Ministério da Educação descarta aplicação de duas provas do Enem por ano

09/02/2014 22:12

Ministério da Educação descarta aplicação de duas provas do Enem por ano

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

Ministério da Educação descarta aplicação de duas provas do Enem por ano

O Ministério da Educação confirmou nesta sexta-feira (7) a declaração do ministro José Henrique Paim de que não será criada uma segunda prova anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro fez a afirmação em entrevista fechada que concedeu a veículos impressos após tomar posse no cargo. Segundo a Agência Brasil, em 2009, o então ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou a aplicação de duas provas do Enem em um mesmo ano. Em maio de 2011, uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União e definia que, a partir de 2012, o exame teria duas edições por ano. As provas do primeiro semestre ocorreriam em abril e as do segundo, em novembro. Em fevereiro de 2012, no entanto, a portaria foi revogada. O sucessor de Haddad no Ministério da Educação, Aloizio Mercadante, também descartou a realização dos dois exames enquanto esteve à frente da pasta. Paim assumiu o cargo na última segunda-feira (3) e destacou no seu primeiro discurso o compromisso da pasta com a formação de professores e disse que continuará expandindo o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Acidente com cantor Leonardo mata 1 e fere 3

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

O cantor Leonardo sofreu um acidente de carro na noite de quinta, 06, por volta das 20h30, na Rodovia na GO-070, próxima ao município de Jussara, a 240 quilômetros de Goiânia. Leonardo viajava com quatro pessoas. O segurança do cantor Sebastião Figueiredo Arantes morreu no local. O delegado Laerte Rodrigues de Bessa e o músico João Goulart, conhecido como Zé Mulato, ficaram gravemente feridos e foram encaminhados para Goiânia. O agente da Polícia Federal de Brasília, Ayrisson Roberto Pequeno, sofreu pequenas escoriações. O cantor sofreu ferimentos leves. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Leonardo perdeu o controle do carro, uma caminhonete LR/Defender, durante um test-drive em direção à cidade de Montes Claros. Ele recebeu atendimento médico num hospital da cidade e foi liberado em seguida. Informações Terra

Morre operário que sofreu acidente na Arena da Amazônia nesta sexta

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

Morre operário que sofreu acidente na Arena da Amazônia nesta sexta

Antônio José Pita Martins, operário que sofreu um acidente envolvendo um guindaste na obra da Arena da Amazônia, morreu na tarde desta sexta-feira (7). A Secretaria a Estadual de Saúde do Amazonas confirmou a informação. O acidente ocorreu quando o funcionário desmontava o guindaste, que já não era utilizado na construção da arena e estava estacionado no sambódromo da cidade, ao lado do estádio. Martins estava internado no Hospital João Lúcio, em Manaus, onde passou por cirurgia. Ele teve traumatismo cranioencefálico grave e múltiplas lesões no tórax e não resistiu. O operário trabalhava para a Martifer, empresa contratada para fazer as estruturas metálicas da fachada e da cobertura da Arena. Com essa fatalidade jã são seis mortes em obras da Copa do Mundo, sendo três na própria Arena Amazônia, outras duas na Arena Corinthians, em São Paulo, e uma no Mané Garrincha, em Brasília.

Correios vão fazer mutirão para atualizar entregas neste fim de semana

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

Os Correios realizarão, nesta sábado (8) e domingo (9), mutirões para atualizar a entrega de cartas e encomendas nas localidades atingidas pela paralisação parcial de trabalhadores. Na Bahia, o movimento – que foi deflagrado em 13 estados – começou no dia 31 de janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios do Brasil, um levantamento realizado, nesta quinta-feira (6), mostrou que 95% do efetivo (119.162 trabalhadores) não aderiu à paralisação e que 83,55% dos empregados baianos trabalharam normalmente. Ainda segundo a empresa, as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o SEDEX, estão disponíveis – com exceção dos serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades. O município de Jitaúna com uma única unidade dos Correios localizada na Praça Albino Cajahyba não aderiu a paralisação e atende a população nos seus respectivos horários. Foto: Jitaúna em Dia

Professores de Apuarema podem entrar em greve antes mesmo de iniciarem o ano letivo.

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

 

A prefeita Lene deve se reunir na próxima semana com os docentes.

Na manhã de quinta-feira (6), os professores da rede municipal de ensino em Apuarema reuniram-se no Centro Educacional (CEA), para tomarem decisões acerca do decreto de nº. 157, que retira benefícios do magistério previsto na Lei de Cargos e Salário. De acordo com Vanilza Amparo, dirigente da reunião extraordinária, o Secretário de Administração Iago Barreto, o Controlador Interno da Prefeitura (Jairo) e a Secretária de Educação (Rose), informaram que mesmo os títulos reconhecidos pelo MEC iriam ser descontados já na folha deste mês de Janeiro, que por sua vez ainda não foram pagos. A classe, em maioria absoluta, decidiu que iriam fazer uma paralisação; retorno das aulas só após a semana pedagógica; revogação do decreto nº. 157; pagamento do terço de férias ainda este mês e publicação da auditoria com os nomes das pessoas que estão com títulos errados, não reconhecidos, para consertar o erro. Durante a reunião foi recebida uma ligação onde o Secretário Iago pediu mais uma reunião, onde ao que tudo indica iriam revogar algumas decisões tomadas. Informações Apuarema 24hs.

Volta as aulas em Irany Xerox, tudo que o seu filho precisa você encontra em Irany Xerox, menor preço da região. . Localizado no centro de Jitaúna.

Banda acusada de incentivar estupro em música é denunciada por deputada ao MP

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

Banda acusada de incentivar estupro em música é denunciada por deputada ao MP

A banda Abrakadabra, autora da música “Tigrão Gostoso”, que gerou revolta na internet por supostamente incentivar a violência sexual contra as mulheres, virou alvo de representação protocolada pela deputada estadual Luiza Maia (PT), criadora da Lei Antibaixaria, no Ministério Público da Bahia (MP-BA). A canção, cujo clipe mostra a casa de uma garota sendo invadida por integrantes da banda, que repetem frases como “o tigrão vai te pegar”, “só precisa relaxar” e “é na hora do espanto que o bicho vai… toma, toma, então toma”, “traz indistinta discriminação, com violação à imagem e dignidade feminina”, de acordo com a parlamentar. “Vimos o exemplo da banda New Hit: quem canta violência pratica violência. Não podemos permitir que o que aconteceu em Ruy Barbosa se repita”, disse a petista, ao se referir ao caso dos pagodeiros que se envolveram no estupro de duas menores na cidade do centro-norte baiano. VEJAM O CLIPE CLICANDO AQUI (Bahia Notícias)

Pelo Facebook, vereador negocia cargo com eleitor

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

Roque do Sesp (PSC) é vereador do município de Ilhéus

Roque do Sesp (PSC) é vereador do município de Ilhéus. Foto Divulgação.

Se alguém tem dúvida de como são escolhidos os “aprovados” em seleções públicas simplificadas pela Bahia afora, o vereador Roque do Sesp (PSC), em Ilhéus, ajuda a dar uma clareada.O vereador conversa com cabo eleitoral e negocia uma vaguinha na seleção pública da Saúde, promovida pela Prefeitura de Ilhéus. Os diálogos foram capturados pelos sites Ilhéus 24h e Blog do Gusmão. A eleitora pede ajudinha de Roque na seleção e ele informa que até procurou fazer contato, mas não obteve sucesso. Os diálogos colocam a seleção da saúde sob suspeição.

Jitaúna: Secretaria de Saúde realiza "Ação saúde" na cidade.

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 07/Fevereiro/2014

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (07/02) uma feira de saúde no centro da cidade.

O evento ja esta sendo realizado desde ás 9h com fim marcado para ás 15h, na Praça da Ceplac, em frente a Agencia de ônibus.No local, serão oferecidos diversos serviços à população, como controle da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação do índice de massa corporal e confecção do cartão SUS. Os munícipes também receberão orientações sobre assistência farmacêutica, alimentação saudável e outras palestras educativas. (Jitaúna em Dia)

Ex-prefeito de Valença é preso em operação da Polícia Federal

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 06/Fevereiro/2014

Ex-prefeito de Valença é preso em operação da Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (6) o ex-prefeito de Valença, Ramiro José Campelo de Queiroz. O ex-gestor foi acusado de porte ilegal de arma, segundo informações do A Tarde. Durante a operação da PF, que segue em andamento, os agentes localizaram quatro pistolas na casa de Queiroz, além de munição. Os policiais também encontraram R$ 80 mil em espécie na casa de um ex-secretário, que não teve o nome divulgado. Mandados de busca e apreensão são cumpridos na sede da prefeitura, além das residências do ex-prefeito e de ex-secretários. A Polícia Federal não informou o motivo da ação.

Moradores de São Gonçalo adotam 'toque de recolher' após boatos de lobisomem 

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 06/Fevereiro/2014

Moradores do município de São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana, tem se recolhido às suas casas até as 21h, após boatos sobre a aparição de um lobisomem, relata reportagem do jornal A Tarde desta quinta-feira (6). O “toque de recolher” tem sido adotado há cerca de duas semanas, depois que um rapaz conhecido como Pingo teria ficado frente a frente com a criatura. A um blog local, o homem descreveu o suposto lobisomem da seguinte forma: “Um monstro de cor negra, aparentando mais de um metro e meio de altura, peludo, e que se contorcia sem parar”. Procurado pelo jornal, Pingo não quis falar sobre o assunto. Sua esposa contou que ele passou a ser alvo de piadas na cidade. Mesmo assim, muita gente levou a sério sua versão. O aposentado Paulo Dias, 46 anos, afirmou ter percebido “algo estranho” fora de casa na última terça (4). “Ouvi um bicho arranhando o portão e fiquei quieto, sem dar um pio. Não posso garantir que foi o lobisomem, nem quero saber se era”, afirmou. Imagem Ilustrativa

Adolescente esfaqueia homem de 45 anos em Jequié

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 06/Fevereiro/2014

Um homem de 45 anos, Irisvaldo Ferreira Novaes, 45 anos, deu entrada no Pronto – Socorro do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, após ser esfaqueado pelo próprio enteado, um adolescente que não teve a idade revelada. Segundo informações da Polícia Militar, o menor – infrator evadiu-se depois de tentar contra a vida de Irisvaldo. Assalto – A PM registrou nas últimas horas um assalto contra um posto de gasolina na Cidade Sol. Elementos renderam um frentista do Posto Avenida, localizado Lomanto Júnior e tomaram um aparelho celular e dinheiro do rapaz, que foi liberado pelos assaltantes em seguida.

Ipirá: Mulher é atingida por dinamite deixada em armário por ex-namorado

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 06/Fevereiro/2014

Uma mulher foi atingida por uma dinamite após retirá-la de cima de um armário dentro da cozinha de sua casa, em Conceição, zona rural de Ipirá, a 210 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Civil de  Ipirá , Ranailda Fraga Macedo Dias, 31 anos, teve partes do rosto e braços queimados. O caso aconteceu na segunda-feira (3), por volta das 16h. A vítima foi socorrida até o Hospital Municipal de Ipirá, mas acabou sendo transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE) e tem estado de saúde estável. A polícia informou também que o explosivo foi deixado há casa de Ranaida há cerca de um ano pelo seu ex-namorado, que trabalhava em um pedreira na região e atualmente mora no município de Itaberaba. O caso será  investigado  pela delegacia de Ipirá. Informações do Correio.

Horário de verão termina no dia 16

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 06/Fevereiro/2014

O horário de verão, que começou no dia 20 de outubro, vai terminar no terceiro domingo de fevereiro, dia 16. Na meia-noite de sábado (15/02/2014) os relógios deve ser atrasado em uma hora, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Segundo o Ministério de Minas e Energias, os estados conseguem reduzir o consumo em 0,5% no horário de verão. Embora a Bahia e outros estados brasileiros tenham sido excluídos, o horário de verão interfere na vida de milhões em razão do funcionamento de órgãos públicos.