Jitaúna: TJ-BA suspende decisão que afastou prefeito Edisio

15/11/2012 09:36

 

Jitaúna: TJ-BA suspende decisão que afastou prefeito Edisio

Escrito por Neilton Brito

13/11/2012, Terça

Edisio ficou afastado por uma semana.

O (TJ-BA) Tribunal de Justiça da Bahia suspendeu na segunda-feira (12) a decisão que determinava o afastamento do prefeito de Jitaúna, Edísio Cerqueira Alves, emitida pela juíza da comarca da cidade, Juliana Campos. Além do gestor, foram afastados a secretária municipal de Educação, Lilian de Oliveira, a vereadora Marileide Santana e do diretor de finanças do município, João Matos. “As razões erigidas pela magistrada, para fundamentar a ordem de afastamento do prefeito, ora requerente, revelam-se insuficientes à configuração de obstáculo à instrução processual”, afirmou em sua decisão, o desembargador e presidente do TJ-BA, Mário Hirs.

A magistrada em Jitaúna havia acatado o requerimento do Ministério Público estadual que foi motivado por atraso no pagamento dos salários de servidores municipais que não apoiaram o prefeito na última eleição municipal, além da ausência de repasse e apropriação indevida dos valores descontados nas folhas dos servidores públicos. De acordo com a ação, também não houve repasse das contribuições sindicais descontadas da remuneração dos servidores. (Bahia Notícias).

Jitaúna: Alunos vão as ruas reivindicar transporte escolar

Escrito por Neilton Brito

13/11/2012, Terça

(Fotos: Neilton Brito)

Na manhã desta terça-feira (13), por volta das 08:50hs, alunos da zona rural e sede de Jitaúna, estiveram reunidos em frente ao Forum Elias D’avila Filho em reivindicação com objetivo de resolver o problema do transporte escolar na cidade. Alunos do Colegio Municipal Maria Eleonoura Cajahyba já estão há três semanas com precariedade nas salas de aula e que muitos deles não estão frequentando as salas de aula por falta do transporte escolar paralisado há semanas, pais de alunos estão revoltados com a situação, pois a Prefeitura não efetuou o pagamento dos motoristas que transportam alunos da rede municipal para escolas da cidade.

(Fotos: Neilton Brito)

Primeiramente o grupo foi até a frente do Forum em manifestação, presenciando a situação o Promotor desta comarca D. Francisco Melo recebeu alunos e ouviram suas reivindicaçãoes, a justiça se posicionará sobre o assunto.  De posse da posição do Promotor que poderá tomar providências.

O grupo se dirigiu ao prédio da prefeitura e se reuniram na portaria mais não conseguindo falar com o Prefeito para cobrar explicações. O motivo do não pagamento do transporte escolar ainda não foi esclarecido e já dura duas semanas. (Jitaúna Em Dia)

Jitaúna: Evento de fundação da Apae foi sucesso

Escrito por Neilton Brito

13/11/2012, Terça

Professora Rúbia autora do projeto.

Na noite de segunda-feira (12) por volta das 19hs, aconteceu nas dependencias da Câmara de vereadores de Jitaúna um maravilhoso evento de fundação da APAE neste municipio. O evento foi um sucesso, onde a comunidade jitaunense marcou com sua presença. A Professora Rubia deu inicio a reunião falando do objetivo do projeto que e dar uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas com necessidades, oferecendo suporte a estas pessoas na area social, educacional e na saúde. Na oportunidade foi escolhido e também empossado o conselho fiscal, financeiro e diretoria da APAE, estas pessoas serão voluntarias, e os seus salarios serão a doação de trabalhos para tornar uma Jitaúna mais humana e solidaria.

Estiveram presentes o vereador Neres Costa e o prefeito eleito Edson Silva que demostrou interesse em abraçar esta causa tão justa e fraterna. Também se fez presente o presidente da Federação da Bahia das  APAE, estava presente neste evento historico em Jitaúna. (Jitaúna Em Dia)

Itabuna: Rebelião no presídio deixa dois mortos

Escrito por Neilton Brito

13/11/2012, Terça

Mais uma rebelião ocorrida no estado da Bahia, desta vez ocorida em Itabuna na madrugada desta terça-feira (13) teve inicio às 2 horas de hoje, terminou com a morte de Israel Teixeira e José Carlos Bispo dos Santos, deixando ferido gravemente, Pedro Ferreira da Silva. 

A PM invadiu o presidio e conseguiu contornar a situação e levou cinco detentos para o Complexo Policial de Itabuna, já que são os acusados de ter assassinado os dois detentos. A polícia realiza uma varredura dentro do presídio na manhã desta terça. (Vermelhinho).

Novidade: Procuradoria pede exclusão da expressão ‘Deus seja louvado’ das cédulas

Escrito por Neilton Brito

13/11/2012, Terça

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em São Paulo pediu à Justiça Federal que determine a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas de reais. A medida não gerará gastos aos cofres públicos já que, em caráter liminar, a ação pede que seja concedido à União o prazo de 120 dias para que as cédulas comecem a ser impressas sem a frase. 

Um dos principais argumentos utilizados pela ação é o de que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar completamente desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Além disso, são lembrados princípios como o da igualdade e o da não exclusão das minorias para reforçar a tese de que a frase “Deus seja louvado” privilegia uma religião em detrimento das outras.

Em nota técnica, o Ministério da Fazenda informou à PRDC que a inclusão da expressão religiosa nas cédulas aconteceu em 1986, por determinação direta do então presidente da República, José Sarney. Posteriormente, em 1994, com o Plano Real, a frase foi mantida pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, supostamente por ser “tradição da cédula brasileira”, apesar de ter sido inserida há poucos anos. O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, lembrou que não existe lei autorizando a inclusão da expressão religiosa nas cédulas brasileiras. (Portal Terra)

Anagé: Vereadores faltosos são afastados e podem ser cassados

Escrito por Neilton Brito

13/11/2012, Terça

Tito Eugênio (PDT), prefeito reeleito de Riacho de Santana, foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de votos nas eleições de 2008. A condenação de estendeu também para seu vice Alan Vieira (PSD) e a um vereador do município. A decisão do TSE mantém o parecer do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que havia determinado a cassação dos mandatos. Suas mulheres teriam oferecido consultas médicas em troca de votos o que, para o TRE-BA, interferiu no resultado das eleições já que o pedetista venceu com uma diferença de 595 votos em relação ao segundo colocado. (Informações oo Política Livre)

Intermunicipal: Visitantes fazem festa na rodada de domingo

Escrito por Neilton Brito

12/11/2012, Segunda

Na tarde de domingo (11) foram abertas as quartas de final  do Intermunicipal 2012. Nas quatro partidas da rodada, os visitantes se deram melhor e largaram na frente nas decisões. Atual campeã da competição, a Seleção de São Francisco do Conde venceu Ipiaú, fora de casa, por 1 a 0. Já Santo Amaro foi até Itabuna e venceu a Seleção local por 2 a 1.

Em Belmonte, a seleção de Ubaitaba mostrou superioridade e bateu Belmonte por 1 a 0. Por fim, Coarací segurou Porto Seguro e garantiu o empate por 1 a 1 na casa do adversário.

Os jogos de volta das quartas de finais serão realizados na tarde do próximo domingo (18). Na oportunidade serão conhecidos os semifinalistas do maior campeonato de futebol amador do país.

Confira os resultados dos jogos de ida:

Quartas de finais

Ipiaú 0 x 1 São Francisco do Conde

Porto Seguro 1 x 1 Coarací

Itabuna 1 x 2 Santo Amaro

Belmonte 0 x 1 Ubaitaba

Flu vence, é tetra e desespera o verdão do palestra Italia

Escrito por Neilton Brito

12/11/2012, Segunda

Gol do titulo do Flusão.

Com o melhor ataque. Melhor defesa. Maior número de vitórias. Goleador do campeonato. E campeão. Quatro vezes campeão – tantas vezes campeão, como diz seu hino. A contagem regressiva do Fluminense terminou neste domingo, em Presidente Prudente, com a vitória de 3 a 2 sobre um Palmeiras agonizante, que cambaleia rumo à Série B.

A supremacia foi tão grande, a campanha foi tão superior, que os tricolores se permitem o luxo de transformar em festa as três rodadas finais do Brasileirão.

Fred foi decisivo, destruidor. Fez dois gols e forçou Maurício Ramos, do Palmeiras, a marcar outro contra. De nada adiantaram os gols de Barcos e Patrick Vieira para o Verdão. O rebaixamento é iminente para os paulistas. O título é definitivo para os cariocas.

- Estou muito feliz porque, depois de uma história de luta e sacrifício no clube, a gente vê uma equipe jogar com tanta dedicação desde a primeira partida, quando poupamos jogadores para a Libertadores – afirmou Fred, ainda em campo.

Barra Avenida: Mulher precisa de ajuda na reforma de sua casa

Escrito por Neilton Brito

12/11/2012, Segunda

(Fotos: Neilton Brito)

A senhora Iraci Pereira da Silva, de 58 anos. Não tem filhos e esta passando por muita dificuldade em sua vida e hoje é especialista em driblar a vida que insiste em ser madrasta.

Iraci ganhava a vida como peixeira, Mas, diz o povo, que “para os pobres uma desgraça nunca vem só”. E uma segunda aconteceu foi o teto e a parede da sua casa que caiu há uma semana.

Todos lhe dizem para sair da casa, mas Iraci, que não pode trabalhar, não pode sair da casa, porque não tem para onde ir morar. Não pode alugar uma casa porque não tem dinheiro para pagar o aluguel, a dona de casa não recebe benefício do Bolsa família, não tem familiares, seus pais já faleceram, não tem aposentadoria e vive uma vida muito difícil.

Iraci, não sabe a quem pedir ajuda. E durante a manhã desta segunda-feira (12) moradores e amigos do distrito procuraram a nossa equipe de jornalismo para mostrar a situação da senhora Iraci que realmente e triste, ela precisa com urgência de materiais para construir sua casa que fica localizado na Rua do Tripa em Barra Avenida, quem poder fazer doações entre em contato com Jorjão pelo telefone (73) 9972-5250.

E às vezes quando Deus fecha uma porta nem sempre se abre uma janela. Ou abre Iraci? Mas em Barra Avenida como se ajuda uma mulher, desempregada, com uma casa quase desabando, sem aposentadoria e sem condição nenhuma de sobreviver? (Blog Jitaúna Em Dia)