Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa

03/11/2013 19:13

Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 01/11/2013

Vacinação começa nesta sexta-feira, 1º de novembro

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, tem início a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa na Bahia. Até o fim deste mês, os criadores de gado bovino ou bubalino devem vacinar os animais com até 24 meses de idade, no intuito de evitar o ressurgimento da doença no estado, que é considerado, pelo Ministério da Agricultura, como zona livre da doença. 

O último registro da febre aftosa na Bahia aconteceu há 16 anos.Depois da aplicação da vacina, o produtor tem o prazo de até 15 dias para comparecer às unidades da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), levando a nota fiscal de compra da medicação para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária.

Vale lembrar que mesmo os criadores que não possuam animais nessa faixa etária devem comparecer a Adab para declarar o rebanho. Caso não o faça, está passível de punição.

Bahia: PSB entregará cargos no governo da Bahia

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 01/11/2013

Provável candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, anunciarão juntos, em Salvador, a entrega dos cargos do PSB no governo Jaques Wagner (PT) e o lançamento da pré-candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) a governadora em 2014.  

O evento, antecipado nesta quinta-feira (31) pela coluna Direto da Fonte, ainda não tem data marcada, mas será o primeiro movimento político concreto da dupla. Segundo dirigentes do consórcio PSB/Rede, a ideia é que o lançamento seja feito na abertura do primeiro encontro conjunto dos dois partidos na região Nordeste. (R7)

STJ autoriza prazo de validade para crédito de celular pré-pago

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 01/11/2013

O presidente do (STJ) Superior Tribunal de Justiça, ministro Félix Fischer, suspendeu decisão tomada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que proibia a fixação de prazo de validade para créditos de telefones celulares pré-pagos em todo o país. A decisão proferida na quarta-feira (30) foi divulgada nesta quinta-feira (31) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Justiça Federal decidiu em agosto, após pedido do Ministério Público Federal, que os créditos não poderiam expirar após determinado tempo sem uso, e as decisões foram mantidas. O TRF-1 tinha decidido, inclusive, que os créditos expirados fossem reativados em 30 dias. Ao analisar um recurso apresentado pela Anatel para a suspensão da decisão, o ministro Félix Fischer destacou que é legítima a resolução da Anatel que disciplina o tema.

Para ele, poderia haver prejuízo tanto para empresas quanto para consumidores. "A manutenção do ato decisório ora combatido ocasionará lesão à ordem e à economia pública. [...] Altera aspectos técnicos específicos que foram previstos para proteger com maior eficácia a integridade das relações atinentes à prestação dos serviços de telefonia", justificou, segundo o G1.

Rede critica Dilma por lei que dificulta criação de partidos: 'Interesse pessoal'

Da redação, Jitaúna em Dia

Sexta, 01/11/2013

A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-ministra Marina Silva tentou criar, classificou nesta quinta-feira (31) como "casuística e de interesse pessoal" a decisão da presidente Dilma Rousseff de sancionar a Lei 12.875, que dificulta a criação de novas siglas (veja aqui). "Tenta-se, de todas as formas, limitar os direitos democráticos de todos os cidadãos e de um partido consolidado, com militância, novas ideias, que tem como intuito democratizar a democracia, e que vem de encontro ao fisiologismo praticado pelo governo atual", diz a nota da Rede.

Segundo o Estadão, a lei sancionada por Dilma restringe o acesso de novas siglas a recursos financeiros do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na TV e no rádio. Com a nova norma, os deputados que mudam de um partido para outro durante o mandato só vão carregar consigo o tempo de propaganda e os recursos do fundo nos casos de fusão e incorporação de legendas, e não mais quando um partido for criado. (Fonte: Bahia Noticias/Imagem Divulgação)

Polícia Federal fará paralisação protestando contra boicote oficial do governo

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 31/10/2013

Policiais Federais de todo o país decidiram paralisar as atividades na quina-feira (31/10) em protesto contra o que eles chamam de “Dia das Bruxas da Polícia Federal”. Em aeroportos das capitais, pessoas vestidas como monstros vão distribuir à população panfletos que explicam um suposto boicote oficial aos agentes federais por parte do governo Dilma Rousseff, “como castigo pelas operações anticorrupção”. 

Em outras cidades, concentração e panfletagem acontecerão em frente às unidades da PF. Dirigentes sindicais afirmam que estarão à disposição em todos os locais de mobilização para conceder entrevistas e explicar aos canais de imprensa o descaso que eles afirmam partir do governo federal com os policiais federais dos cargos de agente, escrivão e papiloscopista. O foco do movimento, segundo a PF, é a conscientização da sociedade. Atividades consideradas urgentes, inadiáveis ou de atendimento ao público serão preservadas, “pois não se objetiva prejudicar a população”, avisam.

Prefeitura de Jitaúna antecipa Feira Livre

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 31/10/2013

A Prefeitura de Jitaúna antecipou a Feira Livre de sábado (02) para sexta-feira (01/10), devido à celebração do Feriado de Finados que ocorre nacionalmente no sábado.Este será o terceiro feriado que acontece no sábado em 2013. 

Segundo informações alguns comerciantes que não gostaram da antecipação da feira livre de sábado para sexta feira, mas trata-se de um feriado nacional onde lei tem que ser cumprida. 

Jitaúna:Veiculo foi furtado em frente à residência.

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 31/10/2013

Um Veiculo modelo Gol bola quadrado, de cor branca placa policial JLG - 7121 com licença de Jitaúna-Ba, foi furtado na madrugada de quarta-feira (30), segundo informações, homens empurraram o carro para a outra rua e fizeram uma ligação direta e fugiram sentido Ipiaú. 

O automóvel tem adesivos nas portas da empresa Alpha Transportes o carro pertence a Mirtim Hilario.(Jitaúna em Dia/Imagem Ilustrativa)

Adolescente foi resgatada de ritual de “Magia Negra” em Ibirapuã

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 31/10/2013

Um fato inusitado chamou a atenção do Conselho Tutelar e da Polícia Militar de Ibirapuã, extremo sul da Bahia. Denúncias davam conta que uma adolescente de 17 anos era mantida na casa de um idoso para rituais de magia negra.  A adolescente foi levada pelo próprio pai, Anizío Almeida, para a casa de um idoso conhecido  pelo nome de José Josino, para realizar um tratamento espiritual, pois segundo o pai a adolescente  estava perturbada.  

Na casa de José Josino, a adolescente participava de rituais com banho de sangue de bodes e galinhas, sacrificados no ritual. A adolescente falou para os conselheiros e a polícia que era abusada sexualmente pelo macumbeiro que dizia estar possuído pelo espírito do namorado da jovem, morto há seis meses. A adolescente era mantida na casa sozinha com o idoso que é cego, segundo a menor, e dividiam a mesma cama. Só  uma mulher visitava a casa periodicamente. 

O pai falou para os conselheiros e para a polícia que entregou a filha para o macumbeiro porque ela estava perturbada.  A polícia está investigando o caso que já foi levando ao ministério público. A adolescente está recebendo tratamento médico e psicológico. (Sulbahianews)

Jequié: Ciclista morre ao ser atropelado por caçamba

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 31/10/2013

Por volta das 15h de quarta-feira (30), Zenildo Souza Santos, 55 anos, morreu após ser atropelado por uma  caçamba azul, placa policial JSU 9518 conduzida por Edvaldo Sena de Jesus, na Rua 15 de Novembro. O ciclista, que residia na Rua Albertino Pereira (região da Banca), fazia o cruzamento da via com sentido a Travessa Costa Brito, quando foi atingido pelo veículo que trafegava na direção do bairro São José. 

O motorista da caçamba tentou fugir do local para sair do flagrante mas,  foi detido por policiais militares e conduzido à Delegacia de Polícia. Moradores da área onde ocorreu o acidente, cobram a instalação de um redutor de velocidade na área. (Jequié Repórter)

Vereador que disse que mendigo deveria ser 'ração de peixe' é indiciado

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 31/10/2013

Vereador que disse que mendigo deveria ser 'ração de peixe' é indiciado

Após instaurar inquérito  para apurar a conduta do vereador de Piraí (RJ) José Paulo Carvalho Oliveira, o Russo (PT do B), o delegado titular da 94ª DP, Marcelo Haddad indiciou o edil por apologia ao crime, segundo o Globo. Russo disse em plenário que  “mendigo tinha que virar ração de peixe”durante discurso no qual defendia que morador de rua não deve votar.

A declaração foi feita no último dia 9 de outubro, após discurso na tribuna da Câmara local. O vídeo foi postado no Youtube e compartilhado por milhares de pessoas. Apesar do indiciamento, o delegado acredita que o vereador não será punido, pois tem privilégios garantidos, como a inviolabilidade de suas palavras no exercício do mandato.

'Violência dos mascarados não é democrática', opina Dilma sobre manifestações

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 30/10/2013

'Violência dos mascarados não é democrática', opina Dilma sobre manifestações

Foto: Fernando Frazão/ ABr

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (30) que os atos de violência praticados por mascarados durante protestos são antidemocráticos. Em entrevista a rádios do Paraná, a gestora defendeu manifestações sem violência e destruição do patrimônio público e privado. “Antes de tudo, quero dizer que defendo manifestações democráticas, mas acredito que a violência dos mascarados não é democrática.

É antidemocrática e tem que ser coibida”, pontuou a presidente, ao completar que “órgãos responsáveis coíbam a violência para que não haja risco às pessoas nem ataques ao patrimônio público e privado”. Dilma participa às 11h desta quarta da cerimônia comemorativa dos dez anos do programa Bolsa Família, no Museu da República, em Brasília.

Jitaúna: Homem se suicida em arvore.

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 30/10/2013

Nivaldo Alves Santos, 47 anos, foi encontrado morto após cometer suicídio em Jitaúna, o fato ocorreu na manhã de terça-feira (29), por volta das 06hs na fazenda Miracema próximo a Vilazina zona rural da cidade.

Nivaldo amarrou uma corda no pescoço e se enforcou em uma arvore próximo de sua casa. Segundo informações passadas a nossa reportagem pela Policia atraves do agente Uanderson, o homem teria recebido uma traição de sua esposa que em seguida se separou, familiares estão abalados com o que aconteceu. A Policia Tecnica esteve no local realizando o levantamento cadavérico. (Jitaúna em Dia)

Sete pessoas morrem em acidente com carro que voltava de funeral em Ipirá

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 30/10/2013

Pelo menos sete pessoas morreram e 8 ficaram feridas em um grave acidente na BA-414, que liga Pintadas a Ipirá, na tarde desta terça-feira (29). Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu com um furgão que vinha de um velório em Ipirá.

A primeira informação é de que o furgão teria tido um problema com um dos pneus e logo depois o motorista perdeu o controle e o veículo capotou. Quatro pessoas morreram ainda no local. Outras duas morreram depois de receber socorro. Os feridos foram levados para um hospital da região, não divulgado. (Portal Jaguari)

Itaberaba: Fezes humanas foram encontradas na geladeira da Câmara

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 30/10/2013

A Câmara de Vereadores de Itaberaba abriu sindicância para tentar descobrir quem é o autor das fezes encontradas na geladeira da casa. Suspeita-se que o fato tenha ocorrido entre os dias 12 e 14 de outubro. Apesar de contar com o sistema de monitoramento no prédio não há imagens da ocorrência. Os vereadores esperam solucionar o caso até o próximo dia 15 de novembro.

O caso gerou brincadeiras e piadas nas redes sociais. A Portaria N° 29/2013 assinada pelo presidente da Câmara, Zenilton Nascimento Aragão, diz que a finalidade da sindicância é apurar irregularidade relativo ao encontro da matéria fecal dentro do refrigerador da cantina do Anexo do Poder Legislativo.

MEC divulga gabarito do Enem 2013

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 30/10/2013

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça-feira (29) o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem), um dia antes do esperado. As respostas de cada tipo de teste podem ser acessadas no site do Enem. O resultado individual das provas, que inclui a nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro. Acesse http://portal.inep.gov.br/enem

Planalto: Homem mata mulher com um martelo e se suicidou

Da redação, Jitaúna em Dia

Terça, 29/10/2013

Por volta das 20h30 de domingo (27/10/2013), a guarnição de Policia em serviço no município de Planalto deslocou até o Povoado do Inácio, zona rural da cidade, onde foi constatado que o senhor Gilberto Jose dos Santos Vieira, 32 anos, que residia no Sitio do Recanto, assassinou a golpes de martelo, sua esposa a senhora Eliene Oliveira de Jesus, 26 anos e em seguida cometeu suicídio utilizando uma espingarda de fabricação artesanal. (Junior Mascote)

Segundo Mercadante, apenas em um próximo PNE será possível atingir a meta. Em setembro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. O primeiro repasse, de R$ 770 milhões, deverá ser feito ainda em 2013; chegando a R$ 19,96 bilhões, em 2022, e a um total de R$ 112,25 bilhões em dez anos. Com informações da Agência Brasil.