Governo nega previsão de aumento de combustíveis

28/08/2013 09:33

Governo nega previsão de aumento de combustíveis

Da redação, Neilton Brito

Terça, 27/08/2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta segunda-feira (26) que haja previsão de aumento dos combustíveis vendidos pela Petrobras. Segundo ele, não há alta prevista e a inflação está sob controle. “A dona de casa pode ficar tranquila que [a inflação] está sob controle. 

Não permitiremos que haja grandes repasses [de preços] ou que haja contágio da questão cambial na inflação. Não é certo que a Petrobras tenha aumento. Não sei quem falou isso, não há decisão nenhuma a esse respeito, portanto, não há aumento previsto”, disse o ministro, após encontro com líderes empresariais. (Agência Brasil)

Decreto altera regras para estrangeiro no Mais Médicos

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Cinquenta médicos cubanos chegam a Salvador

Cerca de 50 médicos chegam a Salvador para trabalhar na Bahia.

O governo federal alterou nesta segunda-feira (26), em decreto publicado no Diário Oficial da União, as regras para registro provisório de médico estrangeiro no Programa Mais Médicos. Entre as mudanças, a exigência da declaração de participação no programa emitida pela coordenação do projeto para os pedidos de carteira profissional e de expedição de registro profissional provisório ao Conselho Regional de Medicina da localidade onde o trabalhador deverá atuar.

O texto determina ainda que a carteira profissional do médico estrangeiro contenha "mensagem expressa" que vede o exercício da medicina no país fora das atividades do Programa Mais Médicos. Agência Estado

Jitaúna: Vereadores de oposição cobram cumprimento da lei antinepotismo; prefeito promete demitir parentes.

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Os vereadores da bancada de oposição ao prefeito Edson Silva (PT), na Câmara Municipal de Jitaúna, Anselmo Alves, o ex-vereador Lelezo e Carlos Souza do (PP), comemoram a ação do Ministério Público, que de acordo com os opositores ofereceu representação contra o prefeito petista. O motivo, segundo os edis, seria a prática de nepotismo na administração pública municipal.

Segundo Anselmo, o prefeito possui uma lista, que não é pequena, de parentes empregados na Prefeitura de Jitaúna. ”São irmão, cunhado, primos e vários parentes trabalhando na prefeitura e recebendo dos cofres públicos. Ainda bem que o Ministério Público agiu e já deu o prazo para o prefeito demitir os seus parentes. Isso é um absurdo, quem precisa de emprego é a população, e não parentes dos gestores”, disse o parlamentar em conversa informal com o Blog Marcos Frahm. Leia mais na coluna Politica

Itagibá entre as cidades com violência doméstica no Sul da Bahia

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Na Bahia foram notificados 3.854 casos de violência doméstica, dos quais 1.750 em Salvador. Pelo menos 10 municípios do sul da Bahia registraram casos esse ano. Itabuna lidera em quantidade de notificações, com 32, entre primeiro de janeiro e 21 de agosto.

Outros municípios com registros são Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Ibirataia, Iguaí, Ilhéus, Itacaré, Itagibá e Pau Brasil.(Rede Brasil de Notícias/magem Divulgação)

Após pagar promessa, homem é atropelado na BR-030

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Após pagar promessa, homem é atropelado na BR-030

Foto: Lay Amorim / Brumado Notícias

Um homem foi atropelado na BR-030, próximo ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado. Populares localizaram Jorge Moura Oliveira, de 57 anos, em um matagal, perto de sua bicicleta. A vítima não soube dizer que veículo o atingiu. Ele relatou à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que voltava para sua cidade natal, Manoel Vitorino, após ter ido a Bom Jesus da Lapa de bicicleta para pagar uma promessa, de acordo com o site Brumado Notícias.

Jorge afirmou que o condutor do veículo que o atropelou não prestou socorro. Socorrido pelo Samu, ele foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Jitaúna: Homem é encontrado morto a tiros próximo a colégio.

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

O homem foi encontrado morto no inicio da noite de ontem (25). (Foto: Jitaúna em Dia)

A Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal de Jitaúna foi acionada por volta das 19h, inicio da noite deste domingo (25) onde constatou o óbito da vítima Jenivaldo Santos Eça que estava caída às margens da rodovia BR-330, próximo ao Colégio Gilda Ramos, bairro Adelino Henrique, com perfurações de bala na região da nuca. Segundo a Polícia Militar, a suspeita é que ele tenha sido vítima de execução.

O homem, conforme a polícia apresentava três perfurações de arma de fogo na cabeça, não há suspeitos. O homem chegou a ser removido para o Hospital Nossa Senhora de Fátima mais já estava sem vida.

A vítima foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios e Sequestros (DEHS). (Jitaúna em Dia)

Barra Avenida: Homem de Jitaúna é agredido a facadas pela esposa.

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Segundo Julival sua esposa estava alcoolizada na hora em que o mesmo foi agredido. (Foto: Jitaúna em Dia)

Julival Santos da Silva, de 27 anos, foi agredido a facadas na tarde deste domingo (25), por volta das 16hs, pela própria esposa de pré-nome "Ane de Le", durante uma briga do casal dentro de casa, no distrito de Barra Avenida.

Segundo Julival em contato ao blog Jitaúna em Dia disse que sua mulher o esfaqueou porque o mesmo estava indo embora de casa para trabalhar fora, ainda segundo o mesmo disse que Ane estava alcoolizada quando se apoderou de uma faca e partiu para cima o atingindo os golpes atingiram a região do braço direito, esquerdo, peito e barriga. Não sendo preciso conduzi-lo ao hospital.

Desesperado Julival pediu socorro e foi encaminhado a Delegacia de Jitaúna para fazer o boletim de ocorrência. A esposa foi fugiu tomando rumo ignorado. (Jitaúna em Dia)

Intermunicipal: Seleção de Jitaúna vence poções e garante liderança. 

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Pela 3ª rodada do Intermunicipal, grupo 13, a seleção de Jitaúna não tomou conhecimento e venceu Poções por 1 a 0 no Estádio Antônio Carlos Magalhães na tarde deste domingo (25). Logo aos 22 minutos do 1º tempo, Jitaúna assinalou o gol. Final de partida Jitaúna vence e garante a liderança com sete pontos abrindo vantagem de 3 pontos a frente de Itiruçu que venceu Itagibá jogando em Lagedo do Tabocal pelo placar de 2 x 1.

A seleção Jitaunense joga novamente contra o selecionado de Poções ás 15hs no estádio Heraldo Curvelo próximo domingo (01/09), desta vez, fora de casa. A renda foi R$ 2. 081.000 para um publico de 520 pagantes. (Jitaúna em Dia)

Jitaúna: Moradores do Bairro Adelino reclamam da falta de infraestrutura do local.

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Vala aberta na Rua Adelino Henrique.

Os moradores do bairro Adelino Henrique, localizado no município de Jitaúna, vem reclamando da falta de infraestrutura de muitas ruas daquela localidade. Problemas como buracos a céu aberto, água correndo na rua, ausência de galerias em Ruas já calçadas e falta de saneamento básico, vem tirando o sossego de muitas famílias, além de causar transtornos quando chove aos veículos de transporte e as pessoas que passam por ali, diariamente.

Na Rua ADH, Próximo à casa da senhora Eunice esgoto corre a céu aberto, já que não possui nenhum tipo de manilha que possa permitir a passagem dos dejetos sem que prejudiquem os moradores. Segundo a moradora no mês passado, a Prefeitura esteve no local e prometeu tomar as providências necessárias. “Todos os moradores estão aguardando que algo seja feito. Por enquanto, temos que aguentar o mau cheiro, as muriçocas e os ratos que andam dentro de nossa própria casa, há quase seis anos”, destacou.

Rua Beira Rio no Bairro Novo  sempre alagada após as chuvas. (Foto: Jitaúna em Dia)

Ainda na cidade moradores da Rua Beira Rio no Bairro Novo pedem providencias a Defesa Civil órgão que pode tomar as providencias quando casas são invadidas pela agua da chuva, os mesmos pedem urgência, pois quando chove forte suas casas são invadidas pela água do Rio Preto do Costa. Fato que tem causado aborrecimento e perda de bens matérias de muitos que residem no local. Há anos nada e feito por vários gestores que passaram pela prefeitura de Jitaúna. (Jitaúna em Dia)

Minas Gerais: Filho mata e bebe o sangue do pai

Da redação, Neilton Brito

Segunda, 26/08/2013

Um crime macabro chocou a cidade de Padre Carvalho, no norte de Minas, na última quinta-feira (22), Edvaldo Antônio dos Reis matou o pai, José Antônio dos Reis, a pauladas e depois experimentou o sangue da vítima. O criminoso foi encontrado pela PM logo após o crime, conversando com os vizinhos como se nada tivesse acontecido. Sem arrependimentos, ele confessou “tranquilamente” aos militares os detalhes sobre o que havia feito com o pai e afirmou que passou o dedo no sangue que caía da cabeça dele para experimentar. 

De acordo com a PM, o outro filho de Reis foi quem encontrou a cena macabra: ele relatou que ouviu barulhos estranhos vindo dos fundos da casa do pai e entrou para ver o que estava acontecendo. No quintal, ele encontrou a vítima já caída no chão sem vida e o irmão com um pedaço de pau na mão, visivelmente exaltado. 

O rapaz ainda tentou interceder e controlar Edvaldo, mas quase acabou sendo agredido e teve que fugir para acionar os militares. Segundo os familiares, o assassino tem distúrbios mentais e faz uso de remédios controlados. O rapaz contou aos militares que decidiu matar o pai depois que o ouviu falar mal de uma tia dele. Ainda segundo o criminoso, ele acertou três pauladas na cabeça da vítima. (Fonte:R7)

Começa neste Sábado o dia Nacional de Multivacinação Infantil 

Da redação, Neilton Brito

Sábado, 24/08/2013

Começa neste sábado (24) seguindo até o dia 30 de agosto a realização da Campanha Nacional de Multivacinação para a Atualização do Esquema Vacinal. O Dia D, programado para o dia 24, ocorrerá nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação das Secretarias de Estado de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Ministério da Saúde. 

Em Jitaúna, a mobilização ocorre no sábado (24) nos Postos de  saúde da Familia (PSF) na zona urbana e distritos. A multivacinação permite aos pais ou responsáveis atualizarem as cadernetas das crianças que por algum motivo deixaram de tomar uma ou mais doses previstas no calendário nacional de imunização, entre elas: hepatite B, penta, poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). (Foto: Toco Oliver)