Eleição de sucessor de Cunha será na próxima quinta-feira, informa Maranhão

10/07/2016 21:56

Eleição de sucessor de Cunha será na próxima quinta-feira, informa Maranhão

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 20h23

Eleição de sucessor de Cunha será na próxima quinta-feira, informa Maranhão

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

O presidente em exercício da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), informou que a eleição do substituto de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara será na próxima quinta-feira (14), às 16h. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, a eleição será secreta e realizada no sistema eletrônico. Os parlamentares em sucederem Cunha terão até as 12h de quarta (13) para formalizarem a candidatura. Um dos candidatos aventados para o lugar de Cunha, e aliado do peemedebista, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) quer antecipar a eleição. Ele presidiu a comissão especial do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), tem pressionado os colegas para que a votação seja realizada já na segunda-feira (11). Já o primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), sugeriu quarta (13) como o melhor dia. Cunha oficializou seu pedido de renúncia nesta quinta (7), em coletiva realizada no salão nobre da Câmara. Agora, Maranhão terá até cinco sessões para realizar a nova eleição para presidente da Casa, que ocupará o cargo até fevereiro de 2017.

Brasil registra 112 novas mortes por H1N1 e mais 698 casos de SRAG em uma semana

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 20h22

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (07) que o Brasil registrou 112 novas mortes relacionadas à infecção do vírus H1N1 desde o último boletim epidemiológico, que foi divulgado na semana passada. Desde o início deste ano até o dia 25 de junho, foram notificados 1.233 mortes relacionadas à infecção pelo vírus H1N1.

Com show de Griezmann, França bate Alemanha e enfrenta Portugal na final da Euro

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 20h22

Com show de Griezmann, França bate Alemanha e enfrenta Portugal na final da Euro

Foto: Reprodução / Twitter / Euro 2016

A final da Euro 2016 já está definida. Num duelo de campeãs mundiais nesta quinta-feira (7), a França bateu a Alemanha por 2 a 0, com show do atacante Griezmann, que marcou os dois gols. Agora, os donos da casa enfrentarão Portugal na decisão. Na última quarta (6), os portugueses bateram o País de Gales também por 2 a 0, num jogo decidido por Cristiano Ronaldo, que marcou uma vez e deu assistência para o tento de Nani. O jogo final acontecerá neste domingo (10)no Estade de France, às 16h (horário de Brasília).

Cunha faz pronunciamento na Câmara; expectativa é de renúncia

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 13h26

Cunha faz pronunciamento na Câmara; expectativa é de renúncia

Foto: Camara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve anunciar nesta quinta-feira (7) sua renúncia ao cargo. Já pela manhã circulavam rumores de que sua carta de renúncia já estava pronta. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, os líderes próximos a Cunha fizeram pela manhã o alerta ao Planalto sobre a decisão tomada pelo peemedebista. De acordo com informações da Globo News, ele já chegou ao Salão Verde da Casa. O deputado quer um acordo entre as lideranças partidárias para antecipar a eleição da Câmara para o início da próxima semana. A aposta de Cunha é Rogério Rosso (PSD-DF), dentre os 12 candidatos informais ao cargo. Os rumores sobre a possível renúncia de Cunha já geraram movimentação no Planalto. No PRB, por volta de 12h, já era realizada uma reunião para pensar um candidato à eleição do mandato tampão. (BN)

Filho mata o pai após discussão por posse de terras na Bahia

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 13h21

Suspeito foi preso 10 horas depois do crime. (Foto:Divulgação)

Um idoso de 65 anos foi morto pelo filho de 21 anos, no município de Serra Preta, a cerca de 150 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi cometido após uma discussão por posse de terras. O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (6), na Fazenda Jiboia, que pertencia ao idoso. O filho dele, o lavrador Joelvânsio Silva Reis, foi preso dez horas após o assassinato e confessou ter esfaqueado o pai. Conforme a Polícia Civil, ele contou em depoimento que cometeu o crime após a vítima ter se recusado a lhe dar parte das terras da fazenda. O idoso foi esfaqueado na cozinha de casa e morreu no local. Preso, o filho foi autuado em flagrante pela delegada Maria Izabel da Silva Ferreira Rodrigues e aguarda transferência para o sistema prisional. *Informações do G1

Mata de São João: Quatros pessoas são executadas dentro de casa 

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 10h05

Mata de São João: Quatros pessoas são executadas dentro de casa

Foto: Reprodução

Três homens e uma mulher foram mortos a tiros na madrugada desta quinta-feira (7) em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com a Central de Polícia, o crime ocorreu por volta de 1h, na localidade de Açu da Torre, Beco de Domingas, em frente à Praia do Forte. As vítimas foram atingidas na cabeça. Uma denúncia anônima fez os policiais se deslocarem para o local. A policiais de Praia do Forte, testemunhas disseram que ouviram diversos disparos.  Ainda não há informações sobre a autoria nem a motivação dos crimes. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal em Salvador. (Bahia Noticias)

Marginais roubam caminhão e abandonam veículo ao notarem carga de cebola

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 09h55

Bandidos achavam que veículo tinha carga de maior valor (Foto:TV Santa Cruz)

Bandidos roubaram um caminhão na cidade de Itamaraju, extremo sul do Bahia, e abandonaram o veículo ao perceberem que a carga era de cebola. De acordo com a polícia, o motorista do caminhão informou que foi rendido por homens armados que achavam que a carga fosse de um produto de maior valor. Após o assalto, os bandidos deixaram o caminhão carregado com 19 toneladas de cebola no distrito de São José do Prado. As polícias Civil e Militar recuperaram o veículo abandonado. O crime ocorreu na madrugada de terça-feira (5). Até a manhã desta quinta-feira (7), ninguém havia sido preso pelo assalto. *Informações do G1

PF deflagra 32ª fase da Lava Jato com cumprimento de mandados em São Paulo

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 07h40

PF deflagra 32ª fase da Lava Jato com cumprimento de mandados em São Paulo

Foto: Cristina Índio do Brasil / Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) a 32ª fase da Operação Lava Jato. Desde o início da manhã têm sido cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e condução coercitiva em São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo. A fase é deflagrada três dias depois do cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão pela 31ª fase da operação, na segunda-feira (4), referente às investigações sobre a construção do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras. Foram presos Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT e detido desde junho pela Operação Custo Brasil; e os empresários Erasto Messias da Silva Júnior, Genesio Schiavinato Júnior, Edson Freire Coutinho e Roberto Ribeiro Capobianco. (BN)

Polícia Militar abre apuração de agressão contra idosa de 80 anos em Jequié

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 07h20

Fotos dos hematomas e cortes sofridos pela idosa na agressão

O comando da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Sudoeste instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias da denúncia feita por familiares da idosa Hilda Gomes de Jequié, 80 anos, praticada pelo policial militar Marcos Miranda, lotado na unidade. Segundo informações dos familiares, relatadas em Boletim de Ocorrência registrado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Jequié, Hilda foi agredida com um tapa desferido pelo policial, caiu inconsciente no chão, sofreu um corte no cotovelo direito e escoriações na perna direita ao indagar um grupo em que o PM estaria sobre agressões que os mesmos teriam cometidos contra o seu filho. Caso seja comprovada a responsabilidade do policial militar, as medidas administrativas serão adotadas pela corporação. (Jequié Reporter)

Lei que obriga motoristas a usarem farol baixo durante o dia entra em vigor nesta sexta-feira

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 07h20

A partir da próxima sexta-feira (8/7), entra em vigor a lei que torna obrigatório o uso de farol baixo aceso durante o dia nas rodovias. Quem descumprir a nova lei, perderá quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e levará multa no valor de R$ 85,13, por ser considerada infração média. Já, a partir de novembro, a multa passará para o valor de R$ 130,16. Ainda de acordo com a polícia, a norma é simples, mas tem gerado confusão em relação a qual luz o condutor deve deixar ligada. A nova lei diz farol baixo, diferente do farolete, farol de milha, farol de neblina e Daytime Running Light (DRL). No entanto, é importante que os condutores lembrem que a lanterna não substitui o farol baixo dentro da nova regra. O farol baixo é o mesmo utilizado durante a noite, destinado a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário. O uso do farol baixo não é apenas para garantir que o motorista veja o que está à sua frente, mas também, para que seja visto por outros motoristas e pedestres.

Barra do Rocha: Acusados de assaltar casa lotérica sofrem acidente e são presos

Quinta, 07 de Julho de 2016 - 07h18

armaspp

A casa lotérica que atende ao município de Barra do Rocha voltou a ser assediada por marginais armados no final da manhã desta quarta feira (06). Os acusados do crime, entretanto, não deram sorte e acabaram sofrendo um acidente de trânsito durante a fuga. No nervosismo, ao tentarem se evadir em alta velocidade, os marginais perderam o controle do veículo fiat palio que conduziam, placa 2777( que teria sido roubado em Ubaitaba), e acabaram se chocando contra um poste. Um deles ficou ferido por um tiro disparado pela polícia. As primeiras informações dão conta de que dois deles seriam da cidade de Camamú e outro da cidade de Jequié. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, touca “brucutu”, celulares e certa quantia em dinheiro. Ipiaú on Line

Grupo invade cidade baiana, detona caixas eletrônicos e atira contra sede da PM

Quarta, 06 de Julho de 2016 - 12h10

Agência do Banco do Brasil ficou destruída (Foto: Arquivo pessoal)

O Banco do Brasil de Mortugaba, região sudoeste da Bahia, foi alvo de bandidos na madrugada desta quarta-feira (6). Segundo a Polícia Civil, os criminosos que invadiram a cidade atiraram contra o posto da Polícia Militar, atingindo a viatura. Eles explodiram os caixas eletrônicos, danificando a estrutura da agência. Ninguém ficou ferido. De acordo com a polícia, o ataque envolveu cerca de oito a dez homens que chegaram por volta das 2h da madrugada a bordo de dois carros. Toda a ação durou cerca de 40 minutos. O grupo conseguiu escapar. "A vizinhança toda escutou os barulhos. Quebrou tudo, até uma porta de vidro de um comércio do lado. Acho que foram uns oito homens. O posto da polícia fica a uns 200 metros do banco, aqui no centro, e eles atiraram na viatura. Foi muito tiro", relata uma moradora, que preferiu não se identificar. Uma equipe da Polícia Técnica iniciou perícia banco durante a manhã desta quarta. O valor roubado não foi divulgado. Mortugaba está situada na região de Vitória da Conquista e possui cerca de 12,4 mil habitantes. *Informações do G1

Planalto pode negociar dívida com municípios semelhante ao modo feito com Estados

Quarta, 06 de Julho de 2016 - 12h08

Presidente interino Michel Temer quer negociar dívidas dos municípios

O Palácio do Planalto pode negociar as dívidas dos municípios de modo semelhante àquele com que foram tratadas as dívidas dos Estados. A expectativa é que as conversas comecem depois que o Congresso aprove o projeto de lei do acordo de negociação firmado entre o governo interino de Michel Temer (PMDB) e os governadores. Apesar da possibilidade, a equipe econômica do governo federal tem resistência a voltar a discutir a dívida, de acordo com a Folha. “Não temos espaço fiscal mais. Os municípios foram os maiores beneficiados na primeira rodada de renegociação a partir da lei de 2014, que mudou os indexadores”, afirmou Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro. Segundo Ana, houve uma redução de 65% da dívida das prefeituras e a renegociação com os Estados é “um rescaldo” da rodada com os municípios. O Planalto tem sido pressionado por 180 prefeitos cujas dívidas somam R$ 63 bilhões para ter tratamento igual àquele dado aos Estados – alongamento da dívida em 20 anos com seis meses de carência sobre as parcelas do financiamento. Os prefeitos ameaçam entrar com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para forçar uma negociação.

Liberada emenda de R$ 2,7 milhões de Antônio Brito para o Hospital Prado Valadares

Quarta, 06 de Julho de 2016 - 09h50

Antônio Brito libera emenda. Foto: Blog Marcos Frahm

O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, recebeu R$ 2.708.000,00 para estruturação e aquisição de equipamentos. O recurso é proveniente de emenda parlamentar individual do deputado federal Antonio Brito (PSD-BA), que destinou este montante para cooperar com as obras de reforma e ampliação que o Governo do Estado da Bahia tem realizado na unidade. Com os investimentos do Governo, o HGPV tem proposta de se tornar o maior hospital do interior da Bahia sob gestão própria. Desde 2011, início da sua atuação como deputado federal, Antonio Brito indicou R$ 12.740.316,00 em emendas individuais para Jequié.  Blog Marcos Frahm

Governo estuda mudança na aposentadoria do produtor rural

Terça, 05 de Julho de 2016 - 21h55

Foto:Reprodução

Maior componente do déficit do sistema geral de Previdência, responsável por um "rombo" de R$ 91 bilhões no ano passado, a aposentadoria dos pequenos produtores rurais deverá mudar. O governo estuda alterar a contribuição previdenciária dessas pessoas para, de um lado, reduzir o déficit e, de outro, aumentar a segurança jurídica do contribuinte. Hoje, por causa da dificuldade de comprovar o trabalho no campo, 30,2% das aposentadorias rurais são concedidas por força de decisão judicial. Ainda não há uma proposta fechada para atacar o problema. Mas é bem provável que mude a forma como esses agricultores recolhem para a Previdência. Atualmente, os pequenos produtores rurais recolhem, a título de contribuição previdenciária, o equivalente a 2,1% sobre a receita bruta da venda de sua produção. Quando não vendem, não precisam pagar nada. Uma das alternativas em exame é criar uma contribuição mais permanente, que pode ser um valor fixo. Ela terá de respeitar o fato de o homem do campo ter renda sazonal e, em geral, mais baixa que a do trabalhador urbano. Leia mais 

Sem roupas no verão europeu: Madri cria ‘Dia sem trajes de banho’

Terça, 05 de Julho de 2016 - 21h53

Sem roupas no verão europeu: Madri cria ‘Dia sem trajes de banho’

Foto: Carlos Rosillo / El País

Os moradores da cidade de Madrid, capital da Espanha, poderão celebrar o verão europeu sem os tradicionais trajes de banho. Um e-mail enviado nesta terça-feira (5) pela Direção Geral de Esportes recomenda que 21 distritos da cidade instituam no próximo dia 24 de julho o “Dia sem trajes de banho”, permitindo que os moradores do local possam frequentar, opcionalmente, as piscinas da capital espanhola sem roupa. "Seguindo as instruções do Diretor Geral de Esportes (Departamento dela dependente da Cultura), transferi-los para o seu conhecimento, em propomos a celebração do Dia sem trajes de banho ou Dia do traje de banho opcional, se lhes parecem interessante autorizá-lo em uma das piscinas em seu distrito”, afirma o e-mail. De acordo com o El País, o presidente da Associação para o Desenvolvimento do Naturismo, Ismael Rodrigo, defende que a atividade seja liberada na cidade, já que foi celebrada em vários momentos durante a gestão do ex-prefeito José María Álvarez del Manzano.  

Ilhéus: Flanelinha é preso após cuspir no rosto de juiz

Terça, 05 de Julho de 2016 - 21h52

Foto:Reclame Boca

Um flanelinha foi preso na tarde dessa segunda-feira (04)no centro de Ilhéus acusado de desacato. Segundo o site Reclame Boca, o guardador de carros teria se desentendido com um juiz de direito e em seguida disparou uma cusparada em direção ao rosto do magistrado e da sua esposa.  Ainda segundo o site, o flanelinha, identificado pelo apelido de “Chocolate do Basílio”, teria cuspido no juiz Henirque de Almeida Lyra após ele não concordar com o valor cobrado pelo guardador de carros. “Chocolate” foi preso pela polícia militar e apresentado na sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), onde foi autuado por desacato.  

Jitaúna: Caminhão de cervejaria fica atolado no Bairro Gilda Ramos

Terça, 05 de Julho de 2016 - 18h33

Foto: Jitaúna em Dia

Na manhã desta terça-feira (05/07),um caminhão que presta serviços a uma cervejaria ficou atolado e por pouco não tombou em uma rua do Bairro Gilda Ramos em Jitaúna. O veículo ficou atravessado na rua prestes a tombar em pequena ribanceira, um trator foi ao local para ajudar na retirada do caminhão. De acordo moradores em contato ao Jitauna em Dia a prefeitura fez um patrolamento há cerca de dois meses e jogou um tipo de cascalho que não fixou no barro, com as constantes chuvas a água  abriu nas Ruas valas e várias crateras ficando intransitável para pedestres e veículos. Reclamações já foram feitas ao setor responsavel da Prefeitura, nenhuma resposta foi dada aos moradores. (Jitauna em Dia)

Justiça bloqueia R$ 100 milhões do PT, de Paulo Bernardo e de João Vaccari Neto

Terça, 05 de Julho de 2016 - 18h32

O juiz federal Paulo Bueno de Azevedo, responsável pela Operação Custo Brasil, decretou o bloqueio de R$ 102,678 milhões do Partido dos Trabalhadores, do ex-ministro Paulo Bernardo e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso há mais de um ano na Lava Jato. O valor refere-se ao dinheiro que teria sido desviado do Ministério do Planejamento em um esquema envolvendo a Consist, também atingida pela determinação da Justiça. No despacho, o magistrado afirma que dois delatores diferentes apontam "Vaccari como uma espécie de mentor do esquema de desvio de dinheiro do caso Consist" e o PT como "principal beneficiário do esquema". A Custo Brasil é um desmembramento da Lava Jato que investiga desvios no ministério do Planejamento, comandado por Paulo Bernardo de 2005 a 2011. Segundo a PF, de 2010 a 2015, a pasta superfaturou em quase R$ 103 milhões em contratos com a empresa de tecnologia Consist. Esse dinheiro teria sido usado para pagar propina a servidores, entre eles o ex-ministro, e para abastecer o caixa do PT. *Folha S. Paulo

Justiça suspende obras de reconstrução e interdita ciclovia no Rio

Terça, 05 de Julho de 2016 - 12h00

Justiça suspende obras de reconstrução e interdita ciclovia no Rio

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Justiça Federal determinou que a prefeitura do Rio de Janeiro suspenda a obra de reconstrução do trecho da ciclovia Tim Maia que desabou na Avenida Niemeyer, além de interditar todo o equipamento. No dia 21 de abril, duas pessoas morreram após a ressaca do mar provocar a queda da estrutura. Até o momento, 14 pessoas foram indiciadas por homicídio culposo.  A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público Federal (MPF). Na sentença, o magistrado determina que a prefeitura deverá proibir a utilização de qualquer trecho da ciclovia até que seja concedido um novo licenciamento ambiental, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia. A prefeitura informou que acatará a medida imediatamente, mas que irá recorrer e apresentar todos os esclarecimentos à Justiça. (BN)

Marcada para setembro, vacinação contra paralisia infantil tem público-alvo alterado

Terça, 05 de Julho de 2016 - 11h58

Marcada para setembro, vacinação contra paralisia infantil tem público-alvo alterado

Foto: Cesar Brustolin/ SMCS

A partir da próxima campanha de vacinação, prevista para setembro, apenas crianças entre seis meses e cinco anos de idade que não tenham completado o esquema vacinal contra a poliomielite serão imunizadas. Até a campanha de 2015, todos dessa faixa etária tomavam reforço anual da vacina, como forma de evitar que alguns ficassem sem a dose. Mesmo prevendo o reforço, o Ministério da Saúde enfatizou que as três doses injetáveis já garantem a proteção. Leia esta e outras notícias na coluna Saúde!

Jequié: Prefeito interino Sergio da Gameleira muda o comando da Guarda Municipal

Terça, 05 de Julho de 2016 - 11h36

Guarda Fraga comanda a GM de Jequié

A Guarda Municipal de Jequié-GMJ, passa a ter um novo diretor, o Guarda Adernil  Fraga de Oliveira, foi nomeado pelo prefeito interino Sérgio da Gameleira (PSB), para substituir o Guarda Frankney da Silva Souza, que assumiu o comando em janeiro de 2013, através de eleição direta. Fraga que jitaunense foi o segundo mais votado pelos colegas. (Jequié Réporter)

Firmino Alves: Empresário e sobrinho são encontrados mortos dentro de carro

Terça, 05 de Julho de 2016 - 11h20

Firmino Alves: Empresário e sobrinho são encontrados mortos dentro de carro

Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Um empresário e o sobrinho dele foram encontrados mortos dentro de um carro em Firmino Alves, no Médio Sudoeste baiano. Os dois, Jeone Jesus de Morais, de 37 anos, e Gedson Morais Santos, de 26, tinham marcas de tiros na cabeça. Segundo informações de parentes das vítimas, os corpos foram localizados por populares em uma estrada de terra no caminho para o distrito de Ipiranga, no sábado (2). A suspeita é que eles foram vítimas de emboscada, já que nenhum valor foi levado das vítimas. Os velórios e sepultamentos ocorreram no final da tarde deste domingo (3). Conforme a TV Santa Cruz, o empresário Jeone de Morais era dono de um posto de combustível na cidade e prestava serviço à prefeitura local. Ainda segundo os familiares, ele e o sobrinho Gedson teriam sido assassinados na sexta-feira (1º).