Na Bahia emissoras contratam sem registro Profissional

11/01/2013 01:31

 

Na Bahia emissoras contratam sem registro Profissional

Da Redação, Neilton Brito

10/01/2013 - Quinta

 
A Tv Aratu, Tv Bahia e rádio Metrópole estão entre as principais empresas de radiodifusão do estado, e em comum, têm a prática de contratar trabalhadores sem o devido registro profissional. No mês de outubro o Sindicato dos Trabalhadores de Rádio Tv e Publicidade da Bahia (Sinterp/BA) tem atuado nas instâncias trabalhistas a fim de regulamentar esta situação.Até o momento a Tv Aratu e rádio Metrópole já sentaram para uma mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), nos dias 11 e 15 de outubro, respectivamente.
 
O encaminhamento foi o mesmo: as emissoras devem apresentar o quadro de funcionários e suas respectivas funções a fim de regularizar a atividade.A próxima empresa a participar de mediação para regularizar a atividade profissional é a Tv Bahia, no dia 18 de outubro. Outro tema que será levado á mesa com afiliada da Rede Globo é o fato do plano de saúde ter aumentado pela segunda vez do ano, acumulando cerca de 35% de ônus ao trabalhador.A coordenação do SInterp/BA alerta que a utilização de trabalhadores sem o registro profissional é um indicativo de precarização laboral.
 
O coordenador do SInterp, Everaldo Monteiro, explica: “No século XXI, com tantas facilidades de obter conhecimento para formação profissional, não justifica a contratação de nenhum trabalhador para o campo da comunicação sem a sua regulamentação, em especial o registro profissional. Porém, infelizmente, a maioria dos radiodifusores ainda insistem em descumprir esta norma federal”. Fonte: SINTERP-BA
 

Gandu: Homem que roubava fios elétricos é preso

Da Redação, Neilton Brito

10/01/2013 - Quinta

A polícia prendeu em Ilhéus, um indivíduo natural de Gandu, especializado em furto de fios e cabos elétricos. Romenil Alves dos Santos, 29 anos, foi preso na terra de Jorge Amado nesta terça-feira (8), por policiais do PETO, com cerca de 100 metros de cabos elétricosque teriam sido furtados no interior de uma residência de propriedade de um homem identificado como Roberto Fagundes Santos, que acionou a polícia de Ilhéus.
 
Conhecido vulgarmente como ”Ganuto”, o acusado tem várias passagens pela Delegacia Territorial de Gandu, onde foi apresentado e se encontra preso na carceragem. Rádio Patrulha 

Itarantim: Arsenal com 139 armas é achado em casa na cidade

Um arsenal com 139 armas, entre espingardas e revólveres, além de munições, foi encontrado, nesta quarta-feira (9), em Itarantim, no sudoeste da Bahia.

A polícia chegou ao local, uma casa às margens da BA-130, depois que uma denúncia informou que o proprietário do imóvel trabalhava com o conserto de armas.

O suspeito não foi encontrado e a polícia faz buscas na região. As primeiras investigações indicam que o material é utilizado em conflitos de terra na região sul da Bahia.

Manoel Vitorino: Justiça eleitoral decide pela cassação dos diplomas de prefeito e vice

 

O juiz eleitoral da 22ª Zona (Jequié, Manoel Vitorino e Apuarema), Tibério Coelho Magalhães emitiu decisão com data de 8 de janeiro em curso, pela cassação do diploma do prefeito do município de Manoel Vitorino, Lenilton Pereira Lopes, do vice-prefeito Genival Alves dos Anjos e,   também decidiu pela inelegibilidade dos dois,  por oito anos.

Lenilton Lopes responde por acusação de abuso de poder econômico a partir de doação ilegal de combustíveis durante a campanha eleitoral. Em seu despacho, o representante da justiça eleitoral no município determina a remessa dos autos ao Ministério Público Eleitoral com base no art. 22, XIV, da Lei Complementar n° 64/90 condenando  os investigados ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, porquanto incabíveis à espécie, conforme art. 373 do Código Eleitoral.

Cabe recurso à decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral. O candidato que obteve a segunda colocação no pleito eleitoral de 7 de outubro passado, Heleno Vilar, poderá assumir ao cargo. (Jequié Repórter)

Morre homem que guardava caixão em casa há 2 anos

Da Redação, Neilton Brito

09/01/2013 - Quarta

No ano de 2010, Manoel da Hora do Espírito Santos 82 anos foi notícia em vários veículos de comunicação, após comprar o próprio caixão. Na época a urna funerária custou R$ 1.400 e ficou guardada com todo cuidado na casa de Mané das Pedras, como era conhecido. Manoel foi encontrado morto em casa, nesta terça-feira (08), no bairro da Caixa D água em Maragojipe.
 
O corpo em estado de putrefação  foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus.  Após dois anos da compra do caixão, Manoel da Hora irá utiliza-lo da forma que o  planejou. (Voz da Bahia)

Bahia: Seca é a pior dos últimos 40 anos

Da Redação, Neilton Brito

09/01/2013 - Quarta

A falta de chuva na Bahia esta tornando a vida dos baianos dificil, a chuva que caiu no final de dezembro não foi suficiente para reverter os estragos da que é considerada a pior estiagem a atingir o semiárido no interior do Estado nas últimas quatro décadas. De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, 259 municípios baianos permanecem em situação de emergência devido à seca, que afeta nessas localidades quase 3 milhões de pessoas. 

 
O prejuízo à economia ainda pode chegar a R$ 7,8 bilhões, segundo estimativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). A falta de água está prejudicando as pequenas lavouras de subsistência e castigam os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. Terra

Jogador Neto Maranhão morre após parada cardíaca no interior do RN

 Redação, Durval Miranda
 09/01/2013 - Quarta
Neto Maranhão, do Potiguar de Mossoró, morreu após sofrer parada cardíaca em treinamento (Foto: Divulgação/Potiguar de Mossoró)

O meia Neto Maranhão, do Potiguar de Mossoró, morreu na manhã desta quarta-feira, após sofrer uma parada cardio-respiratória durante o treinamento realizado em um hotel de Mossoró, a 285 quilômetros de Natal. O jogador foi levado para o Hospital Tarcísio Maia, mas não recebeu o atendimento adequado e faleceu a caminho do Hospital Wilson Rosado, para onde seria transferido.

Neto Maranhão, 28 anos, era um dos principais reforços do Potiguar para o Campeonato Estadual 2013. O jogador tem passagens por Treze, Corintians-RN, Santa Cruz, Monte Azul, Petrolina, Campinense, Salgueiro, América-MG e Maranhão, onde foi campeão maranhense em 2007.

Roque Alves de Lima Neto, o Neto Maranhão, nasceu no dia 18 de janeiro de 1984, na cidade de São Domingos, no Maranhão.

O corpo de Neto Maranhão será liberado na tarde desta quarta-feira e seguirá para Fortaleza, de onde será levado para a sua terra natal. O enterro ainda não tem data confirmada.

Prefeito decreta situação de emergência no municipio de Jitaúna

 Redação, Durval Miranda
 09/01/2013 - Quarta

                      

O prefeito de Jitaúna, Edson Silva Souza (PT), decretou hoje (08/01) situação de emergência por 60 dias no município, sob a justificativa da “desordem administrativa” pela qual vem passando a cidade desde o ano passado. A cidade passa por falta de medicamentos essenciais nos postos de saúde, falta de veiculos para execução de tarefas essências e carência de material de expediente e de limpeza nos órgãos públicos.

O decreto de emergência prioriza todos os setores do município a exemplo da Educação, Saúde e Assistência Social, “a fim de preservar e prontamente restabelecer a situação de normalidade” nessas áreas.

Ainda de acordo com informações, há fortes indícios de extravio de documentos na prefeitura por parte do gestor anterior.

Comissão vai revisar contratos antigos

O prefeito provavelmente irá determinar a criação de uma comissão, vinculada ao seu gabinete, para revisar todos os contratos e os pagamentos pendentes dos exercícios anteriores. (Jitaúna Em Dia/Por Durval Miranda)