Jitaúna/Jequié: Topiqueiros e taxistas interditaram a BR-330

22/12/2012 13:09

Jitaúna/Jequié: Topiqueiros e taxistas interditaram a BR-330

Da Redação, Neilton Brito

21/12/12 - Sexta

Motoristas de Vans e Topiques que circulam de Itagí, Apuarema, Itagibá, Jitaúna, Ipiaú para Jequié interditaram a BR 330 na manhã de quinta feira (20), na altura da Fazenda Provisão. Os manifestantes queimaram pneus, colocaram carros atravessados na pista em protesto a fiscalização da AGERBA que tem intensificado as abordagens e aplicado multas, por que segundo a lei, é proibido a circulação de táxis transportando passageiros de uma cidade para a outra.

O Inspetor de Missões Especiais da Delegacia 10/03 da PRF em Jequié, Luiz Crus, o Comandante do 19° BPM, Tenente Coronel Serpa, foram os mediadores da confusão. Uma reunião está marcada para sexta feira às 10h30min (21) no 19° BPM, estarão presentes representantes do Ministério Público, AGERBA, PRE, PM e taxistas. O Governo do Estado tem um projeto para criar linhas alternativas de transportes através de cooperativas, mas ainda não saiu do papel. (Blog Jr. Mascote)

Matrículas para alunos da rede estadual começam em fevereiro

Da Redação, Neilton Brito

20/12/12 - Quinta

A matrícula na rede estadual de ensino da Bahia para o ano letivo de 2013 será entre 19 e 28 de fevereiro, das 8h às 20h. O anúncio foi feito quarta (19) pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto. A matrícula poderá ser feita presencialmente em qualquer escola do estado, independentemente daquela que o estudante deseja estudar, e também pela internet.

Para aqueles que já estudam na rede estadual e vão continuar na mesma escola, a matrícula será feita automaticamente. Em Jitaúna as duas instituições de ensino também iniciam em fevereiro as matriculas.

Jitaúna: Mercadão Municipal tem energia cortada

Da Redação, Neilton Brito

20/12/12 - Quinta

A energia do prédio onde funciona o Mercado Municipal localizado na praça da feira livre em Jitaúna foi cortada na tarde de terça-feira (18) pela Coelba, empresa responsável pelo fornecimento. A situação que já era difícil pela precariedade das estruturas do local, agora fica pior devido a falta de energia. No local, há vários freezers para armazenamento da carne comercializada por açougueiros. O município de Jitaúna possui dívida com a Coelba estimada em aproximadamente 120 mil reais, entre elas as contas da prefeitura cortada semana passada. O mercado vem passando por muitas dificuldades uma delas e parte da estrutura, esgotos e limpeza nesta manhã urubus estavam voando dentro do mercadão.

 

Urubus dentro do mercado. (Fotos Jitaúna Em Dia)

O dia escolhido para o corte deixou os usuários do mercadão abismados, pois a energia foi cortada no inicio da semana. Na manhã desta quinta, açougueiros e comerciantes que possuem box's para comercializar ou armazenar produtos estavam descontentes.  Até o momento a energia não foi religada.  Matéria original do Blog Jitaúna Em Dia

Jitaúna: Moradores do Bairro BNH em manifestação, fizeram a limpeza das Ruas retirando lixo e entulhos

Da Redação, Neilton Brito

20/12/12 - Quinta

Moradores juntos na limpeza.

Cidade com mais de 14 mil habitantes e que uma boa parte da população está sofrendo com a falta de limpeza pública em vários pontos da cidade, esta é atual face de Jitaúna.

Nota-se que em diferentes localidades dos bairros do Município, distrito de Santa Terezinha  e até da locais da zona rural o lixo doméstico já toma conta dos espaços públicos. Moradores reclamam diariamente da forma em que a cidade se encontra, onde é visível, nas margens das vias públicas e terrenos baldios, o acúmulo de lixo.

Vale ressaltar que uma proporção da população não contribui com o sistema de limpeza pública, os quais insistem em despejar lixo e todo e qualquer tipo de entulho em terrenos baldios e até mesmo em áreas que devem ser preservadas, sem se preocupar com o meio ambiente. O problema pode ser verificado nos quatro cantos da cidade e se enganam aqueles que pensam que o transtorno é maior nos bairros mais carentes da cidade.

Carro cheio (Fotos JED)

A reportagem do blog Jitaúna Em Dia, exercendo o seu compromisso de responsabilidade social, percorreu diferentes bairros da cidade na tarde e noite de quarta-feira (19) e encontrou diversos espaços públicos e privados repletos de lixo acumulado. Por volta das 20hs no Bairro BNH, que fica bem no centro da cidade, moradores se reuniram em manifestação na noite de quarta-feira (19) para fazer um verdadeiro faxinaço nas Ruas, onde foi retirado lixos e entulhos ali esquecidos há cerca de quase três meses, pudemos presenciar cerca de 40 moradores todos empenhados na limpeza das ruas que é de responsabilidade da prefeitura Municipal de Jitaúna.  

Apesar de ser locais movimentados, os pedestres dividem o espaço com grandes quantidades de lixo doméstico e os moradores ficam mercê do mau cheiro. Materia original do Blog Jitaúna Em Dia

"LEONE" O Mestre que faz história como treinador de futebol em Jitaúna

Da Redação, Neilton Brito

20/12/12 - Quinta

Leonidio ainda consegue manter com dificuldades a AAJ. (Foto: Neilton Brito/Arquivo)

Dando inicio a uma série de reportagens especiais “Lembrando nossos atletas” O Blog Jitaúna Em Dia conversou com um dos ícones do futebol Jitaunense, Leonidio Batista Gonçalves, esportista que fez e continua fazendo Historia como treinador de futebol no baixo sul do estado.

O futebol do passado traz lembranças de grandes jogadores e poucos treinadores que marcaram a carreira no esporte. Se falarmos em Leonidio, talvez, nem todos saibam exatamente de quem se trata. Porém, se fizermos referência a Leone, a maioria dos esportistas que conviveu com ele, nas décadas de 70, 80 e 90, e os que convivem na atualidade, sabem da importância deste senhor de 65 anos para o esporte em Jitaúna.

Leone – como é conhecido pelos amigos do esporte – nasceu em Jitaúna, em 1947, sem saber que faria história no meio esportivo desta região como jogador e técnico de futebol. O mestre Leo nunca foi embora desta terra, há exatos 45 anos o mesmo esta no meio esportivo ajudando e educando atletas de nossa cidade. No meio esportivo Leone iniciou no esporte em 1968 e de lá para cá não mais parou.

Apesar de uma carreira curta como jogador, o técnico Leone se consagrou no futebol amador e se notabilizou por passagens vitoriosas em sua equipe montada para treinar e competir em torneios e campeonatos da cidade e região, craques como Cassiano, Carlos Augusto, Luiz Carlos, Mariano, Theodoro Giudice, Joci e Cy, Orlan, Bolota, Nene, Feel e Gasim atualmente no Colo-Colo de Ilhéus passaram pela escolinha que hoje leva o nome de AAJ (Associação Atlética de Jitaúna).

Leone e reverenciado por todos os praticantes do esporte mais popular do planeta "O Futebol". Matéria original do Blog Jitaúna Em Dia

Jitaúna: Professores cobram salários atrasados na porta do fórum

Da Redação, Neilton Brito

20/12/12 - Quinta

O prefeito esteve conversando com os manifestantes. (Foto: Jitaúna Em Dia)

Os professores e trabalhadores da rede pública municipal de Jitaúna, que atuaram este ano através de contrato, fizeram uma manifestação, nesta quinta-feira, 20, em frente ao Fórum Elias D'avila Filho protestando contra o atraso no pagamento dos salários. O grupo, com cerca de 40 professores entre outros funcionários, tentou falar com o prefeito Edisio Cerqueira Alves. No entanto, sem conseguir o intento, eles gritavam a todo tempo "Queremos comer, queremos comer" por mais de uma hora para chamar a atenção da comunidade.

“Tem funcionários sem receber os seus provimentos desde o mês de outubro e novembro atrasados e não temos perspectivas de receber o mês de dezembro”, disse uma professora, Ela salientou que alguns professores já entraram na Justiça "para receber ao que têm direito. Mas o certo é que nos paguem logo, pois na Justiça pode demorar", reclamou.

Nossa equipe de reportagem conversou com o prefeito Edisio e segundo mesmo em contato ao Jitaúna Em Dia disse que foi um abuso da justiça, a prefeitura tem dinheiro no caixa, mais os valores de 489, 332. 97 mil reais foram bloqueados mais uma vez, e tem ainda cerca de 302 mil reais para serem bloqueados pela justiça. Salientar que a justiça baiana entra em recesso esta semana, caso a situação não seja resolvida será difícil o pagamento do funcionalismo publico. Matéria original do Blog Jitaúna Em Dia

Wenceslau Guimarães: Policiais vigiam casa de prefeita

Da Redação, Neilton Brito

20/12/12 - Quinta

Os Policiais militares de Ilhéus vigiam a casa da prefeita de Wenceslau Guimarães, Susete Nascimento, depredada por moradores da cidade na noite da última terça-feira (18). A ação teria sido motivada por um atraso no pagamento dos salários de funcionários da prefeitura. Em função do ataque à residência, trabalhadores do imóvel procuraram a polícia para pedir segurança e a realização de uma perícia no local.

Testemunhas relataram a Cláudio Gonzalez, delegado titular de Tancredo Neves – município a 32 km de Wenceslau – que aproximadamente 20 pessoas participaram do ato. Além dos funcionários da prefeita, a mãe da gestora também estava na casa, segundo o Correio. Susete teria viajado com o marido para Salvador. Bahia Noticias

Baiano que vivia na França matou esposa e filhas, diz polícia

Da Redação, Neilton Brito

20/12/12 - Quinta

Apontado pela polícia francesa como autor dos assassinatos da própria mulher e de duas filhas na cidade de Salon-de-Provence, no sul da França, Ubiratan Teles de Almeida, de 35 anos, é natural da cidade de Candeias, segundo declarou seu tio, José dos Santos, ao Correio. Ubiratan foi encontrado morto na última segunda-feira (17) na casa onde vivia com a família, enforcado.

De acordo com as investigações iniciais, ele teria cometido suicídio após matar a facadas a esposa e enforcado as duas filhas, de 3 e 6 anos. O tio de Ubiratan ainda relatou que ele morava na França há aproximadamente 10 anos, depois que padres residentes em uma fazenda do distrito de Passagem dos Teixeiras o encaminharam para uma oportunidade de trabalho no país europeu.

Barra Avenida fica sem energia eletrica nesta quarta

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

Raridade mais acontece, o pequeno distrito de Barra Avenida foi atingido por um pequeno "apagão". Na tarde desta quarta-feira (19), foi a vez do distrito que o municipio de Jequié tem como responsavel ficar com as luzes apagadas.

Ainda não se sabe o motivo do apagão que atingiu Barra Avenida, que tem sua rede eletrica vinda de Aiquara e de responsabilidade da concessionaria Jequieense. Após receber diversas reclamações sobre o blecaute, a redação do Jitaúna Em Dia tentou entrar em contato com a Eletec-Coelba, na tarde desta quarta desta terça-feira (11), mas não obteve sucesso.

Não se sabe o motivo do "apagão" e nem a que horas a energia será reestabelecida. A Polícia já está em alerta para possíveis complicações na região afetada pela queda de energia. (Jitaúna Em Dia)

Jovem grávida foi vitima de acidente de moto faleceu na terça

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

Após um grave acidente sofrido no dia 12 de outubro, nas proximidades da quadra do Inocoop, e ter ficado internada na UTI do Hospital Geral Prado Valadares e depois transferida para uma UTI do Hospital Espanhol, em Salvador, morreu na terça (18), às 15 horas, Sheila Félix Cardoso, esposa de Tiago Félix e neta do pastor Júlio de Santana. Sheila, que estava grávida e era casada com Tiago fazia poucos meses.

Segundo informações seu corpo foi velado na Igreja Batista da Graça,e o seu enterro aconteceu na terde desta quarta (19). Informações Souza Andrade

Mundo: Argentina teme suicídio em massa por causa do suposto fim do mundo

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

O monte Uritorco, na Argentina, pode ser palco de um suicídio espiritual em massa

As autoridades argentina fecharam os acessos ao monte Uritorco, tradicional área de meditação na província argentina de Córdoba [centro] por temer que ocorra um suicídio em massa por causa da profecia do fim do mundo do calendário maia.

O prefeito da localidade de Capilla del Monte, Gustavo Sez, explicou que tomou esta decisão por prevenção, em função da convocação no Facebook do que foi chamado de “suicídio espiritual em massa” na próxima sexta-feira (21), dia que muitos acreditam ser o fim do mundo por causa da profecia maia.

Jitaúna: Todos os sinais de TV estão fora do ar

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

Por volta das 15hs de terça-feira (18) todos os sinais de TV que inclui: Band Bahia, Rede Globo (TV Sudoeste), SBT (TV Aratu) e Record (TV Itapoã) em Jitaúna estão fora do ar há quase 24 horas, quem não tem antena parabólica e usa apenas o sinal de TV aberta está reclamando e pedindo providencias a quem interessar possa. 

Os moradores de vários os Bairros da cidade estão reclamando que não conseguem mais saber do que acontece na região e capital do estado, nem acompanhar suas telenovelas preferidas porque não há sinal retransmitindo a programação das TV's da Bahia.

Suspeita-se que a interrupção tenha ocorrido por algum problema técnico aja visto que sai o som mais falta à imagem e vice versa. A retransmissão dos sinais de TV aqui em Jitaúna vem de Vitoria da Conquista e os demais da capital com retransmissão na Torre zona rural da cidade. 

Estão fora  como: Band, TV Globo, Record e SBT. As reclamações são constantes nesta manhã de quarta (19) já foram feitas algumas reclamações ao setor responsável que deve tomar as providencias. A manutenção do sinal de TV em Jitaúna e de responsabilidade da Prefeitura. (Jitaúna Em Dia)

Jitaúna: Dia 22 será aniversario da cidade.

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

 O município de Jitaúna completará no próximo sábado dia 22 de dezembro 51 anos de emancipação político administrativo, e todo aniversario deste município e sempre e feriado na cidade e nesta manhã de quarta (19) não se sabe ainda se o feriado será antecipado ou transferido para outro dia.

A assessoria de comunicação da Prefeitura não enviou comunicado a imprensa afirmando se o dia 22 terá eventos em comemoração ao aniversario do municipio. Em 2011 foram três dias de comemoração com uma festa em plena segunda-feira na Praça do BNH onde na oportunidade a banda Top Love e Paparazy se fizeram presentes. E neste sábado o que deve estar sendo preparado. (Jitaúna Em Dia)

Brasil: Senado aprova medida que reduz conta de energia

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

Foi aprovado nesta terça-feira (18), pelo plenário do Senado sem alterações, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 30/2012, proveniente da Medida Provisória (MP) 579. O projeto trata da renovação das concessões para as transmissoras, geradoras e distribuidoras de energia elétrica e propõe redução de cerca de 20% no preço final da tarifa.

Após a rejeição de um destaque da oposição, a maioria governista conseguiu aprovar a matéria com texto idêntico ao enviado pela Câmara dos Deputados e enviá-la para sanção presidencial. Os oposicionistas também votaram favoravelmente ao PLV e pela redução da tarifa, mas queriam aprovar emenda para que o governo fizesse desonerações fiscais para as empresas de energia.

A ideia é reduzir o custo da energia para estimular a atividade econômica. A expectativa do governo é que as medidas representem redução de 19% a 28% no preço da tarifa paga por grandes empresas. Para a conta de luz dos cidadãos, a diminuição pode chegar a 16,2%, de acordo com cálculos do Executivo. (Agência Brasil)

Professores promovem quebra-quebra em Wenceslau Guimarães após invadir casa da prefeita

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

A casa da prefeita teve vários móveis danificados.

Como os professores de Wensceslau Guimarães estão em greve, desde o mês passado, a situação na cidade chegou ao extremo na manhã de terça-feira. Em audiência na tarde de terça-feira, 18, a juíza decidiu pelo não pagamento do salário do mês de novembro aos professores, pois foi alegado que eles recebem por hora/aula trabalhada, e como estão com as atividades paralisadas, não teriam direito ao recebimento do salário de novembro.

Após a decisão, os professores se revoltaram e foram até a casa da prefeita municipal, Suzete, e invadiu com paus e pedras e promoveram um quebra-quebra geral. Alguns manifestantes entraram na casa e danificaram móveis e outros pertences da prefeita. O portão de acesso a casa e o telhado também foram danificados. A polícia irá tomar as providências legais com as pessoas que participaram da ação criminosa. (Arautos de Teolândia)

Jequié: Funcionaria pública federal e assaltada e baleada no pé

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

Em Jequié a funcionária pública federal, Marilan Lélis,  “Lanzinha”, foi alvejada no pé,  após reagir a uma tentativa de assalto praticado por uma mulher, armada com um revólver, fato ocorrido por volta das 16h40, de terça-feira (18), na Rua 10 de Julho, fundo da Catedral de Santo Antônio.

A vítima estava se dirigindo para sua residência quando foi interceptada por uma mulher que apontou a arma para a sua cabeça exigindo que ela entregasse a bolsa. “Lanzinha” esboçou reação e entrou em luta corporal com a assaltante, ocorrendo o disparo.

A ladra tomou a bolsa da vítima com cartões, documentos e aproximadamente R$ 200,00. A autora do atentado tomou rumo ignorado enquanto a vítima foi socorrida pelo padre Vítor Menezes, que comunicou o fato ao Samu que a conduziu ao Hospital Geral Prado Valadares, onde foi submetida a uma cirurgia para retirada da bala. Marilan Lélis, é irmã da jornalista Lú Lélis, de Ene Lélis e da bancária Mariene Lélis. Informações de Wilson Novaes

Contribuintes poderão regularizar CPF de graça pela internet

Da Redação, Neilton Brito

19/12/12 - Quarta

Desde a terça-feira (18), os contribuintes com problemas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) podem resolver as pendências pela internet. A Receita Federal lançou uma ferramenta que permite a regularização cadastral no site do órgão, informa a Agência Brasil. De acordo com a Receita, o novo serviço ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.

Até agora, a pessoa física com problemas com o CPF só tinha a alternativa de regularizar a situação se fosse a uma das unidades da rede conveniada, nas agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Receita, a regularização será gratuita apenas na internet.

Os contribuintes continuarão a pagar R$ 5,70 nos postos conveniados. O formulário eletrônico para o pedido de regularização é de fácil preenchimento. O contribuinte precisa informar o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e número do título de eleitor.