Jitaúna: Blog Jitaúna em Dia faz homenagem ao mestre de capoeira 'Zito'

23/10/2013 23:23

Jovem com familiares de Jitaúna morre crivado de balas em Jequié

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda,21/10/2013

Corpo de Maxsuel permanecia no IML na noite de domingo (20), para ser submetido a necropsia na manhã do dia seguinte

A familia do jovem Maxsuel Brito Santos, 21 anos que foi morto após ser atingido por pelo menos cinco disparos de arma de fogo, por volta do meio dia de domingo (20/10), no Loteamento Vila Vitória, bairro do Jequiezinho, esta inconformada com a tamanha crueldade ocorrida com o jovem. Maxsuel que tem familiares em Jitaúna estava próximo de sua casa, na Rua Zenaide Rocha, quando foi surpreendido por um criminoso que fez varios disparos de revólver.

A necropsia foi feita na manhã desta segunda, 21, foi constatado a vítima foi alvejada no braço e perna esquerda, tórax duas vezes e na nuca.  O corpo de Maxsuel foi enterrado na tarde de hoje. Sobe para 53 o numero de pessoas mortas em Jequié. Ninguém foi preso. (Jequié reporter)

Estado da Bahia pode ganhar mais 28 novos municípios

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda,21/10/2013

Levantamento da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM) indica que Maranhão, Bahia, Ceará e Pará são os estados onde mais municípios poderão ser criados depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos. De acordo com a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação.

A Bahia tem 28, o Ceará, 26, e o Pará, 21. No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem (veja na tabela abaixo). Há ainda, segundo a entidade, uma proposta de fusão de três municípios no Rio Grande do Sul. O levantamento serviu de base para o parecer do relator do projeto no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO), aprovado na última quarta-feira (16). Com a aprovação, o projeto, que já tinha passado na Câmara, teve a tramitação concluída no Congresso e agora segue para sanção ou veto pela presidente Dilma Rousseff. Informações do G1.

Acidente próximo á Jitaúna termina com um morto e 3 feridos

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda,21/10/2013

Uma pessoa morreu e três outras ficaram feridas, resultado de uma colisão entre um carro de passeio e um caminhão, na BR 330, trecho compreendendo a Fazenda Pedra Branca e a entrada para a região dos Bois proximidades de Jitaúna. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo envolvendo um Siena placa policial JQL-3697, licença de Ipiaú, era ocupado por quatro homens, todos de Ipiaú.

De acordo informações colhidas pela reportagem do Giro, o grupo retornava da cidade de Jitaúna, quando o carro teria rodado na pista e colidido em um caminhão carregado de telhas de cerâmicas. Ainda segundo informações, o motorista do Siena, José Carlos de Oliveira, de 57 anos, faleceu. Os demais ocupantes foram encaminhados ao Hospital Geral de Ipiaú, dois deles estavam com várias escoriações, outro sofreu um corte na cabeça. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos.

Jitaúna: Blog Jitaúna em Dia faz homenagem ao mestre de capoeira 'Zito'

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda,21/10/2013

O mestre de capoeira Edezuilto Rodrigues de Oliveira, conhecido como "Zito", faleceu na noite de sábado dia 12 de outubro, em Jequié, aos 56 anos o Mestre Zito homem de fala mansa, andar tranqüilo de quem sabia onde estava pisando, simplicidade e humildade a flor da pele deixa uma legião de amigos e fãs da arte angolana que revolucionou a historia de praticar a luta de defesa que vem de muitos anos atrás. Nos anos 80 e 90 o mestre fundou um grupo de Capoeira que ficou conhecido na região pelo trabalho belo e o respeito pelas pessoas que participavam.

A capoeira perde uma peça muito importante na cidade, Mestre Zito se tornou uma referencia muito importante no mundo da capoeira. Filho de Jitaúna Zito deixa filhos e uma lição de vida para quem o acompanhou na sua jornada de trabalhos e dedicação a capoeira na cidade.

O Blog Jitaúna em Dia dedica esta homenagem ao mestre Zito um ícone da arte angolana que na Bahia se tornou uma ginga com poemas e versos, e uma lição aos seus seguidores. Viva a Capoeira! (Jitaúna em Dia/Foto: Arquivo familia)

Bêbado, homem senta em linha férrea e morre atropelado por trem em Brumado

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda,21/10/2013

Bêbado, homem senta em linha férrea e morre atropelado por trem em Brumado

Um homem morreu atropelado por um trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) na noite deste domingo (20), em Brumado. A vítima, de identidade desconhecida, havia saído de um bar e sentou nos trilhos, embriagada, de acordo com a polícia. Os maquinistas não conseguiram parar a locomotiva a tempo.

O homem não carregava nenhum documento de identificação, mas populares relataram que ele seria morador do bairro Urbis II. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi ao local realizar a perícia e o corpo do homem foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, segundo o site Brumado Notícias. O acidente aconteceu próximo à Ponte do Padre, que interliga o Centro do município ao bairro São Félix e adjacências. Foto: Lay Amorim / Brumado Notícias

Aracatu: Duas mulheres morrem em acidente na BA-262

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda,21/10/2013

Aracatu: Duas mulheres morrem em acidente na BA-262

Foto: Júlio César/Brumado Notícias

Duas mulheres morreram em um acidente, na noite deste domingo (20), em um acidente na BA-262, próximo a Aracatu, no sudoeste baiano. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-BA), a condutora de um Fiat Palio Weekend perdeu o controle e bateu na lateral de uma pick-up Volkswagen Amarok que vinha no sentido contrário da pista. 

Logo após a colisão, o Palio Weekend pegou fogo e as duas ocupantes morreram carbonizadas. O condutor da Amarok conseguiu retirar a esposa e o filho antes que as chamas atingissem o seu veículo – os três tiveram ferimentos leves e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os corpos das vítimas, ainda não identificadas, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Brumado.

UFC 166:  Junior Cigano é nocauteado no UFC

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo,20/10/2013

Em um  combate apático, Junior Cigano perde para  o Mexicano  Velasquez, no quinto e último assalto por nocaute. Velasquez dominou durante todo o tempo e foi senhor da situação. Já o Brasileiro, de baixa quarda, ficou na corda o tempo todo a se defender e acabou perdendo os cinco rounds. Esta é a segunda derrota consecutiva de Cigando, ficando assim complicado a sua situação no maior campeonato de MMA do mundo.

Ônibus da Banda Luxúria bate com carretas na BR-116

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo,20/10/2013

Um acidente ocorrido na manhã deste sábado (19) na BR-116, próximo a Manoel Vitorino, envolveu um ônibus que levava integrantes da Banda Luxúria de Feira de Santana para Vitória da Conquista, na região Sudoeste. De acordo com a PRF de Jequié, o acidente aconteceu durante uma ultrapassagem quando o ônibus bateu na lateral de uma carreta e acabou colidindo frontalmente com outro caminhão.

Um dos veículos fugiu antes da chegada da polícia. Ninguém ficou ferido. A banda se apresenta hoje em Conquista e, neste domingo (20), em Jitaúna. Foto: Blog do Anderson

Jitaúna: Festa da Cavalgada da Independencia será neste domingo

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo,20/10/2013

Após ser adiada para este mês, acontece neste domingo (20), ás 18hs, a festa da Cavalgada da Independencia sendo realizada no Tênis Clube Cultural da cidade com as atrações, Cangaia de Jegue, Lordão e Lúxuria.

Irecê: Ex-prefeito é condenado por calúnia contra atual gestor Luizinho Sobral

Da redação, Jitaúna em Dia

Domingo,20/10/2013

Irecê: Ex-prefeito é condenado por calúnia contra atual gestor Luizinho Sobral

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O juiz da 95ª zona eleitoral de Irecê, no centro norte baiano, Alexandre Lopes, condenou o ex-deputado e ex-prefeito da cidade, Joacy Nunes Dourado, por crimes de calúnia e injúria durante o processo eleitoral de 2012, na Rádio Caraíbas FM, contra o atual prefeito Luiz Pimentel Sobral, conhecido como Luzinho Sobral, ex-vereador de Salvador. O magistrado determinou que Dourado retratasse todos os pontos das ofensas na mesma emissora de rádio, para “resguardar a honra do prefeito eleito com mais de 50% dos votos válidos”.

Luizinho Sobral declarou que a decisão da justiça mostra que política não se faz agredindo as pessoas. “Sempre respeitei meus adversários, mas eu e minha família fomos covardemente atacados. Agora estou tranquilo, a justiça foi feita”, resumiu. Informações do site Irecê Repórter.

Deputado Roberto Britto pede instalação da Polícia Federal em Jequié

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado,19/10/2013

Roberto Britto pede instalação da Polícia Federal em Jequié

O deputado federal Roberto Britto (PP), solicitou do Ministério da Justiça a implantação de uma Delegacia da Polícia Federal em Jequié. “Visto a intensa movimentação de criminosos na região sudoeste da Bahia, tais como traficantes de drogas e armas. Além disso, tem a interligação da BR 116 a BR 101 pela BR 330. 

Fato que tem se tornado um corredor de produtos ilícitos de todos os tipos, evidenciando a necessidade urgente da DPF – até porque já existem sedes da Justiça Federal e Ministério Público Federal” justificou Roberto Britto. O Ministério da Justiça ainda não respondeu ao requerimento feito pelo parlamentar. 

Jitaúna: Representantes eleitos pela população tomam posse no Conselho Tutelar 

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado,19/10/2013

Os conselheiros começam a atuarem na segunda (21). (Fotos: JED)

Tomaram posse na noite de sexta-feira, 18, ás 19hs, 5 novos conselheiros tutelares que atuarão na instituição para os próximos três anos 2013-2016 em Jitaúna. A cerimônia de posse, foi realizado na Câmara de Vereadores, contou com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, veredores entre outros representantes públicos.

Na ocasião, o vereador Neres Costa (PDT) relembrou a luta histórica do município para construir uma estrutura de proteção às crianças e aos adolescentes. disse.  O Conselho Tutelar,  partiu de uma luta do prefeito Edson (PT), e passou a ser respeitado pela sociedade jitaunense.

Os empossados foram: Marlene, Edimilson, Meire, Mariano e Ademario que começam a atuar nesta segunda-feira (21) na sede que fica localizada ao lado do Forum Elias D'avila Filho no Bairro BNH. (Jitaúna em Dia)

Começa hoje horário de verão nos estados do Sul, Sudeste e centro-oeste.

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado,19/10/2013

Começa à zero hora deste domingo o horário de verão no Distrito Federal e em dez estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a medida, que adianta o ponteiro dos relógios em uma hora até 16 de fevereiro do ano que vem, deve economizar cerca de R$ 400 milhões, que seriam gastos com o acionamento de usinas térmicas.Além disso, serão poupados R$ 4,6 bilhões em investimentos em geração e transmissão de energia. (Rede Brasil de Notícias)

Estuprador de filha de 13 anos em Osasco-SP preso pela PRF em Jequié

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado,19/10/2013

Após informação do 2° Distrito da Polícia Civil de Osasco/SP dando conta de que um indivíduo com mandado de prisão em aberto, por estupro de vulnerável (filha menor de 13 anos), crime ocorrido em dia 13 passado, viajava em um ônibus da Viação São Geraldo, com destino ao estado do Rio Grande do Norte, a equipe da Delegacia 10/3  da Polícia Rodoviária Federal-PRF, após contato com a  empresa para saber a localização do veiculo, foi informada de que o mesmo passaria pela BR-116  na cidade de Jequie,  por volta das 15h13 e ao interceptar o carro no  posto PRF durante  abordagem prendeu o passageiro Jair dos Santos Souza, 42 anos, acusado de coagir por 24 horas e estuprar uma filha menor.

A própria vítima foi a delegacia e fez a denúncia tendo a Juíza da Vara Crime da cidade paulista expedido o mandado de prisão preventiva do indivíduo que tentava fugir para o seu estado de origem. Jair Souza, foi apresentado pela equipe da PRF na delegacia de Polícia de Jequié.  (PRF em Jequié)

Médica é indiciada por crime triplamente qualificado

Da redação, Jitaúna em Dia

Sábado,19/10/2013

Médica é indiciada por crime triplamente qualificado

Foto: Polícia Civil/ Reprodução

O inquérito policial que indicia a médica Kátia Vargas Leal Pereira por duplo homicídio triplamente qualificados (veja aqui) foi concluído pela Polícia Civil nesta sexta-feira (18) e enviado ao Ministério Público. Agora, o MP-BA terá cinco dias para decidir se aceita as acusações e apresenta a denúncia contra a oftalmologista. O promotor Davi Gallo já havia indicado a intenção de denunciar a suspeita, acusada de provocar a colisão que matou os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, de 21 e 23 anos, em Ondina. Segundo o Correio, a delegada Jussara Souza, da 7ª Delegacia (Rio Vermelho), informou que o inquérito tem pouco menos de 100 páginas e ouviu ouviu testemunhas. O marido da médica não prestou depoimento – segundo a polícia, ele não foi convocado e não tinha obrigação de ir, embora pudesse ter se apresentado se tivesse interesse. A médica já está presa preventivamente no Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura (veja aqui).

Wagner tenta resolver principal problema para candidatura de Rui Costa ao governo

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta,18/10/2013

O governador Jaques Wagner (PT) chega da Alemanha nesta sexta(18) para tentar desamarrar o principal nó sobre a candidatura do chefe da Casa Civil, Rui Costa, ao Palácio de Ondina: a resistência de líderes petistas do interior ao seu predileto na corrida interna do partido. No começo da próxima semana, Wagner se reúne com prefeitos do PT  para fechar o apoio da turma a Costa.

O movimento é considerado o mais decisivo na operação pré-eleitoral comandada pessoalmente pelo governador, que conseguiu recentemente aplicar outro xeque no tabuleiro de 2014, ao obter a adesão formal de grande parte dos deputados estaduais da legenda. A tática tem ainda como pano de fundo sepultar os discursos de que ele tenta impor  o escolhido à força e sem o lastro de políticos e militantes graduados da sigla. (Correio da Bahia)

TRF decide que crédito pré-pago não pode ter prazo

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta,18/10/2013

Foto: Reprodução

As operadoras de telefonia seguem sem poder estabelecer prazos de validade dos créditos dos cartões pré-pagos em todo o território nacional. O Tribunal Regional da Federal (TRF) da 1ª região negou, por unanimidade, provimento aos embargos de declaração apresentados pela TIM, Telefônica, Oi e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que pediam a reversão de decisão anterior, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão. "Da decisão, que tem efeito imediato, cabe recurso às instâncias superiores, porém, sem efeito suspensivo", afirmou o TRF.

As emrpesas alegaram que a decisão não deixou claro como deverá ser feita a reativação dos créditos pré-pagos, cujo prazo de validade tenha expirado e qual o procedimento a ser adotado, inclusive, em relação às linhas já canceladas e aos consumidores que não são mais seus usuários. As operadoras questionaram ainda se a decisão anterior alterou as regras para comercialização do serviço móvel na modalidade pré-paga ou se determinou que a Anatel proceda à edição de nova regulamentação. "A depender da solução apontada em face dos questionamentos acima citados, haveria violação aos dispositivos legais e constitucionais", ponderam. Agência Estado