Jitaúna: Alunos protestam por transporte da zona rural para a cidade

18/06/2012 13:11

Garoto de 13 anos foi assassinado por causa de uma sándalia em Itabuna

Escrito por Neilton Brito

15/06/2012, Sexta

Um garoto de apenas 13 anos foi assassinado na manhã desta sexta-feira (15) no Bairro Mangabinha em Itabuna, local conhecido popularmente como “casinhas”. Almir Carvalho dos Santos foi morto com um tiro por outro menor. Segundo informações o motivo do crime foi uma discussão por causa de uma sandália. 

Populares informaram que após discutirem, Almir saiu correndo, o adolescente foi atrás e efetuou um disparo que atingiu o peito do garoto que morreu na hora. Familiares e vizinhos estão chocados com o acontecimento. O corpo do jovem foi encaminhado ao Departamento de Polícia técnica de Itabuna (DPT). Radar Noticias

Inscrições do ENEM encerram hoje

Escrito por Neilton Brito

15/06/2012, Sexta

Termina nesta sexta (15), à meia noite, (23:59min)o prazo para as inscrições no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições só podem ser feitas pela internet e a prova será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro.Até terça-feira o número de inscritos já passava de 4 milhões e a expectativa do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, é de que a demanda aumente ainda mais no último dia.No ano passado, foram inscritos mais 6 milhões de candidatos e mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. 

Em 2009, a prova do Enem ganhou mais importância.Ela passou a ser usada pelas instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.O exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil, Universidade para Todos e Ciência sem Fronteiras. (Agencia Brasil)

Jitaúna: Alunos protestam por transporte da zona rural para a cidade

Escrito por Neilton Brito

15/06/2012, Sexta

Transporte o municipio tem, prova disso 3 novos onibus estão na garagem

Cerca de oito estudantes do Colégio Valmir Oliveira Gomes procurou nesta manhã de sexta (15) a nossa redação de Jornalismo para reivindicar sobre o transporte escolar para os alunos da zona rural do município. O objetivo é solucionar o problema do transporte escolar, que tem impedido muitos alunos da zona rural de assistir aulas durante este fim do primeiro semestre, segundo informações as aulas da rede municipal se encerram nesta sexta enquanto na rede estadual encerra as atividades na quarta (20) com isso os veículos não vão buscar alunos na zona rural e distritos prejudicando os mesmos. Alunos do Colégio Gilda Ramos dos Santos serão prejudicados sem o transporte, fazendo com que os diretores encerrem o semestre também nesta sexta.

Alunos se dirigiram a Secretaria de Educação e procuraram o secretario de transporte Paulo Cesar que por sua vez disse tomar uma decisão ainda hoje e em seguida comunicará aos motoristas. (Jitaúna Em Dia)

PM realiza operação contra o tráfico de drogas na “Feira do Pau” em Jequié

Escrito por Neilton Brito

15/06/2012, Sexta

Uma operação envolvendo as Policias Civil, Militar, Policia Rodoviária Federal e DEAM, foi realizada na manhã de quinta feira (14), no centro da cidade de Jequié, no local denominado de “Feira do Pau”. Cerca de dez viaturas e 50 policiais, fortemente armados participaram da operação. O objetivo da ação é tirar de circulação o comércio ilegal de produtos que contribuem para o fortalecimento do tráfico de drogas na cidade.

Segundo as delegadas, Dra. Graziella Quaresma da Furtos e Roubos e Ana Beatriz da Delegacia Territorial de Jequié, muitos furtos, roubos e assassinatos estão associados ao tráfico. No momento da operação, algumas pessoas que estavam comercializando na Feira do Pau, fugiram deixando suas mercadorias. Vários objetos foram apreendidos e encaminhados para o Complexo Policial. (Bom dia Jequié)

Constante apagão Coelba explica motivos

Escrito por Neilton Brito

15/06/2012, Sexta

2 Via Coelba

Linha de trasmissão

A companhia da Coelba explicou no início da noite desta quinta-feira (13) em Jequié, os motivos dos blecautes na região nas últimas semanas. Segundo o Gestor de Operação do Sistema, Carlos Castro San Martín, as panes no fornecimento de energia elétrica, verificadas este ano, nos dias 26 de maio, 2, 9 e 11 de junho, foi provocado por uma sobrecarga na linha Funil em Ubatã, Ipiau e Jequié, em decorrência de “uma dilatação no cabo da rede por causa da elevada corrente elétrica, fazendo que os cabos da linha de transmissão se aproximassem da rede de distribuição, que são posicionados abaixo, provocando um curto-circuito”.  O técnico disse ainda que, depois de constatado o problema, foi efetuado reparos no cruzamento das redes, com deslocamentos desses cabos, eliminando o risco de que eles voltem a sobrepor-se ocasionando novas panes no sistema.

Cidades com Jitaúna, Ipiaú e demais ficaram sem energia por cerca de cinco minutos sepre nos horários das 18hs. (Alex Bahia)

Jitaúna se preapara para a vacinação neste sábado

Escrito por Neilton Brito

15/06/2012, Sexta

O Dia Nacional da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil será neste sábado (16/06/12). Em Jitaúna, os pestos de saúde, devem atender cerca 5 mil crianças menores de 5 anos de idade, nos quatro postos fixos localizado no centro, Bairro Adelino e Barragem que vão funcionar o dia inteiro no sábado. Mas as doses da vacina já estão disponíveis em todas as unidades de saúde do Município.

A Campanha vai até o dia 6 de julho. A vacinação contra a paralisia infantil é administrada via oral, e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), num trabalho conjunto envolvendo o Ministério da Saúde. Uma atenção que os pais devem ter e a necessidade de apresentar o Cartão de Vacinação, até para mantê-lo atualizado.

Mas, por alguma razão, o Cartão não for encontrado, isso não impede que a criança seja levada ao posto de vacinação mais próximo de sua casa. De acordo com as autoridades, não há contra-indicação na aplicação concomitante da vacina antipólio com a vacina tríplice bacteriana, ou com a vacina do sarampo. Em 1994 o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem cujo último caso foi registrado em 1989.