Jequié: Policial à paisana é baleado durante discussão em pizzaria

01/05/2013 09:25

 

Jequié: Policial à paisana é baleado durante discussão em pizzaria

Da redação, Neilton Brito 

Terça, 30/04/2013

Policial baleado está lotado no efetivo da CIPE/Sudoeste (foto arquivo)

Duas viaturas estiveram em Jequié e capturaram o jovem de 19 anos. (Foto: Reprodução)

Um soldado da Polícia Militar da Bahia foi baleado, na madrugada desta segunda-feira (29), em uma pizzaria de Jequié, no sul baiano. Marcelo Borges, de 33 anos, do Comando Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste), foi atingido por dois disparos no abdômen durante uma discussão em uma pizzaria localizada no bairro Jequiezinho. 

O PM foi encaminhado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, onde passou por uma cirurgia e deve ser transferido para Salvador nesta segunda. O estado de saúde dele é considerado grave. O autor dos disparos, Jackson Lima Aragão, de 19 anos, foi preso horas depois junto com a namorada de 16 anos. Segundo a titular da delegacia de Jequié, Ana Beatriz Bonfim, em entrevista ao Correio, o acusado confessou ter atirado no PM. “Ele admitiu a autoria e disse que atirou por uma discussão banal. 

Um olhou para o outro e houve o desentendimento. Eles nem se conheciam”, afirmou a delegada. A adolescente foi encaminhada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e liberada. Jackson está preso à disposição da Justiça. (Bahia Noticias)

Secretário de Segurança da Bahia defende redução da maioridade penal no país

Da redação, Neilton Brito 

Terça, 30/04/2013

O secretário Maurício Barbosa diz que a Bahia está em fase de avanços na área da Segurança Pública, marcada por um maior controle da criminalidade, que teve queda de 20% no número de homicídios e 60% nas ocorrências de assaltos a ônibus nos primeiros quatros meses deste ano. Em entrevista exclusiva à Tribuna, o titular da SSP anuncia que serão investidos R$ 600 milhões nos próximos dois anos e sai na defesa da redução da maioridade penal no país. Para ele, “os jovens de 16 anos precisam sim ter responsabilidade criminal por seus atos”. 

Mauricio Barbosa minimiza ainda as críticas da oposição e manda o recado: “A segurança pública tem que ser discutida para além dos ataques políticos”. A melhoria no relacionamento do governo com as associações de polícias também foi enfatizada pelo titular. 

Manifestantes ocupam Usina do Funil em Ubatã em protesto pela seca

Da redação, Neilton Brito 

Terça, 30/04/2013

Foi ocupada nesta segunda-feira (29) por cerca de 350 pessoas dos movimentos CETA, MTD e Pastoral Rural, em Ubatã.  A sede da Usina do Funil, equipamento administrado pela Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco). O protesto, segundo informações, tem como justificativa dos manifestantes, o descaso dos poderes públicos, baiano e nacional em relação a quatro regiões da Bahia:  Sul, Bom Jesus da Lapa, Senhor do Bomfim e Cícero Dantas. 

Os manifestantes protestam contra os efeitos da seca, que dizimou parte do rebanho baiano, a desmontagem da reforma agrária, recentemente equiparada a medida do Programa Brasil sem Miséria e a aposta governamental no desenvolvimento excludente baseado na exploração mineral e monocultura de eucaliptos. 

Os manifestantes ainda protestam contra a PEC 215, que pretende retirar o poder do executivo em demarcar territórios e transferi-lo ao Congresso Nacional. “Estamos protestando também contra a PEC [215], pois sabemos que o Congresso é dominado por ruralistas, que vão legislar em causa própria”, disse um dos líderes do Movimento ao blog Ubatã Notícias. A ocupação não tem prazo para encerrar e os trabalhadores estão sendo impedidos de entrar na Usina. Foto: Ari Moura Júnior

Preso mais um suspeito por participação na morte de dentista em SP

Da redação, Neilton Brito 

Segunda, 29/04/2013

A polícia prendeu na madrugada desta segunda-feira (29) o último suspeito de participarda morte da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Thiago de Jesus Pereira, de 25 anos, foi encontrado na casa de familiares, em Itapevi, na Grande São Paulo, por volta de 2h40, após denúncia anônima.

 

O delegado seccional Waldomiro Bueno Filho disse que o suspeito confirmou integrar a quadrilha, mas negou participação no assassinato da vítima, queimada por bandidos na última quinta (25) por só ter R$ 30 na conta bancária. Informações do G1.

Caminhão tomba em Mutuípe com animais

Da redação, Neilton Brito 

Segunda, 29/04/2013

O motorista do veículo ficou ferido.

Um caminhão boiadeiro tombou na tarde de sábado (27) na rodovia BA-540, estrada que liga Amargosa a Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá e provocou a morte de diversos animais que eram transportados no veículo Mercedes Bens de placa JOE-2738, com licença de Itabuna. Não se sabe o número exato de animais mortos.

Segundo informações, muitos bois e vacas morreram esmagados, outros ficaram feridos e o motorista do caminhão foi levado por uma equipe do SAMU 192 para o Hospital Clélia Chaves Rebouças, em Mutuípe, mas passa bem. O condutor foi identificado como José Carlos do Carmo Monteiro, 41 anos, e revelou que o veículo faltou freio ao passar pelo local – uma ladeira – que já é considerado palco de acidentes. (Blog Marcos Frahm)

Jitaúna: Moradores reclamam da falta de reposição de lâmpadas

Da redação, Neilton Brito 

Segunda, 29/04/2013

São varias lâmpadas queimadas em postes nas ruas de Jitaúna têm sido uma das principais reivindicações da comunidade à atual administração. Tornou-se comum ouvir no rádio as solicitações dos moradores de diversos bairros pedindo uma providência da Secretaria de Infraestrutura do Município.

Recebemos informações que a secretaria de Infraestrutura, esta sem lâmpadas para fazer reposição, mas que já está providenciando para manutenção em locais afetados.  Algumas localidades já tiveram a reposição das lâmpadas, outras, no entanto, ainda sofrem com o problema há cerca de meses. (Jitaúna Em Dia)

Justiça Eleitoral cancela mais de 120 mil títulos na Bahia

Da redação, Neilton Brito 

Segunda, 29/04/2013

Por terem faltado às últimas três eleições, mais de 120 mil eleitores em toda a Bahia terão o título cancelado, uma vez que nenhuma destas ausências foi justificada à Justiça Eleitoral. O prazo expirou na última quinta-feira (25/4) e apesar do intenso movimento na Central de Atendimento ao Público do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, dos 132.912 baianos registrados como faltosos no Cadastro Eleitoral, apenas 9.075 – o equivalente a 6,8% – quitaram a pendência e regularizaram a situação. 

O cancelamento de títulos ocorrerá de 10 a 12 de maio e em 14 de maio serão divulgados os números consolidados e os nomes daqueles que deixarão de ter título porque não votaram, não justificaram a ausência nas três últimas eleições e não foram a um cartório eleitoral para regularizar sua situação dentro do prazo. O cancelamento de título dificulta a retirada de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e obtenção de certos tipos de empréstimos e inscrição.

Também complica a investidura e nomeação em concurso público e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Itapebi: Cinco presos fogem de delegacia durante noite

Da redação, Neilton Brito 

Segunda, 29/04/2013

Itapebi presos

Cinco detentos fugiram da delegacia do município de Itapebi, no sul da Bahia, na noite deste sábado (27). Segundo informações da polícia, os presos cavaram buracos em duas celas e serraram o cadeado de outras duas. O carcereiro de plantão só percebeu a fuga por volta das 21h30, quando alguns dos suspeitos serravam o cadeado da porta da frente da delegacia.

Ao perceberem a presença do agente, no entanto, os fugitivos correram e arrombaram a porta de madeira localizada no fundo da unidade. Até as 14h30 deste domingo (28), nenhum foi recapturado. Segundo a PM, a delegacia abrigava 11 prisioneiros, apesar de ter capacidade para apenas seis. (Bahia Noticias)

O Zé vai preso após tentar matar a mãe em Ubatã

Da redação, Neilton Brito 

Segunda, 29/04/2013

Policiais militares de Ubatã, na região Sul, prenderam no sábado (27), por volta das 19h, Alessandro Pereira dos Santos, de 20 anos, vulgo Zé. Alessandro é acusado de tentar matar a própria mãe com a utilização de uma faca na última quarta-feira (24). A Polícia Militar chegou ao paradeiro de Zé após denúncia anônima. Os policiais o encontraram caído no quintal de uma residência na Rua do Lajedo, em Ubatã.

O acusado parecia estar sofrendo uma overdose, mas – “estranhamente” – quando chegou ao Hospital Municipal o indivíduo já conversava normalmente. A PM o conduziu para Complexo Policial de Ubatã, onde o mesmo já possui diversas entradas registradas. A mãe de Zé confirmou que o filho tentou matá-la com uma faca e que costumeiramente sofre agressões cometida pelo rebelde filho. As informações são do Ubatã Notícias

Pernambuco: Mulher é presa após jogar filhos em rio e tentar suicídio

Da redação, Neilton Brito 

Segunda, 29/04/2013

Local onde supostamente a mãe jogou seu filho.

No município de Barreiros, Pernambuco. Uma mulher foi presa por tentativa de homicídio contra os dois filhos, no domingo (28), Maria Betânia Conceição da Silva, de 32 anos, jogou as duas crianças, de 10 e 2 anos, do alto de uma ponte e pulou logo em seguida. Os três foram salvos por pedestres que passavam no local no momento do crime.

A Polícia Militar foi acionada e encaminhou a suspeita e as vítimas ao hospital local. Maria Betânia foi detida e seus filhos conduzidos pelo Conselho Tutelar ao DP de Tamandaré, cidade vizinha.

Jitaúna: Trânsito na sexta causou aborrecimento no centro da cidade

Da redação, Neilton Brito 

Domingo, 28/04/2013

Transito na sexta deixou ate pedestres sem passagem. (Foto: Jitaúna Em Dia)

O trânsito no inicio da noite de sexta (26) por volta das 18hs, foi bastante lento, bagunçado, desorganizado e com cerca de 1 km de carros parados no centro da cidade em Jitaúna. Sem instalação de placas informando sobre a proibição de estacionamento em locais impróprios, caminhões que fazem o serviço de carga e descarga para estabelecimentos comerciais instaladas no centro atrapalham o trânsito.

Diariamente, motoristas de veículos de passeio encontram dificuldades na trafegabilidade por conta das irregularidades em decorrência das operações de carga e descarga que ocorre de segunda a sexta. Há quem para carro até no meio da rua, inchando ainda mais o trânsito da cidade que quase não ocorre esta cena acima registrada por nossa equipe de reportagem. (Jitaúna Em Dia)

Jitaúna: Banheiros públicos na praça da feira continuam em estado de abandono

Da redação, Neilton Brito 

Domingo, 28/04/2013

A estrutura esta toda danificada precisando de reforma com urgencia. (Fotos Jitaúna Em Dia)

Os únicos banheiros Públicos da praça da feira livre, no centro de Jitaúna continuam mesmo esquecidos. Como se já não bastasse este problema traz um grande desconforto para quem o utiliza, é o abandono dos banheiros públicos do local. Outro problema que também causa aborrecimento são as barracas que não são retiradas da praça ao termino da feira. Os banheiros são os do Mercadão de Carnes Elias D'avila Filho.

Quase sem manutenção alguma, os banheiros estão praticamente esquecidos. São apenas dois banheiros Masculino e Feminino para atender uma grande demanda de usuários oriunda de diversos locais.

Novamente feirantes em contato com a nossa redação cobram melhorias nos banheiros públicos do município que e de responsabilidade do poder publico. O problema é velho e se arrasta a muitos anos, várias reivindicações foram feitas, mas nenhuma melhoria até agora foi realizada, o mau cheiro do banheiro é insuportável – diz um feirante, que utiliza varias vezes por semana. (Jitaúna Em Dia)