Suzana Marcolino matou PC Farias e se suicidou, diz Badan Palhares a júri

10/05/2013 11:48

 

Suzana Marcolino matou PC Farias e se suicidou, diz Badan Palhares a júri

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 09/05/2013

Badan apresenta em slide como chegou ao laudo que atestou suicídio (Foto: Jonathan Lins/G1)

Fortunado Badan Palhares, o médico-legista que chefiou a equipe de peritos que fizeram o primeiro laudo sobre as mortes de Paulo César Farias, PC Farias, e da namorada, Suzana Marcolino, afirmou nesta quarta-feira (8) no júri popular de quatro policiais que respondem pelo crime que não houve duplo homicídio no caso, ocorrido em 1996.

“Hoje não tenho nenhuma dúvida”, afirmou. “Absolutamente nenhuma.” O júri será retomado a partir das 8h desta quinta com falas dos peritos que contestaram a equipe de Palhares.

Badan e outros peritos de sua equipe prestaram esclarecimentos no 3º dia de júri popular de quatro seguranças de PC Farias, que acontece no Fórum de Maceió desde segunda-feira (6). Ao todo, dez pessoas foram ouvidas na sessão, entre elas, a irmã de Suzana: "Ela jamais se mataria", disse Anna Luiza aos jurados.

Os policiais foram acusados de duplo homicídio por omissão, por não terem impedido as mortes. O laudo inicial da equipe de Badan concluiu que Suzana matou PC Farias e se suicidou em seguida. Mas, após ser contestado pelo legista George Sanguinetti, uma nova perícia foi feita, concluindo que o casal havia sido assassinado (Veja dúvidas sobre os dois laudos). (Foto: Jonathan Lins/G1)

Agora prefeituras e Câmaras têm até o dia 27 para colocarem contas públicas on-line

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 09/05/2013

Independente ou não de partido político, promessas de campanha ou plano de governo, os 4.959 prefeitos eleitos dos municípios com menos de 50 mil habitantes terão até o próximo dia 27 de maio para providenciarem a implementação do portal de transparência pública das cidades sob suas responsabilidades.

A criação dos portais de transparência é exigência da Lei Complementar 131/2009, sancionada e publicada em 27 de maio de 2009. A LC 131 acrescentou dispositivos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e determinou que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizem na internet em tempo real (on-line) informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira. Para o consultor em Administração Pública e especialista em Direito Público, Moiséis Rocha Brito, a maioria ainda não está preparada. Leia mais…

Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 09/05/2013

Começa na segunda (13) as inscrições para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo anúncio do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O edital com todas as normas da prova deve ser publicado na edição de quinta (9) do Diário Oficial da União.

O período de inscrições será entre os dias 13 e 27 de maio e os candidatos terão até o dia 29 de maio para pagar a taxa de inscrição. De acordo com Mercadante, as avaliações serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Conforme o ministro, “a grande mudança vai ser no maior rigor com a redação”. As razões para que uma redação receba nota zero entrarão em um item do edital. O tema entrou em debate após os casos de candidatos que escreveram receita de macarrão e hino de time de futebol e receberam pontuação alta.

Ipiaú: Alunos da Uneb protestam por falta de água no campus e pedem melhorias

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 09/05/2013

Os alunos reivindicam melhores no Campus.(foto:Giro em Ipiaú)

Manifestantes pediram urgencia na melhoria do campos. (foto: Giro em Ipiau)

Alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Ipiaú, no sul baiano, realizaram, na tarde desta quarta-feira (8), uma manifestação em frente ao campus da UNEB para reivindicar melhorias na estrutura da unidade de ensino superior. Segundo os estudantes, o Campus 21 não tem professores suficientes, não dispõe de biblioteca, sala de informática e refeitório, já que a cantina não atende à demanda dos cerca de 300 universitários. Segundo os manifestantes, até água para beber está escassa por conta de problemas em todos os bebedouros. Informações do site Giro em Ipiaú.

Jitaúna: Vacinou 82,19% das pessoas na campanha contra a gripe

Da redação, Neilton Brito 

Quarta, 08/05/2013

A Campanha em todo País termina nesta sexta-feira dia 10.

Finalizando nesta sexta-feira, 10, a Campanha Nacional Vacinação contra a influenza. Devem ser imunizadas idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, profissionais da saúde, presidiários, indígenas e portadores de doenças crônicas. 

Segundo o Ministério, até esta terça-feira (07) foram imunizadas 21,3 milhões de pessoas, enquanto a previsão era vacinar 31,3 milhões de pessoas nessas condições e 39,2 milhões ao todo. O objetivo da vacinação é tentar reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. 

Em Jitaúna até esta Quarta-feira (08) foram aplicadas cerca de quase 6 mil doses de vacinas, um total de 82,19% do alvo, a Secretaria municipal de Saúde do Município espera atingir nesta sexta o nivel maior de alvos contra a influenza.

Garota presa em Itapetinga levava 34 kg de maconha para Jequié

Da redação, Neilton Brito 

Quarta, 08/05/2013

A mala esta recheada de maconha.

A Polícia Militar de Itapetinga apreendeu 34 kg de maconha prensada, no final da tarde de terça-feira (6), em uma residência no bairro Américo Nogueira. Segundo informações da PM, foram 37 tabletes da droga escondidos dentro de uma mala, que era levada sob os cuidados de uma adolescente de 16 anos, que confessou na delegacia de Itapetinga que receberia R$ 100,00 para guardar a maconha.

A garota disse ainda que foi contratada por um homem que mora em Vitória da Conquista. Ela também confirmou que a droga pertencia a Edson Valdir Souza Silva, 30 anos, que está detido no Conjunto Penal de Jequié, onde cumpre pena por tráfico de drogas. A droga supostamente seria levada para a Cidade Sol. 

A jovem já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas, em Jequié. Na ocasião a menor foi apreendida portando 100 pinos de crack, em julho de 2011. Foto e materia Itapetinga na Mídia

Mulher é acidentalmente atingida por arpão no interior do Rio de Janeiro

Da redação, Neilton Brito 

Quarta, 08/05/2013

O Arpão atravessou rosto da vítima, que não deve ter sequelas, acreditam médicos.

Ainda sem o nome revelado uma mulher de 28 anos foi atingida acidentalmente por um arpão na última segunda-feira (6) em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. Segundo familiares, Elisangela Borborema Rosa, 28 anos, estava na cozinha de casa quando foi atingida pelo arpão de caça submarina, que era manuseado pelo marido, da sala. 

O arpão entrou pela mandíbula de Elisangela e a ponta dele ficou alojada na coluna cervical dela. Imediatamente, Elisangela foi socorrida para o hospital da cidade e, de lá, transferida para o Hospital Regional de Araruama, onde passou por cirurgia. De acordo com o G1, Elisangela passa bem e não deve ter sequelas.