ELEIÇÕES: Ta chegando a Hora

03/10/2012 22:58

ELEIÇÕES: Ta chegando a Hora

Escrito por Neilton Brito

02/10/2012, Terça

A Justiça Eleitoral informa: Durante a votação, é proibida a venda de bebidas alcoólicas, assim como a aglomeração de pessoas com propaganda a favor de determinado candidato, partido ou coligação, conhecida como boca-de-urna. A apuração dos votos começa após o encerramento das votações e pode ser acompanhada pelos sites do Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.

Pessoas com necessidades especiais podem receber apoio no dia da eleição. Em casos onde é imprescindível que o eleitor seja auxiliado a exercer o seu direito de voto, ele poderá ser acompanhado por alguém de sua confiança. O presidente da mesa receptora autorizará a entrada de um acompanhante junto com o eleitor na cabine de votação, permitindo, inclusive, que ele digite os números na urna. A pessoa que ajudará o eleitor portador de necessidades especiais não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou coligação.

A importância de Justificar.

Quem não justificar o voto nas eleições 2012 está sujeito a uma série de penalidades, além de ter o título cancelado e pagar multa, pode até ficar sem receber salário no caso de ser funcionário público.

Daqui a exatos seis dias vão ocorrer às eleições municipais. E os eleitores que não tiverem condições de comparecerem às suas seções eleitorais devem justificar a sua ausência. A boa notícia é que o requerimento de justificativa já está disponível nos cartórios eleitorais e também na internet.

E é bom ficar atento, pois que não justificar a sua ausência no dia das eleições, tem até mais 60 dias para se dirigir até um cartório eleitoral. E se o cidadão deixar de votar em três turnos eleitorais consecutivos, sem justificar, tem o título cancelado, paga multa e tem outras restrições. Não poder regularizar passaporte, não poder regularizar CPF, não fazer empréstimos em bancos públicos, não fazer matrículas em faculdades públicas, no caso de funcionário público não recebe salário, e ainda está sujeito a outras restrições.

Novidade: Cliente poderá limpar seu nome pela internet

Escrito por Neilton Brito

02/10/2012, Terça

A alta da inadimplência fez com que a Serasa Experian criasse mais um canal para o devedor recuperar o crédito, dessa vez pela internet. O feirão limpa nome online começa a funcionar hoje e valerá em todo o Brasil.

O serviço funciona assim: o devedor receberá uma carta de negativação com uma senha. Com o código e o próprio CPF, ele entra no site e tem acesso a todas as suas dívidas com companhias que estiverem usando o sistema. Se aceitar as condições de renegociação, o consumidor poderá imprimir o boleto pela página e pagar a dívida no banco. Se não, deverá procurar a empresa e fazer uma contraproposta – ainda não é possível fazer isso online.

Hoje, o devedor recebe, na carta de negativação, em geral, o número de telefone do callcenter da empresa com a qual tem pendências para liga e tentar regularizar o seu pagamento.

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça

Escrito por Neilton Brito

02/10/2012, Terça

Aparti de hoje (2)  nenhum eleitor poderá ser preso até o próximo dia 9, exceto em flagrante delito ou devido a sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto, de acordo com a legislação eleitoral. Aproximadamente 140 milhões de brasileiros aptos a votar deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador no domingo (7). Três dias antes das eleições, na quinta (4), está fixado o limite para os candidatos fazerem campanhas de rua e comícios.

Também a partir dessa data os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar. Na quinta-feira (4) será o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de  rádio e televisão, assim como em reuniões públicas ou comícios, com a utilização de aparelhagem de som.

Dois dias antes das eleições, na sexta-feira (5), será o último momento para a divulgação paga, na imprensa escrita e na internet, de jornal de propaganda eleitoral. A véspera da votação, no dia 6, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som. (Bahia Noticias)

BA: Professores da rede estadual fazem nova paralisação na quarta (3)

Escrito por Neilton Brito

01/10/2012, Segunda

 

Os professores da rede estadual de ensino devem fazer uma nova paralisação nesta quarta-feira (3). Apesar do fim da greve que durou 115 dias entre abril e agosto deste ano, os professores reivindicam ajustes salariais. A categoria vai realizar manifestações no di da paralisação na capital e no interior do estado. No município de Jitaúna ate o fechamento desta matéria não foi marcada nenhuma assembléia. Na última sexta (28), os professores fizeram uma paralisação em Salvador. “Continuamos (com as paralisações) porque o governo ainda não sentou para negociar. Enquanto isso não acontecer, a gente continua”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira.

Jitaúna: Seleção empata em Itapetinga e classifica para próxima rodada

Escrito por Neilton Brito

01/10/2012, Segunda

A seleção de Jitaúna encerrou  sua participação no Campeonato Intermunicipal 2012, na tarde de domingo (30), com um empate dentro da casa do seu adversario que foi Itapetinga o placar de 1×1. O resultado bom não alterou muinto a tabela ja a classificação do time jitaunense era antecipada.

No domingo proximo (14) será reiniciado com a segunda fase  jogos de ida no sistema de “mata-mata”. No Grupo 5, a classificação final apontou  na liderança do grupo 1º Ipiau, com 21; 2º Itapetinga, 20; 3º Jitaúna, 18 e 4º Itororó, 12. Foram desclassificados Jequié na quinta posição com 8 pontos e Iguaí na sexta com 2 pontos.

Eleição acaba mesmo dia 7  ás 17 horas

Escrito por Neilton Brito

01/10/2012, Segunda

 

No Bahia não se fala no assunto eleições: Todos sabem que no País o voto é obrigatório para todo cidadão alfabetizado que tenha entre 18 e 70 anos. É facultativo para jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos, assim como para os analfabetos e incapacitados de se exprimir na língua nacional.

Portanto, todo cidadão tem o direito de votar e ser votado, desde que satisfaça as exigências legais. No dia do pleito, o eleitor deve estar atento aos horários de votação (8h às 17h, hora local). O cidadão pode se dirigir à seção eleitoral portando apenas um documento de identidade com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas é recomendada.

A eleição só acaba no dia 7 de outubro, quando milhões de brasileiros irão às urnas. Até lá, o eleitor não pode vacilar. Na hora de escolher o futuro prefeito de sua cidade e até mesmo a composição da próxima da câmara municipal, é preciso levar muita coisa em consideração. Neste ano de 2012, o processo eleitoral ganhou mais um ingrediente que reforça essa tese: a forte campanha do Tribunal Superior Eleitoral tentando conscientizar o eleitoral quanto à importância da Lei da Ficha Limpa, que, a rigor, é uma conquista histórica da sociedade brasileira e está definitivamente incorporada ao nosso sistema eleitoral. Nunca se falou tanto em banir políticos com passado sujo. Mas não é somente isso.

Deve, o eleitor, levar em consideração outros aspectos importantes como a capacidade de gerenciamento do candidato, pois não é fácil administrar uma prefeitura, independente do tamanho da cidade. O candidato também deve ser avaliado quanto a sua capacidade de decisão, além de seus valores. Existe uma grande diversidade de valores, mas nesse caso especifico vale destacar os valores éticos (os que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade - solidariedade, honestidade, verdade, lealdade) e valores políticos (justiça, igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade). Avaliação criteriosa é uma necessidade no momento em que o eleitor vai tomar uma decisão tão importante.

Orelhões poderão funcionar com acesso à internet

Escrito por Neilton Brito

01/10/2012, Segunda

Proposta em análise na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende transformar os orelhões em transmissores de wi-fi para desafogar a rede 3G ou em pontos de acesso à internet com visor, para consultar dados como mapas, endereços e telefones.  Já existem orelhões com sinal de wi-fi em testes no Rio de Janeiro. Caberia às concessionárias estabelecer uma forma de cobrança pelo uso desse serviço de telecomunicações.

Também está em discussão elevar a quantidade de meios para pagamento da ligação, com o uso de cartão de crédito e moedas.  Outra proposta prevê a instalação de telas e visores nos orelhões, para que usuários possam, por exemplo, acessar catálogos de telefones e endereços ou procurar a localização de um restaurante. O desafio, de acordo com a conselheira Emília Ribeiro, da Anatel, é o combate ao vandalismo, que danifica boa parte dos orelhões em todo o país.

A intenção é aumentar o uso do orelhão das grandes cidades, onde existem 225 mil aparelhos, e tornar o negócio rentável às concessionárias, contou a conselheira do órgão regulador e relatora da proposta. Os orelhões, porém, só lutam contra o desprestígio nos grandes centros. No interior, há locais que contam apenas com eles para que a população possa se comunicar. Nessas áreas se concentram 760 mil terminais de telefone público. Agência Brasil

31 mil policiais no dia das eleições em toda a Bahia

Escrito por Neilton Brito

01/10/2012, Segunda

A Polícia Militar anunciou que usará 31.512 policiais e bombeiros na Operação Eleições 2012 em todo o estado. No sul da Bahia, os municípios que terão maior quantidade de homens nas ruas são Itabuna e Ilhéus. Também devem receber reforços Canavieiras, Camacan, Itacaré, Ibicaraí, Coaraci, Itajuípe, Pau Brasil e Una. Os policiais vão atuar no cumprimento da lei, que proíbe boca de urna e venda de bebidas alcoólicas.

De acordo com o comando geral da PM, o esquema especial de segurança teve início com o policiamento no período da campanha eleitoral, nos comícios, shows e eventos já realizados. As ações da PM terão continuidade com a escolta das urnas eleitorais até os locais de votação e sua guarda até o início dos trabalhos eleitorais pelos presidentes das Mesas Receptoras. No dia da votação, 7 de outubro, o policiamento será montado a partir das 7 horas, a uma distância de 100 metros de cada seção eleitoral. (A região) 

Jitaúna: Em 8 anos apenas 45 casas foram entregues a população

Escrito por Neilton Brito

29/09/2012, Sábado

Casas que foram entregues a população desta forma foto acima.

O governo municipal de Jitaúna tem mostrado pouco compromisso com a população em relação à moradia. Não bastasse a goleada que o governo municipal Jitaunense tem tomado de cidades circunvizinhas em relação ao número de casas populares construídas e entregues à população, as poucas residências que começaram a ser erguidas foram entregues ainda em fase de acabamento.

E somente meses depois moradores já dentro de suas residências é que o prefeito pediu para concluir as obras. As casas do Loteamento Gilda Ramos às margens da BR 330 há aproximadamente três anos atrás foi entregue aos moradores sem energia elétrica, água encanada e esgotamento sanitário os mesmos foram residir no local com muita dificuldade.

Enquanto em Jitaúna concluiu e entregou 45 casas populares chegando aos oito anos da atual gestão em compasso de espera, confira quantas casas foram entregues em cidades da região em apenas quatro anos de mandato.

Detalhe: Todos os municípios citados (Com exceção de Jequié) são menores do que Jitaúna em população e faturamento.

Jitaúna - 45

Barra do Rocha - 80

Aiquara - 192

Ibirataia - Cerca de 200

Jequié -  Cerca de 4 mil casas

(Jitaúna Em Dia/Adpitado)

Jitaúna: Jovem é agredido com bastão de bandeira

Escrito por Neilton Brito

29/09/2012, Sábado

 

A política em Jitaúna nos últimos dias tem ficado um tanto emocionante e também violenta. “ Nesta manha de sábado (29) um jovem conhecido como “Sinho” que conduzia uma motocicleta de cor preta e placa não anotada contendo um som da coligação” Agora e so vitoria” foi brutalmente agredido por um homem de pré nome Nildo funcionário da Prefeitura Municipal de Jitaúna que conduzia um veiculo de placa não anotada o mesmo parou na BR 330 e desferiu um golpe em Sinho com um mastro de bandeira de sua coligação.

A vítima foi conduzida ao Hospital Nossa Senhora de Fátima onde foram prestados os primeiros atendimentos já que o jovem sofreu um corte profundo na região do crânio. (Jitaúna Em Dia)

Morre a apresentadora Hebe Camargo aos 83 anos

Escrito por Neilton Brito

29/09/2012, Sábado

VÍDEOS: reveja momentos (TV Globo)

A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Ela morreu ao se deitar para dormir, nesta madrugada.

Hebe ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos, contudo,  passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Um dos maiores íncones da TV brasileira, a morte da apresentadora causa repercussão entre artistas brasileiros nesta tarde. 

A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: “Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade. De Portugal, aonde vim trabalhar, estou dolorida na alma”, escreveu. "Perdemos a grande diva da televisão brasileira", disse a atriz Suzana Vieira. Políticos também homenagearam a diva. "Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. 

O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf. Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tornou popular a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá. G1

Jitaúna: Candidata da coligação "Unidos pelo bem de Jitaúna" não comparece ao debate na 105 FM

Escrito por Neilton Brito

29/09/2012, Sábado

 Edson (PT) confirmou presença enquanto a candidata Patrícia (PP) não participou

O debate promovido pela Rádio 105 Jitaúna FM realizado no final da tarde de sexta (28) o debate seria entre candidatos a prefeito na cidade. Como era esperado os dois candidatos poderiam estar frente a frente se enganou quem pensava desta forma. A candidata a prefeita Patrícia Almeida do (PP), faltou ao evento e sua assessoria não informou o motivo para a direção do debate.

Um debate que poderia mostrar aos eleitores propostas políticas para população Jitaunense. Somente compareceu ao debate o candidato Edson Silva do (PT).  O mediador Wilson Novaes Júnior informou que a candidata estava ciente do debate em que foi convidada, uma vez que não é obrigatório o comparecimento “em tese”, que ao mesmo tempo falar de seus projetos que estão a sair do papel e debater cara a cara com o oponente nada mais é que um direito do eleitor ouvir as partes e decidir em quem dar o voto de confiança. Nas dependências da 105 Fm estavam apenas o unico candidato do (PT) e seus assessores e membros da imprensa local.

Edson Silva respondeu questões sobre educação, saúde, infra-estrutura. O tempo de resposta para cada pergunta era de cinco minutos. Ausência da candidata Patrícia Almeida repercute nas redes sociais e foi duramente criticada.

Súmula

O debate entre candidatos é de suma importância para que o eleitor possa conhecer as propostas de governo, suas ideologias e a capacidade dos candidatos em lidar com a gestão pública e os graves problemas sociais que precisam de soluções rápidas e eficientes por parte dos administradores.

Baseado neste conceito, o candidato que, por um motivo ou outro deixa de comparecer em um debate, demonstra insegurança, o que acaba deixando os eleitores sem chance de analisar seu perfil e a responsabilidade deste candidato com sua cidade a qual pretende administrar. (Jitaúna Em Dia)