JITAÚNA: MATA BURROS NA REGIÃO DO FETO ESTA QUEBRADO DIFICULTANDO A VINDA DE ALUNOS PARA AS ESCOLAS

23/05/2012 10:20

 

15 /Maio/ 2012

JITAÚNA: MATA BURROS NA REGIÃO DO FETO ESTA QUEBRADO DIFICULTANDO A VINDA DE ALUNOS PARA AS ESCOLAS

Escrito por Neilton Brito

15/05/2012, Terça

        Mata-burro quebrado (Imagem Ilustrativa)

O “MATA-BURRO” foi construído há anos atrás para, justamente, impedir a passagem de “burro” (gados) e hoje está impedindo a passagem dos veículos que transportam alunos ou ate mesmo veículos de moradores da região, vereadores, pastor católico, pastor evangélico e outros moradores do município de Jitaúna. Fato que está acontecendo de maneira perturbadora, mas não está despertando o cidadão pra realidade do mundo atual. 

Com tantos problemas enfretandos pelos moradores nesta manhã de terça-feira (15) o morador João Carvalho dos Santos procurou a nossa redação para informar as dificuldades que eles e outros alunos estão encontrando para poder vir estudar em Jitaúna, a região do Feto zona rural deste município esta com um mata-burro quebrado a cerca de oito dias sem ter nenhuma solução alunos estão andando á pé quase um (1) KM para poder chegar ao veiculo para poder estudar como conta João: à noite e ainda e pior não conseguimos enxergar, pedimos que os responsáveis possam intervir e resolver este problema. Conta

Fato que acontece há mais de oito dias e ninguém tomam as providências em resolver o tal problema. (Neilton Brito)

TAPIRAMUTÁ: POPULAÇÃO INVADE DELEGACIA E MATA PRESO

Escrito por Neilton Brito

15/05/2012, Terça

Em Tapiramutá, cidade localizada na região da Chapada Diamantina, na Bahia, Centenas de pessoas invadiram a delegacia do município na noite desta segunda-feira (14). De acordo com a polícia, os moradores abriram uma das celas, retiraram um dos presos, o levaram para fora da unidade policial e o espancaram até a morte. Depois, o grupo ainda ateou fogo no rapaz, que tinha 21 anos. Outros dois presos que estavam na mesma cela fugiu, informou a polícia. Apenas o carcereiro e um vigilante estavam à unidade e não conseguiram conter o grupo que invadiu o local. Segundo a polícia, o homem morto em frente à delegacia era suspeito de um latrocínio ocorrido na madrugada de domingo (13), em Tapiramutá.

De acordo com a polícia, o preso invadiu a casa de um idoso de 80 anos, que morava sozinho, roubou objetos do imóvel e depois matou a vítima a pauladas. O suspeito foi preso logo após a ação. A polícia informou que o homem era conhecido por praticar furtos na cidade e que já havia sido preso duas vezes pelo mesmo crime.

O idoso morto pelo suspeito no domingo foi enterrado na tarde desta segunda-feira. Segundo a polícia, as pessoas que invadiram a delegacia saíram do sepultamento da vítima revoltadas e foram até a unidade. Por volta das 20h30, o corpo do preso morto continuava na rua.

(Tapiramutá em Foco)

GREVE: PROFESSORES FAZEM ASSEMBLEIA HOJE PARA DISCUTIR RUMOS

Escrito por Neilton Brito

15/05/2012, Terça

 

Na manhã desta terça (15), por volta das 9h, os professores da rede estadual decidem, em assembleia geral, os rumos da greve que já dura mais de um mês, deixando mais de um milhão de estudantes sem aulas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira, disse que a orientação é para que a paralisação continue. “O governo ainda não se manifestou quanto às nossas reivindicações e o comando de greve vai orientar para que a paralisação perdure. A decisão da assembleia é soberana”, enfatiza. Os professores exigem que o governo estadual pague a toda à categoria o reajuste de 22,22% previsto em acordo assinado ano passado. Entretanto, o Executivo concedeu o aumento sugerido apenas para um quadro especial – que reúne os professores do chamado magistério.

Em greve há mais de um mês, os professores da rede estadual discutem mais uma vez os rumos da paralisação em assembleia geral às 9h desta terça-feira (15). Segundo declarou ao Correio o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira, a tendência é a de que a paralisação continue. “O governo ainda não se manifestou quanto às nossas reivindicações e o comando de greve vai orientar para que a paralisação perdure. A decisão da assembleia é soberana”, afirmou. Os docentes reivindicam um reajuste salarial de 22,22%, conforme piso nacional aprovado no Congresso este ano. Porém, o governo argumenta que não há como conceder o aumento sem ultrapassar os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Na quarta (16), mais de 100 prefeitos baianos que participam de uma marcha em Brasília debaterão com a bancada de deputados e senadores do estado sobre o piso nacional da categoria e a dificuldade em não desrespeitar o limite de 54% de gastos com pessoal. (Correio)

ITABUNA: TEM MAIS UMA VEZ, DESTAQUE NEGATIVO NA TV

Escrito por Neilton Brito

15/05/2012, Terça

A edição de hoje (15), do Jornal da Manhã, da rede Globo, destacou a violência em Itabuna, a 8ª cidade mais violenta do país. A reportagem mostrou o presídio dividido por duas alas onde, cada uma é comandada por uma facção ligada ao tráfico de drogas. Itabuna e região vivem hoje o reflexo da falta de um policiamento ostensivo que antes era exercido pela Rondesp, mas logo após a greve, o Coronel Reis (CPR-SUL) acabou com o grupamento especial numa forma de punir os policiais que haviam aderido ao movimento, mas quem está de fato sendo punido é o povo.Hoje Itabuna e Ilhéus são dominadas pelos traficantes transformando-se em cidades sem lei.