Jitaúna: Policia mais uma vez não conta com viatura

07/05/2012 11:19

04 /Maio/ 2012

Jitaúna: Policia mais uma vez não conta com viatura

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta

Os índices de criminalidade em Jitaúna aumentaram nos últimos meses. A falta de estrutura dos órgãos de segurança pública é um fator que tem contribuído para essa situação. A cidade, que possui 14.115 mil habitantes, não conta com a viatura que mais uma vez esta quebrada na garagem municipal a cerca de uma semana e o número de policiais militares é muito pequeno para o município. Os PMS fazem rondas á pé no centro e não podem se deslocar para outros bairros por conta da ausência da viatura o que dificulta o trabalho.

Os crimes que mais aumentaram na cidade são o tráfico de drogas e furtos a motocicletas. Em caso de prisões em flagrante, os poucos policiais da cidade precisam pedir apoio a Policia Civil para a lavratura do flagrante. Com mais esta vez somam-se três vezes em que a única viatura da cidade quebra e chega a demorar quase uma semana no pátio do pelotão. (Jitaúna Em Dia)

Coordenadora da Vigilância epidemiológica de Jitaúna concede entrevista 105 FM

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta

Suraide concedendo entrevista (Jitaúna Em Dia)

A Coordenadora da Vigilância epidemiológica de Jitaúna, Suraide Silva Souza, e a enfermeira Key representando o posto PSF Cinara Gomes do Bairro Adelino Henrique, concedeu entrevista ao radialista Neres Costa, na Rádio 105 Jitaúna FM, para falar dos constantes casos de dengue na cidade, Zona rural e distritos e falou da "Semana D de Combate à Dengue". Esta semana, a Vigilância epidemiológica intensifica as divulgações educativas no rádio sobre a importância do apoio da população no combate à dengue. A entrevista de Suraide sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde durante todo o ano e as mobilizações que aconteceram durante a "Semana D de Combate à Dengue" em Jitaúna. Um boato que rolou na cidade no ultimo fim de semana foi desmentido e não foi confirmada a morte da garota Lana Braz dos Santos no ultimo sábado (28) em Jitauna. Mais a coordenadora alerta para a comunidade também fazer a sua parte.

(Jitaúna Em Dia)

Morreu em São Paulo, aos 91 anos, o cantor sertanejo Tinoco

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta

tinoco

CD de 1978

O cantor sertanejo Tinoco, da dupla Tonico & Tinoco, morreu na madrugada desta sexta-feira, à 1h42, na cidade de São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município. José Peres, 91 anos, estava internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, e morreu de insuficiência respiratória.O velório está previsto para começar a partir das 10h no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, na zona leste de São Paulo. O enterro está programado para às 17h no Cemitério da Vila Alpina, também na zona leste. O cantor tinha apresentação marcada para a Virada Cultural em São Paulo neste final de semana; a assessoria de imprensa do evento ainda não sabe se algum artista substituirá o cantor.

Carreira
Tinoco formou uma das duplas sertanejas mais famosas e respeitadas do País ao lado do irmão mais novo João Salvador Peres, o Tonico, ainda nos anos 30. Com a paixão pela música herdada dos avós maternos, Olegário e Izabel, Tonico e Tinoco começaram a carreira em 1930, quando moravam em Botucatu, no interior de São Paulo. A primeira apresentação profissional aconteceu cinco anos mais tarde, junto com um primo, em show em uma quermesse local.

Em 1941 a família se mudou para a capital paulista e, devido às dificuldades financeiras, começaram a fazer apresentações aos finais de semana, ao lado de Raul Torres Florêncio, como o trio Os Três Batutas do Sertão.

Increveram-se em um programa de calouros na Rádio Emissora de Piratininga, chegando à final do concurso, quando foram aplaudidos de pé pelo público. Outros violeiros da competição também se emocionaram e cumprimentaram a dupla que já dava sinais de sucesso.

A partir daí começaram a colher os frutos e, no início da década de 50, já eram considerados um dos maiores nomes da música sertaneja no País. Nos anos 60, realizaram quase mil gravações, dividas em 83 álbuns. A dupla teve fim com a morte de Tonico, em 1994.

Acredite! Quadro de 91 Milhões de euros

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta


Uma versão do quadro «O Grito», de Edvard Munch, tornou-se a obra mais cara vendida em leilão, depois de ter sido arrematada por quase 120 milhões de dólares (91 milhões de euros). O leilão foi realizado ontem na Sotherby's, de Nova Iorque, e para consumar a venda apenas foram precisos 12 minutos. Negócio fechado e «O Grito» ultrapassou a obra de Picasso «Nu, folhas verdes e busto», que em 2010 tinha sido vendida na Christie's, de Nova Iorque, por quase 106,5 milhões de dólares. As outras três versões da obra estão no Museu Munch, de Oslo, e a outra na Galeria Nacional de Oslo. (G1)

1° SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CONDUTAS VEDADAS E CRIMES ELEITORAIS FOI REALIZADO EM JEQUIÉ E DISCUTIU REGRA ELEITORAL E O USO DA MÍDIA NO PLEITO DE 2012

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta

Foto Zenilton Meira

A Associação Jequieense de Imprensa – (AJI) realizou na manhã de quinta-feira (03) – Comemorando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – no Centro de Cultura em Jequié, o 1º Seminário Regional sbre condutas vedadas e crimes eleitorais “A Mídia nas Eleições 2012″. Emanoel Andrade, presidente da (AJI) Associação Jequieense de Imprensa fez a abertura do seminário regional. Emanoel destacou o propósito do evento em trazer à discussão com pré-candidatos, eleitores e segmentos representativos da comunidade, a respeito da importância da participação da sociedade nas eleições. O primeiro palestrante foi o professor e analista de sistemas Luciano Pestana que fez abordagem sobre a utilização das redes sociais na campanha e ainda anunciou um software destinado ao gerenciamento de campanhas, que se encontra em fase de elaboração. Também participou o promotor de Justiça, Dr. Maurício Pessoa, da 23ª Zona Eleitoral e falaram sobre o papel do Ministério Público nas eleições, o Código Eleitoral e a Lei das Eleições 9.504/97. Dr. Maurício conclamou a sociedade para que exerça o seu papel fiscalizador das ações dos pretensos candidatos. O advogado Dr. Victor Zacharias, fez explanação sobre as condutas vedadas e os crimes eleitorais, respondendo aos questionamentos da plateia. “Os crimes eleitorais em Jequié serão punidos exemplarmente pela Justiça”, alertou, chamando a atenção da imprensa para o fato de não privilegiar um determinado candidato em detrimento de outro, “o que acarretará punições”, lembrou.

A mesa que participou da abertura dos trabalhos foi formada pelo deputado estadual Euclides Fernandes, Jornalista Souza Andrade, que representou o prefeito Luiz Amaral, vereador e advogado, Dr. Luiz Britto, representando o Legislativo Municipal, o promotor de Justiça, Dr. Maurício Cavalcanti, presidente do Conselho Comunitário de Jequié e a promotora de Justiça, Dra. Gilmara Carvalho do Espírito Santo, da 22ª Zona Eleitoral e da Vara da Violência Doméstica, Juizado Criminal e Central de Inquéritos. Prestigiaram o evento pessoas das cidades de Jequié, Ipiau, Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Jaguaquara, Maracás e Jitaúna representados pelo Locutor Neilton Brito e o Padre Hélio Sandes. Os telefones da Promotoria de Justiça regional de Jequié foram colocados a disposição da comunidade.Tel: (73) 3526-5661 ou (73) 3525-6346 oi no endereço eletrônico WWW.mp.ba.gov.br.

DELEGADO FOI ATROPELADO POR VEÍCULO CONDUZIDO POR BANDIDOS QUE ASSALTARAM O BANCO DE SERRA DO RAMALHO

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta

Marginais explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Serra do Ramalho, na madrugada de quarta-feira (2). Dois guardas estavam reunidos em um pequeno escritório na Praça Manoel Vitorino, quando foram surpreendidos pelos bandidos. Eles foram algemados pelas próprias algemas que carregavam e trancados no local. O grupo chegou à cidade por volta das 2h30, rasgaram os quatro pneus da viatura da PM, que também funciona na mesma  praça, perto da agência bancária.  Os policiais, no entanto, só notaram o assalto após a explosão.  Os bandidos fugiram com o dinheiro da agência.  O delegado titular de Brejões, Arão Borges, pretende usar as imagens feitas pelo circuito interno de segurança para identificar os assaltantes, que usaram dinamites para explodir o equipamento. Testemunhas relataram à polícia que cinco homens faziam parte do grupo.  Policiais de Milagres e Amargosa e a polícia local estão realizando buscas na região.

Já durante a manhã de quinta-feira (3) o delegado de Serra do Ramalho foi atropelado pelo carro onde estavam os bandidos que assaltaram a agência do Banco do Brasil. Segundo informações da TV Bahia, as rodas do veículo teriam passado por cima da perna do policial, que não teve identidade divulgada. A quantia roubada pelos criminosos ainda não foi divulgada. Este é o terceiro assalto nos últimos 10 meses na cidade. (Bahia Notícias)

Dengue mata, Faça sua parte elimine focos

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta

PIAUÍ: VEREADORA DE 79 QUE TEVE APENAS UM VOTO É EMPOSSADA

Escrito por Neilton Brito

04/05/2012, Sexta

Parece brincadeira mais nao é em Coivaras (88 km de Teresina), com apenas um voto, o dela mesma, uma professora aposentada de 79 anos tomou posse na Câmara Municipal da cidade de pouco mais de 3.800 habitantes. Constância Melo de Carvalho (PMDB) substituiu Raimunda Costa Santos (PSDB), cassada sob acusação de infidelidade partidária. Evangélica, ela diz que só assumiu o mandato porque “Deus quis”. Segundo Constância, a performance ruim no pleito se deveu ao fato de ter desistido da campanha para cuidar do filho, que estava doente e morreu meses depois. “O meu filho, era minha pedra forte. Ele queria que me candidatasse, mas eu não queria. Dizia para meus eleitores que meu nome tinha ficado lá, mas que não era mais candidata.”

No dia da votação, Constância diz que resolveu votar em si própria para ajudar o partido. “Pensei: ‘Sabe de uma coisa? Vou votar em mim. Não vou ser besta’. Se eu votasse em mim, sustentaria o PMDB, o PSB e o PSDB, [partido] do meu prefeito.” O voto acabou lhe rendendo o posto de suplente da coligação. Segundo o presidente da Câmara de Coivaras, Carlos Alberto Araújo (PSB), os outros suplentes não puderam assumir o cargo por terem trocado de partido com a proximidade das eleições. Essa é a quarta vez que Constância assume a vaga na Câmara –a primeira foi em 1992, quando teve o segundo maior número de votos. A posse ocorreu no dia 23 de abril. De lá para cá, só participou de uma reunião, afirma. Entre os projetos, está o de construir uma casa para idosos. Esta foi à única candidata que não teve o voto do povo e sim o dela mesma para entrar na historia do Brasil. (Folha)

02 /Maio/ 2012

Ousadia: Bandidos algeram guardas e roubaram o Banco do Brasil em Brejões

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta

Foram cinco marginais armados invadiram o Banco do Brasil de Brejões, explodiram um caixa eletrônico e roubaram todo o dinheiro do terminal na madrugada desta quarta-feira (2). Segundo informações da delegacia local, a quadrilha chegou à cidade por volta de 2h30, rendeu e algemou dois guardas municipais que estavam na praça principal e rasgaram pneus de uma viatura da Polícia Militar (PM). O delegado Arão Borges informou que os criminosos utilizaram dinamite para explodir o caixa e fugiram em um Fiesta Sedan, cor prata. “Eram cinco homens. Testemunhas disseram, inclusive, que eram todos jovens e da região do Recôncavo por conta do sotaque”, disse em entrevista ao jornal Correio. Policiais de Milagres e Amargosa foram acionados para ajudar nas buscas pelos suspeitos. A polícia deve contar com as imagens do circuito interno de segurança do banco para identificar os bandidos. (BN)

JITAÚNA: FERIADÃO DO DIA DO TRABALHADOR TEVE AO MENOS DOIS ACIDENTES COM MOTOCICLETAS

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta

Imprudencia resulta em acidentes

O feriadão do Dia do Trabalhador foi violento na rodovia BR 330 em Jitaúna, no sentido Jequié na noite de domingo (29) um homem ainda não identificado acabou colidindo sua motocicleta nas imediações da entrada do Hilário zona rural do municipio o mesmo teve serias escoriações pelo corpo em seguida encaminhado ao Hospital sendo medicado e liberado volta das 20hs00. Já na Terça (1) mais um acidente aconteceu também na BR 330 no sentido Ipiaú mais precisamente no distrito de Vila Temão onde um jovem também não identificado colidiu sua motocicleta de placa não anotada e teve escoriações pelo corpo sendo encaminhado ao Hospital N.S.F em Jitaúna. Não foi confirmada nenhuma morte na rodovia federal apenas acidentes de pequenas proporções. A imprudência de motoristas e motociclistas que transitam diariamente nas rodovias contribuiu mais uma vez para os altos índices de violência nas ruas e avenidas. A contagem encerra-se ao meio-dia desta quarta. (Jitaúna Em Dia)

BAHIA: PRODUÇÃO DE CACAU DEVE AUMENTAR EM 8% EM 2012

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta

Cacau na Região da Torre (Foto Neilton Brito)

Os pequenos produtores rurais de municípios como Jitaúna estão otimistas com a lavoura cacaueira que tem trazido bons resultados nos ultimos meses. No momento o semi-árido baiano sofre com a maior estiagem já registrada na história do estado, a região sul comemora os bons resultados da produção de cacau. De acordo com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a safra baiana deverá superar 130 mil toneladas do produto, um incremento de 8% em relação ao ano passado. No entanto, apesar da boa colheita, o preço da commodity tem caído no mercado internacional. Enquanto a arroba custava R$ 77em 2011, ela custa agora R$ 66. Informações do Globo Rural. Em Jitaúna a felicidade e grande por parte dos cacauicultores na zona rural do município.

SAFRAS DE MILHO E FEIJÃO JÁ FORAM PERDIDAS EM QUASE 100% NA BAHIA

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta


Lavouras de milho e feijão praticamente perdidas (Visão aérea)  

Devido a seca que atinge quase todo o semiárido baiano desde março último, 91,8% da safra de milho já foi perdida no estado. A situação do feijão é ainda pior: 92,6% de perdas. Com a falta dos produtos, os baianos deverão pagar mais caro este ano. “Salvador vai ter que comprar de outros estados e os preços devem aumentar um pouco por causa da lei da oferta e da procura, mas não será nada alarmante”, disse, em entrevista ao Correio, o presidente da Empresa Baiana de

Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles. Mas, dados da Casa Civil estadual mostram que o preço da cesta básica na Bahia aumentou de R$ 204 para R$ 211 entre fevereiro e abril deset ano. E o feijão foi um dos responsáveis: aumentou 9,14% neste período. Segundo Teles, o milho e o feijão foram os mais afetados porque os agricultores costumam plantar os dois grãos justamente entre março e abril, para colher no São João. Só que acabaram surpreendidos pela estiagem e o resultado foram a perda de quase toda a safra. Ou seja, quem quiser comer milho cozido e canjica nesse São João vai ter que pagar bem mais caro. Fonte: Bahia Noticias.

ITAGI: PADRE JOÃO É PRÉ-CANDIDATO À PREFEITURA EM 2012

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta

Sandro na estrada: Deputado visita o município de Itagi

Padre João ao lado de Sandro regis (Foto Arquivo)

O Padre João tentará voltar ao cargo nas eleições do mês de outubro deste ano. Respaldado pelo deputado federal Roberto Brito, o Padre será candidato do Partido Progressista-PP, que tem o parlamentar como representante regional. Comenta-se nos bastidores que, para Roberto Brito, o pleito de outubro irá muito além da escolha de prefeitos e vereadores. A sucessão municipal é peça-chave na corrida pela disputa por uma vaga na Câmara Federal. Roberto Brito passou apertado nas ultimas eleições, se elegendo quase no apagar das luzes, com menos votos do que na primeira eleição, e não quer passar pela mesma situação em 2014.

Além de querer ganhar à prefeitura de Jequié, apoiando a ex-esposa Tânia Brito (PP), o pepista quer fortalecer a base nas pequenas cidades, para dar novo gás ao seu projeto político e pavimentar o caminho da sua reeleição. Mas em Itagi, a sucessão envolverá três personalidades de peso no cenário político local, além do Padre João pelo PP, o processo terá o médico Dr. Olival Andrade, fundador e presidente do PDT no município e que tem o aval do deputado estadual Euclides Fernandes, líder do PDT. A prefeita Wanda Argolo Pinto, que vem de dois mandatos consecutivos, já definiu a chapa do PT que será encabeçada pelo vice-prefeito, Reginaldo Moreira e o Secretário de Agricultura Railton. A disputa promete ser acirrada na pequena cidade. Padre João já foi prefeito duas vezes em Itagi. 

HOMEM MORREU QUEIMADO EM ILHÉUS APÓS DEIXAR CIGARRO CAIR NO SOFÁ

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta

Um homem morreu em Ilhéus com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), na tarde de terça-feira (1°). De acordo com a polícia, a vítima, que sofreu AVC há cinco anos, fumava sozinho no imóvel, deixou o cigarro cair no sofá e morreu carbonizado. O homem já não andava por conta do trauma da doença.

Segundo a polícia, a família tinha saído do imóvel por instantes e, quando retornou, o acidente já tinha acontecido. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não chegou a tempo de salvar o rapaz. O caso será investigado pela polícia. (Informações do G1)

GOVERNO FEDERAL AUMENTA BOLSA FAMÍLIA PARA QUEM TEM FILHO COM ATÉ CINCO ANOS

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta

A presidente Dilma Roussef deverá anunciar no próximo dia 13 – Dia das Mães – um presente para as mais pobres.  Aquelas que recebem  Bolsa Família e tem filhos pequenos, de até cinco anos, terão aumento do benefício mensal mais expansão do auxílio creche. E as mães que não recebem a bolsa poderão se cadastrar para tanto. O auxílio, para quem tem muitos filhos nesta faixa etária, pode chegar a mais de um salário mínimo.  (Estadão)

CONTA DE ÁGUA FICA MAIS CARA NO ESTADO

Escrito por Neilton Brito

02/05/2012, Quarta

Desde o ano de 2007 as tarifas da conta de água vêm subindo acima da inflação e, a partir deste 1º de maio, as tarifas da conta de água  ficam 12,89% mais caras somando-se a esse aumento os 80% cobrados mensalmente da tarifa de esgoto.  A Embasa está autorizada a cobrar o reajuste, de acordo com publicação no Diário Oficial de 31 de março e 1º de abril, sendo 7,58% por conta do aumento das  despesas  da estatal e 5,3% referente à segunda parcela de revisão tarifária de 2011.  

Com o novo reajuste, a tarifa residencial social vai passar de R$ 7,00 para R$ 7,90 ao mês para 10 mil litros de água consumidos; a tarifa residencial intermediária vai aumentar de R$ 13,80 para R$ 15,60 e a residencial normal ou veraneio será R$ 17,65 ao invés dos R$ 15,65 cobrados atualmente. Em 2011, o aumento na conta foi de 13,64%.  A Embasa explica que são repassados para os consumidores, os investimentos da  empresa em ampliação de abastecimento e esgotamento sanitário. Todos os setores serão reajustados, mas será a população simples da cidade que sentirá mais o aumento, de acordo matéria publicada no jornal Tribuna da Bahia. Como se não bastasse muitas pessoas incorporaram mais um gasto aos seus orçamentos, a partir de criarem o hábito de consumir água mineral para beber em razão da qualidade da água que chega nas torneiras de suas casas. (A tarde)