Bahia tem 2 mil casos de violência doméstica

19/05/2013 18:10

 

Bahia tem 2 mil casos de violência doméstica

Da redação, Neilton Brito 

Sexta, 17/05/2013

Os municípios baianos registraram cerca de 2 mil casos de violência doméstica ou sexual neste ano. Salvador teve quase metade das ocorrências, com 915 vítimas. No interior, lideram em notificações os municípios de Santo Antônio de Jesus, Itapetinga e Feira de Santana, que juntos somam 318 ocorrências. Desse total, 167 foram em Feira.

No sul da Bahia, já foram notificados casos de violência doméstica ou sexual em Buerarema, Ibirataia, Ibicuí, Ilhéus, Itabuna e Pau Brasil. Esses municípios somaram 28 ocorrências, das quais 8 em Itabuna e 7 em Pau Brasil. A violência doméstica causou 31 mortes na Bahia. A maioria dos acusados são ex-maridos, ex-namorados, padrastos, primos, tios, irmãos, maridos e namorados. Cerca de 55% das vítimas da violência doméstica ou sexual são do sexo feminino. A maioria são crianças, adolescentes e idosos. (A Região)

Jequié: Encontro regional do PT traz três pré-candidatos

Da redação, Neilton Brito 

Sexta, 17/05/2013

O Partido dos Trabalhadores (PT) estará reunindo filiado neste sábado (18), a partir das 9h, Encontro Regional, na Câmara de Vereadores de Jequié. Estarão presentes o presidente estadual da sigla, Jonas Paulo, juntamente com  os pré-candidatos do PT, ao governo da Bahia, Gabrieli, Luiz Caetano e o Senador Pinheiro. No encontro será  discutindo a conjuntura estadual, a reforma politica e a sucessão estadual.

O vice-prefeito Sérgio Gameleira e os vereadores Deyvison Batista, Pé Rôxo e o  Dr. Wanderley estarão presentes. O PT  municipal é presidido por Carlos André. Gabrielle, Caetano e o senador Pinheiro estarão sábado (18) em Jequié. (Jequié Reporter)

Está chegando a hora, e neste domingo dia 19 Gasparzinho

Quem vai? E o Blog Jitauna em Dia levando você para todos os eventos da região em parceria com Índio da Carne...acessem deixe seu nome e endereço no e-mail do blog e concorram a camisas.

Lei que define tratamento de câncer no SUS entra em vigor no dia 23

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 16/05/2013

Os pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. A regulamentação da Lei 12.732/12, que determina o prazo, foi detalhada nesta quinta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, informa a Agência Brasil. A legislação entra em vigor no próximo dia 23. Na tentativa de auxiliar estados e municípios a gerir os serviços oncológicos da rede pública, a pasta anunciou a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan). 

O software, disponível gratuitamente para as secretarias de Saúde esta semana vai reunir o histórico do paciente e do tratamento. “É um acompanhamento em tempo real do que acontece nos serviços de saúde”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “[Isso] inaugura uma nova etapa no tratamento do câncer no país”, completou. A previsão do governo é que, a partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer no país sejam feitos pelo Siscan. Segundo Padilha, estados e municípios que não implantarem o sistema até o fim do ano terão suspensos os repasses feitos para atendimento oncológico.

Laudo da Pericia diz: Motorista deve ter cochilado ao volante

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 16/05/2013

O acidente matou dez pessoas.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou perícia no local do acidente que deixou 10 mortos na BR-101, no início da manhã desta quarta-feira (15), e aguarda imagens do sistema de telemetria e GPS do ônibus para concluir o laudo. O perito criminal Bruno Mello, do DPT de Teixeira de Freitas, levanta a hipótese de que o motorista tenha perdido a atenção antes do acidente. “Acredito que ele tenha dormido ou passado mal e, por isso, não teve como manter a direção. Mas nós só vamos concluir o que houve quando chegarem as imagens”, diz. 

O ônibus da Viação Águia Branca capotou após uma curva e caiu em uma ribanceira no km 896, entre as cidades de Caravelas e Teixeira de Freitas, por volta de 5h20. A perícia constatou por meio do tacógrafo que o veículo estava a 80 km/h. A velocidade máxima permitida na pista é de 90 km/h. Segundo o perito, a suspeita de que a neblina tenha atrapalhado a visão do motorista não está sendo considerada. “A neblina é comum nesta época, porém não deve ter impedido a visão do motorista. Cem metros antes do local do acidente tem uma placa bem grande indicando a curva. 

A neblina teria atrapalhado se o ônibus estive em uma velocidade alta, mas, pela velocidade que estava, dava para o motorista desviar ainda que não tivesse enxergado a placa”, afirma. O ônibus passou direito na curva e caiu na ribanceira. Nove pessoas morreram no local, incluindo o motorista Maurício de Souza, 45 anos. Uma mulher ainda não identificada morreu ao dar entrada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Fonte: Correio.

Dia 8 de Junho tem Luxúria em Ipiaú.

Jitaunense se prepare, Coelba vai adotar novo modelo de caixa de medição

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 16/05/2013

A Coelba passa a adotar um novo modelo de caixa de medição para atender às solicitações de ligação de energia. A partir do dia 1º de junho, será exigida a nova caixa que, em conjunto com o sistema de aterramento, condutores e outros acessórios, compõem o padrão de entrada necessário à energização das instalações elétricas de um imóvel.

A instalação do padrão de entrada é de responsabilidade do cliente. A Coelba não fará a ligação de novas unidades consumidoras fora das conformidades. A nova caixa já está disponível em estabelecimentos que comercializam material de construção em todo o Estado. As antigas caixas só precisam ser trocadas à medida que o desgaste natural exija a sua substituição. (Coelba)

Municípios deverão acabar com lixões até 2014

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 16/05/2013

O lixão de Jitaúna fica localizado em uma zona rural da cidade. (Foto: JED)

Assim como Jitaúna municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itapé, Ibicaraí, Coaraci, Itacaré, Santa Luzia, São José da Vitória, Mascote e Itaju da Colônia têm pouco mais de um ano para acabar com os lixões.

Mas a implantação da lei de resíduos sólidos ainda é um sonho. Segundo a lei federal, o projeto deve ser elaborado levando em conta saúde pública, preservações de mananciais e recursos hídricos.

Deve prever coleta seletiva, reciclagem, política de recolhimento de material pelas indústrias.

A presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, alerta que o não cumprimento da lei apresenta ilegalidade, com perda de recursos para saneamento. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos prevê a eliminação dos lixões a céu aberto até agosto de 2014. Maria Quitéria destaca que uma das alternativas é a formação de consórcios pelos municípios. 

Homem é assassinado na porta de casa em Aiquara

Da redação, Neilton Brito 

Quinta, 16/05/2013

Foi assassinado na noite desta quarta-feira (15), com aproximadamente 04 tiros, Tiago Lisvoa Santiago, 23 anos, morador da cidade de Aiquara. Segundo informações preliminares, Tiago estava na porta de sua residência, situada na Avenida Santa Rita quando dois homens a bordo de uma motocicleta não identificada dispararam vários disparos de arma de fogo contra sua pessoa. Tiago não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Policiais Militares de plantão realizaram rondas e abordagens a fim de prender os assassinados, mas não obtiveram êxito. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado e fez o levantamento cadavérico. Tiago tinha passagens por roubo na cidade de São Paulo e estava sendo investigado sobre seu envolvimento com o tráfico de drogas na cidade. (Ocorrência Policial)