Nova paralização de professores da rede estadual nesta terça-feira, 20

21/11/2012 11:34

 

Nova paralização de professores da rede estadual nesta terça-feira, 20

Da Redação, Neilton Brito

20/11/2012, Terça

Salas de aula amanheceram vazias nesta terça.

Os professores da rede estadual de ensino realizam uma paralisação na manhã desta terça-feira (20) em todo o estado em razão de um novo impasse com a Secretaria de Educação. No último dia 14, a categoria rejeitou em assembleia a proposta do governo do estado de dois calendários letivos e prometem uma nova paralisação no próximo dia 27 deste mesmo mês. 

De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o ano letivo de 2013 terá dois inícios. As aulas começam em março para as 1.076 escolas que vão concluir o ano letivo entre 13 de dezembro e 31 de janeiro. No restante das escolas, o ano letivo começará em abril.

Neste grupo estão as instituições que vão concluir o ano letivo no período entre fevereiro e março.  O finais em datas diferentes e o novo calendário com dois inícios  em 2013 é fruto da greve de 115 dias que os professores promoveram entre abril e agosto deste ano. Segundo a SEC, os calendários foram aprovados pelos colegiados escolares, que contam com participação de professores, servidores, pais e estudantes.  O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado  (APLB) alega que o calendário duplo pode aumentar a evasão escolar, esvaziar as escolas que começam em abril (já que os estudantes optariam por se matricular nas que começam em março) e afetar as férias dos docentes que trabalham em duas escolas. (Correio*)

20 de Novembro dia da Consciência Negra

Da Redação, Neilton Brito

20/11/2012, Terça

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Vitória da Conquista: Caso raro, jumenta tem filhotes gêmeos

Da Redação, Neilton Brito

20/11/2012, Terça

Em Vitória da Conquista, há 10 dias uma jumenta teve filhotes gêmeos, de acordo com especialistas, situação é rara, ainda mais quando os filhotes nascem saudáveis. Agora, a casa do dono dos bichos é atração na cidade. “O caso é raro. A chance é de 2%”, diz médica veterinária Cíntia Figueiredo. O dono conta que a jumenta chamada Chica deu à luz dois filhotes, o Calunga e o Boneco. “A barriga ficou grande demais, não cabia nem o balaio da carroça. Ou é filho de um cavalo ou são dois, e terminou sendo dois mesmo”, diz.

Segundo especialistas, a probabilidade de uma jumenta ter dois filhotes é a mesma de uma mulher ter sêxtuplos ou de uma cadela de porte pequeno parir 10 filhotes de uma vez só. Os irmãos são diferentes em tamanhos e personalidade. Um é bem mais brincalhão, o outro é mais quieto, não sai de perto da mãe. “De manhã cedo na hora que eu acordei eu vim cá olhar e quando vi, estavam os dois aqui em pé, brincando. Eu fiquei admirado e chamei os vizinhos para poder olhar”, disse o dono. G1.

Eleitos de outubro serão diplomados em 12 de dezembro

Da Redação, Neilton Brito

20/11/2012, Terça         

                    

Em Jequié, a prefeita eleita Tânia Brito, o vice-prefeito eleito Sérgio da Gameleira e os 19 vereadores eleitos nas eleições de outubro mês passado serão diplomados no dia 12 de dezembro, em cerimônia a ser realizada às 9 horas da manhã, no Palácio das Artes.

O juiz titular da 23ª Zona Eleitoral, Glauco D. de Campos, encaminhou oficio ao prefeito Luiz Amaral pedindo o espaço para o evento que marcará também a diplomação dos eleitos dos municípios de Apuarema e Manoel Vitorino. A diplomação do prefeito eleito em Jitaúna Edson (PT) e seu Vice Joaquim Hilario (PDT) e os nove vereadores ainda não foi confirmada, depende da zona eleitoral de Itagibá, o que será em breve.

Cras de Jitaúna sem internet e telefone cortado não atende população

Da Redação, Neilton Brito

19/11/2012, Segunda

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) foi implantado em Jitaúna em meados de 2008, atualmente esta funcionando no atendimento a pessoas que ali procuram dia-dia, mais a cerca de um mês um serio problema tem deixado pessoas em deconforto e causando aborrecimento, e que o telefone teve o fornecimento interrompido por falta de pagamento na conta a cerca de um mês, Já o programa de atualização do Bolsa Familia e confirmação de dados depente da internet, faz oito dias que a internet não funciona causando transtorno na população que precisa atualizar seus cadastros e dados para não terem seus beneficios cancelados pelo governo.

O funcionamento no CRAS ocorre nos turnos da manhã e tarde, com varias oficinas de inclusão produtiva, oficinas sócio-educativas e etc. Segundo informações desde a ultima quarta-feira (14) as pessoas estã buscando atendimento e não são atendidas pelo fato de não ter internet ja que o sistema e online, as mesmas são dispensadas. O CRAS esta localizado na Praça Roberto Santos, Bairro Novo. (Jitaúna Em Dia)

Câmara rejeita pena mais branda para quem pilota moto sem capacete

Da Redação, Neilton Brito

19/11/2012, Segunda

Comissão de Viação e Transportes rejeitou o Projeto de Lei 5355/09, do deputado licenciado Dr. Ubiali (PSB-SP), que transforma o ato de dirigir ciclomotor ou motocicleta sem capacete ou vestimenta adequada em infração média. Caso o projeto fosse aprovado,  deixaria de ser aplicada a penalidade de suspensão do direito de dirigir, com recolhimento da habilitação.

 Atualmente, pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) essa conduta é considerada infração gravíssima.  Como foi rejeitada em caráter conclusivo na única comissão de análise quanto ao mérito, a proposta será arquivada, caso não haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo Plenário.  O relator, deputado Lázaro Botelho (PP-TO), discorda do argumento utilizado pelo autor da proposta, segundo o qual dirigir sem equipamentos de segurança não é tão perigoso quanto as demais infrações gravíssimas previstas no código. (Agência Câmara)

Funcionarios terceirizados da Coelba entram em greve na Bahia

Da Redação, Neilton Brito

19/11/2012, Segunda

 (Foto: Welligton Ferreira)

Trabalhadores da empresa Eletec, prestadora de serviços da Coelba, em várias localidades baianas,  paralisaram as suas atividades na manhã desta segunda-feira (19). Na sede da empresa em Jequié,  no bairro Mandacaru,  funcionários foram surpreendidos ao chegarem para trabalhar encontrando o portão de acesso fechado, com o anúncio da paralisação fixado em uma faixa do sindicato Sindrio e num carro de publicidade volante.

Todos entraram em greve por tempo indeterminado, em todo o estado da Bahia. Em Salvador os trabalhadores estão concentrados deste às 9h na sede da Coelba, no bairro de Pirajá. Os trabalhadores reivindicam 11% de reajuste salarial e os empresários oferecem apenas 4%. Com a greve, os trabalhadores deixam de fazer atendimentos de emergências, leituras, ligações e cortes, e outros serviços das empresas prestadoras de serviços à concessionária de energia elétrica. (informações Aratu/Adapitado)

Feriadão: Retorno tranquilo nas estradas da região, dados da PRF

Da Redação, Neilton Brito

19/11/2012, Segunda

A volta e sempre cansativa.

Até esta manhã de segunda (19), tem sido tranquilo o movimento nas estradas baianas para quem retorna do feriadão da Proclamação da República nesta manhã. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, não ocorreu nenhuma situação com gravidade na rodovia que liga Jitaúna-Jequié e Ipiaú. Um novo balanço do feriado será divulgado pelo PRF ainda esta semana.

Homem faz anúncio em muro procurando esposa e consegue 30 candidatas

Da Redação, Neilton Brito

19/11/2012, Segunda

Anderson Silva carregador de entulhos encontrou uma ferramenta mais barata e eficaz para paquerar: os muros de Salvador. De acordo reportagem da jornalista Catiane Magalhães, publicada no jornal A Tarde, Anderson  espalhou o anúncio “procura-se uma mulher” em pelo menos dez paredes entre o Cabula e Ondina.

Em quase oito meses, recebeu mais de 90 ligações de pretendentes, se  encontrou  com pelo menos 30 e com uma delas se relacionou por quase dois meses.”A propaganda é a alma do negócio. Ainda não encontrei  a mulher ideal, mas quando ela aparecer  eu apago todos os muros”, garante. A ideia, segundo ele, surgiu depois que ele comprovou a eficácia da ferramenta para anunciar outras atividades: a de carreto e carregador de entulhos. “Como eu já recebia muitas ligações para esses serviços,  decidi tentar arranjar uma namorada, pois  o número do meu telefone fica exposto mesmo”, conta. ( A Tarde )