Jitaúna: Prefeito e secretários foram afastados do cargo por determinção da justiça

Webnode
05/11/2012 13:30

 

Jitaúna: Prefeito e secretários foram afastados do cargo por determinção da justiça

Escrito por Neilton Brito

01/11/2012, Quinta

Durante á tarde de terça e todo o dia de quarta-feira, dias (30 e 31) respectivamente, a Promotoria Publica do Município de Jitaúna esteve averiguando denuncias de irregularidades na Prefeitura Municipal de Jitaúna, culminado com o afastamento do prefeito do município de Jitaúna, Edísio Cerqueira Alves, (Edisio do Peixe), o mesmo foi afastado do cargo por determinação da Justiça. Além do prefeito, vários secretários municipais a exemplo da Secretaria municipal de Educação Lilian D’avila teve o afastamento decretado pela justiça, outros funcionários do setor de licitações da prefeitura também foram afastados.

Alguns deles prestaram esclarecimentos na Delegacia de Jitaúna após ter sido encaminhado pela Policia a unidade da DP. A operação começou no fim da tarde de terça e durante todo o dia de quarta, a ação do MP teve grande repercussão na cidade e em toda a região, mas ainda não se sabe o motivo do afastamento do Prefeito e alguns secretários.

Nossa equipe de jornalismo esteve esta manhã de quinta (01-11) no Fórum Elias D’avila Filho para falar com o promotor D° Francisco Melo, mais o mesmo não se encontrava, ficou agendado para a próxima segunda dia (5) uma entrevista com o promotor de justiça da comarca de Jitaúna. (Jitaúna Em Dia)

Enem: candidatos devem chegar uma hora mais cedo na Bahia

Escrito por Neilton Brito

01/11/2012, Quinta

Estudantes em Jitaúna deve ter atenção por conta do horario de verão.

Atenção aos estudantes jitaunenses que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no sábado e domingo (3 e 4) devem ficar atentos: os portões de acesso serão abertos às 12h no horário de Brasília, e fechados às 13h.

Ou seja, na Bahia, que está fora do horário de Verão, os portões serão abertos uma hora mais cedo, às 11h, e fechados às 12h. Quem não recebeu o cartão de confirmação pode conferir o local de prova e imprimir o seu cartão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) — www.inep.gov.br. No sábado, os candidatos farão as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Jitaúna: Motoristas deixam de transportar alunos por falta de pagamento

Escrito por Neilton Brito

01/11/2012, Quinta

Flagrante do JED na semana passada onde o veiculo escolar saiu superlotado com destino á Santa Terezinha. (Foto: Jitaúna Em Dia)

Flagrante do JED na semana passada onde o veiculo escolar saiu superlotado com destino á Santa Terezinha. (Foto: Jitaúna Em Dia)

Centenas de alunos da Rede Estadual e Municipal de Educação de diversas áreas rurais de Jitaúna estão sendo prejudicados com a falta de transporte escolar que já dura quase um uma semana.

Segundo informações, a suspensão do transporte escolar é motivada pela falta de pagamento por parte da Prefeitura Municipal responsável pela contratação dos motoristas. Com a falta de pagamento, os motoristas se recusam a fazer o transporte enquanto os respectivos salários não forem efetuados ate segunda-feira dia 5. Caso os mesmos não recebam seus salarios cerca de 500 alunos deixam de vir as escolas na segunda-feira.

Motoristas de vários veículos estiveram nesta manhã de quinta (01) no Fórum Elias D’avila Filho para buscarem com a justiça uma solução, e ao saírem relataram a nossa redação que esta tarde de hoje todos estão paralisados enquanto não acontecer o deposito de seus vencimentos.

A preocupação maior é com a proximidade do fim de ano e o período de provas, a reclamação é geral. (Jitaúna Em Dia)

Seca na Bahia a situação fica crítica em vários municípios   

Escrito por Neilton Brito

01/11/2012, Quinta

                            

Geralmente as chuvas de verão, que costumam chegar mais cedo (em novembro) no semiárido baiano, representam uma grande esperança depois de um ano inteiro de irregularidades climáticas.

Em muitas localidades não existe água de qualidade para o consumo humano e em várias outras nem para consumo animal. A pastagem secou e a produção foi reduzida a zero em inúmeras áreas. Tem regiões que pastos e plantas viraram um grande deserto, onde nem as plantas conhecidas pela sua resistência conseguem sobreviver. Tem sido assim em áreas de Jequié, Lafaiete Coutinho, Maracás, Brejões, Itaberaba e Boa Nova dentre outros municípios.

Em Jitaúna a chuva ainda não tem caído como é esperado, mais a previsão para esta sexta feriado de Finados e de Min 17º e Max 24º Chuvoso durante o dia e a noite.

Jitaúna: Dia de Finados, movimentação será grande no cemitério municipal.

Escrito por Neilton Brito

01/11/2012, Quinta

E sempre assim como ocorre todos os anos em Jitaúna, será intensa a movimentação nos três cemitérios da cidade na sexta-feira (02), Dia de Finados. Todas as providências vêm sendo adotadas, em relação à limpeza, manutenção e assistências às pessoas que vão aos cemitérios da cidade (Bairro Novo), Cemitério do ribeirão da Mata, zona rural e o cemitério de Santa Terezinha distrito da cidade há 18Km da sede.

Os cemitérios serão abertos ao amanhecer. Logo cedo será celebrada missa no cemitério da cidade localizado no Bairro Novo. Nos demais não há informações se haverá celebração. (Jitaúna Em Dia)

Jitaúna: Liga desportiva busca apoio para a seleção que joga em Belmonte

Escrito por Neilton Brito

30/10/2012, Terça

Após quase três meses de salários atrasados a Liga Desportiva de Jitaúna busca agora apoio para a ida da seleção ate o município de Belmonte para encarar a mesma seleção a qual Jitaúna aplicou uma goleada em jogo no estádio ACM no ultimo domingo. A situação de dificuldade enfrentada pela liga de futebol amador da cidade e clara são quase três meses de salários atrasados, jogadores estão atuando pela seleção mais pelo coração.

Atualmente, esta sendo feito um pequeno repasse por parte de comerciantes e amigos para que os jogadores tenham um incentivo. A prefeitura repassa para a liga após contrato firmado cerca de 13 mil reais mensais, mais completa três meses sem o repasse. E agora como vai ficar a situação? (Jitaúna Em Dia)

Ubatã: Mulher presta queixa do marido que é preso e depois ela paga fiança para soltá-lo

Escrito por Neilton Brito

30/10/2012, Terça

Em Ubatã no último sábado (27), por volta das 18h, a Guarnição Rondesp da Polícia Militar, prendeu Josué Alves de Jesus de 48 anos. A prisão ocorreu no Bairro Londrina. Josué é acusado de agressão contra a sua companheira, Tatiane Dias dos Santos, de 35 anos. Segundo informações da Polícia Militar, foi à própria Tatiane que acionou a guarnição para prender o seu companheiro.

Josué foi preso em flagrante e não reagiu à prisão. “Foi muita confusão aqui no bairro. Uma gritaria, um corre. Só acabou quando a PM chegou e prendeu Josué”, assegurou uma testemunha.

O curioso é que Tatiane Dias, após denunciar o marido à Polícia Militar no último sábado, acabou pagando a fiança de Josué Alves na manhã de segunda-feira e seu esposo acabou sendo liberado. Josué havia sido enquadrado na Lei Maria da Penha.

Homem agride mãe, irmã e sobrinho em Ipiaú

Escrito por Neilton Brito

30/10/2012, Terça

Durante a noite de segunda (29) uma briga em família no Residencial Antônio Carlos Magalhães, por pouco não acabou em tragédia. Segundo informações colhidas na delegacia, o usuário de drogas, Cosme Ribeiro dos Santos, 27 anos, popularmente conhecido por “Bigode”, após um desentendimento agrediu a própria mãe. Silmara Ribeiro dos Santos, 29 anos, também foi agredida por Cosme ao tentar defender a mãe. Ainda ficou ferido durante a confusão, o adolescente Joelisson Rodrigues.

Todas as vítimas sofreram ferimentos causados por um facão utilizado por “Bigode”. A polícia civil foi solicitada, e uma equipe juntamente com o delegado Cristiano Mangueira, o chefe de Investigação Gilvan Rodrigues, chegaram rapidamente à residência e evitaram uma tragédia em família. Cosme está detido no Complexo Policial de Ipiaú. Uma unidade do Samu prestou atendimentos médicos às vitimas. (Giro em Ipiaú)

Cinco milhões de estudantes fazem o Enem neste final de semana

Escrito por Neilton Brito

30/10/2012, Terça

Nos dias 3 e 4 de novembro, cerca de 5.791.290 estudantes de todo o Brasil farão as provas do Exame Nacional do Ensino Medio (Enem) de 2012. Criado no ano de 1999, o Enem é utilizado por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.

O exame passou a ser usada em 45 instituições, inclusive na primeira fase da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Nas faculdades particulares, a nota do Enem é utiizada para a obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, o exame e pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A previsão é de que os gabaritos da prova sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais 28 de dezembro. (Correio)

Jitaúna: Dois jovens sofrem acidente na BR-330

Escrito por Neilton Brito

29/10/2012, Segunda

Imagem Ilustrativa

Dois jovens ficaram gravemente feridos depois de sofrerem um acidente na rodovia BR-330 próximo a Jequié, durante a tarde de domingo (29), por volta das 16hs. Segundo informações, o condutor da motocicleta de placa não anotada perdeu o controle e caiu na rodovia já próxima a fazenda provisão. O condutor de iniciais F.S.J de 25 anos e o carona Vanderlei, de 19 anos, ambos com residência no Bairro Adelino Henrique em Jitaúna, estiveram apenas escoriações pelo corpo e foram conduzidos por uma ambulância do SAMU 192 ao Hospital Prado Valadares.

Com a queda a motocicleta ficou destruída, ainda segundo informações os dois não possuem carteira de habilitação (CNH). (Jitaúna Em Dia)

Ubatã está sem saber quem é o prefeito nesta segunda (29)

Escrito por Neilton Brito

29/10/2012, Segunda

A população do município de Ubatã acordou esta manhã de segunda-feira (29) com uma grande dúvida, e recorrente por sinal, "quem é o prefeito da cidade?". Essa dúvida foi gerada por conta da decisão da Câmara de Vereadores em retirar a Ação Cautelar que afastava o "provável novo" prefeito Edson Neves (PSD) para investigação de supostas irregularidades.

Com o "caminho livre", Neves deve retomar à chefia do executivo municipal nesta segunda-feira, o que resultará na 13ª troca de prefeito em menos de quatro anos. A instabilidade política gerada por tanta "troca" de gestor, faz com que a população acorde nesta segunda sem saber a quem reclamar por tantos problemas no município. (Notícias de Ubatã)

Webnode