JITAÚNA: CRIANÇA DE DOIS ANOS ENGOLE MOEDA

25/12/2011 09:49

22 de Dezembro de 2011

JITAÚNA: CRIANÇA DE DOIS ANOS ENGOLE MOEDA

Postado por Neilton Brito

22/12/2011, Quinta-feira


Em Jitaúna, no Sul Baiano, um menino de dois anos, engoliu uma moeda de dez centavos na tarde de sábado (17) enquanto brincava em sua residência localizado no Bairro Adelino Henrique de Santana. O garoto de iniciais T.E.M.S, foi levado ao Hospital Nossa Senhora de Fatima onde foi atendido pelo medico de plantão que disse a mãe do garoto que podesse vir para casa e que a criança após fazer cocô a moeda poderia sair nas fezes contou o pai Evandro Souza a nossa redação.  Informações do Jitauna Em Dia.

JITAÚNA COMPLETA 50 ANOS NESTA QUINTA (22)

Postado por Neilton Brito

22/12/2011, Quinta-feira

   Igreja Catolica no Centro demolida por complicações na estrutura

 

Tudo começou com uma cabana de palha, construída para hospedar os tropeiros que exploravam a região. Nesta época destacaram-se as figuras dos fazendeiros Sérgio Bispo e Arcanjo Pereira e, logo depois, dos colonizadores Salvador Amaral e Álvaro Amaral que saíram de Jequié em direção ao Sul à procura de um ponto para negócios e compra de cacau, achando nesta região intermediaria entre a zona da mata e o semi-árido baiano, uma excelente oportunidade, principalmente por ser uma via de passagem de tropeiros e exploradores para outras regiões. Logo, logo o local cresceu e tornou-se povoado conhecido pelo nome de Mija Gás.
 

Em 1914, o advogado Antonio Amaral, acompanhado de Sérgio Bispo, fez listagem de ruas e deu inicio à construção de uma capela (a primeira igreja católica). Ao fim da construção, o Dr. Antonio Amaral entrou em contato com o arcebispo de Salvador para organizar uma santa missa a ser ministrada por um vigário de Jequié.
 

Em 1918, passou a chamar-se Esplanada considerando que toda a região e povoado era plana.
 

Em 1919, Antonio Mario constrói o primeiro hotel e César Mauro constrói a primeira casa de malhas e tecidos, além de outras compras e vendas. Ainda neste ano assumiu o posto de subdelegado e chefe político o Sr. Horminio Rios; a chegada da professora Paula eleva em mais um grau a educação juvenil; e acontece a primeira missa, celebrada pelo Pe. Jacinto, da paróquia de Jequié.
 

Em 1920, Esplanada já possuía três avenidas e uma praça. A primeira avenida recebeu o nome de Rua dos Tropeiros em conseqüência da grande aglomeração destes no local. Hoje conhecemos esta Rua como 24 de Outubro.
O Rio das Contas entrou em ação em 1921, levando um lado da Rua Direita, causando grandes prejuízos para o povoado. E ainda neste ano, instala-se o primeiro correio ambulante e uma pequena feira livre.

 

Em 1923, chega ao povoado o primeiro escrivão de paz e registro civil, Sr. Umbelino José dos Reis.
Já em 1925, foi designada uma casa para os correios e foi criado o centro telefônico; foi criado o primeiro Templo Batista e estréia o novenário ao glorioso Santo Antonio. Ainda neste ano, Esplanada é elevada à categoria de vila e o nome Estadual de Jitaúna, nome este derivado do tupi guarani “Jiti” (abelha) e “Una” (preta).

 

Em 1928, a prefeitura de Jequié construía a rodovia seguindo a margem do Rio das Contas, uma importante via de escoamento da produção cacaueira. População atual 15.115 habitantes.

filho do ditador Kim Jong-un usou passaporte brasileiro para ir a Disney, diz jornal

Postado por Neilton Brito

22/12/2011, Quinta-feira


O líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou secretamente o Japão durante sua infância, utilizando uma falsa identidade com um passaporte brasileiro e teria visitado até a Disneylândia em Tóquio, informou nesta quinta-feira (22) o jornal Yomiuri Shimbun.

Ele foi acompanhado de outra criança, aparentemente seu irmão mais velho Jong-chul, completou o jornal. Os dois irmãos entraram no Japão em 12 de maio de 1991 e partiram onze dias depois, utilizando passaportes brasileiros verdadeiros com uma identidade falsa, informou o Yomiuri, citando fontes dos serviços secretos.

Os dois obtiveram vistos japoneses em Viena e Jong-un, que então tinha 8 anos, passou-se por Joseph Pak. O jornal não informou se outras pessoas os acompanhavam. Os serviços de segurança japoneses tiveram suspeitas sobre sua verdadeira identidade, mas quando foi iniciada a investigação eles já tinham saído do país. Os recibos dos cartões de crédito mostram que "provavelmente" visitaram a Disneylândia nos subúrbios de Tóquio, completou o jornal.

Seu meio irmão Jong-nam, que hoje tem 40 anos, foi expulso do Japão em 2001 depois de ter tentado entrar nesse país com um passaporte dominicano falso. Na época, Jong-nam declarou aos funcionários da imigração que desejava visitar a Disneylândia. A vida de Kim Jong-un, cujo rosto era totalmente desconhecido há apenas um ano, é rodeada de mistério. Ignora-se particularmente a data de seu nascimento: teria atualmente cerca de 30 anos, segundo algumas fontes, no entanto, veículos da imprensa japonesa lhe dão 28 anos, e 30 para Jong-chul. Os dois irmãos são filhos da terceira mulher de Kim Jong-il, uma bailarina coreana nascida no Japão, Ko Yong-hi, que morreu de câncer de mama em 2004. Seu meio irmão Jong-nam é filho de uma primeira mulher do líder morto.
G1 Foto (Reuters)


VERÃO COMEÇA QUENTE EM JITAUNA

Postado por Neilton Brito

22/12/2011, Quinta-feira


Dizem que, em Jitaúna, o verão é mais longo que em outras localidades, por conta do forte calor. Mas oficialmente, a estação começa hoje. E logo muito cedo, o sol forte já no começo desta quinta-feira (22-12-2011) e o calor intenso desde a madrugada deram uma prévia do que o Jitaunense pode esperar do verão, que começou precisamente às 2h30min de hoje. Céu azul, poucas nuvens e temperaturas altíssimas vão marcar a estação mais quente que vai até março.


HUMORISTA CHICO ANYSIO VOLTA A SER INTERNADO, DIZ ASSESSORIA

Postado por Neilton Brito

22/12/2011, Quinta-feira


O motivo da internação não foi revelada e o boletim ainda será divulgado.O humorista voltou a ser internado no Hospital Samaritano, no Rio, nesta quinta-feira (22), informação da assessoria da TV Globo. Internado no dia 30 de novembro por conta de uma infecção urinária, o comediante de 80 anos havia recebido alta na quarta-feira. No início do ano, ele teve complicações cardiorrespiratórias e permaneceu internado por quase quatro meses. O Fantástico prestou homenagem a Chico num quadro em que misturou jornalismo e dramaturgia para mostrar a carreira e seus 209 personagens. G1, em São Paulo