Ubatã: Polícia evita rebelião no Complexo Policial

11/12/2013 10:16

 

Ubatã: Polícia evita rebelião no Complexo Policial

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 09/12/2013

Durante a noite de domingo (9), os custodiados do Complexo Policial de Ubatã iniciaram uma rebelião. De acordo com informações da Polícia Civil, os detentos tentaram quebrar as grades da carceragem. O Delegado Adelino Loyola estava presente na Unidade Prisional e solicitou o apoio da Polícia Militar e juntos conseguiram conter os rebelados. “A Polícia Civil  de Ubatã agradece o apoio prestado pelo Tenente Ramos, que mobilizou diversos policiais integrantes da 61ª CIPM, sendo de fundamental importância para conter o motim”, disse o Delegado Adelino Loyola. (Ubatã Notícias/Imagem Divulgação)

Lajedinho: O cenário é de destruição na cidade

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 09/12/2013

Máquinas da Prefeitura procuram corpos em escombros de imóveis

Dez mortos, oito desaparecidos e um número ainda não contabilizado de desabrigados. O delegado titular da Coorpin/Itaberaba, João Uzzum, disse ter iniciado as buscas na beira do rio, afim de localizar corpos. “O cenário é de destruição. A cidade está arrasada”, afirmou o delegado ao site Bocão News, lamentando a tragédia ocorrida na madrugada de ontem. 

O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, afirmou que recebeu a ligação de madrugada e foi a região com o avião do governo acompanhando os agentes da Polícia Militar, dos Bombeiros e equipes de resgate. ”Não vamos poupar esforços para ajudar estas famílias. O cenário é muito triste. Muito sofrimento”, afirmou e sugeriu decreto de emergência para desburocratizar ações.

Foto: Portal Serviços Digitais

Médica de Ipiaú sofre acidente na BR-330, próximo a Palmerinha

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 09/12/2013

A médica ipiauense Drª Lezite Rostand sofreu um acidente automobilístico no final da tarde deste domingo (08) na BR-330, próximo a Palmerinha, 6 Km de Jitaúna. O condutor do veículo Crossfox, e marido da médica, conhecido pelo prenome de Marcelo, perdeu o controle do carro numa curva e capotou em seguida.

Um amigo do casal também estava no veículo. Lezite e Marcelo sofreram escoriações leves e foram conduzidos até a Clínica São Roque. Eles passam bem. O amigo do casal, conhecido pelo apelido de “Diu”, não ficou ferido. Ele contou à nossa  reportagem, que tudo aconteceu rápido demais. “A gente estava conversando tranquilamente quando o carro capotou e depois saiu deslizando na pista”.

O local do acidente deste domingo foi o mesmo ocorrido no início de novembro envolvendo o ex-vereador de Ipiaú, Mário Santos Salles, o Neto Fala Fina. Na ocasião, duas mulheres de Jequié, morreram, Neto faleceu três semanas depois. (Informações Giro em Ipiaú)

Diminui a violência contra crianças na Bahia

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 09/12/2013

O número de crimes contra crianças e adolescentes, na Bahia, pode estar diminuindo. A  Delegacia Especializada em Crime Contra Criança e Adolescente (Derca) contabiliza três anos consecutivos de queda no número de denúncias. A dúvida é se esses números mostram a realidade do estado. As causas da queda não são conhecidas pelos especialistas. 

Para alguns deles, os números podem estar camuflando uma falta de confiança, da população, na polícia e na justiça. “Durante a demora do estado em  agir contra o agressor denunciado, o denunciante fica na sua mira e sabe que o estado não vai protegê-lo”, apontou Waldemar Oliveira, coordenador executivo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca-BA). Foram  4.022 denúncias, em 2011. 

No ano seguinte, foram 3.871, alcançando 3.210 até 14 de novembro de 2013.  Segundo a delegada Ana Crícia Macedo, este ano, dificilmente supera 3.500 denúncias.  Apesar das reservas em relação aos números,  Waldemar Oliveira, acredita que alguns investimentos no setor podem ter causado a impactos positivos na situação do estado. “Não se pode negar que o governo estadual aumentou consideravelmente o número de policiais militares, a força preventiva da violência contra a criança”, diz. (A Tarde)

Jitaúna: Festa da Padroeira acontece hoje

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo, 08/12/2013

Neste domingo (08/12), às 16h, os fiéis de Jitaúna estarão em comemoração com a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, a missa inicia-se no salão paroquial, com a celebração Eucarística do Monsenhor Hélio Sandes e convidados, da Paróquia de Jitaúna e região.

Após a missa a procissão vai percorrer as ruas da cidade com a imagem da nossa padroeira conduzida por milhares de fiéis. O dia oito de dezembro foi decretado feriado municipal na cidade em homenagem à padroeira. (Jitaúna em Dia)

Ibipitanga: 90 bananas de dinamite são apreendidas em garimpo

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo, 08/12/2013

Ibipitanga: 90 bananas de dinamite são apreendidas em garimpo

Foto: Irlando Oliveira/Brumado Notícias

Policiais Militares apreenderam neste sábado (07), na cidade de Ibipitanga, no sudoeste baiano, 90 bananas de dinamite, o equivalente a 35 kg do explosivo. O Major Irlando Oliveira, comandante da companhia, informou ao site Brumado Notícias que 23 policiais participaram da operação na Serra do Gargalo, onde fica uma mina de extração de minério entre os municípios de Ibipitanga, Ibitiara e Novo Horizonte. 

Além das dinamites, a policia apreendeu 300 espoletas, 20 metros de cordel, uma pistola 320, rádios comunicadores e celulares de longo alcance, além de uma motosserra e três motocicletas. A polícia investiga se o garimpo na região é legal e se o material apreendido seria utilizado para explodir bancos e caixas eletrônicos no interior do estado. Quatro suspeitos foram detidos durante a operação e todos foram encaminhados junto com os produtos apreendidos para a delegacia de Ibipitanga.

Grande final do Intermunicipal será transmitido ao vivo para todo Brasil pelo Esporte Interativo

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo, 08/12/2013

Pela primeira vez na história, o Campeonato Intermunicipal chegará às telinhas de todo o Brasil. Essa conquista se deve à parceria entre a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e o Canal Esporte Interativo. A entidade e a emissora anunciaram, nesta sexta-feira (6), a novidade que colocará ainda mais emoção na decisão da edição 2013 da maior competição brasileira de futebol amador. Os duelos entre as Seleções de Porto Seguro e Itajuípe serão transmitidas, ao vivo, para todo o Brasil.

Para as coberturas, o Esporte Interativo garantiu uma estrutura de ponta, com direito a Alta Definição. Uma equipe composta por narradores, repórteres e comentaristas do canal será responsável por levar todas as informações, desde os bastidores à festa de premiação do campeão, aos telespectadores.

O primeiro compromisso da parceria entre FBF e Esporte Interativo será neste domingo (8). Direto de Eunápolis, a emissora transmitirá o primeiro confronto da final, às 15h. Já no dia 15, no mesmo horário, uma cobertura completa do duelo de volta, em Itajuípe fechará com chave de ouro o Intermunicipal 2013. (FBF)

Jitaúna: Município recebe Médica Cubana

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo, 08/12/2013

Prefeito, secrétaria e a médica que atuará em Jitaúna.

Por volta das 20:00hs da noite de sexta-feira (06), o prefeito de Jitaúna Edson Silva (PT), apresentou na Praça Albino Cajahyba, centro da cidade a chegada da Médica Cubana Niovis Morales que atenderá aos cidadãos do município pelo Programa ”Mais Médicos”. A população recepcionou a vinda de Niovis com muitos aplausos, a secretária de saúde Varlei Silva parabenizou ao prefeito e disse que a médica atenderá aos mais necessitados da cidade. 

Ainda durante á noite houve grande comemoração na abertura dos festejos natalinos com apresentação de artistas locais. A médica Niovis deve atender no PSF, ainda não foi informado se a mesma começa atuar de imediato. 

Em Jequié a prefeita havia solicitado onze médicos. Mas, para a surpresa da Secretaria Municipal de Saúde, apenas a médica cubana Niurka Alis Lemos chegou para atender a rede básica. O município de Lafaiete Coutinho recebeu a médica cubana Mayter La Caridade Ortiz Gutierrez. Esta e a segunda etapa do programa do Governo Federal. (Nota original Jitaúna em Dia)

Homem morto em desabamento de prédio em SP era procurado pela justiça da BA

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado, 07/12/2013

O operário Edenilson Jesus Santos, de 24 anos, que morreu soterrado após o desabamento de um prédio na segunda-feira, 2, em Guarulhos (SP), e foi encontrado nesta quinta-feira, 5, era procurado pela Justiça da Bahia. De acordo com a Secretária de Segurança Pública da Bahia, desde novembro um pedido de prisão preventiva havia sido decretado pela 1ª Vara Crime de Justiça de Porto Seguro. Ele era acusado pelo homicídio de Jean Carlos Domingos de Oliveira, em abril de 2010, em Arraial D'ajuda (Porto Seguro).  

O desabamento do edifício de cinco andares aconteceu na noite da segunda, na Avenida Presidente Humberto Castelo Branco em Guarulhos, em São Paulo. Outros 13 operários que trabalhavam na obra já haviam saído do prédio no momento da queda. Edenilson, que trabalhava como vigia, costumava dormir no local. (A Tarde)

Jitaúna: Campeonato embola em mais uma rodada.

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado, 07/12/2013

O campeonato Jitaunense de futsal que tem como objetivo revelar atletas e levar entretenimento aos desportistas teve mais uma rodada na noite de quinta-feira (06), onde a cada jogo uma forte emoção, por volta das 19:40min os dois confrontos da noite deixaram o torcedor arrepiado com lances polemicos e jogadas sensacionais o destaque foi para a equipe da Mategueira e Audax que empataram em cinco a cinco. Confiram:

INTERNACIONAL 5 X 5 AUDAX

AJAX 4 X 10 MANTEIGUEIRA

CLASSIFICAÇÃO:

GRUPO 1

1 - INTERNACIONAL – 10 PONTOS - 18 GOLS DE SALDO

2- AUDAX - 10 PONTOS - 13 GOLS DE SALDO

3 - VILA JOVEM - 4 PONTOS - SALDO NEGATIVO DE 05 GOLS

4 - BNH - 2 PONTOS - SALDO NEGATIVO DE 05 GOLS

5 - BARRA AVENIDA - 1 PONTO - SALDO NEGATIVO DE 02 GOLS

6 - CASA DE ENDEMIAS - 0 PONTO - SALDO NEGATIVO DE 19 GOLS

GRUPO 2

1 - MANTEIGUEIRA - 9 PONTOS - SALDO DE 19 GOLS

2 - J. SAT - 9 PONTOS - SALDO DE 03 GOLS

3 - SANTA TEREZINHA - 6 PONTOS - SALDO DE 08 GOLS

4 - ADABAH - 3 PONTOS - SALDO NEGATIVO DE 11 GOLS

5 - AJAX - 3 PONTOS - SALDO NEGATIVO DE 13 GOLS

6 - PRIMAVERA - 0 PONTO - SALDO NEGATIVO DE 06 GOLS

Jitaúna: Seleção encara Manoel Vitorino pela Copa Regional de seleções.

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado, 07/12/2013

Neste sábado (07/12) a Seleção de Jitaúna, terá mais um importante compromisso diante da Seleção de Manoel Vitorino. Esse jogo valerá a classificação para à próxima fase da competição. O jogo acontece no Estádio Waldomiro Borges na cidade de Jequié, às 19:00Hs. Jitaúna venceu na ultima terça-feira pelo placar de 4 x 1. (Redação Durval Miranda)

PGR pede a prisão de mais um condenado do mensalão

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 06/12/2013

PGR pede a prisão de mais um condenado do mensalão

Foto: Renê Dióz/G1

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer nesta sexta-feira (6) ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que defende a prisão imediata do deputado federal Pedro Henry (PP-MT). O parlamentar foi condenado no processo do mensalão a 7 anos e 2 meses de prisão. O procurador entendeu que Henry não tinha os requisitos necessários para apresentar embargos infringentes. Nesta quinta (5), o presidente do STF, Joaquim Barbosa, determinou mais quatro prisões de condenados da AP 470. Agora, dos 25 condenados, 15 estão presos.

Seleção Brasileira estreia contra Croácia na Copa de 2014

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 06/12/2013

O Brasil conheceu nesta sexta-feira seus primeiros adversários na busca pelo sexto título mundial. Em sorteio realizado na Costa do Sauipe, Croácia, Camarões e México foram selecionados para enfrentar a seleção brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014. Livre de um 'grupo da morte' no início da competição, os anfitriões podem encarar Espanha ou Holanda, integrantes do grupo B, logo nas oitavas de final. Por ser país-sede do Mundial, o time comandado por Luiz Felipe Scolari era o único cabeça de chave que já tinha lugar definido antes do sorteio, integrando o grupo A, e fará o jogo de abertura da Copa contra os croatas no dia 12 de junho, às 17h (horário de Brasília), no Itaquerão, em São Paulo. Os demais confrontos da primeira fase serão em Fortaleza (17/06, às 16h), diante dos mexicanos, e em Brasília (23/06, às 17h), contra os camaroneses.

Confira todos os grupos da Copa do Mundo de 2014:

Grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões

Grupo B: Espanha, Holanda, Chile, Austrália

Grupo C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão

Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália

Grupo E: Suíça, Equador, França e Honduras

Grupo F: Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria

Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos

Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul.