Azaléia/Vulcabrás fecha dez unidades na Bahia e demite quatro mil

04/12/2012 10:13

Azaléia/Vulcabrás fecha dez unidades na Bahia e demite quatro mil

Da Redação, Neilton Brito

03/12/2012, Segunda

A Vulcabrás/Azaléia com matriz na cidade de Itapetinga fechou 12 plantas industriais de 10 filiais localizadas nos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itapetinga Itororó e Macarani. Em Itapetinga foi mantida funcionando apenas a matriz.  Com a decisão, que foi anunciada na última sexta-feira (30/11), cerca de 4 mil colaboradores estão demitidos.

Em nota encaminhada à imprensa, a empresa informou que foram feitos vários esforços na tentativa de preservar a competitividade, mesmo assim vem registrando sucessivos e elevados prejuízos financeiros em decorrência do aumento da competição, causado pela excessiva entrada de produtos importados a preços muito baixos, não compatíveis com a estrutura de custos da empresa na Bahia. “Por essa razão, a Empresa está implementando uma complexa estratégia de reestruturação das operações industriais na Bahia. Esse processo implica na desativação das operações industriais das suas filiais neste estado, concentrando suas atividades na matriz em Itapetinga”, diz a nota. (A Tarde)

Itagibá e uma das cidades que está entre as mais se desenvolveram na Bahia

Da Redação, Neilton Brito

03/12/2012, Segunda

Em Itagibá emprego e renda foi o item responsável pela ascensão de cinco dos dez municípios que mais evoluíram na Bahia. O município de Itagibá, por exemplo, cresceu de 0,2 para 0,75 em 10 anos, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O município está na lista dos 20 que mais se desenvolveram no estado, ocupando a 13ª posição. Um dos motivos que favoreceu o crescimento do município, foi a instalação da Mineradora Mirabela.

Ainda na Bahia outros cinco municípios estão entre os 15 piores do Brasil: Gongogi, Mansidão, Pilão Arcado, Arataca e Tabocas do Brejo Velho (ordenados do pior para o melhor colocado). Para determinar o índice de desenvolvimento dos municípios, a Firjan considerou três indicadores: emprego e renda, educação e saúde, atribuindo notas de 0 a 1 a cada um deles. Os dados se referem ao ano de 2010.

No caso de Tremedal, por exemplo, o índice mais crítico foi o de emprego e renda, que obteve nota 0,1. “Aqui não tem investimento privado nenhum. Dos 17,7 mil habitantes, 1,5 mil trabalham na prefeitura e outros 4 mil vivem do Bolsa Família. A maioria vai embora para São Paulo, sempre foi assim” , relata O prefeito de Tremedal, José Bahia (PP). (Correio da Bahia)

São Francisco e Coarací decidem o Intermunicipal 2012

Da Redação, Durval Miranda

03/12/2012, Segunda

São Francisco do Conde e Coarací farão a decisão do Intermunicipal 2012. As duas Seleções eliminaram Santo Amaro e Ubaitaba na tarde deste domingo (2), pela rodada de volta das semifinais. Em Santo Amaro, o confronto foi marcado mais uma vez pelo equilíbrio entre os dois semifinalistas. Mas, São Francisco do Conde conseguiu segurar o empate sem gols. Como venceram o jogo de ida por 1 a 0, os atuais campeões se garantiram na busca pelo bicampeonato. 

Já em Ubaitaba, a Seleção local foi valente conquistou o triunfo por 2 a 1. Mas, como venceu o duelo de ida por 2 a 0, Coarací avançou para lutar por seu segundo título da competição depois de 11 anos.
 
Com a melhor campanha, Coarací decidirá o Campeonato diante do seu torcedor. O jogo de ida da grande decisão será em São Francisco do Conde, no próximo domingo (9), às 15h. O campeão da edição 2012 do Intermunicipal será conhecido em 16 de dezembro, no Estádio Municipal de Coarací.
 
Confira o resultado final das semifinais:
 
Santo Amaro 0 x 0 São Francisco do Conde - volta
São Francisco do Conde 1 x 0 Santo Amaro - ida
 
Ubaitaba 2 x 1 Coarací - volta
Coarací 2 x 0 Ubaitaba - ida

CONFIRA OS JOGOS DA FINAL:

09/12 - SÃO FRANCISCO DO CONDE    X    COARACI

16/12 - COARACI    X    SÃO FRANCISCO DO CONDE

Prefeito é cassado por usar rádio pirata

Da Redação, Durval Miranda

30/11/2012, Sexta

O prefeito reeleito de João Dourado, no norte da Bahia, Rui Dourado (PMDB), e seu vice Abimael Dourado Lima Júnior (PSD) foram cassados nesta quinta-feira por ter usado uma rádio pirata durante a campanha.

Rui Dourado usava a emissora para veicular sua propaganda eleitoral e transmitir seus comícios, tudo com divulgação na internet. A decisão foi do juiz da 199ª Zona Eleitoral, Marcon Roubert da Silva.

Ele também declarou a inelegibilidade da dupla por 8 anos. O prefeito deve deixar o cargo no dia 31 de dezembro e uma nova eleição será realizada. O cargo será assumido, interinamente, pelo futuro presidente da Câmara. Ele ainda não está definido, pois sua eleição será em 1º de janeiro.

Rui Dourado e Abimael Dourado ainda foram denunciados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF) pela rádio pirata. Com informações do Bahia Notícias.( A REGIÃO )

PF multa bancos em R$ 1,57 milhão por descumprimento de normas de segurança

Da Redação, Durval Miranda

30/11/2012, Sexta

A PF (Polícia Federal) multou na última quinta-feira (29) 12 instituições bancárias em R$ 1,57 milhão por descumprimento de normas de segurança, como quantidade insuficiente de vigilantes, planos de segurança não renovados, alarmes inoperantes, inauguração de agências sem aprovação de plano de segurança e cerceamento da fiscalização de policiais federais.

Houve  aplicação de penalidades contra empresas de segurança, vigilância, transporte de valores e também de cursos de formação de vigilantes. As medidas foram definidas durante a 95ª reunião da CCASP (Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada), em Brasília.

A reunião foi presidida pelo coordenador-geral de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal, delegado Clyton Eustáquio Xavier.

"Essas multas confirmam mais uma vez que os bancos tratam com negligência a segurança dos estabelecimentos", ressalta Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa e representante da Contraf-CUT na CCASP, segundo informações da assessoria de imprensa da PF.