Conclave elege Papa Francisco I que deve vir ao Brasil em julho

15/03/2013 11:40

 

Conclave elege Papa Francisco I que deve vir ao Brasil em julho

Da redação, Neilton Brito 

14/03/2013-Quinta

Com a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio para papa demonstra o reconhecimento da Igreja à América Latina, disse nesta quarta-feira o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O governo brasileiro aguarda a vinda do pontífice para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. “A presidenta Dilma manifestou nossa satisfação pela escolha do papa Francisco, e nós temos de nos alegrar muito como latino-americanos”.

“Este é o primeiro aspecto para nós, da maior importância: o fato histórico de termos pela primeira vez um papa do nosso continente, que é o continente hoje com o maior contingente de católicos no mundo”, disse Carvalho. “O continente começa a ter, finalmente, reconhecimento e uma influência nos destinos da Igreja Católica.” Em nota, a presidente Dilma Rousseff disse que “o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano”, congratulando Francisco. “É com expectativa que os fiéis aguardam a vinda do papa Francisco I ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, em julho.

Essa visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano.”

”Mães poderão ter o mesmo direito dos pais para registrar filhos”

Da redação, Neilton Brito 

14/03/2013-Quinta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei 817/11 que iguala os direitos de pai e de mãe fazer o registro de nascimento dos filhos.

O projeto altera a Lei de Registros, de 1973, que determina ao pai registrar o filho até 15 dias depois do nascimento e que a mãe só pode registrar se o pai estiver impossibilitado. O projeto aprovado estabelece que o registro poderá ser feito pelo pai ou pela mãe, isoladamente ou em conjunto, no prazo de 15 dias. No caso de falta ou impedimento de um dos dois, o outro terá prazo prorrogado por 45 dias para fazer o registro.

Posto do SAC em Jequié deve mudar de endereço

Da redação, Neilton Brito 

14/03/2013-Quinta

O Posto do SAC de Jequié deverá, em alguns dias, mudar de endereço. A informação foi transmitida ao site Jequié e Região pelo jornalista Tiago Henrique. Ele disse ter obtido essa informação na noite desta quarta-feira (13/03/13), de um funcionário da SAEB – Secretaria Estadual de Administração do Estado da Bahia [lotado em Salvador].

Atualmente o SAC funciona na Rua da Itália, em um prédio ao lado do Banco Itaú, devendo ser transferido para o prédio ao lado da ADAB e da EBDA. Segundo o informante, a justificativa é de que o prédio atual não comporta mais as demandas.

Novo Papa e eleito pela Igreja católica

Da redação, Neilton Brito 

13/03/2013-Quarta

Novo Papa é da Argentina; Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco I (Novo Papa é da Argentina; Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco I (Gregorio Borgia/AP))

O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, Francisco I, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada apesar da chuva, o argentino, afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.

Ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, e pediu que os fiéis orassem pelo seu pontificado que se inicia. Francisco I também apelou pela "fraternidade" na Igreja, em sua breve aparição na varanda central da Basílica de São Pedro.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

O novo Papa, um jesuíta de 75 anos, assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram. G1

Jitaúna: Moradores reclamam de lâmpadas queimadas na Rua Saracura

Da redação, Neilton Brito 

13/03/2013-Quarta

Ruas com o mesmo problema com lampadas queimadas nos postes.

Após cerca de dois meses a iluminação da Rua Saracura tem tirado o sono de muitos moradores, três postes queimaram as lâmpadas e completando dois meses não foi trocado as luzes que dão segurança aos moradores locais.

Além de apresentam defeitos constantes a situação ainda e pior, pois a indignação dos moradores agora e constante. Na manhã desta quarta-feira (13) o morador Gildo Gordo que reside há anos no local procurou nossa reportagem para falar do assunto e se mostrou insatisfeito com o fato.

Os moradores pedem aos órgão competente que resolva o problema das reposições de lâmpadas, pois segundo ele, o povo precisa urgente da iluminação na Rua. São centenas de pessoas que passam durante dia e noite e por isso ter uma iluminação boa e fundamental para a segurança dos pedestres. (Jitaúna Em Dia)

Jitaúna: Atletas reclamam da falta de atividades esportivas, Ginásio fechado.

Da redação, Neilton Brito 

13/03/2013-Quarta

Novo Ginasio de esportes construido para atletas na cidade.

Em situação diferente da vivida há anos atrás, o Ginásio de esportes Municipal de Jitaúna sempre que passa por reforma chega agora a demorar em abrir as portas para os atletas que ali praticam o bom e velho futebol de quadra.

Atletas de vários Bairros da cidade procurou nossa reportagem para falar da falta de atividades esportivas. Os mesmos pedem aos responsáveis que possam liberar o Ginásio para as que os jogos possam continuar. (Jitaúna Em Dia)

Partido dos Trabalhadores fará encontro regional em Jequié no dia 24 de março 

Da redação, Neilton Brito 

13/03/2013-Quarta    

O prefeito de Jitaúna se fará presente com seus militantes.

Já em preparativos para as eleições de 2014, o PT da Bahia começa a se mexer, com promoção de encontros regionais. Em Jequié, o partido estará reunido no dia 24 deste mês, com lideranças dos municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá, Ubatã, Itamari, Itiruçu, Jaguaquara, Iramaia, Irajuba e Lafaiete Coutinho.

Em discussão temas como reforma política, regulação da mídia, os 10 anos dos governos Lula/Dilma, alianças políticas, tática eleitoral, andidatura petista, dentre outros. (Jequié e Região)