Jitaúna: Ação Policial prende dois jovens suspeito de arrombamento e portando drogas

07/08/2013 16:44

Jitaúna: Ação Policial prende dois jovens suspeito de arrombamento e portando drogas

Da redação, Neilton Brito

Terça, 06/08/2013

Duas ações policiais durante a tarde e inicio de noite de segunda-feira (05) resultaram na prisão de dois jovens Samuel Dias dos Santos, 18 anos e Uillia Pereira dos Santos 21 anos, ambos já vinham sendo investigados pela Policia por arrombamento e trafico de drogas no Bairro Adelino Henrique. Durante a perseguição os policiais chegaram a atirar varias vezes, pois os jovens resistiram a prisão correndo por quintais de casas vizinhas dificultando a ação da policia que após perseguir conseguiu capturar os envolvidos.

Segundo a polícia, Samuel agia nos arrombamentos em residências do Bairro Adelino. Na outra ação, Uillia foi detido no momento em que portava uma pedra de Crack que segundo o mesmo confessou ter conseguido com Valdete Francisco dos Santos vulgo "Rasta". Ainda na ação foi conduzido e apresentado na unidade policial um menor de iniciais B.P. J, 17 anos o mesmo estava receptando um aparelho celular.

Os dois maiores de idade foram apresentados pela PM na delegacia Territorial e estão a disposição da Justiça. (Jitaúna em Dia)

Itabuna: Mulher de PM é liberada após marido confirmar que tiro foi acidental

Da redação, Neilton Brito

Terça, 06/08/2013

A mulher do soldado da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), presa nesta segunda-feira (5) acusada de atirar contra o marido em Itabuna, no sul baiano, afirmou em depoimento que o disparo foi acidental. Logo após prestar esclarecimentos, o delegado que investiga o caso, Marlos Macedo, esteve no Hospital Calixto Midlej Filho, onde o PM está internado.

Ele confirmou a versão da companheira, que foi liberada e responderá, em liberdade, por lesão corporal culposa, quando não há intenção de matar. De acordo com informações da unidade médica, o policial, que é lotado no 9º Batalhão (BPM), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, passa bem. Ele perdeu temporariamente o movimento dos membros inferiores, mas poderá se recuperar, já que a medula não foi atingida. A PM-BA informou que abrirá sindicância para apurar o caso, pois a arma pertence à corporação.

Vacina brasileira contra Aids será testada em macacos ainda neste semestre

Da redação, Neilton Brito

Terça, 06/08/2013

Uma vacina contra o HIV (vírus da Aids) produzida no Brasil começará a ser testada em macacos ainda no segundo semestre deste ano. O período dos experimentos tem duração de dois anos. O objetivo é conseguir o método de maior eficácia para o uso em humanos. Depois desta fase e caso tenha mais investimento, o projeto pode iniciar os primeiros ensaios clínicos. O HIVBr18, como é chamada a vacina brasileira, começou a ser produzido em 2001 por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Edecio Cunha Neto, Jorge Kalil e Simone Fonseca que patentearam o projeto.

Foi analisado o sistema imunológico de um grupo portador do vírus que mantinham o vírus sob controle e demoravam para adoecer. Nessas pessoas, a quantidade de linfócitos T do tipo CD4, o principal alvo do HIV, permanecia mais alta do que o normal. Caso confirme a eficácia, o HIVBr18 também poder ser usado para fortalecer o efeito de outras vacinas contra a Aids, como a feita com uma proteína do HIV chamada gp140, desenvolvida pelo grupo do imunologia Michel Nussenzweig, da Rockefeller University, de Nova York. Informações da Folha.

Lei sobre atendimento a vítimas de estupro entra em vigor em 90 dias; conceito deve ser ampliado

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 05/08/2013

Lei sobre atendimento a vítimas de estupro entra em vigor em 90 dias; conceito deve ser ampliado

A nova lei que obriga hospitais da rede SUS a prestar atendimento imediato às vítimas de violência sexual deve entrar em vigor no prazo de 90 dias. O governo também cogita encaminhar ao Congresso uma proposta de aperfeiçoamento do texto que, entre outras mudanças, deve considerar estupro qualquer forma de violência sexual, mesmo "consentidas". Leia mais na Coluna Cultura.

Jitaúna: Homem é encontrado morto na Beira Rio

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 05/08/2013

João foi encontrado sem vida após ter caido ao lado de uma pedra. (Foto: Jitaúna em Dia/PM)

O senhor João Oliveira Nascimento, 57 anos, conhecido como João Acari, foi encontrado morto nesta manhã de segunda-feira (05/08), por volta das 07hs ás margens do Rio das Contas, nas proximidades da Rua Beira Rio, no bairro Coronel João Borges em Jitaúna. O corpo foi encontrado por um homem que passava pelo rio, em seguida foi informado a Policia Militar da cidade que foi ao local.

Segundo informações João Acari teria ido ao rio lavar sacos plásticos, quando caiu por cima dos sacos vindo a óbito.  Não foi informada a causa da morte. O IML foi acionado indo ao local fazer o levantamento cadavérico. (Jitaúna em Dia)

Cantor Luiz Caldas lança disco de poesias musicadas 'Pa-la-vras' este mês.

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 05/08/2013

Luiz Caldas lança disco de poesias musicadas 'Pa-la-vras' em agosto

O cantor e multi-instrumentista Luiz Caldas segue o seu projeto de lançar um disco a cada mês de 2013. Depois de lançar o disco de rock “Antídoto”, em julho – mês em que é comemorado o gênero musical –, o músico lança este mês o disco de poesias musicadas “Pa-la-vras”.

Confira a nova música aqui no Jitaúna em Dia. Click no link para baixar a nova música Confira com exclusividade a faixa "Brasilianas"

Mãe envenena filha de quatro anos e tenta se matar em Brumado

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 05/08/2013

Brumado: Mãe envenena filha de quatro anos e tenta se matar

Uma mulher de nome não revelado envenenou a própria filha de quatro anos e, em seguida, tentou se matar, na noite de sábado (3), em Brumado. De acordo informações, ela pôs chumbinho no iogurte da criança e também ingeriu o veneno. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou as duas para o Hospital Magalhães Neto. Elas não correm risco de morte, mas a mãe poderá ser indiciada por tentativa de homicídio contra a criança. (Brumado Agora)

Botuporã: Prefeito de morre aos 61 anos após infarto

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 05/08/2013

O prefeito de Botuporã, município do sudoeste da Bahia, Hedílio Brandão Marques, o Dr. Tila (PMDB), morreu aos 61 anos na tarde deste domingo (4), segundo o blog Macaúbas On Off. Ele teria sofrido um infarto e, ao ser levado para o hospital local, não resistiu.

O gestor deixa três filhos. Um dos políticos mais tradicionais da região, foi prefeito por quatro mandatos. Ele faria aniversário no dia 7 de setembro. 

Jitaúna foi contemplada com Programa Mais Médicos

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 05/08/2013

O Ministério da Saúde divulgou, na tarde de sexta-feira (02), a lista das cidades baianas selecionadas na primeira etapa do programa Mais Médicos. Ao todo, são 74 cidades baianas, que somadas receberão 161 médicos. Segundo o Ministério, 317 municípios baianos que aderiram ao programa solicitaram 1.382 vagas.

Parte das vagas estão em municípios de maior vulnerabilidade social do interior, como Cipó, Tapiramutá e Sátiro Dias. No país, foram selecionadas 1.753 médicos para 626 municípios contemplados. Os médicos tiveram até este sábado (3) ás 16horas para homologar a participação no programa e assinar termo de compromisso.

Segundo o MS, a lista final com profissionais e municípios que farão parte desta primeira seleção deve ser publicada nesta segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde. No próximo dia 15 de agosto, começa a nova chamada de médicos. Na microrregião, receberão médicos do programa os municípios de Ibirapitanga, Itagi, Jitaúna, um profissional cada cidade. (Com Informações do Ubatã Notícias)

Bandidos explodem caixa eletrônico em mercado municipal de Serra Preta

Da redação, Neilton Brito

Domingo, 04/08/2013

Serra Preta: Bandidos explodem caixa eletrônico em mercado municipal

Um caixa eletrônico foi explodido neste sábado (3) em Bravo, distrito do município de Serra Preta, no norte baiano. Os bandidos usaram explosivos para abrir o posto de autoatendimento que fica no mercado municipal da localidade.

O equipamento, que pertence à Caixa Econômica Federal, ficou completamente destruído e a cobertura do mercado foi danificada com a explosão. A polícia não informou o valor levado pelos criminosos. Ninguém foi preso até o momento. Foto: Conecta Serra Preta

José Sarney apresenta melhora, informa boletim

Da redação, Neilton Brito

Domingo, 04/08/2013

O senador José Sarney (PMDB-AP) apresentou melhora nas últimas 24 horas, segundo boletim médico divulgado hoje (3), às 11h30, pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O parlamentar continua internado na unidade de terapia intensiva (UTI). De acordo com o comunicado, o paciente “continua recebendo antimicrobianos e medidas de suporte clínico”. Mesmo com a melhora no quadro clínico, a nota destaca que ainda “não há previsão de alta”.

Sarney está sendo atendido pela equipe médica formada pelos doutores David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama. O senador foi internado no Sírio-Libanês na quarta-feira (31 de julho). Ele chegou à unidade vindo de São Luís, onde estava internado no Hospital UDI para tratamento de uma infecção pulmonar. Político e escritor, o maranhense José Sarney está na vida pública há 60 anos. Ele foi presidente da República de 1985 a 1990, presidente do Senado e governador do Maranhão. Autor de diversos livros, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Da Agência Brasil

Jitaúna: Animais peçonhentos aumentam no Bairro Adelino

Da redação, Neilton Brito

Domingo, 04/08/2013

Jitaúna registrou um aumento no número de animais peçonhentos, como escorpiões do tipo amarelo um dos mais perigosos da especie durante esta semana no Bairro Adelino Henrique. Segundo informações uma criança foi picada por um destes insetos no inicio da tarde de sexta-feira (02), em 2012 foram poucas notificações, com 10 casos confirmados. Este ano pelo menos um caso foi confirmado.

Se a pessoa for picada, é necessário lavar o local com água e sabão e encaminhá-la imediatamente a USF (Unidade de Saúde da Familia) ou ao pronto atendimento do Hospital da Cidade.(Jitaúna em Dia) 

 

Coleção outono/inverno na Versation Modas confira:

A coleção outono/inverno esta com tudo na Versatil Modas a loja que tem as melhores promoções da cidade confira mais clicando aqui>>>>>> https://www.facebook.com/VersationModas

Brasil: Réus do ‘Massacre do Carandiru’ pegam 624 anos de prisão

Da redação, Neilton Brito

Sábado, 03/08/2013

Foram condenados na madrugada deste sábado (3) os 25 policiais militares que participaram da ação policial que resultou na morte de 52 detentos no terceiro pavimento do Pavilhão 9 da Casa de Detenção do Carandiru (já extinta) em São Paulo. Os sete jurados do conselho de sentença decidiram que cada policial vai pagar pela pena de 624 anos de prisão por terem praticado homicídio qualificado (com pena mínima de 12 anos para cada crime, ou seja, para cada uma das mortes). 

A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado. Os policias que continuavam na ativa também vão perder os cargos públicos. Os jurados demoraram cinco horas para responder as 7,3 mil questões que decidiram a sentença, com quatro perguntas para cada uma das 73 vítimas do massacre, multiplicado pelo número de réus. O juiz RodrigoTellini de Aguirre Camargo considerou o julgamento como "o processo mais complexo da Justiça brasileira”. O massacre dos 111 detentos ocorreu no dia 2 de outubro de 1992. Informações da Agência Brasil. 

Cantora Rita Lee vai ter que pagar indenização a policiais Sergipanos

Da redação, Neilton Brito

Sábado, 03/08/2013

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que a cantora Rita Lee pague R$ 245 mil de indenização por danos morais a 33 policiais militares sergipanos. Eles se sentiram ofendidos pela artista em um show ocorrido em janeiro de 2012, em Barra dos Coqueiros (SE). Rita Lee vai ter que pagar cerca de R$ 7 mil para cada policial em até 15 dias. 

Caso não cumprir o acordo, vai receber uma multa de 10% sobre o valor da condenação. A decisão é final e não cabe mais recurso. O caso – A cantora se desentendeu com policiais que abordavam pessoas que fumavam maconha em frente ao palco. Rita Lee foi para delegacia ao final do show e foi liberada após esclarecimentos. Foto: Divulgação

"Para não roubar" Prefeito renuncia cargo em São Paulo

Da redação, Neilton Brito

Sábado, 03/08/2013

Com menos de oito meses depois de assumir o cargo, um prefeito do interior de São Paulo abriu mão do mandato. O motivo: o salário baixo demais em relação ao que ganhava como médico.

"Ou voltava a trabalhar e ganhava meu dinheiro honestamente ou tirava da prefeitura", disse Márcio Faber (PV), após deixar a Prefeitura de Paranapanema (261 km de São Paulo).

Faber afirmou que o salário de R$ 5.800 não chegava a 20% do que recebia como médico, R$ 30 mil. "É um caso inédito no Brasil: alguém renunciar para não roubar", disse o vice-prefeito Antonio Nakagawa.

Também filiado ao PV, ele afirmou ter sido pego de surpresa pela decisão. Ontem Faber já havia voltado a atuar como médico. Nakagawa, o novo prefeito, disse que vai aceitar o salário: "Sou contador e aposentado. Para mim é suficiente".

Brumado: Bandidos assaltam Lotérica, são derrubados da moto e não levam dinheiro

Da redação, Neilton Brito

Sexta, 02/08/2013

Brumado: Bandidos assaltam Lotérica, são derrubados da moto e não levam dinheiro

Cerca de dois bandidos armados assaltaram uma loteria em Brumado, cidade no centro-sul da Bahia. Segundo informações do site Brumado Agora, um dos assaltantes se manteve em uma moto, enquanto o outro adentrou a lotérica, rendeu o segurança e atendentes do caixa, exigindo que fosse levado até o cofre.

Um policial, que estava fora de serviço e no local e iria efetuar pagamento, observava toda a ação dos bandidos e, assim que eles fugiram da lotérica, mesmo sem estar fardado ou com uma arma, interceptou os bandidos com o seu carro, em uma rua lateral e jogou o veículo em cima da motocicleta em que estavam os assaltantes.Os suspeitos caíram da moto, roubaram um veículo e fugiram.