Jitaúna: Chuva é bem recebida na região, mas, causa transtorno.

23/01/2013 11:48

 

Jitaúna: Chuva é bem recebida na região, mas, causa transtorno.

Da Redação, Neilton Brito

22/01/2013 - Terça

A chuva que caiu praticamente nos últimos dias em toda a região de Jitaúna e região estão sendo bem recebida, principalmente pelos produtores rurais que veem suas propriedades dizimadas pela longa estiagem, com pastos destruídos, plantações perdidas e animais morrendo por falta de água para beber, prejuízos grandes. 

Na área urbana de Jitaúna a felicidade pela chegada da chuva está sendo intercalada pelos sérios problemas de infraestrutura em várias localidades, onde são registradas situações adversas, como lixos jogados nas ruas entre outros problemas.

Na cidade houve poucos alagamentos em ruas. Um dos exemplos dessa situação. Os moradores do Bairro Adelino em contato com a nossa redação cobram uma ação da Prefeitura. Em tempo de alerta para a epidemia de dengue os moradores desses locais estão temerosos em relação à infestação do inseto transmissor da doença. Em diversos bairros da cidade a situação foi semelhante com a presença de água empossada no meio das ruas. Situação da zona rural também esta complicada com estradas sem patrolamento. (Jitaúna Em Dia/Adapitado)


Itagibá: Cidade está sem água por causa da Coelba

Da Redação, Durval Miranda

22/01/2013 - Terça

 

itagiba

Desde a manhã de sábado, 19, quando faltou energia na estação de Captação de Água de Itagibá, o município está sem o fornecimento do líquido.

O gerente da Embasa, Zenilton Bispo Sampaio, informou que já realizou diversas solicitações à Coelba, mas até o momento a empresa de energia elétrica ainda não restabeleceu o serviço. A Captação de Água de Itagibá, fica á 14km da cidade, nas margens do Rio Gongogi. (Giro em Ipiaú)

Ipiaú: PM prende jovem que saiu de Ituberá para matar dois ipiauenses

 

Da Redação, Durval Miranda

22/01/2013 - Terça

Thiago veio de Ituberá para matar dois homens em Ipiaú.(Foto:Giro em Ipiaú)

Thiago foi preso na Rodoviária de Ipiaú.(Foto:Giro em Ipiaú)

Uma Guarnição do PETO(Polícia de Emprego Tático Operacional) realizava rondas por volta das 09h da manhã desta terça-feira, nas imediações da Rodoviária de Ipiaú, quando percebeu a reação suspeita de um homem ao avistar a PM.

Os militares resolveram abordar o rapaz, mas não encontrou nenhuma irregularidade com o suspeito. No entanto, através de uma denúncia anônima a polícia foi informada sobre a existência de uma sacola embaixo de um banco, que seria de propriedade do suposto viajante. Na sacola foi encontrado um revólver calibre 38, com três munições intactas. Thiago Andrade dos Santos, de 20 anos, foi preso por porte ilegal de arma. O rapaz é natural de Ipiaú, mas atualmente mora em Ituberá.

Ele informou aos militares que pretendia matar dois homens, que no mês de novembro de 2012 tentaram tirar a sua vida. Thiago e a arma, que segundo ele é emprestada, foram apresentados no Complexo Policial de Ipiaú. O jovem será ouvido pelo delegado Cristiano Mangueira. (Giro em Ipiaú)

Jequié: Bandidos invadem casa no Loteamento Tropical para matar homem 

Da Redação, Durval Miranda

22/01/2013 - Terça

 

 

 

 

 

 

Um homem de pré-nome Wilson, morador da Avenida Radial, no Loteamento Jardim Tropical , bairro Jequiezinho, disse que sofreu uma tentativa de homicídio ontem (21) a noite. Segundo a PM, por volta das 22 horas 8 elementos a bordo de 4 motocicletas, encapuzados e armados invadiram a residência de Wilson e dispararam várias vezes, os tiros acertaram as costas, o braço e o abdômen da vítima que tem 29 anos de idade.

Baleado, a vítima conseguiu escapar e correu para a rua pedindo socorro. Três carros da Polícia Militar chegaram na hora, os bandidos fugiram. Começou uma perseguição policial, os ladrões abandonaram duas motos em um dos caminhos da URBIS e fugiram a pé pelo matagal. As duas motos deixadas pelos assaltantes são produtos de roubos, sendo uma de placa NTQ 6152-Jequié, tomada de assalto dia 20 de janeiro próximo a UESB, e a outra moto de placa JQL 5293, tomada de assalto no Loteamento Água Branca dia 13 de janeiro. Wilson foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo populares, Wilson é irmão de Maurício suspeito de ter atirado em um elemento, que voltou para se vingar. A polícia acredita que tenha sido um acerto de contas entre bandos.

Assaltantes leva malote contendo 62 mil de Farmácia em Jequié


Da Redação, Durval Miranda

22/01/2013 - Terça

 

 

 

 

 

Às 10 horas da manhã de segunda feira (21), dois bandidos armados e a bordo de um veículo modelo Corsa renderam os funcionários que levavam o malote da Farmácia Mais Saúde, localizada na Avenida Brigadeiro Sá, bairro Jequiezinho.

O assalto foi bem no momento que um funcionário estava saindo da Farmácia para levar o malote. O roubo aconteceu a poucos metros da 2° Companhia de Polícia Militar do bairro Jequiezinho. Os militares com a viatura gavião 10 atenderam a solicitação, foi passado o alerta geral para todas as viaturas de área e os suspeitos não foram localizados.

Mulher descobre sonda perdida da Petrobras e petróleo jorra em Lobato

Da Redação, Durval Miranda

22/01/2013 - Terça

 
O petróleo continua saindo do poço perfurado na década de 30

Uma sonda que pertence à Petrobras foi encontrada nessa segunda-feira (21/1) no Jardim Lobato, local onde pela primeira vez se encontrou petróleo no Brasil. A localização da sonda aconteceu quando a dona de casa Tereza Barbosa começou a preparar o terreno do quintal para aumentar a casa.

Provavelmente é uma das sete sondas que foram colocadas no final da década de 30, quando o petróleo começou a jorrar no Lobato. Técnicos da Petrobras já estiveram no local. Os moradores aproveitaram o achado para fazer uma manifestação com o objetivo de chamar a atenção para os problemas do bairro do subúrbio ferroviário.

Segundo a presidente da Cooperativa Múltipla do Bairro Ouro Negro, Adélia Lima, petróleo é sinônimo de riqueza no mundo, mas não em Lobato, bairro da periferia, esquecido pelas autoridades.

Nele, 1.500 moradores convivem com saneamento precário, desemprego, pobreza, falta de área de lazer entre outros problemas. No entanto, foi ali que se descobriu o primeiro poço de petróleo do país.

O local considerado o marco zero da descoberta de petróleo no Brasil - batizado em homenagem a Francisco Rodrigues Lobato, proprietário da fazenda onde foi descoberto o poço - tornou-se uma comunidade pobre, com taxa de criminalidade elevada.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), ali ainda existem de 500 mil a 1 milhão de barris de petróleo. Os poços só voltarão a ser usados se a comunidade apresentar um projeto.

Para a líder comunitária Adélia Lima, “isso é coisa apenas para a Petrobras”. Segundo ela, o petróleo de Lobato deve continuar como “reserva para explorar no futuro. O abandono é evidente. O bairro pobre começou a se formar na década de 70, depois que a produção de petróleo foi interrompida”, considerou a líder. 

SERRANO LARGA NA LIDERANÇA DO BAIANÃO

Da Redação, Durval Miranda

20/01/2013 - Domingo

 

Foi dada a largada na maior competição de futebol da Bahia. O Baianão 2013 foi aberto neste domingo (20) com jogos marcados pelo equilíbrio entre as equipes.
 
Quem se deu melhor foi o Serrano. Mesmo fora de casa, o Mongoió derrotou o Atlético de Alagoinhas por 2 a 1 e largou na liderança da primeira fase.
 
Colado no rubro-verde vem o Fluminense. O Touro do Sertão venceu o Jacuipense, em Serrinha, por 1 a 0.
 
As outras duas partidas da primeira rodada terminaram com a igualdade no placar. Vitória da Conquista e Botafogo ficaram no 1 a 1, mesmo resultado de Bahia de Feira e Juazeirense.
 
Confira os placares da rodada:
 

Bahia de Feira 1 x 1 Juazeirense
Jacuipense 0 x 1 Fluminense
Vitória da Conquista 1 x 1 Botafogo
Atlético 1 x 2 Serrano

Baianos estreiam com triunfos na Copa do Nordeste

Da Redação, Durval Miranda

20/01/2013 - Domingo


Os times baianos largaram bem na Copa do Nordeste 2013. A competição líder de público nos estádios foi aberta neste final de semana.
 
No sábado, o Bahia recebeu o Itabaiana (SE) em Pituaçu e derrotou o adversário por 3 a 2. No mesmo dia, o Feirense enfrentou o Campinense (PB) no Joia da Princesa e garantiu o primeiro ponto com um empate por 2 a 2.
 
Já neste domingo (20), o Vitória estreou com triunfo fora de casa. O Leão venceu o América (RN) por 2 a 1.
 
Os representantes baianos voltam a campo pelo Nordestão na próxima quarta-feira (23).


Homem e esfaqueado após espancar mãe, e agredir irmã

Da Redação, Neilton Brito

20/01/2013 - Domingo

Um homem de 44 anos foi esfaqueado durante uma briga familiar, neste sábado (19), em Castelo Branco, bairro de Salvador. César Gesteira Santos, que é usuário de drogas e ex-presidiário, batia na mãe, de 87 anos, e na irmã, que tentava apartar a briga, quando outro membro da família o atingiu no abdômen, com uma faca. César foi socorrido pelos próprios familiares e levado para o Hospital do Subúrbio, onde passou por uma cirurgia e está internado. A polícia não sabe o que motivou o começo da discussão. Bahia Noticias