuído para famílias da cidade Jitaúna e circunvizinhança. *ASCOM/19°BPM

Devido a pandemia, Prefeitura de Coaraci inicia a construção de 72 gavetas mortuárias

publicado ás 18:08 - sábado, 23 de maio de 2020

Foto: Divulgação

A prefeitura de Coaraci, no sul da Bahia, iniciou nesta sexta-feira (22), a construção de 72 gavetas mortuárias no cemitério municipal. A medida ocorre em meio à pandemia da Covid-19, que contaminou 33 e matou duas pessoas na cidade, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Ainda segundo a Sesab, Coaraci registra o oitavo maior coeficiente, dentre os 417 municípios do estado, de incidência da Covid-19 por 1 milhão de habitantes, atrás apenas de Uruçuca, Itabuna, Ipiaú, Salvador, Ilhéus, Itajuípe e Buerarema.

Segundo a prefeitura, o Cemitério de Coaraci não recebia investimentos públicos há cerca de 40 anos e, na atualidade, existe uma “dificuldade em disponibilizar covas para sepultamento”. As obras no local também contarão com a retirada de efluente de esgoto a céu aberto e a construção de mais de 30 metros de muro.

Rui Costa antecipa feriadões para próxima semana em Jequié e mais oito cidades

publicado ás 07:00 - sábado, 23 de maio de 2020

O governador Rui Costa anunciou nesta sexta-feira (22) que na próxima semana serão antecipados dois feriados. Com a intenção de baixar a taxa de contágio da Covid-19, o governador estipulou que na segunda (25) e terça (26) que vem serão antecipados os feriados do São João, que aconteceria no dia 25 de junho, e o dia da Independência da Bahia, 2 de julho.  Além da Jequié, mais oito cidades terão o feriadão prolongado: Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Candeias, Camaçari e Salvador. 

O governador explicou que as cidades selecionados são as que apresentam mais de 100 casos de Covid-19. “Ganhamos cinco dias com baixo ou baixíssimo convívio social nessas nove cidades”, declarou o governador. Com a medida, apenas serviços considerados essenciais funcionarão na próxima semana, como farmácias, supermercados, agências bancárias e hospitais.

Ipiaú e Jequié registram novos casos de covid-19

publicado ás 07:00 - sábado, 23 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Os municípios de Ipiaú e Jequié, por meio de suas Vigilâncias Epidemiológica, informaram que nesta sexta-feira (22) foram registrados novos casos de covid-19. Em Ipiaú o número chegou a um elevando de 181 o número de infectados. Dentre as pessoas que testaram positivo, foram identificados 04 adultos jovens e 01 idoso. Segundo a secretaria de Saúde, todos se encontram em bom estado geral e em isolamento domiciliar.

Assim, o município de Ipiaú tem um total de 728 casos registrados como suspeitos para o novo coronavírus, sendo 181 casos confirmados, 114 pessoas recuperadas, 200 casos descartados, 83 casos aguardando resultados, 943 pessoas em quarentena, e 05 óbitos. Já em Jequié a cidade registrou 235 casos em novo boletim epidemiológico divulgado às 19h00 desta sexta-feira (22). 

Colisão entre carreta e caminhão deixa um morto e dois feridos na BR-101

publicado ás 07:00 - sábado, 23 de maio de 2020

Fotos: Redes Sociais

Um acidente envolvendo um caminhão baú e uma carreta que transportava postes para rede de eletricidade deixou um motorista morto e outras duas pessoas feridas. A colisão ocorreu na tarde desta sexta-feira (22), no trecho entre o trevo de Barro Preto e Itabuna. Testemunhas contaram que chovia no momento do acidente. O motorista do caminhão baú morreu no local. Ele ficou preso às ferragens. O passageiro de um dos veículos foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Base de Itabuna. As vítimas ainda não foram identificadas.

Coronavírus: Brasil chega a 20 mil mortes e supera 300 mil casos

publicado ás 11:28 - sexta-feira, 22 de maio de 2020

Veja o número de casos e mortes por coronavírus no Brasil e na Bahia

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus chegou a 20 mil nesta quinta-feira, com 1.188 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas. O país também ultrapassou a marca de 300 mil infectados nesta noite, com a notificação de 18.508 novos casos, segundo o Ministério da Saúde. Com isso, o Brasil chega a 310.087 casos e 20.047 mortes até o momento. O número de mortes registradas de ontem para hoje é mais um recorde da doença no país, superando o informado na terça-feira, quando 1.179 novas mortes foram incluídas no sistema, mas que podem ter ocorrido em dias anteriores. Com a atualização de hoje, o Brasil chega perto da Rússia, segundo país em número de casos da doença, segundo a Universidade Johns Hopkins. A diferença é de 7.467 infectados no momento. Estados Unidos continua em 1º lugar, com 1.573.742 de casos. São Paulo continua como estado com mais casos da doença: são 73.739 até o momento. Em seguida vem Rio de Janeiro (32.089), Ceará (31.413), Amazonas (25.367) e Pernambuco (23.911). Leia mais no O Globo

Governo do Estado prorroga até o dia 30 o toque de recolher em Jequié

publicado ás 11:16 - sexta-feira, 22 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O Governo do Estado da Bahia ampliou o ‘toque de recolher’ em Jequié para o dia 30 de maio. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (22maio20) do Diário Oficial. Os moradores devem permanecer restritos às suas casas entre as 18 horas e as 5 horas. A medida faz parte das ações visando conter a disseminação do novo coronavírus. Nesse período fica proibida a circulação de pessoas nas vias, equipamentos, locais e praças públicas do município.

Jequié é um dos municípios com maior número de casos confirmados de covid-19. O último boletim divulgado na noite desta quinta-feira (21) apontava 219 casos de coronavírus com seis mortes provocadas pela doença. Ainda de acordo com o boletim, há 811 casos suspeitos, sendo 446 descartados, 57 aguardando resultado, 89 na espera de coleta e cerca de 1,2 pessoas em quarentena.

Brasil chega a mais de 20 mil mortes por covid-19

publicado ás 11:16 - sexta-feira, 22 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O Brasil superou mais uma vez o número de mortes registradas em um dia, atingiu 1.188. Com este acréscimo, o total chegou a 20.047. O resultado representou um aumento de 6,2% em relação a ontem(20), quando foram contabilizados 18.859 mil falecimentos por covid-19.

O país passou da casa dos 300 mil casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado hoje (21). Foram registrados 18.508 novas pessoas infectadas por covid-19, totalizando 310.087. O resultado marcou um acréscimo de 6,3% em relação a quarta-feira (20), quando o número de pessoas infectadas estava em 291.579. Do total de casos confirmados, 164.080 (53%) estão em acompanhamento e 125.960 (40,6%) foram recuperados. Há ainda 3.534 óbitos em investigação.

Após 1º caso de coronavírus Prefeito de Apuarema interdita BA-549 e causa revolta na população

publicado ás 06:00 - sexta-feira, 22 de maio de 2020

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

Apuarema registrou nesta quinta-feira (21/05) o primeiro caso de covid-19. E como medida para evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade o prefeito tomou a iniciativa de fechar uma rodovia estadual, causando revolta na população. O prefeito Raival Pinheiro de Oliveira autorizou que fosse feita uma vala em um trecho da BA-549 que liga áreas da zona rurail de Jequié, Ipiaú, Jitaúna e Apuarema. 

Funcionários da prefeitura realizaram a derrubada de árvores, foi feito uma vala e próximo ao distrito de Itaibó uma barreira de terra foi posta na estrada impedindo a circulação de veículos e pessoas. Após a interdição na rodovia o prefeito foi criticado duramente nas redes sociais. Videos tem circulado onde aparecem moradores revoltados com a situação. 

Raival se pronunciou no inicio da noite e afirmou que esta medida seria uma forma de isolamento total da cidade no momento de pandemia que vem assustando toda população. (Jitaúna Em Dia)

Coronavírus: Barreira sanitária é montada entre o bairro Primavera e BR-330, em Jitaúna

publicado ás 06:00 - sexta-feira, 22 de maio de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore, céu e atividades ao ar livre

A barreira contou com  agentes de saúde e o apoio da GM e PRF 

Uma barreira sanitária foi montada nesta manhã de quinta-feira (21), entre os bairros da Primavera e BR-330, em Jitaúna. A ação da Prefeitura de Jitaúna através da secretaria de Saúde e Vigilância epidemiológica vem sendo uma medida de combate ao coronavírus e fiscaliza e monitora as entradas da cidade. 

Segundo a prefeitura, a blitz parou carros e verificou temperatura e sintomas gripais nos passageiros. Estão sendo monitoradas as entradas de veículos de transporte de passageiros. Caso haja suspeita de sintomas, a pessoa será barrada na entrada na cidade. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

O prefeito Patrick Lopes acompanhou de perto os trabalhos da secretaria de saúde.

Na barreira está sendo realizada medição da temperatura, orientações sobre o coronavírus e um questionário dos motivos pelos quais a pessoa está ingressando na cidade. A barreira contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal e guarda Municipal. (Jitaúna Em Dia)

Prefeitura de Jequié reforma Unidade Básica de Saúde de Barra Avenida e posto não abriu as portas

publicado ás 06:00 - sexta-feira, 22 de maio de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A população de Barra Avenida, tem buscado explicações da gestão municipal de Jequié sobre a não abertura da Unidade de saúde do distrito. Segundo moradores em contato com o blog Jitaúna Em Dia a unidade passou por uma reforma geral há três meses e custou R$ 60.765.20 e após o fim dos serviços as portas não se abriram. "Em um momento que uma pandemia assola o mundo é inadmissível que o povo não tenha o mínimo de atenção básica na saúde. 

E por fim, saliento que não há qualquer tipo de ação direcionada a conscientização da população à respeito do coronavírus e de outras doenças como a Dengue e Zika". concluiu um morador. Nossa reportagem tentou contato com prefeitura de Jequié, nossas ligações não foram atendidas. (Jitaúna Em Dia)

Congresso estuda possibilidade de eleição em 15 de novembro ou 6 de dezembro, diz Maia

publicado ás 18:11 - quinta-feira, 21 de maio de 2020

Congresso estuda possibilidade de eleição em 15 de novembro ou 6 de dezembro, diz Maia

Foto: Cláudia Cardozo/Bahia Notícias

O adiamento das eleições municipais, até então previstas para outubro, está em discussão no Congresso Nacional. De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), os parlamentares discutem adiar o primeiro turno para 15 de novembro ou 6 de dezembro, com um prazo mais curto para o segundo turno para que o processo seja concluído ainda neste ano.

Nesta semana Maia afirmou que uma comissão mista, formada por deputados e senadores, foi criada para debater o adiamento da eleição. A ideia é que não haja prorrogação de mandato.

Conforme reportagem da Folha, Rodrigo Maia adiantou que deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), até o fim de semana para estudar o melhor modelo de participação de todos os parlamentares.

Para usar cloroquina, pacientes de sintomas leves têm de assinar termo

publicado ás 14:31 - quinta-feira, 21 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Depois que dois ministros da Saúde pediram demissão por não concordarem com assuntos envolvendo a cloroquina, o general Eduardo Pazuello, que assumiu interinamente o Ministério da Saúde, liberou nesta quarta-feira (20) o uso do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com sintomas leves de covid-19. Antes, o remédio era permitido apenas para casos graves da doença. Para as pessoas com casos mais simples, também será necessário assinar termo de responsabilidade pelo uso (veja o documento abaixo). A decisão instalou um debate polêmico entre médicos e autoridades políticas, inclusive na Bahia.

A mudança no protocolo era um desejo do presidente Jair Bolsonaro, defensor da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, ainda não há comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a covid-19 e estudos iniciais demonstraram baixa eficácia do remédio, que não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). (mais…)

Bahia recebe 159 novos respiradores para equipar hospitais que tratam covid-19

publicado ás 10:49 - quinta-feira, 21 de maio de 2020

Foto: Governo da Bahia/Divulgação

A Bahia recebeu 159 novos respiradores mecânicos na noite desta quarta-feira (20). Os equipamentos, que serão utilizados para o tratamento de pacientes infectados com a covid-19, serão distribuídos para unidades de saúde de Salvador e cidades do interior, ainda não especificadas. Este é o primeiro lote de respiradores que a Bahia recebe. Os aparelhos foram desembarcados no terminal de cargas da empresa Latam, em Salvador, e levados para um depósito, onde passarão por um processo de esterilização. O governador Rui Costa acompanhou a chegada do material presencialmente.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, os respiradores são de origem brasileira e foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul. “Esses equipamentos serão distribuídos para todas as unidades da capital e interior do estado. Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-nascidos, e também serve para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra”.

Toque de recolher em Jequié terá início a partir das 18h

publicado ás 10:49 - quinta-feira, 21 de maio de 2020

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa informou na live transmitida nesta quarta-feira (20) que irá adiantar o horário de início do toque de recolher da cidade de Jequié para às 18h. A medida começa a valer já nesta quinta-feira (21). A alteração se dá, de acordo com o gestor, devido ao aumento da taxa de infecção do novo coronavirus (Covid-19) no município. Na live, ele ainda fez um apelo: “Peço a compreensão da população de Jequié, não podemos continuar com essa taxa de crescimento”. Conforme explicou Rui, existem condições para que dez novos leitos sejam abertos para reforçar a rede de atenção médica para o atendimento de pacientes acometidos pela doença, mas a iniciativa estaria dependendo da disponibilidade de novos médicos.

Centro de Combate e Referência ao Coronavírus começa a funcionar em Jitaúna

publicado ás 10:43 - quinta-feira, 21 de maio de 2020

Centro de Combate e Referência ao Coronavírus começa a funcionar em Jitaúna

Começou a funcionar na última segunda-feira (18/05) o Centro de Combate e Referência ao Coronavírus, que fica localizado na Rua Manoel Alves Meira na antiga USF - Valtenor Pereira Lopes. A partir de agora, o local passa a ser a porta de entrada para todos os pacientes com sintomas gripais ou com suspeita de Covid-19. 

Com isso, o centro de atendimento passa a contar com sala de triagem, recepção e sala de espera, auxílio e suporte de laboratório clínico. Conta também com médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para atendimento além de uma Ambulância equipada para possíveis transferência de pacientes sintomáticos do coronavírus. 

Pessoas com sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar o Centro de Referência com urgência para a realização dos testes rápidos e acompanhamento da equipe médica. Objetivo do centro é evitar que, possíveis pessoas infectadas, aguardem atendimento nas demais unidades de saúde ou no Hospital Nossa Senhora de Fátima, correndo o risco de propagar o vírus a outras pessoas. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Ator Mario Frias será o quinto secretário da Cultura do governo Bolsonaro

publicado ás 10:38 - quinta-feira, 21 de maio de 2020

O ator e apresentador Mario Frias  aceitou o convite para ser o novo secretário Especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro no lugar de Regina Duarte, que deixou o cargo nesta quarta-feira (20) para comandar a Cinemateca, em São Paulo. Aos 48 anos, Frias é defensor das ideias do presidente Jair Bolsonaro e usa as redes sociais para propagar suas convicções. A conversa do presidente com o ator e apresentador ocorreu na terça-feira (19) no Palácio do Planalto, durante um almoço. A nomeação sai nos próximos dias. Frias terá o desafio de comandar a pasta que mais trocou de titular desde o início do governo, e será o quinto secretário de Cultura do governo Bolsonaro.

Conta de luz poderá ser paga com cartão do auxílio emergencial na Bahia

publicado ás 00:00 - quarta-feira, 20 de maio de 2020

Bahia Notícias / Notícia / Rui anuncia isenção de conta de energia ...

A partir desta terça-feira (19), a conta de energia dos baianos passa a ser um item de consumo que pode ser pago com o auxílio emergencial do governo federal. O pagamento poderá ser feito através do Cartão Virtual da Caixa Econômica Federal. Os beneficiários poderão pagar contas do mês vigente e também quitar dívidas anteriores. O pagamento é feito pelo site da Coelba.

No site, o cliente deverá fazer login, selecionar as faturas que serão pagas e informar o número do cartão virtual de débito emitido por meio do aplicativo Caixa. Em seguida, é preciso selecionar a modalidade ‘débito’ para realização do pagamento – Pagamento com Cartão Virtual Caixa Elo – Benefício Emergencial. O processo é finalizado com emissão de um comprovante de pagamento.

O cartão de débito virtual é disponibilizado gratuitamente aos correntistas da Caixa, emitido por meio do Internet Banking ou do aplicativo Caixa. Dúvidas sobre o funcionamento do cartão virtual da Caixa Econômica pode encontrar mais detalhes nos perfis oficiais do banco e por meio do siteA iniciativa também beneficia clientes baixa renda cadastrados na Tarifa Social que ultrapassem 220 kwh, limite de isenção da tarifa estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Município de Ipiaú tem 172 infectados por Covid-19; 98 já foram curados

publicado ás 00:00 - quarta-feira, 20 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A secretaria de Saúde de Ipiaú divulgou na noite dessa terça-feira (19) mais cinco novos casos de covid-19. Os pacientes são 4 adultos jovens e um menor de idade. Todos se encontram em bom estado geral e em isolamento social. Com isso sobe para 172 o número de infectados no município. A quantidade de curados subiu para 98 (56,9% dos infectados). Desses novos paciente recuperados, 53 são idosos e 8 funcionários da Fundação Casa Deraldina de Amparo a Velhice (Abrigo dos Idosos). o município de Ipiaú tem agora 600 casos suspeitos de covid-19, 172 confirmados, 183 descartados, 28 aguardam resultados, 759 estão em quarentena e 5 óbitos. Por conta da disseminação do vírus na cidade foi decretado toque de recolher e outras medidas mais duras que visam frear o avanço da covid-19 no município. 

Secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício testa positivo para Covid-19

publicado ás 00:00 - quarta-feira, 20 de maio de 2020

Foto: Elói Corrêa

O governador Rui Costa revelou, em live nas redes sociais, na noite desta terça-feira (19), que o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, testou positivo para o novo coronavírus.

De acordo com o governador, Barbosa está em casa, em isolamento, e não apresentou nenhuma em decorrência da Covid-19. Rui e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, também fizeram exame. O resultado foi negativo.

Secretaria de Saúde em Jitaúna divulga novo boletim epidemiológico da COVID-19; seis novos casos foram confirmados.

publicado ás 22:36 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Prefeitura de Jitaúna, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na noite desta terça-feira (19/05), ás 19hs, um novo Boletim Epidemiológico do Covid-19.

De acordo a secretaria Municipal de Saúde, seis novos casos foram confirmados no município. 04 deles positivado através de testes do LACEN, 02 casos importados de outros municípios; 107 casos são suspeitos; 53 casos foram descartados; 357 casos são monitorados; 167 estão em isolamento social; 190 liberados do isolamento social e 1 óbito.

A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. A secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. Acompanhe todas as ações da prefeitura nas redes sociais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Coronavírus: Prefeitura de Jitaúna realizou desinfecção de espaços públicos; Praça do Bonfim fica interditada temporariamente.

publicado ás 22:36 - terça-feira, 19 de maio de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A Prefeitura de Jitaúna, através da secretaria de saúde realizou nesta terça-feira (19), a desinfecção da área central da cidade para auxiliar no combate ao coronavírus. A ação aconteceu durante a tarde, e foram utilizados para sanitizar a Praça Albino Cajahyba e Praça da Feira, sanitária com bactericida, fungicida e protozoaricida Herbalvet.

O trabalho de desinfecção em áreas públicas da cidade, faz parte das ações de enfrentamento à propagação do Covid-19. Os trabalhos de desinfecção com assepsia em pisos, bancos da Praça durou em torno de quase duas horas.

A praça do Bonfim como é carinhosamente conhecida ficará interditada temporariamente, com o objetivo de evitar aglomerações desnecessárias no centro da cidade.*Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Congresso avalia adiar eleição sem prorrogar mandatos, diz Maia

publicado ás 20:42 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (19) que o Congresso Nacional discutirá o adiamento das eleições municipais deste ano – sem prorrogar o mandato dos atuais prefeitos. O adiamento seria uma prevenção por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente da Câmara, a maioria dos líderes da Casa defende o adiamento, desde que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não sejam sejam prorrogados. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro e o segundo turno, se houver, para o dia 25 do mesmo mês.

Maia afirmou que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve criar um grupo de trabalho conjunto, formado por deputados e senadores, para decidir sobre a questão.

“O presidente Davi vai construir um grupo com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição, se nós vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do Parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato numa outra data. Então, seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato”, afirmou Maia.

Jequié: 100% dos leitos de UTI para COVID-19 estão ocupados

publicado ás 20:42 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O secretário municipal de Saúde de Jequié, Vitor Lavinsky, declarou que 100% da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da cidade. O fato, constatado na segunda-feira (18), segundo o gestor, impõe o reforço de medidas mais rígidas visando a diminuição do fluxo de circulação de pessoas nas ruas.

Jequié registra 1.087 pessoas que manifestaram sinais e sintomas respiratórios ou que tiveram contatos com casos suspeitos e confirmados de COVID-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite dessa terça-feira (19). Nas 24 horas anteriores foram mais 20 novos casos confirmados da doença, totalizando 182 casos positivos até o momento.

De acordo com a prefeitura de Jequié, deste total, 82 pacientes estão recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença. Ainda conforme a gestão municipal, foram registrados três óbitos, 755 casos suspeitos com 404 descartados, 45 aguardando resultado e 101 aguardando coleta. *Com informações do Blog Marcos Frahm

Vereadores da Câmara de Jitaúna emitem nota de repúdio contra vereadora da oposição.

publicado ás 06:06 - terça-feira, 19 de maio de 2020

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Foto: Reprodução

Seis vereadores da Câmara Municipal de Jitaúna emitiram nesta noite de segunda-feira (18), uma nota de repúdio contra vereadora Rubia Cristina Lima Nóbrega Rocha única oposicionista da casa. Os vereadores Francisco Carlos (Xico), Wesley Oliveira (Leleso), Jeane Rocha, Jean de Jesus, José Carlos (Bafafá) e o presidente Neres Costa divulgaram a nota repudiando as atitudes da vereadora, pelas publicações e ataques direcionados aos demais colegas vereadores, através das suas redes sociais. 

Segundo a nota os vereadores afirmam que em ato nítido de desespero e com o intuito de chamar para si os holofotes políticos, tem sido constante, ataques publicados pela edil, aos demais colegas, em decorrência da reprovação de projetos de sua autoria. A vereadora, apresentou à Câmara, dois projetos de Lei, que objetivam a distribuição de cestas básicas aos alunos no período de suspensão das aulas e a implantação de pagamento de gratificação aos servidores da saúde, respectivamente. 

Os projetos foram reprovados, sendo apresentada as devidas justificativas, com destaque para aquelas que apontavam que os projetos seriam inadequados nesse momento, uma vez que já vinham sendo executadas pela atual Administração, do Prefeito Patrick Lopes. Nota na íntegra: (Jitaúna Em Dia)

Prefeitura de Jitaúna confirma mais um caso positivo do novo coronavírus

publicado ás 06:05 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Jitaúna Em Dia

A Prefeitura de Jitaúna, através da Secretaria de Saúde e setor de Vigilância Epidemiológica, divulgaram na noite desta segunda-feira (18/05), ás 22hs, um novo Boletim Epidemiológico do Covid-19. O novo boletim trás a confirmação de mais um caso positivo do novo Coronavírus no município. Trata-se de um paciente que encontrava-se em isolamento pela Vigilância Epidemiológica.

De acordo a secretaria de Saúde agora são, 02 casos confirmados (Pessoas que testaram positivo para Covid-19 através de testes do LACEN); 1 caso importado de outro município; 91 casos suspeitos (Pessoas que tiveram contato com casos positivos), 53 casos descartados (Pessoas que eram suspeitos mas tiveram diagnóstico negativo para Covid-19, por teste de laboratório ou por critério clínico); 146 casos monitorados em quarentena (Pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios e pessoas que vinheram de áreas de risco) e um 1 óbito (Em função da Covid-19). (Jitaúna Em Dia)

Obras da Fiol serão concluídas pelo Exército, anuncia ministro da Infraestrutura

publicado ás 06:03 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Obras da Fiol serão concluídas pelo Exército, anuncia ministro da Infraestrutura

Foto: Reprodução / PPI

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou na tarde desta segunda-feira (18) que o Exército Brasileiro deve assumir as obras do Lote 6 obra da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). “O Exército vem fazendo um trabalho extraordinário, como foi feito nas obras da BR-163/PA, e agora vai participar das obras do trecho entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério,” destacou o ministro. Na oportunidade do anúncio o ministro visitava o canteiro de obras no município baiano de São Desidério. 

O 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), de Barreiras, e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari, serão responsáveis pela conclusão do Lote 6, entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério. Está é a primeira vez que um batalhão ferroviário das Forças Armadas assume um projeto de ferrovia, desde a implantação Estrada de Ferro do Oeste (Ferroeste), na década de 90. 

O ministro percorreu um trecho da ferrovia e visitou o canteiro de obras e uma fábrica de dormentes em São Desidério. A cidade é considerada o maior produtor de grãos do país - em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) agrícola da cidade chegou a R$ 3,63 bilhões, um novo recorde para o agronegócio baiano e será beneficiada com a possibilidade de escoar a produção sobre trilho. 

As obras são divididas em dois trechos: Fiol 1 lhéus/Caetité e Fiol 2 Caetité/Barreiras. Executada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, a obra vai reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo. 

O trecho 2 da Fiol, entre Caetité e Barreiras, tem 485,4 km de extensão, conta com investimento de R$ 2,7 bilhões e encontra-se com 39% das obras executadas. Seu traçado busca conectar a região produtora de grãos do oeste da Bahia ao porto de Ilhéus. Já o trecho 1 está com o seu projeto de concessão encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para, em seguida, ter a publicação do edital de leilão, previsto para o final de 2020.

Chefe de facção e homicida em Madre de Deus é localizado em Ilhéus

publicado ás 06:02 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Chefe de facção em Madre de Deus é localizado em Ilhéus

Foto: Divulgação

O líder de uma facção que atua na cidade de Madre de Deus foi encontrado, nesta segunda-feira (18), no município de Ilhéus. Equipes da Cipe Cacaueira localizaram o criminoso através de informações do Draco, do COOPM, CPE, 17ª DT e 60ª CIPM.

Autor de pelo menos oito assassinatos de rivais e usuários de drogas entre 2012 e 2018, o traficante e homicida chegou a ser preso em maio de 2019, mas foi colocado em liberdade provisória no mês de dezembro.

Como continuava ordenando a venda de entorpecentes, a corrupção de menores, roubos, entre outros delitos, seguia sendo investigado pela Polícia Civil. Sabendo que ele poderia estar escondido no distrito de Vila Juerana, patrulhas da Cipe Cacaueira foram acionadas.

O criminoso foi localizado e na tentativa de fuga atirou contra os PMs. No confronto ele terminou ferido, chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não resistiu. Revólver calibre 38, munições, tabletes de maconha e celulares foram apreendidos.

Casos positivos de covid-19 continuam subindo em Jequié; município tem 162 infectados

publicado ás 06:01 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Foto: Reprodução

Os índices de casos positivos da Covid-19 continuam a subir, no município de Jequié. A Secretaria de Saúde do Município divulgou nesta segunda-feira, 18, o boletim atualizado às 19h. Mais 9 casos confirmados da doença foram registrados, perfazendo um total de 162 casos positivos. Destes, 104 foram diagnosticados por meio do método laboratorial RT-PCR. 82 pacientes encontram-se recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença. Os que estão em quarentena somam, hoje, 1005 pessoas. O município tem 03 óbitos.

Com mais 01 caso confirmado, Ipiaú chega a 167 infectados por covid-19

publicado ás 06:01 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A secretaria de Saúde de Ipiaú divulgou na noite dessa segunda-feira (18) mais um caso confirmado de covid-19. Com isso sobe para 167 o número de infectados no município. Com a atualização desse domingo, o município de Ipiaú tem 580 casos suspeitos de covid-19, 167 confirmados, 180 descartados, 37 pessoas curadas, 36 aguardam resultados, 896 estão em quarentena e 5 óbitos.

Por conta da disseminação do vírus na cidade foi decretado toque de recolher e outras medidas mais duras que visam frear o avanço da covid-19 no município. Ressalta-se que nos últimos dias têm ocorrido uma queda significativa no números de casos confirmados. A secretaria informou na última semana que até o último dia 15 tinha testado mais de dois mil moradores.

Covid-19 na Bahia

A Bahia registrou mais 438 novos casos do coronavírus no estado. Com isso, o número total de infectados subiu para 8.881 com 312 óbitos, 17 a mais que o último boletim. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na noite desta segunda-feira (18).

Valença: Cidade tem primeira morte em decorrência do novo coronavírus

publicado ás 06:01 - terça-feira, 19 de maio de 2020

Foto: Reprodução

O município de Valença, no Baixo Sul do estado, confirmou sua primeira morte em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Conforme noticiou o site Livre Notícias, a vítima foi um homem de 89 anos que estava hospitalizado e teve o quadro de saúde evoluído e chegou a óbito no último sábado (16), após crises respiratórias.

De acordo com a publicação, a Vigilância em Saúde procedeu seguiu as orientações necessárias para que o corpo fosse sepultado sem que oferecesse risco para outras pessoas.

Na Santa Casa, segundo o diretor médico Ricardo Fonseca todos os cuidados foram tomados após a retirada do corpo do homem do local isolado para o tratamento. “Fizemos a desinfecção terminal. Procedemos com o rastreio de nossos profissionais que tiveram acesso ao homem, realizamos sorologia e pedimos para alguns o isolamento domiciliar”, explicou.

Jogador Talisca faz live musical em Lauro de Freitas e PM encerra evento; atleta foi advertido

publicado ás 10:54 - segunda-feira, 18 de maio de 2020

Talisca faz live musical em Lauro de Freitas e PM encerra evento; atleta foi advertido

Foto: Reprodução / Youtube

O jogador Anderson Talisca, revelado pelo Bahia e atualmente no Guangzhou Evergrande, da China, foi advertido pela Polícia Militar na noite do último domingo (17) enquanto fazia um evento musical ao vivo em Lauro de Freitas sem autorização. O município está em restrição do toque de recolher entre 20h e 5h deste a última sexta-feira (15).

Em contato com a reportagem do Bahia Notícias, a assessoria da Polícia Militar afirmou que, de acordo com a 52ª CIPM, não houve prisão. A unidade atuou em apoio à Força Tarefa do município de Lauro de Freitas que é composta pela Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Settop, Semarh, Sedur e Polícia Civil.

Durante alguns minutos, a "Resenha do T10" que vinha sendo transmitida no Youtube ficou fora do ar. Logo depois, o jogador tomou a palavra e declarou o encerramento do evento. Além de jogar futebol, Talisca se arrisca no ramo do pagode.

Bolsonaro diz a aliados que deve demorar para escolher novo ministro da Saúde

publicado ás 10:47 - segunda-feira, 18 de maio de 2020

Bolsonaro diz a aliados que deve demorar para escolher novo ministro da Saúde

Foto: Marcos Correa / PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a aliados neste final de semana que deve demorar para escolher o substituto de Nelson Teich no Ministério da Saúde. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, cresce a ideia de que o general Eduardo Pazuello, interino no cargo, fique por mais uma semana.

Ainda segundo a publicação, o presidente indica que, enquanto não houver segurança na escolha, pode deixar Pazuello até o fim da pandemia. Em sua avaliação, a manutenção seria menos traumático do que promover mais uma troca.

Nos últimos dias, surgiram nomes cotados para assumir o cargo. São os seguintes: Nise Yamaguchi, Ítalo Marsili, Anthony Wong e Paolo Zanotto.

Começa pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial

publicado ás 10:25 - segunda-feira, 18 de maio de 2020

Foto: Giro Ipiaú

A segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 começará a ser paga hoje pela Caixa Econômica Federal. O cronograma de pagamentos segue até o dia 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua indefinido. O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo ainda não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

O valor é uma espécie de socorro financeiro pago pelo governo federal aos trabalhadores informais afetados pelas medidas de combate à pandemia da covid-19 no país. A portaria que definiu o calendário também alterou a forma de recebimento dos recursos pelos dos trabalhadores: a segunda parcela será depositada em poupança digital na Caixa para todos. Esses recursos vão poder ser usados, inicialmente, apenas digitalmente (para pagamentos de contas, boletos e compras por meio de cartão de débito virtual).

Pesquisa aponta que 61% dos baianos querem adiamento das eleições para novembro ou dezembro

publicado ás 10:25 - segunda-feira, 18 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A maioria dos baianos defende que as eleições municipais deste ano sejam adiadas de outubro para novembro ou dezembro por causa da pandemia do novo coronavírus. Sessenta e um por cento dos eleitores do estado acham que a data do pleito deve ser postergada, contra 20% que acreditam que ela precisa ser mantida. Em Salvador, os índices são parecidos: 59% dos soteropolitanos querem o adiamento, enquanto 16% dizem que as eleições devem acontecer mesmo em 4 de outubro.

Os números são da terceira rodada da pesquisa A Tarde/DataPoder360, parceria entre o grupo e o jornal digital Poder360, com patrocínio da Associação Comercial da Bahia (ACB). O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 200 municípios baianos, entre os dias 11 e 13 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança, de 95%.

Em Salvador, a pesquisa entrevistou 800 pessoas. Na capital baiana, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais; o intervalo de confiança, de 95%. O adiamento do pleito começou a ser pauta no meio político e na Justiça Eleitoral devido ao avanço da pandemia no País. Como o dia de votação gera filas nas seções eleitorais, o temor de que as aglomerações causem a proliferação da doença suscitou questionamentos sobre se a eleição poderia ocorrer mesmo em outubro.

Jitaúna: Veículos colidiram em ponte próxima a Santa Terezinha

publicado ás 10:17 - segunda-feira, 18 de maio de 2020

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, carro, árvore, criança e atividades ao ar livre

Um acidente envolvendo dois veículos ocorreu na tarde da última sexta-feira (15), na rodovia BA-549, próximo a Ponte que liga a BR-330 ao distrito de Santa Terezinha. Segundo informações apuradas pelo Jitaúna Em Dia, uma guarnição da Guarda Municipal se deparou com um veículo modelo Kombi com licença de Jitaúna-Ba, cor branca e um Ford/ka com licença de Jequié-Ba, onde ambos colidiram frontalmente.

Segundo a GM o veículo Kombi estava transportando passageiros de uma empresa mais ninguém se feriu. O condutor do Ford/ka que reside em Jequié nada sofreu. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. Um acordo foi feito para sanar os danos materiais. As causas do acidente são desconhecidas. (Jitaúna Em Dia)

Resultado provisório de provas objetivas do concurso da PM e dos Bombeiros sai na terça-feira (19)

publicado ás 10:17 - segunda-feira, 18 de maio de 2020

Será publicado nesta terça-feira (19), o resultado provisório das provas objetivas do concurso público para soldado da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Bahia. Os candidatos poderão conferir a lista no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor. Já o resultado provisório da prova discursiva será divulgado posteriormente. Segundo o edital, é possível interpor recurso no prazo de dois dias úteis, a partir do dia 20 de maio, exclusivament no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

No total, o concurso recebeu 112.335 inscrições para 2,5 mil vagas de nível médio para as duas corporações. Destas, mil são para policiais militares e 250 para bombeiros militares com ingresso ainda em 2020. Os demais serão incorporados ao serviço público em 2021.O candidato aprovado será designado de acordo com a região de classificação – município/sede para o qual se inscreveu. As provas foram aplicadas no dia 19 de janeiro, em 183 locais de prova, distribuídos entre as cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. A validade do certame é de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira, 15.

Número de infectados por covid-19 em Ipiaú chega a 165

publicado ás 08:58 - domingo, 17 de maio de 2020

Foto: Giro Ipiaú

A secretaria de Saúde de Ipiaú divulgou na noite desse sábado (16) o mais recente balanço de casos de covid-19 no município. Conforme o boletim, subiu para 165 o número de casos confirmados do novo coronavírus. Os três novos casos são de uma família, com idades de 13, 58 e 62 anos. A confirmação dos casos ocorreu após testagem rápida em pessoas que tiveram contato com um paciente confirmado anteriormente. 

Com a atualização desse sábado, o município de Ipiaú tem 553 casos suspeitos de covid-19, 165 confirmados, 171 descartados, 34 pessoas curadas, 31 aguardam resultados, 883 estão em quarentena e 5 óbitos. Por conta da disseminação do vírus na cidade foi decretado toque de recolher e outras medidas mais duras que visam frear o avanço da covid-19 no município.

Jequié: Prefeitura autoriza realização de missas e cultos aos domingos

publicado ás 08:58 - domingo, 17 de maio de 2020

Foto: Reprodução

A prefeitura de Jequié, após autorizar a reabertura de diversas lojas, decidiu permitir a realização de celebrações religiosas, como missas e cultos, aos domingos, das 7h às 19h, para menores de 60 anos de idade. A decisão ocorre na mesma semana em que o município adotou o toque de recolher, com fechamento rígido das 20h às 5h.

A gestão municipal estabelece outros critérios para a realização das celebrações. O decreto estabelece que deve ser observado o limite de 20% da capacidade da igreja, templo, centro espírita ou congêneres, bem como o distanciamento mínimo de um metro e meio entre cada pessoa. A medida vale a partir deste sábado (16) até o próximo dia 25 de maio.

Nesta sexta (15), o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, visitou Ipiaú e Jequié. Durante entrevista coletiva, ele criticou as medidas de  relaxamento da quarentena tomadas tanto por Feira de Santana quanto pela Cidade Sol.

Vinte funcionários do Conjunto Penal de Itabuna são infectados pela Covid-19 

publicado ás 08:58 - domingo, 17 de maio de 2020

Foto: Reprodução/TV Bahia

Vinte funcionários do Conjunto Penal de Itabuna, cidade no sul da Bahia, foram contaminados pela Covid-19, segundo o diretor da unidade. Um túnel de desinfecção foi instalado na entrada do presídio, nesta sexta-feira (15). De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Agentes Socioeducadores da Bahia (SINDAP), cerca de 40 trabalhadores estariam infectados pelo coronavírus.

Já o diretor da unidade penal, Major Adriano Jácome, confirmou que esse número é menor. “Cento e trinta e seis foram testados, 116 negativados e 20 positivados”, disse. Ainda segundo a direção, todos os funcionários serão testados. O Conjunto Penal tem, hoje, 928 presos. O diretor não falou se há detentos infectados com Covid-19, mas disse que medidas estão sendo adotadas para conter a transmissão dentro da unidade. *Com informações do G1

Secretaria de Saúde divulga novo boletim epidemiológico do COVID-19, em Jitaúna

publicado ás 22:16 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

#PrefeituradeJitaúna #SecretariaDeSaúde #NovoBoletimEpidemiologico #VigilanciaEpidemiologica

A Prefeitura de Jitaúna, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou no final da tarde desta sexta-feira (15/05), ás 17hs, um novo Boletim Epidemiológico do Covid-19.

De acordo a secretaria de Saúde, 282 casos são monitorados, 105 estão em isolamento social, 177 liberados do isolamento social, 55 casos são suspeitos, 53 casos foram descartados onde 3 deles aguardam contraprova do LACEN, 2 casos confirmados sendo 1 importado de outro município e 1 óbito.

A Secretaria de Saúde solicita que todas as pessoas fiquem em suas casas para que, assim, evitem a disseminação do coronavírus. A secretaria vem intensificando as fiscalizações dia após dia no combate ao coronavírus em um trabalho coletivo com órgãos municipais e estaduais. *Ascom/Prefeitura de Jitaúna/Texto: Neilton Brito

Policiais civis de Ipiaú recebem vacina contra gripe H1N1 e testes para Covid-19

publicado ás 21:45 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

Foto: Dircom/Ipiaú

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a vacinação contra a Influenza (H1N1) e a testagem para detecção do novo coronavírus, nos policiais civis, profissionais da segurança pública que também estão na linha de frente do combate a pandemia  na cidade.

No momento, tanto o teste quanto a vacina, se fazem ainda mais necessários, visto que uma infecção concomitante por ambos os vírus, pode trazer piores consequências. Sabendo que existe vacina eficaz e comprovada para a gripe, a secretaria se preocupou em promover esse meio de imunidade ativa, já que nesse momento de pandemia é de suma importância a redução de pacientes vitimados por quaisquer motivos.

Nesta segunda etapa, estão sendo vacinados militares,  policiais civis, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, agentes penitenciários, pessoas privadas de liberdade, pacientes com comorbidades e idosos. Com informações da Dircom / Prefeitura de Ipiaú

Nelson Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

publicado ás 21:45 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

Foto: Júlio Nascimento

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. A informação é do G1.

Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.

Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre o uso da cloroquina em todos os pacientes com coronavírus.

Casos de coronavírus na Bahia sobem de 6.955 para 8.128 após falha no sistema do Ministério da Saúde

publicado ás 21:45 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

A Bahia registrou, nesta sexta-feira (15), 8.128 casos confirmados do novo coronavírus, enquanto que na quinta-feira (14) havia 6.955 notificações. Segundo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o aumento acima do normal aconteceu por conta de um erro no sistema do Ministério da Saúde.

“Os números estão acima da média dos últimos dias em função de um problema técnico no sistema do Ministério da Saúde, que estava represando resultados de laboratórios que colocavam diretamente no sistema do Ministério da Saúde, sem informar à Secretaria Estadual”, explicou o governador, durante uma live nas redes sociais.

Ainda de acordo com Rui, destes 8.128 casos, 5.762 estão ativos, 321 pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e 281 morreram por conta da doença.

Jitaúna: Micro-ônibus cai em ribanceira colide em residência e deixa feridos e um morto na BR-330 

publicado ás 06:00 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre

Um micro-ônibus saiu da pista e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 10 metros, durante a noite desta quinta-feira (14/05), em Jitaúna. Segundo informações apuradas pelo JD no local, pelo menos 3 pessoas precisaram ser encaminhadas para unidades de saúde. O acidente ocorreu por volta das 22:30hs, em um trecho da BR-330 próximo ao Colégio Gilda Ramos. 

O veículo colidiu no fundo de uma residência e destruiu parte de um área da casa. Os moradores ficaram assustados com o impacto e com as vitimas presas no veículo. Ainda conforme informações, três pessoas sofreram ferimentos nas pernas sendo socorridas pelo Samu. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite e área interna

O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar uma das vítimas que estava debaixo do veículo, e após cerca de duas horas o corpo foi retirado. Uma jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram no local controlando o fluxo de curiosos que se aglomeraram em meio a rua São Cristovão. As causas dos acidente serão apuradas pela Policia. (Jitaúna Em Dia)

Jequié passa contar com laboratório para teste do coronavírus; secretário da Saúde visita Ipiaú e Jequié nesta sexta

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mais um laboratório público estadual entra em operação, realizando testagens do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do genoma viral do coronavírus (Covid-19). O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, estará no município de Jequié nesta sexta (15), às 11 horas, visitando a unidade que está localizada dentro do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva. Antes, às 9 horas, o titular da pasta da Saúde estará no município de Ipiaú, visitando o Pronto Atendimento para pacientes suspeitos de Covid-19 e o Hospital Geral de Ipiaú.

Segunda parcela do auxílio emergencial começará a ser paga na segunda-feira, 18

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

Presidente da Caixa diz que 2ª parcela de auxílio será paga a partir de segunda-feira

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (14), que a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 começará a ser paga na próxima segunda-feira (18).

O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo do lado do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Pedro Guimarães, os detalhes do cronograma serão divulgados em uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (15). 

Leur Lomanto Jr. propõe que seguradoras garantam direito a indenização para contratantes com CNH vencida durante a pandemia

publicado ás 00:00 - sexta-feira, 15 de maio de 2020

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (DEM), apresentou projeto de lei na Câmara, onde propõe que as seguradoras de veículos se adequem à nova medida do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que suspendeu o prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devido a pandemia do novo coronavírus. O parlamentar propõe que os segurados não percam o direito à garantia, caso, durante o ocorrido estiver portando CNH, vencida a partir de 19 de fevereiro de 2020.  Conforme determinação do Contran, motoristas com a CNH vencida a partir dessa data podem circular nessa situação, até que o serviço seja regularizado.

Últimos Artigos

Secretário de Saúde da Bahia prevê leitos de UTI lotados em junho se curva de contágio for mantida

30/04/2020 23:48
Secretário de Saúde da Bahia prevê leitos de UTI lotados em junho se curva de contágio for mantida publicado ás 15:09 - terça-feira, 21 de abril de...

Prefeito de Barra do Rocha anuncia que as 4 pessoas infectadas com a covid-19 estão curadas

18/04/2020 19:10
Prefeito de Barra do Rocha anuncia que as 4 pessoas infectadas com a covid-19 estão curadas publicado ás 19:37 - quarta-feira, 15 de abril de...

Trecho da rodovia BR-330 entre Jitaúna e Jequié foi parcialmente liberado nesta tarde

13/04/2020 15:02
Trecho da rodovia BR-330 entre Jitaúna e Jequié foi parcialmente liberado nesta tarde publicado ás 19:34 - sábado, 11 de abril de 2020 Fotos: Redes...
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>
Contador de visitas

User Online