CRIANÇA DE APENAS TRÊS ANOS MORRE ATROPELADA EM PALMEIRINHA

19/04/2012 09:40

17/Abril/ 2012

REDA EM JEQUIÉ PODE SER SUSPENSO, MP REQUER SUSPENSÃO E ANULAÇÃO DE CONTRATAÇÕES SEM CONCURSO

Escrito por Neilton Brito

17/04/2012, Terça

Através do MP a Prefeitura Municipal de Jequié pode ter que suspender a seleção pública para provimento de vagas no quadro municipal, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), e anular todas as contratações realizadas sem concurso público, em desacordo com as normas constitucionais. É o quer requer, em caráter liminar, o Ministério Público estadual, em Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor de Justiça Marcos Santos Alves Peixoto, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Jequié. A seleção, cuja suspensão é requerida pelo MP, teve seu edital publicado no Diário Oficial do Município de Jequié no dia 2 de abril, disponibilizando 228 vagas para diversos cargos que, segundo o promotor de Justiça, “deveriam ser providos por concurso público de provas e títulos”, como advogado, assistente social, enfermeiro, psicólogo e fonoaudiólogo. O Promotor pede na ação que o Município de Jequié realize concursos públicos para o preenchimento dos cargos ou empregos públicos que estejam vagos. Em Inquérito Civil Público, o MP constatou que o Município de Jequié vem descumprindo “de forma ostensiva” o dever constitucional de realizar concurso público para a contratação de servidores, mantendo diversos trabalhadores em situação irregular.

Após expedir diversos ofícios, o MP recebeu da Prefeitura a relação das pessoas que prestavam serviços na administração pública, constatando para “grande surpresa” do promotor de Justiça que “boa parte do pessoal é composta por contratados que exercem funções afetas a cargos públicos, que deveriam ser preenchidas por concurso público”. Antes de ajuizar a ação, o MP expediu recomendação administrativa em 28 setembro de 2011, com adendo em 05 de outubro, para que o prefeito Luiz Amaral promovesse, num prazo de 240 dias, a realização de concurso público. A íntegra da ação está no site http://www.mp.ba.gov.br/. MP determina que caso a solicitação seja acatada pela Justiça, a Prefeitura terá ainda que restituir aos candidatos os valores pagos a título de taxa de inscrição. (Jequié Reporter)

GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS ESTÁ MANTIDA. 1,1 MILHÃO DE ALUNOS SEM AULAS

Escrito por Neilton Brito

17/04/2012, Terça

Greve mão 150x150 Greve: nem marchinha de carnaval

A greve dos professores continua nesta terça (17) na capital e em municipios do interior por conta da greve o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) recorreu, na segunda (16) da determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), publicada na última sexta-feira (13), que julgou a greve dos professores ilegal e pediu a suspensão da paralisação. No mesmo dia o sindicato encaminhou aos deputados solicitação para a retirada do projeto enviado pelo governo do Estado que fixa o subsídio para a carreira do professor com titulação em ensino médio específico completo ou licenciatura de curta duração e de professor não licenciado. A previsão é de que, a urgência do projeto será votada na terça (17), na Assembleia Legislativa do estado. De acordo com o presidente da APLB, Rui Oliveira, a greve está mantida. Representantes do sindicato receberam, na manhã de segunda, a notificação sobre a determinação e, imediatamente, recorreram do decreto. O presidente da APLB afirmou que a decisão de manter a greve foi tomada em conjunto com o comando grevista e que só será suspensa após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). (Bahia Noticias)

Em Jitaúna os principais colegios Valmir Oiveira Gomes (CEVOG) e Colegio Gilda Ramos dos Santos (CGREJS) estão com as aulas normal nesta terça (17) e avisa aos alunos para comparecerem que as aulas estão acontecendo.

CRIANÇA DE APENAS TRÊS ANOS MORRE ATROPELADA EM PALMEIRINHA

Escrito por Neilton Brito

17/04/2012, Terça

(Fotos PM Jitaúna)

Uma fatalidade ocorrida nesta na manhã desta terça-feira (17) por volta das 8h20, no distrito de Palmeirinha. Tirou a vida de uma criança de três anos que morreu após ter sido atropelada, O garoto de iniciais A.S.M foi levado para o Hospital Nossa Senhora de Fátima em Jitaúna más não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. O motorista do carro, Paulo Brito dos Reis, 57 anos, estava fazendo a manobra do seu veiculo um Toyota Bandeirante cor cinza de placa policial JLM 2338 não percebeu quando o garoto se aproximou no fundo do carro e acabou sendo atropelado. Paulo prestou socorro e a conduziu ao Hospital. A mãe Paloma Farias Moreira após ver o ocorrido passou mau e acabou sendo também conduzida ao Hospital e medicada pois a mesma esta em resguardo por ter tido filho recentemente há cerca de vinte dias. O Veiculo esta detido no pátio do pelotão da Policia Militar. (Jitaúna Em Dia)

Blogueiro e reporter da radio 93 Fm foi agredido em Jaguaquara

Escrito por Neilton Brito

17/04/2012, Terça

O blogueiro e radialista Marcos Frahm foi agredido por Mário Borges, conhecido em Jaguaquara por ”Mário Dentista”, um dos postulantes à sucessão municipal pela legenda do PSD, que na manhã de sábado (7), teria agredido fisicamente em um estabelecimento comercial daquela cidade, o blogueiro e repórter da Rádio 93 FM-Jequié Marcos Souza Silva. Segundo informações prestadas pela vítima da agressão, injustificada e covarde, ele teria adentrado em um estabelecimento localizado no Bairro Muritiba, quando foi abordado pelo agressor que teria se dirigido a ele, reclamando de atuar com parcialidade em seu blog, na postagem de notícias relacionadas com o pré candidato a prefeito do PT, Ricardo Leal, “Lealdade”. Ao tentar explicar a existência de um contrato comercial com a empresa Lealdade e, que todos os pré candidatos recebiam da editoria do blog o mesmo tratamento, inclusive o próprio agressor, já citado como um dos possíveis pré candidatos à sucessão municipal de Jaguaquara, a explicação não foi aceita, tendo Mário Dentista, desferido inesperadamente um soco no radialista, sendo em seguida contido por outras pessoas que estavam em sua companhia. A queixa foi registrada na Delegacia Territorial de Polícia de Jaguaquara, tendo o autor da agressão sido intimado para comparecer à unidade policial afim de prestar esclarecimento, o que não teria acontecido na segunda-feira, 16. A ocorrencia consta nos registros da Delegacia da Polícia Civil de Jaguaquara, ocorrência de número 589/2012. (Jequié Reporter)

Deputado Euclides Fernandes fala sobre atual conjuntura política em entrevista a Jitaúna Fm, e afirma caso o PDT não tenha candidato próprio o partido estará preparado para indicar uma vice

Escrito por Neilton Brito

17/04/2012, Terça

(Foto: Jitaúna Em Dia) Inho, Euclides, Neres e Euclides Junior.

O Deputado estadual Euclides Fernandes (PDT-BA) concedeu nesta segunda-feira (16) uma entrevista para a Rádio Jitaúna Fm. Na entrevista, o apresentador Neilton Brito perguntou para Euclides, como esta sendo o se trabalho á frente da assembléia Legislativa da Bahia, e o que ele observou de mudanças na legislatura atual. O deputado respondeu: “Hoje temos uma conjuntura diferente, mas a minha visão política não mudou”. Atualmente vivemos o período de democracia mais longo de nossa história, e a política vem melhorando a vida do nosso povo.

Em seguida, o deputado afirmou que o partido do PDT caso não tenha um candidato próprio estará pronto para indicar uma vice na política deste ano neste município de Jitaúna. Completou. O deputado destacou o trabalho do vereador Neres Costa neste município que durante o seu mandato tem realizado um trabalho belíssimo, um vereador destemido que esta sempre fiscalizando as contas do município, disse esta sempre enviando pleitos, como a energia rural, o mais recentes foi à iluminação da região da Torre e Riacho do Helioterio zona rural de Jitaúna com o projeto Luz para Todos do governo federal entre outros. Euclides falou ainda dos seus trabalhos na região e disse ainda sobre seu nome cogitado para a disputa a prefeitura de Jequié que ainda esta em conversação. (Jitaúna Em Dia)

 

 

 

 

TORNEIO NA REGIÃO DO HILARIO FOI UM SUCESSO

Escrito por Neilton Brito

17/04/2012, Terça

Na manhã de domingo (15) foi realizado na região do Hilário, zona rural do município, um belíssimo torneio com a participação de dez equipes. O torneio teve inicio por volta das 8h30 com tempo de 20x20 onde as equipes participantes concorriam a um premio. Amigos, torcedores e fanáticos do esporte de todas as regiões compareceram gritavam e torciam por suas equipes. O torneio teve o apoio total do vereador Neres Costa (PDT) que sempre esta dando uma atenção especial aquela comunidade e ao campo que constantemente passa por serias manutenções no campo haja vista que o campo do Hilário depois do estádio Antonio Carlos Magalhães (ACM) e o melhor da região. E por isso nos seus três anos de mandato o vereador tem sempre dado uma atenção aos moradores e aquela região.

As equipes participantes jogavam entre si e quem perdia era eliminada ao fim apenas duas foram finalistas. A equipe dos Passos fez uma final brilhante com a equipe do Alegário. No fim o time Alegario foi o campeão faturando o premio. (Jitaúna Em Dia)