30 de maio encerra prazo para conselhos de Alimentação Escolar regularizarem suas situações

15/04/2013 12:42

 

30 de maio encerra prazo para conselhos de Alimentação Escolar regularizarem suas situações

Da redação, Neilton Brito 

Sábado, 13/04/2013

O municipio de Jitaúna ainda resolve os ultimos impasses.

Caso não regularizem a situação dos conselhos de Alimentação Escolar até o final deste mês, 269 entes federativos poderão ficar sem os repasses da merenda escolar. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desse, 146 já estão sem receber os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). 

É papel dos conselhos fiscalizar se a aplicação dos recursos públicos foi adequada. Sem eles, não é possível aprovar a prestação de contas dos entes federativos, mas as autoridades responsáveis dizem que novas nomeações são necessárias para levar a tarefa a cabo. Gestores escolares, prefeitos e secretários municipais e estaduais de Educação – não apenas dos locais com conselhos vencidos – têm até o dia 30 deste mês para prestar contas, pela internet, dos recursos que receberam do governo federal em 2011 e 2012. 

Para que esses órgãos sejam regularizados, novos conselheiros têm de ser escolhidos, incluindo representantes do Poder Executivo, de entidades de docentes, discentes e trabalhadores na área de educação, dos pais de alunos, além de indicados por entidades civis organizadas. Os conselheiros são escolhidos pelos próprios grupos que representam  e, posteriormente, nomeados por portaria ou decreto. 

Assim que forem regularizados os conselhos, os entes federativos voltam a receber os recursos, embora não haja pagamento de valores retroativos. Segundo o FNDE, 601 conselhos estão com mandatos vencidos, mas muitos ainda têm um prazo para adequação antes de perder os repasses.

Ipiaú: SENAI oferece Curso gratuito

Da redação, Neilton Brito 

Sábado, 13/04/2013

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI- promove, em Ipiaú, curso gratuito de Suporte a Hardware e Rede de Computadores. O Curso terá duração de três meses, um total de 360h aulas, turno matutino e vespertino. As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril e poderão ser feitas exclusivamente pelo site. Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental I ou equivalente.

O início do curso está previsto para o dia 06 de maio e será aplicado no Infocentro da praça dos Cometas. Mais informações através do Senai (73) 3639-9302. Informações do Giro em Ipiaú

23 pessoas ficam feridas em terremoto no Japão

Da redação, Neilton Brito 

Sábado, 13/04/2013

Pelo menos 23 pessoas ficaram feridas no terremoto de magnitude 6,3 que sacudiu o oeste do Japão na madrugada deste sábado (13). Deste total, sete estão em estado grave, segundo autoridades do país. Até o momento, não há registro de mortos. A Agência de Meteorologia japonesa informou que novos tremores devem ocorrer nesta semana. 

O abalo sísmico deste sábado ocorreu às 5h33 locais (17h33 em Brasília), ao sul de Kobe, a nove quilômetros da cidade de Sumoto e a 465 quilômetros de Tóquio. Os serviços ferroviários ficaram parcialmente parados para verificações de segurança, e o aeroporto de Kansai, na baía de Osaka, chegou a fechar. Informações da Associated Press.

Tratorista morre atropelado pelo próprio veículo em Itabela

Da redação, Neilton Brito 

Sábado, 13/04/2013

.

Pedro Guimarães da Silva, 68 anos, tratorista morreu em acidente de trabalho, na manhã de sexta-feira (12), na zona rural de Itabela, extremo sul baiano. Segundo a Polícia Civil, Pedro trabalhava no corte de grama na Fazenda Boa Esperança, quando perdeu o controle da direção do veículo ao tentar fazer uma manobra. 

Ainda de acordo com a informação, o condutor pulou do trator, mas acabou atropelado, tendo morte imediata. O corpo de Pedro Guimarães foi necropsiado no Instituto Médico Legal de Eunápolis e liberado para o velório, que acontece na casa da família, no distrito itabelense de Monte Pascoal.(Radar 64)

Aiquara: Mulher que cuidava de idosa foi presa acusada de tráfico de drogas

Da redação, Neilton Brito 

Sexta, 12/04/2013

Policiais Civis de Aiquara com o apoio de agentes da 9ª Coorpin de Jequié e Jitaúna realizaram na manhã desta sexta-feira uma operação com o objetivo de coibir o tráfico de entorpecentes na cidade. De acordo informações da delegada titular de Aiquara, Drª Vilma Caldas, a polícia prendeu por volta das 06h da manhã, a cuidadora de idosos, Rosimeire Conceição da Silva, 42 anos, conhecida por “Rose”. 

Ainda segundo informações ela seria uma das principais traficantes da cidade, e teria ocupado o posto do filho, Joanderson da Silva, que está preso no Conjunto Penal em Jequié, informou a delegada. Com Rose, a polícia conseguiu localizar nas casas dos idosos que ela prestava serviços, três pedras de crack, pesando no total 140 gramas, as quais seriam subdivididas e comercializadas aos usuários. A polícia ainda apreendeu R$ 300,00 em espécie, todas em notas miúdas. Rosimeire está custodiada na delegacia de Aiquara. A polícia Civil continua trabalhando para prender outros marginais na região. (Jitaúna Em Dia)

Estudante de escola pública fica isento da taxa de vestibular

Da redação, Neilton Brito 

Sexta, 12/04/2013

Dilma penssou nas familias pobres do Brasil.

Apartir de agora estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de quinta-feira (11/4) do Diário Oficial da União. 

Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada.

A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos. As universidades federais da Bahia e de Pernambuco, por exemplo, também têm processos de gratuidade. Elas adotavam critérios próprios. (Agência Brasil)

Marca de camisinhas lança promoção para escolher ‘testadores’ do produto

Da redação, Neilton Brito 

Sexta, 12/04/2013

“Você é bom na cama? E onde mais?”. A DKT do Brasil, empresa que administra a marca de camisinhas Prudence, lançou a pergunta em seu site para encontrar o “testador” perfeito do produto erótico. Em sua fase inicial, a 5ª edição da campanha “Testadores de Camisinhas Prudence” irá escolher 100 pessoas, que receberão toda a linha de itens da marca, lançamentos e brindes exclusivos.

Eles terão a árdua missão de experimentar todos os produtos e escrever suas impressões no blog “Guia do Prazer” da empresa. Leia mais aqui>>>>Confira na coluna Mercado.