POLÍTICA EM ITAGI: PT, PMDB ALIA-SE AO PDT APÓS SUPOSTA TRAiÇÃO

10/05/2012 11:05

 

08 /Maio/ 2012

POLÍTICA EM ITAGI: PT, PMDB ALIA-SE AO PDT APÓS SUPOSTA TRAiÇÃO

Escrito por Neilton Brito

08/05/2012, Terça

Itagi se prepara para uma politica quente

A cada vez esta ficando quente e acirrado em busca de alianças no municipio de Itagi. Foi confirmando o que já havíamos noticiado, o Secretário de Agricultura Railton, desbancou o atual vice-prefeito Reginaldo Moreira (Mário) e encabeça a chapa do PT. Segundo informações, os bastidores estão pegando fogo, principalmente depois desse ato, considerado pelos peemedebistas, como traição, já que tudo estava conforme acordo firmado há alguns meses.

O próprio Secretário de Comunicação de Itagi anunciou, oficialmente, na Jequié FM, no mês passado, que Mário era o pré-candidato a prefeito pela legenda. Informações dão conta ainda que para convencer a atual prefeita Wanda Pinto (PT), uma manobra teria sido feita, inclusive com a falsificação de uma pesquisa, apresentada à executiva.

Com suas pretensões comprometidas, já que Mário não poderia mais concorrer ao pleito e com o sentimento de vergonha do grupo que integrava até esta semana, o PMDB articula-se nos bastidores para compor a chapa de Dr. Olival Andrade (PDT), indicando Saul Lomanto (PMDB) como vice.

A carta na manga: os petistas não imaginavam que o PMDB deixaria o grupo e foram surpreendidos com a aliança, que deverá ser anunciada, oficialmente, neste sábado, dia 05.

Mudando novamente os rumos da política local, o PT pode fazer uma dobradinha com o Padre João Batista (PP), sem o aval de Wanda, que diz aos quatro ventos: só não quero ver o padre João como prefeito. Vai ficar ainda mais tenso.

TODOS OS SERVIDORES DO TRE-BA PARALISAM ATIVIDADES POR DUAS HORAS NA QUARTA, 9

Escrito por Neilton Brito

08/05/2012, Terça

Nesta quarta-feira (9), os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vão paralisar as atividades por duas horas. A paralisação será realizada das 11h às 13h no órgão, em todo o estado. Esta data também é o prazo final para o eleitor transferir o título eleitoral de município ou de zona eleitoral para votar nas eleições de 7 de outubro.  Os servidores protestam contra a não aprovação do reajuste salarial e contra a Portaria nº 200.

Eles reclamam também que o Projeto de Lei que reajustaria o salário está parado na Câmara dos Deputados, desde 2009. De acordo com a categoria, não há reajuste salarial há sete anos e a Portaria nº 200 estabeleceu dez horas de funcionamento ininterrupto da Central de Atendimento ao Público e dos Cartórios Eleitorais da Capital. Com isso, não há pagamento de horas extras e descanso aos servidores do interior, onde não existem servidores para realizar revezamento.  De acordo com a categoria, uma greve geral deve ser realizada a partir do dia 30 de maio, segundo um indicativo da Federação que a rege. (Informação do Correio)

HOMEM QUE ATROPELOU MOCICLISTA EM JITAÚNA CONTINUA INTERNADO

Escrito por Neilton Brito

08/05/2012, Terça

Segundo informações passadas a nossa redação na manhã de segunda-feira (7) dão conta de que o senhor Erasmo Andrade Santos condutor da Pick Up Chevrolet de cor branca e placa policial NYY 4852, licença de Jequié-Ba que bateu no fundo da moto de Zenildo Cassiano Souza Santos, 48 anos, no sábado e que acabou vitimando fatalmente Zenildo continua internado em uma unidade hospitalar de Jequié por ter problemas cardíacos.

O caso.

No inicio da noite de sábado (5) por volta das 19hs00 nas proximidades do parque do vaqueiro BR 330 o trabalhador rural, Zenildo Cassiano Souza Santos, 48 anos, residente no Bairro Adelino Henrique de Santana em Jitaúna, morreu atropelado por uma Pick Up Chevrolet conduzida por Erasmo Andrade Santos ao estar vindo do acampamento dos sem terras com destino a sua residência. (Jitaúna Em Dia)

Outros dois atropelamentos aconteceram na ladeira da Provisão

Outro grave acidente na manhã de domingo (6), na BR 330 leste, km 729, trecho da ladeira da Provisão. Um veículo modelo Gol, licença de Jequié, dirigido por Manoel Costa de Oliveira, retornava de uma festa em Ipiaú, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e atropelou 2 ciclistas. Sidênio Brito de Jesus e Rafael Anderson Alves da Silva fora socorridos pelo SAMU e conduzidos para o Hospital Prado Valadares. Os três envolvidos sofreram ferimentos e permanecem internados. (BJM)

Cavalo na pista também provocou acidente na BR 330

Pelo menos um cavalo de cor marrom provocou um acidente na BR 330 já próximo a Jequié o animal morreu na hora e ainda continua ao lado da rodovia. O carro que atropelou o animal não foi identificado. (Jitaúna Em Dia)

ADOLESCENTE DE IBIRATAIA É DETIDO ACUSADO DE ESPANCAR IDOSO DE 60 ANOS

Escrito por Neilton Brito

08/05/2012, Terça

Em Ibirataia a Polícia Civil deteve na segunda-feira (07) o adolescente de 12 anos de iniciais E.V.S.C., acusado de espancar Antônio Francisco de Jesus de 60 anos. Segundo a polícia, o menor teria espancado o homem após encontrá-lo bêbado na rua, o crime aconteceu durante a madrugada de segunda-feira. Antônio foi agredido pelo garoto com vários chutes e socos. Populares socorreram a vítima que estava desacordada e com um pedaço de pau introduzido no seu ânus. O homem foi conduzido até a Fundação Hospitalar de Ibirataia onde recebeu atendimento médico. Na delegacia o menor confessou os atos cometidos contra Antônio Francisco. O Conselho Tutelar do município tomará as devidas providências com o infrator. (Giro em Ipiaú)

ELEITORES DE JITAÚNA ESTÃO ENFRENTANDO LONGAS FILA PARA REGULARIZAR TÍTULO ELEITORAL EM ITAGIBÁ

Escrito por Neilton Brito

08/05/2012, Terça

Titulos somente até quarta (9)

São centenas de pessoas que deixam para última hora para regularização do título eleitoral, o prazo termina nesta quarta-feira (09). Na manhã desta terça-feira (08) o Cartório Eleitoral de Itagibá, que atende também os municípios de Jitaúna, Aiquara e Itagi recebeu vários eleitores dos três municípios que formaram uma imensa fila na rua principal. Para tirar o titulo e necessário levar um documento oficial de identidade com foto e comprovante de residência para regularizar o título. Mais é somente até esta quarta (9).

Em Jitaúna o vice-presidente da ADABAH (Associação dos Amigos do Bairro Adelino Henrique de Santana), pensando em fazer um trabalho social diferenciado conseguiu reunir amigos e poder encaminhar pessoas de situação de baixa renda a se deslocar ao município de Itagibá para poder tirar o titulo eleitoral, trabalho social que a comunidade aplaude. (Jitaúna Em Dia)

A GREVE DOS PROFESSORES CONTINUA NA BAHIA

Escrito por Neilton Brito

08/05/2012, Terça

Após 28 dias a situação não mudou, os professores das escolas estaduais da Bahia realizaram uma nova assembleia na segunda-feira. Após a reunião, foi decidida que a greve será mantida, chegando assim hoje a 28 dias de paralisação. Com a decisão, mais de 1 milhão de alunos permanece sem aulas na capital baiana e também no interior do Estado. Os professores se encontraram em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para definir a continuidade da greve.

A categoria agora aguarda o parecer do Tribunal de Justiça. Além de pedir o pagamento dos salários de abril, cortados pelo Estado, os professores reivindicam reajuste salarial de 22%, mas o governo afirma que não foi esse o prometido no acordo do ano passado. Os grevistas ainda enviaram uma carta ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, onde explicam a situação da greve. O comunicado também foi destinado à OAB   (Ordem dos Advogados do Brasil).

Em Jitaúna as duas instituições de ensino funcionam normalmente são os colégios Gilda Ramos dos Santos localizado no Bairro Adelino Henrique e o Valmir Oliveira Gomes localizado no centro. Ao que parece a greve continua em Salvador e região metropolitana e no interior. Em Ipiaú após assembleia realizada na tarde de segunda-feira (7), no salão da Câmara Municipal de Ipiaú, os professores da rede estadual, decidiram manter a greve no município, onde todos os colégios da rede encontram-se com as aulas suspensas a exemplo de Jequié que também vários colégios estão sem aulas desde o inicio da greve.