EM MARÇO CARTÃO DO SUS SERÁ OBRIGATÓRIO

02/03/2012 09:54

28 /Fevereiro/ 2012

EM MARÇO CARTÃO DO SUS SERÁ OBRIGATÓRIO

Escrito por Neilton Brito

28/02/2012, Terça

Um famoso cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) será obrigatório para todas as pessoas na Bahia apartir de março deste ano. O objetivo da determinação é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente, contendo diagnósticos, avaliações, planejamentos e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país. Em São Carlos, no interior de São Paulo, 173 mil pacientes já possuem o cartão. Segundo o Ministério da Saúde, essa medida faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. O número do cartão deverá ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares. (Informações G1)

NOVO PRAZO PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO BOLSA FAMÍLIA É PRORROGADO

Escrito por Neilton Brito

28/02/2012, Terça

Foi prorrogado o prazo para revisão cadastral das famílias que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado no início deste ano prorrogado até o dia 29 de março. A atualização das informações deve ser realizada a cada dois anos e é válida para os beneficiários que ainda não realizaram a revisão dos dados ou tiveram alguma alteração no cadastro, como mudança de endereço, escola ou renda. Caso a convocação para o recadastramento não seja atendida, o benefício será cancelado. As famílias podem efetuar o cadastro no CRAS em Jitaúna que fica localizado no Bairro Novo ao lado do estádio ACM, beneficiários podem fazer suas atualizações e maiores informações. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. (Jitaúna Em Dia)

CÂMARA DE VEREADORES DE JITAÚNA RETOMA ATIVIDADES E REALIZA PRIMEIRA SESSÃO DE 2012

Escrito por Neilton Brito

28/02/2012, Terça

Vereador Neres em sua fala

A Câmara Municipal de Jitaúna realizou, na noite de ontem, segunda-feira (27), sessão preparatória para início das atividades legislativas de 2012. A sessão contou com a presença dos populares, apenas uma integrante do Governo Municipal e além de lideranças políticas do município. A solenidade está prevista na Lei Orgânica Municipal, e marcou o início dos trabalhos do Legislativo para o último ano da atual legislatura.

A solenidade foi iniciada por volta das 20h15h quando a Câmara retomou seus trabalhos com a realização da primeira sessão ordinária deste ano e com a proposta de que em 2012 muitas ações e projetos de interesse popular serão discutidos e avalizados. Um papel que vem credenciando dia a dia o Poder Legislativo municipal. Estiveram presentes os vereadores Elioval, Anselmo Alves, Wesley, Carlos Barbosa, Neres Costa, Marleide, Edson e Adinael Macedo faltou apenas o vereador José Orrico (Bafafa) que não deu explicações sobre a sua ausência.

O presidente da Câmara, vereador Adinael Macedo (PMDB), deu início aos trabalhos saudando a todos os vereadores presentes, servidores do Legislativo, populares e autoridades que participaram da sessão e deram boas vindas aos colegas. A palavra foi passada para os demais vereadores que não se alongaram e também deram boas vindas aos trabalhos na casa, destaque para o vereador Neres Costa (PDT) que em sua fala disse que o vereador Edson foi muito corajoso em dispor seu nome para avaliação de candidato a prefeito este ano, o vereador acabou lendo uma mensagem de Maiakovski (Bertolt Brecht) que diz assim:

"Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada. Na segunda, já não se escondem. Pisam as flores, matam o nosso cão e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada".

Neres Costa também ressaltou a importância dos demais vereadores. "Todos se empenham e são importantes nesse processo de desenvolvimento do município. Em entrevista concedida a 105 Jitauna FM o vereador disse que este ano ultimo do seu mandato seguira trabalhando como no primeiro dia em que ele tomou posse disse ter um deputado que lhe dará total apoio ao seu mandato e apresentou também importantes trabalhos que em sua gestão pôde ser atendido e citou exemplos Ações Solidarias Natal Solidário, Eletrificação da Zona Rural e um Poço artesiano na região do Hilário que há poucos dias foi inaugurado dando boas condições aos moradores locais. (Jitaúna Em Dia)

MILITARES MORTOS RECEBEM MEDALHAS E PROMOÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Escrito por Neilton Brito

28/02/2012, Terça

Um incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica, resultou na morte de dois militares brasileiros eles foram homenageados na manhã terça-feira (28) no Rio de Janeiro. O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos foram promovidos ao posto de segundo-tenente; admitidos na Ordem do Mérito da Defesa, no grau Cavaleiro, honraria concedida pela presidente Dilma Rousseff; e agraciados com a Medalha Naval de Serviços Distintos, da Marinha.

Militares são homenageados no Rio (Foto: Janaína Carvalho/G1)

(Foto: Janaína Carvalho/G1)

Muito emocionados, os familiares receberam os cumprimento dos oficiais da Marinha, e deixaram o local sem falar com a imprensa.

Ao final da cerimônia, os corpos dos dois militares foram levados para o Instituto Médico Legal (IML). Segundo a assessoria de imprensa da Marinha, o corpo do segundo-tenente Santos pode ser velado ainda nesta terça no Cemitério do Caju, na Zona Portuária da cidade. Já o corpo do segundo-tenente Figueiredo será encaminhado para Vitória da Conquista, na Bahia, sua cidade natal.

No caminho para entrar no ônibus, a mãe do segundo-sargento Santos falou, rapidamente, com os jornalistas: "Ele sempre foi o meu herói. Ele era tudo para mim desde pequeno." Já a viúva de Figueiredo, Nilza Costa Figueiredo, disse apenas que foi casada com ele por 26 anos.

Peritos investigam incêndio
Os peritos que vão investigar as causas do incêndio que destruiu a base de pesquisas científicas da Marinha brasileira já estão na Antártica.

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que foi para a base chilena Eduardo Frei resgatar o corpos dos dois militares que morreram na estação brasileira na Antártica levou o embaixador brasileiro no Chile, integrantes da diplomacia e militares. Todo mundo divide espaço com suprimentos, caixas, roupas, equipamentos de comunicação e comida para os 12 militares que estavam na estação na hora do incêndio e que foram levados para a base chilena. G1