7 de novembro: Dia do Radialista que é comemorado em duas datas

08/11/2013 10:33

7 de novembro: Dia do Radialista que é comemorado em duas datas

Da redação, Jitaúna em Dia

Quinta, 07/11/2013

O Blog Jitaúna em Dia parabeniza todos os radialista da cidade e região pelo dia.

Muitos sindicatos de radialistas e profissionais do setor no Brasil continuam reverenciando a data de 21 de setembro, como Dia do Radialista, porém a Lei Nº 11.327, de 24 de julho de 2006, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro.

Com a mudança imposta pela lei federal em 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O 21 de setembro tornou-se uma data simbólica e 7 de novembro é a oficial. A mudança aconteceu em homenagem a data natalícia do músico e radialista Ary Barroso.

Jitaúna: Idoso é atropelado por motocicleta na BR-330

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 06/11/2013

O idoso caiu na rodovia. (Foto: Facebook)

Por volta das 08hs, desta quarta-feira (06/11) um idoso de pré nome Domingos, foi atropelado por uma motocicleta de dados ignorados na BR-330, imediações da Escola Rômulo Galvão de Carvalho, o senhor ficou caido pelo menos 30 minutos, sendo socorrido ao pronto socorro para atendimento. (Jitaúna em Dia)

Detran realizará leilão esta semana em Jequié

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 06/11/2013

Nesta quarta-feira, 06, acontece em Vitória da Conquista e Brumado, o 3º Leilão de Veículos e Sucatas/ 2013, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). Na quinta, 07, é em Jequié, e  encerrando o processo de leilão nas cidades de Itaberaba e Seabra no dia 08. No primeiro deste ano realizado em Salvador, foram arrematados mais de 594 unidades, perfazendo um total de arrecadação recorde do evento, da ordem de R$ 700 mil reais.(Na Boca do Povo)

Roberto Britto é um dos mais presentes nas sessões da Câmara dos Deputados

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 06/11/2013

Dados do portal da Câmara dos Deputados apontam Roberto Britto como um dos parlamentares baianos que mais estiveram presentes nas sessões da Câmara, em 2013. O registro consta no boletim de frequência dos deputados e pode ser acompanhado pelo público. 

Em agosto deste ano o deputado Roberto Britto também foi citado em outra lista positiva. Como reflexo da sua atuação, Britto foi apontado, pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), como um dos parlamentares em ascenção no Congresso Nacional.

“O resultado dessas pesquisas me deixa muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho, dentro desta Casa. E nos dá um ânimo ainda maior para continuar a luta diária por um Brasil melhor. E é importante saber que estamos sendo fiscalizados pela sociedade, o que só fortalece a democracia do nosso país”. – afirmou o deputado. 

Itabuna: Garota é apreendida com drogas na vagina

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 06/11/2013

Duas garotas menores de 16 e 17 anos, foram apreendidas na tarde de terça-feira 05/11, na Favela do Bode, bairro Jardim Grapiúna em Itabuna durante ronda de uma guarnição da Rondesp, as mulheres foram abordadas. A menor de 16 anos levava sete pedras de crack na vagina e informou à polícia que é do Raio A. A adolescente de 17 anos é moradora do bairro Califórnia e já tem passagens pela polícia. (Radar Noticias)

Homem morre após beber um litro de cachaça que ganhou em aposta

Da redação, Jitaúna em Dia

Quarta, 06/11/2013

Railson Ambrósio de Souza, 29 anos, morreu após ingerir de uma só vez o conteúdo de uma garrafa de cachaça. O incidente aconteceu na cidade de Rio de Contas, sudoeste baiano, no último domingo (3). De acordo com informações do blog Brumado Notícias, o rapaz ganhou a bebida em uma aposta e passou mal logo após consumi-la. O jovem chegou a ser encaminhado para o hospital do município, mas faleceu no local. O corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.

Polícia Militar da Bahia pode entrar em greve em 2014 

Da redação, Jitaúna em Dia

Terça, 05/11/2013

O presidente da Associação dos Praças de Salvador (Aspra), Marcos Prisco, criticou duramente nesta segunda-feira (4) as condições de trabalho dos policiais militares na Bahia. A falta de Plano de Carreira, remuneração inadequada e a escala exorbitante devido a falta de efetivo foram apontadas por Prisco como os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores. Para ele, esse é o conjunto de fatores que impossibilitam o melhor desenvolvimento do trabalho dentro do esperado pela população.

Diante do cenário, o presidente da Aspra não descartou a possibilidade de greve da PM da Bahia em 2014, ano de Copa do Mundo e eleitoral. Prisco atribuiu a atitude à falta de diálogo do governo federal, que ainda não possui canal de comunicação aberto com a categoria.

61 prefeituras baianas tiveram contas de 2012 rejeitadas pelo TCM

Da redação, Jitaúna em Dia

Terça, 05/11/2013

Um total de 61 prefeituras baianas teve as finanças de 2012 rejeitadas este ano pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), segundo aponta o mais novo balanço da Corte. O número corresponde a 41% das 146 contas relatadas até ontem pelo TCM, volume que corresponde a pouco mais de um terço das 417 cidades do estado. 

As outras 85, no entanto, foram aprovadas com ressalvas e recomendações pelos conselheiros. Em relação às Câmaras de Vereadores, o índice de rejeição é bem menor. Das 184 contas do Legislativo analisadas em 2013, apenas 17, o equivalente a 9,3%, não passaram pelo crivo do TCM, que aprovou integralmente cinco e, com ressalvas, 162. Ainda de acordo com o levantamento, o tribunal já enviou 54 representações ao Ministério Público contra prefeituras e câmaras. (Correio)

Feira: Bandido retorna a presídio e diz 'Quero comer de graça e ter mais segurança'

Da redação, Jitaúna em Dia

Terça, 05/11/2013

                                                                                 Foto:Central de Polícia

Um rapaz de 23 anos, residente do bairro do Campo Limpo, em Feira de Santana, retornou ao presídio regional da cidade, no final da tarde desta segunda-feira (4), uma semana depois de ser liberado por ordem judicial. Danilo Figueredo de Souza foi preso novamente por policias militares em uma região conhecida no município como Papagaio, após ter praticado assaltos. O motivo das ações criminosas, segundo ele, foi para poder retornar à cadeia. “Na cadeia tenho telefone, campo de futebol, comida de graça, segurança e a companhia dos meus amigos”, ironizou o criminoso, em entrevista ao Programa Roda Policial, da Rádio Subaé AM. 

Souza ainda fez ameaças aos ex-parceiros do crime e afirmou que matará todos caso deixe, de novo, a prisão. “Quem ficar na minha frente eu pipoco, atiro na cabeça. Não tenho medo da morte, desafio ela todos os dias”, ameaçou. A ocorrência policial relata que o bandido tentou roubar uma motocicleta e por pouco não foi linchado pela população. A arma usado no delito não foi encontrada pela polícia. (Bahia Notícias)

São Francisco do Conde: Acusada de nepotismo, prefeita exonera irmã

Da redação, Jitaúna em Dia

Terça, 05/11/2013

São Francisco do Conde: Acusada de nepotismo, prefeita exonera irmã

Ao atender a recomendação do Ministério Público estadual, a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim de Almeida, exonerou a sua irmã, Ralison Valentim de Jesus do cargo de secretária especial de Acompanhamento de Gestão do município. De acordo com a assessoria da prefeitura, a decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (4), mas a servidora já havia sido exonerada desde a sexta-feira (1º).

De acordo com a promotora Karinny Guedes, autora da orientação do MP, a admissão da parente da gestora caracteriza a prática de nepotismo. O MP-BA notificou Rilza no dia 24 de outubro. A prefeita deveria enviar para o órgão até esta segunda (4) uma cópia do ato de desligamento da irmã. (Bahia Noticias)

Jitaúna: Depois de dia quente, tempo vira, fecha e chove forte na cidade

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 04/11/2013

Rua Albino Cajahyba a chuva foi forte. (Foto: Jitaúna em Dia)

Após os termômetros baterem a casa dos 34 graus durante a manhã, o final da tarde desta segunda-feira, 04/11, foi de tempo fechado em Jitaúna e região. No começo da tarde, choveu em diversos pontos da cidade com Bairros como Adelino Henrique e Gilda Ramos com pontos de alagamentos. A zona rural registrou pancadas fortes de chuva e em algumas localidades as estradas ficaram alagadas.

Segundo o Climatempo, a previsão para esta segunda-feira em Jitaúna terá possibilidade de chuva à noite. A temperatura máxima deve bater os 17 graus a madrugada. (Jitaúna em Dia/Climatempo)

Grave acidente na BR-330 trecho da Palmeirinha deixam dois mortos.

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 04/11/2013

Após o acidente uma forte chuva caiu na região dificultando o transito no local. (Fotos: Giro em Ipiau)

Durante a tarde desta segunda-feira (04), por volta das 14hs30, um grave acidente ceifou a vida de duas mulheres, uma delas morreu presa as ferragens do veículo Ford KA. A condutora Márcia Moura proprietária de uma Funerária em Jequié foi socorrida em estado grave e conduzida para o Hospital Prado Valadares em Jequié, mais não resistiu vindo a óbito.

De acordo informações no veículo Uno estariam um ex-vereador de Ipiaú, Mário Santos Salles, conhecido por “Neto Fala Fina” e sua esposa que seguiam sentido Jitaúna/Jequié. Os dois veículos colidiram próximo ao distrito de Palmeirinha. Ainda de acordo informações no carro de Neto estariam mais três pessoas sendo uma criança de três anos filho do ex-vereador todos tiveram ferimentos não sendo considerado graves. (Jitaúna em Dia)

Brasil: Casos de estupros cresceram 18%, mostra relatório

Da redação, Jitaúna em Dia

Segunda, 04/11/2013

O número de estupros no Brasil subiu 18,17% em 2012, na comparação com o ano anterior, aponta o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em todo o país, foram registrados 50,6 mil casos, o correspondente a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, a taxa era de 22,1. Os estados com as maiores taxas de estupro para cada 100 mil habitantes foram Roraima, Rondônia e Santa Catarina. 

As menores taxas, por sua vez, ocorreram na Paraíba, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais. O relatório completo será divulgado nesta terça-feira, 5, em São Paulo. Segundo dados do documento, o total de estupros (50,6 mil casos) superou o de homicídios dolosos (com intenção de matar) no país. Foram registradas 47,1 mil mortes por homicídio doloso em 2012, subindo de 22,5 mortes por grupo de 100 mil habitantes em 2011, para 24,3 no ano passado, uma alta de 7,8%. (A Tarde)