Jitaúna: Ônibus escolar faz trajeto superlotado de alunos

28/10/2012 11:29

 

Jequié: Manifestação aconteceu, povo revoltado

Escrito por Neilton Brito

26/10/2012, Sexta

Mesmo não tendo o costumeiro desfile de 25 de Outubro, aniversário da cidade, promovido pela Prefeitura, um grupo de pessoas, a maioria de preto, saiu as ruas do centro, onde promoveu um ato de protesto, tendo como alvo central políticos locais - atuais e futuros. Faixas com cobrança de pagamentos a atual administração e de alerta aos futuros governantes e vereadores marcaram a manifestação, que ocorreu de forma pacifica. Um dos cartazes alertava a prefeita e os vereadores eleitos em 7 de outubro passado: Estamos de olho! 

Jitaúna: Ônibus escolar faz trajeto superlotado de alunos

Escrito por Neilton Brito

26/10/2012, Sexta

Onibus saiu superlotado de alunos correndo serios riscos. (Foto: Neilton Brito)

Um veiculo ônibus da prefeitura municipal, que transporta estudantes do distrito Santa Terezinha que estudam em Jitaúna, nesta manhã de sexta (26) saiu da Praça da Ceplac centro de da cidade superlotado de alunos, a estrutura do veiculo e precária.

Segundo informações alunos ja passaram por poucas e boas, pois o veiculo ja quebrou varias vezes no trecho em que compreende o distrito e a sede, vidros já caíram, cadeiras quebradas, iluminação precária são itens que os alunos relatam em contato com o blog Jitaúna Em Dia.

Por sorte todos os dias alunos chegaram ilesos às salas de aulas. E preciso um novo veiculo para transportar alunos do distrito para a sede. Recentemente três veículos foram adquiridos pela prefeitura mais esta linha não foi contemplada. (Jitaúna Em Dia)

Jitaúna: Animais continuam soltos nas ruas do Bairro Adelino

Escrito por Neilton Brito

26/10/2012, Sexta

Imagem Ilustrativa

Voltaram a circular nas ruas do bairro Adelino Henrique animais de grande porte, principalmente, cavalos, vacas e bois pastando em terrenos baldios e em canteiros. Essa prática pode resultar em multa para os proprietários e apreensão dos animais. De janeiro ate este mês, nenhum destes animais foram presos, em outras cidades muitos são presos e os donos são multados.

Animais de grande porte soltos colocam em risco a vida de pedestres e motoristas pelas ruas da cidade. A reportagem do blog JED flagrou uma vaca e vários cavalos  pela Rua do Rio próximo a residência da senhora Dilma sentido Hospital os dois pastaram tranquilamente e não se importaram com quem passava na rua.

Há dias que chega a ter mais de cinco cavalos e bois circulando pelas ruas. De acordo informações, vacas, bois e vacas são soltos por proprietários nas ruas para pastarem nos acostamentos da rua.

Como o fluxo de veículos na rua e pequeno, o risco de acidentes e menor mais preocupa moradores que trafegam nas ruas. "Não sabemos quem são os donos dos bichos. Não deveria, mas o povo já se acostumou com a presença dos animais pelas ruas do bairro”, afirmou um morador que preferiu o anonimato.

Multa e apreensão

Deixar cavalos soltos ou amarrados em canteiros e terrenos baldios resulta em multa para o proprietário do bicho. A primeira autuação é no valor de R$ 68,80 por animal. Em casos de reincidência, a infração dobra de valor, indo para R$ 137,60. Os cavalos também podem ser apreendidos.

Se a situação não for regularizada em sete dias, os bichos são doados para produtores rurais. (Jitaúna Em Dia)

Celulares na Bahia terão nove dígitos a partir de dezembro de 2016

Escrito por Neilton Brito

26/10/2012, Sexta

A inclusão de um nono dígito em celulares já é obrigatória na capital paulista, passará a ser obrigatório nos interiores de São Paulo em dezembro de 2013, no estado do Rio de Janeiro em dezembro de 2014 e em todo o Brasil a partir de 31 de dezembro de 2016, revelou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao divulgar o cronograma. A Bahia esta inclusa em 2016.

No dia 29 de julho, as ligações feitas para celulares da cidade de São Paulo que incluíam apenas oito dígitos recebiam um aviso sobre a mudança, mas só a partir da semana passada as chamadas deixaram de ser completadas sem a inclusão do nono dígito. (Folha de S. Paulo).

Apagão foi provocado por incêndio, diz ONS, Jitaúna também ficou as escuras.

Escrito por Neilton Brito

26/10/2012, Sexta

Jitaúna ficou ás escuras por 6 horas.

Os jitaunenses voltaram a sofrer com mais um apagão. O município de Jitaúna ficou totalmente às escuras por volta das 23hs16 da noite de quinta-feira (25) – até a madrugada desta sexta-feira (26) causando prejuízos a comerciantes na cidade a energia só foi restabelecida por aqui por volta das 5hs. O apagão atingiu nove estados do nordeste no País. Todos os municípios da Bahia foram afetados. Este é o 4º blecaute desde setembro do ano passado. Apesar de ter virado rotina, órgãos do governo continuam prometendo investigar o ocorrido.

O apagão que afetou os 417 municípios da Bahia, todos os estados do Nordeste, parte do Pará, Tocantins e o Distrito Federal no final da noite de quinta (25) e madrugada de hoje, pode ter sido causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia. A informação foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

“Houve um incêndio na chave de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste”, disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em entrevista nesta sexta (26) ao “Bom Dia Brasil”. Segundo o órgão, a falta de energia na região teve início à 0h14.

Este é o segundo apagão nos últimos 35 dias na Região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país. (Informações Correio/Jitaúna Em Dia)

Roberto Britto disse que vai mandar no governo de Tânia Britto sim mandando recursos

Escrito por Neilton Brito

26/10/2012, Sexta

O deputado Federal Roberto Britto em entrevista na Rádio Cidade Sol FM, durante o Programa Conexão desta sexta feira (26), apresentado por Elton Bispo. Durante a entrevista o deputado falou sobre vários assuntos e respondeu perguntas dos ouvintes. Perguntado se ele iria mandar na administração da prefeita eleita Tânia Britto, ele respondeu: “Vou mandar sim, e muito. Mas vou mandar é recursos de Brasília, mandar emendas e mandar obras para Jequié. Não vou interferir no Governo de Tânia Britto,” disse o Deputado. Ele afirmou também que enviou verba no valor de 3 milhões de reais para que o prefeito LA destinasse para a cidade, e acabou que a grana não foi utilizada para nada.

Foi perguntado sobre o asfaltamento da Rodovia Barragem da Pedra, já que o deputado mora no trecho, a resposta foi imediata: “Eu não tenho rádio para está todo dia falando o que quiser (se referindo ao deputado Euclides Fernandes que anunciou ter conseguido a obra), mas vou dar essa notícia em primeira mão aqui na Cidade Sol FM, consegui junto ao Secretário de Infraestrutura da Bahia e o DERBA o asfalto para aquela estrada. A licitação já foi feita, uma empresa já ganhou a concorrência e a qualquer momento o Governador Jaques Wagner vai dar a ordem de serviço”, disse RB.

 Baianas de acarajé vão se tornar Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana nesta sexta

Escrito por Neilton Brito

26/10/2012, Sexta

 Nesta sexta-feira (26), as baianas de acarajé vão receber o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana. O ato de assinatura será realizado às 11h, no Prédio da Governadoria do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Em 2005, o ofício recebeu o título patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, considerado o primeiro passo da conquista da regulamentação da atividade, uma luta da categoria há anos.O reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana visa garantir a preservação do ofício e a não alteração do seu modo de fazer e vender. Segundo a Associação das Baianas de Acarajé (ABAM), há cerca de cinco mil baianas...