Jitaúna: População vive expectativa de São Pedro

27/06/2013 20:53

Jitaúna: População vive expectativa de São Pedro

Da redação, Neilton Brito

Quinta, 27/06/2013

Em 2012 o São Pedro aconteceu. Foto: Divulgação

A população em Jitaúna vive a expectativa grande de que o municipio realize as festividades de São Pedro em 2013, na manhã desta quinta-feira (27), a nossa equipe de reportagem foi perguntado sobre a festa de São Pedro se aconteceria na cidade, mais a resposta e sempre a mesma somente a Prefeitura pode dar uma resposta.

A Prefeitura Municipal de Jitaúna ainda não se pronunciou sobre o assunto. Os festejos oficialmente ainda não foram confirmados e também não estão definidos os dias da folia que sempre acontecem entre Julho e Agosto na Praça da Feira livre. Os municípios vizinhos irão realizar os festejos, começando por Ipiaú que inicia no dia 29, 30 e 01 de Julho, em seguida vem Itagi nos dias 05, 06 e 07 de Julho. Em Jitaúna a expectativa e grande será que vai.? (Jitaúna Em Dia)

Navio pega fogo na Itália; 50 brasileiros estão a bordo

Da redação, Neilton Brito

Quinta, 27/06/2013

Navio Zenith (foto), da empresa Pullmantur, pegou fogo nesta terça-feira (25)

Navio Zenith (foto), da empresa Pullmantur, pegou fogo na terça-feira (25)

Um navio que levava aproximadamente 2.000 pessoas e a bordo 50 brasileiros pegou fogo e está no Porto de Margueira em Veneza, na Itália, sem água e energia. O incidente aconteceu nesta terça-feira (25), mas os turistas só conseguiram entrar em contato com parentes nesta quarta (26).

Ainda não há detalhes sobre as causas do incêndio nem informações sobre feridos. Cerca de 2 mil passageiros estão no navio. O incêndio começou nas proximidades de Chioggia, na província de Veneza. O Itamaraty declarou à Agência Brasil que prestará apoio aos brasileiros envolvidos no acidente. Bahia Noticias

Senado aprova projeto que torna corrupção crime hediondo

Da redação, Neilton Brito

Quinta, 27/06/2013

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade.

O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecida a um funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de ofício) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa – atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos. A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa).

A proposta também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão (ato de exigir benefício em função do cargo ocupado).A proposta segue agora para a Câmara – se alterada pelos deputados, voltará para o Senado antes de ser sancionada pela presidente da República.

O texto foi votado um dia após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciar “agenda positiva” com a votação da proposta entre as prioridades estabelecidas pela Casa para atender as reivindicações surgidas nos protestos de rua por todo o país.

No discurso que pronunciou durante reunião com governadores e prefeitos na última segunda-feira (22), a presidente Dilma Rousseff defendeu endurecer a legislação para que a corrupção dolosa passasse a ser qualificada como crime hediondo. G1

Terra Nova Prefeito tem diploma cassado pelo TRE

Da redação, Neilton Brito

Quarta, 26/06/2013

O (TRE) Tribunal Regional Eleitoral cassou por 4×1, na manhã desta quarta-feira (26), o diploma do prefeito do município de Terra Nova, Francisco Hélio de Souza (PMDB), conhecido popularmente como Jajá. Com esse resultado, Jajá fica inelegível por oito anos. Ele tinha sido condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia antes do pedido de registro da candidatura, mas o trânsito em julgamento da decisão somente veio a ocorrer depois, ou seja, após o pedido de registro  – antes das eleicões, motivo primordial para o TRE cassar o diploma de prefeito obtido ao vencer as eleições de 2012. Com essa decisão, assumirá o vice-prefeito Humbertinho (PMDB) até que novas eleições sejam convocadas no município. Nota do Bocão News/Fotos: Divulgação

Paulinho e Fred marcam e Brasil vence Uruguai

Da redação, Durval Miranda

Quarta, 26/06/2013

Fred marca e Brasil abre o placar contra o Uruguai

No Mineirão lotado de torcedores, o atacante Fred aproveitou a bela jogada criada por Neymar e marcou o primeiro gol da partida entre Brasil e Uruguai aos 21 minutos do primeiro tempo, jogo válido pelas semifinais da Copa das Confederações.

Mas, para que o time canarinho largasse na frente do placar, o goleiro Júlio Cesar brilhou e pegou o pênalti batido por Diego Fórlan. O jogo parecia caminhar para prorrogação quando um escanteio de Neymar encontrou Paulinho que cabeceou para o fundo das redes, fazendo a seleção se garantirem no maracanã no próximo domingo. Itália e Espanha decidem a ultima vaga para a final nesta quinta (27). Foto: Wander Roberto/VIPCOMM

Senado vota hoje corrupção como crime hediondo

Da redação, Neilton Brito

Quarta, 26/06/2013

Aprovado pela Câmara, o projeto que estabelece novas regras para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) vai entrar na pauta do plenário do Senado ainda nesta quarta-feira, 26. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), promete colocar em votação também a proposta que torna corrupção crime hediondo, parte do pacote de 17 matérias prioritárias anunciadas nesta terça, 25, uma resposta às manifestações que tomaram conta do País.

Devido ao jogo do Brasil na Copa das Confederações, a sessão foi adiantada para 15h - normalmente, a ordem do dia tem início às 16h. Renan, contudo, destacou a intenção de antecipar ainda mais a sessão. Ele deve consultar as lideranças da Casa a esse respeito. A inclusão do FPE na ordem do dia foi um pedido do relator da matéria no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA). "A matéria vai entrar na ordem do dia em caráter de urgência. Nós já pedimos que a Câmara dos Deputados agilize a remessa para o Senado e vamos imediatamente colocá-la na ordem do dia. (Uol)

Jitaúna estréia na 2° copa Nordeste futebol show 2013

Da redação, Durval Miranda

Quarta, 26/06/2013

 

A 2ª Copa Nordeste de Futebol Show, que têm como sede o município de Jitaúna, com o apoio da Prefeitura Municipal/Diretoria de Esportes começou na manhã desta quarta-feira (26) no Estádio Municipal Antonio Carlos Magalhães, com jogos nas categorias Sub 13 (Mirim) e Sub 15 (Infantil).

A primeira partida deu-se início às 09:30h entre as equipes Seleção de Jitaúna (Sub-13) 0 X 2 Planeta Bola da cidade de Vitoria da Conquista. Já no segundo jogo, a Seleção de Jitaúna (Sub-15) venceu a equipe do Planeta Bola da cidade de Vitoria da Conquista, pelo placar de 3 X 0. Amanhã (27/06) às 8:30h a Seleção de Jitaúna (Sub-13) enfrentará a  Equipe do Vitoria(Sub-13) e às 10:00h a Seleção de Jitaúna(Sub-15) enfrentará o Vitoria(Sub-15). Outros jogos acontecerão ainda nesta quarta feira.  Jitaúna em Dia

Jequié: Homem tentou suicídio na ponte Teodoro Sampaio.

Da redação, Neilton Brito

Quarta, 26/06/2013

000_0007

Mais uma pessoa tenta contra a própria vida na ponte Teodoro Sampaio que tem uma altura do seu vão principal 30 metros. O fato aconteceu por volta das 11:30hs de terça-feira (25) quando populares que passavam pelo local viram um homem semi nú pendurado numa caixa que fica do lado de fora da ponte.

Ele teria dito que iria pular mais não disse os motivos para tal atitude, uma viatura da Policia Militar chegou ao local um dos policiais tentou convencer o “suicida” a desistir da ação. Num momento de descuido do homem o policial militar conseguiu agarra-lo pelo braço e retirou do local. Passageiros de um ônibus coletivo que passou momentos antes chegaram a gritar: “pula, pula, pula”. Imagem Ari Moura

Jitaúna lidera percentual de acompanhamento em Bolsa Família

Da redação, Neilton Brito

Quarta, 26/06/2013

Jitaúna possui, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o melhor percentual de acompanhamento da 1ª vigência do Programa Bolsa Família de todos os municípios da região. Até o momento, as Secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social acompanharam 84,92% das famílias do programa.

Segundo o Ministério da Saúde, os municípios precisam realizar o acompanhamento de pelo menos 20% das famílias do programa. Quando o município não atualiza sofre queda no repasse de recursos, isso porque estes são definidos pelo Índice de Gestão descentralizada (IGD), frequência escolar e acompanhamento em família.

O acompanhamento da 1ª vigência do Programa Bolsa Família será encerrado no dia 30 de junho. No acompanhamento, são verificadas se as vacinas estão em dia de crianças de 0 a 7 anos, é feito acompanhamento de gestantes e mede-se peso e altura de homens de 0 a 7 anos e mulheres de 0 a 49 anos.

O acompanhamento da 1ª vigência em saúde do Bolsa Família termina no dia 30 de junho. Até o momento Jitaúna acompanhou 84,92%; Barra do Rocha (66,78%); Dário Meira (66,77%); Itagibá (65,36%); Itagi (64,39%); Ibirataia (63,48%); Ubatã (59,61%); Apuarema (57,27%); Aurelino Leal 56,6%; Ubaitaba 52,36%; Ibirapitanga 50,27%; Gongogi 45,68%; Ipiaú 43,01%, Jequié (28,06%) e Aiquara (26,35%).

Prorrogada inscrições para o ProUni

Da redação, Neilton Brito

Quarta, 26/06/2013

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram adiadas até a próxima quinta-feira (27). Os estudantes teriam até esta terça (25) para realizar o procedimento no site do programa. O Ministério da Educação informou que foram contabilizados, até as 18h de terça, 336.748 candidatos inscritos e 648.807 inscrições a bolsas — cada estudante pode fazer até duas opções de curso.

Segundo a pasta, o adiamento foi feito com o objetivo de possibilitar a inscrição a mais estudantes. Até o momento, o número de candidatos é menor do que o do segundo semestre de 2012: 456.973 inscritos. O Prouni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Nesta edição, serão oferecidas 90.045 bolsas, das quais 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

Jovem degolou a própria mãe em Itaparica

Da redação, Neilton Brito

Quarta, 26/06/2013

Uma mulher foi morta dentro de casa na madrugada desta terça-feira (25) pelo próprio filho em Itaparica. Segundo informações da 19ª Delegacia Territorial (DT/Itaparica), o crime aconteceu por volta das 0h no Condomínio Porto Santo, que fica na avenida Beira Mar. O rapaz de 28 anos, que não teve a identidade divulgada, usou uma faca para decapitar a mãe, Marizete Souza da Silva, 48 anos. 

No momento do crime, segundo a polícia, estavam na casa a mulher, o filho e o padrasto. Ainda de acordo com a polícia, o rapaz tentou matar o padrasto, que conseguiu fugir e chamar a polícia. Ao voltar para casa com os policiais, o homem encontrou a esposa decapitada, o filho e a arma do crime dentro de casa. O rapaz foi detido e levado para a 19ª delegacia, onde foi constatado que ele sofre de distúrbios mentais. O padrasto também já foi ouvido e liberado. O caso será encaminhado para a justiça e o rapaz deve ser encaminhado para um unidade de tratamento psiquiátrico. Foto: Bocão News

Chegou as grandes promoções de São Pedro na VAN SAT compre agora mesmo e concorra a brindes que serão sorteados no São João de preços baixos no comércio de Jitaúna. Movéis e eletrodomesticos e na VAN SAT praça Albino Cajahyba, centro, Jitaúna-Ba Tel: (73) 3535-2681.