Prefeitos se queixam de “herança maldita”

10/01/2013 08:35

 

Prefeitos se queixam de “herança maldita”

Da Redação, Neilton Brito

08/01/2013 - Terça

Na Bahia alguns prefeitos que tomaram posse no dia 1º de janeiro se depararam com um cenário de “terra arrasada” nas prefeituras: caixa vazio, patrimônio sucateado e pendências financeiras deixadas pelos antecessores. Para não parar o município, muitos estão tendo que imprimir um ajuste fiscal, cortar gastos, e recorrer a ajuda estadual e federal. A situação é tão crítica que alguns gestores tiveram que decretar estado de emergência no município – caso de Itabuna e Ilhéus – para adquirir bens sem licitação, enquanto aguardam o resultado de auditorias em contratos.

“Não vi outra solução. As contas públicas estão na UTI”, desabafou  o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PSDB), que decretou 60 dias de estado de emergência no município do sul da Bahia. Além de dívidas e muito trabalho a fazer, uma situação inusitada foi registrada na prefeitura de Canavieiras:  o novo prefeito descobriu que estava sendo vigiado por câmeras e sistema de escutas. A polícia foi chamada a intervir e apura o caso. A Tarde

Cantor  Moreno do Caprixo é internado após aplicação de silicone nas pernas

Da Redação, Neilton Brito

08/01/2013 - Terça

Moreno está internado em Itabuna.

O cantor de arrocha, Moreno no Caprixo está internado no Hospital de Base em Itabuna desde a última quinta-feira (03), após passar mal depois de um procedimento de aplicação de silicone nas pernas. Em entrevista ao Radar Notícias, a assessora e esposa de Moreno, Larissa Villaca confirmou o fato, mas não deu maiores informações.

Ela informou apenas que o organismo do cantor não suportou a quantidade de produto aplicada. Larissa informou ainda que o cantor está melhor e mandou um recado para seu público. “Moreno disse que está bem e que só foi um susto, breve estará levando alegria para seus fãs”, disse a esposa do cantor.

Carteira de identidade obrigatória para recém-nascido

Da Redação, Neilton Brito

08/01/2013 - Terça

RG LEMBRANCINHA

Analizado pela Câmara o Projeto de Lei 4410/12, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que torna obrigatória a confecção de carteira de identidade para recém-nascido pelos cartórios de registro civil. Pelo texto, o recém-nascido somente receberá alta médica mediante a apresentação desse documento. De acordo com o projeto, a identificação será feita por foto e pela impressão digital dos pés da criança, além de outras formas de identificação.

O projeto isenta as pessoas comprovadamente pobres do pagamento da primeira via da carteira de identidade. O autor argumenta que a proposta tem como objetivo equacionar um dos problemas existentes no País na identificação de crianças raptadas, ou trocadas em maternidades, por falta de um banco nacional de dados de recém-nascidos. Agência Câmara

Ex-jogador sofre grave acidente e família pede orações pelo atleta

Da Redação, Durval Miranda

07/01/2013 - Segunda

 

 

Dinei jogou no Galo de 2004 a 2006

O ex-jogador profissional Valdinei Soares Silva, 26 anos, conhecido como Dinei, sofreu um grave acidente domingo (6) em Barra do Garças, a 509 km de Cuiabá e família dele está pedindo orações. Ocorre que mesmo passado 24 horas do acidente, o ex-atacante ainda não acordou e não está respondendo ao estimulo dos medicamentos.

Dinei foi arrastado por dez metros por um carro que só parou porque bateu numa casa. Ele estava de moto no cruzamento da rua Elias Galvão com a Avenida Brasil, bairro de Vila Maria, quando o carro avançou a preferencial e atingiu o ex-jogador. Um outro jogador estava ao lado de Dinei com outro moto e parou, porém o colega não.

Dinei teve fratura exposta na perna esquerda e ferimentos no abdômen e está internado no hospital municipal de Barra do Garças. Ele jogou bola profissional de 2004 a 2006 no Barra do Garças Futebol Clube disputando a 1ª divisão do Campeonato Mato-grossense. Antes em 2003, ele foi campeão no futebol de salão sob comando do técnico Uercules Jacomini no Regional de Querência e no Estadual em Rondonópolis.

A família do ex-atleta ligou para alguns amigos e pediu orações, na tarde desta segunda-feira (7). A colisão que praticamente virou um atropelamento aconteceu por volta das 22h30 de domingo (6). O ex-jogador estava numa Titan preta, e o colega dele numa Titan vermelha. O veículo que se envolveu no acidente era um Pálio. (rius.com)

Vitória fica no empate na estreia da Copa São Paulo

Da Redação, Durval Miranda

07/01/2013 - Segunda

Embalado pela conquista da Copa do Brasil, o Vitória fez sua estreia na Copa São Paulo 2013, na tarde deste domingo (6). Porém, o Rubro-Negro teve dificuldades e apenas empatou com o Mogi-Mirim, por 2 a 2.

O time paulista abriu o placar logo aos seis minutos de jogo com Diego Alves. O empate do Leão veio aos 26, com Agdon.
Aos 44 minutos do primeiro tempo, Marconi, de pênalti, colocou os baianos na frente. Mas, aos 16 da segunda etapa, Vitor Xavier garantiu o empate.
Com o resultado, o Vitória terminou a primeira rodada na vice-liderança do grupo J, com um ponto. O Monte Azul (SP) é o líder, com três.
O Leão volta a campo na próxima quarta-feira (9), contra o ABC.

Jitaúna: Bar foi roubado no Bairro Adelino Henrique

Da Redação, Neilton Brito

07/01/2013 - Segunda

A Polícia Militar de Jitaúna foi solicitada pelo senhor Manoel proprietário de um Bar localizado no Bairro Adelino Henrique onde o mesmo afirma que o seu estabelecimento foi roubado na madrugada de domingo (6).

Os PMs juntamente com a Guarda municipal se dirigiram ao local e percebeu que tratava-se de roubo, a PM e a GM foram ao local do ocorrido e aguardaram a chegada do seu dono para registrar o fato. O gatuno entrou no estabelecimento pelo telhado e com a cara de pau saiu pela porta da frente.  Foi furtado um botijão de gás, uma TV 14 polegadas, um aparelho de som e aproximadamente uma quantia no valor de R$ 30. (Informações Guarda Municipal de Jitaúna)         

Jitaúna: Veículos da prefeitura estão sucateados

Da Redação, Neilton Brito

07/01/2013 - Segunda

Onibus que faz o transporte escolar um dos veiculos que estão na lista de quebrados. (Foto: Jitaúna Em Dia)

Em diversos municípios vários gestores baianos deixaram para trás uma catástrofe nas garagens municipais, o novo prefeito de Jitaúna, Edson Silva (PT) vai ter muita coisa a fazer para organizar a Cidade. Depois do arrastão que fizeram na prefeitura e em outros órgãos do municipais a coisa ficou feia, em Jitaúna veículos foram doados entre outras irregularidades foram cometidas na ultima gestão.

A exceção de algumas secretarias a exemplo da Educação, onde o problema não é tão grave, porém em outras foram praticados atos de verdadeiro vandalismo. “Algumas secretarias levaram até mesmo vassouras e panelas do setor de Assistência Social”.

“Na parte de arquivos da prefeitura faz vergonha, totalmente jogado como se fosse lixo”. A frota de veículos deteriorada é outro problema sério encontrado pela nova gestão em Jitaúna. Diversos carros pertencentes ao município estão com motores batidos e amontados na garagem municipal. (Jitaúna Em Dia)

Ibirataia: Grupo invade delegacia e mata homem

Da Redação, Neilton Brito

07/01/2013 - Segunda

A vítima era acusado de agredir um idoso e matar um homem em Ipiaú.

Em Ibirataia, um grupo de quatro homens armados e encapuzados invadiu a delegacia e sequestrou um homem que estava preso na unidade policial e matou ele a tiros na madrugada deste domingo (6). Petrônio Carlos Santos Souza, de 27 anos, estava preso há cerca de uma semana por agressão corporal a um idoso da cidade. Após a prisão, a polícia identificou que existia um mandado de prisão em aberto por um homicídio que Petrônio havia cometido na cidade Ibicoara em julho de 2012.

O grupo entrou na unidade depois de atrair para fora da delegacia o guarda municipal que fazia a segurança do local. O guarda recebeu uma ligação de uma pessoa que afirmava que o filho dele, que tem problemas mentais, estava sendo assassinado. Ao sair da delegacia para socorrer o filho, ele foi surpreendido pelo grupo, que o rendeu e exigiu que ele abrisse a cela onde estava Petrônio. Correio

Bahia inicia recadastramento de aposentados

Da Redação, Neilton Brito

07/01/2013 - Segunda

A (Saeb) Secretaria da Administração deu início nesta semana à primeira etapa para o recadastramento 2013 junto à Previdência Estadual. O chamamento contempla mais de 10,5 mil servidores aposentados de 47 órgãos da administração pública. Os inativos, convocados através de mensagem impressa no contracheque, têm até o final do mês de fevereiro para se apresentar a uma das 41 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) espalhadas pelo estado.

Já os 1.652 aposentados, oriundos da Secretaria da Educação (SEC) e da Polícia Militar (PM) e que não compareceram para o recadastramento do ano passado, devem regularizar seus dados cadastrais junto ao órgão. O pagamento da aposentadoria será reativado em folha especial a partir do comparecimento a uma das unidades descentralizadas de atendimento. Do total de faltosos, 1.016 são da SEC e 636 da PM. 

Jequié: Bombeiros resgatam com vida rapaz que tentou suicídio na pedra do Curral Novo

Da Redação, Neilton Brito

07/01/2013 - Segunda

Uma Equipe de Resgate do Grupamento de Bombeiros, da Polícia Militar e do SAMU foram solicitada na tarde de domingo (07/01) no bairro do Curral Novo, onde tentou contra a própria vida, Ademilton de Jesus Santos, “Demi”, 26 anos, atirando-se em uma das extremidades do rochedo. O rapaz morador do próprio bairro foi resgatado com vida pelos Bombeiros e encaminhado à emergência do Hospital Geral Prado Valadares, onde recebeu atendimento médico e permaneceu internado. Jequié Reporter.