Municípios baianos serão capacitados para formulação de plano de saneamento

04/02/2014 19:42

Municípios baianos serão capacitados para formulação de plano de saneamento

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

A falta de esgotamento sanitario e um problema serio. (Foto: Jitaúna em Dia)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assinaram um acordo para capacitar técnicos de 50 municípios baianos com população abaixo de 50 mil habitantes para formulação do Plano Nacional de Saneamento Básico. Para ter direito a verbas federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinadas a obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos, os municípios precisam elaborar o plano de saneamento. As cidades que receberão os recursos serão definidas por meio de edital, conforme publicação no Diário Oficial da União, a partir de critérios como número de habitantes (abaixo de 50 mil), baixo índice de cobertura de abastecimento de água, baixo IDH Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alta incidência de doenças diarréicas, maior percentual de população rural, entre outros. Os planos de saneamento devem envolver quatro áreas: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e destinação de resíduos sólidos. Bahia Noticias

Epidemia por novo subtipo da dengue deve fazer mais vítimas em 2014

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

Epidemia por novo subtipo da dengue deve fazer mais vítimas em 2014

Um novo subtipo da dengue classificado como DEN-4 deve fazer mais vítimas neste ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, dos 4.460 casos da doença confirmados no país, entre janeiro e julho de 2013, 58,9% eram do recém-descoberto DEN-4. Doença infecciosa, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, a dengue pode causar uma diminuição na quantidade de plaquetas – o que induz sangramento – e de leucócitos, glóbulos brancos que integram o sistema imunológico. No Brasil, atualmente há quatro subtipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Segundo o infectologista José Ribamar Branco, a dengue hemorrágica, a forma mais perigosa, “é a evolução de um caso clássico da doença por falta de diagnóstico e acompanhamento médico ou por automedicação", esclarece. Os primeiros casos da doença foram diagnosticados no país em 1692. Ao longo dos séculos, a dengue alternou períodos de maior contaminação com outros de menor incidência, porém, em 2008, ela se tornou uma epidemia. Nos últimos cinco anos, mais de cinco milhões de casos prováveis já foram registrados. Foto: Reprodução

Jitaúna: Secretario de Agricultura é exonerado, segundo em Janeiro.

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

Foi publicada na edição de sexta-feira, 31/01 do Diário Oficial do município, a exoneração do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Geraldo Souza Nery.

Zé Nery assim conhecido popularmente ficou á frente da Secretaria da Agricultura por 12 meses, realizando um excelente trabalho a frente da mesma. A exoneração não foi explicada. Entramos em contado com Zé Nery, mas não conseguimos falar com o mesmo ate o fechamento desta matéria. (Jitaúna em Dia/Foto: Divulgação)

Pensão alimentícia: Câmara pode derrubar pena de prisão em regime fechado

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

Deputados podem acabar com prisão em regime fechado por não pagamento de pensão alimentícia

A Câmara dos Deputados pode derrubar a pena de prisão para quem não paga pensão alimentícia no prazo fixado pelo juiz. A questão, polêmica, deve entrar em pauta amanhã, quando serão votados destaques ainda não aprovados do novo Código de Processo Civil. Um dos destaques propõe que a prisão passe do regime fechado para o semiaberto. A idéia divide os parlamentares. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), relator do novo Código, defende a manutenção da regra em vigor. Outro ponto que divide os parlamentares é o que acaba com a penhora online de dinheiro em conta-corrente e aplicações financeiras para o pagamento de débitos exigidos na Justiça. O governo é contra. Mas o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) conseguiu apoio de centenas de parlamentares para acabar com a regra. As informações são da colunista da Folha, Mônica Bergamo.Informações Bahia Noticias

Jitaúna: Casal morre em acidente na BR-330 estava sem capacete, diz PRF

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

O casal jitaunense Claudia José dos Santos (Abigail) e o seu companheiro Marivaldo Rocha Almeida (Vavalzinho) que morreram vitimam de um trágico acidente ocorrido por volta das 17hs de domingo (02), estavam pilotando uma motocicleta Honda 150CC, placa policial de Jequié, OKQ-1745 sem o capacete, conforme apurou a Polícia Rodoviária Federal.

A motocicleta do casal colidiu em um veículo modelo Gol, de Ubaitaba. Segundo populares, a motocicleta era conduzida por Abigail, que aprendia a pilotar na rodovia. Abigail morreu na hora. Já o seu companheiro, Vavalzinho, foi socorrido e encaminhado até o Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente ocorreu próximo a região da "Bica". Ainda de acordo a PRF o veiculo gol, era conduzido por Edson Fernandes da Silva, morador da cidade de Ubaitaba. O casal residia no Bairro Primavera deixa três filhos. O seu sepultamento será ás 17hs. (Jitaúna em Dia/Foto: Arquivo)

Jitaúna: Briga em bar gera tumulto

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

No início da noite de domingo, 02/02, por volta das 20hs, um desentendimento em um Bar no Bairro Novo envolveu duas mulheres e jovem que assustou moradores e clientes que estavam no local. Segundo informações, um homem de pré nome "Nanai" agrediu verbalmente e fisicamente Ilze Borges, 30 anos, e sua irmã Daiane Borges, 28 anos, e provocou um quebra-pau dentro do estabelecimento. Após as ofensas as irmãs para se defenderem deferiram golpes de capacete no jovem que foi retirado do local. As mesmas procuraram nossa reportagem para comunicar o fato. Ilze registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade nesta manhã de segunda-feira (03). (Jitaúna em Dia)

MEC divulga segunda chamada do Prouni do primeiro semestre de 2014

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (3) a segunda chamada de candidatos selecionados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) 2014 (veja aqui), que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares. Os aprovados deverão apresentar os documentos necessários às instituições nas quais conseguiram a bolsa entre esta segunda e quinta-feira (6). O ministério abrirá o sistema do programa no dia 13 de fevereiro para os candidatos não selecionados que tiverem interesse em participar da lista de espera para as vagas remanescentes. De acordo com balanço divulgado pela pasta, o Pouni recebeu 1.259.285 candidatos nesta edição. O número de inscrições chegou a 2.424.354, já que cada candidato poderia fazer até duas opções de instituição e curso.

Jitaúna: GM’s evitam furto em posto de saúde do centro.

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 03/Fevereiro/2014

Por volta da 01h40min de sábado (01-02), três adolescentes de dados ignorados em atitude suspeita estavam nas imediações do posto de saúde Luiz Viana Filho na Rua Horminio Rios, Guardas Municipais de plantão perceberam o fato e se dirigiram ao local, os dois elementos já estavam dentro da unidade de saúde. Ao perceberem a Guarnição fugiram pelo fundo do posto. No momento chovia muito. Nada foi furtado, o posto esta em reforma. (Ademilson Oliveira/Jitaúna em Dia)

Netinho confessa que adoeceu por uso de anabolizantes

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo, 02/Fevereiro/2014

''Não façam isso'', diz Netinho aos jovens sobre anabolizantes

”Não façam isso”, diz Netinho aos jovens sobre anabolizantes. Foto: Reprodução Globo

Ainda que muitos tenham criticado a exposição midiática precipitada do cantor Netinho, ele decidiu encarar os holofotes da rede Glodo no “Domingão do Faustão” neste dia dois de fevereiro. Visivelmente debilitado, com falas confusas e voz fraca, Netinho admitiu, novamente para todos, os causadores de sua doença: anabolizantes.  Só que dessa vez, ele deu detalhes de como as substancias entraram em sua vida.  “No final de 2008 eu quis fazer reposição hormonal e fui a um médico de São Paulo, endocrinologista, muito bem falado por todos. Ele disse que eu precisaria de uma bateria de exames. Eu fiz e voltei ao consultório dele. Quando cheguei lá, ele me deu duas receitas: uma da reposição hormonal e outra de anabolizantes. Eu não sou menino, sabia o que era. Paguei a consulta e confiei porque na época me disseram que ele era o melhor na área. Tomei em 2009 e 2010 porque ele mesmo me vendeu. Tenho as receitas para provar”. Ao perceber que os anabolizantes não deram o efeito que queria, Netinho desistiu de tomar. “Parei e não fui mais ao médico. Quando me internei ano passado, o doutor Khalil, do Sírio Libanês, disse que não tinha certeza do que estava acontecendo comigo. Disse que poderia ser algo genético aliado às substâncias que estavam no meu corpo”.   Após sete meses de tratamento, Netinho avaliou o período positivamente. “Foi bom porque aprendi, apesar de toda dor”, disse ele, finalizando o discurso tentando conscientizar os jovens que usam anabolizantes. “Não façam isso. As pessoas precisam gostar de você pelo que você é e representa”.  Ainda durante o programa, Faustão convidou Netinho para cantar os sucessos de carreira. A voz e a força (ele precisou sentar durante a apresentação) já não são mais a mesma. Informações do Bocão News 

Matrícula na segunda chamada do Sisu encerra nesta terça

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo, 02/Fevereiro/2014

Matrícula na segunda chamada do Sisu encerra nesta terça

Foto: Reprodução

O prazo de matrícula para os selecionados na segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai até esta terça-feira (4). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. Aqueles que não foram selecionados têm até sexta-feira (7) para participar da lista de espera. Segundo a Agência Brasil, o estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de vaga. A adesão à lista é feita no site do Sisu. Para participar, o candidato deverá clicar, em seu boletim, no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao final, será emitida uma mensagem de confirmação. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.Bahia Noticias

Jitaúna: Casal morre em colisão de moto com carro na BR-330

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo, 02/Fevereiro/2014

O casal residia no Bairro Primavera. (Foto: Giro Em Ipiaú)

A senhora de pré nome "Abigail" de identidade ainda ignorada morreu em um grave acidente na tarde deste domingo (02), por volta das 16hs na BR-330, nas proximidades do “Himalaia” 5 Km de Jitaúna. De acordo informações, Abigail estava aprendendo a pilotar a motocicleta Honda 150CC, placa policial de Jequié, OKQ-1745. Na garupa estava o seu companheiro, de pré nome "Vaval" que chegou a falecer ao dar entrada no Hospital Prado Valadares ambos residiam no Bairro Primavera.Segundo testemunhas, a moto, que seguia sentido Jequié, colidiu com um veículo Gol, placa policial CHR-1002, licença de Ubaitaba, que vinha em sentido contrário. O condutor do carro fugiu do local sem prestar socorro. Os motivos do grave acidente ainda não foram explicados. A qualquer momento maiores informações. (Jitaúna em Dia)