SETEMBRO FOI PIOR PARA EMPREGO NO BRASIL

21/10/2011 17:18

Terça 18 de Outubro de 2011

SETEMBRO FOI PIOR PARA EMPREGO NO BRASIL

Terça, 18 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

No mês de setembro ficou mais difícil de arranjar emprego nos últimos cinco anos do que no último mês. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho, apenas 209.078 vagas foram criadas, representando 15,3% a menos do que o mesmo período do ano passado. "O principal fator da diminuição é a indústria de transformação. O resultado também foi mais uma prova de que o governo não conseguirá atingir a marca inicialmente prevista de 3 milhões de novos postos para 2011.(BN)

FIM DA GREVE PARA OS BANCOS

Terça, 18 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

Em Jitauna o Banco do Brasil também já saiu da greve, agora quem precisa fazer os seus serviços já pode contar com unidades bancarias aberta e com atendimento já normalizado, mais o que muitos jitaunaeses ainda não contam são com as enormes filas que vem por ai.

Depois de 21 dias, teve fim na noite de segunda-feira (17/10) a greve dos bancários na Bahia. Informações da assessoria da categoria, a greve terminou após uma assembléia realizada às 18 horas. A exceção foi do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que continua com as portas fechadas.

Ainda segundo a categoria, nos dias de paralisação cerca de 9 mil agências em todo o país aderiram ao protesto. O reajuste aceito pelos bancários foi de 9%. A participação nos Lucros e Resultados também será maior, com o aumento da parcela fixa básica para R$ 1,4 mil.

Na Bahia, no primeiro dia de manifestação – em 27 de setembro – os funcionários fecharam 346 unidades bancárias. No último dia de greve 711 agências foram fechadas.

DETRAN ABRE 5 MIL VAGAS PARA AUTO ESCOLA GRATUITA

Terça, 18 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

O (Detran-BA), Departamento Estadual de Trânsito da Bahia  abre inscrições nesta quinta-feira (20-10) para a Escola Pública de Trânsito (Eptran), onde aqueles que desejam obter a carteira de habilitação têm acesso gratuito a aulas teóricas e práticas, além de exames. O único custo para tirar o documento é o pagamento do laudo, ao preço de R$ 72.

No total, serão 5 mil vagas voltadas para candidatos maiores de 18 anos, com renda igual ou inferior a um salário mínimo, que tenham concluído pelo menos o primeiro grau completo e estudado em escolas públicas ou privadas com bolsa integral. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da instituição. Para validar o cadastro é necessário apresentar original e cópia de RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, uma foto 3X4, comprovante de renda, histórico escolar do primeiro grau, além de segundo ou terceiro grau, se houver. (BN)

Segunda 17 de Outubro de 2011

GINASIO DE ESPORTES DE JITAUNA PERMANECE FECHADO E SEM PRAZO PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS

Segunda, 17 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

            Mereamente Ilustrativa

O Ginásio de Esportes Municipal de Jitauna teve que fechar suas portas durante cerca de Quase Três meses atrás em função da falta de condições da quadra para realizar jogos de futsal e garantir a segurança dos esportistas que participam de atividades no local.

Os jogos de futebol noturnos também ficaram suspensos pois os refletores não funcionavam como deveria, segundo alguns esportistas nos disseram que somente quatro acendia o resto estava com defeito ou queimado.

Alguns esportistas e docentes afirmam que a quadra mereceria ser reformada mais que pudesse ser liberada. Com “estas modificações os consertos que serão feitos permitirão realizar as atividades normalmente”.

Nossa equipe de reportagem esteve nesta manhã de hoje (17/10), e percorreu as instalações do lado de fora e constatou que vários problemas existem no Ginásio que foi construído a anos atrás, Observando que até o Zinco que leva o nome do Ginásio uma parte não existe a muito tempo.

Das grades de proteção do beiral da arquibancada que dão para o vazio estão abertas e não oferecem segurança para as crianças ou Jovens que vão assistir ou Jogar. Também foi possível conferir a falta de limpeza do local, com papéis jogados ao chão, latas de refrigerante e restos de redes velhas que não servem para o uso.

O Ginásio não possui rampas de acesso aos Cadeirantes, os banheiros, porém não está adequado internamente para portadores de deficiências físicas e também estavam precisando de uma reforma geral, as Traves devem ser trocadas, pois as que no momento estão são antigas.

Este mesmo Ginásio somente passava por pequenas reformas em sua estrutura interna, pelo que podemos ver agora estão mais preocupados com uma das únicas praças esportivas da cidade.

COMÉRCIO DE JITAUNA MUITOS FECHADOS NESTA SEGUNDA DIA DOS COMERCIÁRIOS

Segunda, 17 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

Nesta segunda-feira (17-10), muitos do comércio de Jitauna estarão fechados em comemoração ao Dia dos Comerciários. Para os que ainda não sabem a razão desta importante data, é necessário voltarmos no início do século passado. Naquela época, começaram a surgir as primeiras associações e uniões (que depois transformariam em sindicatos) de empregados no comércio (chamados na época de caixeiros) contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores há 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem desse regime de servidão. Contra essa exploração, foi fundada na capital mineira em 11 de junho de 1925, a “União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte”- que hoje é o Sindicato dos Comerciários; enquanto em vários estados da federação começavam também a surgir organizações de comerciários.

Foi através dessas organizações que no dia 29 de outubro de 1932, aproximadamente cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados.

Sexta 14 de Outubro de 2011

MARIDO FURIOSO AGRIDE VIZINHO PORQUE SUA EX-MULHER FAZIA STRIPTEASE

Sexta, 14 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

Uma cena um tanto inusitada aconteceu em Buerarema, por ciúmes, um homem chegou a agredir com uma garrafa térmica Ivanilton Santos Avelino, conhecido como “Balbino”, teria sido atacado no momento em que uma vizinha realizava um strip tease para ele. O algoz foi o marido da stripper, que a flagrou somente de calcinha enquanto dançava ao som de uma banda de arrocha para o morador das adjacências. De acordo com o site Bk2, o vidro da garrafa térmica quebrou e atingiu a perna da vítima. Balbino deu entrada no Hospital Base de Itabuna, foi atendido e liberado.

VEREADORES DE UBATÃ REPROVAM AS CONTAS DO PREFEITO NA CÂMARA

Sexta, 14 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

Bem diferente de Jitauna, onde na ultima segunda-feira (10-10), os vereadores da bancada de situação aprovaram com seis votos favoráveis as contas do Prefeito. Em Ubatã foi diferente a Câmara de vereadores reprovou na noite de quinta-feira(13-10), as contas do prefeito Agilson Muniz.

O atual prefeito de Ubatã conseguiu apenas três votos dentre os nove vereadores. A reprovação das contas não deixou de ser uma surpresa, pois muita gente na cidade dava como certa que as contas passariam sem problemas pelo Legislativo ubatense não aconteceu, ja em jitauna foi o contrario aqui foram seis favoráveis e três contra.

A presidente a Câmara de Ubatã a vereadora Cássia Mascarenhas afirmou que levará o resultado da votação ao Ministério Público, mas prefeito e vice-prefeito devem contestar judicialmente a decisão da Câmara.

Com a decisão da maioria dos vereadores, o prefeito Agilson Muniz torna-se inelegível por oito anos.

GREVE DOS BANCÁRIOS CONTINUA

Sexta, 14 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

Todas as agências bancárias no Brasil continuarão fechadas nesta sexta-feira (14/10). “Não houve nenhum avanço nas negociações e a greve continua”, garante Euclides Fagundes, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. A greve, que começou no dia 27 de setembro, completa nesta Sexta-feira (14-10) 18 dias.

Esta é a maior mobilização da categoria dos últimos 20 anos. Nesta Sexta-feira, 706 agências estavam paralisadas na Bahia, sendo 231 agências em Salvador. O número de municípios com agências que aderiram a greve aumentou.

Os bancários pedem reajuste e melhoria na PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), maior contratação de funcionários, e cumprimento da lei dos 15 minutos, maior investimento na segurança bancária, dentre outras questões.

Quinta 13 de Outubro de 2011

ASSOCIAÇÃO ADABAH DO ADELINO REALIZA GRANDIOSA FESTA NO DIA DAS CRIANÇAS

Quinta, 13 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

Nem mesmo o sol forte e a garoa que caiu no fim da tarde de ontem impediu que a criançada chegasse ao Colégio Gilda Ramos para as comemorações do Dia da Criança. Além de muitas brincadeiras populares Com diversas apresentações, tivemos corrida de Saco, Dança da Laranja, Brincadeira do Trem, Danças e coreografias, cerca de 280 Crianças entre Pais e Mães foram brincar na tarde de Quarta-feira (12/10). A Associação dos Amigos do Bairro Adelino Henrique (ADABAH), realizou mais uma grandiosa festa para as Crianças carentes do Bairro Adelino. Todas as brincadeiras começaram por volta das 15hs,

Foram sorteados através de Brincadeiras diversos brinquedos que animaram a festa de toda Criançada. Grupos de danças como: Robson big Boys param por lá.

Foram distribuídos muitos Doces como Balas, Pirulitos e chicletes e Salgados como Salgadinhos e Pipocas para toda criançada de um dos bairros mais carentes da Cidade. O Animador da festa foi o Vice-presidente Valter Nascimento e o Locutor e apresentador Neilton Brito que faz parte da direção da Entidade, o Vereador Neres Costa esteve no evento prestigiando o Dia das Crianças e chegou até a distribuir balas.

O vice-presidente Valter Disse “No ano passado já ficamos surpreendidos com a quantidade de crianças que vieram brincar foram cerca de 190 e este ano, com certeza, foi além do esperado e o atendimento foi melhor que no ano passado e pretendo melhora a cada ano”, afirma o Vice Presidente que agradece aos Comerciantes Jitaunense, ao Vereador Neres Costa e ao ex-prefeito Beto Lopes e a 105 Jitauna FM.

A direção da ADABAH e composta por Neilton Moreira, Valter Nascimento, Maria da Conceição Borges, Valdeci Santos, Valdinei Oliveira, Nerivaldo Brito, Girlene Lino, Gisevando de Jesus e Martinho.

Confira as fotos:

 

 

 

 

 

FOI PRORROGADO PARA DEZEMBRO O RECADASTRAMENTO DA BOLSA FAMILIA

Quinta, 13 de Outubro de 2011

Por Neilton Brito

 

Seria encerrado no dia 31 de outubro o recadastramento da Bolsa Família,  foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano. A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Sociais e Direitos do Cidadão (Setad) estima que 38.289 famílias devam realizar o procedimento.

São pessoas que está há mais de dois anos sem realizar as alterações cadastrais necessárias. Quem não realizar o recadastramento pode ter o benefício suspenso em janeiro e até cancelado, em março de 2012. Para atualizar os dados, os beneficiários devem procurar o Centro de Atendimento Social (Cras), na Rua Claudemiro Dias Lima, Bairro Novo em frente ao Estádio ACM. O atendimento é feito das 8h às 16h.