JITAÚNA: COMUNIDADE RECLAMA DE ENTULHO A MAIS DE 4 MESES NA RUA DO FÓRUM

30/04/2012 10:50

25/Abril/ 2012

JITAÚNA: COMUNIDADE RECLAMA DE ENTULHO A MAIS DE 4 MESES NA RUA DO FÓRUM

Escrito por Neilton Brito

25/04/2012, Quarta

Rua BNH ao lado do Fórum

Rua BNH 

Rua Sergio Bispo Entulho há três meses (Fotos Jitaúna Em Dia)

Jitaúna vive excelente momento na construção civil. Conseguir um pedreiro na cidade requer paciência. Diversas casas estão sendo construídas ou até mesmo reformadas. Com isso aparece um problema para o trânsito e para os pedestres, já tão sufocado devido ao número excessivo de motos e veículos, que circulam na cidade. O entulho depositado em vias públicas por longo período aumenta o estresse, dificulta o fluxo normal nas vias públicas.  E aborrece moradores.

Em Jitaúna são diversos pontos em que os resíduos de construções ou lixos atrapalham à população, um deles, que a cerca de meses encontra-se ainda no local esta no bairro do BNH ao lado do Fórum Elias D'Ávila um entulho de reforma de casas em meio a Rua. Na Rua Maria Eleonora uma terra esta jogada a cerca de um mês ainda não foi retirado do local. Existe lei municipal que obriga o cidadão quando na construção ou reforma de residências comunicarem a prefeitura, mas poucos obedecem e ficam à espera que a Secretaria de Serviços Públicos encoste suas máquinas e faça a retirada.

Em lugares mais avançados entulhos são reciclados na fabricação de tijolos, telhas, massa para reboco, barateando novos imóveis. (Jitaúna Em Dia)

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE SERÁ DE 5 E 25 DE MAIO

Escrito por Neilton Brito

25/04/2012, Quarta

                   Foto: corposaun.com

Foi lançado pelo governo federal na terça-feira (24) a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que ocorrerá entre 5 e 25 de maio nos postos de saúde de todo o país, além de postos móveis que serão instalados para a campanha. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de 30,1 milhões de pessoas consideradas dentro da população vulnerável à manifestação grave da gripe. Além de idosos, indígenas, crianças com idade entre 6 meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde, que formavam o público-alvo da campanha no ano passado, o governo também prevê vacinar 500 mil detentos do sistema prisional.

Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.  A data de 5 de maio será o dia de mobilização nacional, em que os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que a vacina protege contra as três cepas (subtipos) de vírus que mais circularam no país no ano anterior, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O secretário ressaltou que a vacina é segura e que não há risco de contrair nenhum tipo de gripe. “Isso é lenda urbana”, disse.  As reações adversas, de acordo com Jarbas, são leves e incluem dor ou sensibilidade no local da injeção. Apenas pessoas com alergia severa à proteína do ovo devem procurar um médico antes de serem imunizadas. Agência Brasil

POLÍCIA ESTA INVESTIGANDO ASSASSINATO DE PM QUE TEVE O CORPO ESQUARTEJADO EM BARREIRAS

Escrito por Neilton Brito

25/04/2012, Quarta

A cabeça e o tronco de um homem, sem os braços e com as pernas cortadas na altura do joelho, foram encontrados a um quilômetro do resto do corpo, na manhã de terça-feira (24), em Barreiras, próximo ao Rio Grande.  Familiares reconheceram o Policial Militar Renato da Silva Oliveira, que era lotado na 5ª Cia em Luís Eduardo Magalhães. Ele estava desaparecido desde a última segunda-feira, 23, e seu automóvel teria sido encontrado queimado em uma estrada vicinal. Prepostos da Polícia Civil estão trabalhando na investigação do caso. Logo cedo foi encontrada a cabeça do policial, dentro de um canal seco nas proximidades do Colégio Batista. Enquanto a policia técnica se preparava para fazer a remoção, um areeiro (pessoa que retira areia do fundo do rio) informou ter localizado o tronco, jogado na água perto do local conhecido como Cavalariça. Os braços e as partes inferiores das pernas ainda não foram encontrados. Os indícios são de que se trata de um crime de vingança. (A Tarde)

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE A EMISSÃO DE NOVOS CARTÕES DO SUS

Escrito por Neilton Brito

25/04/2012, Quarta

O (MS) Ministério da Saúde suspendeu a emissão de novos números do Cartão de Saúde. No início deste ano os usuários do SUS deveriam apresentar nas Unidades de Saúde o Cartão Nacional de Saúde (CNS). O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Por conta da suspensão, estão sendo adotadas medidas alternativas para minimizar os transtornos junto aos usuários do SUS. (Informações do Ministério da Saúde)

GAROTO MORRE APÓS SUBIR EM VASO SANITÁRIO EM POÇÕES

Escrito por Neilton Brito

25/04/2012, Quarta

O garoto Fabrício do Carmo Oliveira, de 9 anos, morador da fazenda Vista Alegre, município de Poções, subiu no vaso sanitário para mexer no chuveiro. A atitude aparentemente simples transformou-se em tragédia. O vaso quebrou, Fabrício caiu e sofreu um corte profundo abaixo do braço. Após dar entrada no hospital de Base por volta das 22h, de segunda-feira (23). o garoto não resistiu e morreu. (Resenha Geral)

CORPOS DOS ESTUDANTES FORAM RESGATADOS PELA POLÍCIA NO RIO MUCURI

Escrito por Neilton Brito

25/04/2012, Quarta

Os corpos dos cinco universitários desaparecidos há uma semana depois de saírem do Espírito Santo com destino à Bahia já foram resgatados dentro do Rio Mucuri, próximo à cidade homônima, e encaminhados ao Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, ainda na Bahia, na madrugada desta quarta-feira (25). A ação foi concluída por volta das 3h, quando policiais e Bombeiros puxaram o veículo, localizado por volta das 20h com o auxílio de um guincho. Segundo a perícia inicial, os corpos são investigados como sendo os dos cinco jovens, restando apenas a constatação da perícia final, que só será realizada após o reconhecimento dos parentes dos universitários que são aguardados no IML, previsto para acontecer o mais breve.

De acordo com a polícia, a confirmação de que o carro era de André Galão, um dos rapazes do grupo, além da presença de três corpos no banco de trás, é fortes indícios de que os corpos são dos jovens. Além disso, o carona foi encontrado nas proximidades do riacho onde o carro estava, próximo a algumas árvores, configurando um total de cinco ocupantes, com características que conferem com as repassadas por familiares sobre os jovens. No  interior do veículo, foram achados documentos do proprietário e de objetos pessoais que conferem com os descritos por parentes dos jovens. De acordo com os peritos as vítimas que estavam dentro do carro utilizavam cinto de segurança no momento em que foram encontradas. A polícia inicia as investigações com a hipótese de acidente de trânsito por conta das condições do veículo, que teria ocorrido em uma curva, e dos cálculos de distância e frenagem realizados no local. (Informações no G1)

FOI APROVADO PELA ASSEMBLEIA PROJETO QUE REAJUSTA SALÁRIOS DE PROFESSORES

Escrito por Neilton Brito

25/04/2012, Quarta

Foi aprovado o projeto proposto pelo governo que reajusta o salário dos professores da rede estadual na noite desta terça-feira pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) por 33 votos a 19. Dois deputados preferiram se abstiver da votação. Os professores estão em greve no estado. Apesar do aumento para professores não licenciados, de R$ 1.187,98 para o estabelecido pelo piso nacional de R$ 1.451, o projeto não é bem visto entre os professores porque torna a remuneração fixa, sem possibilidade de melhorar o salário com gratificações.

Deputados da oposição criticaram a aprovação. Bruno Reis, do PRP, disse que a “a educação da Bahia está sendo apunhalada pelas costas” e acusou o governo Wagner de perseguir os servidores públicos. Os professores, que acampam na assembleia em protesto desde a última semana, gritavam acusando deputados de traição e pedindo justiça. Segundo o projeto aprovado, os professores terão reajuste de 3% em 2013 e 4% até 2014. A categoria pede um reajuste de 22,22% – que segundo o o líder governista Zé Neto é impossível de atender no momento. (Política Livre)